You are on page 1of 5

Escola EB 2,3/S de Mora

Ano Lectivo 2008/2009

Cincias Naturais 7 ano

TESTE DE AVALIAO N 4
Nome _______________________________________ n. ____ Turma____ Data ___ / ___ / 2009

Classificao: ___________________ A professora _____________ O enc. de educao_____________ Observaes:

1 Observa o esquema da figura 1 que representa uma zona da crosta onde est a ocorrer um sismo. 1.1 Define sismo.

1.2 Faz a legenda da figura 1. A - ______________________ B - ______________________ C - ______________________ D - ______________________

Figura 1

2 Desde muito cedo que se criaram aparelhos para registar os sismos. Observa atentamente os esquemas A e B da figura 2.

2 3 4 A
Figura 2

2.1 Indica o que est representado no esquema A e B (respectivamente) da figura 2.

2.2 Observa atentamente o esquema A da figura 2. 2.2.1 Indica, justificando, qual dos nmeros da figura corresponde ao abalo principal.

2.2.2 Indica, justificando, um nmero do esquema que poderia corresponder a um microssismo.

2.3 Indica a designao atribuda aos sismos que ocorrem: a) antes do abalo principal __________________________________ b) depois do abalo principal

3 L atentamente o texto que se segue, referente ao sismo que atingiu Lisboa em 1755. O sismo que atingiu Lisboa no dia 1 de ovembro de 1755 deve ser dos mais documentados da histria. Os cientistas pensam que teve origem no movimento de falhas localizadas prximo do Banco de Gorringe, uma cadeia submarina de montanhas a sudeste de Lisboa. Foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Estima-se que o nmero de vtimas tenha atingido as 30 000. Os seus efeitos foram sentidos em Marrocos com a mesma violncia com que foram sentidos em Portugal, tendo sido tambm sentidos muito mais longe: na Europa do norte (Finlndia, Esccia, Irlanda, Blgica, Holanda), no norte de Itlia, na Catalunha, no sul de Frana, na Sua e at no Brasil. Em Lisboa, com os vrios desmoronamentos os sobreviventes procuraram refgio na zona porturia e assistiram ao recuo das guas, revelando o fundo do mar cheio de destroos de navios e cargas perdidas. Poucas dezenas de minutos depois, um tsunami, que actualmente se supe ter atingido pelo menos seis metros de altura, havendo relatos de ondas com mais de metros, fez submergir o porto e o centro da cidade, tendo as guas penetrado em terra at 250 metros. as reas que no foram afectadas pelo tsunami, o fogo logo se alastrou, e os incndios duraram pelo menos cinco dias. Todos tinham fugido e no havia quem os apagasse.

3.1 Classifica este sismo quanto sua origem.________________________________________ 3.1.1 Justifica a tua resposta com uma frase do texto.

3.2 Explica como que o movimento das placas litosfricas pode originar sismos

3.3 Indica: a) outra causa natural que pode ser responsvel pela ocorrncia de sismos. __________________ b) duas actividades humanas que possam ser responsveis pela ocorrncia de sismos.

3.4 Indica quais foram as consequncias deste sismo na cidade de Lisboa.

3.5 Explica o que uma tsunami.

4 Observa atentamente o mapa da figura 1, que representa a carta referente ao sismo que atingiu Lisboa em 1755.

4.1 Selecciona a opo correcta. As linhas traadas no mapa: A Chamam-se isossistas e unem pontos com igual magnitude ssmica. B Chamam-se isobricas e unem pontos com igual magnitude ssmica. C Chamam-se isobricas e delimitam zonas com igual intensidade ssmica D Chamam-se isossistas delimitam zonas com igual intensidade ssmica.

4.2 Indica uma cidade espanhola onde o sismo tenha provocado estragos semelhantes aos verificados em vora.

Figura 3

4.2 Explica porque que a intensidade do sismo sentida no Porto menor que a intensidade sentida em Lisboa.

4.3 Indica algumas consequncias que este sismo teve na cidade de vora.

5 Apesar de a escala de Mercalli ter sido de grande utilidade para medir a grandeza de um sismo, houve mais tarde necessidade de se criar um outro tipo de escala, como fez Richter. 5.1 Explica porque que a escala de Mercalli no exacta.

5.2 Estabelece a correspondncia entre os termos da coluna I e as afirmaes da coluna II Coluna I Coluna II

A Escala de Richter B Escala de Mercalli

1 Baseia-se em clculos matemticos e anlise de sismogramas 2 Permite traar cartas como a da figura 3. 3 Baseia-se em inquritos feitos s populaes. 4 Tem um valor finito 5 Mede a energia que libertada pelo sismo. 6 O grau de destruio o factor mais importante para avaliar o sismo. 7 a escala que utilizada actualmente.

1 - ____ ; 2 - ____ ; 3 - ____ ; 4 - ____ ; 5 - ____ ; 6 - ____ ; 7 - _____

5.3 Quando ocorre um sismo um sismo, frequente ouvir os jornalistas na televiso dizer frases como a que se descreve a seguir: O sismo atingiu uma intensidade de 6.0 na escala de Richter.

5.3.1 Explica porque que esta frase no est cientificamente correcta.

6 Os sismos podem ser bastante destrutivas e provocar prejuzos avultados. Por isso importante adoptarmos comportamentos adequados. 6.1 Para cada uma das situaes seguintes, assinala a(s) opo(opes) correcta(s). 6.1.1 Antes de um sismo devemos: fixar os vasos e floreiras s paredes da casa; colocar os objectos pesados e de grande volume em cima dos armrios; preparar a casa de modo a que os corredores fiquem cheios de mveis; colocar o quadro da electricidade nas traseiras da casa, de preferncia junto do gs. armazenar gua e alimentos enlatados e renov-los de tempos a tempos. 6.1.2 Durante um sismo devemos: utilizar o elevador e a escadas para sair dos pisos mais altos dos edifcios; manter-nos afastados das janelas, espelhos, candeeiros ou mveis; proteger-nos no canto de uma sala ou debaixo de uma mesa ou cama; ir logo para casa se estivermos na rua; (continua na pgina seguinte)

protegermo-nos junto a um muro; parar o automvel num stio aberto e sair dele se formos na estrada; 6.1.3 Depois de um sismo devemos: acender uma vela para ver se h estragos; verificar se h incndios, tentar apag-los ou chamar os bombeiros; soltar os animais domsticos; evitar beber gua de recipientes abertos; telefonar aos familiares mais prximos para saber se esto bem; circular pelas ruas e ver o que aconteceu; evitar passar perto de zonas com fios elctricos soltos.

7 Ao contrrio das erupes vulcnicas, muito difcil prever os sismos, embora alguns indcios nos possam indicar que um abalo poder estar para ocorrer. Por isso mesmo o mais importante prevenir e adoptar algumas medidas que permitam minimizar os efeitos de um potencial sismo. 7.1 Indica duas situaes que possam indicar a proximidade de um sismo.

7.2 Explica que medidas devem ser tomadas para prevenir e minimizar os efeitos de um sismo.

Bom trabalho!
A professora:

Ana Rita Rainho

You might also like