You are on page 1of 21

Professor de Ensino Fundamental - ProJovem 07/2006

1) No sistema operacional Windows XP, qual a ferramenta que


permite consolidar arquivos e pastas que possuem setores e trilhas desagrupadas fisicamente no disco rgido, de forma que cada item ocupe um espao nico e contguo no volume, possibilitando o sistema acessar e salvar arquivos e pastas com mais eficincia? a) Windows Explorer b) Fragmentador de disco c) Desfragmentador de disco d) Restaurador de sistema e) Limpeza de disco

Prefeitura Municipal de Palmas (mdio) 06/2005


EDITAL (Superior e Mdio): Sistema operacional Windows. Uso de editor de textos Microsoft Word. Uso de planilhas Microsoft Excel. Conceitos e servios relacionados Internet e a correio eletrnico. Uso do navegador Internet Explorer. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica.

2) Com relao opo de salvamento do editor de texto Word


2003, correto afirmar: a) possvel salvar os arquivos no formato com a extenso PDF, a fim de serem lidos no Acrobat Reader. b) possvel salvar com a opo de criptografia do arquivo com uma senha de proteo. c) A opo de salvamento no formato com a extenso RTF possvel, tornando o mesmo visvel em qualquer planilha eletrnica. d) possvel salvar o arquivo com a extenso XLS, sendo possvel que o arquivo seja lido pela planilha eletrnica Excel. e) A opo de salvamento com o tipo definido como sem formatao s possvel no caso de no haver tabelas no texto do arquivo a ser salvo.

6) O comportamento do MS-Word 2003 pode ser configurado atravs do dilogo Opes presente no menu Ferramentas. Assinale abaixo a alternativa falsa: a) Geralmente os endereos de internet em um texto editado no MSWord geram erros ortogrficos. Para isso ser evitado o usurio dever acionar a opo Ignorar endereos de arquivos e Internet presente na aba Ortografia e gramtica das opes do MS-Word. b) As marcas de formatao, tais como tabulaes, espaos, texto oculto, etc., no so visveis no texto que est sendo editado, a menos que sejam selecionadas na aba Exibir das opes do MSWord. c) Na aba Salvar das opes do MS-Word existe a opo Incorporar fontes True Type. Esta opo geralmente aumenta o tamanho dos arquivos, mas ajuda a manter a aparncia original dos mesmos. d) O nome do usurio, suas iniciais, bem como seu endereo podem ser especificados na aba Usurio das opes do MS-Word. e) O local padro onde sero gravados os arquivos pode ser especificado na aba Salvar das opes do MS-Word. 7) Na figura abaixo vemos o Windows Explorer sendo executado no MS-Windows XP. Leia cuidadosamente as alternativas abaixo e selecione a verdadeira.

3) No software de apresentao Microsoft PowerPoint 2003, qual


dos cones a seguir, presente na barra de ferramentas, faz com que seja possvel copiar a formatao contida de um objeto selecionado para outro qualquer sem, entretanto, copiar o contedo selecionado? a) b) c) d) e)

4) Na barra de ferramentas da planilha eletrnica Microsoft Excel


2003, o cone refere-se a que tipo de ao a ser executada quando pressionado? a) Classificar em ordem crescente. b) Classificar em ordem decrescente. c) Transformar o contedo da clula selecionada para tipo alfanumrico. d) Verificar ortografia. e) Salvar arquivo com outro nome a ser definido.

a)

5) No software Outlook Express 6, qual dos protocolos a seguir


representam possveis protocolos de entrada e sada de e-mails, e que podem ser configurados nas contas definidas como servidores de entrada e sada de e-mail, respectivamente? a) POP3 e SMTP d) SMTP e HTTP b) SMTP e POP3 e) ISAPI e HTTP c) POP3 e HTTP

b)

c)

d)

01.C

02.B

03.E

04.D

05.A

e)

As pastas Marcelo documentos e Meus documentos, exibidas na rvore de pastas do Windows Explorer do MS-Windows XP, so pastas diferentes. Para se formatar um disco rgido, clica-se sobre o cone do mesmo na rvore de pastas, selecionando-o e, em seguida, aciona-se Ferramentas / Formatar. No MS-Windows XP existe um novo modo de visualizao no Windows Explorer, chamado Pelcula. Este modo til para se visualizarem as apresentaes criadas pelo MS-PowerPoint. possvel se configurar o Windows Explorer para abrir os arquivos a um s clique do mouse. Isto feito atravs de Ferramentas / Opes de pasta. No dilogo que se abre, deve-se selecionar a opo Clicar uma vez para abrir um item (apontar para selecionar) presente na aba Modo de Exibio. As unidades de disco rgido exibidas no so necessariamente unidades fsicas distintas, podendo ser parties diferentes de um nico disco rgido.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

01

8) Leia atentamente as afirmaes abaixo sobre o ambiente


Windows e assinale a alternativa falsa: a) Para excluir um objeto selecionado qualquer, permanentemente, sem coloc-los na Lixeira, pode-se usar o atalho de teclado CTRL + DEL. b) Ao acionar ALT + PrtScr, o Windows copia uma imagem da janela que estiver em primeiro plano para a rea de transferncia. c) O duplo clique na barra de ttulos de uma janela pode ser usado para maximiz-la ou restaur-la. d) A barra de tarefas do Windows pode ser movida para qualquer uma das bordas da tela, bastando para isso arrast-la para a posio desejada. e) O Prompt de comandos, presente nos acessrios do Windows, abre uma janela que permite a execuo de comandos do MSDOS, bem como programas baseados em MS-DOS.

12) Considere o MS-Internet Explorer 6.0 sendo executado em ambiente MSWindows XP. Leia as alternativas abaixo e assinale a correta: a) As imagens que so exibidas nas pginas podem ser salvas localmente e, para isso, o usurio deve selecionar a imagem e usar Arquivo / Salvar como. b) O painel de favoritos contm os endereos de pginas e sites mais visitados pelo usurio, e mantido automaticamente pelo Internet Explorer. c) possvel exibir o cdigo fonte da pgina atualmente em exibio atravs de Exibir / Cdigo fonte. d) A quantidade de dias para o histrico de pginas visitadas definida na aba Contedo das Opes da Internet. e) No campo Endereo da barra de endereos, o usurio deve digitar o endereo de e-mail da pgina a ser visitada e em seguida pressionar ENTER.

9) Com relao ao MS-Word 2003, leia cuidadosamente as alternativas abaixo e assinale a correta: a) Para negritar um texto rapidamente, basta selecion-lo e, em seguida, acionar CTRL + ALT + N. b) Para se criar rapidamente um documento mestre para etiquetas, o usurio pode acionar o comando Formatar / Cartas e correspondncias. c) Um estilo um conjunto de caractersticas de formatao que podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas do documento para alterar rapidamente sua aparncia. Ao aplicar um estilo, um grupo inteiro de formatos adicionado ao texto selecionado em uma nica operao. d) O modo de exibio Layout de impresso no permite a correta visualizao de figuras e outros objetos na tela. e) O tamanho das pginas pode ser configurado atravs do dilogo Configurar pgina, que se abre atravs de Formatar / Configurar pgina. 10) Com relao ao MS-Excel, leia cuidadosamente as afirmaes
abaixo: I. Uma pasta de trabalho pode conter diversas planilhas simultaneamente. Uma das formas de se acrescentar uma planilha a uma pasta de trabalho atravs do menu Inserir / Planilha. II. A nica forma de se renomear uma planilha em uma pasta de trabalho atravs do menu Formatar / Planilha / Renomear. III. Para proteger uma pasta de trabalho contra alteraes, o usurio deve acionar Ferramentas / Opes, selecionar a aba Segurana e fornecer uma senha para o arquivo no campo Senha de proteo. Destas afirmaes, podemos dizer que esto corretas: a) somente I e II. b) somente I e III. c) somente II e iII. d) todas esto corretas. e) nenhuma est correta.

06.E

07.E

08.A

09.C

10.B

11.D

12.C

Prefeitura Municipal de Palmas (superior) 06/2005


13) Abaixo voc est visualizando a imagem da pgina principal do stio HTTP://www.google.com.br. O Google um sistema de buscas de pginas na Internet. Sobre o Google e pesquisas na Web podemos afirmar:

11) Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a correta:


a) b) As impressoras so perifricos de entrada e sada de dados atravs das quais podemos imprimir relatrios, cartas, imagens, etc. A velocidade de processamento das CPUs dos microcomputadores PC medida em megabytes. Assim, quanto maior a quantidade de megabytes de uma CPU, maior ser a sua velocidade. Os discos de CD-ROM do tipo RW s permitem uma nica gravao de dados, no sendo possvel regrav-los. Um disco rgido (HD) pode ser particionado em diversas unidades lgicas que se comportaro como unidades de disco independentes. A memria ROM dos computadores PC so dispositivos de armazenamento de dados, nos quais so gravados tanto os dados quanto os programas do usurio.

O Google retorna somente as pginas Web que Contm todas as palavras na sua pesquisa. Refinar ou estreitar sua busca consiste simplesmente em adicionar mais palavras aos termos j incorporados. II. Com o Google possvel excluir uma palavra de sua busca, ou seja, as pginas retornadas no contero a palavra definida. Para fazer isto, necessrio colocar um sinal de menos imediatamente na frente do termo que se quer evitar (por exemplo: -sabonete). III. Devido enorme quantidade de informaes disponveis na Web, fica muito difcil encontrar um stio especfico, sem que se tenha o endereo eletrnico do mesmo. Da a importncia dos stios de busca. IV. Freqentemente, reduzir as palavras a uma busca restrita ajuda a estreit-la at se encontrar o que se quer. Agora, assinale a nica alternativa correta. a) Todas as alternativas acima (I, II, III e IV) so verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I, II e III so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. e) Todas as alternativas acima (I, II, III e IV) so falsas.

I.

c) d)

e)

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

02

14) Um programa muito comum no Sistema Operacional Windows o Painel de Controle. Ele permite o ajuste dos principais aspectos funcionais do Windows (ver imagem a seguir). Leia as afirmativas abaixo, classifique cada uma em verdadeira ou falsa e, depois, assinale a nica alternativa correta (A, B, C, D ou E).

d)

e)

Pelo menu Tabela, atravs do comando Inserir Tabela, o usurio tem acesso a uma caixa de dilogo que permite ao mesmo definir numericamente apenas quantas colunas a tabela ter. A quantidade de linhas definida pelo prprio programa. No permitido fazer clculos no Word. O programa a ser utilizado para clculos o Microsoft Excel.

16) O Microsoft Word tem uma variada coleo de comandos que


ajudam o usurio em sua tarefa de criar e editar documentos de texto profissionais. Assinale a nica alternativa que contm a exata associao entre NOME DO COMANDO Tecla de atalho Menu ao qual pertence: a) Novo CTRL + V Menu Arquivo b) Salvar como F12 Menu Editar c) Recortar CTRL + X Menu Editar d) Substituir CTRL + S Menu Editar e) Negrito CTRL + G Menu Formatar Fonte

17) O Microsoft Excel um programa gerenciador de planilhas


eletrnicas de clculo. Com ele, possvel criar tabelas numricas para os mais diversos fins, desde simples clculos a oramentos completos de projetos dos mais variados tipos. Assinale abaixo a nica alternativa INCORRETA sobre o MS Excel: a) As barras de ferramentas apresentam alguns comandos no Excel na forma de botes ou caixas de listagem, a fim de acelerar a execuo destes. b) A Guia das Planilhas uma rea localizada na parte inferior da planilha que mostra a planilha atual de trabalho. O Excel normalmente fornece trs planilhas independentes para o usurio trabalhar. c) A Barra de Frmulas a barra branca grande localizada acima da planilha que mostra o real contedo da clula selecionada. Caso o contedo da clula seja um clculo (cujo resultado aparece na planilha), ser apresentado nessa rea o clculo em si, e no o resultado. d) A janela do Microsoft Excel apresenta todos os componentes exatamente iguais janela do Word, como as barras de Menu e Barras de Ferramentas. e) Uma frmula do Excel pode conter vrios operadores aritmticos, como por exemplo: =3*8+10 (o resultado 34).

I.

O cone Adicionar hardware (ou Adicionar novo hardware) auxilia na instalao de um novo equipamento de hardware. O que este cone faz , na verdade, localizar o novo hardware conectado ao computador e instalar seu driver (programa que far o sistema operacional entend-lo. II. O cone Fontes adiciona, gerencia e organiza as fontes (tipo de letra) que o computador utiliza. Para a excluso de fontes que no so mais necessrias, deve-se usar a lixeira (na rea de trabalho). III. O cone Impressoras adiciona impressoras ao Windows, exclui impressoras, configura as impressoras existentes e gerencia as tarefas de impresso inacabadas ou que ainda no iniciaram. A definio da impressora deve ser feita no prprio software editor de textos (exemplo: Microsoft Word / Impressoras / Atual / Definir padro). IV. O cone Opes da Internet configura as opes a respeito da navegao nas pginas da Internet. Esta opo pode ser encontrada dentro do Internet Explorer, em Ferramentas / Opes da Internet. a) b) c) d) e) Todas as afirmativas acima (I, II, III e IV) so verdadeiras. Apenas as afirmativas I, II e III so verdadeiras. Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras. Apenas as afirmativas II e IV so verdadeiras. Apenas as afirmativas I e IV so verdadeiras.

18) As memrias so componentes eletrnicos que servem para


armazenar dados no computador. H vrios tipos de memrias, desde as utilizadas o tempo todo pelo computador, at algumas usadas de vez em quando. As memrias onde podemos armazenar dados permanentemente so simplesmente chamadas Unidades ou Dispositivos de Armazenamento. Estas podem ser instaladas no computador ou serem removidas e facilmente transportadas de um lado para outro. Assinale abaixo o nico item em que todos os componentes so considerados Dispositivos de Armazenamento: a) Disquete de 3, CD-Compact Disk, DVD-Digital Versatile Disk, Monitor 17, Zip Disk, Cartes de Memria. b) Disquete Jaz, Pen Drive, Fitas para Backup, HD-Disco Rgido, CDRW-Compact Disc Regravvel. c) CDR-Compact Disk Regravvel, Zip Disk, Disquete de 3, Fitas para Backup, Mouse, Placa de rede. d) Disquete de 3, CD-Compact Disk, Monitor 17, HD-Disco Rgido,Pen drive. e) CDR-Compact Disk Gravvel, Zip Disk, Disquete de 3, Fitas para Backup, Scanner.

15) O Microsoft Word um programa processador de textos


desenvolvido e comercializado pela Microsoft. Esse programa distribudo dentro do pacote Microsoft Office. Assinale a nica alternativa correta sobre o MS Word e seus componentes. a) O recurso Ortografia e gramtica muito utilizado no Word e indica ao usurio a possvel existncia de erros ortogrficos e erros gramaticais. Os erros ortogrficos so, na verdade, palavras que no existem no dicionrio do programa. b) A barra de menus contm os comandos do Word dispostos em menus horizontais. Os menus podem ser executados pelo mouse (com um clique) ou pela combinao CTRL + Letra sublinhada. c) As barras de ferramentas apresentam alguns comandos do Word na forma de botes ou caixas de listagem, a fim de acelerar a execuo destes. As trs barras de ferramentas mais usadas no MS Word so: barra de Ferramentas Padro, barra de Ferramentas Formatao e barra de Ferramentas Digitalizao.

13.B

14.E

15.A

16.C

17.D

18.B

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

03

Agente Fiscal CREFITO (07/2005)


EDITAL: Sistema operacional Windows. Uso de editor de textos Microsoft Word. Uso de planilhas Microsoft Excel. Conceitos e servios relacionados Internet e a correio eletrnico. Uso do navegador Internet Explorer. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica.

22) Assinale a nica alternativa correta em relao aos comandos do


software MS Word: a) Comando DESFAZER: retira o trecho selecionado do documento, enviando-o para a rea de transferncia, de onde poder ser colado diversas vezes. b) Comando ABRIR grava o documento atual em uma unidade de disco, solicitando do usurio nome para o arquivo e local (diretrio) onde ele ser salvo. c) Comando RGUA permite apresentar a tela de trabalho do Word sem as barra de ferramentas nem barras de menu. d) Comando QUEBRA permite inserir quebras de pgina, ou de seo ou ainda de coluna no local em que o ponto de insero estiver posicionado no texto. e) Comando ESTILOS formata automaticamente todo o documento segundo um padro j definido no prprio programa. Facilita a vida de quem no tem muita pacincia de sair formatando o texto todo manualmente.

19) Assinale a nica alternativa abaixo em que todos os itens so


considerados componentes de um microcomputador. a) Monitor, cordas de flexo, disco rgido, clula fotoeltrica e mouse. b) Teclado, placa-me, disco rgido, drive para CD, drive para fitas K7 c) Joystick, teclado, unidade de leitura/gravao de CD, pente de memria d) Processador, sensor de distncia, alto-falantes, RBM (removable blocks map) e) Gabinete, placa de vdeo, aquecedor de som, calendrio bissexto

20) Funes so comandos que acompanham o programa MS Excel


para facilitar nosso trabalho em relao a alguns clculos especficos. As funes, na verdade, realizam clculos pr-definidos. O MS Excel possui cerca de 230 funes, para as mais variadas finalidades, desde matemtica e trigonometria at matemtica financeira e estatstica. Com relao ao software MS Excel, relacione a 2a coluna de acordo com a 1a: I. SOMA Ex. =SOMA(B2;B3;B4;B5) II. MXIMO Ex. =MAXIMO (B2;C2;D2;E2) III. MULT Ex. =MULT (B1;B3;B6;B9) IV. MDIA Ex. =MDIA(C1;C4) V. MDC Ex. =MDC(C1;C3) ( 1 ) Retorna o produto (multiplicao) das clulas e intervalos apresentados como argumentos. ( 2 ) Retorna o maior valor numrico que encontrar nas clulas e intervalos apresentados como argumentos. ( 3 ) Retorna o mximo divisor comum entre as clulas e intervalos apresentados como argumentos. ( 4 ) Retorna a soma das clulas e intervalos apresentados nos argumentos. ( 5 ) Retorna a mdia aritmtica das clulas e intervalos determinados como argumentos. Assinale a nica alternativa correta, levando-se em considerao a ordem de cima para baixo. a) I III II V - IV b) II IV III V - I c) I II III IV V d) III V II I IV e) III II V I IV

23) O MS Internet Explorer um programa navegador, que permite


que o usurio visualize pginas disponveis na Internet. Sobre os componentes do MS Internet Explorer, assinale a nica alternativa incorreta: a) Barra de Menus: apresenta vrias listagens de comandos do programa. b) Barra de Ferramentas: apresenta botes coloridos que apresentam os comandos mais utilizados do programa. c) Barra de Endereo: permite inserir o URL (endereo) da pgina desejada. d) Barra de Status: apresentada na parte inferior da janela, mostra informaes relacionadas utilizao dos perifricos do computador. e) Barra de Ferramentas Adicionais: so colocadas no navegador por add-ins (programas adicionais, instalados para incrementar o Internet Explorer com novos recursos).

24) Aplicativos so os programas de computador criados para


solucionar problemas dos usurios da informtica. Quando um determinado programa no pertence ao Sistema Operacional, ele deve ser adicionado ao computador atravs de um processo chamado Instalao. Assinale abaixo a nica alternativa correta sobre os programas de computador. a) O WinZip um programa com a funo de compactar arquivos. Seu funcionamento simples: um ou vrios arquivos de qualquer tipo so expandidos e se tornaro um nico arquivo (com extenso ZIP) que ocupar uma maior quantidade de bytes na unidade de disco. b) O Adobe Acrobat Reader tem a funo de editar e visualizar arquivos no formato PDF.Um arquivo PDF um documento grfico, que no pode ser alterado pelo usurio. c) O Corel Draw um programa para grficos muito usado para a criao de ilustraes (desenhos) vetoriais. d) O Microsoft Outlook uma central de comunicao que permite o envio e recebimento de e-mails, fax, agenda de reunio, agenda de contatos e comunicao por voz (Voice Over IP). e) O Microsoft Power Point um programa para a criao e edio de apresentaes multimdia e gerenciamento de bancos de dados.

21) O software MS Word tem uma variada coleo de comandos que


ajudam o usurio em sua tarefa de criar e editar documentos de texto profissionais. Assinale abaixo a nica alternativa que a associao comando - tecla de atalho menu est correta. a) Comando: Abrir - Tecla de atalho: CRTL+A Menu: Arquivo b) Comando: Salvar Como - Tecla de atalho: F7 Menu: Editar c) Comando: Repetir - Tecla de atalho: F12 Menu: Exibir d) Comando: Sair - Tecla de atalho: CRTL+END Menu: Arquivo e) Comando: Selecionar Tudo - Tecla de atalho: CRTL+S Menu: Exibir

19.C

20.E

21.A

22.D

23.D

24.C

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

04

Analista de Sistemas CONFECON (10/2007)


Orientaes: Para as questes seguintes considere a instalao padro do Windows XP Professional, Verso 2002 em portugus Brasil e a sua respectiva aplicao do Service Pack 2. Considere unidade de disco C: como a unidade onde foi instalado o Sistema Operacional. Considere a instalao padro do Office Professional, verso 2003, no idioma portugus Brasil e a respectiva aplicao do Service Pack 1.

28) A opo congelar painis do menu JANELA no Microsoft Excel


utilizada para:

25) Para inserir um diagrama no formato pirmide utilizando o


Microsoft Word devo utilizar os seguintes passos: a) Acessar o menu FERRAMENTAS / DIAGRAMAS, escolher a opo NOVO DIAGRAMA DE PIRMIDE e clicar no boto OK. b) Acessar o menu FERRAMENTAS / DIAGRAMAS / DIAGRAMAS DE PIRMIDE. c) Acessar o menu INSERIR / IMAGENS / DIAGRAMA, escolher o tipo de diagrama pirmide e clicar no boto OK. d) Acessar o menu INSERIR / DIAGRAMAS, escolher o tipo de diagrama pirmide e clicar no boto OK. e) O Microsoft Word no possui este recurso automatizado, caso necessite de um diagrama em formato pirmide, a forma mais fcil desenhar a figura usando a barra de ferramentas de desenho do prprio Word.

a)

b)

c) d)

e)

Travar clulas para que as mesmas no possam ser editadas acidentalmente, pois so ttulos de estrutura fundamental da tabela e no pode ser editado por qualquer usurio. Selecionar dados que permanecem visveis quando voc rola em uma planilha. Por exemplo, mantendo rtulos de linha e coluna visveis enquanto voc rola. Trabalhar com vrios painis ao mesmo tempo dentro de uma mesma planilha. Retirar toda a formatao que estiver sendo aplicada em um determinado painel, deixando apenas o essencial como negrito ou sublinhado. Construir painel de visualizao vertical sem precisar mesclar clulas para isso.
26.B 27.A 28.B

25.D

26) Com base no funcionamento do Outlook Express 6, assinale a afirmativa correta. a) Uma mensagem redigida e ainda no enviada, que for salva na pasta rascunhos s poder ser enviada para os destinatrios que j estavam endereados no momento em que ela foi salva. b) Ao responder para o remetente, uma mensagem recebida como arquivo anexo, esta no ter mais o arquivo em anexo, a menos que seja anexada novamente. c) Tanto as mensagens criadas no formato HTML como texto sem formatao podem conter imagens de fundo, chamadas de papel de parede. d) Ao compor uma mensagem para vrios destinatrios, se todos os endereos e-mail forem escritos no campo CCO (com cpia oculta), todos que receberam a mensagem s podero ver o endereo dos demais destinatrios da mensagem se tiverem sido cadastrados previamente na mala direta. e) A utilizao da opo solicitar confirmao de entrega no menu ferramentas uma garantia de que todos os destinatrios recebero a mensagem. 27) A respeito da rea de Transferncia utilizada no Microsoft
Office, assinale a afirmativa correta. a) Existe um nmero mximo de itens que podem ser coletados ao mesmo tempo pela rea de transferncia. b) O item coletado no Microsoft Word no pode ser utilizado no Microsoft PowerPoint. c) O pacote do Office, na verso 2003, no possui rea de transferncia. d) Aps colar um item recentemente coletado, o mesmo no permanece na rea de transferncia. e) A rea de transferncia tambm pode ser utilizada para manipulao de arquivos inteiros.

Assistente II (Infra-Estrutura, superior) APEX- Agncia Brasileira de Promoo de Exportaes e Investimentos (10/2006)
29) Como uma nova tecnologia de conectividade sem fio, a Bluetooth
elimina os cabos usados para conectar os dispositivos digitais. Baseada em um link de rdio de curto alcance e baixo custo, essa tecnologia pode conectar vrios tipos de dispositivos sem a necessidade de cabos, proporcionando uma maior liberdade de movimento. Como possvel estabelecer uma conexo usando a tecnologia Bluetooth entre 2 dispositivos? a) Conectar os 2 dispositivos equipados com Bluetooth usando um cabeamento USB. E, como a tecnologia Bluetooth utiliza um link de rdio, no necessrio sequer mexer na configurao dos equipamentos para estabelecer a comunicao. b) Basta colocar dois dispositivos equipados com Bluetooth a uma distncia de at 500 metros um do outro. Como a tecnologia Bluetooth utiliza um link de rdio, necessria uma conexo em linha de visada para estabelecer a comunicao. c) Basta colocar dois dispositivos equipados com Bluetooth a uma distncia de at 10 metros um do outro. E, como a tecnologia Bluetooth utiliza um link de rdio, no necessria sequer uma conexo em linha de visada para estabelecer a comunicao. d) Basta colocar dois dispositivos equipados com Bluetooth em docas chamadas de adaptadores Bluetooth uma distncia de at 100 metros um do outro. Como a tecnologia Bluetooth utiliza um link de rdio, no necessria sequer uma conexo em linha de visada para estabelecer a comunicao. e) Basta plugar os dois dispositivos equipados com Bluetooth um no outro, usando adaptadores especiais Bluetooth. Aps conectados, no necessrio uma conexo em linha de visada para estabelecer a comunicao.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

05

30) Ainda sobre a tecnologia Bluetooth, assinale abaixo o item


que no corresponde a um acessrio de telefone celular que usa essa tecnologia. a) Adaptador Bluetooth. b) Viva voz porttil. c) Viva voz veicular. d) Fones de ouvido. e) Alto-falantes.

33) Com base na figura abaixo, durante a execuo do Windows


Explorer, desejando-se selecionar apenas as pastas Adobe e Broadcom, assinale a alternativa que contm a seqncia de comandos que far a seleo desejada. a) Manter pressionada a tecla SHIFT e clicar com o boto direito do mouse sobre as pastas Adobe e Broadcom. b) Clicar com o boto direito do mouse sobre as pastas Adobe e Broadcom. c) Pressionar a tecla ALT e clicar com o boto esquerdo do mouse sobre as pastas Adobe e Broadcom. d) Manter pressionada a tecla CTRL e clicar com o boto esquerdo do mouse sobre as pastas Adobe e Broadcom. e) Clicar sobre o menu Ferramentas e escolher a opo selecionar pastas, informando a seguir o nome de cada pasta desejada.

31) Em microinformtica, os dados precisam ser gravados num


dispositivo de armazenamento chamado memria auxiliar para que no se percam. Esta armazena as informaes que esto na memria principal (RAM). Existem vrios tipos de memria auxiliar. Assinale a alternativa em que todos os itens representam dispositivos de armazenamento auxiliar. a) Winchester, disquete 3 1/2, monitor LCD e mouse. b) Disco rgido, placa-me, cooler e DVD. c) CD, DVD, Pen Drive e Fita DAT. d) Gravadora de DVD, Unidade de disquete, CD e Pente de Memria. e) Leitora/Gravadora de CD, Combo CD-RW, Gabinete externo e Pen Drive.

34) Assinale a alternativa correta. Ao executar o Windows


Explorer e selecionar a Meus Documentos, se for escolhido no menu Exibir a opo Detalhes, aparecero os seguintes detalhes dos arquivos: a) o nome, o tamanho em Kbytes, a data da sua criao e a data da ltima modificao. b) o nome, a extenso, o tamanho em Kbytes e a data da ltima modificao. c) o nome, o tamanho em Kbytes, o tipo de arquivo e a data da ltima modificao. d) aparecero todos os detalhes de cada arquivo. e) aparecero apenas os detalhes escolhidos pelo usurio no menu Exibir opo Opo de pastas.

32) Voz sobre IP est revolucionando a forma de comunicao usada


nas organizaes, integrando dados e voz de uma maneira econmica e prtica. Assinale a alternativa incorreta em relao ao tema. a) Voz sobre IP (VoIP) - cuja sigla deriva do Ingls "Voice over IP" significa transmitir voz digital pela rede Internet, utilizando o protocolo IP. uma tecnologia alternativa tradicional transmisso de voz pela rede pblica de telecomunicaes. b) A tecnologia VoIP foi iniciativa liderada pelos cientistas criadores da plataforma Linux para promover o uso do padro ITU-T H.323 na transmisso de vdeo e udio pela Internet, utilizando o protocolo IP. c) A utilizao de voz sobre IP racionaliza o uso da infra-estrutura de comunicao, possibilitando a convergncia de dados e voz pela Internet, com diminuio dos custos tradicionais de telefonia, principalmente quando as chamadas completadas so de longa distncia. d) A tecnologia VoIP permite estender o acesso telefnico a locais onde existe a rede de dados, alm de incorporar o suporte mobilidade do usurio. e) A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analgicos) em pacotes digitais para transmisso tanto na Internet quanto na Intranet. Estes pacotes so compactados para transmisso a um segundo portal, no qual eles sero novamente compactados, dessa vez em sinais de som analgicos, e enviados ao receptor.
29.C 30.E 31.C 32.B

Anotaes:

ORIENTAO: Para as duas questes seguintes, considere a instalao do Windows XP Professional verso 2002 em Portugus Brasil e a sua respectiva aplicao do Service Pack 2.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

06

ORIENTAO: Para as duas questes seguintes, considere a instalao padro do Office Professional verso 2003, no idioma Portugus Brasil e a sua respectiva aplicao do Service Pack 1.

a) b)

35) Assinale a alternativa correta. No Word 2003, foi criada uma


tabela extensa, com 250 linhas e 4 colunas, que ocupa 6 pginas no documento. Para que se possa repetir automaticamente a primeira linha da tabela em cada uma das pginas, necessrio que: a) seja selecionada toda a tabela e se usem as teclas de atalho CTRL + T. b) seja selecionada a primeira linha da tabela e se use o menu Formatar e se escolha a opo Repetir linha de pginas. c) seja selecionada a segunda linha da tabela e se use os comandos Editar / Copiar e Editar / Colar em todas as pginas do documento. d) seja posicionado o cursor em qualquer clula da primeira linha da tabela e se use o menu Tabela e se escolha a opo Repetir linhas de ttulo. e) seja posicionado o cursor em qualquer linha da tabela e se use o menu Tabela e se escolha a opo Repetir linhas de ttulo. c)

d)

e)

Se for pressionado o boto Limpar histrico todos os arquivos temporrios de pginas visitadas nos ltimos 20 dias sero apagados. Se for pressionado o boto Excluir cookies... todos os arquivos temporrios de pginas visitadas sero apagados, mesmo os anteriores a 20 dias. Se for pressionado o boto Usar padro o Internet Explorer assumir como pgina inicial a ltima pgina visitada na Internet e, desta forma, ele retornar sempre para o ponto de navegao no momento em que foi desligado. Se for pressionado o boto Acessibilidade... ser permitida a configurao de teclas de atalhos do browser que facilitam o acesso s pessoas com deficincia. Se for pressionado o boto Usar em branco o Internet Explorer no assumir nenhuma pgina inicial; assim, toda vez que for iniciado ser necessrio que o usurio informe uma pgina para navegao.

38) Sobre a manipulao do Catlogo de Endereos no Outlook


Express 6, assinale a afirmativa correta. a) A criao de Grupos permite o envio de mensagens a vrios destinatrios, usando um nico endereo de email. b) Para se adicionar um novo contato ao Catlogo obrigatria a existncia de um endereo de email vlido. c) O boto Localizar Pessoas exige que todos os campos sejam preenchidos para que se proceda busca de um contato dentro do Catlogo. d) No permitida a incluso de dois Contatos com o mesmo nome e o mesmo endereo de email. e) o mesmo Contato no pode pertencer a mais de um Grupo.

36) Foi criada uma planilha no Excel 2003 para controle de notas
dos alunos de uma turma. Na coluna A foram escritos os nomes dos alunos e na coluna B suas respectivas notas da prova. Com o uso do mouse foram selecionadas as colunas A e B desta planilha e, atravs do Assistente de Grfico, foi montado um grfico de colunas com todas as opes padro do Assistente. Assinale a alternativa correta. a) Se for ocultada a coluna A o grfico permanecer inalterado. b) Se for ocultada a coluna B o grfico manter a exibio dos nomes dos alunos e as notas sero ocultadas. c) Se forem ocultadas as colunas A e B o grfico deixar de existir e o mesmo ser apagado da planilha. d) Se for ocultada a coluna A o grfico manter a exibio das notas e deixaro de aparecer os nomes dos alunos. e) Se for excluda a coluna B o grfico manter os nomes dos alunos e as notas assumiro valores zero.

39) Sobre os componentes de hardware utilizados num PC,


assinale a alternativa correta. a) A memria RAM o fator que determina o desempenho global do computador: quanto mais memria, mais rpido funcionar o PC. b) Considerando que sejam iguais todos os componentes (processador, memria e perifricos), diferenciando apenas o modelo da placa-me: um PC montado com uma placa do tipo on-board possui um melhor desempenho do que um PC montado com uma placa do tipo off-board. c) O disco rgido (HD) um dispositivo de armazenamento capaz de manter gravados arquivos e programas, mesmo depois de o PC ter sido desligado da energia eltrica. d) Os modems so aparelhos que fazem a modulao e a demodulao de sinais analgicos e digitais de comunicao de dados; so estes aparelhos que fazem a conexo de PCs Internet atravs de linhas ADSL. e) Os monitores LCD so mais caros que os monitores CRT, pois so fabricados com tubo de imagem de maior potncia e luminosidade.

37) Com base na figura abaixo, correspondente opo Opes


da Internet no menu Ferramentas do Internet Explorer 6, assinale a alternativa correta.

40) Sobre as modalidades de licenciamento de software, assinale


a alternativa correta. a) Softwares proprietrios so programas em que o comprador torna-se dono do software quando este adquirido legalmente numa loja, com a emisso de nota fiscal. b) Softwares piratas so programas importados, transportados em navios e, por isso, relacionados idia dos antigos navegadores piratas. c) Softwares livres so programas gratuitos, de livre distribuio e domnio pblico. Para sua utilizao no obrigatrio um pagamento de licena ao autor. d) Software shareware so todos os programas compartilhados que, quando instalados em um servidor, podem ser utilizados em vrios computadores de forma compartilhada. e) Um software proprietrio pode ser copiado e distribudo livremente, desde que no seja para fins comerciais.
33.D 34.C 35.D 36.D 37.E 38.A 39.C 40.C

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

07

Tcnico em Informtica MPGO (09/2007)


Orientaes: Para responder s questes seguintes, considere a instalao padro do Windows XP Professional, verso 2002 em Portugus Brasil e a sua respectiva aplicao do Service Pack 2. Considere unidade de disco C: como a unidade onde foi instalado o Sistema Operacional. Considere a instalao padro do Office Professional, verso 2003, no idioma portugus Brasil e respectiva aplicao do Service Pack 1.

b)

c)

d)

possvel usar uma mala direta para criar qualquer tipo de documento que faa o mapeamento de campos em dados e no apenas para enviar correspondncia ou criar diretrios. Pode-se utilizar a ferramenta de Mala Direta em qualquer aplicativo do Microsoft Office independentemente da ajuda do Microsoft Word. O Microsoft Word, na verso 2003, no possui uma barra de ferramentas dedicada manipulao de Mala Direta.

45) Observe a figura abaixo:

41) O utilitrio Backup ajuda a criar uma cpia das informaes do


disco rgido. Caso os dados originais no disco rgido sejam apagados ou substitudos por engano ou se tornem inacessveis devido a falhas do disco rgido, voc poder usar a cpia para restaurar os dados perdidos ou danificados. Com base nestas informaes e sobre a utilizao de Backup no Windows, assinale a alternativa incorreta: a) O servio de armazenamento removvel precisa ser iniciado para que o Backup funcione corretamente. b) O Windows possui um Assistente para recuperao automatizada do sistema no utilitrio Backup. c) Arquivos de Backup obtidos por meio do assistente do Windows XP possuem extenso do tipo BKF. d) Apesar de muito eficiente, o assistente de Backup do Windows no permite fazer backup dos arquivos e configuraes de usurios separadamente.

42) O Cavalo de Tria programa que se mascara como um outro


programa comum visando a obter informaes do seu computador. Um exemplo de programa Cavalo de Tria um programa que se faz passar por tela de logon do sistema para obter informaes sobre nomes de usurios e senhas, que os implementadores do programa Cavalo de Tria podero usar posteriormente para entrar no sistema. Com base nos conceitos de vrus de computador, assinale a alternativa correta: a) Um antivrus instalado no computador no plena garantia de que o mesmo no possa ser infectado com um tipo vrus proveniente da Internet. b) Vrus do tipo Cavalo de Tria no danificam o computador em nenhum aspecto caso se mantenham desligados de qualquer conexo com a Internet. c) No h nenhuma possibilidade de ser infectado com um vrus durante a navegao na pgina www.orkut.com, pois ele possui uma tima segurana de rede uma vez que seu acesso mundial. d) Existem tipos de vrus de computador que podem danificar o hardware e, em alguns casos, podem chegar a queimar alguns dispositivos.

Acerca das regras de e-mail para mensagens no Outlook Express incorreto afirmar que: a) pelas regras de e-mail para mensagens pode-se separar automaticamente os e-mails em pastas e subpastas de acordo com o assunto de cada e-mail. b) podem-se aplicar novas regras mesmo para os e-mails j recebidos. c) nesta mesma opo de regras para mensagens pode-se escolher uma opo para leitura dos e-mails sem descarreg-las do servidor. d) as regras de e-mails funcionaro mesmo se o status do Outlook estiver marcado como Trabalhar Off-line.
41.B 42.A 43.D 44.B 45.C

43) Assinale a nica tarefa que o Firewall do Windows no responsvel por executar: a) Ajudar a bloquear vrus para que eles no atinjam o seu computador. b) Pedir permisso ao usurio para bloquear ou desbloquear determinadas solicitaes de conexo. c) Criar um registro (um log de segurana). d) Bloquear spam ou e-mail no solicitado de uma caixa de entrada de e-mail. 44) A ferramenta de Mala Direta utilizada para correspondncia,
envelopes, listas, e-mail em massa e distribuies feitas por fax. Acerca dos conceitos e de funcionalidades da ferramenta Mala Direta correto afirmar que: a) No possvel utilizar os contatos do Outlook para compor uma lista de destinatrios. Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

08

Assistente Administrativo MPGO (09/2007)


46) Ao se editar um documento no Microsoft Word pode-se necessitar inserir caracteres especiais que no so encontrados diretamente no teclado. Nesse caso, para resolver o problema pode-se utilizar o recurso de Smbolos e Caracteres Especiais oferecido pelo prprio Word. Com base na imagem a seguir e sobre a utilizao deste recurso, assinale a alternativa correta:

48) Acerca dos tipos de mdia utilizados em um computador


pessoal, assinale a alternativa correta: a) Um CD-R pode ser gravado e regravado vrias vezes. b) Uma mdia de DVD possui capacidade de armazenamento que pode chegar a at 4 GB. c) O Pen Drive um exemplo de memria flash drive. d) Uma mdia do tipo CD-RW tem sempre capacidade maior de armazenamento do que a mdia do tipo CD-R.

49) Sobre as configuraes de pgina do Microsoft Word e com


base na imagem a seguir assinale a alternativa incorreta:

a) b) c)

d) a) b) c) d) Umas das formas de acessar esta janela utilizar os seguintes comandos: Formatar Smbolos e Caracteres Especiais. Depois de inseridos, os caracteres especiais no aceitam formatao. Se for necessrio, podemos alterar as teclas de atalho de um caractere especial. Os caracteres especiais sempre mantero a mesma aparncia, mesmo sendo formatados com fontes diferentes.

Para exibir esta janela de configurao, basta acessar os comandos Arquivo Configurar Pgina. Nesta janela de configurao de pgina, na aba Papel, pode-se configurar o tipo de papel que ser usado para a impresso. A categoria de Orientao visualizada na imagem utilizada para orientar o formato de impresso para horizontal, se escolhida a opo Paisagem, ou vertical, se escolhida a opo Retrato. Nesta janela de configurao de pgina, na aba Layout, pode-se escolher entre as opes Exibir Layout de Impresso ou Exibir Layout da Web.

50) Com relao aos arquivos de extenses .JPG, .GIF, .TIF, .PNG e
.RTF, assinale a alternativa correta: a) Todas as extenses citadas so de arquivos de imagens. b) Arquivos de extenso .JPG so compatveis com animaes quadro-a-quadro. c) Arquivos de extenso .JPG so arquivos de fotografias e no so muito utilizadas na Internet. d) Arquivos de extenso .GIF s utilizam at 256 cores.
46.C 47.A 48.C 49.D 50.D

47) Analise a tabela de configuraes abaixo e assinale a alternativa correta:


CONFIGURAES Computador A Pentium 4 2.8 GHz 512 MB de Memria RAM 120 Gb de Disco Rgido a) b) c) d) Computador B Pentium 4 2.6 GHz 1 GB de Memria RAM 30 Gb de Disco Rgido

Em termos de velocidade e acesso rpido aos programas, o computador A possui melhor desempenho que o computador B. O computador B possui maior capacidade de armazenamento de arquivos temporrios do que o computador A. O processador do computador A tem menor desempenho que o do computador B. O computador B possui maior capacidade de armazenamento no voltil do que o computador A.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

09

51) Com relao ao MS-Excel, leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:


Uma pasta de trabalho pode conter diversas planilhas simultaneamente. Uma das formas de se acrescentar uma planilha a uma pasta de trabalho atravs do menu Inserir Planilha. II. A nica forma de se renomear uma planilha em uma pasta de trabalho atravs do menu Formatar Planilha Renomear. III. Para proteger uma pasta de trabalho contra alteraes, o usurio deve acionar Ferramentas Opes, selecionar a aba Segurana e fornecer uma senha para o arquivo no campo Senha de Proteo. Destas afirmaes, podemos dizer que esto corretas: a) somente I e II. b) somente I e III. c) somente II e III. d) todas esto corretas. e) nenhuma est correta. I.

55) No sistema operacional Windows XP (Service Pack 2)


possvel utilizar teclas de atalho para alternar entre programas em execuo ou documentos abertos. Assinale a alternativa que indica como pode ser utilizado este atalho: a) Mantendo-se a tecla ALT pressionada e pressionando repetidamente a tecla TAB. b) Mantendo-se a tecla ALT pressionada e pressionando repetidamente a tecla SHIFT. c) Mantendo-se a tecla SHIFT pressionada e pressionando repetidamente a tecla TAB. d) Mantendo-se a tecla SHIFT pressionada e pressionando repetidamente a tecla ALT. e) Mantendo-se a tecla CTRL pressionada e pressionando repetidamente a tecla TAB.

56) No software de apresentao Microsoft PowerPoint, os cones


da barra de ferramentas representados por referem-se respectivamente aos comandos de: a) refazer o ltimo posterior e pesquisar. b) refazer o comando posterior e visualizar impresso. c) retornar para o slide anterior e pesquisar. d) desfazer o ltimo comando e visualizar a impresso. e) desfazer o ltimo comando e pesquisar. e

52) Na figura abaixo vemos o MS-Internet Explorer 6.0 sendo executado no ambiente MS-Windows XP. Leia as alternativas e assinale a correta: a) As imagens que so exibidas nas pginas podem ser salvas localmente. Para isso, o usurio deve selecionar a imagem e usar Arquivo Salvar Como. b) O painel de favoritos contm os endereos de pginas e sites mais visitados pelo usurio, e mantido automaticamente pelo Internet Explorer. c) possvel exibir o cdigo fonte da pgina atualmente em exibio atravs de Exibir - Cdigo fonte. d) A quantidade de dias para o histrico de pginas visitadas definida na aba Contedo das Opes da Internet. e) No campo Endereo da barra de endereos, o usurio deve digitar o endereo de e-mail da pgina a ser visitada e em seguida pressionar ENTER. 53) A impressora multifuncional uma boa opo para quem precisa
comprar diversos aparelhos, pois rene diversas funes, alm de economizar espao. Assinale o item que no corresponde funo disponvel em equipamentos multifuncionais atualmente comercializados. a) Digitalizao de imagens. b) Impresso via tecnologia Bluetooth. c) Impresso s frente e frente e verso. d) Envio de mensagens via fax. e) Conexo a redes TCP/IP.

57) No software de apresentao Microsoft PowerPoint, que


denominao se d para o tipo de formatao em um slide que permite fazer alteraes globais, tais como substituio no estilo da fonte e design de plano de fundo e ter a alterao refletida em todos os slides da apresentao em foco? a) Formatao de slide referencial. b) Formatao de estilo de slide. c) Formatao de tema de slide. d) Formatao de cabealho e rodap de slide. e) Formatao de slide mestre.

58) No editor de textos Microsoft Word, o que pode ser definido


como um conjunto de caractersticas de formatao que podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas de um documento para alterar rapidamente sua aparncia? Ao utilizar este recurso, aplica-se um grupo inteiro de formatos em uma simples operao. a) Referncia d) Hiperlink. b) Indicador. e) Modelo. c) Estilo.

54) No sistema operacional Windows XP (Service Pack 2), existe


um sistema de proteo denominado Firewall do Windows. Com relao a esta proteo assinale a alternativa correta: a) Esta proteo vem instalada e ativada por padro, no podendo ser desativada pelo usurio, mesmo que ele seja o administrador. b) Esta proteo vem instalada e ativada por padro, podendo ser desativada pelo usurio administrador. c) Esta proteo vem instalada e ativada por padro, no podendo o usurio, mesmo que seja administrador, instalar sistema de proteo similar de outro fornecedor, por se tratar de uma soluo proprietria. d) Esta proteo no vem instalada e ativada por padro, tendo o usurio que adquirir uma licena especfica para a ativao deste recurso. e) Esta proteo no vem instalada e ativada por padro, tendo o usurio que baixar (fazer download) do software gratuitamente pela Internet, no sendo mais necessrio instalao de anti-vrus, pois este sistema protege o computador contra os vrus de computador.

59) Tomando-se por referncia a planilha eletrnica abaixo,


confeccionada no Microsoft Excel, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

10

I. A frmula =MXIMO(C4:C8;B4) resultar em R$ 67.900,00. II. A frmula =SOMA(D4;(D5-D6)) ter o mesmo resultado que a frmula =SOMA(D4;D5-D6)). III. A frmula =MDIA(D4;D7) resultar em R$ 3.550,00. IV. A frmula =MNIMO(B4:C9) resultar em R$ 56.700,00. a) b) c) d) e) Apenas a afirmativa IV est errada. Apenas as afirmativas I e III esto certas. Apenas a afirmativa II est errada. Apenas a afirmativa IV est certa. Apenas a afirmativa II est certa.

62) Quando se visita (navega por) um site seguro utilizando-se o


browser de navegao Internet Explorer (verso 6.0) e este site classificado como seguro, o que caracteriza esta operao? a) Um menu pop-up imediatamente apresentado para o usurio, caracterizando que o site seguro. b) O site envia um arquivo (cookie) para que o usurio autorize o download, o que garante que o site seguro, alm de ser exibido um cone de bloqueio na barra de ferramentas. c) O sistema envia automaticamente um certificado (atestado de segurana) para o usurio e exibido um cone de bloqueio na barra de status. d) O site d um aviso solicitando que o usurio autorize o ingresso. e) Nenhum aviso visivelmente apresentado, a no ser que o usurio possua um certificado digital.

60) Assinale a alternativa que define como pode ser definido e


quais so as caractersticas da barra de status do editor de texto Microsoft Word: a) Trata-se de uma rea vertical na parte esquerda da tela que exibe informaes sobre a visualizao da estrutura de cada pargrafo do documento, onde se pode localizar rapidamente uma parte do texto atravs de um link direto parte do texto. b) Trata-se de uma rea vertical na parte esquerda da tela que exibe informaes sobre a visualizao da estrutura de tpicos (ttulos e subttulos definidos) do documento, onde se pode localizar rapidamente uma parte do texto atravs de um link direto parte do texto. c) Trata-se de uma barra horizontal na parte superior da tela que exibe cones de atalho para menus de forma direta, sem precisar navegar pela barra de menus, possibilitando maior facilidade de acesso aos principais comandos do editor de texto. d) Trata-se de uma barra horizontal na parte inferior da tela que exibe informaes sobre a condio atual do programa, como a situao de itens da janela, o andamento da tarefa atual ou as informaes sobre determinados itens selecionados. e) Trata-se de uma barra horizontal na parte direita da tela que exibe informaes dos vrios tipos de design, layout e formatao de estilos que podem ser utilizados para otimizar e facilitar o acesso s caractersticas essenciais destes comandos.

63) Com relao ao browser de navegao IE6, assinale a


alternativa correta: a) O prprio browser possui a capacidade de configurar o ambiente de navegao na Internet para bloquear menus do tipo pop-up, independente da instalao de um software instado no sistema operacional. b) O prprio browser possui a capacidade de configurar o ambiente de navegao na Internet para bloquear menus do tipo pop-up, desde que seja instalado um software anti-vrus de proteo no sistema operacional com estas caractersticas. c) O prprio browser possui a capacidade de configurar o ambiente de navegao na Internet para bloquear menus do tipo pop-up, mas no recomendvel desativar esses tipos de menus, por se tratar de uma facilidade de navegao na configurao de segurana de cada site. d) O prprio browser no possui a capacidade de configurar o ambiente de navegao na Internet para bloquear menus do tipo pop-up, uma vez que esta caracterstica prpria de softwares de anti-vrus adquiridos ou baixados gratuitamente pela Internet. e) Os menus do tipo pop no podem ser evitados e bloqueados por se tratar de uma ferramenta essencial de navegao e configurao do browser de navegao

61) Assinale a alternativa que descreve o que acontece quando se


utiliza a opo de menu de proteger planilha do Microsoft Excel: a) Os usurios no podem visualizar o arquivo de trabalho, a no ser que a opo do gerenciador de arquivos esteja marcada para que os arquivos ocultos possam ser visualizados. b) Os usurios no podem visualizar os dados da planilha, a no ser que o usurio digite uma senha no momento de abrir o arquivo. c) Os usurios no podem inserir, modificar, excluir ou formatar os dados em uma clula bloqueada. No entanto, pode-se especificar quais elementos da planilha os usurios tero permisso para alterar quando a mesma estiver protegida. d) Os usurios no podem inserir, modificar, excluir ou formatar os dados em uma clula bloqueada, bem como no se pode especificar quais elementos os usurios tero permisso par alterar quando a planilha estiver desprotegida. e) Os usurios podem inserir, modificar, excluir ou formatar os dados de uma clula bloqueada, somente por intermdio de uma senha de gravao definida pelo usurio na opo de salvamento do arquivo.

64) Assistente II - APEX (10/2006) O Google anunciou a compra do YouTube, por US$ 1,65 bilho. A transao deve ser concluda no fim do ano, segundo as empresas.
(Jornal Folha de So Paulo, 10 de outubro de 2006, capa).

Assinale a alternativa correta em relao ao tema. a) O Google atualmente a ferramenta de busca mais popular da Web e tambm responsvel por servios populares como o Orkut, o Google Maps e o Gmail. b) O YouTube um stio criado exclusivamente para exposio de vdeos de propaganda. c) Os servios de vdeo do YouTube so feitos mediante o pagamento de assinatura mensal, semelhana das TVs a cabo. d) O YouTube comeou na Califrnia, no ano de 1990, mas s recentemente conquistou fama internacional, facilitado pelo avano da tecnologia wireless. e) O Google o representante mais ilustre da chamada velha economia, cujas empresas tm alto valor de compra e uso intensivo de mo-de-obra.

65) Assistente II - APEX (10/2006) Ao contratar uma empresa para fornecimento de copiadoras, essa dever garantir perfeitas condies de funcionamento dos equipamentos, cujo controle das garantias dever ser acompanhado pelo rgo contratante. Entretanto, algumas tarefas relacionadas manuteno e correto uso dos equipamentos, so de responsabilidade do operador, tais como:

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

11

a) b) c) d) e)

troca do kit de fusor. canibalizao de peas para uso em outro equipamento. alinhamento das guias de papel internas. substituio do cartucho de impresso. limpeza e substituio do corotron.

68) Considere um documento criado com o Word 2003, contendo


um texto com 10 pargrafos, todos formatados originalmente como uma coluna. Se forem selecionados com o mouse os pargrafos de nmeros 3 a 7, e nesses for aplicada uma formatao de 2 colunas, a formatao do documento ser alterada. Assinale a alternativa que melhor corresponde ao resultado final da formatao deste documento. a) Automaticamente, ser criada uma diviso de sees no documento, onde a primeira e a terceira sees sero formatadas com uma coluna, e a seo dois ser formatada com duas colunas. b) Todos os pargrafos do documento sero transformados para duas colunas. c) Apenas os pargrafos de 3 a 7 permanecero formatados com uma coluna: todos os demais sero formatados para duas colunas. d) Os pargrafos de 3 a 7 sero transformados para duas colunas, e todos os novos pargrafos inseridos ao final do texto tambm passaro a ser formatados com duas colunas. e) Os pargrafos de 3 a 7 permanecero em uma coluna, mas todos os novos pargrafos digitados a partir deste momento, em qualquer parte do documento, sero formatados em uma coluna.

51.B 61.C

52.C 62.C

53.B 63.A

54.B 64.A

55.A 65.D

56.D

57.E

58.C

59.A

60.D

Cargo 101 Escrivo de Polcia - PCDF (03/2008)


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Sistema Operacional Windows XP. Microsoft Word 2003. Microsoft Excel 2003. Microsoft PowerPoint 2003. Conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas. Conceitos, servios e tecnologias relacionados intranet, internet e a correio eletrnico. Internet Explorer 6 e Outlook Express 6. Noes relativas a softwares livres. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica. Conceitos e procedimentos de proteo e segurana para segurana da informao. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realizao de cpia de segurana (backup).

Orientaes: Considere a instalao padro do Windows XP Professional, verso 2003 em Portugus Brasil e a sua respectiva aplicao do Service Pack 2. Considere a unidade de disco C: como a unidade em que foi instalado o Sistema Operacional. Considere a instalao padro do Office Professional, verso 2003, no idioma Portugus Brasil e a respectiva aplicao do Service Pack 1.

69) A rea de Transferncia utilizada no Microsoft Word muito


til, principalmente quando se necessita guardar recortes de texto de modo temporrio. Com relao a esse assunto, assinale a alternativa correta. a) No existe um nmero mximo de itens que podem ser coletados ao mesmo tempo pela rea de Transferncia. b) O item coletado no Microsoft Word no pode ser utilizado no Microsoft PowerPoint. c) O pacote do Office na verso 2003 no possui rea de Transferncia. d) Aps colar um item recentemente coletado, o mesmo permanece na rea de Transferncia. e) A rea de Transferncia tambm pode ser utilizada para manipulao de arquivos inteiros.

66) Para alterar o nmero de planilhas em uma nova pasta de


trabalho do Excel correto seguir os seguintes passos: a) No menu Formatar, clique em Geral e, em seguida clique na guia Opes. Na caixa Planilhas em branco da nova pasta digite o nmero de planilhas que se deseja adicionar por padro ao criar uma nova pasta de trabalho. b) No menu Ferramentas, clique em Geral e, em seguida clique na guia Opes. Na caixa Nmero de planilhas na nova pasta, digite o nmero de planilhas que se deseja adicionar ao criar uma nova pasta de trabalho. c) No menu Inserir, clique em Opes e, em seguida clique na guia Geral. Na caixa Nmero de planilhas na nova pasta, digite o nmero de planilhas que se deseja adicionar ao criar uma nova pasta de trabalho. d) No menu Inserir, clique em Opes e, em seguida clique na guia Geral. Na caixa Planilhas em branco na nova pasta, digite o nmero de planilhas que se deseja adicionar ao criar uma nova pasta de trabalho. e) No menu Ferramentas, clique em Opes e, em seguida clique na guia Geral. Na caixa Nmero de planilhas na nova pasta, digite o nmero de planilhas que se deseja adicionar por padro ao criar uma nova pasta de trabalho.

70) Dentro do sistema de pastas do Windows, assinale a


alternativa que caracteriza os arquivos ocultos. a) Raramente so visualizados por usurios comuns, pois necessrio fazer uma limpeza de disco para que possam ser exibidos. b) So inalterveis e no h nenhuma possibilidade de exclu-los permanentemente do computador, uma vez que isso pode comprometer o desempenho do sistema; por essa razo, eles so ocultos. c) So, simplesmente, arquivos que no esto gravados na rea de trabalho do Windows. d) So exibidos de forma esmaecida para indicar que no so itens normais. e) So exibidos de forma normal, como qualquer outro arquivo, e somente se o usurio for administrador do computador.

71) Com base na imagem abaixo, assinale a alternativa incorreta. 67) O cone
localizado na barra de ferramentas do aplicativo Microsoft Excel funciona com o seguinte objetivo: a) congelar e mesclar clulas. b) mesclar e centralizar clulas. c) congelar e centralizar painis. d) mesclar e centralizar painis. e) congelar e mesclar painis.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

12

c)

d)

e)

Os processadores de alta capacidade de desempenho Core 2 Extreme (Intel) e Athlon 64 FX Phenom (AMD) so os mais baratos disponveis no mercado. A reduo de preos ocasionada pela forte demanda por processadores com capacidade para rodar aplicaes pesadas (jogos com grficos tridimensionais). Os processadores Celeron e Pentium 4, da Intel, so os mais poderosos atualmente. Servem para aplicaes pesadas com uso de grficos e recursos multimdia. O uso de vrios programas simultaneamente e recursos multimdia (vdeo e msica) requer mais capacidade de processamento e memria.

73) Com relao aos dispositivos utilizados em polticas de


segurana das organizaes relacionados rea de tecnologia da informao, denominados firewalls e muito teis para minimizar crimes virtuais, assinale a alternativa correta. a) So dispositivos, em forma de software e/ou hardware, que possuem a funo de regular o trfego de dados entre redes distintas, impedindo a transmisso e/ou a recepo de acessos nocivos ou no-autorizados de uma rede para outra. b) So dispositivos, em forma de software e/ou hardware, existentes e habilitados no prprio sistema operacional dos computadores, que tm a funo de impedir o trfego de vrus entre computadores de uma mesma rede local, impedindo que tais vrus sejam transmitidos e/ou recebidos de um computador para outro. c) So dispositivos, em forma de software, no existindo em forma de hardware, que possuem a funo de regular o trfego de dados entre redes distintas, impedindo a transmisso e/ou a recepo de acessos nocivos ou no-autorizados de uma rede para outra. d) So dispositivos, em forma de software, no existindo em forma de hardware, que tm a funo de impedir o trfego de vrus entre computadores de uma mesma rede local, impedindo que tais vrus sejam transmitidos e/ou recebidos de um computador para outro. e) So dispositivos, em forma de hardware, no existindo em forma de software, que tm a funo de impedir o trfego de vrus entre computadores de uma mesma rede local, impedindo que tais vrus sejam transmitidos e/ou recebidos de um computador para outro.

a) b) c)

d) e)

No item Pgina inicial no campo Endereo pode ser inserida livremente qualquer pgina Web de seu interesse. Ao clicar o boto Usar em branco, toda vez que o navegador for aberto ele ser iniciado com uma pgina em branco. Os espaos para serem gravados arquivos temporrios da Internet possuem um limite mximo de armazenamento, podendo este limite ser modificado pelo usurio. No boto Acessibilidade possvel configurar o navegador para utilizar uma folha de estilo prpria do usurio. A pasta de histrico guarda todas as informaes das pginas visitadas durante um perodo determinado de tempo.

Cargo 301 - Perito Criminal - PCDF (03/2008)


Edital 1. Sistema Operacional: Windows, Linux, MacOS. 2. Microsoft Word 2003. 3. Microsoft Excel 2003. 4. Microsoft PowerPoint 2003. 5. Conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas. 6. Conceitos, servios e tecnologias relacionados intranet, internet e a correio eletrnico. 7. Internet Explorer 6 e Outlook Express 6. 8. Noes relativas a softwares livres. 9. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica. 10. Conceitos e procedimentos de proteo e segurana para segurana da informao. 11. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realizao de cpia de segurana (backup). 12. Organizao e arquitetura de computadores. 13. Componentes de um computador (hardware e software). 14. Sistemas de entrada, sada e armazenamento. 15. Linguagens de programao: delphi, visual basic. 16. Internet: php, asp, flash e html. 17. Noes de computao grfica. 18. Microcontroladores.

74) No mundo ciberntico, qual o termo utilizado para designar


quem pratica a quebra de protees de softwares cedidos a ttulo de demonstrao, usando-os por tempo indeterminado, como se fossem cpias legtimas? a) Worm. b) Hacker. c) Trojan. d) Malware. e) Cracker.

72) Para no se perder no mundo dos chips


Quanto mais potente um processador - ou chip -, mais rpida a execuo de tarefas num computador. Os dois fabricantes, a Intel e a AMD, oferecem mais de uma dezena de verses de chip.
In: Veja - Especial Tecnologia, nov/2007, p.14

75) Atualmente, os crimes virtuais podem ser minimizados com a


utilizao de tecnologias relacionadas infra-estrutura de chaves pblicas. Quanto ao uso da referida tecnologia assinale a alternativa correta. a) uma tecnologia desenvolvida para garantir a autenticidade e integridade de documentos em forma eletrnica, bem como para possibilitar a realizao de transaes eletrnicas seguras, no possuindo validade jurdica at o momento. b) uma tecnologia desenvolvida para garantir a autenticidade de documentos em forma eletrnica, bem como para possibilitar a realizao de transaes eletrnicas seguras, no garantindo a integridade dos documentos nem possuindo validade jurdica at o momento.

Assinale a alternativa correta em relao ao tema. a) O uso dirio de processadores de texto e planilhas, os aplicativos chamados pacote Office, ocasiona fadiga do processador do computador, sendo necessria a sua substituio em perodo inferior a 2 anos. b) O processador Core 2 Duo e Core 2 Quad, da Intel, possuem capacidade de processamento inferior aos processadores Celeron (Intel), Pentium 4 (Intel) e Semprom (AMD).

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

13

c)

d)

e)

uma tecnologia desenvolvida para garantir a integridade de documentos em forma eletrnica, bem como para possibilitar a realizao de transaes eletrnicas seguras, no garantindo a autenticidade dos documentos nem possuindo validade jurdica at o momento. uma tecnologia desenvolvida para garantir a autenticidade e a validade jurdica de documentos em forma eletrnica, bem como para possibilitar a realizao de transaes eletrnicas seguras, no garantindo a integridade dos documentos. uma tecnologia desenvolvida para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurdica de documentos em forma eletrnica, bem como para possibilitar a realizao de transaes eletrnicas seguras.

c)

d) e)

Se for pressionado o boto Usar padro, o Internet Explorer ser considerado o programa-padro para navegao na Internet. Cookies so arquivos considerados suspeitos de possurem vrus. Os arquivos temporrios da Internet so gerenciados pelo Internet Explorer sem a utilizao de recurso do disco rgido do computador.

78) Utilizando-se o Microsoft Word 2003, possvel se


configurarem diversas formas de impresso. De acordo com essas possibilidades disponibilizadas, e com o auxlio da imagem a seguir, assinale a alternativa incorreta.

76) Analise as afirmativas relacionadas ao uso de softwares livres


e softwares em domnio pblico e assinale a alternativa correta. I. O software livre, quando utilizado em combinao com licenas tpicas (como as licenas GPL e BSD), garante a autoria do desenvolvedor ou da organizao. II. A liberdade de copiar, modificar e redistribuir software livre depende de que este seja gratuito. III. Um software em domnio pblico torna-se um bem disponvel para toda a comunidade, garantindo a autoria da propriedade do programa. IV. Torna-se necessria a autorizao do autor ou do distribuidor de um software para que ele possa ser redistribudo. a) b) c) d) e) Todas as afirmativas esto erradas. H apenas uma afirmativa certa. H apenas duas afirmativas certas. H apenas trs afirmativas certas. Todas as afirmativas esto erradas. a) Quando se imprime um documento em qualidade rascunho, o Microsoft Word no imprime a formatao ou a maioria dos elementos grficos, o que pode tornar a impresso do documento mais rpida. Algumas impressoras no oferecem suporte a essa opo. Quando se imprime um documento em um arquivo em vez de em uma impressora, ele salvo em um formato que pode ser usado por uma impressora diferente. O Microsoft Word pode imprimir um documento na ordem inversa, iniciando na ltima pgina. Esta opo no deve ser selecionada se se estiver imprimindo um envelope. Para imprimir uma cpia completa do documento antes que a primeira pgina da prxima cpia seja impressa, deve-se marcar a caixa de seleo Agrupar. Quando se imprime um arquivo, o Microsoft Word no preserva as informaes como, por exemplo, quebras de pgina, quebras de linha e o espaamento entre as fontes.

Cargo 401 - Perito Mdico-Legista - PCDF (03/2008)


Edital 1. Sistema Operacional Windows XP. 2. Microsoft Word 2003. 3. Microsoft Excel 2003. 4. Microsoft PowerPoint 2003. 5. Conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas. 6. Conceitos, servios e tecnologias relacionados intranet, internet e a correio eletrnico. 7. Internet Explorer 6 e Outlook Express 6. 8. Noes relativas a softwares livres. 9. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica. 10. Conceitos e procedimentos de proteo e segurana para segurana da informao. 11. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realizao de cpia de segurana (backup).

b)

c)

d)

Orientaes: Considere a instalao padro do Windows XP Professional, verso 2003 em Portugus Brasil e a sua respectiva aplicao do Service Pack 2. Considere a unidade de disco C: como a unidade em que foi instalado o Sistema Operacional. Considere a instalao padro do Office Professional, verso 2003, no idioma Portugus Brasil e a respectiva aplicao do Service Pack 1.

e)

77) Quanto ao funcionamento do Internet Explorer 6.0, considere


que todas as conexes de esto devidamente configuradas e que h conexo disponvel Internet no momento. Com relao figura abaixo, obtida do menu Ferramentas - Opes da Internet, assinale a alternativa correta. a) No boto Acessibilidade... possvel configurar o navegador para utilizar uma folha de estilo prpria do usurio. b) A pasta utilizada para armazenar os arquivos temporrios da Internet definida somente pelo sistema.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

14

79) Analise a figura abaixo, a respeito do Painel de Controle do


Windows, e assinale a alternativa incorreta.

SIMULADO ESTILO FUNIVERSA


1. Sistema Operacional Windows XP
1) O utilitrio Backup ajuda a criar uma cpia das informaes no seu disco rgido. Caso os dados originais no disco rgido sejam apagados ou substitudos por engano ou se tornem inacessveis devido a falhas do disco rgido, voc poder usar a cpia para restaurar os dados perdidos ou danificados. Sobre o Backup incorreto afirmar: a) Geralmente, os arquivos de backup possuem a extenso .bkf, embora seja possvel usar qualquer outra extenso. b) Para iniciar um processo de backup usando o utilitrio disponvel no Windows XP, deve-se acionar o menu Iniciar, apontar para Todos os programas, para Acessrios, para Ferramentas do sistema e clicar em Backup. c) Por padro, o Assistente do utilitrio de backup iniciado. d) A gravao dos arquivos de backup dever ser feita, obrigatoriamente, em fitas prprias para esta finalidade e armazenadas em local seguro. e) Somente um administrador ou um operador de cpia tm permisso para fazer backup de arquivos e pastas. 2) A Limpeza de disco ajuda a liberar espao na sua unidade de disco rgido. Ela pesquisa a sua unidade e mostra os arquivos temporrios, os arquivos em cache de Internet e os arquivos de programa desnecessrios que voc pode excluir com segurana. Sobre a Limpeza de disco incorreto afirmar: a) Remove arquivos temporrios da Internet e qualquer arquivo de programa descarregado, como controles ActiveX e miniaplicativos Java. b) Esvazia a Lixeira. c) Remove programas e componentes do Windows que voc no utilize mais. d) No permite visualizar quais arquivos sero excludos. e) Compacta arquivos que no so acessados com muita freqncia. 3) O Mapa de caracteres uma ferramenta do Windows que
permite visualizar os caracteres disponveis em uma fonte selecionada. Sobre esta ferramenta incorreto afirmar: a) Todos os caracteres de todas as fontes instaladas no computador podero ser visualizados neste utilitrio. b) possvel copiar caracteres individuais ou um grupo de caracteres para a rea de transferncia e col-los em qualquer programa que possa exibi-los. c) possvel copiar caracteres arrastando-os do Mapa de caracteres diretamente para um documento aberto. d) possvel inserir um caractere especial diretamente em um documento sem utilizar o Mapa de caracteres, mantendo a tecla ALT pressionada e utilize o teclado numrico para digitar o valor do caractere Unicode. e) Somente um caractere especial por vez poder ser copiado para a rea de transferncia e aplicado a um texto em edio.

a)

b)

c)

d)

e)

O Assistente de Acessibilidade encontrado no cone Opes de acessibilidade orienta o usurio durante o processo de personalizao do computador com as ferramentas criadas para ajudar a atender s necessidades visuais, auditivas ou motoras. As alteraes feitas em Opes de pasta se aplicam aparncia do contedo da pasta. No entanto, as configuraes de Opes e pasta no se aplicam s barras de ferramentas da pasta. As Ferramentas administrativas tambm podem ser abertas no Console de Gerenciamento Microsoft ou clicando em Iniciar, clicando em Painel de Controle e, em seguida, clicando duas vezes em Ferramentas administrativas. Muitas cmeras e scanners so plug and play.Sendo assim o Windows no consegue detectar automaticamente os dispositivos plug and play depois que so conectados ao computador. As alteraes na resoluo da tela afetam todos os usurios que fazem logon no computador.

4) Com as Tarefas agendadas, possvel agendar qualquer script, programa ou documento para ser executado no momento mais conveniente. As Tarefas agendadas so iniciadas juntamente com o Windows XP e executadas em segundo plano. Com as Tarefas agendadas no possvel: a) Agendar a execuo de uma tarefa diariamente, semanalmente, mensalmente ou em determinados momentos (como na inicializao do sistema). b) Receber avisos sobre tarefas perdidas. c) Visualizar um log de todas as tarefas executadas.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

15

d) e)

Interromper uma tarefa agendada. Executar uma tarefa quando o usurio que a criou estiver desconectado do computador.

a)

b)

5) A Restaurao do sistema um componente do Windows XP


Professional que pode ser usado para restaurar o seu computador para um estado anterior, caso ocorra um problema. Assinale a alternativa incorreta sobre este utilitrio: a) Arquivos de dados pessoais (como documentos do Microsoft Word, histrico de navegao, desenhos, pasta favoritos ou emails) no sero alterados se o computador for restaurado para um estado anterior. b) Apenas um ponto de restaurao pode ser criado. c) A restaurao do sistema monitora as suas alteraes e alguns arquivos do aplicativo, e cria automaticamente pontos de restaurao que podem ser identificados com facilidade. d) Um ponto de restaurao pode ser criado manualmente a qualquer momento. e) Durante a instalao de um aplicativo ou driver um ponto de restaurao criado automaticamente. c) d)

e)

Pressionar CTRL enquanto se arrasta com o boto esquerdo do mouse o cone de arquivo do Excel selecionado para a pasta Controles ir criar uma cpia deste arquivo nesta pasta. Atravs da Barra de Endereos possvel conferir o local correto (caminho) no qual a pasta atual est armazenada, acessar pginas da Internet e pastas especiais do Windows XP, como a Lixeira e o Painel de Controle. O sinal negativo que aparece ao lado da pasta Arquivos Importantes pode ser usado para recolher as suas subpastas. Um clique duplo sobre a Barra de Ttulo da janela do Windows Explorer ir alternar a janela entre o modo maximizado e restaurado. O ltimo boto da Barra de Ferramentas permite abrir o Painel de Controle.

8) Permite adicionar, remover ou gerenciar tipos de letras instaladas no computador. Exibe o catlogo de letras j instaladas: a) Opes de acessibilidade d) Teclado b) Sistema e) Opes de pasta c) Fontes 9) Exibe as configuraes do CPU, RAM, atualizaes automticas, desempenho, de dispositivos e drivers e assistncia remota. Permite, inclusive, definir o nome da mquina na rede: a) Adicionar ou remover programas b) Configuraes de rede c) Opes da internet d) Sistema e) Opes de acessibilidade 10) Permite agendar a execuo de um determinado programa,
como o desfragmentador de discos, a limpeza de disco ou qualquer outro aplicativo: a) Sistema d) Central de segurana b) Configurao de rede e) Adicionar ou remover programas c) Tarefas agendadas

6) Sobre o Windows XP e suas teclas de atalho, marque a


alternativa incorreta: a) A combinao de teclas CTRL+T utilizada no Microsoft Windows para selecionar todos os objetos de uma janela. b) A tecla PrintScreen copia a tela do computador para a rea de transferncia. Para copiar apenas a janela ativa, pressiona-se Alt+PrintScreen. c) Estando no Desktop (rea de Trabalho), pressionar F3 ir acionar a janela "Pesquisar", que permitir procurar por arquivos, pastas, computadores da rede ou pessoas cadastradas no catlogo de endereos. d) Pressionar F1 abrir o "Centro de Ajuda e Suporte" do Microsoft Windows. e) Ao clicar uma vez em um cone de pasta ou arquivo, este ser selecionado. Pressionar a tecla F2 permitir mudar o nome do objeto selecionado.

7) Sobre o Windows XP e a janela mostrada a seguir, marque a


alternativa incorreta:

11) Utilizado na configurao da taxa e intervalo de repetio das


teclas: a) Teclado b) Opes de acessibilidade c) Sistema d) Opes regionais e de idioma e) Opes de energia

12) Ajuda a proteger o computador, impedindo que usurios no


autorizados tenham acesso a este computador atravs da rede privada ou internet. a) Conexes de Rede d) Opes de acessibilidade b) Firewall do Windows e) Barra de tarefas e menu iniciar c) Sistema

13) Utilizado na instalao e resoluo de problemas relacionados


aos hardwares: a) Adicionar hardwares b) Vdeo c) Configurao de rede d) Opes da internet e) Opes de acessibilidade

14) Permite configurar o idioma do teclado, padres e formatos


de moeda, data, hora e nmeros: a) Opes de pasta d) Barra de tarefas e menu iniciar b) Opes regionais e de idioma e) Sistema c) Data e hora

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

16

15) Permite ajustar a qualidade de cor e resoluo da tela, papel


de parede, proteo de tela, aparncia e esquema de cores: a) Contas de usurio d) Opes de pasta b) Opes de acessibilidade e) Vdeo c) Opes regionais e de idioma

25) Estando na janela do Meu Computador, clicar no menu


Ferramentas e em seguida clicar sobre Opes de pasta, permitir ao usurio executar as seguintes aes, atravs da guia Modo de Exibio, exceto: a) Exibir o caminho completo na barra de endereos. b) Exibir o contedo das pastas do sistema. c) Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional. d) Ocultar as extenses dos tipos de arquivos conhecidos. e) Configurar e instalar impressoras de rede. Com relao ao Menu Iniciar mostrado abaixo, julgue os itens a seguir:

16) Permite ajustar configuraes relacionadas ao fuso horrio,


como por exemplo, "ajustar para o horrio de vero": a) Configurao de rede d) Opes regionais e de idioma b) Data e hora e) Opes de acessibilidade c) Opes da internet

17) Permite configurar o firewall, atualizaes automticas e


proteo contra vrus: a) Firewall d) Atualizaes automticas b) Sistema e) Central de segurana c) Opes de acessibilidade

18) Permite compartilhar uma conexo com a internet, impressoras,


arquivos e pastas de trabalho e configurar o Firewall do Windows: a) Configurao de rede d) Opes da internet b) Contas de usurio e) Barra de tarefas e menu iniciar c) Opes de acessibilidade

19) Exibe as propriedades de segurana da internet. Permite


ajustar os nveis de segurana, pgina inicial, excluir histrico, cookies, arquivos temporrios, bloquear pop-up, exibir certificados digitais e configurar conexes: a) Opes da internet d) Opes de pasta b) Configurao de rede e) Sistema c) Firewall do Windows

20) Permite conectar o seu computador outros computadores,


rede internas e tambm internet: a) Conexes de rede d) Sistema b) Opes da internet e) Contas de usurio c) Opes de pasta

21) Permite ajustar as configuraes relacionadas viso, audio


e mobilidade do usurio, como avisos udio-visuais e altocontrastes: a) Tarefas agendadas d) Opes de acessibilidade b) Sons e dispositivos de udio e) Vdeo c) Configurao de rede

26) Para acionar esse menu o usurio pode recorrer tecla da logomarca do Windows ou usar a tecla de atalho CTRL + ESC. 27) A opo "Conectar-se" permite verificar todas as conexes
disponveis para acesso rede local ou internet.

22) Permite a remoo ou instalao de programas e aplicativos: a) Adicionar hardware d) Opes de pasta b) Sistema e) Tarefas agendadas c) Adicionar ou remover programas 23) Permite ajustar o modo de exibio das janelas, exibir ou
ocultar arquivos e pastas, relao entre extenso de arquivos e programas: a) Opes de pasta d) Barra de tarefas e menu iniciar b) Opes de acessibilidade e) Tarefas agendadas c) Opes de energia

28) Ao clicar em "Fazer logoff", o usurio poder optar pela troca


rpida de usurios, por encerrar a sesso do usurio atual ou desligar o computador.

29) O nome que aparece no cabealho desta janela indica o nome do usurio cuja conta est em execuo. 30) Logo abaixo dos itens "Internet" e "Email" so listados os 6
ltimos arquivos abertos pelo usurio.

31) "Definir acesso e padres do programa" permite definir qual o


navegador padro para web, o programa de gerenciamento de emails, media player e at mesmo o programa de mensagens instantneas, como o "Messenger".

24) Utilizado para ativar ou desativar a "hibernao" e minimizar


o consumo das baterias de laptops: a) Opes de acessibilidade d) Sistema b) Opes regionais e de idiomas e) Sons e dispositivos de udio c) Opes de energia

32) "Executar" pode ser acionado atravs da combinao de


teclas CTRL+R.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

17

33) Atravs da janela "Executar", possvel abrir arquivos de


usurio, programas e aplicativos instalados no computador e at mesmo pginas da internet.

34) A opo "Pesquisar" permite procurar por imagens, sons, vdeos, documentos de texto e planilhas, computadores ou pessoas. Tambm possvel realizar pesquisas na internet. 35) Clicar sobre o item "Meus documentos", manter pressionado
o boto do mouse e arrastar o item para a "rea de Trabalho" (Desktop), ir criar um "atalho" do item "Meus documentos" na "rea de Trabalho".

36) Clicar com o boto direito do mouse sobre o item "eMule"


mostrar, dentre vrias opes, "Remover da lista", "Renomear" ou ainda Fixar no menu iniciar.

37) Leia as afirmaes abaixo sobre o ambiente Windows e assinale a alternativa falsa: a) Para excluir um objeto selecionado qualquer, permanentemente, sem coloc-los na Lixeira, pode-se usar o atalho de teclado CTRL + DEL. b) Ao acionar ALT + PrtScr, o Windows copia uma imagem da janela que estiver em primeiro plano para a rea de transferncia. c) O duplo clique na barra de ttulos de uma janela pode ser usado para maximiz-la ou restaur-la. d) A barra de tarefas do Windows pode ser movida para qualquer uma das bordas da tela, bastando para isso arrast-la para a posio desejada. e) O Prompt de comandos, presente nos acessrios do Windows, abre uma janela que permite a execuo de comandos do MSDOS, bem como programas baseados em MS-DOS.

a) b) c) d) e)

Arquivo - Configurar pgina - guia Layout - boto Nmeros de linha Inserir - Nmero de linhas - boto Numerar Ferramentas - Opes - boto Numerar linhas Formatar - Marcadores e Numerao Exibir Marcao

42) A letra "F", em evidncia no pargrafo do texto mostrado abaixo, indica a presena de recurso disponvel no menu:

2. Microsoft Word 2003


38) Com relao s opes de exibio do editor de texto Word 2003, correto afirmar: a) A barra de rolagem horizontal pode ser ocultada, mas no a vertical, devido ao seu uso freqente pelo usurio. b) A barra de status no pode ser ocultada, pois mostra informaes indispensveis ao trabalho de edio dos textos. c) Podem ser mostrados botes que restauram e minimizam apenas o arquivo em edio. d) A rgua vertical no pode ser ocultada, devido ao seu uso freqente pelo usurio. e) No modo de exibio Layout de Impresso o espao em branco entre as pginas pode ser ocultado. 39) So extenses de arquivos possveis de serem abertos no
Microsoft Word, exceto: a) TXT b) HTML c) RTF d) JPG e) DOT

a) Formatar - Capitular b) Inserir - AutoTexto c) Inserir - Smbolo d) Formatar - Fonte e) Formatar - Maisculas e minsculas

43) Ao criar a equao abaixo, o usurio utilizou um programa


chamado Microsoft Equation. Este programa pode ser acionado atravs do menu:

a) Arquivo - Novo - Equation b) Exibir - Arquivo c) Inserir - Objeto d) Formatar - Figura e) Ferramentas - Modelos e suplementos

44) Para selecionar um pargrafo do texto, podemos utilizar o


seguinte procedimento: a) Clicar esquerda da primeira linha do pargrafo, pressionar e manter pressionada a tecla SHIFT, utilizar a "seta de navegao" para a direita, at selecionar a ltima palavra do pargrafo. b) Clicar esquerda da primeira linha do pargrafo, pressionar e manter pressionada a tecla CTRL, utilizar a "seta de navegao" para baixo, at selecionar a ltima linha do pargrafo. c) Selecionar a primeira palavra da primeira linha do pargrafo, pressionar e manter pressionada a tecla Alt, utilizar a "seta de navegao" para a direita, at selecionar a ltima palavra do pargrafo. d) Clicar uma vez direita da primeira linha do primeiro pargrafo, pressionar e manter pressionada a tecla SHIFT, clicar aps a ltima palavra do pargrafo. e) Clicar 4x sobre qualquer palavra do pargrafo.

40) Ao digitar a palavra "adimisso", um recurso presente no


editor de texto da Microsoft fez com que a palavra fosse substituda por "admisso". O recurso que entrou em ao chamado de: a) AutoTexto d) Controlar alteraes b) AutoCorreo e) Idiomas c) Ortografia e Gramtica

41) Sobre a figura abaixo, que ilustra parte de um texto do Microsoft


Word, observe a presena dos nmeros ao lado das linhas. Isto indica a utilizao de um recurso, obtido atravs do menu:

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

18

45) Sobre "cabealho e rodap" do Microsoft Word, so informaes


corretas, exceto: a) possvel definir um cabealho ou rodap diferente apenas para a primeira pgina do documento. b) impossvel inserir uma figura no cabealho de um documento. c) possvel definir cabealhos e rodaps diferentes para pginas pares e mpares. d) Cabealho e rodap est presente no menu "Exibir". e) A distncia do cabealho e rodap em relao borda da pgina definida atravs da janela "Configurar pgina".

3. Microsoft Excel 2003


49) Com relao ao Excel, leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:
possvel ocultar as barras de frmulas, de status e de rolagem, e ainda as guias das planilhas, atravs de opo disponvel em Ferrametas - Opes na guia Exibir. II. possvel solicitar ao Excel que no faa atualizaes automaticamente em grficos e nos resultados das frmulas digitadas em clulas quando dados de origem so alterados. Para efetuar o clculo de forma manual, deve-se pressionar F9. III. No possvel modificar a seleo adjacente ativa aps o pressionamento da tecla ENTER. IV. possvel alterar o estilo de referncia dos ttulos de linha e coluna e das referncias de clulas, rotulando numericamente tanto as linhas quanto as colunas em um estilo chamado L1C1. V. A cor das linhas de grade no pode ser alterada. Destas afirmaes, podemos dizer que esto corretas: a) apenas uma alternativa est correta. b) apenas duas alternativas esto corretas. c) apenas trs alternativas esto corretas. d) todas esto corretas. e) nenhuma est correta. I.

46) O recurso exibido


abaixo permite que o Word defina o que importante no texto, e faz uma seleo destas partes. Voc pode regular o percentual do texto que o Word dever selecionar. O recurso em questo conhecido como:

a) Controlar e mesclar documentos b) AutoFormatao c) AutoResumo d) AutoSeleo e) Controlar alteraes

47) Existem recursos no Microsoft Word que organizam a paginao dos pargrafos nos documentos. Sobre este recurso, marque a alternativa incorreta: a) Este recurso encontrado no menu Formatar Pargrafo, na guia Quebras de linha e de pgina. b) A primeira linha de um pargrafo sozinha na parte inferior de uma pgina conhecida como rf. c) A ltima linha de um pargrafo sozinha no topo de uma pgina conhecida como viva. d) Para manter pargrafos juntos em uma mesma pgina, possvel ativar as opes Manter com o prximo (evita uma quebra de pgina entre o pargrafo selecionado e o seguinte) e Quebrar pgina antes (insere uma quebra de pgina antes do pargrafo selecionado). e) No hifenizar impossibilita a hifenizao do pargrafo selecionado. 48) Sobre o texto oculto no Word, marque a incorreta:
a) Se o usurio selecionar um trecho de texto e marcar a opo Oculto na janela Pargrafo, esse texto no ser impresso ao se clicar o boto b) c) .

50) No Excel, possvel exibir duas partes de uma planilha dividindo ou congelando painis. Marque a alternativa incorreta sobre este assunto: a) A opo Congelar painis encontrada no menu Janela e seleciona dados que permanecem visveis quando voc rola em uma planilha. b) Ao ser ativada, a opo Congelar painis trava, para movimentao, as linhas acima e colunas esquerda da clula atualmente selecionada. c) Para dividir a planilha atual em duas janelas editveis, basta clicar com o boto direito do mouse no cabealho da linha onde deve ocorrer a diviso da janela e selecionar a opo Dividir. d) Existe uma ferramenta de atalho para a diviso da janela atual acima da barra de rolagem vertical. e) As clulas nos painis congelados podem ser editadas. 51) Com relao ao MS-Excel, leia as afirmaes abaixo e marque a alternativa correta: a) O Painel de Tarefas Ponto de Partida mostra opes para iniciar o trabalho de edio de planilhas, incluindo os comandos Novo, Abrir e Ajuda. Este ltimo est disponvel apenas para computadores com acesso Internet. b) As linhas e colunas podem sofrer ajustes na altura e largura, respectivamente, atravs do menu Inserir Tabela Tamanhos. c) As linhas e colunas podem ser ocultadas e reexibidas atravs do menu Formatar Linha e Formatar Coluna, ou ainda usando-se o boto direito do mouse. d) Ao ocultar uma linha ou coluna nenhuma marca ser visvel na planilha, indicando sua ausncia. e) As clulas de linhas ou colunas ocultadas no podem fazer partes de clculos. 52) Um recurso foi utilizado no intervalo de clulas B6:B10 para
que os valores abaixo de "08:00" fossem formatados em cor "vermelha". O mesmo recurso foi utilizado no intervalo "C6:C10", onde os valores abaixo de "17:00" tambm foram formatados em cor "vermelho". Que recurso permite que, ao ser digitado um determinado valor em uma clula, este valor seja formatado automaticamente, de acordo com regras pr-estabelecidas? a) AutoFiltro d) Subtotais b) Atingir Meta e) Estilo c) Formatao Condicional

d)

e)

Este texto poder ser exibido ou no no documento, dependendo da ativao do boto Mostrar/Ocultar. Se o usurio desejar imprimir o texto oculto, pode marcar a opo correspondente, atravs do menu Ferramentas - Opes guia Imprimir. Pode-se visualizar o texto oculto independente da ativao do boto Mostrar/Ocultar, atravs de opo disponvel no menu Ferramentas - Opes - guia Exibir. Se o texto oculto estiver sendo visualizado atravs da ativao do boto Mostrar/ocultar ele poder ser impresso caso seja selecionado e marcada a opo Seleo na janela Imprimir.

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

19

6. Internet Explorer 6 e Outlook Express 6


53) Considere o MS-Internet Explorer 6.0 sendo executado em ambiente
MS-Windows XP. Leia as alternativas abaixo e assinale a correta: a) possvel visualizar a impresso de uma pgina da Internet que est sendo exibida atravs de opo disponvel no menu Arquivo - Configurar pgina. b) possvel enviar a pgina que est sendo exibida por email atravs de opo disponvel no menu Arquivo - Enviar Pgina por email. c) possvel enviar a pgina que est sendo exibida por email atravs de opo disponvel no menu Exibir Pgina por email. d) possvel visualizar a rea de navegao em tela cheia, bastando para isso acionar a tecla de atalho F10 ou acionar o menu Exibir Tela inteira. e) possvel, em sites especializados, realizar pesquisas por uma palavra na Internet. Entretanto, no possvel localizar por palavras dentro de um site, usando ferramentas disponveis no IE6.

c)

d)

e)

O IE6 possui a capacidade de configurar o ambiente de navegao na Internet para bloquear a instalao automtica de pequenos programas do tipo ActiveX e JavaScript, no sendo dada ao usurio a oportunidade de autorizar sua instalao. O IE6 possui um recurso chamado AutoCompletar, que preenche automaticamente campos em formulrios com dados fornecidos anteriormente pelo usurio como senhas e endereos. Essa uma opo totalmente segura, pois esses dados so criptografados no computador do usurio. O IE6 usa o Outlook Express 6 como seu programa padro de Correio Eletrnico e no permite que esta opo seja alterada, devido compatibilidade que existe entre eles.

7. Noes relativas a softwares livres


57) Analise as afirmativas relacionadas ao uso de softwares livres
e softwares em domnio pblico e assinale a alternativa correta. I. O software livre, quando utilizado em combinao com licenas tpicas (como as licenas GPL e BSD), garante a autoria do desenvolvedor ou da organizao. II. A liberdade de copiar, modificar e redistribuir software livre depende de que este seja gratuito. III. Um software em domnio pblico torna-se um bem disponvel para toda a comunidade, garantindo a autoria da propriedade do programa. IV. Torna-se necessria a autorizao do autor ou do distribuidor de um software para que ele possa ser redistribudo. a) b) c) d) e) Todas as afirmativas esto erradas. H apenas uma afirmativa certa. H apenas duas afirmativas certas. H apenas trs afirmativas certas. Todas as afirmativas esto erradas.

54) Com base nas opes disponveis em Opes da Internet no


menu Ferramentas do Internet Explorer 6, assinale a alternativa correta. a) O boto Limpar histrico remove todos os arquivos de internet temporrios armazenados no computador do usurio. b) No boto Acessibilidade possvel configurar o navegador para utilizar uma folha de estilo prpria do usurio. c) Se for pressionado o boto Excluir cookies ser iniciado um processo de deteco e excluso automtica de vrus de computador. d) Se for pressionado o boto Usar em branco ser iniciado o programa padro de edio de pginas de Internet onde o usurio poder criar, a partir de um arquivo em branco, sua prpria pgina inicial. e) No campo Endereo deve ser anotado o URL de uma pgina na Internet, a qual ser aberta sempre que o browser for inicializado. O IE6 far uma verificao para determinar se esta pgina existe e se est disponvel.

58) Sobre as modalidades de licenciamento de software, assinale


a alternativa correta. a) Softwares proprietrios so programas em que o comprador torna-se dono do software quando este adquirido legalmente numa loja, com a emisso de nota fiscal. b) Softwares piratas so programas importados, transportados em navios e, por isso, relacionados idia dos antigos navegadores piratas. c) Softwares livres so programas gratuitos, de livre distribuio e domnio pblico. Para sua utilizao no obrigatrio um pagamento de licena ao autor. d) Software shareware so todos os programas compartilhados que, quando instalados em um servidor, podem ser utilizados em vrios computadores de forma compartilhada. e) Um software proprietrio pode ser copiado e distribudo livremente, desde que no seja para fins comerciais.

55) Quando se visita (navega por) um site seguro utilizando-se o browser de navegao Internet Explorer (verso 6.0) e este site classificado como seguro, o que caracteriza esta operao? a) Um menu pop-up imediatamente apresentado para o usurio, caracterizando que o site seguro. b) O site envia um arquivo (cookie) para que o usurio autorize o download, o que garante que o site seguro, alm de ser exibido um cone de bloqueio na barra de ferramentas. c) O sistema envia automaticamente um certificado (atestado de segurana) para o usurio e exibido um cone de bloqueio na barra de status. d) O site d um aviso solicitando que o usurio autorize o ingresso. e) Nenhum aviso visivelmente apresentado, a no ser que o usurio possua um certificado digital. 56) Com relao ao browser de navegao IE6, assinale a
alternativa correta: a) O IE6 possui a capacidade de configurar o ambiente de navegao na Internet para bloquear menus do tipo pop-up, independente da instalao de um software instalado no sistema operacional. b) O IE6 possui a capacidade de configurar o ambiente de navegao na Internet para bloquear contedos indesejveis. Sempre que um tema proibido pelo usurio for mostrado no contedo da pgina, uma tela de censura aparecer.

59) Quando um software dito "software livre", tem como


principal caracterstica o fato de: a) Ser gratuito b) Ter o "cdigo-fonte" disponvel para alterao c) Ser projetado para trabalhar no GNU/Linux d) Estar disponvel para download, em sites especficos e) Possuir diversas "distros" (distribuies)

8. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica


Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

20

60) Analise as seguintes afirmaes relativas a conceitos bsicos de hardware e assinale a alternativa correta: a) So exemplos de dispositivos de entrada o teclado, mouse, microfone, webcam e plotter. b) A memria usada pela CPU para colocar e retirar dados sempre que necessrio, sem seguir uma ordem, uma memria do tipo flash. c) Uma parte do disco rgido controlada pelo Sistema Operacional e conhecido como Arquivo de Troca (Swap File) uma memria intermediria conhecida por Memria de Acesso Randmico. d) Cartes de memria, Pen-drives e MP3-players utilizam um tipo de memria especfica chamada EPROM. e) Um disco rgido (HD) pode ser particionado em diversas unidades lgicas que se comportaro como unidades de disco independentes.

31.C 41.B 51.C 61.E

32.C 42.A 52.C 62.B

33.C 43.C 53.B

34.C 44.A 54.B

35.C 45.B 55.C

36.C 46.C 56.A

37.A 47.E 57.B

38.C 48.E 58.C

39.D 49.C 59.B

40.B 50.C 60.E

61) Analise as seguintes afirmaes relativas a conceitos bsicos de hardware e software: I. Clock o componente responsvel por estabelecer o ritmo da comunicao entre as partes de um computador. II. No processo de inicializao de uma mquina o POST um programa responsvel por reconhecer e estabelecer conexo com o hardware. Ele fica contido em um chip que faz o papel de intermedirio entre o sistema operacional e o hardware. III. Com o aparecimento do CD-ROM e de outros meios magnticos de alta capacidade, a unidade de disco flexvel deixou de ser uma unidade de entrada e sada de dados. IV. Drivers so software de configurao, criados para integrar ao sistema um determinado componente, como uma impressora por exemplo.
Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) I e IV

62) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a processamento de


dados, hardware, software e perifricos. I. O contedo da memria ROM voltil e por isto ele perdido quando o computador desligado. II. A memria ROM permite leitura e escrita de dados. III. O contedo da memria RAM voltil e por isto ele perdido quando o computador desligado. IV. Normalmente a velocidade de acesso memria RAM inferior velocidade de acesso da memria cache. V. O tamanho da memria RAM normalmente medido em Megabits enquanto que o tamanho dos discos rgidos medido em Megabytes. VI. O contedo dos arquivos temporrios dos discos rgidos apagado do sistema, pois fica nas reas volteis. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. a) I e III. b) III e IV. c) I, II e IV. d) I, IV e V.

01.D 11.A 21.D

02.D 12.B 22.C

03.E 13.A 23.A

04.E 14.B 24.C

05.B 15.E 25.E

06.A 16.B 26.C

07.E 17.E 27.C

08.C 18.A 28.E

09.D 19.A 29.C

10.C 20.A 30.E

Prof. Jorge Fernando - Informtica Focada.

21

You might also like