You are on page 1of 5

AVALIAO DO CURSO: ARTE E SUAS LINGUAGENS Responda as questes seguintes e envie ao e-mail conhecer@conhecer.org.

br Nome completo : 1 Marque a alternativa correta. Sobre a beleza HEGEL afirma: A ( ) - A beleza s pode se exprimir na forma, porque ela s manifestao exterior atravs do idealismo objetivo do ser vivente e se oferece nossa intuio e contemplao sensveis B ( ) - O belo serviria para conduzir o homem perfeio, ao qual restaria a cpia fiel e a simulao. C ( ) - A questo do belo seria ento algo subjetivo, e por ser subjetivo livremente atribudo, sem parmetro, fundado na norma pessoal. D ( ) - A beleza no dependeria de provas intelectivas, mas sim do senso de prazer gerado. E ( ) - Nenhuma das alternativas anteriores

2 - Coloque verdadeiro ou falso nas afirmaes: A ( ) - Arte uma criao humana com valores estticos, beleza, equilbrio,

harmonia que sintetizam as suas emoes, sua histria, seus sentimentos e a sua cultura. B ( ) - A arte existe desde que h indcios do ser humano na Terra. C ( ) - A inspirao o ramo da Filosofia que explora a arte como fundamento e tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. D ( )-Plato dar o primeiro passo para a ruptura do belo associado idia de perfeio, trar o belo para a esfera mundana, colocar a criao artstica sob a gide humana, j no mais separado do homem, mas intrnseco a ele.

E ( )-O belo platanlito seguir critrios de simetria, composio, ordenao, proposio, equilbrio. 3 - correto afirmar : A ( )- Entende-se que aprender Arte envolve apenas uma atividade de reproduo de produo artstica, mas tambm compreender o que se faz e o que os outros fazem pelo desenvolvimento da percepo humana e como conjunto de relaes B ( )-Os conhecimentos artsticos e estticos so desnecessrios para que a leitura e a interpretao do mundo sejam consistentes, crticas e acessveis compreenso C ( ) - A Arte como manifestao humana est presente na vida das pessoas, tanto nas manifestaes artsticas em si como nos objetos de seu cotidiano. D ( ) - A funo da Arte na Escola, ensinar a ver, e por isso preciso desencadear um processo de formao dos sentidos, pois os objetos, mais do que vistos, precisam ser copiados e reproduzidos mesmo que sem significado. E ( ) - Todas as alternativas esto corretas

4 - Assinale apenas a(s) alternativa (s) incorreta (s) : A ( ) - Alm do fazer e do apreciar arte, de fundamental importncia a contextualizao da obra de arte. B( ) - objeto de estudo a divulgao da produo artstica: museus, galerias, teatros, apresentaes musicais e coreogrficas, a mdia, jornais, revistas emissoras de rdio, tv..., assim como as profisses relacionadas a todo o universo da arte. C ( )-As atividades expressivas , entendidas como agentes formadores de conhecimento e constitutivos de nosso prprio ser, acabam construindo uma ponte entre o mundo de dentro e o mundo de fora.

D ( )-Alm do

fazer e do apreciar arte,

irrelevante e desnecessria

contextualizao da obra de arte, todo o panorama social, poltico, histrico cultural em que foi produzida,como ela se insere no momento de sua produo e como esse momento se reflete nela . E ( ) - Todas as alternativas esto incorretas 5 - Coloque verdadeiro ou falso: A ( ) - Explorar o que pode a Arte no currculo da educao escolar bsica e suas implicaes na cultura da escola sintetiza inquietaes, idias e desejos. B ( ) A escola no um local privilegiado onde os saberes acumulados pelo homem e aqueles que sero produzidos coletivamente so compartilhados na busca da construo do cidado . C ( ) - Como afirmam os parmetros curriculares nacionais, a arte um modo privilegiado de conhecimento e aproximao entre indivduos de culturas diversas, favorece o reconhecimento de semelhanas e diferenas, num plano que vai alm do discurso verbal. D ( ) - Na escola fundamental o foco dos estudos artsticos est centrado em algumas de suas linguagens: msica dana, teatro e as artes visuais. E ( ) O fazer exclusivo de cada uma, por isso mesmo cada produo artstica tem a marca nica de quem a fez, porque a maneira particular de cada ser humano exteriorizar sua viso de mundo, sua forma de pensar e de sentir a vida. 6 Coloque verdadeiro ou falso: A ( ) - Por meio da Arte no se consegue cultivar nenhum valor tico nem moral. B ( ) O ensino das artes visuais deve contemplar o fazer artstico , a apropriao desse fazer e a apreciao significativa. C ( ) - O cultivo da sensibilidade, da percepo, da experimentao caminha em conjunto com a aquisio de informaes, articulao do pensamento e construo do conhecimento.

D ( ) - O ensino de Arte nos envolve com constantes surpresas, principalmente na maneira com que cada criana responde s proposies enunciadas pelo educador. E ( ) o territrio do som , capaz de congregar signos que configuram sentidos, representaes simblicas de um pensamento que olha e faz e sente, de um olhar que percebe e pensa e faz, de um fazer que pensa e olha e sente e . 7 - Assinale a(s) alternativa (s) incorreta(s) : A ( ) - A dana uma forma de comunicao que se utiliza da linguagem corporal, podendo expressar idias, sentimentos e emoes atravs de seus gestos. B ( ) - A dana uma forma de conhecimento, de experincia esttica e de expresso do ser humano que pode ser elemento de educao social do indivduo. C ( ) - A dana impede a compreenso/apresentao das prticas culturais de movimento dos povos. D ( ) - A dana era, desde o perodo paleoltico uma forma de comunicao e expresso. E ( ) - A dana no contexto escolar deve continuar sendo considerada apenas como um ato mecnico, ou apenas reproduzido pela mdia, como uma proposta educativa que no precisa ser desenvolvida com criatividade, nem expresso e nenhuma comunicao. 8 - Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) : A ( ) - O teatro est presente nas escolas, mas na maior parte das vezes apenas em apresentaes de fim de ano ou em comemoraes importantes. B ( ) - O teatro muito mais do que simplesmente decorar um texto, uma arte feita em grupo. C ( ) - Um dos objetivos do teatro na escola aproximar as crianas da situao dramtica, do jogo teatral, por meio da transformao de espaos e da construo de cenrios.

D (

) - Os jogos de expresso dramtica associam divertimento e aquisio da

linguagem teatral, possibilitando o aprimoramento da capacidade expressiva e analtica. E ( ) Todas as alternativas esto corretas. 9 - Assinale a alternativa correta: A ( ) - A msica , sem dvida, uma das mais valiosas formas de expresso da humanidade. B ( ) C ( ) Nem todas as crianas tm potencial para desenvolver as suas capacidades musicais. As crianas devem realizar atividades musicais utilizando qualquer material e repertrio sem a preocupao da qualidade dos mesmos. D ( ) - A msica na escola deve ser simplesmente ornamental para animar as festas. E ( ) - Todas as alternativas esto corretas 10 - So finalidades do ensino da Msica no 1 ciclo do Ensino Bsico : A ( ) Desenvolver competncias de discriminao auditiva abrangendo diferentes cdigos convenes e terminologias existentes nos mundos da msica. B ( ) - Desenvolver competncias vocais e instrumentais diversificadas, tendo em conta as diferentes pocas, estilos e culturas musicais do passado e do presente. C ( ) Desenvolver competncias criativas e de experimentao. D ( ) - Desenvolver competncias transversais no mbito da interligao da msica com outras artes e reas do saber. E ( ) - Todas as alternativas esto corretas.

You might also like