You are on page 1of 9

CLASSIFICAO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS E DAS CONSTITUIES (Questes extradas das provas da OAB-SP) OBS.

: O nmero entre parntesis, aps o nmero do exerccio, indica qual a prova da OAB-SP de onde foi extrada a questo. 1. (108) A norma constitucional que garante a todos "o livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer", norma

a) de aplicabilidade plena e de eficcia redutvel. b) de eficcia limitada. c) de eficcia plena. d) programtica.

2. (110) Com relao eficcia e aplicabilidade das normas constitucionais, o art. 7, XXVII, da Constituio Federal, que garante aos trabalhadores urbanos e rurais "proteo em face da automao, na forma da lei", pode ser considerado norma de eficcia

a) limitada, porque a aplicao do dispositivo est restrita aos trabalhadores urbanos e rurais. b) semi-limitada, porque, embora totalmente aplicvel, seu contedo pode ser restringido por lei. c) contida, porque, embora totalmente aplicvel, seu contedo pode ser ampliado por lei. d) limitada, porque a aplicao do dispositivo na sua totalidade depende de norma regulamentadora. 3. (112) Quanto aplicabilidade e eficcia das normas constitucionais, o art. 5o, XV, da Constituio da Repblica, que prev ser "livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz" com a possibilidade de "qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens", pode ser considerado norma de eficcia

a) plena, no comportando nenhuma espcie de restrio. b) contida, sendo de aplicao imediata, porm com possibilidade de restrio. c) limitada, pois sua aplicao depende de regulamentao por lei. d) limitada, por no ser auto-aplicvel.

4. (113) Recentemente, o STF entendeu que, at que haja lei definindo o subsdio mensal a ser pago a ministro do STF, no prevaleceria o teto nico de remunerao para os trs Poderes da

Repblica, estabelecido pelo art. 37, XI da Constituio Federal. Esta deciso entendeu, portanto, que a norma constitucional que estabeleceu o teto nico de remunerao seria norma

a) de eficcia limitada e aplicao diferida. b) de eficcia plena e aplicabilidade imediata. c) de eficcia contida e aplicabilidade imediata. d) auto-aplicvel.

5. (113) A norma que dispe que "aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao e reproduo das suas obras, transmissveis aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar" norma constitucional

a) de aplicabilidade plena, mas com eficcia redutvel. b) programtica. c) de eficcia limitada. d) de aplicabilidade e eficcia plenas.

6. (119) A norma constitucional cuja aplicao dependa de regulamentao por norma infraconstitucional considerada de eficcia a) b) c) d) contida. limitada. plena. concorrente.

7. (123) O art. 7., XXVII, da Constituio Federal, que assegura aos trabalhadores urbanos e rurais, textualmente, a proteo em face da automao, na forma da lei norma de eficcia

a) b) c) d)

contida, cujo saneamento da omisso pode ser tentado atravs de mandado de injuno e de ao direta de inconstitucionalidade por omisso. limitada, cujo saneamento da omisso pode ser tentado atravs de mandado de injuno e de ao direta de inconstitucionalidade por omisso. contida, cujo saneamento da omisso pode ser tentado somente pelo trabalhador, atravs de mandado de injuno, por ser direito a ele conferido. limitada, cujo saneamento da omisso pode ser tentado somente pelo trabalhador, atravs de mandado de injuno, por ser direito a ele conferido.

8. (125) A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 pode ser considerada

a)

rgida, por ser seu processo de alterao mais dificultoso que o de elaborao das demais espcies normativas, e formal, por constar de documento escrito solenemente aprovado pelo Poder Constituinte. rgida, por ser imutvel, e outorgada, por ter sido elaborada com a participao popular. flexvel, por ser passvel de alterao, e formal, por prever forma especfica para a sua modificao. flexvel, por ser passvel de alterao, e outorgada, por ter sido elaborada sem a participao popular.

b) c) d)

9. (125) O art. 7, inciso XXVII, da Constituio Federal, que assegura aos trabalhadores urbanos e rurais "proteo em face da automao, na forma da lei", pode ser considerado norma constitucional de eficcia

a) b) c) d)

contida, por ter aplicabilidade imediata, no necessitando de norma regulamentadora. limitada, por no ter aplicabilidade imediata, necessitando de norma regulamentadora. plena, por ter aplicabilidade imediata, no necessitando de norma regulamentadora. plena, por ter aplicabilidade imediata, mas passvel de restrio por norma regulamentadora.

10. (128) Os direitos fundamentais, segundo o texto da Constituio Federal,

a) b) c) d)

tm aplicao imediata, mas, alguns deles, podem ser suspensos durante a interveno federal. tm aplicao imediata, mas, alguns deles, podem ser suspensos durante o estado de stio. tm aplicao imediata e nunca podem ser suspensos. no tm aplicao imediata.

11. (129) A Constituio Federal considerada rgida porque

a) b)

no pode ser modificada. no pode ser modificada, exceto nos casos de estado de stio e de estado de defesa.

c) d)

no pode ser modificada, exceto quando declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. pode ser modificada por meio de processo mais complexo e dificultoso que o processo de elaborao das leis infraconstitucionais.

12. (130) O Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal de 1988

a) b) c) d)

no possui contedo normativo, tal qual o prembulo da Constituio Federal. contm normas de aplicao temporria. no pode ser alterado por Emenda Constituio. contm apenas os princpios fundamentais da Constituio Federal.

13. (131) considerado norma de eficcia contida o seguinte dispositivo da Constituio Federal: a) b) c) d) o art. 5., XIII: livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. o art. 37, VII: o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica. o art. 84, I: compete privativamente ao Presidente da Repblica nomear e exonerar os Ministros de Estado. o art. 18, 1.: Braslia a Capital Federal.

14. (2009-3) De acordo com a classificao das constituies, denomina-se dogmtica a constituio que a) b) contm uma parte rgida e outra flexvel e sistematiza os dogmas aceitos pelo direito positivo internacional. sistematiza os dogmas sedimentados pelos costumes sociais e, tambm conhecida como costumeira, modificvel por normas de hierarquia infraconstitucional, dada a rpida evoluo da sociedade. elaborada, necessariamente, por um rgo com atribuies constituintes e, somente existindo na forma escrita, sistematiza as ideias fundamentais contemporneas da teoria poltica e do direito. somente pode ser alterada mediante deciso do poder constituinte derivado, sendo tambm conhecida como histrica.

c)

d)

GABARITO

10

11

12

13

14

PRINCPIO DA SOBERANIA, DA SUPREMACIA DA CONSTITUIO, PREMBULO E ADCT

1. (106) O princpio da supremacia constitucional

a) decorre da possibilidade de a Unio intervir nos Estados e Municpios. b) requer a conformidade Constituio apenas dos atos legislativos, visto que os atos administrativos devem ser conformes apenas lei infraconstitucional. c) requer a conformidade de todas as situaes jurdicas aos princpios e preceitos da Constituio. d) no se impe se houver omisso na prtica de ato administrativo.

2. (111) Pelo princpio da supremacia da Constituio, no ordenamento jurdico brasileiro,

a) somente as normas materialmente constitucionais devem integrar a Constituio e, assim, figurar no pice do ordenamento jurdico. b) todas as normas jurdicas abaixo da Constituio so presumivelmente constitucionais. c) as normas jurdicas infraconstitucionais podem ser consideradas formal e materialmente inconstitucionais, caso sejam incompatveis com a Constituio. d) as normas constitucionais, por estarem no pice do ordenamento jurdico, no admitem alterao.

3. (139) Com relao ao prembulo da CF e s disposies constitucionais transitrias, assinale a opo correta. a) Considerando-se que o contedo do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias de direito intertemporal, no possvel afirmar que suas normas ostentam o mesmo grau de eficcia e de autoridade jurdica em relao aos preceitos constantes do texto constitucional. A doutrina constitucional majoritria e a jurisprudncia do STF consideram que o prembulo constitucional no tem fora cogente, no valendo, pois, como norma jurdica. Nesse sentido, seus princpios no prevalecem diante de eventual conflito com o texto expresso da CF. As disposies constitucionais transitrias so normas aplicveis a situaes certas e passageiras; complementares, portanto, obra do poder constituinte originrio e, situando-se fora da CF, no podem ser consideradas parte integrante desta. Por traar as diretrizes polticas, filosficas e ideolgicas da CF, o prembulo constitucional impe limitaes de ordem material ao poder reformador do Congresso Nacional, podendo servir de paradigma para a declarao de inconstitucionalidade.

b)

c)

d)

4. (2009-3) No mbito do direito internacional, a soberania, importante caracterstica do palco internacional, significa a possibilidade de a) b) c) d) um Estado impor-se sobre outro. a Organizao da Naes Unidas dominar a legislao dos Estados participantes. celebrao de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente. igualdade entre os pases, independentemente de sua dimenso ou importncia econmica mundial.

GABARITO

FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DA REP. FEDERATIVA DO BRASIL

1. (106) So objetivos fundamentais do estado brasileiro:

a) a livre iniciativa e o pluralismo econmico. b) a garantia do desenvolvimento nacional e a erradicao da pobreza. c) a cidadania e a reduo das desigualdades sociais. d) a soberania e a promoo do bem de todos.

2. (114) So objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil:

a) a garantia do desenvolvimento nacional, a prevalncia dos direitos humanos e a construo de uma sociedade livre, justa e solidria. b) a prevalncia dos direitos humanos, a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades regionais. c) a garantia do desenvolvimento nacional, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a erradicao da pobreza. d) a prevalncia dos direitos humanos, a reduo das desigualdades regionais e a garantia do desenvolvimento nacional.

3. (132) A ordem constitucional considera objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil: a) b) c) d) a erradicao da pobreza. a proteo ao Estado Democrtico de Direito. a prevalncia dos direitos humanos. a defesa da soberania.

4. (OAB-Unificado-2008-3) Assinale a opo correta no que se refere aplicao do princpio da dignidade da pessoa humana. a) O uso de algemas no requer prvio juzo de ponderao da necessidade, como em casos de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, pois, como a fuga ato extremamente provvel no momento da priso, as algemas podem ser utilizadas como regra. A referncia, na CF, dignidade da pessoa humana, aos direitos da pessoa humana, ao livre exerccio dos direitos individuais e aos direitos e garantias individuais est relacionada aos direitos e garantias do indivduo dotado de personalidade jurdica ou no. Desse modo, a aplicao do princpio da dignidade humana exige a proteo dos embries humanos obtidos por fertilizao in vitro e congelados, devendo-se evitar sua utilizao em pesquisas cientficas e terapias. A aplicao do princpio da insignificncia, embora seja consequncia do princpio da dignidade da pessoa humana, no aplicvel aos crimes militares, haja vista a dignidade do bem jurdico protegido pelos tipos penais que tm por objeto de proteo os interesses da administrao militar. A ausncia de indicao da conduta individualizada dos acusados de crimes societrios, alm de implicar a inobservncia aos princpios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio, fere o princpio da dignidade da pessoa humana.

b)

c)

d)

GABARITO

You might also like