You are on page 1of 2

LER A BBLIA

Somos pecadores Texto base: Romanos 3:10-20.


Como est escrito: No h um justo, nem um sequer. No h ningum que entenda; No h ningum que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inteis. No h quem faa o bem, no h nem um s. A sua garganta um sepulcro aberto; Com as suas lnguas tratam enganosamente; Peonha de spides est debaixo de seus lbios; Cuja boca est cheia de maldio e amargura. Os seus ps so ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos h destruio e misria; E no conheceram o caminho da paz. No h temor de Deus diante de seus olhos. Ora, ns sabemos que tudo o que a lei diz, aos que esto debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenvel diante de Deus. Por isso nenhuma carne ser justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

O livro de Romanos recebe esse nome pois consiste numa carta escrita por So Paulo aos cristos de Roma. Um dos propsitos da carta foi fornecer uma base concreta para a f dos romanos. No captulo trs, o apstolo Paulo esclarece alguns pontos sobre qual a vantagem dos judeus j que Deus os escolheu antigamente para guardar a sua verdade, a sua revelao. Os judeus tem uma Lei que os caracteriza e Paulo deixa bem claro algo que as pessoas erram at hoje: ningum salvo por seguir a Lei alguma. Isso tem a ver com o nosso estado, nossa natureza. Ento, uma das verdades fundamentais da nossa f explicada aqui a natureza pecaminosa de todos os seres humanos. Todos ns nascemos radicalmente afastados de Deus. Nossas aes e intenes so todas sujas, podres, abominveis aos olhos de Deus. Todos os pensamentos da nossa cabea so maus continuamente. "Peonha de spides" significa veneno de vboras. Ou seja, o que falamos como um veneno mortal. No obedecemos, no ouvimos e no entendemos as coisas de Deus. Alm disso, todos os seres humanos merecem passar a eternidade no inferno, sendo atormentados por Deus. Mesmo com essa descrio terrvel, pode ser difcil aceitar a ideia de que as ofensas que cometemos nessa vida precisam ser punidas to severamente. A explicao vem de um atributo lindo, cativante, diferente e intrigante chamado santidade de Deus. A Bblia nos ensina que Deus perfeitamente santo. Sua pureza e integridade so inquestionveis. No tempo da Bblia, no existia "Caps Lock", aquele boto que torna as letras digitadas no computador maisculas. Uma maneira de reforar ou destacar o texto ento era repetir as palavras. Isaas 6:1:3 diz:
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi tambm ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu squito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus ps, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo o SENHOR dos Exrcitos; toda a terra est cheia da sua glria.

Como a palavra "Santo" repetida trs vezes, h quem considere esse o principal atributo de Deus. Ele infinitamente santo. E o que isso tem a ver com a nossa ofensa? Para entender, nada melhor que uma boa parbola. Imagine uma festa de 15 anos. A menina est incrivelmente alegre, radiante, cheia de expectativas, muito emocionada. Esse "o dia". Ela planejou tudo, nos mais mnimos

detalhes, por muito tempo. Fiel s tradies de sua regio, a anfitri resolve agraciar seus convidados com o mais requintado quento. Pedro, um jovem estabanado, se delicia com a maravilha gastronmica enquanto se desloca rumo felizarda para parabeniz-la por ocasio to importante e lhe desejar as mais sinceras felicidades. Por uma intemprie do destino, o jovem, prximo dama, tropea nos prprios ps. O lquido do interior de seu copo se projeta rumo poro frontal do vestido da dama. Felizmente, a rapariga optou por utilizar no seu grande dia um vestido da cor preta. Resultado? Alguns xingamentos, um pouco de apreenso, mas logo a festa continua. A mancha mal se percebe. Agora, imagine uma situao um pouco diferente. A moa est l, super contente, tudo est no seu devido lugar e parece que nada pode dar errado. Dessa vez ela est com um vestido branco lindo. Todos os convidados reparam na sua elegncia. Mas o que mais chama ateno a brancura do vestido. No h uma manchinha sequer. Por mais que os invejosos da festa esquadrinhem e fitem os olhos no vestido, no se encontra um pelinho, um gro de poeira que o estrague. Imagine agora que o jovem derrame a sua bebida no vestido dessa moa. O que acontece? Resta agora uma enorme mancha no vestido da dama. Olhares sobre ela de todos os lados. No mais por seu esplendor num vestido maravilhoso. Olhares de pena. Olhares de espanto. O sonho est acabado. A festa, arruinada. Se apenas um copo de bebida pode ofender tanto a pureza de um vestido e causar tanta dor quele a quem ele pertence, quanto mais o menor dos nosso pecados no constitui uma ofensa infinita a um Deus infinitamente santo.

You might also like