You are on page 1of 3

DEPARTAMENTO DE MATEMTICA E CINCIAS EXPERIMENTAIS Grupo Disciplinar de Fsica e Qumica FICHA DE TRABALHO N2

Ano Letivo: 2011 / 2012 Turma: ____

Nome: __________________________________;

N: ____________;

Data: _____ / _____ / 20_____

L atentamente todas as questes e responde cuidadosamente a cada uma delas. 1- Representa, por meio de vetores, as foras descritas em cada um dos enunciados seguintes. 1.1-Fora F1 de 100 N que se exerce numa parede vertical ao pregar um prego, na escala 1cm : 20 N. 1.2-Fora F2 que um corpo de peso 300 N exerce numa superfcie horizontal em que se apoia, na escala 1 cm: 100 N. 1.3-Fora F3 que se exerce numa mala de peso 200 N para transportar horizontalmente, na escala 1 cm: 50 N.

2- Duas foras F1 e F1, tm de intensidade 15 N e 8 N, respetivamente. Calcula a intensidade da resultante das duas foras em cada um dos seguintes casos: 2.1quando as foras tm a mesma direo e sentido; 2.2quando as foras tm sentidos opostos; 2.3quando as direes das foras so perpendiculares. 3- Determina vetorialmente a resultante das trs foras que atuam no corpo C da figura 1. (Sugesto: comea por determinar a resultante das foras F1 e F3 e depois a da resultante obtida com a fora F2)

4- Duas esferas A e B, movem-se numa calha horizontal, da esquerda para a direita. Na esfera A atua um conjunto de foras cuja resultante tem direo horizontal e sentido da esquerda para a direita. A resultante das foras que atuam em B nula (fig. 2). 4.1Indica qual das duas esferas tem movimento retilneo uniforme.

4.2Diz o nome e enuncia a lei de Newton em que te baseaste para responder a questo anterior. 4.3O movimento da outra esfera tem acelerao. Justifica a tua resposta. 5- Observa as figuras 3, 4 e 5.

Calcula: 5.1o valor da resultante das foras que atuam no corpo da figura 3; 5.2o valor da acelerao do movimento do corpo da figura 4; 5.3o valor da massa do corpo nas condies da figura 5 6- Um corpo de massa 3 kg que parte do repouso aumenta uniformemente a sua velocidade, atingindo o valor de 10 m/s, ao fim de 2,5 s de movimento. 6.1Indica o valor da velocidade inicial do corpo. 6.2Calcula a acelerao do movimento do corpo. 6.3Calcula a intensidade da fora responsvel pelo movimento do corpo. 7- Considera as situaes da figura 6. Representa, por meio de vetores, as foras que formam os pares ao-reao em cada situao.

8- A figura 7 mostra um corpo no qual atuam quatro foras que esto representadas a partir do mesmo ponto. 8.1Associa os vetores F1, F2, F3 e F4 as designaes corretas: fora que produz o movimento; peso do corpo; reao da superfcie de apoio; fora de atrito. 8.2Determina vetorialmente a resultante de todas as foras aplicadas no corpo. 8.3Indica duas maneiras de reduzir a fora de atrito. 9- A figura 8 mostra um corpo A, de peso 10 N, que pesa apenas 6 N quando completamente imerso na gua e um corpo B com o mesmo volume de peso 12 N. 9.1Calcula o valor da impulso exercida no corpo A. 9.2Justifica a afirmao Se o corpo B for introduzido na gua fica sujeito mesma fora de impulso que o corpo A. 9.3Calcula o valor do peso do corpo B imerso em gua. Bom trabalho!

You might also like