You are on page 1of 21

MANEJO DAS REAS DE PRESERVAO PERMANENTE DO DISTRITO INDUSTRIAL

2.3. AES DE MANEJO

APP 1
Localizao: Ao sul/leste limitado por uma mata de eucalipto e pela ZPE (reas de campo), a oeste por campos e pela APP2 e o norte pela Via 1. 3 A rea cortada por um canal que desviou o leito do Arroio dos Macacos. Usos internos: a rea atualmente utilizada para pastagem extensiva de gado bovino (Figura 7). No foi registrado invases ou outro tipo de uso. Um canal artificial formado pelo desvio do Arroio dos Macacos e que corta a APP utilizado para dessedentao do gado. Usos nos entornos: no seu entorno existe um florestamento antigo de eucalipto, com explorao ainda incipiente de madeira, e uma intensa atividade de empresas vinculadas ao setor porturio, com armazenagem de containers (Setor 3) e trfego de veculos de carga pela Via 1 e 7. Impactos atuais: com relao aos impactos identificados, esses ocorrem em funo de sua proximidade com a Via 1, sendo que em seu entorno ocorre intensa atividade de empresas vinculadas ao setor porturio, com armazenagem de containers e trfego de veculos de carga. Alm disso, a alterao fsica em decorrncia do desvio do arroio tambm constitui uma forma de distrbio. Como conseqncia, podemos citar os seguintes impactos atuais: Poluio area e aqutica proveniente do trfego de veculos: os gases emitidos e demais materiais liberados pelos veculos em circulao na Via 1, tais como resduos do desgaste de pneus, manchas de leo e lixo lanado pelos prprios motoristas, invadem a APP1, o que pode ocasionar alteraes na produo biolgica e na qualidade ambiental. Constatou-se que muitos caminhes utilizados para o transporte de containers so muito antigos e encontram-se em condies precrias de manuteno, com pneus desgastados, apresentando elevadas emisses de fumaa negra, lataria corroda, etc. Esses veculos representam uma fonte de contaminao ambiental e de riscos de acidentes rodovirios. Poluio sonora: embora os impactos no tenham sido quantificados com instrumentos de medio, fcil constatar que o nvel de rudo nessa APP1 muito elevado em funo desse intenso trfego de veculos. Desvio do arroio com alterao na produo: mudanas nos fluxos hdricos geram variaes na velocidade de transporte e ciclagem de materiais, alterando os nveis de produo local. Alterao na estrutura das comunidades silvestres em funo da pastagem: a pastagem por parte do gado bovino reduz a biomassa vegetal potencialmente utilizada pela cadeia trfica natural, reduzindo a capacidade de suporte do ecossistema a ser protegido. Ao atuar seletivamente sobre determinadas espcies de plantas o gado altera a composio de espcies no sistema, introduzindo uma modificao na estrutura e dinmica das comunidades vegetais e conseqentemente dos consumidores.

Medidas corretivas: com base nessas observaes propem-se as seguintes medidas corretivas: - fiscalizao das condies de transporte e nveis de rudo, adequando as condies atuais aos limites permitidos pelo rgo competente; - construo de um sistema de tratamento da gua pluvial nos terminais de containers; e - restabelecimento do leito original do arroio. Impacto potencial: risco de acidentes da Via 1 e terminal de containers, que poder ser mais ou menos grave de acordo com o tipo de carga transportada nos entornos da APP. Medidas preventivas: - implantao de um Programa Ambiental no Setor 3 do Distrito Industrial; - realizao de uma Anlise Premilinar de Risco (APR); e - implantao de um Plano de conteno de acidentes.

Figura 6. Paisagem da APP1.

Figura 7. Gado presente na APP1.

(a)

(b)

(c)

(d)

Figura 8. Usos no entorno da APP1: (a) armazenamento de containers, (b) trfego intenso de caminhes na Via 1, (c) apicultura, e (d) florestamento de eucalipto.

APP 2
Localizao: cobre o leito abandonado do Arroio dos Macacos. limitada ao norte e sul por campos e banhados, ao leste pela APP1 e a oeste pela Via 7. Usos internos: a rea utilizada exclusivamente para criao de gado bovino de forma extensiva. Usos nos entornos: predominantemente, o trfego de veculos pesados. Impactos atuais: os impactos identificados so muito semelhantes aos da APP1, ocorrendo basicamente em funo de sua proximidade com a Via 7, embora nessa o trfego seja mais leve que na Via 1, e da alterao do leito do Arroio dos Macacos, citando-se: - Poluio area e aqutica proveniente do trfego de veculos, o que inclui rudo;Desvio do arroio, com alterao hidrolgica / na produo. A Figura 9 mostra algum desses impactos. Medidas corretivas: - fiscalizao das condies de transporte e nveis de rudo, adequando as condies atuais aos limites permitidos pelo rgo competente; - construo de um sistema de escoamento da gua de escoamento ou de tratamento da gua pluvial. 3

Impacto potencial: risco de acidentes, que poder ser mais ou menos grave de acordo com o tipo de carga transportada nos entornos da APP. Medidas preventivas: - realizao de uma Anlise Premilinar de Risco (APR); e - implantao de um Plano de conteno de acidentes.

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

Figura 9. Impactos na APP2: (a) Paisagem da APP2 com o leito abandonado do Arroio dos Macacos em pleno processo de colmatao, (b) campos litorneos com

pastagem de gado bovino, (c) veculo em precrias condies de trafegabilidade representando um alto risco de acidentes, (d) qualidade da gua jusante do desvio do Arroio dos Macacos, e (e) qualidade da gua montante do desvio.

APP 3
Localizao: entende-se que a APP 3 caracteriza-se por abrigar uma mata de figueiras, embora as plantas que a delimitam cerquem uma rea de campo imediatamente ao lado da mata, o que leva a concluso que tais plantas forneam dados de localizao errados. Faz limite ao sul com um stio com atividades de pecuria. As outras reas prximas constituem lotes ainda no ocupados.

Figura 10. Paisagem da APP3. Usos internos: eventualmente, pastagem. Usos nos entornos: pecuria de pequena escala. Segundo o morador, esse vive ali h 26 anos e ajuda na manuteno da APP. Loteamento industrial. A Figura 11 ilustra tais usos. Impactos atuais : - introduo de fauna domstica; - deposio de lixo.

Figura 11. Usos internos e nos entornos da APP3. Medida corretiva: adequao dos limites da APP. Impactos potenciais: - predao de animais silvestres; - contaminao pelas futuras atividades industriais. Medidas preventivas: - delimitao de uma rea tampo entre a APP e as reas que possam ser futuramente ocupadas; - planejamento adequado das atividades industriais a serem instaladas.
APP 4

Localizao: limitada ao norte por uma ferrovia e pela APP5, ao oeste pela Lagoa Verde, e ao leste e sul por campos e banhados. cruzada pela Via1. Usos internos: agropecuria - Fazenda Noemia, onde numa conversa informal com os moradores desta propriedade foi relatado que nesta regio costuma aparecer diversos animais como: corujas, tatus, cobras, jaguatirica, maaricos e outros. Na Fazenda Noemia encontram-se cerca de 200 cabeas de gado. Moradores tambm relataram a presena de caadores e o acontecimento de corridas de carro na Via 7, que cruza a APP, o que tem resultado no acmulo de lixo neste local. Encontram-se presentes nessa rea uma linha de transmisso de energia de alta tenso, a Via 7 e a ferrovia que separa essa unidade da APP5. Na verdade a distino entre essas APPs meramente formal pois so reas contguas e constituem o mesmo ambiente. A Figura 12 mostra alguns desses usos.

Usos nos entornos: a rea contornada em seu limite leste pela estrada do Bolacha, que atualmente no pavimentada e tem uma baixa intensidade de trfego. Nas reas prximas tambm ocorre a pecuria. Impactos atuais: so decorrentes do uso da rea pela pecuria, do transporte ferrovirio e rodovirio, pelo uso recreativo inadequado (auto-esporte na Via 7) e pela presena de linhas de transmisso de energia. Tanto a Via 1 quanto a linha frrea, presentes na APP 4, constituem barreiras ao fluxo dgua superficial e, em alguma medida, ao subsuperficial (em funo da compactao do terreno), afetando dessa forma o padro hidrodinmico local. Podem ainda constituir uma barreira ao deslocamento de organismos terrestres de baixa mobilidade como roedores, marsupiais e rpteis. Ao atravessar tais barreiras esses animais expem-se a um maior risco de mortalidade por predao natural e atropelamento. Os moradores da Fazenda Noemia testemunharam um acidente com um jacar que morreu ao perder a cauda em um atropelamento ferrovirio.
(a) (b

(c)

(d

(e)

(f)

Figura 12. Usos internos na APP4: (a) Fazenda Noemia, (b) aves de rapina sobre a Via 1 que, ao atravessar a via pequenos animais ficam expostos a uma maior risco de captura, (c) gado pastando, (d) passagem do trem entre a APP4 e 5, e (e) e (f) lixo resultante das corridas de carro na Via 1. A pastagem por parte do gado bovino altera o padro natural da vegetao (e da paisagem), afetando a produtividade e biodiversidade do sistema. Em condies naturais, sem pastagem, a vegetao apresentaria uma maior biomassa e complexidade, o que certamente resultaria em uma maior abundncia e biodiversidade faunstica. A passagem freqente de trem representa uma fonte importante de perturbao no ambiente natural em funo do rudo e da trepidao. Alm de tais fatores estressantes, podem, ainda, serem citados o lanamento de lixo provenientes da atividade esportiva automobilstica praticada na Via 7, tais como restos de papis, cigarros, embalagens, pneus, etc. e a poluio eletromagntica produzida pelo campo eltrico gerado pelas linhas de alta tenso. Os efeitos ecolgicos desse tipo de poluio so presentemente desconhecidos. De maneira mais resumida, podemos citar como impactos atuais: - poluio area (inclui eletromagntica e por rudo), aqutica e terrestre, com deposio de resduos slidos; - alterao hidrolgica; - alterao da produtividade natural (remoo da vegetao natural pela pastagem); - modificao da paisagem; - eliminao de fauna (atropelamentos e caa). Medidas corretivas: - instalao de cercas aramadas e placas educativas; - conteno ou eliminao do gado; - fiscalizao para eliminao da caa; e - fiscalizao para eliminao de corridas de carro. Impactos potenciais: a fonte de perturbao gerada pela ferrovia em maior escala e, secundariamente pela estrada vicinal do Bolacha, ter sua importncia aumentada a medida em que aumenta o nvel de atividade industrial e porturia em Rio Grande, pois demandar um maior volume no fluxo de mercadorias, bens e servios. Espcies com alto nvel de exigncia de qualidade ambiental como os cisnes-depescoo-negro, tahs, colhereiros e flamingos, e aves migratrias ocorrentes no ecossistema regional, tendem a se afastar quando o nvel de perturbao ultrapassa seu patamar de exigncia. Alm disso, a mortalidade por atropelamento tambm pode vir a aumentar com a intensificao das atividades porturias/industriais. Outra fonte potencial de impacto que recomenda uma anlise mais aprofundada concerne ponte ferroviria que atravessa o canal que liga o Saco da Mangueira a Lagoa do Bolacha (ou Lagoa Verde). Um acidente ferrovirio com carga perigosa nessa rea seria potencialmente grave do ponto de vista ambiental, em funo da importncia ecolgica da rea, recentemente reconhecida como rea de Proteo Ambiental Municipal (APA da Lagoa Verde). Medidas preventivas:

formulao e implantao de um Plano de Conteno de Acidentes, bem como rever as condies da ponto que permite a passagem ferroviria entre as APPs 4 e 5; instalao de cortina vegetal ao longo da ferrovia e Via 7; remoo da propriedade rural.

APP 5
Localizao: limitada ao norte pelo arroio que liga a Lagoa Verde ao Saco da Mangueira, ao leste pela APP6 e ao sudoeste pela APP4. Usos internos: transporte ferrovirio, pecuria (Figura 13) semi-extensiva e caa. Usos nos entornos: os principais usos nos entornos nesta unidade so o transporte ferrovirio (j mencionado para a APP4) e o transporte rodovirio. Esse ltimo intenso na BR 392 por onde se d o fluxo de carga para rea do Distrito Industrial e porto de Rio Grande. Tal fluxo de carga pesada constitui uma fonte importante de rudo nessa APP. Em menor escala, mas mais prximo da rea, se verifica o trnsito de veculos pela estrada do Bolacha. Essa estrada no pavimentada vem tendo seu fluxo aumentado nos ltimos anos, tanto para veculos de carga vazios, como veculos leves. A Figura 14 mostra os usos presentes nos entornos da APP5.

Figura 13. Pecuria na APP3.

Figura 14. Usos nos entornos da APP5. Impactos atuais: os impactos ambientais detectados nessa APP so semelhantes aos verificados na APP4 e incluem a apropriao de biomassa vegetal por efeito da pastagem, a gerao de altos nveis de rudo em funo da ferrovia e em menor escala da rodovia, alterao hidrolgica; eliminao da fauna (atropelamento e caa). Medidas corretivas: - fiscalizao das condies de transporte e dos nveis de rudo; - eliminao da caa e a fiscalizao da mesma; - colocao de cercas (arame farpado) e placas educativas; - remoo ou conteno do gado. Impactos potenciais: o uso dos entornos pelo transporte (estrada vicinal) pode gerar, como impacto potencial, o risco de acidentes, o que inclui acidentes com cargas, veculos e incndios. A fonte de perturbao gerada pela ferrovia em maior escala e, secundariamente pela rodovia BR 392 e estrada vicinal do Bolacha, ter sua importncia aumentada a medida em que aumenta as demandas de mercadorias, bens e servios porturios/industriais. Outra fonte potencial de impacto concerne ponte rodoviria que atravessa o canal que liga o Saco da Mangueira a Lagoa do Bolacha (Ponte Preta). Um eventual acidente rodovirio com carga perigosa nessa rea poderia trazer graves conseqncias ambientais. Sobre esta ponte circulam todas as cargas perigosas que chegam ao porto de Rio Grande. Medidas preventivas: recomenda-se a tambm o desenvolvimento de uma APR tratando do transporte rodovirio que atende o setor industrial porturio de Rio Grande incluindo a preparao de um plano de contingncia, para tratar de acidentes na ponte. Recomenda-se ainda revisar urgentemente as condies de manuteno e de sinalizao da ponte rodoviria que atravessa o canal que liga o Saco da Mangueira a Lagoa do Bolacha (Ponte Preta).

APP 6
Localizao: limitada ao norte por uma rea de banhados, ao leste e ao sul por campos e ao oeste pela APP5. Usos internos: atravessada pela BR 392, caracterizada por um trfego intenso, principalmente de veculos de carga. Tambm ocorrem o uso residencial, a deposio de resduos slidos e a pecuria. Usos nos entornos: silvicultura, abastecimento e estacionamento de veculos, pecuria, transporte rodovirio e ferrovirio e pecuria. Impactos atuais: - poluio aqutica, terrestre e atmosfrica, o que inclui a gerao de rudo; - a eliminao de fauna por atropelamento; - alterao hidrolgica.

10

Medidas corretivas: - insero de cortina verde para minimizar o efeito do rudo provindo da BR 392; - remoo ou conteno do gado; - eliminao de resduos slidos, o que inclui restos de estruturas de construo. Impactos potenciais: risco de acidentes, o que inclui acidentes com cargas, veculos e incndios. Medidas preventivas: formulao e implantao de um plano de contingncia, para tratar de acidentes, fiscalizao e monitoramento das condies de transporte e rudo e realizao de uma Anlise Premilinar de Risco (APR).

Figura 15. Usos nas entornos da APP6.

APP 7
Localizao: limitada ao noroeste pelo Saco da Mangueira e ao nordeste por campos. Usos internos: a pecuria e o lanamento de esgotos. Usos nos entornos: pecuria semi-intensiva, transporte rodovirio, atividades industriais, pesca, lazer, e extrao de areia. Impactos atuais: - alterao da produtividade natural pela pastagem; - poluio industrial, pluvial, domstica e por resduos slidos. Medidas corretivas: - fiscalizao e monitoramento do lanamento de efluentes; - colocao de cercas (arame farpado) e placas educativas; - adequao dos limites da APP, alterando seu limite a partir da margem do Saco da Mangueira de 300 para 150 metros assegurando a manuteno ecolgica dos marismas e de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Rio Grande (Lei Municipal 4116/86). 11

Impactos potenciais: aumento da contaminao industrial. Medidas preventivas: regulao dos lanamentos no Saco da Mangueira, com a fiscalizao e monitoramento dos mesmos e o redirecionamento das tubulaes de efluentes industriais para reas de maior hidrodinmica (canal de acesso).

2.4. MATRIZ DE DIAGNSTICO

A matriz de diagnstico das APPs encontra-se na Tabela 5. Ela apresenta, de maneira resumida, informaes a respeito da unidade ambiental de cada APP, seu tipo de solo, vegetao dominante, usos internos e de seus arredores, os impactos ambientais atuais e potenciais e as medidas corretivas e preventivas. A referida matriz a base da descrio feita no item 2.1. Para cada impacto atual, ou seja, aquele que j vem efetivamente afetando as condies ambientais das APPs, corresponde uma (ou mais) medida corretiva e, para cada impacto potencial, aquele no se concretizou mas apresenta o risco de se tornar realidade, corresponde uma (ou mais) medida preventiva. Cada uma dessas medidas, tanto corretivas quanto preventivas, possuem seus indicadores de ao e monitoramento, prazos e responsveis pela sua efetivao, o que discutido nos itens 3.2. e 3.3.

12

Lugar para a matriz de diagnstico

13

3. PROPOSTA DE PLANO DE MANEJO DAS REAS DE PRESERVAO PERMANENTE DO DISTRITO INDUSTRIAL

3.1. DEFINIO PARTICIPATIVA DOS OBJETIVOS E METAS PARA A GARANTIA DO MANEJO SUSTENTVEL DAS APPS

Uma vez concludo os processos de caracterizao e de diagnstico ambiental onde, com a participao dos atores envolvidos, foi possvel o estabelecimento da condio de sade ambiental das APPs do Distrito Industrial de Rio Grande, foi possvel, tambm de forma participativa, definir as aes de manejo necessrias para sua sustentabilidade. Alguns princpios foram utilizados na definio das aes de manejo, com destaque para aqueles que consideram os aspectos de funo ambiental, qualidade ambiental, sustentabilidade, adequao legal e participao. Funo Ambiental: Neste princpio trabalhou-se com a considerao de que os ecossistemas presentes nas APPs produzem funes ambientais grtis para o sistema econmico que devem ser preservadas. Tais funes dizem respeito a sua capacidade produtiva (produo biolgica), gerao de biodiversidade, e produo de paisagismo de interesse social. Qualidade: Nas aes de gesto tratou-se de garantir a qualidade ambiental das APPs e de suas reas adjacentes, aqui includas a qualidade do solo, gua e ar. Sustentabilidade: Princpio que estabelece que um ecossistema (com uso humano ou no) sustentvel quando suas funes ambientais (como as supracitadas) so garantidas com o passar do tempo. Ou seja, garantem seus produtos para a economia atual e economias futuras, com adequao ambiental. Adequao Legal: Princpio bastante bvio (embora nem sempre observado) de que as aes propostas devem atender a legislao ambiental vigente. Participao: Princpio que considera que as aes propostas devem ser elaboradas no apenas pelo rgo tcnico coordenador, mas por todos (ou maioria) dos atores envolvidos com o uso, proteo e fiscalizao das APPs. O processo participativo garante no apenas a legitimidade das aes propostas, mas tambm a eficincia do processo de sua implementao e execuo. As prvias experincias em gesto ambiental tm demonstrado que uma ao normalmente s gera um resultado positivo quando conta com a participao dos atores por ela afetados (Marroni & Asmus, 2003).

Para que as aes propostas possam ser mais objetivamente estabelecidas e acompanhadas, o plano estabeleceu as metas a serem atingidas para cada ao de manejo. Da mesma forma, foram estabelecidos os indicadores relacionados s metas na forma de indicadores da realizao das aes propostas e de indicadores do efeito ambiental por elas produzido. Cabe destacar que, como um plano de gesto integrado, aqui so indicados metas e indicadores de gesto, sem a preocupao de definir seus nveis tcnicos qualitativos especficos. Tal detalhamento tcnico dever ocorrer caso a caso nas APPs afetadas (de acordo com a legislao vigente ou aps recomendaes/exigncias dos rgos de controle ambiental) atravs dos programas de

14

gesto aqui recomendados. Alguns dos indicadores de eficincia das aes propostas podem compor um programa de monitoramento ambiental (recomendado neste plano).
3.2. AES PROPOSTAS

A Tabela 6 apresenta todas as medidas corretivas e preventivas propostas. Cada uma dessas medidas caracterizada em termos de prazo de execuo, se uma ao que deve ser continuada ao longo do tempo (permanentemente efetuada) ou no, quais seus indicadores de ao e de monitoramento e quais seriam os responsveis pela sua realizao. O prazo de execuo foi classificado em curto (1,5 anos), mdio (4 anos) e longo (8 anos). Os indicadores de ao visam certificar que a medida foi efetivamente tomada. J os indicadores de monitoramento visam acompanhar o objeto da medida ao longo do tempo. Nem toda a medida possui um indicador de monitoramento, como, por exemplo, quando uma medida consiste na realizao de uma obra. Com relao aos responsveis por tornar as medidas efetivas, esses se dividem em trs classes diferentes: (1) execuo, quem realizar a medida; (2) fiscalizao, quem verificar se a medida realmente est sendo realizada; e (3) financiamento, quem dever assumir os encargos envolvidos na realizao da medida. Lugar para a matriz de ao

15

Medidas de curto prazo


Fiscalizao das condies de manuteno e segurana dos veculos reas beneficiadas: APP1 e APP6. Metas: - reduzir as emisses de poluio area, incluindo a poluio sonora, e poluio aqutica, via guas de escoamento provindas das estradas; - diminuir o risco de acidentes, que podem levar a incndios e derrames/liberao de cargas perigosas. Locais de ao: via 1, Avenida Porturia e BR 392. Indicador de ao: programa de fiscalizao estabelecido e operacional. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e potencialmente DETRAN; - Fiscalizao: SEDAI , potencialmente DETRAN e FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado e Fundo para Suporte a Gesto Ambiental do DIRG (ver item Papel dos principais atores) Realizao de uma Anlise Preliminar de Risco (APR) reas beneficiadas: APP1, APP2 e APP 6. Meta: determinar a probabilidade de ocorrncia de acidentes e sua gravidade na Via 1 e Via 9. Locais: Via 1, Via 7 e BR 392. Indicador de ao: anlise realizada. Responsabilidades: - Execuo: consultor; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Fundo para Suporte a Gesto Ambiental e empresas estabelecidas no Setor 3 (essas ltimas em funo da APP1). Conteno ou eliminao do gado reas beneficiadas: APP4, APP5 e APP6. Metas: restabelecer a produtividade natural do ambiente (biomassa vegetal), que, por sua vez, pode servir de alimento e/ou habitat para a fauna local. Locais de ao: a rea das prprias APPs 4, 5 e 6. Indicador de ao: ocorrncia de gado. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI; - Fiscalizao: FEPAM; - Financiamento: proprietrio do gado. Fiscalizao para a eliminao da caa reas beneficiadas: APP4 e APP5. Metas: eliminar a mortalidade por caa de animais silvestres. Locais de ao: a rea das prprias APPs 4 e 5. Indicador de ao: eliminao das atividades de caa. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e FEPAM; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: -----

16

Fiscalizao para a eliminao das corridas de carro rea beneficiada: APP4. Metas: - evitar a mortalidade de fauna por atropelamento; - diminuir a poluio area (gases emitidos e rudo) e deposio de resduos slidos; - evitar o afugentamento da fauna por rudo. Local de ao: Via 7. Indicador de ao: eliminao da atividade. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e FEPAM; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: ----Reviso das condies da ponte sobre o arroio que liga o Saco da Mangueira Lagoa do Bolacha rea beneficiada: APP5. Meta: evitar acidentes, o que pode levar a liberao de substncias perigosas aos ambientes circundantes. Local de ao: ponte da ferrovia que passa sobre o arroio que liga o Saco da Mangueira Lagoa do Bolacha. Indicador de ao: Laudo tcnico concludo e programa de manuteno estabelecido e operacional. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e empresa contratada; - Fiscalizao: SEDAI e potencialmente ANTT; - Financiamento: Fundo para Suporte a Gesto Ambiental. Eliminao de resduos slidos rea beneficiada: APP6. Meta: eliminar a poluio qumica e visual proveniente dos depsitos de lixo clandestino e restos de construo. Local de ao: APP6, ao longo do trecho abandonado da Estrada do Bolacha. Indicador de ao: resduos slidos removidos. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado. Fiscalizao e monitoramento dos lanamentos de efluentes (insdustriais e domsticos) rea beneficiada: APP7. Meta: controlar a poluio aqutica proveniente de esgotos domsticos e industriais. Locais de ao: - os efluentes industriais antes do lanamento; - margem do Saco da Mangueira (para a deteco de esgotos clandestinos); e - Saco da Mangueira propriamente dito (para a verificao das concentraes pslanamento). Indicador de ao: Programa de fiscalizao estabelecido e operacional. Responsabilidades: - Execuo: FEPAM e empresas emissoras;

17

Fiscalizao: FEPAM e empresas emissoras; Financiamento: FEPAM e empresas emissoras.

Adequao dos limites da APP3 e APP7 rea beneficiada: mata da figueiras na rea aproximada da APP3, APP7 e unidades industriais ao longo do Saco da Mangueira. Meta: envolver completamente a mata de figueiras na delimitao da APP3 e evitar o superdimensionamento da APP7 (ver item 2.3). Local de ao: APP3 e APP7. Indicador de ao: Limites redefinidos e legalmente acatados. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e, para a APP7, tambm consultores; - Fiscalizao: FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado.

18

Medidas de mdio prazo


Implantao de um sistema de tratamento de guas pluviais reas beneficiadas: APP1 e APP2. Meta: diminuir as taxas de escoamento de gua para as APPs, aumentando o tempo de degradao dos materiais que porventura sejam carreados por essas guas, diminuindo o seu potencial poluidor/txico. Locais: Via 1 e Via 7. Indicador de ao: obra concluda e laudo tcnico realizado. Responsabilidades: - Execuo: empresa contratada; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: empresas instaladas no Setor 3 (Via 1) e Governo do Estado (Via 7). Implantao de um Programa Ambiental no Setor 3 do Distrito Industrial rea beneficiada: APP1. Meta: criar rotinas de cuidado ambiental nas atividades de armazenamento e transporte de carga no Setor 3 do Distrito Industrial. Local: Setor 3 do Distrito Industrial. Indicador de ao: programa implementado e operacional. Responsabilidades: - Execuo: empresas instaladas no Setor 3 e consultores; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: empresas instaladas no Setor 3. Implantao de um Plano de Conteno de Acidentes reas beneficiadas: APP1, APP2, APP4, APP5 e APP6. Meta: gerar mecanismos que agilizem a resposta a acidentes, determinando quais as aes a serem tomadas e por quem. Locais: Setor 3 do Distrito Industrial (incluindo a Via 1 e Avenida Porturia), Via 7, estrada de ferro RFFSA (incluindo a ponte sobre o canal que liga o Saco da Mangueira Lagoa do Bolacha) e BR 392. Indicador de ao: programa implementado e operacional. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e consultores; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Fundo para Suporte a Gesto Ambiental. Definio e implantao de zona tampo rea beneficiada: APP3. Meta: definio e regulamentao de zona de amortecimento a fim de minimizar efeitos adversos sobre a mata de figueiras. Local: Setor 4 do Distrito Industrial. Indicador de ao: zona tampo definida e implementada. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e consultores; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado.

19

Preveno contra a instalao de atividades potencialmente poluidoras no entorno da APP3 rea beneficiada: APP3. Meta: manter a zona tampo da APP3 livre de atividades potencialmente prejudiciais. Local: Setor 4 do Distrito Industrial. Indicador de ao: zona tampo definida e implementada. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI e consultores; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado. Instalao de cercas aramadas e placas educativas reas beneficiadas: APP4, APP5 e APP7. Meta: evitar o acesso do gado e de pessoas s reas e informar sobre a presena de reas de preservao permanente, o que inclui avisos sobre reduo de velocidade dos veculos. Locais: APP4, APP5 e APP7. Indicador de ao: cercas e placas educativas instaladas. Responsabilidades: - Execuo: consultores e empresa contratada; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado e Fundo para Suporte a Gesto Ambiental. Instalao de cortina vegetal reas beneficiadas: APP4, APP5 e APP6. Meta: reduzir os nveis de rudo nas reas das APPs e, eventualmente, as taxas de atropelamento de fauna. Locais: ao longo da Via 7, na poro que corta a APP4, ao longo da ferrovia entre as APPs 4 e 5 e ao longo da BR 392 que corta a APP6. Indicador de ao: cortina vegetal plantada. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI, consultores e empresa contratada; - Fiscalizao: FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado (plantio) e Fundo para Suporte a Gesto Ambiental (manuteno). Fiscalizao e monitoramento dos lanamentos de esgoto no Saco da Mangueira rea beneficiada: APP7. Meta: manter as concentraes de poluentes dentro dos nveis permitidos no Saco da Mangueira. Local: emissrios das indstrias e eventuais pontos de esgoto domstico clandestino ao longo da margem da APP7. Indicador de ao: programa de fiscalizao estabelecido e operacional. Responsabilidades: - Execuo: FEPAM e empresas emissoras; - Fiscalizao: FEPAM e empresas emissoras; - Financiamento: FEPAM e empresas emissoras.

20

Medidas de longo prazo


Restabelecimento do leito original do Arroio dos Macacos reas beneficiadas: APP1 e APP2. Meta: restabelecer o padro hidrolgico do local. Locais: APP1 e APP2. Indicador de ao: obra concluda e laudo tcnico realizado. Responsabilidades: - Execuo: empresa contratada; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Fundo para Suporte a Gesto Ambiental e Governo do Estado. Remoo da propriedade rural rea beneficiada: APP4. Meta: eliminar atividades agropecurias no local, que inserem fauna domstica, afugentando a fauna silvestre e diminuindo a produtividade natural. Local: APP4. Indicador de ao: propriedade rural removida. Responsabilidades: - Execuo: SEDAI; - Fiscalizao: SEDAI e FEPAM; - Financiamento: Governo do Estado.

21

You might also like