You are on page 1of 8

Processo Seletivo para ingresso de alunos na Orquestra Jovem do Estado de So Paulo em 2012

Dispe sobre o primeiro Processo Seletivo para preenchimento das vagas abertas na Orquestra Jovem do Estado de So Paulo no incio de 2012

A Santa Marcelina Cultura, Organizao Social, inscrita no CNPJ/MF sob o nmero 10.462.524/0001-58, com sede no Largo General Osrio, 147, Luz, em So Paulo, SP, responsvel pela Gesto da Escola de Msica do Estado de So Paulo Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) por fora do contrato de gesto n 31/2008 celebrado com a Secretaria de Estado da Cultura de So Paulo, TORNA PBLICAS as normas relativas ao Processo Seletivo para ingresso de alunos na Orquestra Jovem do Estado de So Paulo (OJESP) no ano de 2012. O Processo Seletivo da OJESP 2012 tem por objetivos selecionar e classificar os candidatos por meio de avaliao do conhecimento musical e tcnico do candidato. IMPORTANTE: Os candidatos aprovados que no so alunos da EMESP Tom Jobim devero obrigatoriamente se inscrever em pelo menos um dos Cursos Livres ou de Formao, oferecidos pela Escola, em vagas especificamente abertas para tal fim.

Vagas oferecidas
A OJESP oferece neste Processo Seletivo vagas aos seguintes instrumentos:
INSTRUMENTO Clarinete Contrabaixo Fagote Flauta Harpa Obo Percusso Piano Tmpano Trombone Trombone baixo Trompa Trompete Tuba Viola Violino Violoncelo VAGAS 3* 8 3 3 ** 1 3 *** 4 1 1 2 1 4 3 1 12 30 10

* Uma das 3 vagas para instrumentistas que tambm toquem CLARINETE BAIXO. ** Uma das 3 vagas para instrumentistas que tambm toquem PICCOLO. *** Uma das 3 vagas para instrumentistas que tambm toquem CORNE INGLS.

Limites de idade para ingresso na OJESP


Os candidatos devem ter at 26 anos (nascidos a partir de 01/01/1985).

Do Programa artstico-pedaggico
A OJESP ser composta por 90 integrantes e ter uma agenda anual que contemplar de sete a nove programas com at 20 concertos, na sua maioria, na Sala So Paulo. Na programao est tambm uma apresentao que integrar a temporada 2012 do Mozarteum Brasileiro. A agenda foi programada de modo que os ensaios e concertos fiquem concentrados ao longo de duas semanas consecutivas, num total de at 20 semanas de trabalho por ano. Os ensaios ocorrero no perodo da tarde (segundas, quartas e sextas) e da noite (de segunda a sexta), havendo a possibilidade de ensaios gerais nos sbados pela manh. O calendrio final dos ensaios e concertos ser informado no incio dos ensaios que est programado para o dia 27 de fevereiro. Durante o ano, os bolsistas da OJESP trabalharo com os regentes Claudio Cruz, Frank Shipway e Joo Maurcio Galindo, alm de outros possveis convidados. Os bolsistas iro receber uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.000,00 (Mil reais) por dez meses (de maro a dezembro de 2012).

Das inscries
As inscries para as vagas abertas em 2012 devero ser feitas a partir do dia 25/11/2011 at as 17h00 do dia 14/12/2011. As inscries sero feitas por meio do site (www.emesp.org.br) dentro do perodo mencionado. da EMESP Tom Jobim

A lista geral dos candidatos inscritos, com local, data e hora de prova designados, ser publicada no dia 16/12/2011 nos murais da EMESP Tom Jobim e no site da Escola (www.emesp.org.br). Antes de se inscrever, o candidato dever tomar conhecimento das normas e condies estabelecidas neste Edital, das quais no poder alegar desconhecimento em nenhuma hiptese.

Da forma de avaliao
Prova prtica, com a realizao de atividades especificamente designadas no Anexo I deste Edital, de acordo com o instrumento pretendido.

Pg. 2

As provas prticas sero aplicadas nos dias 19 e 20 de dezembro na EMESP Tom Jobim, situada no Largo General Osrio, 147, Luz, em So Paulo, SP, entre 8h30 e 21h30. Cada prova ser realizada pontualmente nos dias e horrios divulgados na lista de inscritos. No haver, sob hiptese alguma, alterao de datas e/ou horrio de provas para nenhum candidato. Os candidatos devero comparecer ao local de prova com antecedncia mnima de 30 minutos para o horrio de incio de sua prova, munidos da Confirmao de Inscrio e/ou Protocolo de Solicitao de Inscrio e documento de identificao. O no comparecimento ou atraso de qualquer candidato implicar na impossibilidade de realizar a prova e significar sua eliminao do Processo Seletivo. O candidato que no apresentar documento de identificao com foto no poder participar da prova e ser considerado ausente, sendo excludo do Processo Seletivo. Os candidatos devero providenciar as partituras e apresentar uma cpia para a Banca Examinadora durante a realizao da avaliao. Todos os candidatos devero portar seus prprios instrumentos para a prova prtica, exceo dos inscritos para piano e harpa. Os candidatos aos cursos de contrabaixo acstico e percusso, se assim desejarem, podero utilizar os instrumentos da Emesp, que estaro disponveis nos locais de prova. A Banca Examinadora tem a prerrogativa de ouvir apenas trechos das msicas requisitadas, se assim achar suficiente para a avaliao. Nas provas prticas sero observados os seguintes aspectos musicais: fluncia no instrumento, musicalidade, ritmo, sonoridade, dinmica e postura.

Dos critrios de avaliao e classificao


No Processo Seletivo, diante do desempenho do candidato na prova, a Banca Examinadora atribuir notas que variam de 0 (zero) a 10 (dez) aos candidatos. A Banca Examinadora da prova ser composta por msicos de reconhecida atuao no meio musical. Cada nota atribuda por integrante da Banca Examinadora ter igual peso na nota da prova, sendo considerada a nota final a mdia ponderada. Os candidatos que obtiverem nota final abaixo de 7,0 na prova sero automaticamente eliminados do Processo Seletivo.

Pg. 3

Da divulgao dos resultados


O resultado final deste Processo Seletivo, com a lista de classificao final dos candidatos, ser divulgado no site da EMESP Tom Jobim e afixado na Escola no dia 10/01/2012. Com a divulgao do resultado final, sero convocados para matrcula candidatos aprovados em ordem de classificao, conforme o nmero de vagas disponveis. Os candidatos considerados aptos e no convocados de imediato integraro lista de suplentes.

Do prazo de validade do processo seletivo


A lista final de classificados ter validade para fins de suplncia at o dia 30 de abril de 2012, podendo esse prazo ser prorrogado a critrio da EMESP Tom Jobim.

Da matrcula dos candidatos aprovados


Os candidatos aprovados e convocados devero realizar sua matrcula pessoalmente junto Secretaria da EMESP Tom Jobim entre os dias 16 e 24 de janeiro de 2012. Somente aps a concluso das matrculas da primeira lista de convocados ser iniciada a convocao de suplentes para as vagas no preenchidas. Para realizar a matrcula, o candidato aprovado dever apresentar: duas fotos 3x4, cpia de documento de identidade (RG), cpia do CPF e cpia de comprovante de residncia. O candidato que no possuir nmero de CPF poder informar para fins de matrcula o CPF de seu responsvel legal. Os bolsistas que se matricularem sero obrigados a cursar pelo menos 1 (hum) dos cursos, livres ou de formao, oferecidos pela EMESP Tom Jobim, cumprindo o mnimo de frequncia e obtendo aproveitamento em todas as matrias que compem seu currculo.

Disposies Finais
O correto preenchimento da ficha de inscrio e a veracidade dos dados fornecidos so de inteira responsabilidade do candidato. O ato de submisso da ficha de inscrio significa o completo conhecimento e concordncia do candidato ou seu responsvel legal em relao s normas contidas neste Edital.

Pg. 4

A EMESP Tom Jobim no se responsabiliza por problemas na inscrio via internet, motivadas por falhas de comunicao ou congestionamento das linhas de comunicao que venha a impossibilitar a transferncia e o envio ou recebimento de dados e comunicaes referentes a este Processo Seletivo. Mais informaes e detalhes sobre o Processo Seletivo esto disponveis no site da EMESP Tom Jobim (www.emesp.org.br), onde tambm se encontram as ferramentas para Comunicao online com a Escola.

So Paulo, 25 de novembro de 2011

Pg. 5

ANEXO I
*VIOLINO 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: Mozart - n. 3, 4 ou 5 Haydn - Sol Maior Bach - l menor Viotti - n. 21 ou 22 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * VIOLA 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: Stamitz Hoffmeister J. Christian Bach 2 ou 4 movimento do concerto de Tellemann 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * VIOLONCELO 1) Uma pea a ser escolhida dentre as citadas abaixo: J. HAYDN, Concerto em D Maior (1 movimento) J. Christian Bach - 1 movt do Concerto Saint-Sans - Allegro Apassionatto 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * CONTRABAIXO (Candidatos devem trazer o Arco) 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: BOTTESINI - Concerto em si menor Dragonetti - L Maior 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * TROMPETE 1) Neruda Concerto em mi bemol maior 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * TROMBONE 1) Uma pea a ser escolhida dentre as citadas abaixo: Ballade for Trombone, de EUGENE BOZZA F. David - 1 movimento do concerto

Pg. 6

2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

* TROMBONE BAIXO 1) Concertino de Ernest Sachse 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * TUBA 1) Concertino, de J. CURNOW 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * TROMPA 1) 1 movimento de um dos concertos Mozart - n 3 ou n 4 STRAUSS - Concerto n 1 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * CLARINETE 1) 1 movimento do Concerto de Mozart 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista 4) Candidatos interessados a concorrer a vaga de CLARINETE BAIXO devero preparar, alm da pea do Item 2, uma outra pea de livre escolha neste instrumento.

* FLAUTA 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: Mozart - Sol Maior Mozart - R Maior 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista 4) Candidatos interessados a concorrer a vaga de PICCOLO devero preparar, alm da pea do Item 2, uma outra pea de livre escolha neste instrumento. * OBO 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: Haydn Lebrun Mozart 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista 4) Candidatos interessados a concorrer a vaga de CORNE INGLS devero preparar,

Pg. 7

alm da pea do Item 2, uma outra pea de livre escolha neste instrumento.

* FAGOTE 1) MOZART Concerto (1 e 2 movimentos, com cadncia); 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * PIANO 1) tocar, de J.S. BACH, um Preldio e Fuga de livre escolha; 2) tocar um movimento Allegro de Sonata clssica (HAYDN, MOZART ou BEETHOVEN); 3) tocar um Estudo de CHOPIN (op. 10 e 25), LIZST (Estudos Transcendentais) ou RACHMANINOFF (op. 33 e 39); 4) Leitura primeira vista * HARPA 1) tocar uma pea de livre escolha 2)Tchaikovsky: "O Quebra Nozes" (bal), tocar a cadncia da Valsa das Flores

* PERCUSSO (os candidatos tero disposio tmpanos, caixa-clara e xilofone, devendo trazer as baquetas) 1) Execuo das obras abaixo: a) Tmpanos Estudo n 1, de VICK FIRTH; b) Caixa-clara Test Claire, de JACQUES DELECLUSE; c) Xilofone 1 movimento do Concerto de Violino em L Menor, de JOHANN SEBASTIAN BACH 2) Leitura primeira vista

Pg. 8

You might also like