You are on page 1of 9

tomo

sobre Fsica Por Prof. Luiz Roberto Cupido profcupido@horizon.com.br O tomo Todas as substncias so formadas de pequenas partculas chamadas tomos. Para se ter uma idia, eles so to pequenos que uma cabea de alfinete pode conter 60 milhes deles. Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matria formada por tais partculas, as quais chamaram tomo, que significa indivisvel. Os tomos porm so compostos de partculas menores: os prtons, os nutrons e os eltrons. No tomo, os eltrons orbitam no ncleo, que contm prtons e nutrons. Eltrons so minsculas partculas que vagueiam aleatoriamente ao redor do ncleo central do tomo, sua massa cerca de 1840 vezes menor que a do Ncleo. Prtons e nutrons so as partculas localizadas no interior do ncleo, elas contm a maior parte da massa do tomo.

O Interior do tomo No centro de um tomo est o seu ncleo, que apesar de pequeno, contm quase toda a massa do tomo. Os prtons e os nutrons so as partculas nele encontradas, cada um com uma massa atmica unitria. O Nmero de prtons no ncleo estabelece o nmero atmico do elemento qumico e, o nmero de prtons somado ao nmero de nutrons o nmero de massa atmica. Os eltrons ficam fora do ncleo e tem pequena massa.

H no mximo sete camadas em torno do ncleo e nelas esto os eltrons que orbitam o ncleo. Cada camada pode conter um nmero limitado de eltrons fixado em 8 eltrons por camada.

Caractersticas das Partculas: Prtons: tem carga eltrica positiva e uma massa unitria. utrons: no tem carga eltrica mas tem massa unitria. Eltrons: tem carga eltrica negativa e quase no possuem massa. Estudo do tomo Em 1911 o fsico neozelands Ernest Rutherford fez sua "experincia da disperso" para suas novas descobertas sobre a estrutura do tomo e dela surgiu a base para o modelo de tomo que estudamos at os dias de hoje.

Rutherford bombardeou uma fina camada de ouro com partculas alfa (partculas atmicas emitidas por alguns tomos radioativos), sendo que a maioria atravessou a lmina, outras mudaram ligeiramente de direo e algumas rebateram para trs. Ele concluiu que isso acontecia porque em cada tomo de ouro h um denso ncleo que bloqueia a passagem de algumas partculas. Fsica uclear O estudo do ncleo (centro) do tomo chamado Fsica Nuclear. Como resultado desse estudo os cientistas descobriram maneiras de dividir o ncleo do tomo para liberar grandes quantidades de energia. Ao se partir um ncleo, ele faz com que muitos outros se dividam, numa reao nuclear em cadeia. Nas usinas nucleares as reaes so controladas e produzem luz e calor para nossos lares. Usinas nucleares produzem artificialmente grandes quantidades de energia. O Sol a maior fonte de energia nuclear. A cada segundo no interior do Sol, ocorrem milhes de reaes nucleares em cadeia, pois, o intenso calor do Sol fazem com que seus tomos se choquem uns contra os outros e simulam em reaes conhecidas como fuso nuclear. O ncleo de cada tomo libera energia que sentimos na forma de calor e enxergamos na forma luz. Enormes exploses de energias, chamadas de protuberncias solares, ocorrem ocasionalmente na superfcie do Sol. Fsica de Partculas Tudo que conhecemos consiste em minsculos tomos, que so formados por partculas ainda menores e a Fsica de Partculas o estudo dessas ltimas que constituem os mais bsicos blocos formadores da matria no universo. O estudo das partculas d aos cientistas o conhecimento amplo do Universo e da natureza da matria. Grande parte deles concorda que o universo se formou numa grande exploso, chamada de Big Bang. Segundos aps o Big Bang, acredita-se que as partculas atmicas e a radiao eletromagntica foram as primeiras coisas que passaram a existir no Universo. Partculas Fundamentais Os fsicos dividem as partculas atmicas fundamentais em trs categorias: quarks, lptons e bsons. Os lptons so partculas leves como o eltron. Os bsons so partculas sem massa que propagam todas as foras do Universo. O glon, por exemplo, um bson que une os quarks e estes formam os prtons e os nutrons no ncleo atmico. Os quarks se combinam para formar as partculas pesadas, como o prton e o nutron. As partculas formadas pelos quarks so chamadas hdrons. Tal como outras partculas tem cargas diferentes, tipos diferentes de quarks tem propriedades distintas, chamadas "sabores" e "cores" , que afetam a forma de como eles se combinam.

Acelerador de Partculas Partculas atmicas so estudadas com o uso dos aceleradores de partculas, as quais so mquinas complexas que disparam partculas atmicas a velocidades altssimas, fazendo-as colidir com outras. Tais colises expem novas partculas que podem ser analisadas. H dois tipos de aceleradores: Circular: As partculas so disparadas em crculos cada vez mais rpidos, por meio de poderosas foras eltricas e quando ganham suficiente rapidez so soltas em uma trilha central onde colidem com partculas alvo. Linear: So disparadas duas trajetrias de partculas em alta velocidade, uma contra a outra.

Nos dois tipos de aceleradores de partculas acima, as trajetrias so registradas e as informaes so fornecidas a computadores, que investigam as novas partculas. Fisso uclear H dois tipos de reao nuclear: a fisso e a fuso. As usinas nucleares usam a fisso para produzir sua energia. Partculas atmicas que se movem com grande rapidez, chamadas nutrons, so atiradas contra o ncleo do tomo para dividi-lo. Essa diviso chamada fisso e faz com que os outros tomos tambm se dividam, numa reao em cadeia. Nesse processo, um pouco da massa (o nmero de partculas pesadas dentro do tomo) se perde, convertendo-se em imensas quantidades de energia.

Ao se iniciar uma reao de fisso nuclear, uma partcula rpida chamada nutron disparada contra o ncleo de um tomo de Urnio 235. O nutron de alta velocidade, tem potncia suficiente para penetrar no interior do ncleo onde absorvido, em seguida, o ncleo se divide em duas partes num processo chamado fisso. Essa fisso produz mais dois ou trs nutrons que vo dividir mais ncleos numa reao em cadeia. Cada vez que um tomo sofre uma fisso, libera grande quantidade de energia.

Reaes ucleares em Cadeia Urnio-235 uma forma de urnio utilizada em reaes nucleares em cadeia, por que seus tomos instveis se desintegram facilmente. Se o fragmento de urnio ultrapassar certo tamanho (conhecido como massa crtica), seus tomos se desintegram automaticamente. A massa crtica de urnio-235 eqivale a mais ou menos o tamanho de uma bola de tnis. Se for maior, os tomos automaticamente se desintegram e cada um, por sua vez, libera dois ou trs nutrons. Cada nutron desintegra o ncleo de dois ou trs tomos. A cada vez que um tomo se desintegra, enorme quantidade de energia liberada. Uma reao em cadeia, no controlada, prosseguiria indefinidamente.

Reatores de Fisso uclear Os reatores de fisso produzem energia nuclear em usinas geradoras. No centro do reator, h barras cilndricas de urnio-235, cujos tomos se desintegram em reaes nucleares em cadeia.

As reaes so intensificadas e diminudas, ou mesmo interrompidas, por um moderador (usualmente grafita), por barras de boro ou cdmio. As energias dessas reaes aquece gua ou dixido de carbono. Isso produz o vapor. O reator de fisso alojado no interior de uma cpula de paredes de concreto. Por segurana, no centro ou ncleo do reator as barras de urnio combustvel ficam sob 10,5 m de gua.

Termos ucleares Existem muitos termos especiais para descrever os processos e os equipamentos usados nas usinas geradoras de energia. Os mais freqentes esto relacionados a seguir: Lixo Nuclear: O lixo nuclear o material radioativo j usado, que precisa ser descartado com segurana. extremamente perigoso, pois emite ondas de alta freqncia, chamadas radiao, capazes de danificar tecidos vivos. A radiao pode perdurar por milhares - e, alguns casos milhes de anos. O lixo nuclear produzido em laboratrios de pesquisa, usinas, hospitais, bem como nos reatores nucleares de fisso. Mas a maior parte do lixo "quente" provm dos reatores. Parte do lixo pode ser reprocessada para a produo de novo combustvel nuclear, mas o restante tem de ser enterrado, ou tratado em usinas especiais. Guardar o lixo nuclear difcil, porque h sempre o perigo de um vazamento. Reatores Rpidos: Funcionam de forma semelhante aos de fisso nuclear. A diferena que, fornecem energia para o presente, eles criam o combustvel para as reaes futuras. Fuso do Ncleo do Reator: Se sair do controle devido a falha mecnica, a reao em cadeia que ocorre no interior do reator far com que o ncleo desse reator se funda, quando a intensidade do calor crescer. Finalmente, o ncleo do reator poder explodir ou queimar juntamente com o restante do reator, disso resultando efeitos desastrosos. Em 1986, na usina de Chernobyl, na Ucrnia, um dos reatores explodiu e ficou queimando durante duas semanas, at que o incndio foi, finalmente, extinto. Fuses parciais j ocorreram em acidentes ocorridos em vrias outras usinas nucleares. Sistema de Refrigerao: Um refrigerante um fludo utilizado para remover o calor de um sistema, seja para controlar a temperatura, seja para transportar o calor para outra parte. Nas reaes nucleares, o refrigerante usado para transferir o calor gerado durante a reao, do ncleo do reator para a usina onde ser convertido em eletricidade. Barras de Controle: So inseridas no ncleo dos reatores nucleares. Quando elas penetram no ncleo do reator, a reao da cadeia dos tomos que se desintegram diminui de velocidade; quando so retidas, a reao aumenta de velocidade. As barras de controle contm os elementos boro ou cdmio, que absorvem nutrons produzidos pela reao. Isso garante que a reao prossiga equilibradamente. As barras tambm podem ser usadas para parar totalmente a reao em cadeia no caso de uma emergncia. Moderador: Um nutron de baixa velocidade causar uma reao de fisso de maior probabilidade do que um nutron rpido. Movendo-se muito depressa, o nutron pode ricochetear contra um tomo vizinho, em vez de desintegr-lo. Muitos reatores necessitam de um moderador para manter o andamento de uma reao em cadeia, diminuindo a velocidade dos nutrons. O moderador se localiza no ncleo do reator; pode-se usar vrios materiais, inclusive gua e grafita. Fuso uclear A fuso nuclear um tipo de reao que produz imensas quantidades de energia. Ela ocorre naturalmente no interior do Sol, gerando a energia trmica que necessitamos para sobreviver na Terra. A temperaturas de 14.000.000 C (quatorze milhes de graus Clcius), os ncleos de dois tomos de hidrognio se fundem ou unem. No processo, um pouco de massa perdida e convertida em energia.

No sol, onde a fuso nuclear ocorre naturalmente, os ncleos de tipos de gs hidrognio se fundem formando o gs hlio e mais uma partcula atmica chamada nutron. Nesse processo se perde uma pequena quantidade de massa que se converte em enorme quantidade de energia. As temperaturas extremamente altas que existem no Sol, fazem com que este processo se repita continuamente.

Reatores de Fuso uclear Para alcanar as temperaturas necessrias para a fuso nuclear, os tomos de hidrognio so aquecidos em um reator de fuso. Os ncleos dos tomos so separados dos eltrons (partculas com carga eltrica negativa) e se forma um tipo especial de matria chamado plasma. Para que os ncleos separados de hidrognio possam se fundir, o plasma deve ser conservado a temperatura de aproximadamente 14.000.000 C (quatorze milhes de graus Clcius). O campo eletromagntico dentro do reator, mantm as altas temperaturas necessrias para a fuso nuclear. Ainda esto sendo feitas pesquisas para fundir ncleos de hidrognio em larga escala, nos experimentos de fuso da Joint European Torus, na Inglaterra.

Relgio Atmico A medio do tempo para fins cientficos deve ser muito precisa e o Relgio Atmico o mais preciso de todos que existem atualmente. Ele mede as diminutas trocas de energia do interior dos tomos do metal Csio. Por serem muito regulares, as trocas criam um padro preciso para medir o tempo. O Relgio Atmico mede as vibraes naturais dos tomos de Csio. Eles vibram mais de 9 bilhes de vezes por segundo, com isso, o Relgio Atmico atrasar poucos segundos a cada 100.000 anos.

You might also like