You are on page 1of 7

UNEB UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA CINCIAS DA COMPUTAO

PAULO SANTOS DE JESUS

Tarefa 1 Queremos uma nova Educao?"

SIMES FILHO-BA 2011

PAULO SANTOS DE JESUS

Tarefa 1 apresentada ao curso de Licenciatura em Cincias da Computao da Universidade Estadual da Bahia, da disciplina Pesquisa e Pratica Pedaggica em Computao I, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Licenciado em Cincias da Computao. Orientadora: Rita Selma

SIMES FILHO-BA 2011

Leiam o texto, "Queremos uma nova educao ou vamos informatizar a velha? " em seguida em grupos

de trs componentes elaborem um texto que associe a temtica tratada no texto com a seguinte afirmao: "O Crescimento da oferta de cursos EAD tem possibilitado um crescimento do nmero de profissionais de nvel superior no mercado de trabalho" Leve em considerao no seu texto os seguintes aspectos: - Qualidade de ensino; - Atendimento a demanda reprimida de acesso a educao superior; - Recursos tecnolgicos como elementos inclusivos; - "Flexibilidade" na conduo do processo de aprendizagem.

A interveno da tecnologia no cenrio educacional brasileiro tem se tornado, sobretudo nos ltimos 10 anos, um fator preponderante para o aumento da oferta de vagas e a possibilidade de formao de mais indivduos em todo pas. Neste sentido, os recursos digitais se tornam uma importante ferramenta para o desenvolvimento de importantes polticas pblicas em educao e como elemento de incluso social. Em funo de um sistema presencial pblico que desde os anos 70 mostrava sinais de impossibilidade de atender demanda sempre crescente, e com uma conseqente malha privada que se constitua como uma impossibilidade para muitos alunos que no tinham condies econmicas de se manter num curso de graduao, a educao a distncia se projeta como uma opo passvel dentro do universo social de muitos brasileiros. O mercado de trabalho, por sua vez, impulsiona uma constante especializao, promovendo os profissionais que esto aptos a conhecer novos mtodos e tcnicas em seu campo de atuao, permitindo a criao de trabalhadores munidos de conhecimentos e tcnicas mais avanadas, com o intuito de melhorar a qualidade e a produtividade de produtos e servios. As estatsticas mostram que houve um aumento exponencial da quantidade de cursos em diversas reas. O grfico 1 nos mostra que houve um aumento de 3.980% na quantidade de cursos EAD entre os anos de 2000 a 2007 no Brasil.

Grfico 1 Evoluo dos cursos EaD Brasil: 2000-2007 Fonte: MEC/INEP/CENSO.

Apesar dos avanos, as transformaes que sucedem em educao ocorrem a passos morosos, descompassados entre a realidade e o planejamento futuro. Existe uma parcela significativa de professores que ainda desconhecem as potencialidades dos sistemas digitais para a escola, no possuindo esclarecimento tcnico de operao de computadores e seus benefcios, relegando

seu fazer pedaggico a um marasmo no processo educacional. No compreendem que tais aparatos da tecnologia fazem parte da vivncia dos alunos em seu cotidiano, e, como tal, no deveria ser desvinculado da escola. Assim, para muitos, mais fcil continuar estabelecendo o velho parmetro de uma escola tradicional, onde sua ao social est desvinculada do contexto da coletividade, fazendo-a parecer uma ilha, distante das relaes do dia-a-dia das pessoas. Os problemas educacionais do pas devido sua continentalidade, complexa diviso da renda, condies do cenrio poltico e econmico tem trazido consequncias desastrosas para o nvel educacional da nao. H um desnvel perceptvel da qualidade da educao nas vrias regies do Brasil, acentuando as diferenas e criando um verdadeiro distanciamento para a resoluo das questes. Neste sentido, o desenvolvimento das polticas pblicas para a educao deve promover a capacitao de um nmero maior de indivduos em seus respectivos estados, possibilitando o acesso em locais onde no existe oferta ou esta se mostra pequena, garantindo a entrada destes sujeitos tanto na graduao quanto nas instncias da educao bsica a partir dos mecanismos computacionais que permitem uma significativa reduo dos custos e a possibilidade da comunicao entre pessoas de posies geogrficas distintas, diminuindo a dimenso espaotempo (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000).
No se trata apenas de equipar instituies com equipamentos de ponta e deix-los a disposio do alunado, mas, sobretudo, de constituir uma planificada rede de ensino, balizadas em estruturas pedaggicas consistentes capazes de instituir um ensino onde exista o questionamento, o dilogo, o comprometimento de ambas as partes para desaguar numa aprendizagem de qualidade. Pode-se citar,

dentro os objetivos das propostas pblicas para a educao:


[...] a expanso do ensino em todos os nveis (fundamental, mdio e superior); a incluso social (por meio do acesso, da permanncia e da qualidade da aprendizagem para a populao menos favorecida economicamente); a qualificao de professores por meio de programas de aperfeioamento e a oferta de ensino de qualidade em todos os cantos do pas. (GOMES, 2009, p. 52).

Um dos aportes das novas tecnologias educacionais seu carter abrangente, permitindo alcanar elevado nmero de pessoas ao mesmo tempo, buscando reduzir as demandas educacionais insatisfeitas, uma que existe uma sensvel diferena entre a oferta e a procura de vagas para o ensino superior. Neste vis, a educao a distncia uma proposta que possvel dentro a estrutura econmica de muitos lares brasileiros, permitindo, em funo de uma rotina de trabalho muito diversificada dos setores laborais uma adequao ou flexibilizao de horrios, possibilitando a entrada de diversos

indivduos no mundo da educao, tal condicionamento seria impossvel de ocorrer no sistema presencial. Portanto, os recursos computacionais devem estabelecer, em boa medida, ferramentas teis para aumento da oferta de cursos e vagas no ensino pblico e particular, atingindo massivamente o contingente de trabalhadores em regies remotas, melhorando o nvel dos profissionais nos diversos campos do saber, propiciando reduo das diferenas e incluso social.

REFERNCIAS BRASIL. MEC. INEP/CENSO. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br> Acesso em 29 dez. 2011. GOMES, Silvane Guimares Silva. Polticas pblicas em EAD no Brasil. So Paulo: e-Tec Brasil. 2009. MORAN, Jos Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas, So Paulo: Papirus, 2000. 133p.

You might also like