You are on page 1of 22

LEI DE BRADFORD: UMA REFORMULAO CONCEITUAL*

RESUMO A lei de Bradford, mesmo com reformulaes de outros autores, no corresponde, ainda, realidade do comportamento da literatura cientfica. Pretende-se alterar a parte conceituai, independentemente de sua representao matemtica e grfica, para modificar um dos aspectos da formulao terica. Introduz-se o conceito de produtividade relativa e compara-se com o de produtividade absoluta, mostrando-se as alteraes ocorridas. Confirma-se a hiptese de que o ncleo de peridicos no formado pelos mais devotados, e sim pelos mais produtivos num determinado tempo. Ressalta-se as conseqncias das distores da lei, sobretudo para a poltica de aquisio. Descritores: Lei de Bradford; Bibliometria; Produtividade de peridicos; Anlise bibliomtrica.

Lena Vnia Ribeiro Pinheiro Chefe do Centro de Informao em Cincia da Informao - CCI/IBICT

1 - INTRODUO O Homem sempre foi movido pela curiosidade, nsia e necessidade de conhecer e dominar a natureza. Nesse sentido, a Cincia quase to antiga quanto o prprio Homem, embora, nos seus aspectos formais, seja mais recente. A imprensa do tipo mvel surgiu aproximadamente em 1450. O peridico cientfico data do sculo XVII, mas s a partir da U Guerra Mundial, com a exploso bibliogrfica e, na dcada de 60, atravs de estudos de Cincia da Informao, vem sendo objeto sistemtico de pesquisa, no campo da comunicao cientfica. A comunicao na Cincia integra essa "nova disciplina cientfica que estuda a estrutura e propriedade da informao cientfica, bem como as regularidades de atividades de informao cientfica, sua teoria, histria, mtodos e organizao"1. A existncia e o exerccio da Cincia esto condicionados sua funo social, que pressupe a comunicao ou o "conhecimento pblico"2.
* Sntese da dissertao aprovada pela UFRJ/IBICT para obteno do grau de Mestre em Cincia da Informao, em abril de 1982. Orientadora :Gilda Braga, PhD.

Cientistas das mais diversas reas tm reconhecido, talvez mais de forma implcita, a necessidade de a Cincia ser comunicada. O fluxo da informao, o comportamento da comunidade cientfica, os canais de comunicao, principalmente o peridico, tudo isso parte integrante da Cincia e to importante quanto as pesquisas que se constituem em novas descobertas. A Cincia da Informao , pois, preocupao, tambm, da Sociologia da Cincia, Filosofia da Cincia, Cincia da Cincia, Poltica cientfica, etc. A Cincia, que utiliza canais de comunicao informais, seminformais e formais3 consolida o seu processo de comunicao na fase impressa, uma vez que " a reunio de fatos, teorias e mtodos reunidos nos textos atuais"4. Na verdade o cientista alimenta, constantemente alimentado e retroalimentado, num ciclo ininterrupto de informaes.

Ziman5 admite que uma das mais importantes descobertas de sua tese sobre a natureza da Cincia foi a de que "a literatura sobre determinado assunto to importante quanto o trabalho de pesquisa a que ele d origem".

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

59

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

Entre os fatos que so geralmente associados ao momento em que um grupo aceita, pela primeira vez, um paradigma nico, Kuhn4 inclui "a criao de revistas especializadas, a fundao de sociedades de especialistas e a reivindicao de um lugar especial nos currculos de estudo". Ziman 5 , embora sem atribuir s sociedades cientficas a mesma importncia, afirma que "o carimbo de aprovao de uma nova disciplina o aparecimento de uma revista especialmente dedicada aos interesses de seus expoentes". Foram as sociedades cientficas, entretanto, que deram origem aos primeiros peridicos6, inicialmente divulgadores de reunies, da a permanncia de certos ttulos como "anais". Ele mais contundente quando afirma que "as nicas instituies da comunidade cientfica que tm fora e uma base slida so as suas revistas especializadas". Ao se estudar artigos de peridicos, que so o objeto de investigao deste trabalho, na realidade est se analisando a literatura de uma Cincia, isto , o seu produto formalizado. Como tal, o peridico "reflexo" da Cincia e atravs dele talvez se possa aquilatar o estgio de desenvolvimento dessa Cincia, ainda que se desconhea a natureza e a distoro desse "reflexo". A Cincia da Informao compreende algumas leis empricas que formam um conjunto ao qual se d o nome de Bibliometria. Embora a Cincia da Informao seja recente e considerada ainda "disciplina emergente"7, a Bibliometria a antecede como preocupao mais antiga dentro das anlises documentais, no exatamente com o enfoque de hoje, mas relacionada contagem de livros.

Entre as principais leis da Bibliometria esto a de Zipf (freqncia de palavras), Lotka (produtividade de autores) e, a mais conhecida, de Bradford (produtividade de peridicos), todas trs consideradas estticas. Duas variveis so encontradas nos padres de distribuio das leis bibliomtricas: uma, referente ao conjunto de produtores (autores, peridicos), outra, correspondente a um conjunto de produtos (documentos, citaes). Dessa relao deriva um fenmeno conhecido como processo elitista ou princpio Mateus na Cincia, isto , poucos peridicos ou autores altamente produtivos e muitos de baixa produtividade. Narin 10 , na sua reviso de literatura sobre Bibliometria, de 1977, inclui 132 trabalhos, o que comprova o interesse despertado pelo assunto nos ltimos anos. O mbito desses estudos vai desde a tcnica propriamente dita, aos tipos de dados analisados, propriedades de distribuio e aplicao na Cincia da Informao, Biblioteconomia, Documentao e outras reas. A anlise bibliomtrica tem sido, pela sua complexidade, muito discutida e ainda controvertida11. Nos quase 50 anos que decorreram de seu aparecimento, a lei de Bradford foi objeto de pesquisa nos mais diversos campos, com resultados que nem sempre a confirmam.

Otlet8 mencionou, em 1934, Bibliometria como "a parte definida da bibliologia que se ocupa da medida ou quantidade aplicada aos livros". No entanto, atribui-se a Pritchard9, em 1969, a criao do termo "bibliometria", utilizado para descrever "todos os estudos que buscam quantificar os processos de comunicao escrita", definindo-a mais amplamente como "a aplicao de mtodos matemticos para livros e outros meios de comunicao".

A lei de Bradford, como toda lei, em qualquer Cincia ou ramo do conhecimento, desempenha funo prpria, ao mesmo tempo de consolidao e de natureza revolucionria. Aplica, tambm, mtodos estatsticos cujo contedo essencial ter" (...) muitas aplicaes que divergem uma das outras no pormenor da aplicao. Mas o pensamento subjacente o mesmo".12

Os mtodos bibliomtricos podem ser estticos e dinmicos10. Os estticos medem, num determinado perodo de tempo, o tamanho e a distribuio dos parmetros da literatura (autores, ttulos, documentos, peridicos, etc.). Os mtodos dinmicos so utilizados para medir, no tempo, o crescimento e a taxa de variao dos mesmos parmetros.

Leis ou paradigmas, termos estreitamente relacionados "cincia normal", so realizaes cientficas que partilham, de acordo com Kuhn4, de duas caractersticas: so "realizaes que foram suficientemente sem precedentes para atrair um grupo duradouro de partidrios, afastando-os de outras formas de atividade cientfica dissimilares" e so, simultaneamente, bastante "abertas para deixar toda a espcie de problemas para serem resolvidos pelo grupo redefinido de praticantes da cincia". A escolha do termo paradigma se justifica porque "alguns exemplos incluem, ao mesmo tempo, lei, teoria, aplcao e instrumentao proporcionam modelos

60

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

dos quais brotam as tradies coerentes e especficas da pesquisa cientfica". Paradigmas so "realizaes cientficas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e solues modelares para uma comunidade de praticantes de uma cincia". Desta forma, se essas leis so modelos, por certo tempo, no so definitivas e podem ser reformuladas, tanto que Bronowski13 ressalta que "existe em cada lei uma limitao que no contm a palavra sempre", acrescentando: "a cincia moderna avana em direo a esse mtodo. No usa outro princpio alm do da preciso com a mxima segurana possvel, mas no mais do que a possvel. Isto , idealiza o futuro desde o incio, no como completamente determinado, mas como determinado dentro de uma rea definida de incerteza". Uma das funes das leis a sua generalidade. A partir de uma "situao problemtica" o resultado de qualquer pesquisa cientfica enquanto particular apenas um fato. Mas essa generalizao, encarada no passado de forma diferente, mudou e "a atual maneira de ver afirma que as leis podem ser reconstitudas".12 Essa reconstruo abrangente porque "em verdade, a reformulao de uma lei no se restringe, absolutamente, a termos de observao: 'descreve'' o futuro, tanto quanto o passado e o presente, se possvel utilizar a expresso neste sentido e, porque condicionado em sua forma 'descreve' algo que talvez jamais ocorra".12 O dinamismo, prprio do conhecimento, caracteriza tambm a Cincia e, conseqentemente, "na medida em que o conhecimento cresce, as leis so progressivamente alteradas e, com freqncia, substitudas por completo".12

Da mesma forma, para Duhem15, "a aplicao de uma lei realidade concreta exige que todo um grupo de leis seja reconhecido e aceito, pois "as leis, como os conceitos, tm um significado sistemtico; tal como os conceitos implicam leis, as leis implicam teorias". Por essas inter-relaes e abrangncia, as leis formam um sistema que, por sua vez, atua e influencia um universo cientfico maior. Ento, o estudo de uma lei bibliorntrica como, por exemplo, a de Bradford, afeta a Bibliometria no seu todo, a Cincia da Informao e, mais especificamente, a rea em que estiver sendo aplicada. "O contedo da lei depende, antes de tudo," do conjunto que pode ser chamado de "campo da lei" ou "universo do discurso".12 O campo da lei, neste trabalho, a literatura de Cincia da Informao ou, mais exatamente, Classificao. A lei de Bradford representa uma relao constante de fenmenos no contexto terico da Cincia da Informao e, sendo utilizada para avaliao de servios de indexao e resumo, bibliografias e na poltica de aquisio, afeta no somente o seu significado como lei, mas atinge a Cincia da Informao. Nesta disciplina, se foram ultrapassadas as meras discusses terminolgicas, permanecem ainda as dvidas sobre o seu mbito e as acusaes de fragilidade terica. O objetivo deste estudo mostrar que a lei de Bradford, tal como formulada mesmo considerando-se reformulaes de estudos posteriores lei no corresponde realidade do comportamento da literatura cientfica. No ponto de vista metodolgico, o que se pretende saber o quanto a lei de Bradford aproxima-se da realidade, ou como "enunciados gerais so levados a aproximar-se mais estreitamente do status de lei.14 Essa aproximao pode ser feita, segundo Kaplan12, por dois meios: o primeiro, "epistemolgico", que afeta diretamente a verdade do enunciado, que agora se afirma estar mais perto da verdade do que estava antes"; o segundo a "aproximao semntica, afetando diretamente o significado do enunciado e, s por essa via, a sua verdade". A aproximao semntica no tanto a substituio de um significado por outro, como o fechamento do 'mesmo' significado". Neste trabalho procura-se modificar um dos aspectos da formulao terica da lei de Bradford. Visa-se, portanto, a alterar a lei na sua parte conceituai, independentemente de sua representao matemtica, curvas e grficos.

Da mesma forma, as leis esto presentes em todo o processo da pesquisa e no apenas na concluso. De acordo com Schriven14, no se usam leis como regras a que devem ser submetidas as situaes particulares, mas sim como pontos "a partir dos quais cabe examinar eventos no interesse dos no-conformistas, cabe examinar as preciosas excees". Para Kaplan12 "todo uso efetivo de uma lei cientfica se faz em contexto determinado, no qual a lei aparece presa a toda uma rede de proposies que ajudam a fixar seu contedo relativamente aquele uso". As leis so importantes nas suas relaes com outras leis porque "o contedo de uma lei cientfica depende no somente do contexto em que aplicado, mas de todo o sistema de leis que a ele se associa".12

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

61

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

A reformulao parcial da lei atingir no somente o lado epistemolgico, uma vez que a aproximar mais da verdade, como tambm o semntico, porque modificar o seu significado o que, neste caso, talvez no implique num "fechamento". As alteraes em leis so comuns e podem ser, mesmo, uma caracterstica no somente das leis como da prpria Cincia. Ao se discutir a lei de Bradford, coloca-se em questo tambm o canal formal mais importante na comunicao cientfica, o peridico, ainda que numa subrea especfica da Cincia da Informao, assim como a funo social da Cincia, o seu exerccio condicionado comunicao ou divulgao da literatura cientfica, a necessidade do que Ziman 2 chamou de "conhecimento pblico". Tambm a Cincia da Informao , conseqentemente, questionada sua teoria, limites e a prpria cientificidade, no somente porque as revistas especializadas so um dos indicadores da aprovao de uma nova disciplina, mas sobretudo porque o "campo da lei" ou "universo do discurso". 2 - A LEI DE BRADFORD Bradford "apresentou um trabalho pioneiro, em janeiro de 1934, contendo as suas observaes sobre a disperso de artigos de peridicos, sintetizadas em 1948, passando ao status de lei. Esta mesma lei foi retomada por Bradford, no seu livro Documentao16, no captulo a que chamou de "O caos documentrio" e que trata de servios de ndices e resumos. O ponto de partida de Bradford para a formulao de sua lei foi um fato considerado "inquietante" por ele: "menos da metade dos documentos cientficos teis publicados so resumidos nos peridicos secundrios e que mais da metade das descobertas e invenes teis so registradas apenas para permanecerem sem utilizao e despercebidas nas estantes da biblioteca". A sua preocupao inicial era, portanto, com os servios de ndices e resumos que apresentavam falhas por disperso, duplicao de referncias e omisso de determinados tipos de documentos. Bradford centralizou a sua pesquisa na disperso, isto , na extenso com que artigos especializados so * Este primeiro documento foi publicado no fascculo 26, pginas 85 e 86 do peridico Engineering, sob o ttulo de Sources of Information on scientific subjects.

divulgados em peridicos devotados*a assuntos completamente diferentes. Ele formulou a lei teoricamente e na prtica, em duas reas: Geofsica aplicada e Lubrificaco. Fundamentou o seu trabalho no princpio de unidade da Cincia, pelo qual todo assunto cientfico relaciona-se, mais ou menos remotamente, com outro assunto cientfico qualquer. Assim, os artigos especializados aparecem no somente nos peridicos de sua especialidade mas, ocasionalmente, em outros. Conseqentemente, pode-se ordenar revistas** segundo zonas de produtividade decrescente de documentos sobre um determinado assunto e o nmero de revistas em cada zona aumentar na medida em que a produtividade diminuir. Pelo enunciado da lei: "se os peridicos forem ordenados em ordem de produtividade decrescente de artigos sobre um determinado assunto, podero ser distribudos num ncleo de peridicos mais particularmente devotados a esse assunto e em diversos grupos ou zonas contendo o mesmo nmero de artigos que o ncleo, sempre que o nmero de peridicos e das zonas sucessivas for igual a 1:n:n 2 . Bradford originalmente encontrou trs zonas de produtividade e utilizou um grfico semi-logartmico para ilustrar a lei, cuja curva tem a forma de "S" e conhecida como grfico "Bradford-Zipf".*** Bradford 16 definiu e estabeleceu limites para a produtividade de peridicos: a) aqueles que produzem mais de quatro referncias por ano; b) os que produzem mais de uma e no mais do que quatro referncias, anualmente; e

* "Devotados", "dedicados" e "especializados" so termos utilizados como sinnimos, neste estudo segundo a terminologia adotada por cada autor. ** Neste trabalho, peridicos e revistas so considerados sinnimos. * * * Zipf era lingista, realizou pesquisas sobre a fala e a escrita e enunciou o "princpio do menor esforo", relacionado ao comportamento humano. Em cincia da Informao formulou uma lei bibliomtrica, com base na freqncia de palavras num texto "suficientemente longo", conhecida como lei de Zipf.

62

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceitual Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

c) os peridicos que produzem uma referncia ou menos por ano. Na diviso de Bradford as revistas da terceira categoria, designada C, so pouco significativas para o assunto, por estarem ligadas ao mesmo "muito remotamente16 A formulao grfica original da lei de Bradford reproduzida abaixo:

De todos esses pesquisadores, foi Brookes20 quem, apesar de sua posio crtica em relao lei, mostrando a sua fragilidade terica e as interpretaes em desacordo com Bradford, reconheceu que: " o nico meio disponvel para racionalizao e maior economia no planejamento e organizao de sistemas de informao e servios de bibliotecas, reduzindo a desordem quantitativa da documentao cientfica". Gilchrist21 e Saracevic22, 23 aplicaram a lei de Bradford em Cincia da Informao, chegando a importantes concluses sobre a rea. De um modo geral, os pesquisadores apontam a existncia de ambiguidade, de disparidade, de incoerncia entre a formulao terica e a aplicao prtica. Tanto que, na sua reviso, Drott24 separa os aspectos empricos dos tericos e afirma que nenhuma das variveis prprias da situao emprica tem sido relacionada ao modelo terico, mostrando a necessidade de maior nmero de estudos sobre a lei de Bradford. E so exatamente essas variveis, at o momento no relacionadas ao modelo terico, como, por exemplo, a periodicidade e o nmero de lanamento, includos por fascculo, que vo aqui ser consideradas, partindose da tese de doutorado de Braga10, na qual a autora chama a ateno, pela primeira vez, para o fato de que os peridicos do topo da literatura de um assunto podem no ser os "mais devotados", e sim os mais "prolficos".

De acordo com Bradford, a parte inicial correspondente concentrao, restrio de Bradford (zona A); a do meio, de produtividade mdia, a componente de Zipf (zona B) e a terceira (zona C), compreende os peridicos de baixa produtividade de disperso e queda de Groos, atribuda, por alguns autores, bibliografia no estar completa e, segundo Braga17, causada pela maturidade cientfica. Depois da formulao da lei de Bradford, muitos tm sido os pesquisadores que a aplicaram nas mais diversas reas do conhecimento humano, alguns interpretando-a de forma diferente, outros comprovando-a ou contestando-a. Na verdade tem sido, sempre, um assunto polmico. Vickery18, por exemplo, foi o primeiro a verificar a possibilidade do nmero de zonas ser aumentado. Goffman e Warren19 a aplicaram em Medicina e a sua comprovao levou possibilidade de generalizao para a literatura mdica. Esses autores passaram a adotar a diviso das zonas no nmero mximo.

Considerando-se que: a) os servios de indexao e resumos, bibliografias etc., utilizados, em geral, na coleta de dados para a aplicao da lei de Bradford, sofrem a influncia de variveis, tais como, a lacuna de tempo para indexao, as barreiras lingusticas e o tipo de material bibliogrfico includo; b) as fontes bibliogrficas secundrias so, tambm, afetadas pela subjetividade da noo de relevncia, estreitamente ligada ao fluxo de informao (produtor/intermedirio/usurio) e seu processo de transferncia, uso e absoro; c) a poltica editorial e o sistema de avaliao de peridicos so fatores determinantes na seleo dos artigos para publicao; d) a periodicidade, o nmero de pginas, o formato, a extenso dos artigos, etc., so variveis que interferem na produtividade dos peridicos;

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

63

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

levantada a seguinte hiptese: O ncleo de peridicos determinado pela lei de Bradford no corresponde ao dos "mais particularmente devotados ao assunto" e sim aos peridicos mais produtivos em determinado perodo de tempo.

3.2 rea da assunto O assunto escolhido foi classificao, por estar bem sedimentado e possuir terminologia melhor estabelecida, conforme verificado no levantamento no LISA. "Classificao" uma rea que est suficientemente desenvolvida, a ponto de existirem peridicos nessa especializao, como o International Classification. O conceito de "Classificao", adotado neste trabalho, seguiu o estabelecido pelo LISA, com base nos descritores vinculados "Classificao". Essa rea mostrou ser de fcil recuperao porque os descritores tm seus limites fixados sem o uso excessivo de "remissivas" e "referncias". 3.3 Artigos de peridicos O instrumental bsico escolhido para este trabalho foram os artigos de peridicos. * Considerou-se artigos os documentos indexados pelo LISA que integrassem peridicos e fossem da responsabilidade de um ou mais autores, pessoas fsicas. Excluiu-se trabalhos sem atribuio de autoria, os emanados de entidades profissionais e cientficas (pessoas jurdicas) e tabelas de classificao. 3.4 Perodo de tempo O perodo de tempo levantado abrangeu cinco anos, isto , de 1974 a 1978, para a data de publicao dos artigos, pretendendo-se, desta forma, atingir os mais recentes. Considerando-se a lacuna de tempo existente entre a divulgao de artigos de peridicos e a sua indexao em fonte especializada, tomou-se a deciso de estender-se o levantamento no LISA at 1979, seis anos e, portanto, um ano a mais que o perodo determinado para este estudo. O levantamento no LISA englobou 399 artigos de peridicos, no perodo de seis anos, 1974-1979. 3.5 Identificao dos peridicos A partir dos artigos levantados, identificou-se os ttulos dos peridicos, tendo-se a preocupao de caracterizar cada ttulo como nico.
* A lei de Bradford vlida tambm para monografias, livros etc. e tem utilidade at para analisa de literatura no-cientfica, como musicologia computacional. PAO, M. L. Dispersion of a non-scientific literature. Proceadings of the ASIS, 15,260-63, 1978.

3 - MATERIAL E MTODO Material e mtodo so descritos juntos porque foram desenvolvidos simultaneamente. Esta integrao foi de tal ordem que mais coerente e adequado que seja mantida na elaborao do trabalho. 3.1 Fonte para o levantamento do material A fonte utilizada para a coleta de dados foi o Library and Information Science Abstracts - LISA 25 , iniciado em 1950 como Library Science Abstracts LSA. O LISA inclua, originalmente, peridicos novos mas, a partir de 1969, passou a indexar livros, relatrios, folhetos e outros documentos, embora os resumos continuassem a abranger principalmente artigos de peridicos e documentos de reunies. O LISA cobre, tambm, revistas em idiomas menos difundidos e, nesses casos, para minimizar as barreiras lingsticas, apresenta, comumente, resumos em ingls e na lngua original.* O sistema de classificao adotado na publicao o do Classification Research Group CRG 26 , da Library Association (LA): A Classification of Library and Information Science. A adoo de apenas uma fonte, o LISA, para o levantamento de artigos, visou tambm a preencher um dos requisitos da lei de Bradford a sua aplicao em assunto bem delimitado. Se cada peridico de resumos tem seu prprio critrio para incluso de material, a utilizao de mais de uma fonte poderia causar interferncia na fixao dos limites do assunto. Essa restrio se imps para que fosse mantida a homogeneidade do material bibliogrfico e para que se pudesse fazer uma anlise mais profunda das revistas como canais de comunicao cientfica.

* Os dados sobre o LISA foram extrados da seguinte fonte: Encyclopedia of Library and Information Science. New York, Marcel Dekker, 1975. v. 15.

64

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

Posteriormente identificao dos peridicos foi calculado o nmero de artigos sobre Classificao, publicados pelas revistas, ano a ano, de 1974 a 1978. Esses peridicos foram, a seguir, listados em ordem decrescente de produtividade de artigos, nos cinco anos. Tendo sido obedecidos os requisitos da lei, aplicou-se a lei de Bradford para verificao do comportamento da literatura de Classificao. 3.6 Produtividade de artigos A produtividade de artigos foi medida em dois nveis: absoluto e relativo. A produtividade absoluta corresponde totalidade de artigos sobre Classificao, publicados no peridico. Para confirmar ou refutar a hiptese foi necessria a verificao da chamada produtividade relativa: a proporo entre o numero de artigos sobre Classificao (produtividade absoluta) e o total de artigos publicados pelo peridico, no perodo, em todos os campos. Definidas as produtividades foram desenvolvidas as seguintes etapas, quanto primeira, absoluta: tabela clssica de Bradford; zonas de produtividade; multiplicador; e ordem de srie. Na obteno da tabela "clssica" de Bradford, os dados foram arranjados por ordem decrescente de produtividade (Anexo A). A coluna P indica o nmero de peridicos e a coluna A refere-se quantidade de artigos produzidos pelos mesmos. A coluna PA o resultado da coluna P, multiplicado pela A, isto , a produo total de peridicos publicando X artigos. A coluna SP representa o somatrio da coluna P: o ltimo numerai da coluna ZP (Sigma p) indica, portanto, o nmero total de peridicos. A coluna ZP A o somatrio de PA, ou seja, o ltimo numerai da coluna ZPA representa o nmero total de artigos publicados (Anexo B). De acordo com o procedimento da lei foram estabelecidas as zonas de produtividade, procurandose obter o nmero mximo de zonas, no caso, oito. A primeira coluna. Z, corresponde s zonas, a segunda, A, ao nmero de artigos includos em cada zona, mantendo-se um equilbrio, de modo que entre o nmero mnimo e mximo de artigos includos

numa zona no houvesse "grande" diferena* A coluna P mostra o nmero de peridicos de cada zona necessrios produo de A artigos, tentandose obter uma progresso geomtrica entre as zonas da coluna anterior. A ltima coluna a do multiplicador, obtida dividindo-se o nmero de peridicos de uma zona pela anterior. O clculo do multiplicador no considerou a primeira zona, ou melhor, a soma foi dividida por sete. Este procedimento adotado por alguns autores. Outros preferem incluir a primeira zona no clculo do multiplicador (Anexo C). A ordem de srie27 compreende a ordenao em srie de peridicos, por produtividade decrescente. A ordem de srie 1 representa o peridico que publicou maior nmero de artigos; a ordem de srie 2, o que est em segundo lugar quanto produtividade de artigos, e assim sucessivamente (Anexo D). A verificao da produtividade relativa constou das seguintes fases: seleo dos peridicos; identificao e contagem do total de artigos publicados; clculo por interpelao e levantamento em fontes secundrias; produtividade relativa; e reordenao dos peridicos segundo a produtividade relativa. Dos 114 peridicos foram selecionados os de maior freqncia, considerando-se, assim, os que obtiveram at freqncia 5, que tambm seguiram o arranjo de produtividade decrescente. Foram excludos os que no publicaram pelo menos um artigo, anualmente, ou melhor, os que produziram 4,3,2 e 1 artigos, levando-se em considerao que a produtividade de peridicos uma varivel discreta.** Esses peridicos totalizaram 25 ttulos, 22%, portanto, do total de 114 levantados e publicaram 232 artigos sobre o assunto, o que corresponde a mais da metade, ou seja, 58% da totalidade.
* Por analogia com outras reas das Cincias Sociais, 10% no considerada "grande" diferena. BAILEY, K. D. Methods of social research. New York, Free Press; London, Collier Mcmillan, 1978. 478p. ** Ao contrrio da varivel contnua, a discreta limitada, no admite aproximao ou grau de mincia porque entre qualquer par de nmeros impossvel obter-se um outro nmero. WALLIS, W. A. ROBERTS, H. V. Curso de estatstica Rio de Janeiro, Centro de Publicaes Tcnicas da Aliana, Misso Norte-Americana de Cooperao Econmica e Tcnica no Brasil-USAID, 1964.

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

65

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

Para a contagem de todos os artigos publicados (4.465) foi necessrio o acesso fsico a essas revistas, o que implicou, primeiramente, na sua localizao, inclusive atravs do Catlogo Coletivo Nacional de Publicaes Pedidicas - o CCN, do IBICT. (Anexo E). Uma vez de posse dos fascculos ou de seus sumrios, o problema foi identificar os artigos, entre os diversos documentos publicados pelas revistas. Isso foi tanto mais difcil pelo fato dos peridicos nem sempre apresentarem uma seo prpria de artigos, assim designada, ou quando, mesmo existente, no havia delimitao explcita entre os artigos propriamente ditos e trabalhos de outra natureza. Em princpio, acatou-se a seleo feita pelo peridico, atravs de seu sistema de avaliao (referee), desde que em concordncia com os critrios estabelecidos quando do levantamento de dados no LISA, para manter coerncia na coleta de dados. Considerou-se artigos trabalhos apresentados em reunies cientificas, palestras, discursos, conferncias, trabalhos de estudantes e os integrantes de sees especiais do tipo Progress in Documentation e Opinion paper, documentos de natureza biogrfica, bibliogrfica e histrica e artigos de reviso. Para os peridicos no acessveis e cujos sumrios no foram conseguidos, o clculo total foi obtido por interpelao e por levantamento no LISA 25 e no IREBI 28 - ndices de Revistas de Bibliotecologia. Tomando-se por base a produtividade relativa foi feita a reordenao dos peridicos para mostrar as alteraes entre os resultados da aplicao da tabela "clssica" de Bradford e os deste estudo (Anexos F e G). 4- RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados so apresentados e discutidos na mesma ordem em que aparecem no item referente a material e mtodo, isto , produtividade absoluta e produtividade relativa, embora seja difcil trat-las de forma isolada. 4.1 Produtividade absoluta A produtividade de artigos sobre Classificao pode ser vista nos anexos A e B. Conforme Bradford16 observou, o nmero de peridicos muito produtivos pequeno, os de produtividade mdia so em maior nmero e mais numerosos ainda so os pouco produtivos ou de

"produtividade constantemente decrescente". Bradford designou estas trs classes de A, B e C, j mencionadas. A concluso geral de Bradford de que "grande nmero de artigos produzido por peridicos que a priori se julgariam incapazes de faz-lo". Dois peridicos produziram 50 artigos, o que mostra a sua alta produtividade: o International Library Classification e o Library Resources and Technical Services (Anexo B). O primeiro, como o prprio ttulo indica, um peridico especializado no assunto, do "Classification Research Committee", da FID, dedicado teoria e prtica de sistemas de classificao universais e especiais e tambm a tesauros. J o segundo, sendo editado pela ALA Research and Technical Services Division, serve Diviso e publica trabalhos de interesse de todas as sees, funcionando como "frum para a troca de idias sobre catalogao, classificao, sries, desenvolvimento da coleo, aquisio e micrografia29. Portanto, no pode ser considerado como "devotado" unicamente Classificao. Dos 114 peridicos levantados, apenas quatro so explicitamente voltados ao assunto: nternatioira! Classification, DK Mitteilungen, Classification Society Bulletin e Bliss Classification Bulleitin. Estranhamente, embora especializados, os dois ltimos publicaram apenas um artigo sobre Classificao, ou pelo menos s um foi indexado pelo LISA. Talvez esse fato possa ser atribudo s falhas dos servios de indexao e resumo, o que foi constatado por Bradford16. Enquanto isso, o Library Resources and Technical Services LRTS (freqncia 23), que compe, juntamente com o International Classification, o ncleo dos altamente produtivos, no pode ser visto como dedicado especialmente Classificao. Segundo o artigo de reviso de Lee29, o LRTS enfatiza procedimentos e regras de catalogao, aquisio e cabealhos de assunto da Library of Congress. Para Bradford16, os peridicos de alta e mdia produtividade so os de "finalidade bvia e aprioristicamente relacionada com o assunto sob investigao". No caso seriam assim considerados, todos os ttulos que tratassem de Biblioteconomia e Cincia da Informao, por estarem diretamente ligados Classificao. Portanto, alm dos quatro

66

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

devotados Classifcao, todos os restantes esto relacionados a essas disciplinas ou correlatas, com exceo de dois, estranhos rea: o Times Educational Supplement e o Visual Education. O material audiovisual funciona como tcnica de apoio Educao e instrumento moderno dos mais importantes. No entanto, o peridico pode ter enfocado o assunto do ponto de vista pedaggico ou didtico, ou do tratamento tcnico (classificao, catalogao, indexao etc.), que esse documento requer como material especial. O artigo exatamente sobre sistemas de recuperao de audiovisual. J o do Times Educational Supplement no se pode, pelo ttulo, determinar o assunto de que trata* Realmente, dos 114 peridicos, 112 so sobre Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao, emanados de bibliotecas, escolas de biblioteconomia, sociedades profissionais especializadas, grupos de trabalho, comits de estudo nacionais e internacionais. Esses, embora no dedicados especificamente Classificao, podem ser considerados aprioristicamente relacionados com essa rea. No cabe aqui questionar as relaes, similaridades ou diferenas entre as trs disciplinas. As definies e conceituaces existentes no conseguem, ainda, delimitar claramente o mbito das mesmas. O LISA 25 , na sua listagem de peridicos indexados, identifica com asterisco os de outros campos. Nos fascculos do LISA de 1978, por exemplo, foram assim indicados 22 peridicos para um total de 322 ttulos. Isso poderia significar que Biblioteconomia e Cincia da Informao, reas nas quais se insere a Classificao, no despertam ainda interesse em outras disciplinas, uma vez que apenas 6,83% dos peridicos eram estranhos rea. Observando-se o anexo B, verifica-se que, com apenas 21 ttulos de peridicos (18,42%), conseguiu-se 212 documentos sobre Classificao, isto , mais da metade (53,1%), sendo que todos esses produziram, em mdia, mais de um artigo por ano. Os restantes 93 ttulos (81,5%) publicaram somente 187 artigos (46,86%). Brookes20 afirma que um assunto segue uma evoluo, dentro da literatura cientfica. Os primeiros documentos sofrem seleo menos severa nos * Os dois artigos mencionados so, respectivamente: LYVER, D. Retrieval system for audio-visual aids. Visual Education, 23-24, Dec. 1977. EDWARDS, R. P. A. A surprisingly controversial subject. Times Educational Supplement (31021:27-28, 8 Nov, 1974.

peridicos apropriados e so aceitos. Com o aumento do nmero de pesquisas sobre o assunto, tambm cresce o nmero de peridicos que passam a se interessar pela nova rea e comeam a publicar trabalhos sobre a mesma. Desse crescimento surge o ncleo de peridicos de Bradford que composto pelos mais "devotados". A partir da comeam as limitaes de espao e maiores restries na seleo para "manter o equilbrio de interesse cientfico entre todos os trabalhos publicados". At que ocorram essas restries, o crescimento exponencial no tempo. Bradford16 observou, ainda, que a cada ano surgem novos peridicos e que no h regularidade na quantidade de trabalhos dedicados a determinado assunto. Muitos peridicos produzem apenas um documento especializado num ano, e nenhum nos subseqentes, o que confirmado neste trabalho. Quanto primeira afirmativa, os 114 peridicos integrantes deste estudo comearam a ser editados em nmero mais significativo a partir da dcada de 40. Se o peridico, como literatura, o produto de atividades de pesquisa e, conseqentemente, um reflexo do desenvolvimento da prpria rea, Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao ganharam impulso de 1940 em diante. Em termos de tempo, este campo apresenta maior progresso cientfico nos ltimos 40 anos. um perodo curto, d.e fato, levando-se em conta que a primeira revista data do sculo XVII (1665), tendo, portanto, surgido h mais de 300 anos 30 . Quanto segunda observao de Bradford, de que no h regularidade na quantidade de artigos publicados sobre determinado assunto, este estudo confirma o desiquilbrio existente em relao ao nmero de artigos especializados publicados anualmente. O peridico de freqncia 5, por exemplo, deveria ter includo um trabalho sobre o assunto, a cada ano. Tal no ocorreu, exceto no Art Libraries Journal. Nota-se que a maioria dos peridicos concentrou os artigos sobre Classificao num nico ano ou em dois, no tendo nos restantes se dedicado especialidade. Para Bradford 16 , os peridicos de baixa produtividade "flutuam em extenso campo de assunto". Conforme foi visto anteriormente, revistas que incluem artigos sobre Classificao ou so especializados ou, como a maioria, tratam de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao. Bradford afirmou tambm que o "o nmero de peridicos que contm artigos sobre o assunto desejado deve crescer quase linearmente com o perodo da observao" e o seu trabalho tende a confirmar esta hiptese.

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

67

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

Atravs da diviso mxima em zonas (Anexo C), observa-se que o ncleo constitudo por dois peridicos (1,75%), que produziram 50 artigos, isto , 12,5% do total. Esses peridicos so o International Classification e o Library Resources and Technical Services. O multiplicador de Bradford mostra que o nmero de peridicos contidos numa zona em relao subseqente se mantm no limite entre 1, 3 e 2, oscilando, no mximo, 0,7. As zonas intermedirias, que so as de produtividade mdia (zonas 3, 4, 5 e 6) apresentam o mesmo multiplicador (1, 3), sendo, portanto, proporcionais. J no multiplicador das zonas de alta e baixa produtividade (zonas 2 e 6, 7 e 8) a diferena se torna maior, indicando um desequilbrio tambm maior. O nmero total de artigos publicados pelos peridicos, nos cinco anos analisados, pode ser visto no anexo D. Observa-se que esse total sofre oscilao muito grande, de peridico para peridico: o DK Mitteilungen publicou 19 trabalhos, nos cinco anos, o Cataloguing Australia, 27, o Indiart Library Movement, 50. Em compensao, o Bibliotekar (Moscou) alcanou 962 artigos, o NauchnoTekhnicheskaya lnforrnatsiya, Seriya 1 e 2, respectivamente, 326 e 325 documentos. Esta discrepncia pode decorrer da variao acentuada de periodicidade, tamanho da revista, extenso dos artigos e at mesmo da abrangncia dos assuntos. O DK Mitteilungen, por exemplo, era bimestral em 1974 e 1975, mas, nos trs ltimos anos, passou a quadrimestral. No entanto, contm apenas um artigo por fascculo e seu formato pequeno. Por outro lado, o Bibliotekar (Moscou), alm de ser mensal, apresenta documentos geralmente de duas pginas e cobre larga extenso de assuntos, inclusive ligados poltica, com sees sobre congressos do Partido Comunista, resolues do Comit Central do referido partido, educao comunista etc. Alm dos documentos polticos constam artigos especializados em Biblioteconomia, que tratam da organizao, automao, tcnicas de bibliotecas e outros. As sries 1 e 2 do Nauchno-Tekhnicheskaya Informatsiya so tambm mensais e os trabalhos, em pequena extenso, sobre assuntos especializados em Informao, cobrem largo campo de interesses: sistemas de informao, automao, informao cientfica etc. Possuem, ainda, duas sees que tratam das atividades de informao na Unio Sovitica e no estrangeiro.

Ziman5 constatou que a literatura cientfica peridica foi a que menos mudou no decorrer de seus mais de 300 anos de existncia. Contudo, embora na sua essncia seja constituda de artigos, complementada por grande diversidade de informaes contidas em sees vrias, as mais freqentes, de notas, comunicaes, revises etc. A maior ou menor ateno dada a esses segmentos depende da poltica de cada revista e vai influenciar tambm no nmero total de artigos publicados. A Library Science with a Slant to Documention e a Aslib Proceedings incluem quase que exclusivamente artigos. A segunda tem seu ttulo ligado funo original do peridico, que foi a de divulgar atas de reunies cientficas, e dedica nmeros ou sees especialmente s atividades desenvolvidas em reunies. Alguns peridicos apresentam partes dedicadas a notcias, comunicaes e revises to extensas ou maiores do que a de artigos. o caso do International Classification, Zentralblatt fr Bibliothekswesen e Herald Library Science. A quantidade de artigos por fascculo varia de um peridico para outro, bem como dentro da mesma revista, que dificilmente mantm regularidade. O Zentralblatt fr Bibliothekswesen publica de um a 14 artigos por fascfculo. J o International Classification mais regular, incluindo, em cada nmero, no mnimo quatro e, no mximo, sete trabalhos. Da mesma forma, o Bulletin of the Medical Library Association, que s perde sua regularidade em fascculos que divulgam documentos de reunies cientficas. A ordem de srie, de acordo com a produtividade absoluta de cada peridico (Anexo E), apresentou o seguinte resultado: a ordem de srie 1 corresponde ao peridico que produziu maior nmero de artigos, o International Classification; a 2, segunda revista quanto produtividade, a Library Resources and Technical Services, e assim por diante, com o nmero de artigos correspondentes ordem de srie. Portanto, a ordem de srie 7,5 est relacionada aos quatro peridicos de freqncia.10, isto , aqueles que publicaram, nos cinco anos, 10 artigos: Herald of Library Science, Journal of the American Society for Information Libraries - JASIS, Library Science with a Slant to Documentation e Special Libraries.

4.2 Produtividade relativa Com a finalidade de confirmar ou refutar a hiptese, foi feito o levantamento do nmero total de artigos

68

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

publicados pelos peridicos, independentemente do assunto, de 1974 a 1978, partindo-se da para calcular a produtividade relativa, isto , o percentual dos artigos devotados Classificao (Anexo F). Na tabela clssica de Bradford considerada apenas a produtividade absoluta. Nessa produtividade interferem variveis importantes ligadas ao prprio peridico: periodicidade, nmero de pginas, etc. A produtividade deve ser interpretada levando-se em conta os fatores que podem concorrer para que um peridico produza nmero maior ou menor de artigos. Na medida em que na Lei de Bradford considerada apenas a produtividade absoluta, podem ocorrer distores. Os peridicos talvez sejam mais produtivos porque a sua periodicidade em espao de tempo mais curto, incluem maior nmero de documentos por fascculos ou apresentam artigos de menor extenso. At o formato da revista pode influenciar na produtividade. Poucos autores manifestaram preocupao com essas variveis incluindo, nos seus estudos, alm da freqncia, o nmero de volumes e de pginas, como Saracevic22, O prprio Bradford16, na formulao de sua Lei, arranjou os peridicos por ordem decrescente de produtividade para chegar ao ncleo de peridicos "particularmente devotados" a um determinado assunto. Produtivos e devotados so termos usados como sinnimos, embora sejam conceitos diferentes, vinculados quantidade e qualidade. Os peridicos podem ser qualitativa ou quantitativamente produtivos. Bradford parece ter pretendido alcanar a qualidade atravs da quantidade. Outros autores tocaram no problema, implicitamente, uma vez que classificaram ou qualificaram os peridicos como mais produtivos, e no mais devotados. A substituio de um conceito por outro indcio de que j havia discordncia latente que, entretanto, no foi testada ou demonstrada na aplicao da Lei. Atravs da produtividade relativa, mostrada no Anexo F, fica claro que a Lei de Bradford no fornece os peridicos mais devotados e sim os mais produtivos, porque o percentual que corresponde ao grau de devotamento ou especializao de cada peridico. Somente o International Classification no foi afetado e continuou ocupando o topo da ordem, tanto na produtividade quanto no devotamento. Os demais, segundo a sua maior ou menor especializao, verificada pela produtividade relativa, tiveram suas posies alteradas. O Library Resources and

Technical Services, que na tabela clssica de Bradford ocupava o lugar de peridico de segunda maior freqncia, compondo o ncleo , na verdade, pouco devotado Classificao (16%). Da mesma forma, o Zentralblatt fr Bibliothekswesen, terceiro na ordem decrescente de produtividade, no chega a ter 10% de dedicao ao assunto, mais precisamente, 9,5%. Por outro lado, o DK Mitteilungen, de freqncia 6 e ordem de srie 18 , considerando-se a produtividade relativa, o segundo mais devotado, passando a integrar o ncleo. As conseqncias dessa distoro da lei de Bradford parecem afetar mais as reas altamente especializadas, enquanto que Cincia da Informao, Biblioteconomia e Documentao, fortemente concentradas em si mesmas, podem no ser to atingidas. Para comprovar o quanto a produtividade relativa modifica o ncleo de peridicos devotados, e mesmo a ordem decrescente, os mesmos foram reordenados segundo a produtividade relativa (Anexo G). Como pode ser observado, as alteraes se fazem sentir desde o ncleo, no qual passa a ser includo o DK Mitteilungen, em substituio ao Library Resources and Technical Services. Apenas dois peridicos mantiveram as mesmas posies na tabela: o International Classification e o International Library Review (Anexo H).

Na reordenao, a maioria das revistas sofreu acentuada modificao, sendo em menor nmero as que tiveram sua posio de produtivas (devotadas) pouco afetada, como o Catalogue Index, o Drexel Library Quarterly e o Nachrichten fr Dokumentation, cujas ordens de srie variaram apenas uma unidade. O Catalogue Index, de ordem de srie 4, passou para terceiro; o Drexel Library Quarterly, de ordem de srie 11, para 12, e o ltimo, que o dcimo quarto peridico em produtividade relativa, anteriormente ocupava a ordem de srie 13,5.

Mesmo considerando que o prprio Bradford16 reconhecia que sua anlise era de carter aproximado, a reordenao segundo a produtividade relativa mostra algumas grandes mudanas. A impossibilidade de maior exatido decorre de ser "impraticvel", segundo Bradford, o exame contnuo de milhares de revistas, com novas fontes aparecendo a cada peridico. Servios de indexao e resumos so falhos e no seu teste em Cincias Aplicadas, 1.200 trabalhos no foram resumidos, anualmente, o que mostra que

Ci. Inf., Braslia, 12(2):59-80, jul./dez. 1983.

69

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

"menos da metade dos documentos teis so notados pelos peridicos correntes de resumo e de ndice". Brookes31 concluiu que as fontes secundrias so melhor organizadas em Cincias Naturais e contm dados mais acessveis, alm de serem menos atingidas por barreiras lingsticas. Esse fato concorre para que a maioria das anlises numricas se resuma s Cincias Naturais. Bradford16 tambm concluiu que em anlises detalhadas "um tero do contedo das bibliotecas especializadas refere-se, de forma definida, finalidade das mesmas, compreendendo os restantes dois teros da literatura relativa aos assuntos limtrofes ou mais remotamente relacionadas ao principal". Para ele, "as publicaes so duplicadas em muitas outras bibliotecas e sua representao em qualquer uma , em conjunto, insuficiente". Reconheceu que, pelos mesmos motivos, impossvel levantar toda a literatura sobre determinado assunto. As bibliotecas especializadas tambm no possuem, nos seus acervos, a literatura completa de sua especialidade. Para que tal fosse possvel, deixariam de ser especializadas e passariam a ser "bibliotecas gerais de cincias". Contudo, mais importante do que essa impossibilidade, parece ser a noo de relevncia, que afeta profundamente os sistemas de informao e seus servios. A especializao ou devotamento de um peridico estreitamente ligado ao conceito de relevncia que, por sua vez, est relacionado efetivadade da comunicao. Para Saracevic 32 , todo sistema tem alguma interpretao de relevncia e, dentro das muitas existentes, apresentada uma estrutura* uma noo-chave na Cincia e a evoluo da idia de relevncia no diferente de outras na Histria da Cincia. A comunicao cientfica e a prpria Cincia, para serem efetivas, precisam de informao relevante e, assim, "a histria da Cincia a histria dessa efetividade". Segundo, ainda, Saracevic32, a comunicao na Cincia tem se desenvolvido dentro de um sistema que sofre a interferncia dos mais diversos fatores. O sucesso ou insucesso de sistemas de informao depende da relevncia, pois os sistemas de recuperao tm como objetivo fornecer informaes relevantes para os usurios. H que fazer diferena entre informao e informao relevante, e essa distino importante, assim como os fatores que com ela se relacionam.

A comunicao do conhecimento efetiva quando e se a informao transmitida de um arquivo resulta na mudana em outro, sendo a relevncia a medida dessas mudanas. A noo de relevncia est subordinada a todo o mecanismo que forma a estrutura da literatura do assunto e o seu julgamento " um processo humano muito subjetivo, associado a alguns padres de regularidade30. Ento, o que relevncia para o indexador? E para o avaliador e o pesquisador? Este trabalho manipulou apenas peridicos, uma vez que a lei se aplica a artigos. Entretanto, a lei de Bradford, utilizada para avaliao de servios de indexao e resumo, pode abranger outros tipos de material bibliogrfico, o que leva discusso de quais os documentos que devem ser, de fato, analisados. Conforme foi mencionado no captulo 2, Bradford considerava como falha a no incluso de livros, folhetos, patentes, etc. O contedo desses documentos , realmente, relevante? Ou a sua relevncia maior ou menor, segundo a fase de evoluo da disciplina? Cada rea e sua comunidade cientfica seriam, ento, de acordo com a sua maturidade, produtoras e usurias de determinado tipo de documentao? Pao33, embora pesquisando um campo no-cientfico mas tambm emergente musicologia computacional, cuja primeira reunio data de 16 anos atrs concluiu que h necessidade de se incluir nos ndices e resumos: relatrios, cartas ao editor, enfim, toda a documentao referente ao assunto. Essa necessidade tem origem na no cientificidade ou na emergncia da disciplina? Kuhn4 afirma que o "cientista criador pode comear as suas pesquisas onde o manual a interrompe e desse modo concentrar-se exclusivamente nos aspectos mais sutis e esotricos dos fenmenos naturais que preocupam o grupo". A partir da, os seus relatrios de pesquisa mudam, seguindo tipos de evoluo:os livros, dirigidos a "possveis interessados", so substitudos por artigos breves orientados aos pares. O livro o veculo de transmisso das informaes das Cincias nos seus primeiros estgios de desenvolvimento, anteriores ao paradigma e nos quais "as linhas de profissionalizao permanecem ainda muito tenuamente traadas". Essa mudana de uso de canal de comunicao 6, para Kuhn, um critrio que revela claramente "que um campo de estudo tornouse uma cincia".

70

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

Todas essas discusses envolvem tanto os critrios de seleo de documentos pelos servios secundrios como as variveis que interferem na produtividade dos peridicos e, conseqentemente, no seu devotamento a um assunto. Esses aspectos tm sido estudados, isoladamente, no mbito da Cincia da Informao e foram, neste trabalho, associados e questionados especificamente em relao lei de Bradford. Os questionamentos deste estudo, no que se referem s leis cientficas, podem se restringir Cincia da Informao ou estender-se, num plano mais amplo, s Cincias Sociais e Humanas. Kuhn4 afirma que as divergncias na interpretao das leis so comuns durante o primeiro estgio de desenvolvimento de qualquer cincia ressaltando que, em geral, os fenmenos particulares estudados no so os mesmos. Essas discordncias tendem a desaparecer, segundo ele, em grande parte, "nas reas que chamamos de cincia", mas s deixam de existir, por completo, aparentemente. As divergncias, ento, parecem ser inerentes prpria cincia. No entanto, a sua diminuio est relacionada a cientificidade de uma rea, ou melhor, fase em que uma disciplina atinge o status de cincia. As diversas interpretaes da lei de Bradford talvez sejam conseqncia do estgio de desenvolvimento da Cincia da Informao e de observaes de fenmenos particulares diferentes. Podem, ainda, significar que as leis, nas Cincias Sociais e Humanas, desempenham outras funes, mais de acordo com a natureza de seus fenmenos. 5 - CONCLUSES A confirmao da hiptese, isto , de que o ncleo de peridicos no formado pelos mais devotados e sim pelos mais produtivos, num determinado tempo, gera questionamentos no somente em relao prpria lei como Cincia da Informao. No entanto, a questo mais importante diz respeito poltica de aquisio. A lei de Bradford, tal como originalmente concebida, se for utilizada como base para poltica de aquisio, pode acarretar problemas, uma vez que no indicar os peridicos devotados. Essa distoro pode ser mais grave em bibliotecas, centros de documentao e sistemas de informao de pases em desenvolvimento, nos quais a Educao problema grave e, por falta de apoio governamental as verbas

destinadas compra de material bibliogrfico so geralmente pequenas e insuficientes. A poltica de aquisio precisa ser estabelecida de maneira mais cuidadosa e eficiente, baseada em critrio que identifiquem os peridicos mais especializados, que possam preencher as necessidades de informao dos cientistas pesquisadores da rea. No se trata apenas do ncleo a reordenao dos peridicos, de acordo com a produtividade relativa, mostrou que quase todos tiveram sua posio alterada, alguns acentuadamente. Quaisquer que sejam as prioridades estabelecidas numa poltica de aquisio a compra dos primeiros cinco peridicos, dos 10 ou 20 seguintes, e assim por diante os resultados advindos podero apresentar conseqncias desastrosas. Outras questes podem ser levantadas, referentes natureza da fonte, critrios de indexao do LISA, perodo de tempo, estrutura e caractersticas dos peridicos, essncia da lei, etc. Os critrios do LISA para seleo do material bibliogrfico podem ter levado a um resultado que seria diferente se tivesse sido utilizado outro servio de resumo. At que ponto esses critrios so prprios da rea da Cincia da Informao inerentes aos servios de indexao e resumo, ou so especficos de determinada fonte secundria? Conforme foi visto, essas publicaes apresentam melhor ou pior organizao segundo a rea, assim como os critrios de seleo so mais, ou menos, rgidos. A disciplina, na medida em que mais nova, parece tender a ser menos seletiva e incluir todo o tipo de documento sobre o assunto, em detrimento dos artigos de peridicos, mais atualizados. Conclui-se que, nas reas em que esses servios so menos organizados, talvez haja maior possibilidade de falhas na indexao. O LISA inclua, no incio, s peridicos, e depois passou a indexar outros tipos de documentos, entre os quais relatrios, livros, folhetos etc. A maioria, entretanto, continua sendo composta de peridicos e trabalhos apresentados em reunies. Durante alguns anos a anlise do LISA foi feita em relao cobertura e efetividade de seu ndice. Uma das falhas constatadas foi a ausncia de livros novos e relatrios, entre o material bibliogrfico indexado. A abrangncia da cobertura outro ponto suscetvel de muitas discusses. A incluso de documentos depende de muitos fatores e elementos, entre os quais

Ci. Inf., Braslia, 12(2):59-80, jul./dez. 1983.

71

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

o estgio de desenvolvimento da rea e de sua literatura, que vai determinar o que relevante, assim como as necessidades de informao dos usurios. O cientista necessita mais de peridicos para a realizao de suas pesquisas e para sua atualizao? Essa necessidade depende, por sua vez, de sua maturidade cientfica? Ou da fase de sua pesquisa? O que se pode depreender desses questionamentos que os critrios de seleo vo se modificando medida em que a rea vai se consolidando, da mesma forma que o prprio cientista ou pesquisador percorre um caminho para seu desenvolvimento cientfico ou amadurecimento. A lei de Bradford, sendo aplicada a peridicos, apresenta o problema da definio de artigos, conforme foi visto neste trabalho. As funes e contedo dos artigos deveriam estar claramente determinados, inclusive pelas revistas que os publicam, ou melhor, pelas comisses editoriais e avaliadores. Da mesma forma, h necessidade de serem estabelecidos padres mnimo e mximo, para o nmero de pginas. A lei de Bradford, ainda que utilizada considerando-se a proporo entre a produtividade total e absoluta, conforme foi feito neste estudo, um instrumento eficiente mas que pode sofrer "ajustes" por parte do especialista da informao. A barreira lingstica, por exemplo, deve ser levada em conta na seleo dos peridicos, mesmo aqueles que faam parte do ncleo ou sejam de produtividade mdia. Se essas revistas so em idiomas exticos, menos conhecidos e sequer apresentam resumos em ingls, francs ou alemo, lnguas universais em termos de Cincia, no devem ser adquiridas porque no so, de fato, acessveis. Neste estudo, por exemplo, aparecem revista da ndia, Rssia, Polnia, Hungria, Bulgria, etc., praticamente inacessveis, sobretudo quando no trazem resumos em ingls ou francs. As primeiras so muito importantes em Classificao, rea fortemente influenciada pela corrente indiana, liderada por Ranganathan. Outro fator que pode interferir nos resultados da lei de Bradford a lacuna de tempo que o peridico leva para ser includo numa fonte secundria. A fonte usada neste trabalho leva tempo razoavelmente pequeno para indexar documentos, em termos de servios de indexao e resumos. E os outros servios? Um dos requisitos exigidos na aplicao da lei a "completeza" da bibliografia. Em princpio, impossvel saber quando uma bibliografia est

completa ou no. Ento, a maior ou menor abrangncia afetar os resultados. A lei de Bradford, diferentemente das leis das Cincias Exatas, utiliza dados que dependem da subjetividade do bibliotecrio, documentalista ou cientista da informao. Esses especialistas, por sua vez, tomam como base um assunto ou, mais exatamente, as necessidades de informao de cientistas e pesquisadores. Por todos esses motivos, os elementos da lei de Bradford sofrem a interferncia de fatores inerentes ao comportamento humano. Um dos mais importantes a relevncia, que determina os, critrios de seleo. A efetividade da comunicao e o processo de seleo esto intimamente associados, da porque a noo de relevncia fundamental e afeta s leis bibliomtricas. Uma questo que pode ser lanada se a lei de Bradford, aplicada a uma subrea, conduz a resultados diferentes. O comportamento da literatura de Classificao pode ser generalizvel para a Cincia da Informao? Os resultados da aplicao da lei na rea de Classificao demonstram que Cincia da Informao, Biblioteconomia e Documentao no despertam interesse em outras reas e esto fortemente concentradas em si mesmas. Caberia discutir as relaes e fronteiras dessas trs reas, na medida em que essa problemtica pode influenciar as leis bibliomtricas, da mesma forma que a dicotomia entre Biblioteconomia e Documentao afetou, numa determinada fase, os servios de indexao e resumos. A existncia de diversas interpretaes da lei de Bradford levam a algumas indagaes. Em que medida essas interpretaes fazem parte do processo natural de desenvolvimento da Cincia da Informao, ainda em fase "emergente"?

As divergncias, em proporo maior do que a desejada ou esperada, ocorreriam porque os fenmenos estudados so particulares e diferentes? Os fenmenos, Nas Cincias Sociais e Humanas, parecem ser mais passveis de interpretaes discrepantes. As prprias leis, nessas cincias, talvez exeram funo menos explicativa do que de compreenso. H que considerar a interdisciplinaridade da Cincia da Informao, que pode ser a origem do problema ou um dos fatores que mais contribuem para a permanncia das divergncias.

72

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Una Vnia Ribeiro Pinheiro

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1

13

MIKHAILOV, A. l.; CHERIMYI, A. I.; GILYAREVSKII, R. S. Estrutura e principais propriedades da informao cientfica. In: Cincia da Informao ou Informtica? Rio de Janeiro, Calunga, 1980. p. 71-89. ZIMAN, J. M. Information, communication and knowledge. Nature, 224: 318-24, 1969.

BRONOWSKI, J. O senso comum da cincia. Belo Horizonte, Itatiaia; So Paulo, EDUSP, 1977. (Coleo O homem e a cincia, v. 4). SCHRIVEN. Apud: FEIGL H. & MAXWELL G. Issues in the philosophy of Science. New York, 1961. Apud: K AP LAN A. A conduta na pesquisa: metodologia para as cincias do comportamento. So Paulo, EDUSP, Herder, 1969.

14

CRISTVO, H. T. Da comunicao informal comunicao formal: identificao da frente de pesquisa atravs de filtros de qualidade. Rio de Janeiro, IBICT, 1978. Tese de Mestrado em Cincia da Informao. KUHN, T. S. A estrutura das revolues cientficas. 2. ed. So Paulo, Perspectiva, 1978. ZIMAN, J. M. Conhecimento pblico. Belo Horizonte, Itatiaia; So Paulo, EDUSP, 1979. (Coleo O homem e a cincia, v. 8). HOUGHTON, B. Scientific periodicals: their historical development, characteristics and control. London, Clive Gingley, 1975. FOSKETT, D. J. Cincia da informao corno disciplina emergente; implicaes educacionais. In: Cincia da Informao ou Informtica? Rio de Janeiro, Calunga, 1980. p. 52-69.

15

DUHEM, P. The aim and structure of physical theory. Princepton, 1954. Apud: KAPLAN, A. A conduta na pesquisa: metodologia para as cincias do comportamento. So Paulo, EDUSP, Herder, 1969. BRADFORD, S. C. Documentation. London, Crosby Lockwood; Washington, Public Affairs Press, 1953. BRAGA, G. M. Some aspects of the Bradford's distribution. Proceedings of the ASIS, 15: 51-54, 1978.

16

17

18

VICKERY, B. C. Bradford's law of scattering. J. Docum., 4: 198 - 203, Dec. 1948. GOFFMAN, W. & WARREN, K. S. Dspersion for papers among journals based on a mathematical analysis of two diverse medicai literatures. Nature, 221 (578): 1205-207, Mar. 1969.

19

8 OTLET, P. Trait de documentation: le livre sur le livre thorie et pratique. Bruxelles, Editiones Mundaneum Ralais Mondial, 1934. p. 6-37.
9

20

BROOKES, B. C. Bradford's law and the bibliography of Science. Nature, 224 (5223): 953-56, Dec. 1969. GILCHRIST, A. Documentation of documentation: a survey of leading abstracts services in documentation and an identification of Key-journals. AsIib Proc., 18 (31:62-80, Mar. 1966.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? J. Docum., 25 (4): 348-49, Dec..1969.

21

10 BRAGA, G. M. Dynamics of scientific communication: an application to Science funding policy. Cleveland, Case Western Reserve University, 1977. Doctoral thesis.
11

22

NARIN, F. &MOLL, J. K. Bibliometrics. In: WILLIANS, M. E ., ed. Annual Review of Information Science and Technology. New York, Knowlegde Industry Publications, 1977. v. 12. p. 35-58.

SARACEVIC, T. Five years, five volumes and 2345 pages of the Annual Review of Information Science and Technology. Information Storage and Retrieval, 7: 127-39, 1971. & PER K, L. L. Ascertaining activity in a subject area through bibliometric analysis. Journal of American Society of Information Science, 24 (2): 120-34, Mar. /Apr. 1973.

23

12 KAPLAN, A. A conduta na pesquisa: metodologia para as cincias do cornprtamento. So Paulo, EDUSP, Herder, 1969.

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

73

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

24

DROTT, M. C. Bradford's law: theory, empiricism and the gaps between, Library trends, 41-52, Summer, 1981. LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE ABSTRACTS - LISA. London, Library Association, 1969. Bimestral. LIBRARY ASSOCIATION, Classification Research Group. Classification and Information control; papers representing the work of the Classification Research Group during 19601968. London, The Library Association, 1969. (Library Association Research Publications, n9 1).

among librarians, scientists, engineers and students. Oxford, Pergamon Press, 1979.

25

31 BROOKES, B. C. Numerical methods of bibliographic analysis. Library trends, 22 (11:18-43, July 1973. 32 SARACEVIC, T. Relevance: a review of a framework for the thinking on the notion in Information Science. Journal of the American Society of Information Science, 321-43, Nov./ Dec. 1975. 33
PAO, M. L. Dispersion of a non-scientific literature. Proceedings of the ASIS, 15:260-63, 1978.

26

' MAIA, E. L. S. Comportamento bibliomtrico da lngua portuguesa, como veculo de representao da informao. Cincia da Informao, Rio de Janeiro, 2 (2): 99-138, 1973. lREBI. (ndices de revistas de Bibliotecologia). Madrid, Oficinas de Educacion Iberoamericana, Instituto Bibliogrfico Hispanico-Madrid; Buenos Aires, Centro de Documentacin Bibliotecolgica Bahia Blanca, 1973.

ABSTRACT Bradford's law, even after reformulations by other authors, does not yet represent the reality of "behaviour" of scientific literature. The intention is to modify the conceptual formulation without changing the mathematical and graphic representations. The concept of relative productivity is introduced and compared with that of absolute productivity, demonstrating, in this way, the alterations. The hypothesis is confirmed that the nucleous is formed not by the most devoted, but by the most productive journals, during a delimited time. The consequences of the distortions of the law are shown, especially with regard to the acquisition policy.

28

29 LEE, J. M. Library periodicals in review. Seriais review, 5 (3): 7-49, July/Sept. 1979. 30 GARVEY, W. D. Communication: the essence of Science facilitating Information exchange

74

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford; uma reformulao conceituai Lera Vnia Ribeiro Pinheiro

ANEXOS

ANEXO A TABELA DE PERIDICOS POR ORDEM DECRESCENTE DE PRODUTIVIDADE ABSOLUTA


3

TTULOS DE PERIDICOS

Aslib Proceedings Drexei Library Quarteriy Indian Library Movement Journal of Documentation Nachrichten fr Dokumentation;Zeitschrift fr Information und Dokumentation

TTULOS DE PERIDICOS

27

International Classification Library Resources & Technical Services Zentralblatt fr Bitaliotheckswesen Catalogue & Index; periodical , . . Nauchno Tekhnicheskaya Informatsiya. Seriya 2. Herald of Library Science Journal of the American Society for Information Science - JASIS Library Science with a Slant to Documentation Special Libraries

23

1 1 1

17 13 12

Bibliotekar (Moscou) Bulletin of the Medicai Library Association Cataloguing Australia DK Mitteilungen Information Processing and Management Nauchno-tekhnicheskaya Informatsiya. Seriya 1. Tudomanyos es Muszaki Tajekoztatas

Art Libraries Journal International Library Review LIBRI; International Library Review Schulbibliothek Aktuell

10

10

Annals of Library Science and Documentation Australian Academic and Research Libraries Australian Library Journal Bibliotekovedenie i Bbliografiya za Rubezhom Ceskoslovenska Informalika teoria a praxe

Continua

Continua

Ci. tnf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

75

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

TTULOS DE PERIDICOS

TTULOS DE PERIDICOS

Indian Librarian Law Library Journal Nauchnye i Tecknicheskie Biblioteki SSSR; sbornik . . . Open;vaktijdschrift voor . . . Sovetskoe Bibliotekovedsnie

44

13

Aktualne Problemy Informacji i Dokumentacji Audivisual Librarian Australian Special Libraries News (ASLN) Bibliotek Buch und Bibliothek DFW Dokumentation Information Journal of Chemical Information and Computer Sciences Library and Information Science Library Trends New Library World Tidskrift foer Dokumentation UNESCO Bulletin for Libraries Zeitschrift fr Bibliothekswesen und Bibliographie

22

Bibliotheksdienst; Kurzinformatonen zur Bibliothekarischen . . . Bulletin of the Association of British Theological and Philosophical Libraries Documentation Study/Dokumenteshon Kenkyu Education Libraries Bulletin Fontes Artis Musicae Geography & Map Division Bulletin (Special Libraries Association) Hennepin County Library Cataloguing Bulletin Informatik; theorie und praxis der wissensschaftlichnischen . . . International Cataloguing Journal of Librarianship Journal of Library and Information Science/JLIS Kniznice a Vedecke Informacie Nachrichten/Nouvelles/Notizie New Zealand Libraries Nigerian Libraries Probleme de Informare si Documentare Risalat AI-Maktaba (Message of the Library) School Librarian South African Libraries Technik Knihvna Timeless Fellowship.-Annual Journal of Comparative Librarianship U.S. Library of Congress Quarterly Journal Continua

Accademie e Biblioteche de Itlia Associazione Italiana Biblioteche. Bolletino d'lnformazioni Australian School Librarian Bibliotekar; spisanie za bibliotecno delo (Sofia) Bibliothekar; Zeitschrift fr das bibliothekswesen Bliss Classification Bulletin Bogens Verden; Tidsskrift for dansk biblioteksvaesen Bog og Bibliotek; tidsskrift for biblioteker og bokvenner Boletin de Ia Direccin General de Archivos y Bibliotecas Bulletin ds Bibliothques de F rance Canadian Library Journal Classification Society Bulletin College and Research Libraries/CRL Documentation et Bibliothques Focus on International & Comparative Librarianship Governamnt Publicatiohs Review;an international Journal IATUL Proceedings (International Association of Technological University Libraries Proceedings Indexer Indian Journal of Library Science Indian Library Association Bulletin Information Scientist International Frum on Information and Documentation International Journal of Law Libraries Journal of Education for Librarianship Journal of Library History Philosophy and Comparative Librarianship Librarians for Social Change The Library Association Record Library Journal Library Journal/Toshokan Zasshi The Library Quarterly; a Journal of investigation and discussion in the field of library Science Majalah Ikatan Pustakawan Indonsia IPI Maktaba Ontario Library Review Program; news of computers in libraries Quarterly Bulletin of the International Association of Agricultural Librarians and Documentalist Scandinavian Public Library Quarterly Seriais Librarian Studii si Cercetari de Documentare Times Educational Supplement Ugandan Libraries Visual Education Wilson Library Bulletin

76

Ci. Inf., Braslia, 12(21:59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

ANEXO B TABELA DE PRODUTIVIDADE ABSOLUTA DOS PERIDICOS DE ACORDO COM A TABELA "CLSSICA" DE BRADFORD

ANEXO D

TABELA DE ORDEM DE SRIE DE ACORDO COM A PRODUTIVIDADE ABSOLUTA

P
1

A
27 23 17 13 12 10

PA 27 23 17 13 12 40 24 14 42

IP

2PA
27
OS
P A

1 2 3 4 5 9
12 14 21 25 35 48 70

1 1
1

TTULOS DE PERIDICOS

50 57 80 92
3 1 2 1 1

27 23 17 13 12

International Classification Library Resources & Technical Services Zentralblatt fr Bibliothekswesen Catalogue & Index Nauchno Teknicheskaya Informatsiya. Seriya 2. Herald of Library Science Journal of the American Society for Information Science-JASIS Library Science with a Slant to Documentation Special Libraries Aslib Proceedings Drexel Library Quarterly Indian Library Movement Journal of Documentation Nachrichten fr Dokumentation Bibliotekar (Moscou) Bulletin of the Medicai Library Association Cataloguing Australia DK Mitteilungen Information Processing and Management Nauchno-Teknichskay Informatsiya. Seriya 1. Tudomanyos es Muszaki Tajekostatas Art Libraries Journal International Library Journal LIBRI; International Library Review Schulbibliothek Aktuell
* # * *

1
4 3 2 7 4
10 13 22 44

" 1
1 1

132
4

8 7 6 5 4 3 2 1

156 170 212 232 272 311

7,5

10

20
40 39 44 44

11

355 399
13,5
18
2 7

114

ANEXO C DIVISO MXIMA EM ZONAS DE PRODUTIVIDADE

A
50 52 54 50 50 49 48 45
mB = 1

P 2 4 6 8
11 15 23

mB

1
2 3 4 5 6 7 3

23,5

2
1,5 1,3 1,3 1,3 1,5 1,9
30,5 42,5
59 81 10 13 22 44
4 3 2 1

45

Nota: Nas colunas assinaladas com asterisco, os ttulos de peridicos foram omitidos devido a extenso da listagem e por j constarem na tabela do ANEXO A.

Ci. Inf., Brasflia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

77

Lei de Bradford:uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

ANEXO E TABELA DE PRODUTIVIDADE ABSOLLJTA PRODUTIVIDADE TOTAL DE ARTIG OS

DICOS

PEDI- ARTIGOS SOBRE CLASSIFICAO


4 5

TTULOS DE PERIDICOS

TOTAL DE ARTIGOS PUBLICADOS

1) 2) 3) 4)

PERI- ARTIGOS DICOS. SOBRE CLASSIFICAO


1 27

TlTULOS DE PERIDICOS

TOTA TO TA L DE ARTIGOS PUBLICADOS

Art Libraries Journal International Library Review LI BR!; International Library Review Schulbibliothek Aktuell

80
214 117

45
4.465

International Classification Library Resources & Technical Services Zentralblatt fr Bibliothekswesen Catalogue & Index Nauchno-Teknicheskaya Informatsiya. Seriya 2. Heraldof Library ' Science 2) Journal of the American Society for Information Science JASIS 3! Library Science withi a Slant to Documentation 4) Special Librares 1) Aslib Proceedings 2) Drexel Library Quarterly 3) Indian Library Movement 1) Journal of Documentation 2) Nachrichten fr .Dokumentation; Zeitschrift fr Information und Dokumentation 1) Bibliotekar (Moscou) 2) Bulletin of the Medicai Library Association 3) Cataloguing Australia 4) DK Mitteilungen 5) Information Processing and Management 6) Nauchno Teknicheskaya Informatsiya. Seriya 1. 7) Tudomanyos es Muszaki Tajekoztatas 1)

59

TOTAL DE ARTIGOS

23

143

ANEXO F
TABELA DE PRODUTIVIDADE RELATIVA

17

182

1 1

13 12

59

P
T

TTULOS DE PERIDICOS International Classification Library Resources & Technical Services Zentralblatt fr Bibliothekswesen Catalogue & Index Nauchno-Teknicheskaya Informatsiya. Seriya 2. Heratd of Library Science Journal of the American Society for Information Science JASIS Library Science with a Slant to Documentation Special Libraries Aslib Proceedings Drexel Library Quarterly Indian Library Movement Journal of Documentation Nachrichten fr Dokumentation; Zeitschrift fr Information und Dokumentation Bibliotekar (Moscou) Bulletin of the Medicai Library Association Cataloguing Austral ia DK Mitteilungen Information Processing

TOTAL PERCENA , TUAL

27

59

46%

325

10

23

143

'.

16,5%

164

17 13

1 82 59

9,5% 22,5%

195

1 1

88 321
218 129

12 10

325 164

4%
6,5%

10

195

5,5%

50 86
3

10 10 8 8 8 7
:

88 321
218 129 50

11 ,5% 3,5% 4% 6,5% 16%


8,5%

141
2 36

962 182 27 19 172 326 161


7

7 6

141 962

5% 1%

6 6 6

182 27 19

! j i

3,5% 22,5% 31,5%

Continua

i i

Continua

78

Ci. Inf., Braslia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

Lei de Bradford: uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

TTULOS DE

PERIDICOS
and Management Nauchno-Teknicheskaya Informatsiya. Seriya 1. Tudomanyos es Muszaki Tajekoztatas

TOTAL A
172 324 161

PERCENTUAL
3,5%

TTULOS DE PERIDICOS

PRODUTIVIDADE RELATIVA

PRODUTIVIDADE ABSOLUTA

OS

6 6 6 5 5 5 5

2% 4%
6,5% 2,5% 4,5%

Art Libraries Journal Drexel Library Quarterly Herald of Library Science Journal of the American Society for Information Science JASIS Nachrichten fr Dokumentation; Zeitschrift fr Information und Dokumentation LIBRI Aslib Proceedings

6,5%

23,5

6,5%

11

Art Libraries Journal International Library Review LIBRI Schulbibliothek Aktuell

80
214 117

6,5%

10

7,5

45

11,5%

5,5%'

10

7,5

ANEXO G TABELA DE REORDENAO DOS PERIDICOS DE ACORDO COM A PRODUTIVIDADE RELATIVA

5%
4,5%

7 5

13,5 23,5

TTULOS DE PERIDICOS

PRODUTIVIDADE RELATIVA

PRODUTIVIDADE ABSOLUTA

OS

4%

11

International Classification DK Mitteilungen Catalogue Index Cataloguing Austrlia Library Resources & Technical Services Indian Library Movement Library Science with a Slant to Documentation Schulbibliotek Aktuell Zentralblatt fr Bibliothekswesen Journal of Documentation

46%

27
6

31,5% 22,5%

18
4

Naucho-Teknicheskaya Informatsiya. Seriya 2. Tudomanyos es Muszki Tajekoztatas Bulletin of the Medicai Library Association Information Processing and Management

4%

12

13

22,5%

18

4%

18

16,5%

23

3,5%

18

16%

11

3,5%

18

11 ,5%

10

7,5

Special Libraries
11 ,5%
5
23,5

3,5%

10

7,5

International Library Review Naucho-Teknicheskaya Informatsiya. Seriya 1. Bibliotekar (Moscou)

2,5%

23,5

9,5%

17

2%

18

8,5%

13,5

Continua

1%

18

Ci. Inf., Brasflia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

79

Lei de Bradford:uma reformulao conceituai Lena Vnia Ribeiro Pinheiro

ANEXO H TABELA COMPARATIVA DOS PERIDICOS SEGUNDO A PRODUTIVIDADE ABSOLUTA E PRODUTIVIDADE RELATIVA PRODUTIVIDADE ABSOLUTA International Classification Library Resources & Technical . . . LRTS Zentralblatt fr Bibliotheckswesen Catalogue Index IMauchno-Tekhnicheskaya . . . Seriya 2 Herald of Library Science JASIS Library Science with a Slant . . . Special Libraries Aslib Proceedings Drexel Library Quarterly indian Library Movement Journal of Documentation Nachrichten fr Dokumentation Bibliotekar (Moscou) Bulletin of the Medicai Association Cataloguing Austrlia DK Mitteilungen Information Processing and Management Nauchno-Teknicheskaya . . . Seriya 1 Tudomanyos es Muszaki . . . Art Libraries Journal International Library Review PRODUTIVIDADE RELATIVA International Classification DK Mitteilungen Catalogue Index Cataloguing Austrlia Library Resources & ... LRTS Indian Library Movement Library Science with a Slant . . . Schulbibliotek Aktuell Zentralblatt fr . . . Journal of Documentation Art Libraries Journal Drexel Library Quarterly Herald of Library Science JASIS Nachrichten fr Dokumentation Libri Aslib Proceedings Nauchno-Teknicheskaya . . . Seriya 2 Todomanyos es Muszaki Bulletin of the Medicai . . . Information Processing and . . . Special Libraries International Library Review Nauchno-Teknicheskaya . . . Seriya 1 Bibliotekar (Moscou)

Li br i
Schulbibliotek Aktuell

80

Ci. Inf., Brasflia, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.

You might also like