You are on page 1of 62

ESPERIDIO AMIM HELOU FILHO

Governador do Estado

PAULO ROBERTO BAUER


Vice-Governador

MIRIAM SCHLICKMANN
Secretria de Estado da Educao e do Desporto

SIMONE SCHRAMM
Secretria Adjunta

MARLENE DE OLIVEIRA
Diretora de Ensino Fundamental

JLIA SIQUEIRA DA ROCHA


Gerente de Aes Integradas do Ensino Fundamental

ARACI PETRES ALVES DE OLIVEIRA


Gerente de Aes Integradas do Ensino Fundamental

REVISO DE TEXTO
Ivete Pittol Trevisan

CAPA E EDITORAO ELETRNICA


Maria das Dores Pereira Ricardo Fernandes Braz

COORDENAO DO GRUPO DE TRABALHO


Raul Wagner FONAPER / CONER/SC

EQUIPE DE REDAO
Ione Fiorini Thom - DEF / SED Llian Blanck de Oliveira - FURB Marcos Rodrigues da Silva - UNISUL / FURB Maria Aparecida Lehmkuhl - DEF / SED Roseli Blanck - FURB / Secretaria Municipal de Educao de Jaragu do Sul Terezinha Milanez - UNIVILLE

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO E DO DESPORTO

Proposta Curricular De Santa Catarina


Implementao do Ensino Religioso Ensino Fundamental

Florianpolis 2001

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO E DO DESPORTO Rua: Antonio Luz n 111 Bairro: Centro Fone: 48 3221-6000 CEP: 88.010-410 Florianpolis SC

Tiragem: 3.000

Ficha Catalogrfica elaborada pela Biblioteca da Secretaria de Estado da Educao e do Desporto.

S 231 Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto. Currculo: ensino religioso. Florianpolis: SED, 2001 60 p.

CDU 371.214:2(816.4)

Catlogo sistemtico: Currculo 371.214 Ensino religioso 2 Currculo: ensino religioso: Santa Catarina 371.214:2(816.4)

Sumrio

INTRODUO........................................................................................................ 6 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................8 RINCPIOS ORGANIZATIVOS..............................................................................12 CONCEITOS ESSENCIAIS...................................................................................15 CONTEDOS PROPOSTOS............................................................................... 15 1 Ser Humano.......................................................................................................15 2 Conhecimento revelado.....................................................................................15 3 Conhecimento elaborado...................................................................................16 4 Diversidade das prticas....................................................................................17 5 Caminho de reintegrao...................................................................................17 QUADRO DESCRITIVO.......................................................................................18 CRITRIOS PARA SEQENCIAO.................................................................20 TRATAMENTO DIDTICO..................................................................................21 AVALIAO........................................................................................................23 ANEXOS.............................................................................................................24 GLOSSRIO.......................................................................................................33 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...................................................................39 GRUPO DE TRABALHO....................................................................................60

INTRODUO

O presente trabalho atende a necessidade da implementao do Ensino Religioso a partir dos pressupostos da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9.394/96, de acordo com a nova redao do artigo 33 (Lei n. 9.475/97), que se fundamenta nos Parmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso (PCNER), e da Lei Complementar n. 170/98- Sistema Estadual de Ensino. Considerando que o artigo acima citado preconiza a necessidade de os "sistemas de ensino ouvirem entidade civil constituda pelas diferentes

denominaes religiosas para a definio dos contedos de disciplina de ensino religioso (pargrafo 2.)", a Secretaria de Estado da Educao e do Desporto de Santa Catarina (SED) e o Conselho do Ensino Religioso de Santa Catarina (CONER/SC), composto por quatorze denominaes religiosas, vm discutindo e estudando questes relacionadas a esta rea do conhecimento. Neste sentido, no ano de 1999, considerando a necessidade de formalizar os contedos desta disciplina, foram convidados tambm a participar das discusses e estudos, coordenadores, alguns professores e representantes dos Cursos de Cincias da Religio -Habilitao em Ensino Religioso / Programa MAGISTER, das Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade da Regio de Joinville (UNIVILLE), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade do Contestado (UNC) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) respectivamente; assim como um membro coordenador do Frum Nacional Permanente do Ensino Religioso ( FONAPER ) e professores do Instituto de Teologia de Santa Catarina (ITESC). Esta equipe, em encontros mensais sistemticos durante o ano de 1999, definiu as diretrizes para a organizao da prtica escolar em Ensino Religioso na Educao Bsica, em consonncia com a legislao nacional vigente, os PCNs, os
6

PCNER, a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e o objetivo do CONER/SC onde se enuncia que:

As Tradies Religiosas recebem a revelao de que o ser humano chega a sua plenitude na medida em que ele se reintegra a Deus, o Absoluto, o Pai Maior, a Me Terra, o Transcendente,... As hipteses cientficas que vm oferecendo vrias explicaes da gnese deste princpio no podem ser privilegiadas conforme o mais correto esprito cientfico. Em razo disto imprescindvel que o Ensino Religioso oportunize o conhecimento que as diversas Tradies Religiosas detm do caminho de reintegrao.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Ensino Religioso, como rea de conhecimento (Resoluo CEB n 02, de 07 de abril de 1998), visa garantir ao cidado o acesso ao conhecimento religioso. Esse conhecimento religioso entendido, como sistematizao da dimenso da relao do ser humano com a Realidade Causal, tendo como complementares os demais conhecimentos articulados, explica o significado da existncia humana em sua cultura e religiosidade.

A implantao desta disciplina tem um percurso histrico que merece ser destacado. Os primeiros passos so dados na anlise dos trs projetos, a saber Projeto de Lei n 2.757/97, de autoria do deputado Nelson Marchezan (PSDB-RS); Projeto de Lei n 2.997/97, de autoria do deputado Maurcio Requio (PMDB-PR) e, o Projeto de Lei n 3.043/97, de autoria do Poder Executivo, encaminhados aos deputados federais, onde se evidenciam importantes convergncias que merecem destaque. Todos adotam o princpio de que o Ensino Religioso parte integrante essencial da formao do ser humano, como pessoa e cidado, estando o Estado obrigado a promov-lo; no se revestir de carter doutrinrio ou proselitista, possibilitando aos educandos o acesso compreenso do fenmeno religioso e ao conhecimento de suas manifestaes nas diferentes denominaes religiosas.

Trata-se

de

uma

postura

que

satisfaz

plenamente

os

dispositivos

constitucionais que definem a relao entre o Estado e as denominaes religiosas, inserindo-se inclusive de forma adequada na hiptese de colaborao de interesse pblico, previsto no art. 19, I, da Constituio Federal. Nada mais de interesse pblico do que a formao integral e o pleno desenvolvimento da pessoa humana, objetivo fundamental da educao nacional, tal como mencionado no art. 205 da Carta Magna.

Tanto isso verdade que, em inmeros sistemas de ensino estaduais e municipais, inspirados nos princpios consignados na Constituio de 1988,

estabeleceram-se parcerias que tm logrado xito no campo do Ensino Religioso. Tais experincias ficaram seriamente comprometidas pelo dispositivo constante do art. 33 da Lei n 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, cujo contedo desobrigava o Poder Pblico, sob o ponto de vista pedaggico e financeiro. Na realidade, a Lei parecia cercear o esprito humanista abrangente e integrador, pelo qual o Ensino Religioso foi includo como disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de Ensino Fundamental.

O substitutivo, Lei n. 9.475 promulgada em 22 de julho de 1997, desencadeou na sociedade brasileira um processo significativo em prol do Ensino Religioso, esclarecendo de vez o seu papel e a sua importncia na educao e corrigindo distores histricas no redimidas no texto de lei do dispositivo anterior. Dessa forma, pela primeira vez no Brasil se criam oportunidades de sistematizar o Ensino Religioso como disciplina escolar que no seja doutrinao religiosa e nem se confunda com o ensino de uma ou mais religies. Tem como objeto a compreenso da busca do Transcendente e do sentido da vida, que do critrios e segurana ao exerccio responsvel de valores universais, base da cidadania. Esse processo antecede qualquer opo por uma religio.

Nesta compreenso, a disciplina de Ensino Religioso se aproxima da concepo de religio a partir de um dos seus significados na etimologia latina de relegere que pode significar "retomar, reler, tornar a percorrer". A releitura do fenmeno religioso a partir do convvio social dos educandos constitui objeto de estudo desta rea de conhecimento, na diversidade cultural religiosa do Brasil, sem priorizar uma ou outra expresso de religiosidade.

A verdadeira existncia do indivduo-pessoa humana, as relaes interpessoais e, de modo mais amplo, as relaes sociais e, por decorrncia, a existncia da prpria sociedade, dependem da autenticidade dos valores, que se solidificam a partir da certeza transcendental, e de uma tica que se consolida, sobretudo atravs do processo educativo iniciado na famlia, valorizado na educao escolar.

No se trata apenas de questo de transmisso de meras normas de conduta. Trata-se de proporcionar, na educao escolar, oportunidade para que o educando descubra o sentido mais profundo da existncia; encontre caminhos e objetivos adequados para sua realizao; e valores que lhe norteiem o sentido pleno da prpria vida, conferindo-lhe especial dignidade como ser humano e respeito por si mesmo, pelos outros e pela natureza.

Trata-se

de

oferecer

ao

educando

possibilidade

de

perceber

transcendncia da sua existncia e de como isso confere nova dimenso ao seu ser, nele imprimindo uma marca diferenciada para a construo de uma sociedade mais justa, centrada na solidariedade, na defesa e na promoo integral da vida.

A disciplina do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, em particular na realidade catarinense, facilita a compreenso das formas que se expressa o Transcendente na superao da finitude humana e que determinam,

subjacentemente, o processo histrico da humanidade. Por isso necessita:

a) proporcionar o conhecimento dos elementos bsicos que compem o fenmeno religioso, a partir das experincias religiosas percebidas no contexto do educando;

b) subsidiar o educando na formulao do questionamento existencial, para desenvolver-se em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado;

c) analisar o papel das Tradies Religiosas na estruturao e manuteno das diferentes culturas e manifestaes socioculturais e econmicas;

d) facilitar a compreenso do significado das afirmaes e das verdades de f das Tradies Religiosas;

10

e) refletir o sentido da atitude moral, como conseqncia da vivncia no fenmeno religioso e expresso da conscincia e da resposta pessoal e comunitria do ser humano;

f) possibilitar esclarecimentos sobre o direito diferena na construo de estruturas religiosas(PCNER, 1997,p.30 e 31).

A Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina menciona que "o Ensino Religioso como disciplina integrante do currculo escolar, tem como compromisso o estudo do desejo da transcendncia dos educandos, das suas comunidades e da sua histria. (...) O fenmeno religioso nesta perspectiva, uma forma histrica que assume a capacidade de abertura ao Transcendente, inscrita na experincia da vida."(Santa Catarina, Proposta Curricular..., 1998, p. 234).

11

PRINCPIOS ORGANIZATIVOS
Todo ser humano faz perguntas. Ele se interroga a si mesmo e ao mundo. Ao interrogar-se, procura saber quem ele , de onde veio, para onde vai e por qu vive. Quando a pergunta recai sobre o mundo, o ser humano procura compreender o seu mistrio, sua origem e finalidade. Na experincia do cotidiano existencial, a pergunta rompe com o mesmo revelando o Fenmeno Religioso, e provocando novas situaes. Faz emergir o desconhecido, pois, o manifesto, enquanto manifesto, j conhecido e por isso no mais provocador. O objeto manifesto, porm, guarda sempre outra face como desconhecida, mas sugerida. um oculto vislumbrado no horizonte. A esse desconhecido que est alm-horizonte denominamos de mistrio.

Segundo algumas tradies religiosas a negao do mistrio pode provocar o caos. A instalao do caos na conscincia humana acontece tambm quando a inteligncia no consegue compreender e apreender os fenmenos que se manifestam, como a tempestade, a morte, a doena, a guerra. A superao do caos se d pelo conhecimento do fenmeno e pela fora de um ritual.

A pergunta surge da necessidade do conhecimento e instigante. Por isso, a pergunta para a inteligncia humana, enquanto permanece na curiosidade, no encontra uma resposta. O conhecimento elimina a curiosidade, temporariamente. Incorporada ao mundo existencial, a questo torna-se familiar e cotidiana.

Conhecer significa captar e expressar as dimenses da comunidade de forma cada vez mais ampla e integral. A educao escolar, como um processo de desenvolvimento global da conscincia e da comunicao entre educador e educando, dentro de uma viso de totalidade, de competncia da escola incluir, os vrios nveis de conhecimento: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e o religioso.

12

Uma outra forma de aproximao ao fenmeno religioso encontramos no pensamento de Rudolf Otto, para o qual o sagrado no se encontra restrito religio, mas ali tambm pontua suas inferncias, interpretaes e decodificaes no e do cotidiano. De carter racional e no racional, a priori, o sagrado no fruto da estrutura do consciente, mas a expresso do impacto provocado por uma experincia de uma realidade outra que se manifesta na conscincia do crente, antes de ser incorporada nos ritos e mitos de determinado grupo social.

O numinoso (do latim numem, igual divindade) como assim prefere chamar, o pai da fenomenologia, ao efeito subjetivo da presena no eu deste impacto da realidade outra, o mysterium que provoca sentimentos de tremor e temor, manifesta uma absoluta potncia e alteridade, uma absoluta energia, vitalidade e paixo (podendo lev-lo a um xtase individual e coletivo), assim como o fascina, inquieta e aprisiona.

O ser humano impactado e movido por esse sentimento centraliza seu viver, sua realidade factual, nestas experincias, fontes para ele de uma realidade absoluta e de emergncia existencial. Cada cultura tem, em sua estruturao e manuteno, o substrato religioso que a caracteriza; este o unifica vida coletiva diante de seus desafios e conflitos(PCNER, 1997,p. 19). preciso, portanto, prover os educandos de oportunidades de se tornarem capazes de entender os momentos especficos das diversas culturas, cujo substrato religioso colabora no

aprofundamento para a autntica cidadania.

Essa responsabilidade atribuda escola como conseqncia do projeto educativo, comprometido com a democratizao social e cultural, coloca o Ensino Religioso na funo de garantir que todos os educandos tenham a possibilidade de estabelecer dilogo, possibilitando construir explicaes e referenciais, que escapam do uso ideolgico, doutrinal ou catequtico.

Se na escola que a conscincia humana das limitaes se aprofunda, tambm nela que a humanidade poder aprender as razes de superao de seus limites. na dinmica da educao que o anseio de aprender a totalidade da vida e

13

do mundo explicitado em formas de conhecimentos culturais. E, como o conhecimento religioso est no substrato cultural, o Ensino Religioso contribui para a vida coletiva dos educandos na perspectiva unificadora que a expresso religiosa tem, de modo prprio e diverso, diante dos desafios e conflitos.

Assim o conhecimento religioso, como sistematizao de uma das dimenses da relao do ser humano com a realidade transcendental, tendo como complementares outros conhecimentos sistematizados, se constitui em uma forma de explicar o significado da existncia humana. Ele o instrumento que auxilia na superao das contradies de respostas isoladas de cada cultura. Criar a oportunidade de ter o Ensino Religioso de forma sistematizada permite uma compreenso mais critica do cidado.

14

CONCEITOS ESSENCIAIS*
Ser humano

Conhecimento revelado

Conhecimento elaborado

Diversidades das prticas

Caminhos de reintegrao

CONTEDOS PROPOSTOS
1 Ser humano
Contedos estabelecidos a partir de:

a) As orientaes para o relacionamento com o outro, respeitando a Alteridade;

b) Conhecimento do conjunto de princpios de cada Tradio Religiosa;

c) A fundamentao dos limites ticos/morais propostos pelas vrias Tradies Religiosas.

2 Conhecimento revelado
Contedos estabelecidos a partir de:

15

a) As formas de revelao do revelante ao espao sagrado;

b) Origem da autoridade da palavra revelada, segundo as diversas Tradies Religiosas;

c) A revelao do Transcendente, na viso das diversas Tradies Religiosas;

d) As possveis respostas norteadoras do sentido da vida: a ressurreio, a reencarnao, a ancestralidade e a inexistncia de vida aps a morte.

3 Conhecimento elaborado
Contedos estabelecidos a partir de:

a) A evoluo dos conhecimentos e das estruturas religiosas no decorrer dos tempos (Histria e Tradio Religiosa);

b) A funo poltica das ideologias religiosas ( Sociologia e Tradio Religiosa);

c) As determinaes da Tradio Religiosa na construo mental do inconsciente pessoal e coletivo (Psicologia e Tradio Religiosa);

d) A descrio das representaes do Transcendente nas Tradies Religiosas: exegese/comentrios, teologias;

e) Conjunto de mitos, crenas e doutrinas em cada Tradio Religiosa;

f) Conhecimento

das

prticas

de

reflexo

do

homem

diante

do

Transcendente (Filosofias e Tradies Religiosas);

16

g) A idia do Transcendente.

4 Diversidade das prticas


Contedos estabelecidos a partir de: a) A descrio de prticas e rituais religiosas significantes, elaborados pelos diferentes grupos religiosos;

b) A identificao dos smbolos mais importantes de cada Tradio Religiosa, comparando seu(s) significado(s);

c) Estudos das prticas de espiritualidade utilizadas pelas diferentes Tradies Religiosas no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e o mundo.

5 Caminhos de reintegrao
Contedos estabelecidos a partir de:

a) Conhecimento dos mitos e histrias, dos textos e das tradies orais de corporalidade e ancestralidade;

b) A descrio do contexto socio-poltico-religioso significante em algumas Tradies Religiosas na redao dos textos sagrados/tradies orais de corporalidade e ancestralidade;

c) A anlise e a hermenutica dos mitos e histrias, dos textos sagrados e tradies orais de corporalidade e ancestralidade.

* Quadro descritivo dos conceitos essenciais do ensino religioso para o Ensino


Fundamental.

17

Srie

Conceitos essenciais

Idias mais especficas

Possveis enfoques dos temas


O Eu. Eu sou eu com o outro. Eu e o outro eu, somos ns. Lembranas na vida das pessoas. Os smbolos religiosos na vida das pessoas. Os smbolos religiosos na famlia. Os smbolos religiosos na comunidade. Os smbolos religiosos e o Transcendente. Os smbolos religiosos do idia do Transcendente. Eu e o Outro Eu. Os valores aproximam. Os smbolos religiosos so significativos e necessrios para as tradies religiosas se expressarem. Os smbolos religiosos intensificam a relao com o Transcendente. A idia do Transcendente se constri de diversas maneiras. O Transcendente UM S com diferentes nomes. Os acontecimentos religiosos so fatos marcantes. Acontecimentos religiosos so origem de mitos e segredos sagrados. Os acontecimentos religiosos aproximam. Grandes acontecimentos so guardados na memria. Grandes acontecimentos so celebrados. Celebraes tornam-se prticas religiosas. As celebraes e prticas religiosas so diferentes entre si. As prticas religiosas e a relao com o Transcendente. As prticas religiosas e as representaes do Transcendente. Os mitos e segredos sagrados na histria dos povos. Palavra sagrada para os povos. Valor da palavra sagrada para os povos. A busca do Transcendente em prticas religiosas. As prticas religiosas e os desgnios do Transcendente. As prticas religiosas e os mistrios. As representaes do Transcendente: valor supremo do povo. As expresses da relao com o Transcendente.

1. Ser Humano

As orientaes para o relacionamento com o outro, respeitando a alteridade.

1 4. Diversidade das Prticas


A identificao de smbolos mais importantes de cada TR, comparando seu/s significado/s.

2 3. Conhecimento Elaborado
A idia de Transcendente.

4. Diversidade das Prticas 3 5. Caminhos de reintegrao

A descrio de prticas e rituais religiosos significantes, elaborados pelos diferentes grupos religiosos.

Conhecimento dos mitos e histrias dos textos e das tradies orais de corporalidade e ancestralidade.

4 3. Conhecimento Elaborado
A descrio das representaes do Transcendente nas TR: Exegese/comentrios, Teologias.

18

Srie

Conceitos essenciais

Idias mais especficas A evoluo dos conhecimentos e das estruturas religiosas no decorrer dos tempos (Histria. Tradies Religiosas) A funo poltica das ideologias religiosas (Sociologia e TR)

Possveis enfoques dos temas Os significados do Transcendente na vida. A construo da idia do Transcendente no tempo e espao A construo das verdades dos discursos religiosos O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vista de objetivos religiosos As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente. A revelao do Transcendente nas diferentes TR. A autoridade do discurso religioso fundamentado na experincia mstica do seu emissor.
A evoluo da estrutura religiosa das TR no decorrer dos tempos. A sistematizao da idia do Transcendente pelas TR. A estruturao do mundo pessoal a partir da experincia do Transcendente e das TR. A construo cultural da palavra sagrada no tempo e no espao pelas TR. A palavra sagrada, verdade do Transcendente pela boca dos humanos. O cultivo da palavra sagrada nas diferentes culturas e TR. Os ensinamentos da palavra sagrada sobre o Transcendente. Os ensinamentos da palavra sagrada na estrutura do eu interior da pessoa. A experincia religiosa, elemento vital para o fiel. A vivncia com o mistrio do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e tradies. Autoconhecimento na vivncia do relacionamento com o Transcendente. As exigncias e qualidades ticas do procedimento humano na perspectiva da TR. Orientaes de vida nas normas, crenas e doutrinas nas TR. Determinaes da TR na construo mental da pessoa. O limite e a busca do translimite A experincia religiosa na busca de superao e da finitude humana. A fundamentao dos limites ticos estabelecidos peta TR. As verdades nas TR sob a tica da f. A verdade que orienta o fiel atravs de mitos, crenas e das doutrinas. As respostas elaboradas para vida alm morte pela TR. (ancestralidade-reencarnao-ressureio-nada). O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida alm morte.

3. Conhecimento Elaborado 5 5.Caminhos de Reintegrao

A descrio do contexto scio-poltico religioso significante em algumas TR na redao final dos textos sagrados/tradies orais de corporalidade e ancestralidade. A anlise e hermenutica dos mitos e histrias, dos textos sagrados e tradies orais de corporalidade e ancestralidade.

2. Conhecimento Revelado

As formas de revelao do revelante no espao sagrado. A origem da autoridade da palavra revelada, segundo as diversas Tradies Religiosas. A revelao do Transcendente nas diversas TR.

4.Diversidade das Prticas 7 1.Ser Humano

Estudo das prticas de espiritualidade utilizados pelas diferentes TR no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e o mundo. Conhecimento das prticas de reflexo do homem diante do Transcendente (Filosofias e Tradies Religiosas).

Conhecimento do conjunto de princpios de cada TR. A fundamentao dos limites ticos/morais propostos pelas vrias Tradies Religiosas.

3.Conhecimento Elaborado 8 2.Conhecimento Revelado

As determinaes da TR na construo mental do

inconsciente pessoal e coletivo (Psicologia e TR). Conjunto de mitos e crenas e doutrinas em cada TR.

As possveis respostas norteadoras do sentido da vida: ressurreio, reencarnao, ancestralidade e inexistncia da vida alm morte. 19

CRITRIOS PARA SEQENCIAO


Os critrios para a seqenciao do estudo do fenmeno religioso na

pluralidade cultural e religiosa da sala de aula nas diferentes sries do Ensino Fundamental, deve considerar as necessidades e possibilidades de e para a aprendizagem dos educandos, de modo a permitir que eles, em sucessivas aproximaes, se apropriem dos instrumentos que possam ampliar sua capacidade de analisar e conhecer o mesmo.

As necessidades dos educandos definem-se a partir dos conceitos essenciais vinculados a sua vida. As possibilidades de aprendizagem, por sua vez, definem-se a partir de diferentes perspectivas, a saber:

a) o contexto social do educando, sua bagagem cultural religiosa, significados, valores, atitudes, comportamentos e experincias anteriores no campo religioso; b) o desenvolvimento pessoal e social do educando;

c) o currculo escolar;

d) a

complexidade

dos

assuntos

religiosos,

principalmente

devido

pluralidade;

e) a possibilidade de aprofundamento;

f) a qualidade da mediao do docente.

Os conceitos essenciais ao serem abordados no esgotam as possibilidades de explorao do conhecimento priorizado, o que torna possvel retom-lo em diferentes etapas do processo de aprendizagem a partir de tratamentos diferenciados grau de aprofundamento, ou seja, nas e pelas relaes estabelecidas.

20

TRATAMENTO DIDTICO
O Ensino Religioso, como disciplina, trata do conhecimento dos elementos essenciais que compem o fenmeno religioso. Neste sentido, o tratamento didtico de seus contedos se realiza em nvel de anlise e conhecimento, na pluralidade cultural da sala de aula. (PCNER, 1998, p. 38).

O Ensino Religioso necessita ter presente na aprendizagem os conhecimentos anteriores do educando e possibilitar uma continuidade progressiva no entendimento do fenmeno religioso, sem comparaes, confrontos ou preconceitos de qualquer espcie. Tambm preciso acreditar que na outridade (com os outros) possvel desenvolver um processo de conscientizao no reconhecimento e na superao das diferenas. Desta forma se processa a aprendizagem sujeito-como-sujeito. (VIESSER, 1998, p. 2).

Assim, conhecer valorizar a trajetria particular de cada grupo e proporcionar a convivncia pela prtica do dilogo e pesquisa, de modo que o educando possa vivenciar a sua prpria cultura e Tradio Religiosa respeitando as diferentes formas de expresso.

O Ensino Religioso disciplina cujo conhecimento constri significados a partir das relaes que o educando estabelece no entedimento do fenmeno religioso; e, essa construo vai se arquitetando pela observao do que se constata, pela reflexo do que se observa e pela informao sobre o que se reflete. (VIESSER, 1998, p. 2).

Parte sempre do convvio social dos educandos, para que se respeite a tradio religiosa que j trazem de suas famlias e se salvaguarde a expresso religiosa de cada um.

aos poucos que o educando vai atualizando o seu conhecimento, refletindo sobre as diversas experincias religiosas sua volta, percebendo

21

o florescer do seu questionamento existencial, formulando respostas devidas, analisando o papel das tradies religiosas na estruturao e na manuteno das diferentes culturas, compreendendo o significado das afirmaes e verdades de f das tradies religiosas e refletindo a atitude moral diferenciada como conseqncia do fenmeno religioso. (PCNER, 1998, p. 40).

Nesta perspectiva a participao, a vida em conjunto, ou seja, o trabalho cooperativo, privilegia a elaborao e reelaborao de conhecimentos atravs do exerccio de uma aprendizagem significativa a partir de, e com situaes reais, tendo uma funo social concreta.

O Ensino Religioso como as demais disciplinas do currculo prevem tambm a organizao social das atividades, a organizao do tempo e espao, assim como a seleo e critrios de uso de materiais e recursos; ocorrendo atravs da:

a) organizao social das atividades propiciando o dilogo;

b) organizao do tempo e do espao, no aqui e agora, pela observao direta, pois o sagrado acontece no cotidiano e est presente na sala de aula; onde a conexo com o passado no mesmo espao e em espaos diferentes tambm parte do presente e da limitao geogrfica; na dimenso Transcendente no h tempo, nem espao; o limite encontra-se na linguagem de cada Tradio Religiosa;

c) colaborao do/as educando/as no indicao ou no fornecimento de seus smbolos, a origem histrica, os ritos e os mitos da sua Tradio Religiosa. (PCNER, 1998, p. 41).

22

AVALIAO

O Ensino Religioso, da mesma forma que nas mais reas do conhecimento, a avaliao caracteriza-se por um processo de investigao, tendo como ponto de partida e de chegada o processo pedaggico, para que estabelecidas as causas de dificuldades possam ser traados procedimentos e possibilidades de enfrentamento destas situaes(Proposta Curricular de Santa Catarina/ 98 Temas

Multidisciplinares, p. 73). por isso que se entende que a avaliao processual, contnua e se constitui em subsidiadora do processo ensino-aprendizagem.

Considerando essa forma de entender a avaliao, o Ensino Religioso, como conhecimento escolar, deve, portanto, ser trabalhado de forma significativa, articulada, contextualizada, em permanente formao e transformao.

No Ensino Religioso, o objetivo da avaliao ser o de desenvolver o dilogo entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento cientfico oferecendo

oportunidades ao educando para que cresa atravs de relatos diversos, trocas de depoimentos e/ou pesquisas, comparao de percepes diferenciadas para um mesmo dado social, numa constante elaborao e reelaborao de conhecimentos.

Essas atividades se constituiro em fontes para anlise individual e coletiva dos educandos e para continuidade do processo ensino-aprendizagem ou retomada, quando se fizer necessrio.

O registro da avaliao do processo ensino-aprendizagem, a exemplo das demais disciplinas curriculares, deve estar baseado nas orientaes do item 3.4 O Processo de Avaliao, Captulo 3 Da Organizao do Ensino do documento Diretrizes 2 Orientao da Prtica Escolar na Educao Bsica e na Portaria E 67/2000, que regulamenta a implementao da sistemtica de avaliao do processo ensino-aprendizagem na Rede Pblica Estadual de Ensino.

23

ANEXOS CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 PREMBULO


Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Republica Federativa do Brasil.

TTULO I - DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS


Art. 1. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo poltico.

24

Pargrafo nico: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

CAPTULO III DA EDUCAO, DA CULTURA E DO DESPORTO SEO I - Da Educao


[...]

Art. 210. Sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais.

1 . O ensino religioso, de matrcula facultativa, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental.

2 . O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas tambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem.
[...]

Braslia, 05 de outubro de 1988

25

DIRIO OFICIAL 15824 N 139 QUARTA-FEIRA, 23 JUL 1997

SEO 1

LEI

N 9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997

D nova redao ao art. 33 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional.

O PRESIDENTE DA REPBLICA faz saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1. O Art. 33 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 33. O ensino religioso, de matrcula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental, assegurado o respeito diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. 1. Os sistemas de ensino regulamentaro os procedimentos para a definio dos contedos do ensino religioso e estabelecero as normas para a habilitao e admisso dos professores. 2. Os sistemas de ensino ouviro entidade civil, constituda pelas diferentes denominaes religiosas, para a definio dos contedos do ensino religioso". Art. 2. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 3. Revogam-se as disposies em contrrio.

Braslia, 22 de julho de 1997, 176. da Independncia e 109. da Repblica.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Paulo Renato Souza

26

LEI COMPLEMENTAR N 170, de 07 de agosto de 1998

Dispe sobre o Sistema Estadual de Educao.

O Governador do Estado de Santa Catarina,

Fao saber a todos os habitantes deste Estado que a Assemblia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Assemblia Legislativa decreta:

TTULO I DISPOSIES INTRODUTRIAS


Art. 1. O Sistema Estadual de Educao organizado nos termos desta Lei Complementar e no de leis estaduais especficas, observados os princpios e normas da Constituio Federal, da Constituio do Estado e das leis federais sobre diretrizes e bases da educao nacional.

[...]

CAPTULO IV DO ENSINO FUNDAMENTAL


[...]

Art. 37. O ensino religioso, de matrcula facultativa, constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental.

27

1. Na oferta do ensino religioso assegurado o respeito diversidade cultural brasileira e da comunidade atendida, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

2. Os sistemas estadual e municipal de educao:

I - regulamentaro os procedimentos para definio dos contedos do ensino religioso, ouvindo entidade civil constituda pelas diferentes denominaes religiosas;

II - estabelecero normas especficas para habilitao e a admisso de professores.

[...]

Florianpolis, 07 de agosto de 1998.

PAULO AFONSO EVANGELISTA VIEIRA


Governador do Estado

28

RESOLUO CEB N 2, DE 07 DE ABRIL DE 1998*


Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

O Presidente da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, tendo em vista o disposto no Art. 9 1, alnea "c" da Lei 9.131, de 25 de novembro de 1995 e o Parecer CEB 4/98, homologado pelo Senhor Ministro da Educao e do Desporto em 27 de maro de 1998;

R E S O L V E:
Art. 1. A presente Resoluo institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a serem observadas na organizao curricular das unidades escolares integrantes dos diversos sistemas de ensino.

Art. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais so o conjunto de definies doutrinrias sobre princpios, fundamentos e procedimentos da educao bsica, expressas pela Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, que orientaro as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organizao, articulao, desenvolvimento e avaliao de suas propostas pedaggicas.

Art. 3. So as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: I - As escolas devero estabelecer como norteadores de suas aes pedaggicas:

a) os princpios ticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

b) os princpios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exerccio da criticidade e do respeito ordem democrtica;

29

c) os princpios estticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestaes artsticas e culturais.

II - Ao definir suas propostas pedaggicas, as escolas devero explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.

III - As escolas devero reconhecer que as aprendizagens so constitudas pela interao dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos, em conseqncia das relaes entre as distintas identidades dos vrios participantes do contexto escolarizado; as diversas experincias de vida de alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar, expressas atravs de mltiplas formas de dilogo, devem contribuir para a constituio de identidade afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar aes autnomas e solidrias em relao a conhecimentos e valores indispensveis vida cidad.

IV - Em todas as escolas dever ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma base nacional comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ao pedaggica na diversidade nacional. A base comum nacional e sua parte diversificada devero integrar-se em torno do paradigma curricular, que vise a estabelecer a relao entre a educao fundamental e:

a) a vida cidad atravs da articulao entre vrios dos seus aspectos como:

1. a sade

2. a sexualidade

3. a vida familiar e social

4. o meio ambiente

30

5. o trabalho

6. a cincia e a tecnologia

7. a cultura

8. as linguagens.

b) as reas de conhecimento:

1. Lngua Portuguesa

2. Lngua Materna, para populaes indgenas e migrantes.

3. Matemtica

4. Cincias

5. Geografia

6. Histria

7. Lngua Estrangeira

8. Educao Artstica

9. Educao Fsica

10. Educao Religiosa, na forma do art. 33 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

31

V - As escolas devero explicitar em suas propostas curriculares, processos de ensino voltados para as relaes com sua comunidade local, regional e planetria, visando interao entre a educao fundamental e a vida cidad; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estaro tambm constituindo sua identidade como cidados, capazes de serem protagonistas de aes responsveis, solidrias e autnomas em relao a si prprios, s suas famlias e s comunidades.

VI - As escolas utilizaro a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira especfica, a introduo de projetos e atividades do interesse de suas comunidades.

VII - As escolas devem trabalhar em clima de cooperao entre a direo e as equipes docentes, para que haja condies favorveis adoo, execuo, avaliao e aperfeioamento das estratgias educacionais, em conseqncia do uso adequado do espao fsico, do horrio e calendrio escolares, na forma dos arts. 12 a 14 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Art. 4. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

ULYSSES DE OLIVEIRA PANISSET


Presidente da Cmara de Educao Bsica *Publicado no D. U. de 15/04/98 Seo I p. 31.

32

GLOSSRIO
ALTERIDADE Carter daquilo que , ontologicamente, outro.

ANCESTRALIDADE - Relativo ou pertencente a antecessores, a antepassados, antiqssimo, remoto.

CAOS Na concepo bblica corresponde ao estado informe e vazio da terra quando as trevas cobriam o abismo. a indiferenciao, a existncia, a anterioridade. Significa tambm vazio, obscuro e ilimitado que antecede e propicia a gerao do mundo. Grande confuso ou desordem.

CATEQUESE Ensino Religioso, sistemtico adotado pelas igrejas crists, visando ao aprofundamento terico e prtico da f evanglica.

CORPORALIDADE o carter peculiar da condio humana; afeta a totalidade da pessoa humana, tanto na vida ntima, particular, como na sua relao com os outros.

CRENA Convico ntima e pessoal a respeito da algo que se tem por certo e verdadeiro. F religiosa.

CRENTES Aqueles que crem, quer dizer, aqueles que receberam a f em Cristo e livremente aderiram a ela. Nesse sentido etimolgico, crente o mesmo que fiel, palavra esta que deriva do latim fidelis (= que tem f). Um bom nmero de denominaes no Brasil costuma identificar os seus membros com o nome de crentes, talvez em referncia designao da primitiva comunidade crist.

CULTURAS O complexo dos padres de comportamento, das crenas, das instituies e de outros valores transmitidos coletivamente e tpicos de uma sociedade; civilizao.

33

DIRETRIZES Conjunto de definies que do orientaes. No caso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental orientam as escolas na organizao, pedaggicas. articulao, desenvolvimento e avaliao de suas propostas

DIVERSIDADE Variedade, diferena, dessemelhana.

DOUTRINA Conjunto de conhecimentos que embasam uma determinada religio; conjunto de princpios que servem de base a um sistema religioso, poltico, filosfico, cientfico, etc.

ESPIRITUALIDADE Mtodo criado pela tradio religiosa e repassado aos fiis para o contato com o transcendente; todas as tradies religiosas possuem uma espiritualidade para alimentar a vida espiritual de seus fiis, atravs de seus sentimentos, ritos e tradies. No decurso dos sculos, as vrias espiritualidades religiosas desenvolveram-se e sofreram mudanas de acordo com a evoluo da cultura e da civilizao.

ETHOS a forma interior da moral humana em que se realiza o prprio sentido do ser. Uma moral viva, no sentido existencial, no formada apenas pelas normas que revestem a forma dos preceitos e das proibies.

EXEGESE Comentrio crtico e interpretao dos textos sagrados das tradies religiosas; comentrio ou dissertao para esclarecimento ou minuciosa

interpretao de um texto ou de uma palavra. Distingue-se da homilia, do comentrio e da simples exposio de um texto bblico.

FENMENO RELIGIOSO Algo que se mostra, revela ou manifesta-se na experincia humana; o resultado do processo de busca que o homem realiza na procura do transcendente. O fenmeno religioso pode ser explicitado pela existncia de um ncleo em que se realizam experincias, vivncias, acontecimentos, busca de um sentido, de um significado ltimo, que atingem a vida em sua globalidade, em sua radicalidade, com intensidade.

34

FILOSOFIA Etimologicamente a palavra tem origem em dois termos: filos = amigo e sofia = sabedoria. Reflexo que o indivduo faz sobre seus prprios conhecimentos para atingir a verdade das coisas.

FINITUDE Que tem fim, transitrio, de pouca durao, mortal, que passa.

HERMENUTICA Mtodo de interpretao, primeiro dos textos e, depois, do universo social, histrico e psicolgico; interpretao do sentido das palavras; disciplina que ensina as regras para interpretar os textos da bblia e a maneira de aplic-los corretamente.

IDEOLOGIA Qualquer sistema abrangente de crenas, categorias e maneiras de pensar que possam constituir o fundamento de projetos de ao; o significado mais alto de uma concepo de mundo que se manifesta implicitamente na arte, no direito, na atividade econmica em todas as manifestaes de vida individuais e coletivas e que tem por funo conservar a unidade de todo o bloco social; sistema de idias que elabora uma compreenso da realidade para ocultar ou dissimular o domnio de um grupo social sobre outro.

INFINITUDE Carter prprio da perfeio divina. um atributo que diz respeito ao Eterno como ser subsistente e puro. Geralmente afirmada em conexo com outros atributos: seu poder; sua eternidade; sua perfeio. Este atributo diz respeito transcendncia do Criador e perfeio que lhe devida, acima de todas as criaturas. O limitado, aquilo que se estende alm de qualquer fronteira fixada.

LIMITE Momento, data, poca, que marca o comeo e/ou o fim de um espao de tempo. Ponto que no se deve ou no se pode ultrapassar. Ponto entre o que se cr ou se defende e o que no se cr ou defende.

35

MISTRIO (Mystrio em grego, provm de nein, que quer dizer perceber o carter escondido, no comunicado de uma realidade ou de uma inteno). No possui um contedo terico, mas est ligado experincia religiosa.

MSTICA Deriva do grego mystiks e refere-se s relaes com as divindades nos mistrios. Sua caracterstica comum consiste no fato de o eu consciente parecer transcender os limites da experincia ordinria e do conhecimento normal para se entranhar numa esfera distinta do ser, estabelecendo uma comunho intuitiva e direta com ele. Esta experincia se reveste de muitas formas e graus e pode ser provocada mediante tcnicas.

MITO Do grego mithos: palavra, relato. Conceito e gnero literrio muito estudado pela filosofia, pela lingstica, pela literatura e pela histria das religies. Os mitos orientam a atividade do homem religioso, dando-lhe uma mensagem normativa. Mantm sua conscincia do divino; pela sua universalidade a resposta s perguntas mais graves e profundas: origem do homem, seu destino, o mundo, o alm.

MULTICULTURAL Diz-se do currculo que apresenta viso de todas as culturas sem excluir nenhuma ou estabelecer a predominncia ou o domnio de uma ou mais culturas.

PLURALIDADE O maior nmero; o geral, mais de um, grande nmero.

PROSELITISMO Conseguir adeptos para serem convertidos a uma outra religio, crena ou doutrina.

REENCARNAO Transmigrao da alma, renascimento ou metempsicose. Crena de que a alma ou alguma fora passe, aps a morte, para outro corpo. Era ensinada aos gregos pelos pitagricos e pelos rficos.

36

RESSURREIO Os gregos possuam a concepo de que a alma do homem, incorruptvel por natureza, entre a imortalidade divina desde que a morte a liberte dos liames do corpo. No judasmo corresponde ao hebraico Tehiat Hameitim (Ressurreio dos mortos). Essa a crena de que no julgamento final, depois do advento da Idade Messinica, Deus ressuscitar os corpos dos mortos, a fim de que o corpo e a alma possam ser julgados juntos.

RITO (latim costume, associado rita + verdade, direito). Costume de culto adotado por tradio; os vrios ritos de um culto constituem o ritual. Cada rito , na realidade, a recapitulao de um acontecimento sacral anterior, imitao, serve memria. Todas as tradies religiosas se caracterizam pelo aparecimento de uma srie de prticas, formando, em conjunto, o respectivo ritual. Os ritos foram-se tornando cada vez mais complexos, com o surgimento de uma classe sacerdotal. As prescries, determinadas por lei e pela tradio para atos religiosos, foram muito numerosas em todas as civilizaes antigas.

SMBOLO Do grego: Symbolon. Segundo a etimologia, um sinal indicativo que atinge a nossa fantasia e leva compreenso de alguma coisa; um elemento de ligao e de mediao entre os aspectos percebidos e conhecidos do indivduo, os aspectos conscientes, e os aspectos desconhecidos, inconscientes; aquilo que, por sua forma e sua natureza evoca, representa ou substitui, num determinado contexto, algo abstrato ou ausente; figura convencional elaborada expressamente para representar alguma coisa: emblema, insgnia.

SIMBOLISMO Representao e interpretao simblica: assim, pode-se falar do simbolismo de uma figura mtica ou literria ou de uma obra de arte, bem como de um simbolismo de uma poca, cultura ou religio; o estudo, a doutrina, a cincia dos smbolos, de sua origem, significado, divulgao e sua classificao.

TEOLOGIA Estudo de todas as questes relativas existncia, natureza e ao da divindade no mundo. A diversidade de teologias provm tanto das escolas e tradies religiosas, como das matrias tratadas e das metodologias seguidas.

37

Atualmente, chama-se "Teologia" toda reflexo, feita luz da Revelao, sobre a divindade e a salvao do homem.

TEXTOS SAGRADOS Expresso da Palavra Sagrada atravs das diferentes expresses escritas, orais, artsticas que contm orientaes para a vida do fiel, do seguidor daquela tradio religiosa.

TRADIO RELIGIOSA O termo tradio deriva do latim Tradere, que significa transmitir ou passar adiante. Geralmente, ela se refere a crenas, doutrinas, costumes, padres morais e ticos e valores culturais e atitudes que so transmitidas oralmente ou, por exemplo, pessoal.

TRANSCENDNCIA Conjunto de atributos da divindade que lhe ressaltam a superioridade em relao criatura.

TRANSCENDENTE Muito elevado, superior, sublime, excelso; que transcende os limites da experincia possvel, metafsico.

38

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABDUI-BAH. Palestras de Abdul-bah em Paris. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1979. _____. O Esplendor da verdade. Respostas a algumas perguntas. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1979. ABBAGNANO, Nicola. Fontes1998. Dicionrio de filosofia. So Paulo: Martins

AGOSTINI, Nilo. Teologia moral entre o pessoal e o social. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. ALENCAR, Eunice M. L. Sorriano de. Psicologia: Introduo aos princpios bsicos do comportamento. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. ALMEIDA, Cleide Rita S. e outros. O homem, lugar do sagrado. So Paulo: Olho d`gua, 2 edio, 1995. ALVES, Rubem A. Conversa com quem gosta de ensinar. So Paulo: Cortez, 1991. ______. Entre a cincia e sapincia: o dilema da educao. So Paulo: Loiola, 2 edio, 1995. ______. O que Religio. So Paulo: Brasiliense, 1981. APPIAH, Kwame Anthony. Na casa do meu pai: A frica na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. ARANTES, Paulo e outros . Filosofia e seu ensino. Petrpolis, Vozes, 1995. RJ:

ARNALDOSS, Michael. Pela estrada da vida prtica do dilogo interreligioso. So Paulo: Paulinas, 1995. ARNS, Paulo Evaristo. O que igreja. So Paulo: Brasiliense, 1981.

39

ASSEMBLIA ESPIRITUAL NACIONAL DOS BAHIS DO BRASIL. A Mensagem BahI fatos bsicos. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1985. ASSMANN, Hugo. Competncia e sensibilidade: Educar para a esperana. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. ______. Paradigmas educacionais e corporeidade. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1993. ______. Reencantar a educao: Rumo sociedade aprendente. 3 edio, Petrpolis, RJ: Vozes, 1998.

AZEVEDO, Marcelo de C. Modernidade e cristianismo O desafio da inculturao. So Paulo: Loyola, 1981. AZEVEDO, Maria Stella de. Meu tempo agora. Curitiba, PR: CENTRHU, 1995. AZZI, Riolando. Cristandade colonial: mito e ideologia. Petrpolis, RJ: Vozes, 1987. _____. Histria da igreja no Brasil. Petrpolis, RJ: Vozes, 1992. BAHULLH. As palavras ocultas. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1996. _____. O Kitab-I-Igan O livro da certeza. So Paulo: Editora BahI do Brasil, s.d. _____. O Kitab-I-Aqdas. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1995. _____. Os sete vales. So Paulo: Ediouro, 1995. _____. Seleo dos escritos de Bahullh. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1977. BAHULLH e ABDUI-BAH. A revelao BahI. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1976.

40

BARBOSA, Leila Maria Alvarenga e MANGABEIRA, Wilma C. A incrvel histria dos homens e suas relaes sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. BARRERA, Jlio Trebolle. A bblia judaica e a bblia crist. Petrpolis, RJ: Vozes, 1996. BARROS, Aidil de Jesus Paes de e LEHLELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: proposta metodolgicas. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. BARROS, Jos Flvio Pessoa e outros. Galinha dangola. Niteri, RJ: Pallas/ EDUFF, 1993. _____. O segredo das folhas: Sistema de classificao de vegetais no candombl jej-nag do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas/UERJ, 1993. BARROS, Marcelo. O sonho da paz a unidade nas diferenas: ecumenismo religioso e o dilogo entre os povos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1996. BASTIDE, R. As religies africanas no Brasil. So Paulo: Pioneira, 1971. BERGER, Peter L. Perspectivas sociolgicas. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. BETTANINI, T. Espao e cincias humanas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. BETTO, Frei. A obra do artista. Uma viso holstica do universo. So Paulo: tica, 1995. BIAGGIO, ngela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. BBLIA. Traduo ecumnica. So Paulo: Loyola, 1994. BINGEMER, Maria Clara. Impacto da modernidade sobre a religio. So Paulo: Loyola, 1992. BOECHAT, Walter. Mitos e arqutipos do homem contemporneo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995.

41

BOFF, Leonardo. O destino do homem e do mundo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1975. _____. A guia e a galinha: uma metfora da condio humana. 37 edio, Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. _____. O despertar da guia: o dia-blico e o sim-blico da construo da realidade. Petrpolis, RJ: 1984. BYINGTON, Carlos. Desenvolvimento da personalidade: Smbolos e arqutipos. So Paulo: tica, 1987. BONHOEFFER, Dietrich. tica. So Leopoldo, RS: Sinodal, 1991. BORN, Dr. A. Van den (org.). Dicionrio enciclopdico de bblia. Petrpolis, RJ: Vozes, 1992. BOSI, Alfredo (org.). Culturas brasileira: temas e situaes. So Paulo: tica, 1987. BOTAS, Paulo Csar Loureiro. Carne do sagrado. Petrpolis, RJ: Vozes, 1996. BOTOM, Silvo Paulo e CAPELLETI, passo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. Clia Maria. Redao passo a

BRAGA, Jlio. O jogo de bzios: um estudo de adivinhao no candombl. So Paulo: Brasiliense, 1988. _____. Ancestralidade afro-brasileira: o culto de Bab Egum. Salvador, BA: EDUFBA/IANAM, 1995. _____. Na gamela do feitio: represso e resistncia nos candombls da Bahia. Salvador, VA: EDUFBA, 1995. BRANDO, Carlos R. O que educao. So Paulo: Brasiliense, 1987. _____. Memrias do sagrado estudos de religio e ritual. So Paulo: Paulinas, 1985. _____. Os deuses do povo. So Paulo: Brasiliense, 1996.

42

BRANDO, D M S & Crema. O novo paradigma holstico. So Paulo: Summus, 1991. BRANDO, Jnior de Souza. Mitologia grega Vol. I, II, III. Petrpolis, RJ: Vozes, 1991. BRANTL, George. Catolicismo. Lisboa/So Paulo: Verbo, 1982. BRASIL. Constituio brasileira 1988. Braslia: Congresso Nacional, 1988. ______, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9394/96. Braslia: MEC,1996. ______. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1998. ______. Parmetros Curriculares Nacionais: orientao sexual. Braslia: MEC/SEF, 1997. pluralidade cultural,

BRONOWSKI, J. Magia cincia e civilizao. Lisboa/Portugal: Edies 70 Ltda., s/d. BUZZI, Arcangelo R. Introduo ao pensar. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. BYINGTON, Carlos. Desenvolvimento da personalidade. So Paulo: tica, 1987. CACCIATORE, Olga Gudolle. Dicionrio de cultos afro-brasileiros. Rio de Janeiro: Forense Universitria/SEC, 1977. CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da adolescncia. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. _____. Psicologia da aprendizagem. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. CANDAU, Vera. A didtica em questo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. CAPRA, Fritzof. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, s/d.

43

______. A teia da vida. Uma nova compreenso cientfica dos sistemas vivos. So Paulo: Cultrix, 1997. CAPRA, Fritjof; STEINDL-RAST, David. Pertencendo ao universo. Explicaes nas fronteiras da cincia e da espiritualidade. So Paulo: Cultrix, 1990. CARDOSO, Ciro Flarion. A Afro-Amrica. A escravido no novo mundo. So Paulo: Brasiliense, 1982. CARON, Lurdes. Entre conquistas e concesses: uma experincia e cumnica em educao religiosas escolar. So Leopoldo, RS: IEPG/Sinodal, 1997. CARVALHO, Jos Jorge de. Cantos sagrados do Xang do Recife. Braslia: Fundao Cultural Palmares/ MEC, 1993. CASA UNIVERSAL DE JUSTIA. A promessa da paz mundial. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1988. _____. Bahullh. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1992. _____. A Proclamao de Bahullh. Aos reis e lderes do mundo. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1977. _____. Seleo dos Escritos de Abdul Bah. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1978. _____. Seleo dos Escritos de Bahullh. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1979 CATO, Francisco A.C. Pedagogia tica. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. CAVALLEIRO, Eliane. Do silncio do lar ao silncio escolar : racismo, preconceito e discriminao na educao infantil. So Paulo: Contexto, 2000. CECHILA. Para uma histria da igreja na Amrica Latina. Petrpolis, RJ: Vozes, 1986. CHAMORRO, Graciela. Linguagem religiosa e cidadania. So Leopoldo, RS: IEPG, 1997. Srie Ensaios e monografias, v. 14.

44

______. A espiritualidade Guarani : Uma teologia amerndia da palavra. So Leopoldo, RS: IEPG/Sinodal, 1998. CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos. Rio de Janeiro: Jos Olmpio, 1995. CNBB. O Ensino religioso estudos n 49. So Paulo: Paulinas, 1988. COMBLIN, Jos. Antropologia crist. Petrpolis, RJ: Vozes, 1985. COMUNIDADE INTERNACIONAL BAHI. A prosperidade humanidade. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1995. da

_____. Momento decisivo para todas as naes. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1995. CONE, James. Teologia egra de la liberacin. Portugal: Lohle, 1973. CONFCIO Os qualectos. So Paulo: Paulinas, 1988. _____. Dilogo de Confcio. So Paulo: IBRASA, 1983. CRIPPA, A. Mito e cultura. So Paulo: Convvio, 1975. DALMAS, ngelo. Planejamento participativo na escola. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. DALVIELLA, Goblet. Pensamento, s/d. A migrao dos smbolos. So Paulo:

DANGALIS, Vilmar. VEIGA, Juracilda (orgs). Leitura e escrita em escolas indgenas. Campinas, SP: ALB, Mercado das Letras, 1997. DEFILIPPO, Lydia Dard. Formao religiosa das crianas. Petrpolis, RJ: Vozes, 1989. DELORS, Jaques (ed). Educao: tesouro a descobrir: Relatrio para a Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI. Rio Tinto: ASA, 1996.

45

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. _____. Avaliao qualitativa. So Paulo: Cortez, 1991. DERRUAU, M. Geografia humana. Lisboa/Portugal: Presena, 1982. DESROCHE, Henri. O homem e suas religies. Cincias humanas e experincias religiosas. So Paulo: Paulinas, 1985. DEWEY, J. Cmo pensamos: Nueva exposicin de la relacion entre pensamento reflexivo y processo educativo. Barcelona/Espanha: Piados, 1989. DUBOST, Jean e outros. Psicologia anlise social e interveno. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. DUSSEL, Enrique. tica comunitria. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. EDWARDS, Denis. Experincia humana de Deus. So Paulo: Loyola, 1995. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. So Paulo: Perspectiva, 1986. _____. O sagrado e o profano. So Paulo: Livros do Brasil, 1989. ELLENS, J. Harold. Psicoteologia. So Leopoldo, RS: Sinodal/CPPC, 1987. ESSLEMONT, John E. Bahullh e a nova era. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1996. FARACO, Carlos Alberto. Prtica de redao para estudantes universitrios. Petrpolis, RJ: Vozes, 1987. _____. Portugus atual leitura e redao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1980. FARACO, Moura. Para gostar de escrever. So Paulo: tica, 1989. FATHEAZAM, Hooshmand. O novo jardim. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1997.

46

FAZENDA, Ivani (org). Prticas interdisciplinares na escola. So Paulo: Cortez, 1993 FERAUDY, Roger. Umbanda, essa desconhecida. Porto Alegre, FEEV, 1986. FERNANDES, Alicia. A inteligncia aprisionada. Porto Alegre, RS: Artes Mdicas, 1990. FERRETI, Srgio Figueredo. Querebent de Zomadnu. So Lus, MA: EDUFMA, 1996. FIGUEIREDO, Ansia de Paulo. O Ensino religioso perspectivas, tendncias e desafios. Petrpolis, RJ: Vozes,1996. FLORES, Steffano de GOFI, Tullo (org.). Dicionrio de espiritualidade. So Paulo: Paulus, 1993. FONTANA, Roseli Cao. Mediao pedaggica na sala de aula. So Paulo: Autores Associados, 1996. FONZAR, Jair. Educao, natureza e circunstncia. So Paulo: Loyola, 1979. FRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parmetros curriculares nacionais para o ensino religioso. So Paulo: Ave Maria, 1995. ______. Referencial curricular para a proposta pedaggica da escola. FONAPER, 2000. (Caderno temtico n. 1). FOWLER, James W. Estgios da f. So Leopoldo, RS: Sinodal, 1992. FRAAS, Hans-Jrgen. A religiosidade humana; compndio de psicologia da religio. So Leopoldo, RS: Sinodal, 1997. FRANCO, Srgio de Gouva. Hermenutica e psicanlise na obra de Paul Ricouer. So Paulo: Loyola, 1995. FRANKL, Viktor E. A presena ignorada de Deus. Petrpolis, RJ e So Leopoldo, RS: Vozes e Sinodal, 1993.

47

FREIRE, Gilberto. Casa grande e senzala, Rio de Janeiro: Jos Olmpio, 1933. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. ______. Pedagogia da autonomia; saberes necessrios prtica educativa. 15 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ______. Pedagogia da esperana: um encontro com a pedagogia do oprimido. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FULLAT, Octavio. Filosofia da educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. FURB. Curso de Cincia da Religio. Quadro dos pressupostos e contedos do ensino religioso para as Sries do Ensino Fundamental, Blumenau, SC: 1999. GADOTTI, Moacir. Uma s escola para todos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1991. GALLIANO, A. Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harper S. RCW do Brasil, 1979. GANDIN, Danilo. A prtica do planejamento participativo na educao e em outras instituies. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. GARCIA, Walter E. (org.). Educao brasileira contempornea: organizao e funcionamento. So Paulo: Mc graw hikk, s/d. GARD, Richard A. Budismo. Lisboa/So Paulo: Verbo, 1981. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligncias mltiplas. Porto Alegre, RS: Artes Mdicas, 1994. GENTILI, Pablo. Pedagogia da excluso. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. GOTTDIENER, M. A produo social do espao urbanos. So Paulo: EDUSP, 1993. GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte, MG: Mazza Edies, 1995.

48

GRAMSCI, Antnio. Concepo dialtica da histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1989. GREGORY, D., MARTIN, R. e SMITH, G. (org.). Geografia humana, sociedade, espao e cincia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. GROMICO, A. A. (org.). As religies da frica tradicionais e sincrticas. Progresso: Moscovo, 1987. GRUEN, Wolfgang. O ensino religioso na escola. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. GUARESCHI, Pedrinho A. Sociologia da Prtica Social. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. GUISSARNI, Leugi. A conscincia religiosa do homem moderno. So Paulo: Companhia Ilimitada, 1988. _____. O senso religioso. So Paulo: Companhia Ilimitada, 1993. HADDAD, Jamil Almansur. O que islamismo. So Paulo: Brasiliense, 1982. HAYEK, Samir el. Alcoro. Tangar Expanso Editorial, 1943. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1988. HINKELAMMERT, Franz. As armas ideolgicas da morte. So Paulo: Paulinas, 1993. HINNELLS, John. Dicionrio das religies. So Paulo: Crculo do Livro, 1989. HISTRIA GERAL DA FRICA. So Paulo: UNESCO/tica, 1988. 8 v. HOFFMAN, Bob. Terapia Hoffman da quadrunidade. Campinas, SP: Papirus, 1989. HOORNAERT, Eduardo. Igreja no Brasil Colnia (1550 - 1800). So Paulo: Brasiliense, 1982.

49

HUDDLESTON, J. The Search for a Just Society. Oxford: George Ronald, 1989. IMBRIGHI, G. Lineamenti di. Geografia religiosa. Roma: Studium, 1961. ITAJA: Secretaria Municipal de Educao. Documento preliminar do projeto educativo de ensino religioso. 1999. JACINTHO, Roque. O que espiritismo. So Paulo: Brasiliense, 1982. JUNG, Carl Gustav. Psicologia e religio, Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. _____. Psicologia da religio ocidental e oriental. Petrpolis, RJ: Vozes, 1988. JUNIOR, Joo Francisco Duarte. O que realidade. So Paulo: Brasiliense, 1990. JUNQUEIRA, Srgio. O desenvolvimento da experincia religioso. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. KARDEC, Allan. A gnese. Braslia: FEB, s.d. _____. O cu e o inferno. Braslia: FEB, s.d. _____. Obras pstumas. Braslia: FEB, s.d. KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica negra. Lisboa, Portugal: Biblioteca Universitria, 1972. 1 e 2 v. KREUTZ, Lcio. Educao bsica: Um olhar sob a perspectiva histrica, in educao bsica e o bsico na educao. So Leopoldo e Porto Alegre, RS: Unisinos e Sulina , 1996. KNG, Hans. Projeto de tica mundial. Uma moral ecumnica em vista da sobrevivncia. So Paulo: Paulinas, 1992. LIBNIO, J. B. Deus e os homens: os seus caminhos religies e saber I. Petrpolis, RJ: Vozes, 1990. _____. A busca do sagrado. So Paulo: FTD, 1991.

50

LIMA, Ivan Costa e ROMO, Jeruse (orgs.). As idias racistas, os negros e a educao. Florianpolis: NEN,1997. Srie Pensamento Negro em Educao, n. 1. LODI, Raul. O povo de santo: religio, histria e cultura dos orixs, voduns, inquices e caboclos. Rio de Janeiro: Pallas, 1995. ____. Tem dend tem ax: etnografia do dendezeiro. Rio de Janeiro: Pallas, 1992. LOEHRER, Magnus. Antropologia teolgica. Petrpolis, RJ: Vozes, 1981. LOPES, Nei. Bantos, Mals e Identidade Negra. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1988. _____. Dicionrio banto do Brasil. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura/Centro Cultural Jos Bonifcio, Imprensa da Cidade, s.d. LUBIENSKA, Helena de Lenval. A educao religiosa das crianas. So Paulo: Flamboyant, 1963. LUCKESI, Cipriano C. Avaliao da aprendizagem escolar. So Paulo: Cortes, 1995. LCK, Helosa. Pedagogia interdisciplinar. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. LUZ, Marco Aurlio. AGAD: Dinmica da civilizao africano-brasileiro. Salvador, BA: CED/UFA SECNEB, 1995. MACHADO, M. Territorialidade pentecostal: um estudo de caso em Niteri. Departamento de Geografia UFRJ, 1992. Dissertao de Mestrado. MAES, Herclio. O Evangelho luz do cosmo. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1996. _____. O sublime peregrino. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1996. _____. Mensagens do astral. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1996. MAMEDE, Suleimam Valy. Alcoro I e II.

51

MARJA, Joaquim Parrom. Novos paradigmas pedaggicos. So Paulo: Paulus, 1996. MARQUES, Gabriel. Da senzala a unidade racial. Mogi Mirim, SP: Editora Planeta Paz, 1996. MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenolgico do currculo. So Paulo: Cortes, 1988. MARZIEH, Gail. Seis lecciones sobre Islam. MASSAUD, Moiss. Guia prtico de anlise literria. So Paulo: Cultrix, s/d. MCLAREN, Peter. Rituais na escola: em direo a uma economia poltica dos smbolos e gestos na educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1991. MESLIN, Michel. A experincia humana do divino Fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrpolis, RJ: Vozes, 1992. MONDIM, Batista. Curso de filosofia I II III. So Paulo: Paulus, [s. d.]. MORA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). As senhoras do pssaro da noite. So Paulo: EDUSP/AXISMUNDE, 1994. MORA, Jos Ferrater. Dicionrio de filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 1994. MORAES, A. C. R. Meio ambiente e cincias humanas. So Paulo: HUCITEC, 1994. MORAIS, Jorge. OBI: Orculos e oferendas. Recife, PA: DJUMBAY, 1993. MORIN, Edgar. Para sair do sculo XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. ____. A cabea bem feita: repensar a reforma reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

52

____. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2000. _____. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro, 2000. MORIN, Edgar e KERN, Anne Brigitte. Terra ptria. Porto Alegre, RS: Sulina, 1995. NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Sankofa; matrizes africanas da cultura brasileira. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996. NETO, F. Rivas. Umbanda, a proto-sntese csmica. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1989. _____. Umbanda. O elo Cruzado, 1990. perdido. Rio de Janeiro/So Paulo: Crculo

_____. Lies bsicas de umbanda. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1991. NOVINSKY, Anita. A inquisio. So Paulo: Brasiliense, 1982. OLIVEIRA, Elda Rizzo. O que benzedura. So Paulo: Brasiliense, 1985. ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1996. PARK, C. C. Sacred Wordls: Na introduction to geography and religion. New York: Routledge, 1994. PARRON, Joaquim. Novos paradigmas pedaggicos para uma filosofia da educao. So Paulo: Paulus, 1996. PEINADO, Jos Vico. ticas teolgicas ontem e hoje. So Paulo: Paulus, 1996. PIAGET, Jean. O raciocnio na criana. Rio de Janeiro: Record, 1967. _____. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Cia. Ed. Forense, 1970.

53

PIAZZA, W. O. Introduo fenomenologia religiosa. Petrpolis, RJ: Vozes, 1983. _____. Religies da humanidade. So Paulo: Loyola, 1977. PIERUCCI, Antnio Flvio e PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religies no Brasil: religio, sociedade e poltica. So Paulo: HUCITEC, 1996. PORTELLI, Hugues. Gramsci e a questo religiosa. Petrpolis, Vozes, 1984. PUCCI, Bruno e outras. Teoria e crtica e educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. RAMPAZZO, L. Antropologia, religies e valores cristos. So Paulo: Loyola, 1996. REALE, Giovani. Histria da filosofia I II III. So Paulo: Paulus, 1990. REHFELD, W. Tempo e religio. So Paulo: Perspectivas, 1988. ROCHA, Antnio Carlos. O que budismo. So Paulo: Brasiliense, 1984. ROCHEDIEU, Edmond. Antigos cultos. Lisboa/ So Paulo: Verbo, 1983. _____. Xinstosmo. Lisboa/So Paulo: Verbo, 1982. ROLIM, F. Dicotomias religiosas. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. ROSENDHAL, Z. Espao e religio: uma abordagem geogrfica. Rio de Janeiro: UERJ-NEPEC, 1996. SLM, Skr (King). A mitologia dos orixs africanos. So Paulo: Editora Oduduwa, 1990. SANTANNA, Flvia e outras. Planejamento de ensino e avaliao. So Paulo: Sagra, 1980. SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educao e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educao Infantil, Ensino

54

Fundamental e Mdio: Disciplinas curriculares. Florianpolis, SC: COGEN, 1998. SANTO, Ruy Cezar do Esprito. Pedagogia da transgresso. So Paulo: Papirus, 1996. SANTOS, Juana Elbein dos. Os nag e a morte: pd, ss e o culto gun na Bahia. Petrpolis, RJ: Vozes, 1993. SANTOS, M. Metamorfoses do espao habitado. So Paulo: HUCITEC, 1988. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histrico crtica: primeiras aproximaes. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991. SCHLESSINGER, Hugo e PORTO, Humberto. As religies ontem e hoje. So Paulo: Paulinas, 1982. _____. Crenas, seitas e smbolos religiosos. So Paulo: Paulinas, 1983. _____. Dicionrio enciclopdico das religies. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. SCHIMIDT, Ervine e ALTMANN, Walter. Inculturao e sincretismo. So Leopoldo, RS: CONIC/IEPG, 1995. SCHN, Donald. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2000. SCOTT, J., SIMPSON-HOUSLEY, P. (org.). Sacred places and profane spaces: essays in the greographics of judaism, christianity and islam. New York: Greenwood Press, 1991. SEARS, Willian. Ladro na noite. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1976. SERRA, Ordep. guas do rei. Petrpolis, RJ: Vozes/Koinonia, 1995. SILVA, Tomaz Tadeu da e MOREIRA, Antnio Flvio (org.). Currculo, cultura e sociedade. So Paulo: Cortez, 1995.

55

_____(org.). Territrios contestados. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. _____ (org.). Aliengenas na sala de aula. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. SOBEL, Henry I. Construindo a paz na sociedade contempornea. So Paulo, 1996. Apostila. SODR, Muniz e LIMA, Lus Felipe. Um vento sagrado; histria de vida de um adivinho da tradio nag-ktu brasileira. Rio de Janeiro: Maud, 1996. SOURS, Michael. As profecias de Jesus. Editora Planeta Paz, 1997. STACCONE, Giuseppe. Filosofia da religio O pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. 2 edio. Petrpolis, RJ: Vozes, 1991. STEIN, Ernildo. Seis estudos sobre ser e tempo (Martin Heidegger). Petrpolis, RJ: Vozes, 1988. STRECK, Danilo R. Correntes pedaggicas. Petrpolis, RJ: Vozes, CELADEC, 1994. _____. Educao e IEPG/CELADEC, 1995. igrejas no Brasil. So Leopoldo, RS:

_____. Pedagogia no encontro dos tempos. Ensaios inspirados em Paulo Freire. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. STRECK, Gisela I. W. Como falar sobre Deus com adolescentes So Leopoldo, RS: IEPG, 1996. Srie Ensaios e Monografias, v. 13. SUNG, Jung Mo. A experincia de Deus iluses ou realidade. So Paulo: FTD, 1991. _____. Deus numa economia sem corao pobreza e neoliberalismo. So Paulo: Paulus, 1994. SZLAKMANN, Charles. O judasmo para iniciantes. So Paulo: Loyola, s/d. TEIXEIRA, Faustino Luiz C. Dilogo dos pssaros. So Paulo: Paulinas, 1994.

56

TEODORO, Helena. Mito e espiritualidade: mulheres negras. Rio de Janeiro: Pallas, 1996. TERRA, J. E. N. Origem da religio. So Paulo: Loyola, s/d. TILLICH, Paul. A Coragem de Ser. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1972. _____. Dinmica da f. So Leopoldo, RS: Sinodal, 1990. _____. Histria do pensamento cristo. Porto Alegre, RS: ASTE, 1988. TOENSCHEND, George. Cristo e Bahullh. Mogi Mirim, SP: Editora Planeta Paz. TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo da percepo, atitudes e valores de meio ambiente. So Paulo: Difel/Difuso Editorial S/A, 1980. _____. Espao e lugar: a perspectiva da experincia. So Paulo: Difel/Difuso Editorial S/A, 1983. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO. Curso de Cincia da Religio. Proposta de contedos para o ensino religioso na educao infantil e fundamental. Curitibanos, SC: 1990. UNIVILLE. Cincia da Religio. Projeto de cincia da religio. Joinville, SC: 1999. UNISUL. Curso de cincias da religio. Levantamento de temas para o ensino religioso. Palhoa, SC: 1999. VARENNE, Jean Michel. As iogas. So Paulo: Martins Fontes, 1986. _____. O budismo. So Paulo:Martins Fontes, 1986. _____. O tantrismo. So Paulo: Martins Fontes, 1986. _____. O zen. So Paulo: Martins Fontes, 1986. VERGER, Fatumbi Pierre. Fluxo e refluxo: do trfico de escravos entre o Golfo de Benin e a Bahia de Todos os Santos. So Paulo: Corrupio, 1997.

57

_____. Orixs. Salvador, BA: Corrupio, 1997. _____. Ew. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. VIDAL, Marciano. Dicionrio de moral dicionrio de tica teolgica. Aparecida, SP e Porto, Portugal: Santurio e Perptuo Socorro, s/d. VIESSER, Lizete C. Um paradigma didtico para o ensino religioso. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. _____. Pressupostos para o desenvolvimento do ensino religioso. Curitiba, PR: 1998. Mimeografado. VYGOTSKI, L. S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1984 _____. Pensamento e linguagem. Trad. Jferson Luiz Camargo; ver. Tc. Jos Cipolla neto. So Paulo: Martins Fontes, 1995 _____. Teoria e mtodo em psicologia. Trad. Cludia Berliner, ver Elzira Arantes. So Paulo: Martins Fontes, 1996. WACH, Joaquim. Sociologia da religio. So Paulo: Paulus, 1990. WALKER, Zlmarian. A paz mundial atravs de uma educao racial. So Paulo: Editora BahI do Brasil, 1986. WALLON, Henri. Psicologia e educao na infncia. Lisboa, Portugal: Estampa, 1981. WARSCHAUER, Ceclia. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. WHITTE, Robert A. Fundamentos espirituais para uma sociedade ecologicamente sustentvel. So Paulo: Grfica Maziero Ltda,1992. WILGES, Irineu. Cultura religiosa. as religies no mundo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1984. WILGES, Irineu e COLOMBO, Olrio. Cultura religiosa: temas religiosos atuais. Petrpolis, RJ: Vozes, 1983.

58

XAVIER, Francisco Cndido. O consolador. Braslia: FEB, [s.d.]. ZABALA, Antoni. A prtica educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: ARTMED, 1998. ZILLES, Urbano. Filosofia da religio. So Paulo: Paulus, 1991. ZIMMERMANN, Padre Roque. Ensino religioso: uma grande mudana. Braslia: Centro de Documentao e Informao/ Coordenao de Publicaes, 1998. ( separata de discursos, projetos e pareceres, etc, n. 46 ). ZIMMER, Heinrich. A conquista psicolgica do mal. So Paulo: Palas Athena, 1988. _____. Filosofia da ndia. So Paulo: Palas Athena, 1986. ZWETSCH, Roberto E. Ax Malungo! So Leopoldo, RS: IEPG, 1994. Srie Ensaios e Monografias, v. 7.

59

GRUPO DE TRABALHO

AGENOR BRIGUENTI UNISUL ANTNIO GERNIMO HERDT UNISUL CECILIA HESS UNIVILLE ELIAS DELLA GIUSTINA CONER-SC GABRIEL JOS DE ALENCASTRO - CONER-SC GNTHER MAX WALZER SED LUIGI FARACI CONER-SC MARIA ANTONIA PEREIRA CANEVER ACADMICA DE CINCIAS DA RELIGIO / UNISUL MARIA CLARICE ORLANDINI CIMADON ACADMICA DE CINCIAS DA RELIGIO UNOESC MARIA HELENA MORETTO DOS SANTOS - ACADMICA DE CINCIAS DA RELIGIO / FURB OSVALDO ZANINI UNOESC - XANXER PAULO BUTZKE - IECLB RENATO LUIS BECKER IECLB LOURENEALAMIR STANCHACK ACAD. CIN. DA RELIGIO - UNIVILLE VERA REGINA MAZURECK ACADMICA CINCIAS DA RELIGIO UNC VITOR GALDINO FELLER - FURB UNIVILLE ITESC

60

HINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA


Letra: Horcio Nunes Msica: Jos Brazilcio de Souza Sagremos num hino de estrelas e flores Num canto sublime de glrias e luz, As festas que os livres frementes de ardores, Celebram nas terras gigantes da cruz! Quebram-se frreas cadeias, Rojam algemas no cho; Do povo nas epopias Fulge a luz da redeno! II No cu peregrino da Ptria gigante Que bero de glrias e bero de heris Levanta-se em ondas de luz deslumbrante, O sol, Liberdade cercada de sis! Pela fora do Direito Pela fora da razo, Cai por terra o preconceito Levanta-se uma Nao! III No mais diferenas de sangues e raas No mais regalias sem termos fatais, A fora est toda do povo nas massas, Irmos somos todos e todos iguais! Da liberdade adorada. No deslumbrante claro Banha o povo a fronte ousada E avigora o corao. IV O povo que grande mas no vingativo Que nunca a justia e o Direito calcou, Com flores e festas deu vida ao cativo, Com festas e flores o trono esmagou! Quebrou-se a algema do escravo E nesta grande Nao cada homem um bravo Cada bravo um cidado.

61

62

You might also like