You are on page 1of 4

Ningum Maom, Somos Reconhecidos como Tal

Um dos grandes dilemas manicos saber se nos podemos intitular maons (Sou maom!) ou se essa afirmativa no nos pertence e s pode ser feita por um outro maom. De facto, temos uma viso mope de ns mesmos. Tendemos a uma hipervalorizao do nosso eu e, no raras vezes, em detrimento do outro Explico melhor, fomos educados em um sistema de comparaes em que um ponto geralmente explicado ou visto em relao a outro. Tendemos ao comparativo e assim sentimo-nos mais ricos quando vemos os mais pobres, sentimo-nos mais bonitos quando vemos os mais feios e assim por diante. Ocorre que por vezes a nossa miopia egocntrica to grande que nos assustamos com ns mesmos ao vermos a nossa imagem reflectida num espelho. Tendemos a no acreditar no que vemos no possvel que seja eu Mas por vezes foramos e influenciamos na imagem do espelho, ou pelo menos no que ela nos est a revelar. O feio torna-se belo e assim por diante. Assim, ao nos considerarmos maons, em detrimento de sermos reconhecidos como tal, chamamos para ns um conjunto de caractersticas do ser maom que muitas vezes no apresentamos, no temos. Claro, sempre se pode invocar o formalismo. Sou maom porque fui iniciado. Sou maom porque perteno obedincia tal e etc. Mas isso realmente confere-nos a autoridade para nos denominarmos maons? O que ser maom ??? somente ter sido iniciado ??? No implica mais nada ??? Desde meus tempos de aprendiz escuto um trocadilho muito usual no nosso meio, principalmente quando no gostamos de um determinado Irmo: fulano um profano de avental ou ento, quando encontramos qualidades num no iniciado: um maom sem avental Por certo ser maom implica muito mais que ter passado por uma iniciao. Tambm vem ao meu pensamento uma frase muito pronunciada em iniciaes: bem-vindo meu Irmo; esperamos agora que assim como

entraste para a Maonaria que deixes que Ela entre em ti, no teu corao e nas tuas atitudes A minha angstia, que motiva essa reflexo sobre SER MAOM, a inpcia dos nossos mtodos manicos em muitos de ns. No raro vemos Irmos colados no grau de mestre, mestres instalados e, at no grau 33, com exposies diametralmente opostas nossa filosofia, com atitudes antagnicas ao que se desprende das nossas alegorias e smbolos. Bem sei que deveria estar preocupado acima de tudo com a minha pedra bruta, evitando reparar nas imperfeies de outras pedras, mas isso est a tornar-se impossvel para mim, pelo que peo humildes desculpas aos meus Irmos, mas no d para tapar o sol com a peneira, empresto aqui a voz a muitos que tm chocado com palavras e atitudes de outros Irmos. Abate-me extremamente estar ao lado de Irmos que acham que o cume de seus progressos na Maonaria so os graus colados ser grau 33 no seu rito, ser mestre instalado, estar na autoridade manica e assim por diante e, deixam a humildade, a fraternidade, o carinho e virtudes trancados no armrio, o armrio da arrogncia e da empfia (altivez, vaidade). Abate-me saber que existem Irmos que so indiciados civil ou criminalmente pelos mais variados delitos ou crimes. Abate-me ter conhecimento de Irmos que batem nas suas esposas, filhos e familiares. Abatem-me as disputas para saber quem mais maom, quem tem o maior grau quem foi melhor Venervel Mestre. No consigo entender tambm como alguns insistem em trazer o pior das suas prticas profissionais para o seio das Lojas. Estive em Lojas onde me senti como num tribunal de justia, onde se fazia de tudo menos aquela agrad+avel egrgora de estar entre os meus Irmos. Todas as palavras eram medidas com cuidado, os pronunciamentos eram cheios de erudio jurdica, menos manica. A sesso travava com os famigerados pela ordem Venervel E o que falar dos Irmos entendidos em poltica. Raros so v-los a apresentar um trabalho sobre alegoria ou simbolismo manico a tnica uma s: poltica.

Voltamos ento ao fulcro desta reflexo: sou maom ou sou reconhecido como tal? O que significa ser reconhecido como maom? O que ou quem o maom? H algo que o diferencia de outro ente? Se nos orientarmos pelos rituais e pela literatura manica teremos uma viso superidealizada do SER MAOM. Ele mais se parece com um superhomem, dotado de poderes extraordinrios. Mas no convvio, no dia a dia, se desfaz essa viso do super-homem. Eu pelo menos nunca o encontrei entre ns, pelo menos no na forma idealizada. Muito menos em mim mesmo Est mais do que na hora de nos despirmos do modus profano. De tirarmos as nossas mscaras e darmos um passo em direco ao autntico ser maom. Est na hora de sermos maons. Reconhea que no o centro do universo! Reconhea que outros podem vivenciar mais a maonaria do que voc! Reconhea que graus de nada servem se o seu corao e atitudes no passaram das atitudes do grau 1 (pedra bruta)! Reconhea que ser Mestre Instalado no lhe d direitos acima dos seus Irmos! Reconhea que tem pesquisado, estudado e reflectido muito pouco em nossos smbolos, alegorias e ritualstica! Reconhea que tem faltado s sesses porque se acha melhor que aqueles que esto sempre l, gostando ou no, ajudando nos trabalhos em Loja. Reconhea que se verdade que Maonaria no se faz somente em Loja, tambm verdade que sem estar em Loja no se faz Maonaria! na Loja que exercitamos o submeter minhas vontades e fazer novos progressos na maonaria. No se iluda. Reconhea que a Maonaria no clube social, partido poltico, confraria da cerveja ou o quintal de sua casa, terrao de seu apartamento, sala de seu trabalho, mas uma Ordem INICITICA. Reconhea, por fim, que voc no dono da Loja. Deixe que as alegorias e smbolos tomem forma em seu interior e se manifestem em suas atitudes, no em meras palavras.

Deixe que o movimento da egregora manica lhe tome a mente, o corao. Deixe que a humildade aflore em suas palavras e aces. No tema, pode baixar a guarda, voc est entre Irmos. Por fim, receba o seu prmio, no um avental mais bonito que o dos outros Irmos ou um ttulo de Mestre Instalado ou de Grau 33 mas, to somente uma aco: voc reconhecido como tal, sem sombras de dvidas!
Enviado pelo Ir..Csar Lus Bueno Gonalves M..I.. ARLS Fraternidade Acadmica Guarulhos N 3253 GOSP/GOB

You might also like