You are on page 1of 14

Escola Superior de Educao de Santarm

Ana Rita Oliveira; Ana Cludia Rebelo; Ana Sofia Ferreira. Educao Bsica; Turma A

[PLANIFICAO SEMANAL]
Estudo do Meio - Bloco 5 Descoberta dos Materiais e Objetos 1Ano do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

ndice

Introduo ............................................................................................................................... 3 rea de Contedo .................................................................................................................... 4 Objetivos Gerais ....................................................................................................................... 5 Competncias Especficas ......................................................................................................... 6 Planificao Semanal ................................................................................................................ 7 Concluso .............................................................................................................................. 12 Referncias bibliogrficas ....................................................................................................... 13 Anexos ................................................................................................................................... 14

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Introduo
No mbito da disciplina de Organizao e Gesto Curricular, -nos proposto a realizao de uma planificao semanal para o 1 ciclo do Ensino Bsico. No mbito da disciplina de Organizao de Gesto Curricular foi proposta turma de 3 ano, turma A, na qual me encontro, por parte do professor a realizao de um trabalho que traduzisse a planificao de atividades para uma rea do Ensino Bsico. Com a realizao deste trabalho temos como objetivos no s facilitar a nossa vida profissional futura por nos familiarizarmos com o planeamento de atividades assim como ficarmos a compreender quais as reas de contedos a ter em considerao em cada nvel de aprendizagem e tambm os objetivos gerais e competncias especificas de cada etapa da escolaridade. Esta planificao pertence ao Bloco 5, descoberta dos materiais e objetos, para o 1 ano, referente ao contedo Experincias com a gua.

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

rea de Contedo
O bloco 5 cujo tema : descoberta dos materiais e objetos tem como principal objetivo desenvolver nos alunos uma atitude permanente de experimentao com tudo o que isso implica, sendo a observao, introduo de transformaes, anlise dos efeitos e resultados e por fim concluses. Para a explorao destes materiais de uso corrente no dia a dia de cada criana, o professor deve ter em ateno duas reas de desenvolvimento: a observao das propriedades destes mesmos materiais e as experincias elementares que destaquem estas mesmas propriedades. Os aspetos que se deve ter em considerao neste bloco essencialmente a manipulao dos objetos e instrumentos, os cuidados a ter na sua utilizao e conservao, assim como a valorizao do trabalho manual. Por fim, os registos ocorrentes em relao s experincias realizadas, devem ser adequados idade dos alunos por ter em vista apenas a comunicao das descobertas por eles feitas.

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Objetivos Gerais
Consideramos essencial que tanto na rea de Estudo do Meio, assim como relativamente ao tema escolhido estes apresentem um carter transversal, ou seja, todas as aprendizagens realizadas devem poder ser aplicadas nas outras reas tanto curriculares com extra curriculares. Desta maneira, o aluno no que diz respeito seleo e organizao de informao do conhecimento deve: y y y y Pesquisar, selecionar, organizar e interpretar a informao de forma crtica; Correta de utilizao das tecnologias da informao e comunicao; Comunicar de vrias formas; Autoavaliar aprendizagens feitas confrontando os conhecimentos. J no que diz respeito s estratgias adequadas resoluo de problemas e tomada de decises o aluno deve: y y y y Identificar situaes de problema para poder levantar questes; Selecionar informao em juno com a organizao da mesma; Saber relacionar diferentes estratgias de resoluo de problemas; Identificar diferentes perspetivas de determinadas questes.

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Competncias Especficas
As competncias especficas so uma ferramenta orientadora para o professor pois com estas, ele consegue ter a noo como cada aluno deve progredir em determinada rea especfica de conhecimento para desta maneira poder arranjar a melhor estratgia educativa que culmina numa aprendizagem e autnoma por parte de cada aluno. Este tema tem como principal competncia a caracterizao dos vrios estados da gua e seus efeitos nos diversos materiais biolgicos. Desta maneira pensamos que no final do 1 ano do Ensino Bsico, as competncias essenciais para o tema descoberta dos materiais e objetos1 so: y y y y y Ser capaz de identificar onde se pode encontrar a gua. Relacionar a gua com as diferentes utilizaes possveis; Reconhecer a existncia da gua, realizando experincias; Reconhecer a gua nos diferentes estados, realizando experincias. Reconhecer que a sobrevivncia e o bem-estar humano dependem de hbitos individuais de higiene y y Reconhecer a existncia de semelhanas e diferenas entre seres vivos Desenvolver uma atitude de permanente experimentao

Com base no Currculo Nacional do Ensino Bsico - Competncias Essenciais


6

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Planificao Semanal
Segunda feira
Contedo
y y Lngua Portuguesa: Leitura e Escrita Promover a comunicao oral, com progressiva autonomia e clareza; y y Desenvolver a capacidade de reteno da informao oral; Criar gosto pela recolha de produes do patrimnio literal oral; y Dialogo acerca do que a gua e para que serve; Reproduo da histria do ciclo da gua; Questionar sobre o que foi reproduzido pedindo para os alunos recontarem oralmente a histria referindo os seus intervenientes; y y Realizao de um questionrio escrito. (em grupo) Cada aluno traz de casa um objeto relacionado com a gua para dialogar sob o tema: Para que serve a gua? y y O conto da histria da Menina Gotinha de gua ilustrada; Questionrio em grupo sobre o que foi relatado anteriormente. Retroprojetor Ficha escrita sobre o conto Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Objetivos

Estratgias

y y

Atividades

Recursos Avaliao

y y y y y y

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Tera feira
Contedo
y y Matemtica: medidas e grandezas Prever, experimentar e discutir os diferentes volumes da gua; y y y y Identificar recipientes com a mesma capacidade; Comparar objetos segundo algumas das suas propriedades; Manipular diferentes objetos com um propsito concreto; Experincia com o mesmo volume de gua em diferentes recipientes; y y Previso da experincia; Discutir os resultados das experincias realizadas conforme o observado e retirando concluses. y Experincia do volume da gua, onde depositada a mesma quantidade de gua em 3 recipientes onde difere a capacidade de volume entre eles. Garrafa de 1,5 litro de gua; Trs recipientes com capacidades de volume diferentes. Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Objetivos

Estratgias

Atividades Recursos Avaliao


y y y y y y

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Quarta feira
Contedo
y Estudo do Meio e Matemtica: Experincias Sonoras e Volumes y Identificar diferentes sons: agudo \ grave; Relacionar os diferentes sons com os diferentes volumes; Prever, experimentar e discutir atividades experimentais; Comparar objetos segundo algumas das suas propriedades; Manipular diferentes objetos com um propsito concreto. Dilogo para prever o que ir acontecer; Realizao individual da experincia por parte dos alunos e retirar concluses desenhando-as; y Registo escrito das concluses individuais e realizao de uma concluso geral; y Experincia dos sons da gua onde em 3 copos so depositados diferentes quantidades de gua e com uma colher so experimentados os sons que cada um deles transmite; y Realizao de um cartaz onde so expostas fotografias e desenhos das concluses individuais de cada aluno assim como a concluso de grupo escrita pelo professor; y Introduo musica da gua. 3 copos de vidro; gua Cartolina; Mquina Fotogrfica; Marcadores Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Objetivos

y y y y y

Estratgias

Atividades

Recursos

y y y y y

Avaliao

y y y y

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Quinta feira
Contedo
y y Estudo do Meio: Diferentes estados da gua Prever, experimentar e discutir atividades experimentais; Reconhecimento de determinados materiais; Descoberta dos diferentes estados da gua; Discutir os resultados das experincias realizadas conforme o observado e retirar concluses. y Registo escrito das concluses individuais e realizao de uma concluso geral; y Observao ao longo do dia do que acontece ao gelo depositado no copo; y Ferver gua numa panela e observar a evaporao e a condensao da gua; y Ficha sobre os diferentes estados da gua para resumo da experincia. gua; Copos; Gelo; Panela; Fogo. Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Objetivos

y y

Estratgias

Atividades

Recursos

y y y y y

Avaliao

y y y y

10

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Sexta feira
Contedo
y y Atividade Fsica Prever, experimentar e observar as caractersticas de diferentes materiais quando em contacto com a gua. Ida piscina municipal da regio; Dilogo sobre como o ser humano pode aproveitar a gua no seu dia a dia. y Reflexo, em grupo, sobre as caractersticas dos diferentes materiais na gua. Dia da piscina- diferentes materiais, flutuam ou no flutuam? y Realizao de uma ficha sobre a atividade na piscina. Os necessrios para o deslocamento at ao local planificado; Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito; Observao direta.

Objetivos
y

Estratgias

Atividades Recursos Avaliao


y y y y y

11

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Concluso
Concluindo, podemos dizer que este trabalho nos ajudou a clarificar a diferena entre objetivos, competncias, contedos e estratgias para a correta elaborao de planificaes de atividades. Podemos assim dizer que as planificaes semanais assim como dirias so essenciais para um bom funcionamento da aula assim como uma prtica pedaggica mais eficiente. Desta maneira, sentimo-nos mais aptas para a realizao destas mesmas planificaes para a nossa prtica profissional futura. Esperemos que este trabalho tenha assim correspondido s expectativas iniciais do professor da mesma maneira que nos beneficiou com a sua realizao.

12

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Referncias bibliogrficas
y y Currculo Nacional do Ensino Bsico - Competncias essenciais; Ministrio da Educao; Organizao e Curriculares e programas - 1 ciclo Ensino Bsico; Ministrio da Educao.

13

Organizao e Gesto Curricular

Escola Superior de Educao de Santarm - Educao Bsica, 3 ano

Anexos

14

Organizao e Gesto Curricular

You might also like