You are on page 1of 2

3.1.

2 Propriedades e funes do vidro Propriedades fsicas


Propriedades mecnicas Densidade A densidade do vidro de 2,5, ou seja, este tem uma massa de 2,5 Kg por m2 de superfcie e por milmetro de espessura para os vidros planos. A massa volmica, expressa no sistema de unidades oficial de 2500 kg/m3. Um m de vidros com 4 mm tem assim uma massa de 10 kg. Resistncia compresso A resistncia do vidro compresso muito elevada: 1000 N/mm2 ou 1000 MPa. Isto significa que, para quebrar um cubo de vidro com 1 cm de aresta, a carga necessria da ordem de 10 toneladas. Resistncia flexo Um vidro submetido flexo fica com uma face em compresso e outra em extenso. A resistncia rotura em flexo da ordem de: 40 MPa (N/mm) para um vidro float com recozimento; 120 4 200 MPa (N/mm) para um vidro temperado (dependendo da espessura, do acabamento das arestas e do tipo de manufactura) A elevada resistncia do vidro temperado (SGG SECURIT) devido ao fraco que este tratamento coloca as faces do vidro em forte compresso. As tenses limite de utilizao G, preconizadas pela SAINT-GOBAIN GLASS para as aplicaes mais correntes considerando o coeficiente de segurana, esto indicadas no captulo Informaes tcnicas. Elasticidade O vidro um material perfeitamente elstico: nunca apresenta deformaes permanentes. Contudo, frgil, o que significa que, submetido a uma flexo constante, parte sem apresentar indcio dos percursores. Mdulo de Young, E Este mdulo exprime a fora de traco que seria teoricamente necessrio aplicar a um provete de vidro para lhe produzir um alongamento igual ao seu comprimento inicial. Exprime-se em fora por unidade de superfcie. Para o vidro e segundo as normas europeias: E = 7 x 1010 Pa = 70 GPa Coeficiente de Poisson, (coeficiente de contraco lateral) Quando um provete alongado por aco duma tenso mecnica, verifica-se uma retraco da sua seco. O coeficiente de Poisson , a razo entre a retraco unitria da seco na direco perpendicular ao sentido do esforo e o alongamento unitrio na direco do esforo. Para vidros de construo, o valor do coeficiente de 0,2. Comportamento trmico Dilatao linear

A dilatao linear expressa por um coeficiente que mede o alongamento expresso em unidades de comprimento para uma variao de 1 C. Este coeficiente geralmente dado para um intervalo de temperaturas de 20 a 300 C. O coeficiente de dilatao linear do vidro de 9.10-6. Exemplo: Um vidro com 2 m de comprimento (expressos em mm) ao aquecer 30C verifica um alongamento de: 2000 x 9.10-6 x 30 = 0,54 mm Uma elevao de temperatura de 100 C resulta numa dilatao de cerca de 1 mm para um vidro com um metro. Em baixo pode encontrar os coeficientes de dilatao linear de outros materiais.

Tenses de origem trmica Devido baixa conductividade trmica do vidro (ver captulo O vidro e o isolamento trmico), o aquecimento ou o arrefecimento parcial de um vidro origina tenses no seu seio que podem provocar rotura, neste caso, designada como rotura trmica. A ocorrncia mais frequente de risco de rotura trmica reporta aos bordos de um vidro submetido a forte exposio solar, dado que esto dentro do caixilho e que esto a aquecer mais lentamente que a superfcie do vidro Quando as condies de utilizao ou montagem acarretam o risco de um vidro estar submetido a diferenas de temperatura importantes (ver normas e regulamentao nacional), ser necessrio tomar determinadas precaues durante a montagem e a manufactura. Um tratamento complementar (tmpera) permite ao vidro suportar diferenas de temperatura de 150 a 200 C.

You might also like