You are on page 1of 14

MARCELA PEREIRA URBINI

O servio de Psicologia Hospitalar visto por familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica

So Paulo 2007

ndice

Resumo..............................................................................................................................3 Atuao do Psiclogo em Hospital Geral..........................................................................4 O Psiclogo Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva Neo-Peditrica.......................5 Atendendo familiares em UTI neo-peditrica...................................................................7 Objetivos............................................................................................................................9 Mtodo...............................................................................................................................9 Referncias Bibliogrficas...............................................................................................11 Bibliografias a serem utilizadas futuramente..................................................................11 Anexo 1............................................................................................................................13 Anexo 2............................................................................................................................14

Resumo

J h algum tempo o trabalho do psiclogo tem se estendido para diferentes contextos e instituies, entre eles o hospital. O psiclogo hospitalar tem a tarefa de ajudar o paciente e seus familiares a passarem pela experincia de adoecimento / internao da melhor maneira possvel. A UTI um dos locais do hospital que mais gera ansiedade tanto no paciente quanto na famlia, j que neste ambiente que so atendidos os pacientes em estado mais grave e com maior risco de vida, portanto o trabalho do psiclogo neste local torna-se extremamente importante. A presente pesquisa pretende verificar qual a viso que os familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica, j atendidos pelo servio de psicologia, tem a respeito do atendimento psicolgico. Para isso sero feitas entrevistas com os familiares que se propuserem a participar da pesquisa, buscando saber quais as expectativas que eles tm a respeito do atendimento psicolgico, e se o atendimento prestado mostrou-se benfico. Atravs da pesquisa espera-se que seja possvel analisar a importncia do servio de psicologia em UTI neo-peditrica, identificar as expectativas dos familiares em relao ao atendimento psicolgico bem como as maiores dificuldades destes durante a internao, contribuir para o desenvolvimento do tema e produzir material para publicao em congressos.

Atuao do Psiclogo Hospitalar em Hospital Geral

J h algum tempo o hospital geral vm se configurando como mais uma rea possvel para a atuao do psiclogo. Atualmente reconhece-se que no apenas o funcionamento biolgico do indivduo est alterado durante a internao, mas sim o funcionamento do indivduo como um todo. Isso acontece porque o adoecimento em si uma situao de perda, perde-se sade, perde-se autonomia, perde-se tempo e dinheiro, e muitas outras coisas, isso quando no se perde mesmo a prpria vida (Simonetti, 2004, p.17-18). Segundo Simonetti (2004), atrelado a doena h tambm ganhos secundrios ao adoecimento (ateno, direito de no trabalhar, cuidado, entre outros), que devem ser considerados, para que no atuem como fatores de manuteno da doena. Belkiss (1999) explica que a atuao do psiclogo passou a se fazer necessria nos hospitais gerais a partir do momento que os mdicos e outros profissionais de sade se deram conta de que se manifestam nos pacientes internados conflitos e queixas de ordem psicolgica que interferem no prognstico e evoluo do quadro do paciente. A sade mental passou a ser entendida como algo mais amplo, que d conta de outras questes no apenas daquelas presentes nas instituies psiquitricas.
A mdia encarregou-se de desmistificar a figura do psiclogo: de `s vai ao psiclogo quem louco chegou-se ao `preciso de ajuda, porque no?. A prpria populao aprendeu a diagnosticar-se e a reconhecer as emoes que alteram seu bem-estar e so responsveis por doenas e por seu agravamento. (Belkiss, 1999, p. 26).

Assim, como explica Simonetti (2004): a psicologia hospitalar no trata apenas das doenas com causas psquicas, (...), mas sim dos aspectos psicolgicos e toda e qualquer doena (p.15). Atrelada a todos esses fatores, a atuao do psiclogo em hospitais gerais tambm foi facilitada pela exigncia crescente da humanizao vinculada aos cuidados recebidos (Belkiss, 1999, p.26). Entendendo-se a humanizao como necessidade de prestar um atendimento que consiga focar-se nas necessidades individuais de cada pessoa, como explica a autora.

Na instituio hospitalar o psiclogo pode trabalhar na rea de recursos humanos, fazendo uma avaliao do clima institucional e propondo intervenes, mas apenas no atendimento prestado aos pacientes internados e seus familiares que se configura a atuao do psiclogo hospitalar. (Belkiss, 1999). Assim, fazem parte do trabalho do psiclogo hospitalar intervir nas relaes do paciente com a famlia, do paciente e da famlia com a equipe de profissionais do hospital, bem como com o prprio processo de adoecer e a internao. Esta atuao pode dar-se de maneira direta (no atendimento aos pacientes e familiares) ou indireta (atravs de grupos Balint, por exemplo). (Belkiss, 1999).

O Psiclogo Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva Neo-Peditrica Atualmente existem nas instituies de sade no Brasil unidades de terapia intensiva peditricas, neonatais, ou mistas (neo-peditricas). Segundo dados de Souza et .al. (2004) a maioria das Unidades de Terapia Intensiva de So Paulo (51,7%) so mistas (neo-peditricas).
A terapia intensiva peditrica uma especialidade mdica relativamente jovem, tendo se consolidado h cerca de 50 anos, aps a epidemia de poliomielite na Escandinvia. No Brasil, as primeiras unidades de terapia intensiva peditricas (UTIP) foram inauguradas na dcada de 70. (Souza et. al., 2004, p.454)

A UTI um dos locais do hospital que mais gera ansiedade tanto para o paciente quanto para a famlia. Isso acontece, pois na UTI que so tratados os pacientes em estado mais grave ou com alto risco.
Caracterizada como a rea do hospital que concentra recursos humanos e materiais especializados visando a recuperao do doente grave e de alto risco, a UTI rene um conjunto de fatores que a levam a ser considerada como o local mais tenso e traumatizante do hospital. (Menegatti, 2001, p. 142).

Toda a rotina do paciente e da famlia quebrada e subitamente modificada para dar conta do adoecimento / internao.
...um novo contexto se apresenta para o paciente, seus familiares e a equipe, as relaes pessoais e o convvio so alterados, e muitas vezes eles no tm repertrio comportamental disponvel para responder a essas situaes, facilitando o aparecimento de reaes emocionais e respostas conflitivas (Menegatti, 2001, p. 142).

A vida do paciente bruscamente modificada, de tal forma que ele afastado do ambiente em que vive, de suas obrigaes e prazeres, e de muitas das pessoas com quem se relaciona.
Ao ingressar em uma UTI, o indivduo totalmente deslocado de sua rotina, de seus hbitos dirios e de sua privacidade. Sua autonomia torna-se bastante restrita: passa a maior parte do tempo no leito e suas solicitaes passam pelo crivo da equipe quanto convenincia para sua sade (Menegatti, 2001, p. 142).

Em uma situao dessa no s o paciente, mas tambm a famlia deste passa por um processo de muitas perdas e necessidade de adaptao, principalmente em UTI neopeditrica, j que muitas vezes o pai ou a me da criana passa a acompanh-la em perodo integral. Ao se pensar que a UTI neo-pedirica acolhe tambm bebs recm-nascidos torna-se importante avaliar o impacto dessa internao para os pais e outros familiares do neonato.
Quando uma mulher est grvida, existe a expectativa dos pais e das pessoas prximas que, ao nascer o beb, este fique junto com a me para ser cuidado e amamentado, sendo que nem sempre essa expectativa pode ser atendida (Baptista & Dias, 2003, p. 36).

A necessidade de permanncia do beb em UTI neo-peditrica pode se configurar como fonte de frustrao das expectativas do casal. Tambm importante considerar que o estado em que o beb se encontra pode ser para os pais gerador de muita ansiedade e angstia.
A UTI-Neonatal o local que os bebs recebem cuidados intensivos 24 horas por dia, tanto da equipe mdica como da enfermagem. Para controlar o quadro clnico do RN e seus sinais vitais, necessria a utilizao de aparelhos, como os monitores cardiorrespiratrios, ventiladores mecnicos, oxmetros, fototerapia, entre outros (Baptista & Dias, 2003, p. 36).

O psiclogo deve estar a par das condies do beb, sabendo qual o diagnstico, prognstico possveis riscos e intercorrncias.
Alm da ateno aos problemas de sade do RN, adequado avaliar tambm as questes psicolgicas e sociais dos familiares, objetivando assim um trabalho de equipe interdisciplinar que envolve avaliao de todos os aspectos que podem estar envolvidos no nascimento e hospitalizao do beb com algum comprometimento. (Baptista & Dias, 2003, p. 37).

Deve ainda atuar no sentido de facilitar a vinculao inicial dos pais com o beb, e a relao dos familiares / cuidadores com a equipe de sade. (Baptista & Dias, 2003). No caso da criana internada em UTI neo-peditrica, necessrio que se avalie tambm o estado emocional da criana, o impacto do adoecimento e da internao. Segundo dados de Baptista & Dias (2003):
Tem-se observado, no decorrer da prtica, que crianas hospitalizadas, de patologias que identifiquem quadros como doenas crnicas, infecciosas, neurolgicas e acidentes, com tempo de internao superior a cinco dias, tendem a desenvolver transtornos comportamentais e / ou psicolgicos (p.53).

Torna-se importante que o psiclogo avalie o estado emocional em que a criana se encontra e possa intervir no sentido de ajud-la a passar da melhor forma possvel pelo perodo de internao / adoecimento. Assim, de acordo com a literatura encontrada, pode-se dizer que o psiclogo deve ser capaz de avaliar o estado emocional em que a criana e a famlia se encontram, o impacto do adoecimento e da internao para ambos, as possveis crenas ou idias errneas a respeito do quadro clinico, e a relao do paciente e da famlia com a equipe, uma vez que todos esse fatores podem interferir na adeso ao tratamento.

Atendendo familiares em UTI neo-peditrica Quando h situao de adoecimento e necessidade de internao de bebs ou crianas toda a famlia do paciente tem que passar por um perodo de adaptao, freqentemente vivenciando sentimentos de angstia, ansiedade e medo. Segundo Simonetti (2004): a famlia, angustiada com o sofrimento do paciente, quer se assegurar de que a doena no to grave e que ele vai ficar bom: seu foco de interesse est no prognstico (p.19). Para evitar a necessidade de separao da famlia, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) exige que os estabelecimentos de atendimento sade proporcionem condies para a permanncia em tempo integral de um dos pais ou responsvel, nos casos de internao de criana ou adolescente (ECA, cap.1, art.12). Com isso, no s a criana fica no hospital, mas tambm um cuidador de sua famlia, o que pode dar certa segurana aos cuidadores, j que eles participam e observam a

evoluo do paciente, mas gera ansiedades e angustias decorrentes do ambiente hospitalar, que em si um ambiente hostil.
Os familiares ao mesmo tempo relatam a esperana no cuidado prestado e o medo de uma perda iminente que a UTI representa (Menegatti, 2001, p. 143).

Este medo aliado a grande preocupao em relao ao prognstico e evoluo do quadro pode gerar uma insegurana e desconfiana em relao equipe, ou mesmo medo do paciente no estar recebendo todos os cuidados possveis.
As famlias que lidam com uma doena ou incapacitao crnica julgam que as interaes com os profissionais de sade, companhias seguradoras e agncias governamentais esto entre os aspectos mais estressantes de sua situao (McDaniel & Hepworth & Doherty, 1994, p. 11).

Nesse sentido, cabe ao psiclogo verificar possveis crenas em relao ao atendimento, bem como trabalhar no sentido de um bom vnculo entre a famlia do paciente e a equipe de sade, j que depende disso uma boa adeso ao tratamento e conseqentemente uma melhor evoluo do quadro. Segundo dados de McDaniel & Hepworth & Doherty (1994):
A doena crnica um aspecto surpreendentemente comum da infncia. Estima-se que 10 a 15% de todas as crianas tm uma doena orgnica crnica, com cerca de 1% de todas elas tendo um transtorno severo (McDaniel & Hepworth & Doherty, 1994, p. 205).

Os autores ainda acrescentam que muitas das famlias em que h uma criana cronicamente enferma h questes psicolgicas que freqentemente esto presentes tais como: culpa parental e lamentao pela perda de infncia e futuro imaginados. Seria possvel se pensar que estes aspectos tambm esto presentes frente a uma necessidade de internao de um recm-nascido ou uma criana, j que a hospitalizao uma situao inesperada e indesejada. Assim, importante que o psiclogo possa avaliar a condio em que a famlia se encontra, as crenas que tm em relao ao adoecimento / internao, buscando por possveis recursos de enfrentamento da situao, para que passem pela situao de internao da criana da melhor maneira possvel.

Objetivo

- Objetivo geral da pesquisa: Estudar como os familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica, j atendidos pelo servio de psicologia, vem o psiclogo nesta unidade. - Objetivos especficos da pesquisa: Saber quais so as expectativas dos familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica do Hospital do Sepaco a respeito do servio de Psicologia. Saber se o atendimento psicolgico que vm sendo realizado no Hospital do Sepaco tem trazido benefcios aos familiares atendidos.

Mtodo

Populao: Familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica do Hospital do Sepaco j atendidos pelo servio de psicologia hospitalar. Instrumento: Os familiares que se dispuserem a participar da pesquisa respondero a uma entrevista (anexo 1), que buscar investigar quais as expectativas que tm a respeito do servio de psicologia hospitalar e se acreditam que o atendimento tm trazido algum benefcio. Segundo Gianfaldoni & Moroz (2002, p.66) ao comparar-se a coleta de dados feita por entrevista da realizada por meio de questionrios pode-se dizer que: a entrevista tem a vantagem de envolver uma relao pessoal entre pesquisador / sujeito, o que facilita um maior esclarecimento de pontos nebulosos. Alm disso, pode-se dizer que ela permite que pessoas no alfabetizadas participem da pesquisa. Procedimento: Os familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica no momento da coleta de dados sero abordados e a eles ser explicada a pesquisa e seus objetivos. Aqueles que volutariarem-se a respondero a uma entrevista (anexo 1). 9

Os dados coletados na entrevista sero registrados atravs de anotao cursiva para posterior anlise e categorizao. Em seguida, ser feita a anlise dos dados tendo como base o levantamento bibliogrfico feito a respeito do assunto. A anlise de dados ser quantitativa e qualitativa. Os resultados esperados so: analisar a importncia do servio de psicologia em UTI neo-peditrica, identificar as expectativas dos familiares em relao ao atendimento psicolgico bem como as maiores dificuldades destes durante a internao, contribuir para o desenvolvimento do tema e produzir material para publicao em congressos.

10

Referncias Bibliogrficas

BAPTISTA, M. N.; DIAS, R.R. Psicologia Hospitalar. Teoria, Aplicaes e Casos Clnicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. ECA Estatuto da Criana e do Adolescente. Ttulo II (Dos Direitos Fundamentais), Captulo I (Do Direito Vida e Sade), artigo 12. GIANFALDONI, M. H.T.A.; MOROZ, M. O Processo de Pesquisa: iniciao. Braslia: Plano Editora, 2002. McDANIEL, S.H.; HEPWORTH, J.; DOHERTY, W.D. Terapia familiar mdica: um enfoque biopsicossocial s famlias com problemas de sade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. MENEGATTI, C. L. A Prtica em UTI uma anlise contextual. UFRP e UNICENP. In.: GUILHARDI, H. J., Sobre Comportamento e Cognio: Expondo a Variabilidade. 1 edio. Santo Andr, SP: ESEtec Editores Associados, 2001. V.7. p. 141-145. ROMANO, B. W. Princpios para a prtica da psicologia clnica em hospitais. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999. SIMONETTI, A. Manual de Psicologia Hospitalar: o mapa da doena. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004. SOUZA D.C., TROSTER E.J., CARVALHO W.B., SHIN S.H., CORDEIRO A.M.G. Disponibilidade de unidades de terapia intensiva peditrica e neonatal no municpio de So Paulo. Jornal de Pediatria (Rio J). 2004;80:453-60.

Bibliografias a serem utilizadas futuramente: OLIVEIRA, Maria Luiza Silva; BASTOS, Ana Ceclia de Sousa. Prticas de ateno sade no contexto familiar: um estudo comparativo de casos. Psicologia Reflexo e Crtica, Porto Alegre, v.13, n.1, 2000. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S010279722000000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 Ago 2007.

11

PADOVANI, F. H. P.; LINHARES, M. B. M.;CARVALHO, A. E. V. DUARTED, G.; MARTINEZE, F. E. Avaliao de sintomas de ansiedade e depresso em mes de neonatos pr-termo durante e aps hospitalizao em UTI-Neonatal. Revista Brasileira de Psiquiatria 2004;26(4):251-4. SANTOS, C.T.; SEBASTIANI, R.W.E a Psicologia entrou no hospital. So Paulo: Pioneira, 2001. GOMES, M.M.F.; As repercusses familiares da hospitalizao do recm-nascido na UTI neonatal: construindo possibilidades de cuidado. Tese de doutorado. Universidade Federal de So Paulo, 1999. CONTIM, D. O Significado do cuidar para familiares de crianas e adolescentes com doena crnica. Tese de Mestrado. Universidade Federal de So Paulo, 2001.

12

Anexo 1

Modelo de entrevista Voc foi atendido por psiclogos durante a internao de seu filho (a) no Hospital do Sepaco? Se sim: 1. J havia tido contato anterior com psicologia? Qual? 2. Qual voc acredita que seja a funo do psiclogo na UTI neo-peditrica? 3. Que aspectos voc avalia como mais difceis de serem superados / vividos no ambiente da UTI neo-peditrica? Voc acredita que o atendimento psicolgico pode ser til neste sentido? Por que? 4. Voc acredita que o servio de psicologia poderia oferecer aos familiares algum tipo de atendimento diferente do que realizado? Qual?

13

Anexo 2 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Eu,___________________________________________________________________, R.G.:_______________, declaro por meio deste termo, que concordei em ser entrevistado(a) na pesquisa referente ao projeto intitulado O servio de Psicologia Hospitalar visto por familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica, desenvolvido pelo Hospital do Sepaco. Afirmo que aceitei participar por minha prpria vontade, sem receber qualquer incentivo financeiro e com a finalidade exclusiva de colaborar com o sucesso da pesquisa. Fui informado dos objetivos da pesquisa, que em linhas gerais estudar como os familiares de pacientes internados em UTI neo-peditrica do Hospital do Sepaco, j atendidos pelo servio de psicologia, vem o psiclogo nesta unidade. Fui tambm esclarecido (a) de que os usos das informaes por mim oferecidas esto submetidos s normas ticas destinadas pesquisa envolvendo seres humanos, da Comisso Nacional de tica em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Sade, do Ministrio da Sade. Minha colaborao se far de forma annima, por meio de entrevista estruturada a ser registrada a partir da assinatura desta autorizao. O acesso e a anlise dos dados coletados se faro apenas pela pesquisadora e seus orientadores. Estou ciente de que caso eu tenha dvida ou me sinta prejudicado(a), poderei contatar a pesquisadora responsvel ou seus orientadores. A pesquisadora principal da pesquisa me ofertou uma cpia assinada deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme recomendaes da Comisso Nacional de tica em pesquisa (CONEP). Fui informado(a) de que posso me retirar dessa pesquisa a qualquer momento, sem prejuzo para meu acompanhamento, ou sofrer quaisquer sanes ou constrangimentos. So Paulo,_____ de ___________________ de _______ _________________________________________ Assinatura do participante _________________________________________ Marcela Pereira Urbini R.G.: 44.666.515-0 (Pesquisador responsvel) _________________________________________ Carina Pirr Guimares CRP.:06/64431 (Orientadora) _________________________________________ Patrcia Lebensold Mekler CRP.: 06/61053-3x (Orientadora)

14

You might also like