You are on page 1of 32

S.

SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

Curso de Windows Xp

RUA PEDRO MANOEL MENDES, N 496 QD. 15


CONJ. JOS MARIA DE MELO SALVADOR LYRA

3334-3629

INTRODUO

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


CAPTULO I.................................................................................... .................3 CONCEITOS BSICOS........................................................................ ...............4 REA DE TRABALHO..................................................................... ..................4 LOGON E LOGOFF......................................................................... ..................5 DESLIGAR O COMPUTADOR................................................................ ............5 CONHECENDO A REA DE TRABALHO (DESKTOP)...........................................6 CONE OU ATALHO......................................................................... ...............7 BARRA DE TAREFAS E SUA CONFIGURAO...................................................7 MENU INICIAR E SUA CONFIGURAO...........................................................8 CAPTULO II................................................................................... ................10 TELA DE BOAS VINDAS E APRESENTAO DA REA DE TRABALHO (DESKTOP)..................................................................... ...............................10 JANELAS........................................................................ ................................11 CAIXA DE DILOGO....................................................................... ................13 CAPTULO III.................................................................................. ................15 ACESSRIOS DO WINDOWS..................................................................... .....15
2

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


CAPTULO IV.................................................................................. ..............14 PROPRIEDADES DE VDEO DO WINDOWS XP...............................................15 CAPTULO V................................................................................... .............16 PAINEL DE CONTROLE..................................................................... ............16 CONTAS DE USURIO....................................................................... ......16 CONTAS DE USURIO....................................................................... ......17 CONTAS DE USURIO....................................................................... ......18 DATA E HORA............................................................................ .............19 CAPTULO VI.................................................................................. .............20 PROPRIEDADES DO MOUSE........................................................................2 0 CAPTULO VII................................................................................. .............21 EXECUTAR..................................................................... .........................21 PESQUISA...................................................................... .......................22 CAPTULO VIII................................................................................ ........25 WINDOWS EXPLORER..................................................................... .......27
3

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


EXERCCIO 3................................................................................... ........28 CAPTULO IX.................................................................................. ........29 CORREO DO EXERCCIO E REVISO.......................................................29 CAPTULO X................................................................................... ........29 AVALIAO.................................................................... .......................29

WINDOWS XP
CAPTULO I
CONCEITOS BSICOS
Sistema Operacional
o sistema que estabelece a relao entre o microcomputador. Windows, Linux, Mac-Os entre outros. usurio e o

Conceito de Windows
um conjunto de programas que constitui um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft Corporation. O Windows foi criado para facilitar a sua vida. Este sistema o mais usado em todo o mundo e foi evoluindo a partir dos ltimos anos. O Windows comeou com sua verso 3.1 uma das verses mais simples, isso por causa da tecnologia da poca que influenciou esta simplicidade. Aps o Windows 3.1, veio a verso 3.11, 95, NT, a 98, a 2000, 2000 Serve, ME, XP, Vista, 7, e o mais recente o Windows 8.

Windows XP vm da palavra eXPerience. Tela de Logon


Ao iniciar o Windows XP a primeira tela que temos a Tela de Logon, Nela, selecionamos o usurio que ir utilizar o computador.

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Ao entrarmos com o nome e a senha do usurio (caso haja), o Windows efetuar o Logon e nos apresentar o ambiente do Windows XP (rea de Trabalho ou Desktop)

Para fazer Logon, clique no cone da conta de usurio na tela de boasvindas.

Logon

Do ingls log on 'id', do verbo to log on que significa: estabelecer comunicao e iniciar interao com um computador ou rede de tempo compartilhado.

rea de Trabalho ou Desktop

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

Fazer Logoff
Logoff = ingls (to) log off que quer dizer: encerrar uma sesso de

trabalho com o computador, usando um sistema prprio para tal.

Ao fazer logoff no computador, voc fecha a sua conta de usurio, mas o computador permanece ligado para que seja facilmente acessado quando for necessrio fazer logon novamente.

Fazer logoff do Windows


Trocar Usurio Clicando nesta opo, os programas que o usurio atual est usando no sero fechados e uma janela com os nomes dos usurios do computador ser exibida para que a troca de usurio seja feita. Use esta opo na seguinte situao: Outro usurio vai usar o computador, mas depois voc ir continuar a us-lo. Ento o Windows no fechar seus arquivos e programas e quando voc voltar ao seu usurio rea de trabalho estar exatamente como voc deixou. Fazer Logoff Este caso tambm para a troca de usurio. A diferena que, ao efetuar o logoff, todos os programas do usurio atual sero fechados e s depois aparece janela para escolha do usurio.

Para fazer logoff no computador, siga os passos


1. Clique em Iniciar, 2. Clique em Fazer logoff e, em seguida, 3. Clique em Fazer logoff na lista suspensa. Ao fazer logoff no computador, voc fecha a sua conta de usurio, mas o computador permanece ligado para que seja facilmente acessado quando for necessrio fazer logon novamente.
6

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Desligar o Computador

Para desligar o computador Clicando-se em Iniciar, desligar, teremos uma janela onde possvel escolher entre trs opes:

1. Em Espera Clicando neste boto, o Windows salvar o estado da

rea de trabalho no disco rgido e depois desligar o computador. Desta forma, quando ele for ligado novamente, a rea de trabalho se apresentar exatamente como voc deixou, com os programas e arquivos que voc estava usando abertos. 2. Desativar Desliga o Windows, fechando todos os programas abertos para que voc possa desligar o computador com segurana. 3. Reiniciar Encerra e reinicia o Windows simultaneamente.

Conhecendo a rea de trabalho (Desktop)


A rea de Trabalho ou Desktop (figura abaixo) a tela do computador na qual so exibidos janelas, cones, menus e caixas de dialogo esses so os elementos bsicos para se iniciar toda e qualquer atividade dentro do Windows XP. So elementos padres da rea de trabalho:
1. cones e Atalhos

2. Barra de Tarefas; 3. Boto Iniciar.

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

cones E Atalhos
Os cones e atalhos no so muito diferentes, eles so representados por pequenas figuras. A nica diferena de um cone e de um atalho uma pequena seta encontrada no canto inferior esquerdo do cone. O atalho possui a seta. O Windows XP, em sua configurao padro, exibe na rea de Trabalho somente os cones da Lixeira e do Meu Computador. H outros cones que podem ser exibidos na rea de Trabalho, tais como: Meus Documentos, Internet Explorer etc. Voc pode adicionar cones na rea de Trabalho, assim como pode excluir. Alguns cones so padres do Windows como Meu Computador, Meus Documentos, Internet Explorer e Lixeira:

Arquivo e Pastas
So todas as informaes gravadas em uma unidade de disquete, CD, DVD, (HD) Disco rgido e etc. As pastas so local onde voc pode guardar seus arquivos ou outras pastas e etc. Os arquivos e as pastas recebem
8

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


nomes para que possam ser identificados. Abaixo um exemplo de arquivo e um de pasta.

Barra de Tarefas e sua Configurao


Barra de Tarefas
A Barra de tarefas a barra localizada na parte inferior da rea de trabalho (ilustrao abaixo). Nela encontra-se o Boto Iniciar, a Barra de Inicializao Rpida, a Barra de Ferramentas, a Barra de Idiomas e a rea de Notificao. Voc pode personalizar a barra de tarefas, ocultla e mov-la para os lados ou para a parte superior da rea de trabalho.

Barra de Inicializao Rpida


Essa barra exibe cones nos quais voc pode clicar para abrir programas rapidamente, mostrar a rea de trabalho ou realizar outras tarefas. Para mostrar a Barra Inicializao Rpida: *Clique com o boto direito do mouse na Barra de Tarefas e, em seguida, clique em Propriedades; *Na guia Barra de tarefas, marque a caixa de seleo Mostrar barra Inicializao rpida e clique em Aplicar. Voc pode desativar a barra Inicializao rpida desmarcando essa caixa de seleo.

rea de Notificao
9

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


a rea na barra de tarefas direita dos botes dessa barra (como mostra ilustrao cima). A rea de Notificao exibe Hora, a Data e tambm pode conter atalhos que forneam acesso rpido a programas, como Controle de volume e Opes de energia. Outros atalhos podem aparecer temporariamente, fornecendo informaes sobre o status de atividades. Por exemplo, o cone de atalho da impressora mostrado depois que um documento foi enviado para a impressora e desaparece quando a impresso finaliza.

Menu Iniciar e sua Configurao

Boto Iniciar:
O Boto Iniciar localiza-se no canto direito da Barra de tarefas e tem como funo acessar o Menu Iniciar aps ser acionado por um clique do mouse. (Em informtica, Boto a regio da tela equivalente a um interruptor de uma mquina, que pode ser acionado para provocar a execuo de uma ao deslocando-se at ele o cursor do mouse, e clicando um dos pequenos interruptores do mouse.)

Tipos de Menus
Existe dois tipos de menus, Vertical e Horizontal, cada uma deles permite uma melhor utilizao de determinados programas, trabalhos e etc. Os menus horizontais so diferentes dos menus vericais. O Professor mostrar para voc durante a aula o formato de cada um.

Menu Iniciar:
O Menu Iniciar surge quando damos um nico clique sobre o boto Iniciar (ilustrao ao lado). Ele apresenta vrios menus. Cada menu apresenta submenus. (Em informtica, Menu equivale-se lista de opes ou entradas postas disposio do usurio, que aparece no vdeo de um terminal de computador com as funes que este poder, a seguir, realizar por meio de um programa.)

10

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

CAPTULO II
TELA DE BOAS VINDAS E APRESENTAO DA REA DE TRABALHO (DESKTOP)
TELA INICIAL DE BOAS VINDAS
11

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

Esta a tela inicial do Windows XP, todas as pessoas possuem conta no computador aparecem aqui. Para entrar basta clicar sobre o seu nome, e digitar sua senha.

Janelas
As janelas so geralmente apresentadas como objetos bidimensionais e retangulares, organizados em uma rea de trabalho. Normalmente um programa de computador assume a forma de uma janela para facilitar a assimilao pelo utilizador. Entretanto, o programa pode ser apresentado em mais de uma janela, ou at mesmo sem uma respectiva janela. O que diferencia uma janela da Caixa de dilogo so os botes de redimensionamento chamados tambm de botes de controle, abaixo:

Botes de Redimensionamento ou de controle


Minimizar Este boto oculta a janela do aplicativo que est sendo executado e mantm o boto que representa o respectivo aplicativo na Barra de Tarefas. Para visualizar a janela novamente, clique sobre o respectivo boto na Barra de Tarefas. Restaurar Abaixo se a janela estiver minimizada (reduzida a um boto da rea de trabalho) este boto restaura a janela ao tamanho anterior; se a janela estiver maximizada (ocupando toda a tela) este boto reduz a janela a um tamanho menor e poder ser visualizada na rea de Trabalho. Maximizar Este boto aumenta o tamanho da janela at que ela ocupe toda a rea de Trabalho.
12

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Fechar Este boto fecha o aplicativo que est sendo executado e sua janela. Esta mesma opo poder ser utilizada pelo menu Arquivo/Sair ou pelo teclado pressionando as teclas Alt + F4. Se o arquivo que estiver sendo criado ou modificado dentro da janela no foi *salvo antes de fechar o aplicativo, o Windows emitir uma tela de alerta perguntando se queremos ou no *salvar o arquivo, ou cancelar a operao a tempo de sair do aplicativo (figura abaixo):

Ao fechar uma janela aparece a seguinte mensagem:

Exerccio 1, servir para reviso com o professor em sala.


13

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Caixas de Dilogos
As caixas de dilogo, tambm designadas por janelas secundrias so pequenas janelas, rectangulares ou quadradas, que geralmente aparecem no ecr sobrepostas s janelas principais, vale ressaltar que so diferentes das Janelas, pois possui apenas um boto no mximo dois:

As caixas de dilogo como o prprio nome sugere, servem para dialogar com o computador, ou seja interagir com a mquina. Para que o utilizador possa interagir com a mquina, as caixas de dilogo so constitudas por controlos. Existem vrios tipos de controlos, no entanto nem todas as caixas de dilogo tm todos os controlos. Por exemplo um rdio tambm tem vrios tipos de controlos, botes para aumentar o som, botes para sintonizar uma determinada emisso, , e todo um conjunto de outros controlos se um rdio tiver todos os controlos seguidos e na horizontal, o utilizador s tem de movimentar a sua mo para a esquerda o direita, para ter acesso a todos os controlos.

CAPTULO III
ACESSRIOS DO WINDOWS

14

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


O Windows XP inclui muitos programas e acessrios teis. So ferramentas para edio de texto, criao de imagens, jogos, ferramentas para melhorar a performance do computador, calculadora e etc. A pasta acessrio acessvel dandose um clique no boto Iniciar na Barra de tarefas, escolhendo a opo Todos os Programas e, no submenu que aparece, escolha Acessrios.

Os mais usados por ns sero esses abaixo:


Calculadora; , Utilizar as 4 operaes mais os recursos adicionais que o instrutor passar na aula. MS Paint; , muito importante na criao de imagens e edio de arquivos com a ajuda da tecla Print Scren ou Prtsc SysRq. Bloco de Notas; , Um editor de texto simples porm com um grande recurso, aulixiar na criao de sites simples para internet no formato de HTML. Word Pad; , Um edito de texto no to simples, serve para a criao de textos um pouco mais complexos, podendo ser at formatados, ex: Alinhamento, Cor do texto, etc. Adicionamos mais dois recursos que fazem parte da acessibilidade do Windows: Teclado Virtual; , No caso do no funcionamento do teclado convencional podem ser muito importantes e teis. Lente de aumento; , Para o caso de haver a necessidade de ampliao da visualizao, de ferramentas ou aplicativos do sistema.

15

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

CAPTULO IV
PROPRIEDADES DE VDEO DO WINDOWS XP
Atravs das propriedades de vdeo, pode-se alterar todo o visual da tela do computador, deixando-o no gosto do usurio: *Procedimentos para chegar s propriedades de vdeo: *Iniciar *Painel de Controle *Aparncias e temas ou vdeo, (se estiver no formato de visualizao por categoria), depois escolhe a opo desejada: Temas: Como o prprio nome diz aqui possvel alterar o tema do Windows, possvel escolher o padro ou, usando arquivos modificados, colocar um mais estilizado, pra isso necessrio modificar um arquivo do sistema. rea de Trabalho: Altera o plano de fundo ou papel de parede da tela do Windows, pode ser usada qualquer uma das opes que j vem junto com o sistema ou uma imagem qualquer a sua escolha, pra isso bastando clicar no boto procurar e em seguida selecionar o arquivo. Tambm possvel mudar os cones usando o boto personalizar rea de trabalho e na tela seguinte alterar cone, nesse caso voc tambm pode usar os padres ou baixar na internet pacotes de cones pra dar uma estilizada melhor. Proteo de Tela: a tela que aparece quando o computador fica determinado tempo sem ser utilizado, alm do tema possvel escolher depois de quanto tempo de inatividade ela aparecer. No boto energia, voc pode escolher algumas opes de gerenciamento de energia, til pra quem usa o computador no trabalho. Aparncia: Alterao do tamanho dos cones, esquema de cores, no guia efeitos possvel alterar opes de cores, sombreamento. J no boto avanado possvel alterar todo esquema de cores no s da rea de trabalho, mas tambm das pastas a menus que voc abre com freqncia.
16

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Configurao: Configuraes: Aqui possvel alterar o tamanho da tela atravs da resoluo da tela, quanto mais pixels menores ser a aparncia que voc v. Outra opo alterar o esquema de cores na guia qualidade da cor, til pra computadores menos potentes.

17

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

CAPTULO V PAINEL DE CONTROLE


O painel de controle o local do Windows que concentra uma grande quantidade de itens que permitem a configurao do Windows e preciso conhec-lo bem para dominar o sistema como um todo. Para acessar o Painel de Controle clique no Boto Iniciar e em seguida em Painel de Controle. Existem dois tipos de visualizaes do painel de controle: Visualizao por categoria ou modo de exibio clssico:

Contas de Usurio
18

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Um recurso do Windows ao qual nos possibilitar ter privacidade e segurana se tratando de certo arquivos.

Para cria uma conta de usurio muito simples, basta seguir os procedimentos descritos abaixo: *Iniciar; *Painel de controle; *Contas de usurio;

Escolha uma tarefa


*Alterar uma conta; *Criar uma nova conta; *Alterar minha imagem;

19

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

Criar uma nova conta;

20

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

Escolha um nome:

21

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Data e Hora: muito comum assim que ligarmos um computador e identificar que, a data e hora estarem erradas, o computador segue um formato de alto controle quando falamos de Data e Hora, isso quer dizer que o computador seguir as alteraes e fuso horrio sozinho se conectado a internet, mais para alterar esse formato podemos utilizar os procedimentos do Windows que so muito simples: *Clica em Inicar; *Painel de Controle;

Escolha uma tarefa:


*Alterar data e hora *Alterar o formato de nmero, data e hora *Adicionar Idiomas adicionais

Exerccio 2, servir para reviso com o professor em sala.


22

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

CAPITULO VI
PROPRIEDADES DO MOUSE
Voc pode modificar certas caractersticas do seu mouse como: a velocidade, alterar a roleta, o ponteiro entre outros: *Clique no boto Iniciar *V em Definies *Painel de controle *Talvez voc ter que procurar por cone (impressoras e outros itens de hardware). *Procure o cone mouse ou propriedades de mouse e clique 1 ou 2 vezes. *Na janela que abrir haver cinco abas: Botes, Ponteiros, Opes de ponteiro, Roda, e, a ultima, evite mexer em Hardware. *Aps feito suas alteraes clique em Aplicar para ver como ficou e Ok para salvar.

23

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


O instrutor passar mais informaes sobre o mesmo em aula.

CAPITULO VII
EXECUTAR E PESQUISAR
Executar:
Voc tem acesso a vrias ferramentas do sistema atravs dele, digitando determinados cdigos, como: Shutdown Desliga o sistema, com opes de desligar sistemas remotos (em rede) ou ainda reinicializar, alm de poder definir o tempo de desligamento aps ser chamado o comando. Permite personalizar uma mensagem a ser exibida na tela para o usurio, avisando que o sistema est sendo desligado. Procure na ajuda do Windows, no ndice, pelo comando shutdown e veja seus diversos parmetros. Com ele, voc pode, por exemplo, colocar um atalho na rea de trabalho para desligar o computador diretamente, sem perguntar. Iexplore Abre a Internet Explorer, pra voc que gosta da linha de comando. Digite com o nome do site separado por um espao, para abrir o site. Outros comandos Nome dos Arquivos e sua Funo Accwiz.exe - Acessa o Assistente de Acessibilidade Calc.exe - Executa o programa Calculador ChkDsk.exe - Executa o Scandisk em ambiente simulado DOS CleanMgr.exe - Executa a Limpeza de Disco CMD.exe - Executa o Prompt de Comando do DOS Control.exe - Acessa o Painel de Controle Explorer.exe - Acessa o Windows Explorer Magnify.exe - Executa a Lente de aumento do Windows XP Mspaint.exe - Executa o Paint Brush MsHearts.exe - Executa o Jogo de Copas Notepad.exe - Acessa o Bloco de Notas
24

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


NetSetup.exe - Executa o Assistente para configurao de rede domstica Ntbackup.exe - Assistente para Backup e restaurao Osk.exe - Executa o teclado Virtual Regedit.exe - Acessa o ambiente de explorao do registro do Windows Sol.exe - Executa o Jogo Pacincia Spider.exe - Executa o Jogo Spider Telnet.exe - Acessa o ambiente DOS possibilitando a comunicao Remota TaskMgr.exe - Gerenciador de Tarefas do Windows Winchat.exe - Bate Papo do Windows Write.exe - Wordpad do Windows

Pesquisar:
Quando no encontramos um arquivo ou pasta que criamos, podemos usar o recurso PESQUISAR do Windows Explorer. Acesse o menu ARQUIVO/PESQUISAR... Podemos pesquisar atravs de diversos caminhos: 1) Digitar o nome do arquivo completo ou apenas parte dele. 2) Pesquisar pelo tamanho do arquivo 3) Pesquisar pela data de criao ou de acesso 4) Pesquisar pela extenso do arquivo, etc. Para ativar esse recurso pressiona-se f3 ou vai em menu iniciar e pesquisar...

25

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

CAPTULO VIII
WINDOWS EXPLORER
Gerenciador de arquivos e pastas Windows Explorer
Um gerenciador de arquivos e pastas no sistema operacional tem a funo de organizar os arquivos, possibilitando cpias, excluses, mudanas nos locais dos arquivos, etc. Imagine uma pilha de documentos para serem organizados em um armrio com inmeras gavetas, cada gaveta etiquetada com os nomes dos tipos dos documentos. Com certeza, a busca dos documentos ficaria bem mais fcil aps essa organizao. Da mesma forma ocorre com o Windows Explorer: os documentos so os arquivos e as gavetas so as pastas e subpastas que voc cria para organizar seus arquivos. Existem duas formas para chegar ao Windows Explorer a 1 : *Iniciar *Todos os programas *Acessrios *Windows Explorer A outra forma simplesmente:

26

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

Criar Pastas
Existem duas maneiras bsicas para criarmos pastas no Windows Explorer: A 1 forma Clica com o Boto direito do mouse * Selecione o disco onde pretende criar a pasta * Clique com o boto direito do mouse na rea direita da tela do Windows Explorer *Selecione a opo NOVO/PASTA * Digite o nome da pasta que deseja e tecle ENTER. Na 2 forma Usando a barra de menu: *Selecione o disco onde pretende criar a pasta * Clique na barra de menu, opo ARQUIVO/NOVO/PASTA *Digite o nome da pasta que deseja e tecle ENTER.

Renomear Pastas e/ou Arquivos:


Podemos alterar o nome de um arquivo ou pasta da seguinte maneira: Usando o boto direito do mouse *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende Renomear
27

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


*Clique com o boto direito do mouse na pasta ou arquivo e selecione a opo RENOMEAR *Digite o novo nome que deseja e tecle ENTER Usando a Barra de menu *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende Renomear *Clique na barra de menu, opo ARQUIVO/RENOMEAR *Digite o novo nome que deseja e tecle ENTER

Copiar Pastas e/ou Arquivos:


Existem quatro maneiras para copiarmos pastas e arquivos no Windows Explorer: Usando o boto direito do mouse *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende copiar *Clique com o boto direito do mouse na pasta ou arquivo e selecione a opo COPIAR *Selecione o destino que pretende levar a cpia *Clique com o boto direito do mouse na rea direita do Windows Explorer e selecione a opo COLAR Usando a Barra de menu *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende copiar * Clique na barra de menu, opo EDITAR/COPIAR *Selecione o destino que pretende levar a cpia * Clique na barra de menu, opo EDITAR/COLAR Usando a Barra de ferramentas *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende copiar * Clique na barra de ferramentas e clique no boto COPIAR *Selecione o destino que pretende levar a cpia * Clique na barra de ferramentas e clique no boto COLAR
28

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


Usando as teclas de atalhos *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende copiar *Use as teclas CTRL + C (copiar) *Selecione o destino que pretende levar a cpia *Use as teclas CTRL + V (colar) OBS.: Podemos selecionar vrios arquivos de uma vez usando a tecla SHIFT (seleo contnua) ou a tecla CTRL (seleo descontnua)

Mover Pastas e/ou Arquivos:


Quando movemos uma pasta ou arquivo, simplesmente alteramos o seu local no disco. No feito uma cpia. Usando o mouse *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende mover *Arraste a pasta ou o arquivo para o destino desejado Usando a Barra de menu *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende mover *Clique na barra de menu, opo EDITAR/MOVER PARA PASTA... *Selecione o local para onde pretende mover e clique em MOVER Usando o boto direito do mouse *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende mover *Clique com o boto direito do mouse na pasta ou arquivo e selecione a opo RECORTAR *Selecione o destino que pretende *Clique com o boto direito do mouse no destino escolhido e selecione a opo COLAR Usando a Barra de ferramentas *Selecione a pasta ou o arquivo que pretende mover
29

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL


*Clique na barra de ferramentas e clique no boto RECORTAR ou MOVER PARA *Selecione o destino que pretende *Clique na barra de ferramentas e clique no boto COLAR. Modo de exibio de arquivos e pastas Podemos exibir os arquivos e pastas no gerenciador de acordo com a nossa necessidade. Para tanto, acesse a barra de menu, opo EDITAR/EXIBIR ou o boto da barra de ferramentas e escolha dentre as opes abaixo: 1) Miniaturas 2) Lado a lado 3) cones 4) Lista 5) Detalhes

Excluir Pastas e/ou Arquivos:


Existem duas maneiras bsicas para excluirmos pastas no Windows Explorer: *A 1 forma Clica com o Boto direito do mouse em cima do arquivo ou pasta desejada. * Depois clica em Excluir Na 2 forma Clica no arquivo ou pasta selecionando-o e depois pressiona a tecla Delete.

Lixeira:
A Lixeira uma pasta especial do Windows e ela se encontra na rea de trabalho, mas pode ser acessada atravs do Windows Explorer. Na Lixeira ficam os arquivos que deletamos do HD, dessa forma, possvel recuperar um arquivo apagado atravs da Lixeira. Para deletar um arquivo sem mandar para a Lixeira, basta usar a tecla de atalho SHIFT+DEL. Dessa forma, o arquivo no poder ser restaurado.
30

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

Comandos para restaurar arquivos ou esvaziar a Lixeira.

Exerccio 3, servir para reviso com o professor em sala.

31

S. SOLUES & ASSESSORIA EMPRESARIAL

CAPTULO IX
REVISO
*Correo do Exerccio 3 pr-prova

*Reviso Terica e Prtica (Apenas se Necessrio).

*Esclarecimento de dvidas dos alunos

CAPTULO X

AVALIAO

32

You might also like