You are on page 1of 13

Filosofia Unisinos 10(1):79-91, jan/abr 2009 2009 by Unisinos doi: 10.4013/fsu.2009.101.

07

Acordes e dissonncias entre Bergson e Proust


Accords and discords between Bergson and Proust Regina Rossetti1

Universidade Municipal de So Caetano do Sul

RESUMO: Este artigo identifica acordes e dissonncias entre a filosofia de Bergson e o romance de Proust, Em busca do tempo perdido. Situa a problemtica no interior da tradio dos estudos que tratam das distncias e proximidades entre o filsofo e o romancista e elege Proust como um bergsoniano intermitente. Analisa as pginas finais do romance proustiano para explicitar a concepo de tempo e seu processo de revelao. O tempo proustiano pode, ento, ser compreendido em seus aspectos fundamentais: interior, qualitativo e essencial. Comparado concepo bergsoniana de tempo, a concluso revela um acorde essencial entre Bergson e Proust: o tempo como durao. Palavras-chave: Bergson, Proust, comunicao, tempo, filosofia, literatura. ABSTRACT: This article identifies accords and discords between the philosophy of Bergson and Prousts novel, In Search of Lost Time. It describes the problem within the tradition of the studies that deal with the distance and proximity between the philosopher and the writer and calls Proust an intermittent Bergsonian. It analyzes the final pages of the novel o expound the view of time and the process of its revelation. Prousts time can, then, be understood in its basic aspects: as inner, qualitative and essential time. Compared to Bergsons view of time, the conclusion discloses an essential accord between Bergson and Proust: time as duration. Key words: Bergson, Proust, communication, time, philosophy, literature.

Doutora com ps-doutorado em Filosofia pela USP. Docente do Programa de Mestrado em Comunicao da USCS Universidade Municipal de So Caetano do Sul. Universidade Municipal de So Caetano do Sul/Campus I. Av Gois, 3400, 09550-051 So Caetano do Sul SP, Brasil. E-mail: rrossetti@uscs.edu.br.

Regina Rossetti

Introduo
O tempo tema fundamental tanto na obra do filsofo Henri Bergson quanto no romance do escritor literrio Marcel Proust. Ambos viveram em Paris, foram contemporneos e de famlias aparentadas; respiraram a mesma atmosfera intelectual, mas acima de tudo elegeram o tempo como fundamento da existncia e exerceram suas vocaes filosficas e literrias. Bergson recebeu o Prmio Nobel de Literatura em 1928, e a obra de Proust tornou-se objeto de estudos filosficos. Entretanto, apesar das aproximaes aparentes, podem surgir algumas indagaes de cunho filosfico. Seria Proust, realmente, um bergsoniano? As tentativas de expresso e comunicao do tempo perdido do romance proustiano corresponderiam s intuies bergsonianas do tempo real apresentados em sua obra filosfica? Enfim, entre o filsofo e o romancista existem mais acordes ou mais dissonncias?

Proust, um bergsoniano intermitente


Existe uma vasta bibliografia que trata, ora profunda, ora sucintamente, das relaes entre a teoria filosfica de Bergson e a obra romanesca de Proust (Megay, 1976). Raramente um estudioso de Proust no se refere a Bergson, seja para afirmar ou para negar qualquer proximidade de pensamento, inteno, inspirao ou influncia2. Entre os que discordam de qualquer aproximao est a posio extremada de Poulet:
Ora, se o tempo proustiano assume sempre forma do espao, porque ele de uma natureza diretamente oposta ao tempo bergsoniano. Nada mais diferente da continuidade meldica da durao pura; em revanche, nada que se assemelhe mais ao que Bergson denunciava como sendo uma falsa durao, uma durao cujos elementos estariam exteriorizados uns em relao aos outros, e alinhados uns ao lado dos outros. O tempo proustiano o tempo espacializado, justaposto (Poulet, 1992, p. 93). Genette concorda com a opinio de Poulet: Georges Poulet mostrou-o claramente, o tempo proustiano no um transcorrer como a durao bergsoniana, uma sucesso de momentos isolados; igualmente, as personagens (e os grupos), no evoluem: um belo dia, surgem diferentes como se o tempo se limitasse a atualizar uma pluralidade que eles continham virtualmente desde toda a eternidade [...] (Genette, 1972, p. 56).

Dresden no hesita em dizer que no v motivos para se afirmar um paralelismo entre Bergson e Proust e acrescenta:
Tomemos uma s frase caracterstica de Proust, que me parece excluir toda analogia com o pensamento de Bergson a memria, introduzindo o passado no presente sem modific-lo, tal qual ele era no momento em que ele era presente, suprime precisamente essa grande dimenso do Tempo que segue a vida que se realiza (Dresden, 1956, p. 58).

80

Impossible de trouver une tude sur Proust dans laquelle le nom de Begson ne soit au moins mentionn (Dresden, 1956, p. 58).

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Acordes e dissonncias entre Bergson e Proust

Para Ricoeur, o tempo de Proust um tempo que nos engloba, onde todos os homens tm o seu lugar, lugar mais considervel que o lugar que ocupam no espao, mas, mesmo assim, lugar. Sendo assim, o tempo em Proust se aproximaria mais do tempo espacializado do que da durao bergsoniana.
O extratemporal no passa de um ponto de passagem: sua virtude transformar em durao contnua os vasos fechados das pocas descontnuas. Longe, portanto, de desembocar numa viso bergsoniana de uma durao despojada de qualquer extenso, Em busca... confirma o carter dimensional do tempo (Ricoeur, 1995, p. 254).

E Deleuze, ironicamente, afirma que Proust no concebe absolutamente a mudana como uma durao bergsoniana, mas como uma defeco, uma corrida para o tmulo (Deleuze, 1964, p. 18). Entre aqueles que veem aproximaes, h os que falam explicitamente em influncia, como Wilson, para quem:
Proust criou, neste particular, uma espcie de equivalente ficcional da metafsica em que certos filsofos basearam a nova teoria fsica. Proust havia sido profundamente influenciado por Bergson, um dos antecessores dos modernos antimecanicistas, e isso auxiliou-o a desenvolver e aplicar, em escala inaudita, a metafsica implcita no Simbolismo (Wilson, 1959, p. 115).

Ou como Souza (1939, p. 49), que dedica o captulo primeiro de seu estudo sobre Proust para tratar da influncia de Bergson sobre Proust. Outros falam apenas em inspirao, como Maurois (1965, p. 17, 45), que discorre acerca de temas bergsonianos transpostos para o romance proustiano e que Bergson serviu de inspirao para Proust. H os que, hesitantes, mudam de opinio no decorrer de seus estudos. A posio de Cattaui (1952, p. 188, 205) evolui no decorrer dos anos; de incio fala em influncia determinante de Brgson, mestre de Proust, para em sua ltima obra falar de oposio entre a durao real de Bergson e o tempo espacializado de Proust. H os que, em uma posio, talvez, intermediria, negam a influncia direta, mas no negam possveis relaes. Segundo Walter Benjamin:
Matria e Memria define o carter da experincia na dure (durao) de tal maneira que o leitor se sente obrigado a concluir que apenas o escritor seria o sujeito adequado de tal experincia. E, de fato, foi tambm um escritor quem colocou prova a teoria da experincia de Bergson. Pode-se considerar a obra de Proust, Em busca do tempo perdido, como a tentativa de reproduzir artificialmente, sob condies sociais atuais, a experincia tal como Bergson a imagina, pois cada vez se poder ter menos esperanas de realiz-la por meios naturais (Benjamin, 1989, p. 105).

Segundo Leopoldo e Silva, literatura e filosofia habitam regies muito distantes uma da outra, mas a distncia que separa a mesma que aproxima: a distncia que as separa no nos permite ceder aos paralelismos aparentes ou reencontrar no romance as ideias filosficas que s vezes ele parece ilustrar, por outro lado
o percurso da distncia que aproxima a literatura da filosofia nos permite encontrar, na elaborao mais especfica da narrao, no ncleo mais ntimo da trama romanesca, o impulso de desvendamento da realidade, fruto da inquietude, do espanto e da perplexidade, sentimentos que definem, ao menos em parte, a situao daqueles que buscam a verdade, procurando compreender o real um pouco para alm do

81

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Regina Rossetti

conjunto de significaes que a vida cotidiana nos tornou familiares. (Leopoldo e Silva, 1992, p. 141).

Brincourt, por sua vez, v grandes afinidades entre ambos apesar das diferenas de estilo: assim que Proust inserido, sem ter ntida conscincia, nos caminhos abertos por Bergson, e que ele foi mais longe que o outro, penetrando em territrios at ento inexplorados (Brincourt, 1955, p. 40). Delattre, por sua vez, nos revela na concluso de seu interessante estudo cujo itinerrio foi precioso para o presente estudo que as ideias do romancista foram fecundadas pelas que dominam o Ensaio sobre os dados imediatos da conscincia (Bergson, 1988) e tambm Matria e memria (Bergson, 1990). O romance proustiano constituiria um tipo de desenvolvimento experimental das teses do filsofo, e sua arte uma orquestrao dos temas bergsonianos. A filosofia de Bergson, que certamente ajudou Proust a se orientar, seja por sugesto direta seja por influncia difusa somente, estava no ar no momento em que Proust inicia sua tarefa no sentido de aprofundar a realidade interior e ter contato direto com ela. As ideias bergsonianas de heterogeneidade e continuidade evolutiva da personalidade humana, Proust, querendo ou no, encarnou de incio em seus personagens, os quais se movem numa atmosfera flutuante, que se faz e se desfaz sem cessar. Segundo Delattre, o romance de Proust uma aplicao concreta, uma repetio incessante de um tema bergsoniano: a durao real concebida como o estofo da realidade. Um tempo criador que transforma tudo e a todos. Entretanto, nem sempre assim, pois h momentos em que Proust, mesmo pretendendo seguir os contornos sinuosos e mveis da realidade, na verdade opera sobre a ideia de um esquema racional sobre o tempo, aproximando-o da ideia de espao. O que somente revela a imensa dificuldade de se dizer fielmente o que tempo em sua essencialidade. Mesmo que penetrada da noo bergsoniana de durao concreta, sentida como real e criadora, a obra de Proust est longe de adotar esta noo uniformemente. O termo durao, tipicamente bergsoniano, aparece poucas vezes no romance de Proust, que, nitidamente, prefere a palavra tempo, empregada em diversas acepes. Uma dessas acepes bastante ordinria em sentido de tempo espacial. Podemos notar que as noes bergsonianas de fluidez e escoamento do tempo, anunciadas no Tempo redescoberto, por ocasio da intuio proustiana de sua obra ainda por ser escrita, sero substitudas por expresses espaciais e estticas que remetem a noo bergsoniana de tempo espacializado, no romance j escrito, quando nos deparamos com expresses do tempo carregadas de imagens espaciais, tais como sries paralelas, espaos da memria. Fato que evidencia a dificuldade de se tentar narrar o escoamento do tempo sem uma inevitvel paralisao de seu movimento. Proust chega a afirmar que as diferentes partes do tempo se excluem mutuamente, e permanecem exteriores umas s outras, o que oposto ao que afirma Bergson sobre o tempo real. Proust introduz sua narrativa de contornos parados e separaes, recaindo, assim, na noo de tempo espacializado, do qual ele queria escapar. Ele introduz na realidade uma descontinuidade, uma imobilidade que falseia radicalmente a experincia psicolgica, que parcelada acaba por assemelhar-se materialidade. Onde Bergson percebeu mudanas graduais e nuanas que se irradiam, Proust no renunciou a desenhar linhas slidas e barreiras. Proust fica, assim, na transcrio literria da durao, a um nvel intermedirio vagamente definido, que oscila entre a profundidade sempre movente e a superfcie que permanece imobilizada3.

82

De fait, Marcel Proust sest arte, dans sa transcription littraire, si difficile il en faut convenir, de la dure concrte, un niveau intermdiaire assez vaguement defin, et qui oscille entre la profondeur toujours en mouvement, et la surface quil est amen souvent immobiliser (Delattre, 1948, p. 60).

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Acordes e dissonncias entre Bergson e Proust

Ento, em que medida se pode falar ainda de um bergsonismo de Proust? Para Delattre,
Proust um bergsoniano por afinidade, mas esta afinidade mais natural que eletiva. um adepto de Bergson, mas tambm um sofista recalcitrante; um discpulo que deve muito a seu mestre, mas que somente pronuncia o seu nome uma vez no Em busca do tempo perdido, para discutir sua opinio sobre as inquietaes da memria, um aluno de uma geniosidade sem igual, mas caprichoso, inconseqente, infiel, e que v em sua infidelidade uma maneira de independncia, que ele no deixa, ao excesso, de exagerar grandemente (Delattre, 1948, p. 123).

Proust talvez um bergsoniano intermitente, para empregar um termo que lhe caro, ou talvez um bergsoniano que se ignora, ou um bergsoniano apesar de si, dado seu esforo de independncia. Seja como for, Proust, em seu romance, tentou reencontrar a durao interior e, assim, realizou o voo que Bergson formulou muitas vezes, j que Proust quis fazer entender, a seus pacientes leitores, a continuidade invisvel e indestrutvel de uma melodia, a melodia de um tempo que dura.

Proust e a revelao do tempo


Proust intentou narrar o tempo em la recherche du temps perdu. Tarefa nada fcil, porque se obrigado a utilizar palavras para comunicar, palavras que fixam o sentido do que significado, no caso fixam o fluxo essencial do tempo, e fixar o fluxo do tempo retirar dele o que tem de mais essencial. Problema por ns j estudado anteriormente. Thomas Mann, num trecho de A montanha mgica, pergunta: Pode-se narrar o tempo, o prprio tempo, o tempo como tal e em si? Tarefa cheia de obstculos, porque o tempo algo que decorre, escoa, segue o seu curso e que, portanto, sempre foge; e, se foge, como ret-lo para narr-lo? exatamente esta a dificuldade central de qualquer tentativa de narrar o tempo, dificuldade que Proust teve que enfrentar e superar. Para ilustrarmos como Proust realizou a proeza de comunicar sua intuio do tempo por meio da literatura, escolhemos um momento especfico de seu romance. Trata-se das pginas finais de sua volumosa narrativa4, a partir da segunda metade do Le Temps retrouv, quando Proust comea a descrever a recepo na casa da princesa de Guermantes5. Este momento do romance privilegiado, porque nele Proust se pe a refletir sobre a essncia da obra de arte6 e sobre a essncia de sua prpria obra: o tempo. Ao lermos esta passagem, vemos surgir em nossa mente, brotando por meio da frtil eloquncia proustiana, a imagem de um tempo fluido e ininterrupto como uma fora que passa inexoravelmente transformando tudo: os corpos, as pessoas, as relaes sociais e, at mesmo, a prpria viso do autor. Essa imagem que surge em ns a evidncia de que Proust alcanou seu intento, isto , comunicar o tempo. neste momento final que Proust narra a revelao de

Na edio francesa da Pliade (Proust, 1988) a partir da pgina 433 do volume IV. Na traduo portuguesa da 10 edio Globo de 1992, aqui utilizada nas citaes, a partir da pgina 139 do volume VII, O Tempo redescoberto. 5 A grande cena da biblioteca da manso de Guermantes delimita um antes ao qual o narrador conferiu uma amplido significativa e um depois onde se descobre a significao ltima do Tempo redescoberto (Ricoeur, 1995, p. 240). 6 Eis-nos agora no centro da grande cena da visita que decide o primeiro sentido mas no o ltimo a ser vinculado prpria noo de tempo redescoberto. O estatuto narrativo daquilo que pode ser lido como uma grande dissertao sobre a arte e at como a arte potica de Marcel Proust inserida fora em sua narrativa (Ricoeur, 1995, p. 243).
4

83

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Regina Rossetti

sua to procurada vocao literria ocorrida por meio de uma intuio doadora da prpria essncia do romance que ainda ser escrito. Vamos a um resumo desta narrativa. Depois de um longo recolhimento, longe da vida social, Marcel recebe um convite para uma recepo na casa da princesa de Guermantes. Nosso heri permaneceu afastado, quase uma dcada, da vida social; essa vida mundana detalhadamente narrada na maior parte de seu romance. Decidiu aceitar o convite, porque o nome Guermantes chamou-lhe a ateno para uma ponta de seu passado guardado nas profundezas de sua memria. Pelo caminho, ao rever um lugar outrora to familiar, tentou por meio de um esforo voluntrio de memria fazer retornar as imagens de um passado ali vivido. Todavia, este esforo consciente e voluntrio, to ligado inteligncia7, de nada lhe valeu: bateu-se em todas as portas que a nada conduzem, e na nica por onde se poderia entrar, e que se procuraria em vo durante cem anos, esbarra-se por acaso, e ela se abre (Proust, 1992, p. 148). Pouco depois, a porta de acesso ao passado abriu-se, inesperadamente, por causa de um incidente casual: ao entrar no ptio da residncia dos Guermantes, o narrador pisa na calada feita de pedras irregulares, a sensao causada lembra-lhe a mesma anteriormente experimentada sobre dois azulejos irregulares no batistrio de So Marcos e assim, de repente, surge a sua frente Veneza, com toda sua atmosfera e luz. Note-se que essa experincia similar quela descrita no incio do romance quando, ao degustar o sabor da pequena madeleine molhada no ch, surgiu para Marcel Combray e toda sua infncia. Logo em seguida, j dentro da residncia dos Guermantes, Marcel enxuga a boca em um guardanapo: de repente surge Balbec, com suas cores, cheiros e clima. Atnito, buscando compreender o que acabava de ocorrer, primeiro, nosso heri toma conscincia da ineficcia da memria voluntria quando se trata de resgatar o passado:
Eu compreendia que as sensaes em mim despertadas pelo contato das pedras desiguais, a goma do guardanapo e o gosto da madeleine no se prendiam de modo algum s tentativas de evocar Veneza, Balbec, Combray por meio da memria sem cambiantes (Proust, 1992, p. 151).

A seguir desenvolve uma longa reflexo sobre a obra de arte e o tempo. Depois destes incidentes, Marcel Proust desenvolve uma reflexo sobre o papel da memria. Proust percebe que somente a memria involuntria poderia resgatar, das profundezas adormecidas, o passado remoto esquecido com o passar dos anos8. A memria involuntria fundamental na gnese da obra proustiana, porque capaz de fazer emergir as reminiscncias que trazem de volta o passado que a prpria matria com a qual Proust se pe a dar forma literria, remodelando-o com as mos do tempo arteso, que modifica incessantemente aquilo que recria. Segundo Cormeau, estes acidentes fortuitos da lembrana involuntria, causadores de um choque afetivo que revelaram ao narrador a essncia de seu livro, correspondem ao exato momento do nascimento da sua obra9. Por meio da identificao misteriosa de dois momentos distantes, passado e presente, a memria faz um apelo imaginao e provoca em Proust o sentimento de poder apreender um objeto em sua eternidade e conceder a ele a perenidade de uma obra de arte.

84

Para Bergson a inteligncia, enquanto modo de conhecer, incapaz de conhecer a essncia movente da realidade e, portanto, incapaz de conhecer o tempo em sua durao. Se o estofo do passado o tempo, a inteligncia no pode revelar esse passado. 8 Somente a memria como viso espiritual de essncias pode conferir o verdadeiro significado aos eventos, transfigurados em lembranas (Leopoldo e Silva, 1996, p. 160). 9 A ce moment, le vritable proustisme a germ, il est sur le point de natre (Cormeau, 1952, p. 99).
7

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Acordes e dissonncias entre Bergson e Proust

A arte nos obriga, assim, a descobrir o que temos de mais precioso: a nossa verdadeira vida, a realidade tal como a sentimos e quase sempre a ignoramos. Por meio deste choque da memria involuntria que me fizera vislumbrar na obra de arte o nico meio de reaver o Tempo perdido, nova luz se fez em mim. E compreendi que a matria da obra literria era, afinal, minha vida passada (Proust, 1992, p. 175). Assim, temos na memria a primeira musa que inspira o romancista em direo realizao de sua obra. Dessa maneira, a memria involuntria revelou a Proust, como uma intuio, a forma e o contedo que teria a sua obra: o tempo. Mas como pode o tempo governar a elaborao de uma obra literria que pretende narr-lo? Segundo Leopoldo e Silva (1992, p. 151), o que governa a elaborao da obra a percepo do Tempo como dimenso interna e essencial da transitoriedade. Esta percepo do tempo d-se por meio de uma sensao presente unida a uma impresso passada, ambas sentidas simultaneamente e que remetem a um contedo extratemporal, no qual se poderia encontrar a essncia das coisas e a verdade que Proust buscava para compor sua obra de arte. Isso somente possvel porque para Proust a realidade uma relao entre sensaes e lembranas; no existe presente puro, sem influncia do passado, porque toda sensao presente est revestida de alguma lembrana do passado. E a tarefa do escritor encontrar essa relao e unir para sempre sensao e lembrana em sua frase da a perenidade como caracterstica essencial da obra de arte. O escritor toma dois elementos diferentes existentes em dois planos temporais diferentes: sensao presente e lembrana do que foi passado e extrai deles a essncia que expressa em metforas e assim comunica sua viso. Procedimento muito diferente do adotado pela literatura realista que se limita a descrever as coisas num esquema de linhas e superfcies, semelhante a uma viso cinematogrfica. O episdio das pedras, do guardanapo, da madeleine, tudo isto evoca as paisagens interiores de sensaes consubstanciadas em impresses e guardadas no fundo da memria, de onde nunca poderia retir-las a inteligncia rememorativa, muito menos a percepo associativa (Leopoldo e Silva, 1992, p. 151). Somente um instante extratemporal, por meio da memria involuntria, poderia revelar a Proust a essncia da vida e da arte: S ele tinha o poder de me fazer recobrar os dias escoados, o Tempo perdido, ante o qual se haviam malogrado os esforos da memria e da inteligncia (Proust, 1992, p.153). Brincourt (1955, p. 50) pergunta por que esse recurso ao passado necessrio ao conhecimento das impresses, naquilo que elas tm de mais singular. Porque uma impresso presente nunca se desembaraa totalmente de seu carter utilitrio, submetida s exigncias da vida prtica ela ainda imperfeita. Para realizar sua difcil misso de fixar isto que se esvai, o escritor necessita isolar as lembranas das aes. Assim, desvinculado das amarras da ao presente, por meio da memria involuntria que revela um instante intemporal porque remete a um passado imemorial, Proust descobriu a chave que abriria a porta de seu reencontro com o Tempo perdido e que o levaria definitivamente a escrever seu romance para comunicar esta intuio. O sonho, como uma segunda musa, tem para Proust, juntamente com a memria, um papel importante no resgate dos elementos que comporo sua obra. Para Cattaui (1952), podemos perceber que o inconsciente tem um papel relevante no percurso que Proust faz at a verdade das coisas. Assim sendo, o interesse do romance proustiano no reside na matria da obra, na ao ou em seus personagens, mas nas misteriosas conexes estabelecidas pelo autor entre todos eles, para que sua poesia possa emanar de um modo mais real, capaz de revelar e at mesmo encarnar uma viso interior que torna consciente o inconsciente. No na plena luz da inteligncia e em sua clara conscincia das coisas que a verdade da obra de arte se revela, mas ao contrrio, no escuro: os livros verdadeiros se geram

85

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Regina Rossetti

no da diurna luz e nas palestras, mas no escuro e no silncio (Proust, 1992, p. 174). As verdades da inteligncia so verdades superficiais, planas, somente a superfcie iluminada do objeto pode ser vista; por outro lado, o que est na profundidade da realidade continua escondido. O sonho e sua peculiar relao com o tempo, longe da clareza e nitidez da inteligncia desperta e, sobretudo, longe do rgido esquema cronolgico do tempo mensurvel, pode revelar aquilo que est escondido na alma do escritor: Pois bem, talvez sobretudo por seu estupendo jogo com o Tempo me fascinassem os Sonhos (Proust, 1992, p. 185). O sonho pode aproximar pocas separadas no tempo por enormes distncias, constituindo um meio de recuperar o Tempo perdido. Assim, como uma segunda musa, uma musa noturna, o sonho, ao lado dos encontros casuais que despertam a memria (a madeleine, o calamento de pedras, o guardanapo) poderia revelar a Proust a verdade e as impresses que comporiam seu romance. Impresses que somente poderiam ganhar sentido, ser comunicadas e eternizar-se por meio da arte. A terceira musa a transformao dos seres pelo tempo. Voltando narrativa da recepo dos Guermantes, depois de reflexes sobre as condies da obra de arte, finalmente, Marcel entra no salo de baile e, ento, depara-se com aquilo que poderamos chamar de sua terceira musa, ou terceira maneira de sentir o tempo com sua verdade e suas impresses. Este terceiro modo vem por meio da percepo sbita das transformaes ocorridas nos personagens do romance pela ao destrutiva do tempo. Segundo, o fluxo de tempo entrecruzado que se manifesta agora em sua dimenso externa no envelhecimento10. o tempo tornando-se visvel, concreto e contribuindo substancialmente para o seu livro: eu verificava essa ao destrutiva do tempo precisamente quando me propunha a evidenciar, intelectualizar numa obra de arte as realidades extratemporais (Proust, 1992, p. 200). Segue-se, ento, uma longa descrio dos efeitos do tempo decorrido sobre os personagens de seu romance. Isto nos mostra que os personagens proustianos esto submetidos durao; eles vo transformando-se radicalmente durante todo o romance. Como um caleidoscpio de personalidades, vai revelando com o passar do tempo caractersticas mltiplas, imprevisveis e, muitas vezes, contraditrias: em cada giro do caleidoscpio, os personagens vo caindo novamente no mundo do romance, s que agora transformados. Personagens em constante mudana, porque so, na realidade, as vrias facetas do personagem central: o Tempo11. Como exemplo se pode observar: Saint-Loup, imaculado at mostrar-se um invertido sexual; o Senhor de Charlus, passando da fora e nobreza at a decadncia fsica e moral; a Duquesa de Guermantes, de deusa inacessvel na catedral de Combray at a esnobe e frvola dama nos sales de Paris; Rachel, de prostituta vulgar amada sublime de Saint-Loup; Odette, de coquete rica Sra. Swann e depois inserida na nobreza como Sra. de Forcheville; e, dentre todos os personagens, o mais cambiante de todos: Albertine, de annima no meio do grupo de moas de Balbec amada inesquecvel de Proust. Todos os personagens de Proust duram no tempo e revelam mudanas que bem expressam a essencial durao da realidade e dos seres. Os fatos reveladores do tempo a madeleine, as pedras, o guardanapo, a transformao dos seres pelo tempo e a noo de tempo intuda por meio desses acontecimentos fizeram Proust ver que sua vida vivida nas trevas era agora iluminada pelo tempo. Tempo que fazia sua vida voltar verdade original, verdade que devia

86

10 Seu verdadeiro interesse consagrado ao fluxo do tempo sob sua forma mais real, e por isso mesmo entrecruzada, que se manifesta com clareza na reminiscncia (internamente) e no envelhecimento (externamente) (Benjamin, 1994, p. 45). 11 O tempo verdadeiramente a nica personagem do romance (Leopoldo e Silva, 1996, p. 157).

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Acordes e dissonncias entre Bergson e Proust

ser comunicada num livro: Sim, a esta obra, a noo do Tempo, que acabava de adquirir, me dizia chegada a hora de consagrar-me (Proust, 1992, p. 179). Nesse livro a unidade das individualidades seria composta de impresses mltiplas, muitas moas, muitas igrejas, muitas sonatas, serviriam para constituir uma nica sonata, uma nica igreja, uma nica moa (Proust, 1992, p. 281). Para realizar tal obra seria necessrio analisar em profundidade as impresses depois de recriadas pela memria. Por meio da memria seriam trazidas do fundo do passado inconsciente, as impresses deixadas pelo Tempo, da anlise destas mltiplas impresses sairia a matria de seu livro. Este processo de renascimento das reminiscncias dava-se por um alargamento do esprito, levando o autor a apreender o valor da eternidade. Assim, em seu esprito j estava toda sua obra, bastava apenas fazer-se presente e comunicvel por meio da atualizao do passado: Eu tinha certeza que meu crebro constitua uma rica zona de minerao, com jazidas preciosas, extensas e vrias (Proust, 1992, p. 283), agora s restava explor-la e revelar ao mundo o seu brilho interior. Assim que, na recepo da princesa de Guermantes, foi intuda por Proust a essncia de sua obra, cuja forma seria a do Tempo: Essa dimenso do Tempo... eu procuraria torn-la continuamente sensvel, numa transcrio do mundo por isso mesmo muito diferente da que nos oferecem nossos sentidos to falazes (Proust, 1992, p. 289). Proust j tinha conscincia da inovao literria de que era portador, ao passar para a conscincia subjetiva o posto de centro da narrativa. Sob a forma do tempo um homem seria descrito como se tivesse o comprimento, no de seu corpo, mas de seus anos de vida (Proust, 1992, p. 290), um homem que arrasta atrs de si um tempo sempre crescente e que, por fim, sucumbe. E esta verdade evidente do tempo, entrevista por todos, s cabia ao artista elucid-la e torn-la comunicada aos seus leitores. Proust revela agora, claramente, o que seria a essncia da obra de arte: recriar pela memria as impresses e transform-las em equivalentes intelectuais. Ora, a recriao, pela memria, das impresses que depois seria mister aprofundar, esclarecer, transformar em equivalentes intelectuais, no seria uma das condies, quase a prpria essncia da obra de arte tal como h pouco a concebera na biblioteca? (Proust, 1992, p. 290). Portanto, a essncia da obra de arte uma essncia subjetiva e temporal que tem por condio primeira a memria, seguida do sonho e das impresses deixadas pelo tempo.

O tempo proustiano
A intuio que acabara de ter revelou a Proust o assunto principal de sua futura obra: o tempo. No um tempo exterior linear e homogneo, mas um tempo durao qualitativo e vivido. Um tempo em estado puro, guardado na interioridade da memria longe das deformaes da exterioridade12. Esse tempo que dura tem um papel fundante na elaborao da Recherche; buscar o Tempo perdido e revelar o Tempo essencial, e com ele a verdade do que foi vivido de forma fugaz e efmera, a tarefa que Proust se prope. Esse tempo interior ainda vivente na memria, consequentemente, no passado que Proust encontrar a matria primordial de sua obra, acessado pela introspeco. Sendo no interior de sua prpria memria que Proust mergulhar em busca do contedo e da forma de seu romance, sua ateno no pode estar voltada para a observao exterior dos fatos ocorridos, tal como se deram em si, mas deve voltar-se para o

12

Le premier objet de Proust, tout pareillement, sera dintroduire, de restituer dans son roman la dure vivante. Sa dmarche initiale, como celle de Bergson encore, sera celle de lintrospection (Delattre , 1948, p. 44).

87

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Regina Rossetti

seu prprio interior, em busca das impresses retidas nas profundezas da memria, com a passagem das vivncias dos acontecimentos exteriores. Impresses interiores que diferem dos fatos exteriores; um fato qualquer, efmero em sua existncia exterior, que no levou mais do que alguns segundos marcados pelo relgio, pode ser narrado por Proust em pginas e pginas de seu romance, porque a durao deste fato depende da durao interior do artista e no de sua existncia exterior. Em outras palavras, narrado como ele foi significado pelo autor, o mais simples dos incidentes pode ter na alma de Proust uma espessura e uma intensidade que a observao simplesmente exterior do fato no consegue revelar em sua profundidade. Porque, nas profundezas do esprito, as impresses dos fatos esto rearranjadas de outra maneira, conforme a subjetividade do indivduo que lhe confere um novo significado segundo a dimenso de sua durao no tempo interior. Para Proust, o Tempo tem uma dimenso interior que faz com que uma hora no apenas uma hora, um vaso repleto de perfumes, de sons, de projetos e de climas (Proust, 1992, p. 167). Um tempo-durao qualitativo no qual uma hora possui qualidades nicas em conformidade com o modo como vivida pela conscincia psicolgica. Essa hora vivida pode ser to intensa que quase toca a eternidade, ou pode ser to vazia e sem sentido que beira o abismo do nada, dependendo do estado psicolgico da conscincia naquele momento. A composio harmnica dos elementos da conscincia, no momento da vivncia daquela hora, leva a uma sinfonia indita, que transforma a vivncia daquela hora em algo infinitamente mais rico e precioso que qualquer 60 minutos passados identicamente um aps o outro. O tempo narrado por Proust no o tempo cronolgico, mas um tempo psicolgico que busca remeter-se a um Tempo eterno, seguindo a sequncia das lembranas que ressurgem de sua memria e no da sequncia exterior das datas do calendrio. Segundo Delattre, o texto proustiano repleto de anacronias e discordncias cronolgicas; ele no segue as estaes do ano, mas as estaes da alma. Estaes onde encontramos a atmosfera, o clima e os ares de suas impresses revividas. Assim, Du Ct de Chez Swann todo primaveril, com o perfume das flores, da culinria de Franoise, dos campos. lombre des jeunes filles en fleurs vero, iluminado pelo sol, sensualmente quente e dinmico. La prisionnire invernal, retrada, ntima, s vezes aconchegante, s vezes angustiada. E Le Temps retrouv outono, preparao para a morte, quando as folhas caem e revelam a nudez essencial que estava escondida, mostrando o tronco que sustenta a rvore, outrora to verde e florida. E igualmente cclica como a natureza a obra de Proust, que ao final da narrativa explode, revelando com toda a energia e impulso seu pleno significado. Significado que remete eternidade das impresses do artista na obra de arte, que, assim, busca sair do tempo como mudana e ascender a um Tempo Eterno. O assunto da obra de Proust no a vida de um menino chamado Marcel, de seus amigos e parentes. O verdadeiro assunto da obra certa maneira de evocar o passado. E esta maneira de evocar o passado ocorre por meio da memria involuntria13. Tal evocao involuntria, como j vimos, ocorre pela coincidncia entre uma sensao presente e uma lembrana passada, que de to poderosa faz o passado ressurgir brotando espontaneamente na mente do escritor. Isto porque a impresso, no tendo mais a sensao na qual se originou, apoia-se em outra sensao, a presente, que sempre diferente da primeira, mas que em alguma di-

88

13 A la naissance de loeuvre proustienne, il y a une vocation du pass par la mmoire involontaire (Maurois, 1965, p. 29).

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Acordes e dissonncias entre Bergson e Proust

menso do tempo une-se a ela para tornar presente o passado14. Segundo Maurois, a interao entre sensao-presente e a lembrana-passada, funcionando como um estereoscpico temporal, possibilita a Proust criar a iluso de um relevo temporal que lhe permite reencontrar e sentir o tempo. E exatamente por meio deste par que Proust pode experimentar le bonheur do artista e ver revelado seu dever de ir atrs de tais sensaes, ir em busca do tempo perdido. Sua tarefa era a de recriar pela memria as impresses perdidas e transformar suas lembranas em obra de arte, comunicando assim suas reminiscncias na dimenso da eternidade. Segundo Ricoeur (1995, p. 41), o tempo do romance pode romper com o tempo real - esta a prpria lei de entrada na fico, e o reconfigura conforme novas normas de organizao temporal.
A Morfologia potica de Gnther Muller afinal legou-nos trs tempos: o do contar, o do que contado e, finalmente, o tempo da vida. O primeiro um tempo cronolgico: um tempo de leitura mais do que de escrita; s se mede seu equivalente espacial que se conta em nmero de pginas e de linhas. Quanto ao tempo narrado, contado em anos, meses, dias e, eventualmente, datado na prpria obra. Por sua vez, procede por compresso de um tempo economizado, que no narrativa, mas vida (Ricoeur, 1995, p. 138).

O tempo da narrativa proustiana no o tempo cronolgico, histrico, linear e espacial, mas um tempo absoluto, primordial, psicolgico, o tempo real que dura. O tempo de Proust no o cronolgico, com sua sucesso de fatos e datas, linear e orientado, no o tempo espacial do relgio onde um minuto sempre igual a outro minuto. O tempo de Proust um tempo denso, repleto de diferenas, cada minuto aquilo que nele se viveu, se sentiu ou se pensou, no um tempo que vai sempre rumo ao futuro, mas um tempo que pode retornar ao passado j vivido pela memria e encontrar a significado para o presente, tempo em que podemos sobrepor vrios momentos passados ao presente vivido, quebrando assim sua ilusria linearidade e sequncia espacial. A revelao e a comunicao da intuio da essncia temporal da realidade o objetivo da busca de Proust. Assim, sua narrativa guiada pela reflexo acerca dos tempos: o tempo que passa; o tempo que se perde; o tempo que se redescobre no mago do tempo perdido; o tempo original transformado na verdadeira eternidade que se afirma na arte, nas palavras de Deleuze. Tempo que passa sem cessar e que nos escapa; tempo que esquecemos e perdemos num passado distante; tempo que reencontramos atravs da memria e que se revela como absoluto e eterno por meio da comunicao da intuio de um artista. Era essa noo de tempo incorporado, dos anos escoados porm inseparveis de ns que eu tencionava fazer ressaltar em minha obra (Proust, 1992, p. 291). Tempo longo e pesado que todos ns carregamos conosco e que nos d uma dimenso muito maior do que aquela expressa por nosso lugar no espao. Tempo espesso formado por nossas prprias vidas vividas, nosso prprio ser gigantesco, pleno de impresses, lembranas, experincias, pensamentos, sobre cujo cimo podemos ver toda existncia e alguns podem transform-la em uma obra de arte que comunica a eternidade. Tempo que faz dos homens seres enormes, porque ocupam no Tempo um lugar desmesurado e porque podem tocar simultaneamente, pela memria, todas as pocas de suas vidas, mesmo que estas pocas estejam muito distantes no tempo. Assim, o romance de Proust termina da mesma forma que comeou: sobre o tempo.

14 Parce qualors les images du souvenir, qui gnralement sont fugitives nayant pas de sensations fortes pour sy appuyer, trouvent le support de la sensation prsente (Maurois, 1965, p. 28).

89

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Regina Rossetti

Um acorde essencial entre Bergson e Proust: o tempo como durao


Para Brgson, um filsofo jamais tentou dizer mais do que uma nica coisa, isto , sua intuio original que deu impulso ao conjunto de seu pensamento, que nada mais que o esforo de exprimir por meio de palavras essa intuio original. Do mesmo modo, Proust afirma, de seu lado, que os grandes literatos jamais fizeram mais do que uma s obra ou, sobretudo, refletiram por meios diversos uma mesma beleza que elas trazem ao mundo. Buscando fazer um inventrio dos possveis acordos entre a teoria filosfica de Bergson e a obra romanesca de Proust, na lista de temas caros filosofia bergsoniana, encontramos: a busca do Tempo-durao que passa e foge incessantemente e que a prpria essncia da realidade; a Criao, prpria de um tempo que evolui; a Memria como o prprio modo de ser da conscincia; o Passado, vivido e imemorial, contido por inteiro na memria; o Eu profundo que rompe a crosta superficial de nossa personalidade social, revelando nossa durao essencial; a crtica da Inteligncia que paralisa o movimento contnuo da realidade; o problema da Linguagem que no consegue expressar este movimento essencial, sem deform-lo; a sugesto da Arte como paradigma da filosofia para expressar o fundamento ltimo da realidade: a durao; a Metfora como modo de expresso da mudana e da durao. Correspondentemente, podemos observar na lista dos temas do romance proustiano: o papel essencial do Tempo que tem nele sua forma e matria; a Criao e as transformaes que o tempo ocasiona nos seres, em suas vises e associaes; a Memria como forma de acesso ao tempo vivido; o Passado que revela o significado essencial das coisas; o Eu Profundo e o olhar introspectivo das profundezas da conscincia do indivduo na qual esto as verdades essenciais da vida; os limites da Inteligncia que, restrita ao e exterioridade, incapaz de recuperar o tempo perdido; o jorrar de uma Linguagem e de um estilo que seguem o fluxo fugaz da realidade interior, expressa em uma narrao que se utiliza quase excessivamente de metforas e imagens; a Arte como nica forma de eternizar a vida temporal fugitiva; o uso constante de Metforas para comunicar a essncia do tempo e das coisas. Entre tantos acordos possveis existe um que essencial: a durao, tema central do pensamento de Bergson e assunto da obra de Proust. Segundo Tenrio, a durao o problema proustiano por excelncia15. Proust fala em durao: a durao da vida, a durao do tempo, durao de lembranas perodo de durao16; e em sua obra podemos encontrar muitas expresses tipicamente bergsonianas, mas a durao a mais importante delas. Para Bergson, a durao a prpria essncia da realidade. O real, para Bergson,
o fluxo, a continuidade de transio, a mudana ela mesma. Esta mudana indivisvel, e mesmo substancial. O que h um progresso ininterrupto de mudana uma mudana sempre aderente a si mesma numa durao que se alonga sem fim (Bergson, 1984, p. 104).

Neste sentido, a realidade entendida como temporal, pois o tempo aquilo que passa incessantemente e, portanto, dura essencialmente, tanto para Bergson quanto para Proust.

90

A durao o que h de mais problemtico em Proust. Vocs certamente no ignoram que ela o problema proustiano por excelncia (Motta, 1995, p. 443). 16 A recepo da Princesa de Guermantes em O Tempo Redescoberto.
15

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

Acordes e dissonncias entre Bergson e Proust

Entre a filosofia de Bergson e a literatura de Proust, existem acordes e dissonncias, usando a metfora musical17 de Delattre, ou seja, existem acordos e desacordos. Poderamos dizer, de forma mais imprpria, porque dito por meio de uma metfora espacial, que existem proximidades e distncias entre os dois autores. Portanto, no h um paralelismo perfeito: Proust no uma aplicao literria da teoria bergsoniana, seria simplista demais pensar assim, alm de ser uma desconsiderao originalidade e genialidade de Proust. Dessa maneira, para quem j leu Bergson, percorrer o universo do romance proustiano deparar-se com analogias flagrantes e, tambm, com espantosas contradies. Todavia, se atentarmos aos acordos existentes entre ambos, muitos podem ser os acordes entre Bergson e Proust para um ouvinte habituado melodia bergsoniana. Entretanto, no tema central, o mesmo para ambos, que encontramos o maior acordo: o tempo. No um tempo comum e vulgar, mas o tempo como durao, criador da vida e da arte.

Referncias
BENJAMIN, W. 1994. Obras escolhidas I. So Paulo, Brasiliense, 255 p. BENJAMIN, W. 1989. Obras escolhidas III. So Paulo, Brasiliense, 272 p. BERGSON, H. 1988. Ensaio sobre os dados imediatos da conscincia. Lisboa, Edies 70, 167 p. BERGSON, H. 1990. Matria e memria. So Paulo, Martins Fontes, 204 p. BERGSON, H. 1984. Textos escolhidos. So Paulo, Abril Cultural, 239 p. (Os Pensadores) BRINCOURT, A. et J. 1955. Les oeuvres et les lumires. Paris, La Table Rond, 223 p. CATTAUI, G. 1952. Marcel Proust. Paris, Julliard, 239 p. CORMEAU, N. 1952. Intuition et expression: hommage Marcel Proust. Paris/ Bruxelas, Le Disque Vert. DELATTRE, F. 1948. Bergson et Proust: accords et dissonances. Paris, PUF, 125 p. (Les tudes Bergsoniennes, 1). DELEUZE, G. 1964. Proust et les signes. Paris, PUF, 224 p. DRESDEN, S. 1956. Les ides esthtiques de Bergson. Paris, PUF. (Les tudes Bergsoniennes, 4). GENETTE, G. 1972. Proust Polimpsesto: figuras. So Paulo, Perspectiva. LEOPOLDO e SILVA, F. 1992. Bergson, Proust: tenses do Tempo: Tempo e Histria. So Paulo, Companhia das Letras, 477 p. LEOPOLDO e SILVA, F. 1996. Bergson e Proust: o impressionismo como obstculo e transparncia: finitude e transcendncia. Petrpolis, Vozes. MAUROIS, T. 1965. De Proust a Camus. Paris, Perrin. MEGAY, J. 1976. Bergson et Marcel Proust. Paris, Vrin, 169 p. MOTTA, L.T. 1995. Catedral em obras. So Paulo, Iluminuras, 143 p. POULET, G. 1992.O espao proustiano. Rio de Janeiro, Imago, 145 p. PROUST, M. 1989. la recherche du temps perdu. Paris, Gallimard, 1707 p. (Bibliothque de la Pliade). PROUST, M. 1992. Em busca do tempo perdido. 10 ed., So Paulo, Globo, 7 vols., 303 p. RICOEUR, P. 1995. Tempo e narrativa II. Campinas, Papirus, 287 p. SOUZA, S. 1939. La philosophie de Marcel Proust. Paris, Reider. WILSON, E. 1959. O castelo de Axel. So Paulo, Cultrix, 220 p. Submetido em: 05/08/2008 Aceito em: 09/03/2009

17 Wilson tambm se refere ao romance de Proust dizendo que sua estrutura mais sinfnica que narrativa (Wilson, 1959, p. 100).

91

Filosofia Unisinos, 10(1):79-91, jan/abr 2009

You might also like