You are on page 1of 2

CONTROLADORIA GERAL DA UNIO TREINAMENTO EM PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR (PAD) - FORMAO DE MEMBROS DE COMISSES http://www.cgu.gov.br/publicacoes/GuiaPAD/Arquivos/Apostila%20de%20Texto%2 0CGU.pdf 4.2.5.

2 - Precedncia da Matria Disciplinar Ao se buscar uma leitura sistmica da normatizao, entende-se que o legislador dotou a matria disciplinar de relevncia e at de precedncia em relao s matrias fins. Assim que, refletindo o mandamento insculpido j desde a base legal, no 1 do art. 152 da Lei n 8.112, de 11/12/90 (Sempre que necessrio, a comisso dedicar tempo integral aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, at a entrega do relatrio final.), tem-se que a convocao de servidor, para compor comisso disciplinar, irrecusvel, independendo da comunicao ao titular da unidade, podendo ou no ser antecedida de uma requisio de indicao de nomes; a autoridade instauradora tem competncia para apreciar e reprogramar frias, licenas e afastamentos dos servidores acusados ou integrantes de comisses, conforme se ver em 4.3.7.1 e 4.3.10.2.1. 4.3.7.1 - Frias, Remoo, Afastamentos e Exonerao e Aposentadoria Voluntrias Em alguns casos, a notificao de servidor (bem como o afastamento desta situao) deve ser comunicada tambm autoridade instauradora e ao titular da unidade atual de lotao do acusado. Estas providncias se justificam porque, no curso do processo: em funo da normatizao interna de cada rgo, possvel que frias, deslocamentos, remoo, licenas e afastamentos dependam de autorizao da autoridade instauradora; acesso a sistemas informatizados pode ser vedado por qualquer uma das autoridades; ficam impedidas a exonerao a pedido e a aposentadoria voluntria.
Lei n 8.112, de 11/12/90 - Art. 172. O servidor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada. Pargrafo nico. Ocorrida a exonerao de que trata o pargrafo nico, inciso I, do art. 34, o ato ser convertido em demisso, se for o caso.

A priori, no recomendvel que os trabalhos apuratrios sejam interrompidos a fim de que o acusado goze frias, que devem ser solicitadas autoridade instauradora. Mas recomenda-se que esta, face independncia e autonomia da comisso, remeta o pedido ao colegiado, para que este avalie sua plausibilidade, de acordo com os atos j programados ou no. Pode ocorrer, por exemplo, de a comisso estar impossibilitada de proceder a novos atos enquanto aguarda resultado de percia imprescindvel. Assim, at pode ser concedido o direito, vista do cronograma de atos instrucionais planejados. Tambm no se impe ao servidor a perda do direito, quando j no mais puder posterg-lo em virtude da vedao de acumulao de perodos.
(...) pode ser recusado ou adiado o gozo de licena-prmio, frias, licena para tratar de assuntos particulares ou para capacitao profissional por longo prazo, pleitos requeridos pelo funcionrio acusado que podem ser incompatveis com a participao dele na fase instrutria em regime

contraditorial de processo administrativo disciplinar ou de sindicncia investigativa. 55) legal a suspenso do gozo de frias e de licena-prmio de servidor pblico que responde a processo administrativo disciplinar enquanto no concluda a fase de inqurito, em que fundamental a participao do acusado para a prpria validade formal do feito, em vista das garantias de contraditrio e ampla defesa. Antnio Carlos Alencar Carvalho, Manual de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicncia, pgs. 413, 414, 1059 e 1060, Editora Fortium, 2008, 1 edio

Dada a relevncia e preponderncia da matria disciplinar, com a qual a administrao exercita o poder-dever de esclarecer as notcias de supostas irregularidades, a autoridade competente pode reprogramar frias, licenas e afastamentos dos integrantes de comisses e dos acusados ou indiciados. J a interrupo de frias encontra regramento restritivo no art. 80 da Lei n 8.112, de 11/12/90.
Lei n 8.112, de 11/12/90 - Art. 80. As frias somente podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral, ou por necessidade do servio declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10/12/97)

Recomenda-se tambm solicitar autoridade instauradora que, se o servidor se apresentar, no lhe sejam concedidas frias ou outros afastamentos que a lei atribua ao administrador poderes discricionrios para sua concesso, enquanto for necessrio o seu comparecimento perante a comisso. O mesmo se aplica s frias do acusado. A rigor, o acusado deve solicitar o usufruto de frias autoridade competente. Mas recomenda-se que esta, face independncia e autonomia da comisso, remeta o pedido ao colegiado, para que este avalie sua plausibilidade, de acordo com os atos j programados ou no, conforme j abordado em 4.3.7.

You might also like