You are on page 1of 6

Ferramentas para Criao de Blogs

Rafael Marins de Sousa

Ferramentas para Criao de Blogs Blog uma abreviao de weblog, qualquer registro frequente de informaes pode ser considerado um blog (ltimas notcias de um jornal online, por exemplo). A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como dirios pessoais, porm um blog pode ter qualquer tipo de contedo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog permitir que os usurios publiquem seu contedo sem a necessidade de saber como so construdas pginas na internet, ou seja, sem conhecimento tcnico especializado. Quem j possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu contedo de maneira rpida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num boto. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitir que voc incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou ento voc pode tambm encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas sees em blogs. De certa forma os blogs so CMS's (Content Management System) mais simples. Um cuidado importante na criao do endereo do seu blog: No utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem no funcionar nos browsers de alguns usurios: j vi vrios casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros no acessam, o problema o smbolo '_' no endereo. Outros sistemas de Blog disponveis so: Weblogger (em portugus) BliG (em portugus) Pop Blog (em portugus) Blog-se (em portugus) Blogger.com.br (em portugus) My 1 blog (em portugus) Pitas (em ingls) Diaryland (em ingls) LiveJournal (em ingls) The Open Diary (em ingls) Xanga.com (em ingls) Blog-City (em ingls) Blog Studio (em ingls) WebCrimson (em ingls) Blogsome (em ingls) WordPress (em ingls)

Uma tima opo a Wordpress. Prtica e veloz, a ferramenta oferece ao blogueiro a possibilidade de criar tags que relacionem contedos presentes nos posts, o que facilita a vida de quem visita o site e busca por um assunto especfico. A ferramenta tambm relaciona servios como del.icio.us e Flickr em sua barra lateral e oferece, mesmo que com poucas funes, um interessante relatrio de acessos ao blog e ao feed de RSS. Se preferir, o internauta pode usar o servio Blogger. A ferramenta muito popular e est em portugus, mas no conta com todas as funes do Wordpress. Os

passos de criao so prticos, assim como a edio dos templates, disponvel em puro HTML para usurios mais avanados. Usurios do Blogger contam com a fcil configurao da ferramenta de publicidade AdSense, tambm do Google, no endereo, alm de permitir a edio em grupo do mesmo blog e a definio de senhas para a publicao de comentrios o que evita, mas no extermina, o problema de spams do tipo. J o LiveJournal, da SixApart, tem como principal destaque a interao do usurio com o contedo, com um sistema de comentrios que se assemelha a fruns online e comunidades que agregam blogs de determinado assunto. A indicao do LiveJournal para usurios iniciantes se justifica pela pobreza de ferramentas oferecidas pelo servio - o sistema de navegao pelos arquivos confusa e os templates disponveis so extremamente pobres. Para usurios mais avanados, muitos dos servios de blog oferecem o download para que o software seja instalado em um servidor prprio - o que permite blogs em domnios prprios. Na categoria, destaca-se o Movable Type, tambm da SixApart, gratuito para uso pessoal. Por ser formatada para usurios corporativos, a ferramenta carrega nas funes mais avanadas, como listagem de comentrios na barra lateral, posts escritos em mltiplas pginas e edies em conjunto. No sentido contrrio, o Logahead prima por sua simplicidade, aliada a funes ausentes em softwares rivais, com destaque para a classificao do contedo pelo timo sistema de tags, que inclui at mesmo a fcil formatao de uma nuvem de tags em sua barra lateral, e para o gerenciamento grfico de suas widgets laterais. As principais opes nacionais esto dentro dos grandes portais brasileiros. O UOL Blog traz funes interessantes para edio de contedo, mas carece de funes mais avanadas, com seu sistema de navegao pelos arquivos bastante simplificados. Entre as opes nacionais, o Blig, do iG, se destaca pelo suporte a funes mais avanadas, como edio mltipla de blog, sistema de newsletters e maior liberdade para a formatao da interface do dirio. Algumas das caractersticas principais de um Blog y y y Simplicidade de atualizao dos contedos; Uma grande oferta de templates, gratuitos e comerciais; Baixo custo.

Objetivos possveis de um Blog A criao de um Blog por parte de uma empresa pode ter vrios objetivos. No entanto, necessrio que faa parte de uma estratgia global para a Internet, nomeadamente alinhado com o site ou sites da empresa. A definio de uma estratgia global fundamental, para um alinhamento correto de todas as ferramentas web das empresas (sites, blogs, fruns, Wiki's).

Alguns possveis objetivos: y y y y Blog como ferramenta de suporte a clientes; Blog como ferramenta de gesto de informao e conhecimento (interna empresa); Blog como plataforma para gerir um projeto especfico; Blog como web marketing.

Erros a Evitar na criao de um Blog A no atualizao de um site mais perdovel do que a no atualizao constante de um blog. Um blog que no atualizado frequentemente, no atrai utilizadores, sejam eles internos empresa sejam clientes e ou fornecedores. Por isso, antes de avanar para a criao de um Blog, necessrio perceber se uma mais valia para a empresa e se existe massa critica para a sua atualizao. Da a necessidade de nomear um responsvel pela gesto do Blog que esteja motivado e que tenha capacidade de criar e editar contedos. Por outro lado, deve ser capaz de criar uma rede social (interna ou externa empresa), que motive a participao de outros utilizadores. S assim, independentemente do objetivo do Blog na estratgia da empresa, pode constituir uma mais valia para a empresa. Tarefas relativas criao de um Blog A criao de um Blog tem associado um conjunto de atividades: y y y y y Definio dos objetivos do Blog; Escolha da plataforma de Blog mais adequada; Escolha do template; Criao do Blog; Formao dos utilizadores.

Anlise Ferramentas para Criao de Blogs


Funcionalidade
Comentrios Categorias Subcategorias Trackbacks Pings RSS Atom Busca Blogroll/Lists

Blogger Sim No No Sim (Backlinks) Sim No Sim No No

TypePad Basic Sim Sim No Sim Sim Sim Sim No Sim

TypePad Plus Sim Sim No Sim Sim Sim Sim No Sim

TypePad Pro Sim Sim No Sim Sim Sim Sim No Sim

Blogware Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

WordPress Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim 1 (mais com WordPress MU) No WordPress Sim No Sim WordPress

Movable Type Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Definido na licena No Movable Type No No Sim Movable Type
Blogger, MetaWeblog, MT, Atom

Expression Engine Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim No

Numero de blogs

Ilimitado

Ilimitado

Ilimitado

Acordo de Notcias

No Blogger Sim No No Blogger Blogger Nenhum Database

No TypePad Basic Sim Sim Sim TypePad Basic


Blogger, MetaWeblog, MT, Atom

No TypePad Plus Sim Sim Sim TypePad Plus


Blogger, MetaWeblog, MT, Atom

No TypePad Pro Sim Sim Sim TypePad Pro


Blogger, MetaWeblog, MT, Atom

Sim Blogware Sim Sim Sim Blogware

Sim Expression Engine Sim Sim Sim Expression Engine


MetaWeblog, Blogger, MT

Extras
Blog Mobile Galeria de Fotos Non-blog pages

Manuteno
API Logs Armazenamento de Dados

Blogger, MetaWeblog MetaWeblog, MT

Sim Database

Sim Database

Sim Database

Sim Database

Sim Database

Sim
Database/Sem database

Sim Database

Ferramentas Ante- Spam


Blacklist Login/Registro de Visitantes Captchas Moderao URL NOFOLLOW IP/User/URL banning Notificao de Comentrios

Blogger No Sim Sim Sim No No Sim

TypePad Basic Sim No No Sim Sim Sim Sim TypePad Basic 25

TypePad Plus Sim No No Sim Sim Sim Sim TypePad Plus 25

TypePad Pro Sim No No Sim Sim Sim Sim TypePad Pro 26

Blogware Sim Sim No No Sim Sim Sim

WordPress Sim Sim No Sim Sim Sim Sim

Movable Type No Sim No Sim Sim Sim Sim Movable Type 7

Expression Engine Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Expression Engine 27

Design
Skins

Blogger 33

Blogware 23

WordPress 2

Painel de Administrao de Design Painel de Administrao de Layout

No

No

Sim

Sim

Sim

No

No

No

No

Sim

Sim

Sim

Sim

No

No

No

Interface de Publicao
Nveis de Usurio Multiplos Autores Upload de Imagens Thumbnailing de Imagens Agendamento de Post Salvar sem postar Marcadores de Pgina Editar Templates Online Editar Templates Offline Upload de Arquivos Proteo de Senha Localizao Trabalhar offline

Blogger Sim Sim Sim No No Sim No Sim

TypePad Basic No Sim Sim Sim No Sim Sim No

TypePad Plus No No Sim Sim Sim Sim Sim Parcial

TypePad Pro Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Blogware Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

WordPress Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Movable Type Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Expression Engine Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Sim

No No No No No

No Sim Sim Sim No

No Sim Sim Sim No

No Sim Sim Sim No

No Sim Sim Sim No

No Sim Sim Sim No

Sim Sim No Sim No

Sim Sim Sm Sim No

You might also like