You are on page 1of 18

Membro do European Council for an Energy Efficient Economy

CEEETA ECO
Consultores em Energia, Lda.
Servios e Projetos - Janeiro de 2012
www.ceeeta-eco.pt Rua Dr. Antnio Cndido, 10 -1 1050-076 Lisboa. Portugal. Tel: + 351-213194852/6 - Fax: +351-213141126

aproveitar os recursos naturais


solues energticas sustentveis

O CEEETA-ECO herdou os meios humanos, tcnicos e logsticos bem como o patrimnio de 20 anos de experincia acumulada pelo CEEETA - Centro de Estudos em Economia da Energia, dos Transportes e do Ambiente.

REAS DE ACTIVIDADE
Energias Renovveis e Micro-gerao

Eficincia Energtica

Modelizao de Sistemas Energticos

Transportes e Mobilidade sustentvel

Ambiente e Sustentabilidade

ENERGIAS RENOVVEIS
Apoiamos os nossos clientes no mercado das energias renovveis, contribuindo para a implementao de projectos tcnica e economicamente viveis de aproveitamento das fontes renovveis de energia.

ENERGIAS RENOVVEIS
Temticas
Solar Trmico Solar Fotovoltaico Mini-hdrico Elica Cogerao Outras fileiras energticas

Servios
Anlise de viabilidade
Dimensionamento Projeto Apoio ao licenciamento

Due Diligence tcnica


Identificao de parcerias Estudos de mercado Estudos de suporte poltica energtica

EFICINCIA ENERGTICA
Com base numa equipa tcnica qualificada e experiente e em metodologias e ferramentas adequadas anlise de solues de investimento em eficincia energtica, oferecemos aos nossos clientes assessoria tcnica passo a passo e medida das suas necessidades.

EFICINCIA ENERGTICA

Edifcios
Diagnsticos Energticos Auditorias Energticas e Certificao Verificao da Qualidade do Ar Interior Assessoria tcnica na fase de projeto Anlise de viabilidade tcnico-econmica

Transportes
Planos de mobilidade Auditoria a frotas empresariais Assessoria renovao e gesto de frotas automveis

Instalaes industriais
Diagnsticos Energticos Auditorias Energticas

Novos conceitos de mobilidade sustentvel

Planos de Racionalizao do Consumo de Energia

O CEEETA-ECO integra tcnicos reconhecidos pelo SGCIE, RGCE dos Transportes e Peritos Qualificados no mbito do RSECE. Tem tambm equipamento de medio prprio.

MICRO-GERAO
Apoiamos os nossos clientes na identificao de solues de gerao descentralizada de energia, nomeadamente de produo de electricidade utilizando tecnologias de aproveitamento de energias renovveis, da cogerao e da reciclagem de calor residual, de pequena potncia.

MICRO-GERAO

Temticas
Fotovoltaica Elica Micro-hidrca Micro-cogerao Reciclagem de calor residual

Servios
Anlise de viabilidade tcnica e econmica
Dimensionamento de sistemas integrados Projeto Apoio ao licenciamento Identificao de empresas de servios de energia e de financiamento

Fonte: Brochura European Smart Grids Technology Platform. Comisso Europeia, 2006.

MODELIZAO DE SISTEMAS ENERGTICOS


Oferecemos aos nossos clientes uma colaborao apropriada, na elaborao e avaliao de cenrios visando estudar hipteses ou polticas definidas em funo das necessidades do cliente. Tambm oferecemos assessoria especializada no planeamento energtico macroeconmico.

MODELIZAO DE SISTEMAS ENERGTICOS


O CEEETA-ECO e os seus colaboradores tm agregada experincia em diversos em diversas ferramentas de apoio modelao energtica e ambiental:

MARKAL
LEAP MEDEE MEDEE SUD ELFIN
Tg CO2e

MURELEC

100 95 90 85 80 75 70 65 60 55 1990 1995 2000 2001 2005 2008-2012

Kyoto target BAU - High scenario BAU - Low scenario RC - High scenario RC - Low scenario Historic emissions

TRANSPORTES
Os transportes e a mobilidade so factores vitais na sociedade actual com impacto directo e indirecto na qualidade de vida dos cidados. O CEEETA-ECO tem vindo a apostar em formar e criar competncias na sua equipa para dar respostas inovadoras e sustentveis no sector dos transportes aos seus clientes.

TRANSPORTES
Novos veculos

Gesto procura de energia


Gesto dos
transportes

Acessibilidades

Novos
combustveis

Gesto da oferta
Modos alternativos

Mobilidade

AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
O ambiente e sustentabilidade tm grande expresso no CEEETA-ECO e esto presentes nas demais reas de trabalho. Com uma equipa com formao e experincia, recorrendo a modelos e ferramentas de clculo vocacionadas,

oferecemos aos nossos clientes servios de excelncia na gesto do carbono e


noutras temticas ambientais.

AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Gesto do carbono: A metodologia BILAN CARBONE um instrumento desenvolvido pela ADEME e de utilizao obrigatria em Frana, que permite responder de forma eficaz questo dos efeitos da actividade humana em termos de emisses de gases com efeito de estufa (GEE). O CEEETA-ECO uma empresa certificada desde 2009 para a utilizao desta ferramenta que permite realizar o balano carbono da sua empresa. Atravs da realizao dum balano carbono a sua organizao poder monitorizar de forma rigorosa os GEE induzidos diretamente e indiretamente pela sua actividade, proceder sua hierarquizao e iniciar uma dinmica para a sua reduo. Alteraes Climticas: O CEEETA-ECO est preparado para apoiar o cliente no processo de identificao e implementao de medidas de adaptao s alteraes climticas. Ambiente e Economia: A formao e experincia da equipa tcnica permitem ao CEEETA-ECO dar resposta nas vertentes econmicas e sociais do ambiente. O CEEETA-ECO desenvolveu j estudos sobre empregos verdes em Portugal.

Poltica para o Ambiente: A experincia, historial e colaboraes herdados colocam o CEEETA-ECO entre
uma das empresas de referncia na anlise, avaliao e elaborao de propostas no mbito das polticas e medidas para a promoo da sustentabilidade ambiental.

LISTA DE REFERNCIAS RECENTES


MOBILIDADE SUSTENTVEL 2010 2012 Ttulo: REIVE Redes Elctricas Inteligentes com Veculos Elctricos Para: Fundo de Apoio Inovao do Ministrio da Economia mbito Temtico: Impacto da penetrao do veculo eltrico nas emisses de gases com efeito de estufa e anlise do impacto no emprego. 2008 - 2011 Ttulo: ALTERMOTIVE Deriving effective least-cost policy strategies for alternative automotive concepts and alternative fuels. Para: Comisso Europeia Programa Intelligent Energy Europe. mbito temtico: Avaliao de polticas / Anlise custo-benefcio de medidas. 2010 - Ttulo: Plano Municipal de Mobilidade Elctrica de Almada Para: AGENEAL Agncia de Energia de Almada mbito temtico: MOBI.E introduo de veculos elctricos. 2009 Ttulo: Anlise geoestratgica da Rede Ferroviria de Alta Velocidade no contexto do mercado do petrleo e do carbono. Para: RAVE, SA. mbito temtico: Modelao energtica e ambiental / Anlise custo-benefcio. 2009 - Ttulo: Auditoria Energtica frota de transportes da empresa ALGAR no mbito do RGCE (Decreto-Lei n.58/82, de 26 de Fevereiro) e elaborao do respectivo Plano de Racionalizao. Para: ALGAR Valorizao e Tratamento de Resduos Slidos, SA. mbito temtico: Auditoria energtica e Plano de racionalizao. 2008 Ttulo: Assessoria tcnica nos domnios da mobilidade sustentvel e das energias renovveis aos Parques de Sintra (local classificado pela UNESCO como Patrimnio da Humanidade). Para: Parques de Sintra Monte da Lua, SA mbito temtico: Anlise de viabilidade tcnica e econmica para a introduo de veculos elctricos e gesto das acessibilidades internas e externas dos parques. 2008 Ttulo: Parecer tcnico sobre a frota de veculos da Fundao Calouste Gulbenkian. Para: Fundao Calouste Gulbenkian mbito temtico: Gesto da procura de veculos eficientes.

LISTA DE REFERNCIAS RECENTES


EFICINCIA ENERGTICA Poltica Energtica e Gesto da Procura 2010 - 2011 - Ttulo: Estudo sobre as Medidas e Polticas de Eficincia Energtica em Portugal. Para: Plo de Competitividade e Tecnologia da Energia - ENERGY IN . mbito temtico: Eficincia energtica. 2007 - 2010 - Ttulo: KEEP COOL II A guideline to sustainable summer comfort (www.keep-cool.eu). Para: Comisso Europeia Programa Intelligent Energy Europe. mbito temtico: Conforto trmico de vero em edifcios e eficincia energtica. 2007 2011 - Ttulo: Modelao do sistema energtico nacional com recurso ao Modelo MARKAL Para: Direco Geral de Energia e Geologia, REN e ADENE. mbito temtico: Elaborao do PNAEE; anlise prospectiva do sistema energtico nacional; avaliao de novos cenrios macroeconmicos. 2009 Ttulo: Anlise prospetiva do consumo de gs natural em Portugal at 2040. Para: GALP Energia, SA. mbito temtico: Modelao, eficincia energtica e previso de consumos. 2007-2010 - Ttulo: Assessoria tcnica para a candidatura e implementao das medidas inscritas no Plano de Poupana de Energia no Consumo (promovido pela ERSE) nos Aores. Para: EDA Electricidade dos Aores. mbito temtico: Eficincia energtica e gesto da procura de energia. 2008-2009 Ttulo: Optimizao do sistema de co-gerao do TAGUSPARK. Para: TAGUSPARK, SA mbito temtico: gesto da procura de energia no espao sob a gesto da Taguspark e optimizao do funcionamento do sistema de cogerao.

LISTA DE REFERNCIAS RECENTES


EFICINCIA ENERGTICA Auditorias 2009 Ttulo: Auditorias de energia no mbito do SGCIE a todas as ETAR da SIMTEJO e da AGERE e unidades industriais da DST (Pedreira e Betuminosos). Para: SIMTEJO, Grupo guas de Portugal e AGERE Empresa de guas Efluentes e Resduos de Braga EM; DST Domingos Silva Teixeira. mbito temtico: Auditoria de energia e plano de racionalizao. 2008 2010- Ttulo: Auditorias de energia a edifcios municipais (cerca de 30) Para: Cmaras Municipais de Barcelos, Guimares, Paredes de Coura, Valena, Mono, Vila Nova de Cerveira e Melgao. mbito temtico: Auditorias de energia e Plano de Racionalizao. 2010 Ttulo: Auditoria de Energia Escola Prtica da Guarda Nacional Republicana Para : Ministrio da Defesa Nacional / Ministrio da Administrao Interna. mbito Temtico: Auditoria de energia e integrao de energia solar trmica. 2009-2010: Certificao energtica e da qualidade do ar interior (vrios edifcios) Para: Escritrios e Laboratrio da SN Maia e SN Seixal; Servios municipalizados de Sintra, vrias escolas em Sintra, etc. mbito temtico: RSECE (DL 78, 79 e 80 / 2006 de 4 de Abril) 2008 Ttulo: Auditora de Energia ao edifcio sede e ao Centro de Arte Moderna da Fundao Calouste Gulbenkian. Para: Fundao Calouste Gulbenkian mbito temtico: Gesto da procura de veculos eficientes.

You might also like