You are on page 1of 9

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

Prova Agente de Telecomunicao Cvel de SP 2011


61. Os slots da placa de sistema ou motherboard so usados para conectar placas de expanso, tais como placas de vdeo, de som, de rede, dentre outras. Podemos citar como exemplos de padres de slots usados atualmente a) ZlF, AGP e AGP Express. b) PCI, AGP e PCI Express. c) PCI, LGA e AGP. d) ISA, PCI e ZIF Express. e) PCI. AGP e LGA. So padres de slots: PCI - (Peripheral Component Interconnect - Interconector de Componentes Perifricos) um elemento

para conectar perifricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC. Foi criado pela Intel em junho de 1992 na mesma poca em que desenvolvia o processador Pentium. O barramento PCI veio para substituir o barramento ISA, j que o mesmo no atendia mais a demanda de largura de banda dos dispositivos. Tem capacidade de trabalhar transferindo 32 bits ou 64 bits a frequncias de 33MHz ou 66 MHz, oferecendo taxas de transferncia suficientemente grandes para uma grande variedade de dispositivos. Possui recurso Plug and Play, que configura IRQ, DMA e I/O do dispositivo automaticamente. O barramento PCI compartilhado por todos os perifricos conectados a ele, tendo um limite de cinco dispositivos compartilhando o mesmo barramento. Diversos dispositivos utilizam o barramento PCI como interface de comunicao com o computador. Placas de rede e modems so exemplos de dispositivos que so fabricados para operar com PCI. Mas outros dispositivos tambm usam do PCI para se comunicar com o computador. Entre eles esto controladoras, placas de vdeo antigas, adaptadores USB, placas de udio, e adaptadores seriais e paralelos. O barramento PCI pode trabalhar com diversas configuraes de clock e largura, sendo mais comum o barramento operar a 33MHz transferindo 32 bits. Outras configuraes eram mais usadas em servidores. Abaixo uma tabela compilando o barramento PCI em diferentes configuraes: Largura Clock Taxa de transferencia 32 bits 64 bits 33MHz 132 MiBps 33MHz 264 MiBps

64 bits 66MHz 528 MiBps O barramento PCI-X uma evoluo do PCI de 64 bits, que tem como principal diferena um aumento na largura de banda por consequncia do aumento do clock do barramento para 100MHz ou 133 MHz. Contudo, compatvel com o PCI de 64 bits. AGP - Accelerated Graphics Port (Porta Grfica Acelerada) (AGP, muitas vezes tambm chamada Advanced Graphics Port (Porta Grfica Avanada)) um barramento de computador (computer bus) ponto-a-ponto de alta velocidade, padro para conectar um tipo de perifrico a uma placa-me de computador, geralmente acoplado a esse slot uma aceleradora grfica, que tem a funo de acelerar o processamento de imagens 3D (terceira dimenso). A AGP aloca dinamicamente a memria RAM do sistema para armazenar a imagem da tela e para suportar o mapeamento de textura, z-buffering e alpha blending. O barramento AGP foi criado pela Intel , e esta empresa montou originalmente o AGP em um chipset para seu microprocessador Pentim II em 1997. As placas AGP normalmente excedem um pouco as placas PCI em tamanho. O AGP se tornou comum em sistemas mainstream em1988. A primeira verso do AGP, agora chamada AGP 1x, usa um barramento de 32-bits operando a 66 MHz. Isto resulta em uma mxima tranferncia de dados para um slot AGP 1x de 266 MB/s. Em comparao, um barramento PCI de 32-bits a 33MHz padro (o qual pode ser composto de um ou mais slots) consegue no mximo 133 MB/s. A partir de 2003, novas verses do AGP incrementam a taxa de transferncia dramaticamente de dois a oito vezes. Verses disponveis incluem AGP 2x, AGP 4x, e AGP 8x. Em adio, existem placas AGP Pro de vrios tipos. Elas requerem usualmente maior voltagem e algumas ocupam o espao de duas placas em um computador (ainda que elas se conectam a apenas um slot AGP).
www.profanadeinformatica.blogspot.com profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 1

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

O AGP permite o uso eficiente da memria de frame buffer, ajudando assim tambm a performance dos grficos 2D. De fato, muitos sistemas RAID para servidores "headless" (isto , faltando um display conectado) se conectam no slot AGP vazio para pegar a vantagem de seu alto throughput em oposio ao PCI. AGP prov um desenho da gerncia de memria coerente, o qual permite ler dados dispersos da memria do sistema em rajadas. AGP reduz o custo geral de criar subsistemas grficos de ltima gerao usando a memria do sistema existente. Porm, a memria genrica do sistema, mesmo sendo barata, muito mais lenta que a memria integrada na aceleradora grfica, e tanto as aceleradoras grficas de baixo custo como as de alto custo, tem sua alta performance dependente das memrias. Aceleradoras grficas simples com pouca memria integrada foram beneficiadas pelo barramento AGP desde o comeo dessa tecnologia, mas com a queda dos preos das memrias desde 2000, mesmo simples aceleradoras grficas contam com grande quantidade de memria integrada, e por esse motivo grficos 3D pouco usam da memria do sistema. PCI Express - tambm conhecido como PCIe ou PCI-Ex o padro de spots (soquetes) criada para placas de expanso utilizadas em computadores pessoais para transmisso de dados. Introduzido pela empresa Intel em 2004, o PCI-Express foi concebido para substituir os padres AGP e PCI. Sua velocidade vai de 1x at 32x, mesmo a verso 1x consegue ser seis vezes mais rpido que o PCI tradicional. No caso das placas de vdeo, um slot PCI Express de 16x (transfere at 4GB por segundo) duas vezes mais rpido que um AGP 8x. Isto possvel graas a sua tecnologia, que conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexes seriais para transmisso de dados. A tecnologia utilizada no PCI-Ex conta com um recurso que permite o uso de vrias conexes seriais ("caminhos" tambm chamados de lanes) para transferncia de dados. Se um determinado dispositivo usa apenas um caminho (conexo) a demais que o PCI comum, ento diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1x, se utiliza 4 conexes, sua denominao PCI Express 4x e assim por consequentemente. Cada lane pode ser bidirecional, isto , recebe e envia dados (250 MB/s) em ambas direes simultaneamente. O PCI Express usa uma arquitetura de baixa voltagem nas suas conexes, chamadas de linhas LVDS (Low Voltage Differential Signalling). Devido isso, permite grande imunidade ao rudo e tambm permite aumentar a largura de banda. Isso foi possvel graas reduo de atrasos nas linhas de transmisso (timing skew).
62. So exemplos de perifrico de entrada, perifrico de sada e perifrico hbrido, respectivamente a) mouse, monitor touch screen e impressora laser. b) caixa de som, monitor de vdeo e monitor touch screen, c) mouse, impressora multifuncional e monitor de vdeo. d) scanner, teclado e modem. e) teclado, monitor de vdeo e modem. CORRETO So de perifrico: entrada - teclado, sada - monitor de vdeo e hbrido - modem.

63. Debian, Ubuntu e RedHat so exemplos de a) distribuio do sistema operacional Linux. CORRETO b) suite de aplicativos para escritrio de cdigo aberto. c) softwares utilitrios livres, destinados segurana do computador de rede. d) softwares de banco de dados que utilizam linguagem SQL. e) browser e gerenciadores de correio eletrnico como cdigo-fonte aberto.

64. Em um disco rgido, a diviso da mdia magntica em trilhas, setores cilindros conhecida como formatao. a) de particionamento. b) lgica. c) de baixo nvel. d) de alto nvel. e) de alocao Questo que cabe recurso, a resposta seria b) lgica.

www.profanadeinformatica.blogspot.com

profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 2

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

65. Como exemplos de sistema operacional, software utilitrio e software e aplicativo, podemos citar na respectivo ordem a) Windows, BrOffice Calc e McAfee Viruscan. b) MS Office Word, Winzip e CorelDraw. c) Unix, Winzip e BrOffice Writer. d) Linux, MS-DOS e Winrar. e) Norton SpeedDisk, MS Office Excel e Windows. So sistema operacional - UNIX, software utilitrio - Winzip e software e aplicativo - BrOffice Writer.

66. Uma rede de comunicao privada utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas, construda sobre uma rede pblica de comunicaes como, por exemplo, a internet conhecida por a) ISDN Integrated Services Digital Network. b) VPN - Virtual Private Network. CORRETO c) Rede WI-FI. d) WLAN - Wireless local. e) Data Warehouse. Definies: ISDN (Integrated Services Digital Network) - uma tecnologia que usa o sistema telefnico comum. O ISDN

j existe h algum tempo, sendo consolidado nos anos de 1984 e 1986, sendo umas das pioneiras na tecnologia xDSL. H dois tipos de acesso baseados em RDSI: BRI (Basic Rate Interface) e PRI (Primary Rate Interface). O acesso Bsico (BRI) possui dois canais B para transmisso de voz ou dados de 64 Kbps cada um e um canal D utilizado para sinalizao de 16 Kbps. A conexo BRI pode ser realizada at uma taxa de transmisso efetiva de 128Kbps, atravs de duas linhas de at 64 Kbps, que so usadas tanto para conexo com a Internet quanto para chamadas telefnicas de voz normais. possvel efetuar a conexo em apenas 64Kbps e deixando a outra linha disponvel para chamadas de voz. Caso esteja conectado a 128 Kbps, ou seja, usando as duas linhas, no ser possvel realizar ou receber chamadas telefnicas. possvel tambm fazer duas chamadas telefnicas simultneas, cada uma usando uma linha de 64 Kbps. Esta taxa 128 Kbps ocorre pelo fato da comunicao com a central telefnica ocorrer de forma digital em todo o percurso, ao invs de forma analgica. Isto explicado da seguinte forma: a largura de banda de uma linha analgica comum de 4KHz, e numa linha ISDN este valor de 128Kbps, fazendo com que os 4KHz de sinal no existam mais, pois a linha conectada com a central de telefonia no trabalha com sinais analgicos. O acesso Primrio (PRI) utiliza 30 canais B e um canal D. Geralmente utilizado para interligao entre uma central telefnica e PABX. O protocolo DSS1 um exemplo de sinalizao utilizado nesse acesso.
VPN (Virtual Private Network) - A idia da VPN dar empresa as mesmas capacidades por um custo muito menor usando a infra-estrutura pblica em vez de uma privada. As companhias telefnicas fornecem segurana compartilhada com recursos para mensagens de voz. Uma rede privada virtual possibilita o mesmo compartilhamento de segurana dos recursos pblicos para os dados. As empresas de hoje procuram usar uma rede privada virtual tanto para extranets quanto para intranets. Usar uma rede privada virtual envolve a criptografia de dados antes de seu envio pela rede pblica e sua decodificao na outra extremidade. Um nvel adicional de segurana envolve a criptografia no apenas dos dados, mas tambm dos endereos de origem e recebimento. A empresa licencia a tecnologia de algoritmo e tambm vende kits de desenvolvimento. As tecnologias fazem parte de padres da computao e internet. Rede WI-FI - Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos

sejam eles telefnicos, coaxiais ou pticos por meio de equipamentos que usam radiofrequncia (comunicao via ondas de rdio) ou comunicao via infravermelho, como em dispositivos compatveis com IrDa. conhecido tambm pelo anglicismo wireless. O uso da tecnologia vai desde transceptores de rdio como walkie-talkies at satlites artificais no espao. Seu uso mais comum em redes de computadores, servindo como meio de acesso Internet atravs de locais remotos como um escritrio, um bar, um aeroporto, um parque, ou at mesmo em casa, etc. Sua classificao baseada na rea de abrangncia: redes pessoais ou curta distncia (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribudas ou de longa distncia (WWAN). WLAN (Wireless local) - uma rede local que usa ondas de rdio para fazer uma conexo Internet ou entre uma rede, ao contrrio da rede fixa ADSL ou conexo-TV, que geralmente usa cabos. WLAN j muito
www.profanadeinformatica.blogspot.com profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 3

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

importante como opo de conexo em muitas reas de negcio. Inicialmente os WLANs assim distante do pblico em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares pblicos principais. A diminuio dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o tambm a muitos particulares. Entretanto, no Reino Unido o custo de usar tais conexes limitou assim o uso aos lounges das Businessclass dos aeroportos, etc. Nova Iorque comeou mesmo um programa piloto para cobrir todos os cinco quarteires da cidade com a Internet Wireless. Originalmente a WLAN era muito cara e foi somente usada como uma alternativa ao LAN-Internet com cabo nos lugares onde instalar cabos era difcil ou impossvel. Tais lugares poderiam ser edifcios ou salas de aula velhas, embora a escala restrita o padro IEEE 802.11b limita seu uso aos edifcios menores. Os componentes de WLAN so agora baratos o bastante para ser usado nas horas de repouso e podem ser usados para compartilhar uma conexo Internet com a famlia inteira. Desenvolvimentos foram feitas nos padres de transmisso com os protocolos proprietrios, mas no fim dos anos 90 estes foram substitudos por padres, de vrias verses IEEE 802.11 (WI-FI) (veja artigos separados) ou HomeRF (2 Mb/s, para o uso caseiro. A falta da segurana das conexes wireless um ponto fraco, porm muitas (ADSL) conexes broadband so oferecidas agora junto com um ponto de acesso wireless com possibilidade de usar protocolos mais seguros como o WPA. Muitos Computadores portteis j vm agora de fbrica com WiFi Centrino instalado e assim elimina a necessidade de um carto adicional com encaixe (PCMCIA). O uso de Windows xp ou Ubuntu GNU/Linux torna muito fcil configurar um PC como cliente de WLAN e permite aos PCs o acesso o Internet atravs dos Hotspots (estaes base). Entretanto a falta da percia em ajustar tais sistemas significa frequentemente que seu vizinho compartilha tambm de sua conexo Internet, s vezes sem voc (ou eles) se darem conta. A frequncia em que 802.11b se opera 2.4GHz, a que pode conduzir interferncia com muitos telefones sem fio. Data Warehouse - ou armazm de dados, ou ainda depsito de dados, um sistema de computao utilizado para armazenar informaes relativas s atividades de uma organizao em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatrios, a anlise de grandes volumes de dados e a obteno de informaes estratgicas que podem facilitar a tomada de deciso. O data warehouse possibilita a anlise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais (OLTP). So as chamadas sries histricas que possibilitam uma melhor anlise de eventos passados, oferecendo suporte s tomadas de decises presentes e a previso de eventos futuros. Por definio, os dados em um data warehouse no so volteis, ou seja, eles no mudam, salvo quando necessrio fazer correes de dados previamente carregados. Os dados esto disponveis somente para leitura e no podem ser alterados. A ferramenta mais popular para explorao de um data warehouse a Online Analytical Processing OLAP ou Processo Analtico em Tempo Real, mas muitas outras podem ser usadas. Os data warehouse surgiram como conceito acadmico na dcada de 80. Com o amadurecimento dos sistemas de informao empresariais, as necessidades de anlise dos dados cresceram paralelamente. Os sistemas OLTP no conseguiam cumprir a tarefa de anlise com a simples gerao de relatrios. Nesse contexto, a implementao do data warehouse passou a se tornar realidade nas grandes corporaes. O mercado de ferramentas de data warehouse, que faz parte do mercado de Business Intelligence, cresceu ento, e ferramentas melhores e mais sofisticadas foram desenvolvidas para apoiar a estrutura do data warehouse e sua utilizao. Atualmente, por sua capacidade de sumarizar e analisar grandes volumes de dados,o data warehouse o ncleo dos sistemas de informaes gerenciais e apoio deciso das principais solues de business intelligence do mercado.

www.profanadeinformatica.blogspot.com

profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 4

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

67. O dispositivo fsico de uma rede sem fio que realiza a interconexo entre os demais dispositivos mveis denominase e) power potnt. a) web sys. b) firewall. c) share point. d) access point. CORRETO access point - um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexo entre todos os dispositivos

mveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet. Esta ligado a camada de Enlace. Estes pontos de acesso precisam implementar a segurana da comunicao entre eles e os dispositivos mveis que esto em contato. No caso do Wi-Fi, isso foi inicialmente tentado com o WEP que atualmente comprometido facilmente. Surgiram ento o WPA e o WPA2 que so considerados seguros caso seja utilizada uma senha.
68. Com a ferramenta da guia de reviso contar palavras, existente no Microsoft Word 2010, possvel verificar em um documento a) alm de outras informaes, o nmero de pginas, slabas e caracteres. b) somente o nmero de palavras e caracteres. c) alm de outras informaes, o nmero de pginas pargrafos e linhas. CORRETO d) alm do nmero de palavras, somente o nmero de pginas e caracteres. e) somente o nmero de palavras e linhas.

69. Quais as teclas de atalho que, utilizadas na rea de trabalho do Windows 7, permitem a abertura da janela do programa Windows Explorer, apresentando recursos de gerenciamento de arquivos unidades de armazenamentos conectadas ao sistema? a) Ctrl + E. b) Ctrl + Esc. c) WinKey + M. d) Alt + Barra de espao. e) WinKey + E. CORRETO Questo como essa gosto de fazer direto no computador, a nica alternativa que faz o que est na prova e)

70. So recursos de acessibilidade os sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 a) lupa, reconhecimento de fala do Windows, teclado virtual e corretor ortogrfico. b) teclado ergonmico, narrtator, reconhecimento de voz do Windows e lupa. c) corretor ortogrfico, lupa e teclado virtual. d) narrator, lupa, reconhecimento de fala do Windows e teclado virtual. CORRETO e) tradutor de idiomas, lupa, teclado virtual e reconhecimento de voz do Windows.

71. Qual o site de relacionamento ou rede social fundada pelo estudante Merk Zuckerberg, no ano de 2004, atualmente com mais de 70 milhes de usurios ativos e ainda em plena expanso? a) Linkedrn. b) orkut. c) MySpace. d) Twitter. e) Facebook. CORRETO Merk Zuckerberg - (White Plains, 14 de maio de 1984) um programador, empresrio e filantropo nortewww.profanadeinformatica.blogspot.com profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 5

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

americano, que ficou conhecido mundialmente por ser um dos fundadores do Facebook a maior rede social do mundo. Zuckerberg fundou o Facebook em 2004, junto com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade Harvard. No ano de 2010, Zuckerberg foi nomeado pela revista Time como a Pessoa do Ano. Em maro de 2011, a revista Forbes colocou Zuckerberg na 52 posio da lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 17.5 bilhes de dlares.
72. O pacote de aplicativos de escritrio BrOffice.org oferece, dentre outras ferramentas, uma planilha de clculo, um editor de apresentao, um processado de texto e um gerenciador de banco de dados. Como se denominam tais ferramentas? a) Calc, PowerPoint, Writer e Access. b) Calc, Impress, Writer e Base. c) Math, Impress,Word e Base. d) Math, Draw, Writer e Base. e) Excel, PowerPoint Word e Access. BrOffice.org: Calc planilha de clculo, Impress editor de apresentao, Writer processado de texto e um Base gerenciador de banco de dados

73. Qual programa a baixo no se classifica como um navegador da web (browser)? a) Mozilla Firefox. b) Internet Explorer. c) Thunderbird . CORRETO d) Google Chrome. e) Opera. As demais alternativas so navegadores. E Thunderbird programa para gerenciamento de e-mails. 74. Em relao a um banco de dados incorreto afirmar que a) um banco de dados possui vrias tabelas, que so compostas de linhas, chamadas domnios e colunas tambm conhecida por tuplas. b) um banco de dados um arquivo que contm um conjunto de informaes organizadas. c) os programas que usualmente gerenciam banco de dados so chamados de SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). d) Microsoft SQL Server, Oracle e Firebird so exemplos de aplicativos de banco de dados. e) os bancos de dados relacionais so aqueles onde, num nico arquivo, podem existir vrias tabelas integradas, trocando e compartilhando informaes, Um banco de dados possui vrias tabelas que so relaes, tambm so compostas por colunas, que so atributos ou campos e linhas tuplas ou registros.

75. O vrus que visa atacar o registro de partida e a tabela de alocao de arquivos (FAT) do disco rgido de um microcomputador reconhecido como a) Vrus de Script b) Trojan Horse. c) Vrus de Macro. d) Vrus de Boot. CORRETO e) Worm Vrus de Boot - foram os primeiros tipos a surgirem no mundo, eles se alojam no primeiro setor do

disquete, e ocupavam certa de 1k ou menos. Surgiram nos disquetes flexveis de 5 1/4. Na memria so alojados no endereo 0000:7C00h do Bios, e quando o boot ocorre, o vrus se transfere para este endereo e depois se auto-executa. Os vrus de boot surgiram nos antigos disco flexveis de 360k, em 1988. Forma de Contaminao: A contaminao se d, quando o usurio inicia o computador pelo disquete contaminado, desta forma ele infecta o PC, deste momento em diante, todo disquete que for colocado no PC contaminado, e vai infectar outro PC saudvel que ele for inserido em seguida. Vrus de Boot Famosos: Vrus Ping-Pong, Vrus Stoned, Jerusalem (Verso Boot).
76. Qual opo abaixo no representa um modelo de grfico padro do Microsoft Excel 2010? a) Aes. b) Clulas. CORRETO c) Radar. d) Bolhas.

e) Colunas.

77. Como conhecido o modelo que divide o funcionamento de uma rede de computadores em sete nveis: camada
www.profanadeinformatica.blogspot.com profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 6

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

fsica, link de dados, camada de rede, transporte, sesso, apresentao e aplicao? a) ARCNET. b) MAC. c) OSI. CORRETO d) TOKEN RING. e) ISA. OSI - ISO (Organizao Internacional para Padronizao) foi uma das primeiras organizaes a definir

formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura chamada OSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexo de Sistemas Abertos. Esta arquitetura um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstrao. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada. A ISO costuma trabalhar em conjunto com outra organizao, a ITU (International Telecommunications Union), publicando uma srie de especificaes de protocolos baseados na arquitetura OSI. Estas sries so conhecidas como 'X ponto', por causa do nome dos protocolos: X.25, X.500, etc.
Quadro OSI ( Sistemas Abertos de Interconexo) da ISO Nveis Camadas Utilizao 7 Aplicao Aplicativos do usurio na rede. 6 Apresenta Criptografia, compactao de dados, listagem impressa ou tela, converso de cdigos (ASCII, o EBCDIC) 5 Sesso Identificao do usurio, agrupamento de mensagem. 4 Transporte Cuida da integridade dos dados . protocolo dessa camada que garante a entrega correta dos dados. 3 Rede Cuida dos pacotes da manipulao ao endereamento. a estrutura de rede pblica de pacotes, em WAN e LAN cuida rotimento. 2 Enlace Deteco de erros nos dados ou controle de fluxo, entre os pontos, se necessrio haver a retransmisso. feitos a formatao das mensagens e o endereamento dos pontos. H o sincronismo lgico entre os pontos atravs do CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) e transmisso dos dados atravs do protocolo HDLC (High Level Data Link). 1 Fsico Caractersticas mecnicas, eltricas da interface do Terminal e Rede. O padro adotado a interface serial RS-232C, norma V.24 , para velocidade de 64 kbps utilizado V.35 ou V.36 Transmisso feita FULL DUPLEX e sncrona Nota: O protocolo X.25 utiliza o quadro todo

78. Uma rede de comunicao sem fio formada por dois computadores e impressora sem utilizao de um ponto de acesso ou estao base central, trata-se de um clssico exemplo de a) conexo Bluetooth. b) VPN - Virtual Private Network. c) rede Wi-Fi dedicada. d) rede Wireless Ad-hoc. CORRETO e) rede Wireless Multiponto. rede Wireless Ad-hoc - Em telecomunicaes, redes ad hoc so um tipo de rede que no possui um n ou

terminal especial - geralmente designado como ponto de acesso - para o qual todas as comunicaes convergem e que as encaminha para os respectivos destinos. Assim, uma rede de computadores ad hoc aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando de forma comunitria as comunicaes advindas dos terminais vizinhos. Um dos protocolos usados para redes ad hoc sem fio o OLSR ( um protocolo do roteamento para redes de dados sem fio mveis do tipo Ad-hoc ). Ad hoc uma expresso latina que significa "para esta finalidade" ou "com este objetivo". Geralmente se refere a uma soluo destinada a atender a uma necessidade especfica ou resolver um problema imediato - e apenas para este propsito, no sendo aplicvel a outros casos. Portanto, tem um carter temporrio. Em um processo ad hoc, nenhuma tcnica de uso geral empregada pois as fases variam a cada aplicao, conforme a situao assim o requeira. O processo nunca planejado ou preparado antecipadamente

www.profanadeinformatica.blogspot.com

profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 7

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

79. Padro que permite transmitir energia eltrica usando o prprio cabo de rede juntamente com a transmisso de dados e que pode ser usado para alimentar pontos de wireless, instalados em lugares de difcil acesso, conhecido como a) NAS (Network Attached Storage). b) No-break. c) Balanced Twisted Pair. d) DAS (Direct Attached Storage). e) PoE (Power over Ethemet). CORRETO PoE (Power over Ethemet) - O padro IEEE 802.3af descreve a tecnologia Power over Ethernet - PoE que

permite transmisso de energia eltrica juntamente com os dados para um dispositivo remoto, atravs do cabo de par tranado padro em uma rede Ethernet. Esta tecnologia til para fornecer energia a telefones IP, ponto de acesso de redes sem fio, cmeras de rede, switches remotos, dispositivos embarcados, bem como a outros equipamentos para os quais pode ser incoveniente, caro, ou at mesmo impraticvel fornecer energia em separado. A tecnologia , de certo modo, semelhante aos telefones comuns, que tambm recebem uma corrente com tenso de 48v (usada para alimentar o aparelho) e o sinal de voz (ainda que analgicos) atravs do mesmo cabo. Existem vrios termos usados para descrever este recurso. As expresses Power over Ethernet (PoE), Power over LAN (PoL), e Inline Power so sinnimos para descrever o fornecimento de energia para dispositivos conectados pelas portas Ethernet sem necessitar de nenhuma modificao no cabeamento. Existem outras implementaes do PoE, incluindo tcnicas ad-hoc, porm fortemente recomendado que se utilize o padro IEEE 802.3af. Arquitetura: De acordo com o padro (802.3af), dois dos quatro pares do cabo de par tranado padro so usados para transmitir energia eltrica com tenso de 48v e corrente de at 400mA o que, depois de calculado as perdas, resulta em um fornecimento de energia de at 12.95w. Esta suficiente para alimentar pontos de acesso e at um notebook de baixo consumo. Um sistema especial de modulao capacita os pares que transmitem energia sejam tambm usados para transmitir dados, permitindo assim seu uso em conjunto com dispositivos Gigabit Ethernet. Existem trs opes de utilizao: 1. Utilizar um injetor junto com um divisor posicionados entre o switch e o dispositivo ir receber a energia. O injetor ligado na tomada e transmite energia via cabo, enquanto o divisor separa a corrente eltrica do sinal de rede, oferecendo dois conectores ao dispositivo: um conector de rede e um conector de energia, ligado no lugar da fonte: Usar o injetor + divisor a soluo mais simples, pois no precisar mexer na estrutura da rede, porem no necessariamente a mais barata, j que precisar comprar dois dispositivos para cada aparelho que receber energia. 2. mais vivel para situaes em que voc queira usar o PoE para vrios dispositivos usar diretamente um PoE Switch (capaz de enviar energia em todas as portas) e apenas pontos de acesso e outros dispositivos compatveis, eliminando a necessidade de usar injetores e divisores O switch capaz de detectar se o dispositivo ligado na outra ponta do cabo possui suporte ao PoE, atravs da medio da resistncia. Aps isso, iniciado a transmisso de corrente. Isso permite que voc conecte tambm dispositivos normais ao switch, sem risco de queim-los. 3. Existe tambm as solues hbridas, combinando um ponto de acesso com suporte nativo ao PoE com um switch comum. Nesse caso, precisar apenas do injetor, pois o dispositivo recebe corrente diretamente atravs do cabo de rede. NAS (Network Attached Storage) - Uma unidade NAS essencialmente um servidor conectado a rede, com a funcionalidade nica de promover servios de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede. Estas unidades no so desenvolvidas para tarefas computacionais em geral, apesar de tecnicamente ser possivel executar outros softwares nelas. Geralmente, as unidades no possuem teclado ou monitor, e so configuradas pela rede, normalmente atravs de um browser. Sistemas NAS podem conter mais de um HD, podendo tambm contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo liberando recursos de outros servidores desta rede. Os protocolos utilizados pelo NAS so o NFS, popular em sistemas UNIX, ou CIFS/SMB (Common Internet File System/Server Message Block) em ambientes Windows, assim como o tradicional FTP. O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que s realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. A principal distino entre os dois sistemas de armazenamento que o NAS fornece protocolos de arquivo, e o SAN protocolos de camada. Raramente v-se o sistema SAN sendo utilizado fora de grandes redes de computadores. Equipamentos NAS esto sendo usados pelo mundo corporativo
www.profanadeinformatica.blogspot.com profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 8

Prof(a) Ana Lucia de Informtica

h algum tempo, porm com a reduo dos custos destes dispositivos e com a popularizao de redes domsticas, diversos produtos NAS surgiram para o mercado pessoal. Estes dispositivos NAS de uso domstico so baseados em processadores baratos rodando uma verso embarcada de Linux. Alm do baixo custo, estes aparelhos tm baixo consumo de energia e tm uma instalao relativamente simples. Existem alternativas open source para implementaes caseiras de NAS, como o FreeNAS, o Openfiler e o NASLite. Balanced Twisted Pair - os cabos de par tranado so tambm chamados de "balanced twisted pair", ou "cabo de par tranado balanceado". DAS (Direct Attached Storage) - conectado diretamente a um ou mais computadores sem uso de rede entre eles.
80. Como conhecido o programa adicional para browsers que habilita funes extras como exibio de vdeos, animaes, leitura de arquivos PDF (Acrobat Reader), entre outros? a) plug-in CORRETO b) frame. c) sniffer. d) phishing. e) pop-up. Sniffer - Ferramenta usada para interceptar frames (pacotes) de rede, mostrar seu contedo ao usurio e, eventualmente, registrar os frames num arquivo log (acesso); ferramenta usada tanto pelo administrador da rede como tambm pelo espio. Phishing - uma forma de fraude eletrnica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de vrias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantnea, SMS, dentre outros, e, geralmente, comea com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confivel, como um banco, uma empresa de carto de crdito ou um site de comrcio eletrnico.

Pop-up - Um pop-up uma pequena janela do navegador da Web que aparece sobre o site em exibio.Geralmente, as janelas pop-up so abertas assim que voc entra em um site e quase sempre so criadas por anunciantes.

www.profanadeinformatica.blogspot.com

profanadeinformatica@yahoo.com.br

Pgina 9

You might also like