You are on page 1of 11

Aprender escrever um bocadinho do chins

Cada caracter ocupa um espao quadrado imaginrio. Na Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo assim, fazemos as marcaes no papel de arroz como se fosse a Rosa-dos-Ventos, para ajudar definir o equilbrio Rosa-dosde cada caracter. preciso seguir a ordem dos traos e o sentido de cada um deles, para executar a escrita. Antes de comear a copiar um caracter, observa bem o modelo, para programar a sequncia dos gestos, conforme a numerao dos traos, e o seu sentido, conforme as setas. Eis 15 caracteres para aprender: o nome da China zh nggu, o nome do Portugal nggu, ptoy, ptoy, e os nmeros 1 10: y, r, s n, s, w , lu, q, b , j u, sh.

 China

zh nggu

Os dois caracteres significam literalmente Meio/Imprio O Imprio do meio. O meio um espao rectangular atravessado ao centro por um trao vertical. O caracter tem um por fora, para mostrar que um imprio ou um pas um territrio com fronteiras, e tem por dentro jade, que simboliza a virtude da governao, sendo esta pedra considerada a cristalizao da essncia da Natureza.

Caligrafia de CHINA

Portugal

ptoy

Os primeiros dois caracteres, pto, significa uva. O terceiro, y, quer dizer dente. Mas Ptoy no quer dizer dente de uvas, pois aqui tratatrata-se de uma traduo fontica do nome do Portugal talvez fizesse um pouco mais sentido comparar os sons de Putaoya com PortoGaia, no achas?

Caligrafia para PORTUGAL

Um e dois


um

Um trao horizontal. O caracter para UM toma a forma da base da nossa existncia o cho, o ser primordial.

dois

Acrescentando uma linha paralela a UM, o DOIS simboliza a coexistncia das coisas em oposio, mas tambm em harmonia, como o cu e a terra, ou como todas as coisas que convivem sob o Princpio de Yin e Yang. Para um efeito esttico e da estabilidade visual, o trao de baixo mais comprido que o de cima.

Trs e quatro


trs quatro

s n

Filosoficamente, o segundo trao deste caracter significa o Homen, aquilo que vive entre o Cu e a Terra.

A ideia do QUATRO aqui bem visvel: um quadrado. Dentro dele, os traos 3 e 4 constituem uma contra-fora contratendncia de imploso como numa casa, as quatro paredes no caiem por dentro porque h um equilbrio que suporta o peso do material.

Cinco e seis


cinco

Os cinco elementos metal, madeira, gua, fogo e terra - so as matrias naturais que se manifestam sob o princpio do Yang (simbolizado pelo trao 1) e Yin (simbolizado pelo tro 4).

seis

lu

Os traos 1 e 2 juntos significam a altura, os dois pezinhos significam a base. O caracter SEIS acrescenta a norte, sul, oeste, leste, mais duas direces: cima e baixo.

Sete e oito


sete

SETE o nmero organizador da vida YIN, ou seja, se o trao horizontal simboliza a Terra, ento o segundo trao que vai da cima para o baixo a comunicao entre os dois mundos. Ora, tanto para os chineses e para os portugueses, os Stimos so dias em que os vivos prestam homenagem aos mortos.

oito

Os gestos para escrever este caracter simbolizam a diviso as oito direces. E o nmero organizador da vida Yang.

Nove e dez


nove

ju

Na China antiga, o nove era o nmero mximo, o nmero celeste. O Templo do Cu em Pequim foi construdo com nove grupos de escadas de nove nveis, e o altar redondo no meio foi montado com peas de mrmore branco, em 9 ciclos, cada ciclo tendo um nmero mltiplo de 9: 18, 27, etc., at 81. So assim 406 peas em totalidade, com uma pequena pea redonda ao centro.

dez

sh

Se o nove o nmero mximo, ento acrescentar 1 a 9 significa voltar ao princpio, UM, marcando neste um trao vertical. Assim o vinte e o trinta .

You might also like