You are on page 1of 7

Manejo da Irrigao Via Solo Luiz Sergio Vanzela Meire Cristina Nogueira de Andrade 1.

Reteno de gua no Solo O solo se constitui em um sistema trifsico, que formado por uma parte slida (minerais, matria orgnica, etc), uma parte lquida (soluo do solo) e uma parte gasosa (ar do solo). A parte lquida e gasosa ocupam os espaos livres do solo que so os poros, que variam em tamanho dividindo-se em macroporos e microporos. Os macroporos tem um dimetro maior (superior a 0,1 mm) e por isso perdem gua mais facilmente pela ao da gravidade. J os microporos esto dispostos em forma de capilares contnuos de pequeno comprimento que se dirigem em muitas direes diferentes, e por terem um dimetro bem menor (menor que 0,05 mm) em relao aos macroporos, tem maior capacidade de resistir a perda de gua (figura 1a).

Figura 1. Esquema didtico da capacidade de gua disponvel (CAD). Segundo SAAD (1992), a faixa de dimetro de poros que responsvel pela reteno e disponibilizao de gua para as plantas de 0,05 a 0,0002 mm, sendo que dos poros menores que 0,0002 mm as plantas no conseguem retirar gua. Esses espaos livres conferidos pelos poros do solo, permitem que a gua (da chuva ou irrigao) seja armazenada em uma certa proporo que varia de acordo com a proporo entre macroporos e microporos, isto , quanto maior for a quantidade de microporos maior vai ser a capacidade deste solo em armazenar gua sem que haja perdas por gravidade e vice-versa. Desta capacidade total de armazenamento de gua no solo, deste total a parte que as plantas conseguem absorver conhecida como CAD (capacidade de gua disponvel), e uma importante informao quando se fala em manejar a irrigao via solo. A CAD de um solo definida por dois limites de umidade. O limite superior, que chamado de capacidade de campo (CC), o mximo que um solo armazena de gua sem que haja perdas por percolao. Isto ocorre por que neste momento a fora da gravidade exercida para baixo atravs do peso, entra em equilbrio com as foras de capilaridade dos poros, cessando assim a percolao de gua. No limite inferior da CAD, que chamado de ponto de murcha permanente (PMP), o armazenamento to pequeno que a planta mesmo gastando muita energia, no consegue retirar a gua dos poros, por que neste momento a tenso de gua no solo muito alta (15atm). Quando o solo est com todos os seus poros preenchidos com gua, diz-se que ele est saturado ou na umidade de saturao (figura 1b). A CAD pode variar muito de solo para solo e at mesmo dentro do mesmo tipo de solo (variabilidade espacial), porque existem vrias propriedades fsicas que esto diretamente ligados com a proporo e

distribuio de macroporos e microporos. Essas propriedades fsicas so: textura do solo, tipo de argila, densidade global, estrutura do solo e teor de matria orgnica. Solos com textura argilosa apresentam uma maior estruturao favorecendo a formao de uma maior quantidade de microporos em relao a macroporos, e por isso sua CAD vai ser maior que a de solos arenosos. Porm se a densidade global deste mesmo solo for muito alta, mesmo sendo mais argiloso, pode apresentar uma CAD menor, o que mostra que todas as propriedades esto relacionadas. Argilas do tipo 2:1 como as montmorilonitas e vermiculitas (600 a 800m2/g) tem maior superfcie externa que as caulinita e ilitas (50 a 100m2/g), o que favorece uma maior rea de contato com a gua, e por isso conseguem reter mais gua por tenso superficial. E estrutura do solo tambm influencia a proporo de macro e microporos. Solos com estrutura granular como o caso de muitos latossolos, possuem maior quantidade de macroporos, o que facilita a infiltrao de gua. Solos com estrutura em blocos ou colunar, como o caso de argissolos, favorecem a formao de microporosidade, aumentando-se a capacidade de reteno de gua. A matria orgnica alm de apresentar uma rea externa alta (560 a 800m2/g), favorece a formao de estrutura granular no solo, aumentando a macroporosidade. A absoro de gua pelas razes da planta ocorre facilmente quando o solo est com a umidade na capacidade de campo. A medida que o solo vai secando, a umidade vai diminuir at um certo ponto, em que a planta vai comear a ter que gastar energia para conseguir retirar esta gua. Este ponto est entre a CC e o PMP. Entre a CC e este ponto d-se o nome de gua disponvel (AD) e deste ponto at o PMP d-se o nome de reserva (figura 1b). No manejo da irrigao interessante que a planta no gaste energia para realizar a absoro, evitando assim possveis quedas na produtividade. Sendo assim, deve-se procurar manter a umidade do solo sempre acima do ponto onde no h gasto de energia, isto , na gua disponvel. 2. Tensimetro O tensimetro uma aparelho que como o prprio nome j diz, mede a tenso de gua ou potencial matricial do solo, que pode ser convertido para umidade do solo. Sendo assim, podemos com o auxlio deste aparelho determinar a umidade atual e conseqentemente o armazenamento de gua no solo. Existem vrios tipos de tensimetros (tensmetro digital, tensmetro de ponteiro, de mercrio, etc). Para construir um tensimetro de mercrio so necessrios: uma mangueira espaguete (aproximadamente um dimetro interno de 1,25 mm e externo de 3,0 mm), um tubo de PVC (dimetro interno de 30 mm), uma estaca de madeira, uma cpsula porosa de cermica, uma cubeta com mercrio e uma rolha (figura 2). Para montar basta fixar o espaguete na lateral de uma das extremidades do tubo e a cpsula porosa na abertura da outra extremidade.

Figura 2. Esquema de montagem do tensimetro. O tensimetro deve ser instalado na rea e na profundidade de abrangncia do sistema radicular da cultura (na linha de plantio ou prximo ao tronco da planta). Aps instalar o tensimetro no solo, deve-se preencher todo o tubo de PVC com gua e retirar todo o ar do sistema pela extremidade aberta com o auxlio de uma piceta. O princpio de funcionamento baseia-se na altura da coluna de mercrio medida no espaguete. Se o solo est seco o tubo perde gua para o solo atravs da cpsula porosa, fazendo com que a coluna de mercrio se eleve. Agora se o solo est muito mido, entra gua no tubo pela cpsula, promovendo a reduo da altura da coluna de mercrio. 3. Aplicao do Manejo Para se ler a umidade no solo atravs do tensimetro, necessrio determinar a curva de reteno ou curva caracterstica de gua no solo. A curva caracterstica e a CAD do solo podem ser determinados com o auxlio de programas computacionais (como o SWRC), atravs de dados obtidos da relao entre a umidade retida pelo solo em uma certa presso exercida pela membrana de Richards. Com a curva caracterstica pronta, basta determinar o potencial matricial e depois com o auxlio do grfico ou do modelo matemtico escolhido, acha-se a umidade atual do solo e conseqentemente o armazenamento. Conhecendo-se a CAD e o armazenamento atual de gua no solo, determina-se a necessidade ou no de irrigao. Exemplo Prtico - Soja: No ciclo da cultura da soja, as fases mais crticas so na germinao-emergncia e floraoenchimento dos gros. Na germinao, tanto o dficit como o excesso de gua (a umidade do solo deve estar entre 50% e 85% da gua disponvel) so prejudiciais uma boa uniformidade na emergncia de plantas. A soja atinge o mximo de exigncia hdrica na florao e enchimento dos gros (7 a 8 mm/dia). O estresse hdrico neste perodo pode ocasionar problemas fisiolgicos graves que ocasionam queda prematura de folhas e consequente reduo de produtividade.

A necessidade de gua durante todo o ciclo para um rendimento mximo varia de 450 a 800 mm, dependendo do clima, manejo da cultura e da variedade empregada. De acordo com a FAO (1994), os coeficientes de cultura (kc) para o clculo da evapotranspirao na soja so: fase inicial (0,3), desenvolvimento da cultura (0,7), perodo intermedirio (1,0), final do ciclo (0,7) e colheita (0,4). No manejo da irrigao via solo importante conhecer a profundidade do sistema radicular para definir a camada de solo a ser considerada. No caso da soja, as razes funcionais chegam a profundidades que variam de 10 a 15 cm. - Solo: A. Determinao da CAD O solo da propriedade apresentou a seguinte anlise fsica pela membrana de Richards, na profundidade de 0 a 20 cm:

Com os resultados obtidos, podemos verificar que na capacidade de campo (presso de 0,1 atm ou 100 cca) a umidade volumtrica de 16,37% ou 0,1637 cm3 de gua/cm3 de solo, e que a umidade no ponto de murcha permanente (presso de 15 atm ou 15000 cca) de 7,53 ou 0,0753 cm3 de gua/cm3 de solo. Para determinar a CAD necessrio conhecer a profundidade da camada em que se deseja fazer o manejo (profundidade do sistema radicular), a umidade na CC e a umidade no PMP. Sendo assim a CAD pode ser calculada por: CAD = (CC - PMP).Z CAD = (0,1637- 0,0753).150 CAD = 13,3 mm CAD - Capacidade de gua disponvel (mm); CC - Umidade volumtrica na capacidade de campo (cm3.cm-3); PMP - Umidade volumtrica no ponto de murcha permanente (cm3.cm-3); Z - Profundidade efetiva do sistema radicular (mm) (soja = 150 mm); B. Determinao da Curva Caracterstica de gua no Solo Aps jogar os dados de reteno de gua no programa computacional SWRC (Figura 3a) e escolher o modelo matemtico para realizar os clculos de umidade, o programa elabora a curva caracterstica (figura 3b).

Figura 3. Programa RSWC que determina a curva caracterstica do solo. Neste caso o modelo matemtico escolhido foi o de van Genuchten (1980), que expresso por:

0a = umidade atual (cm3.cm-3); 0r = umidade residual (cm3.cm-3); 0s = umidade de saturao (cm3.cm-3); Ym = potencial matricial (cca); alfa , m e n = coeficientes gerados pelo modelo. Depois de processado os dados, o programa determina tambm os coeficientes alfa , m e n, e as umidades de saturao e residual. Para este solo os dados calculados foram: alfa = 0,0489 m = 0,4372 n = 1,1978 0S = 0,309 cm3.cm-3 0R = 0,075 cm3.cm-3 Pelo modelo de van Genuchten, calcula-se as umidades na capacidade de campo e ponto de murcha permanente: YmCC(mdulo) = 100 cca - 0CC = 0,1709 cm3.cm-3 - AD = 13,75 mm YmPMP(mdulo) = 15000 cca - 0PMP = 0,0824 cm3.cm-3 - gua no disponvel

Tendo-se a CAD, determina-se o turno de regra para a soja nesta propriedade. Sendo a evapotranspirao em mdia de 7 mm/dia e a CAD de 13,75 mm, o turno de regra deve ser no mximo de 1,9 dias ou 36 ou 47 horas (clculos abaixo). TR = 13,75/7 = 1,9 dias ou 47 horas C. Determinao do Armazenamento de gua no Solo Com todos os valores da expresso de Genuchten conhecidos, e atravs do potencial matricial atual, podese chegar ao armazenamento de gua no solo. Para determinar o potencial matricial do solo, necessrio medir a altura da coluna de mercrio (H da figura 2), e depois calcular pela seguinte expresso: Ym = 12,6.H - h1 - h2 Ym - Mdulo do potencial matricial do solo (cca); H - Altura da coluna de mercrio (cm); h1 - Distncia do nvel de mercrio da cubeta at a superfcie do solo (cm); h2 - Distancia da superfcie do solo at o centro da cpsula porosa (cm). Neste solo o tensimetro foi instalado de uma forma que a distncia do nvel de mercrio da cubeta at a superfcie do solo foi de 15 cm (h1) e a distancia da superfcie do solo at o centro da cpsula porosa foi de 15 cm (h2) devido a profundidade do sistema radicular da soja. A altura da coluna de mercrio medida em um certo momento foi de 18,5 cm, logo o potencial matricial foi de: Yma= 12,6.18,5 - 15 - 15 Yma= 203,1 cca Com o potencial matricial determinado calculou-se a umidade volumtrica pela expresso de van Genuchten: 0a = 0,1434 cm3.cm-3 Este resultado nos mostra que a umidade atual est abaixo da capacidade de campo (0,1709 cm3.cm-3). Para passar este valor para armazenamento atual, utiliza-se a seguinte expresso: AD = (0a - 0PMP).Z AD = (0,1434- 0,0824).150 = 9,15 mm AD - gua disponvel ou armazenamento de gua no solo (mm) 0a - Umidade volumtrica atual (cm3.cm-3); 0PMP - Umidade volumtrica no ponto de murcha permanente (cm3.cm-3); Z - Profundidade efetiva do sistema radicular (mm) (soja = 150 mm); O resultado nos indica que o armazenamento atual de gua no solo de 9,15 mm. A necessidade de irrigao a quantidade necessria para elevar o armazenamento at a capacidade campo, e calculado da seguinte forma: NI = (0CC - 0a).Z NI = (0,1709 0,1434).150

NI = 4,13 mm NI: Para corrigir a umidade deste solo para a CC, deve-se aplicar 4,13 mm de gua na irrigao.

4. Referncias Bibliogrficas HERNANDEZ, F. B. T. Manejo da irrigao. Disponvel em: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.html. Acesso: 2002. SAAD, A. M. Uso do tensimetro de faixas em piv central. Disponvel em: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.html. Acesso: 2002. EMBRAPA SOJA. Recomendaes tcnicas para a cultura da soja na regio central do Brasil. Londrina: EMBRAPA SOJA. 1999. 226p. SILVA, C. R.; SOUZA, Z. M. Manejo das culturas para o aumento da eficincia do uso da gua. Ilha Solteira, 1998. Trabalho de Graduao (Graduao em Agronomia) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista. BERNARDO, S. Manual de Irrigao. 5.ed. Viosa: Imprensa Universitria, 596p. 1989.

You might also like