You are on page 1of 1

A ROTINA ESCOLAR NA EDUCAO INFANTIL E ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAES E RECOMENDAES1

1. BREVE DESCRIO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL MATERNAL (1 A 3 ANOS)

O aluno nesse perodo capaz de: 1. diferenciar progressivamente o eu e o mundo e formar as primeiras imagens mentais dos objetos ausentes do meio imediato; 2. aprender a adequar seus gestos e movimentos s intenes e as demandas da realidade; 3. manipular objetos variados com diferentes fins; 4. comear a reconhecer a imagem de seu corpo, pelas interaes sociais e brincadeiras diante do espelho; 5. ampliar gradativamente seu conhecimento topolgico, a partir das experincias proporcionadas pelas interaes com o meio e pelo intercmbio com as outras pessoas; 6. construir conhecimentos prticos, relacionados sua capacidade de perceber a existncia de objetos, seres, formas, cores, sons, de movimentar-se nos espaos e de manipular os objetos; 7. ampliar seu repertrio de gestos instrumentais; 8. executar aes simples relacionadas sade e a higiene de seu prprio corpo; 9. desenvolver a funo simblica, mecanismo comum aos diferentes sistemas de representao (jogo, imitao, imagens interiores, simbolizao); 10. imaginar aes e fatos sem pratic-los efetivamente ; 11. construir uma lgica prpria de interpretao do mundo, elegendo apenas alguns aspectos de cada situao.

A criana, ainda bem pequena, demonstra forte motivao pela interao com outras crianas. At o final do segundo ano de vida, utiliza-se mais da boca e das mos nesse trabalho de explorao, aprendizagens e descoberta do mundo. Amplia suas possibilidades de explorao e interao, na medida em que comea a movimentar-se com mais facilidade e desenvolve a linguagem oral. O domnio da fala diversifica as modalidades de interao da criana, favorecendo o intercmbio de idias, vivncias pessoais e expresso de seus desejos. Ao aprender a lngua materna, a criana enriquece suas possibilidades de comunicao e expresso e vai construindo um sentido de pertinncia social. no segundo ano de vida que se inicia um processo de evoluo psicolgica muito significativo e que integra aspectos biolgicos, afetivos, emocionais e sociais. nesse perodo em que ocorre a organizao motora caracterizada pelo andar, o falar e o controle muscular dos esfncteres. Altera-se, assim, o modelo de relao da criana com o meio. A criana vive um perodo de egocentrismo, autocentrada em seu entendimento da realidade, porm, j consegue desenvolver recursos pessoais para resolver uma srie de situaes. A criana passa por fases de imitao que o resultado da capacidade de observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e se diferenciar, ao mesmo tempo em que procura se identificar com os adultos. Busca, tambm, afirmar seus desejos e pontos de vista, manifestos atravs de comportamentos de oposio. De acordo com a idade, os temas de oposio vo se alterando: a disputa de um brinquedo, briga por causa de um lugar ou conflito em funo de idias divergentes. Mesmo sendo de difcil administrao por parte do adulto, preciso ter em mente que esses momentos so importantes na diferenciao e afirmao do eu. As brincadeiras surgem nesse perodo e so fundamentais no desenvolvimento da identidade, da autonomia e da capacidade de criao. Atravs da brincadeira, as crianas vivenciam concretamente a elaborao e a negociao

Documento elaborado pela equipe pedaggica do Colgio Efignia Vidigal da qual a professora Solange R. Bonomo Assumpo fez parte de 1995 a 2001.

ted by trial version, http://www.pdf-convert.com

You might also like