You are on page 1of 10

Aletas (Superfcies Estendidas)

A melhoria da Taxa de transferncia de Calor O aumento da taxa de transferncia de calor, ou melhora do contato trmico entre a superfcie de um slido e o fluido que escoa sobre a superfcie, um dos objetivos mais comuns no projeto de equipamentos trmicos. Ns veremos como melhorar o contato trmico com o fluido a partir da mudana na geometria da superfcie do slido. A tcnica consiste em alterar o formato da superfcie do slido com a instalao de protuberncias que tambm esto em contato com o escoamento de fluido. A superfcie externa destas protuberncias constituem as superfcies estendidas e as protuberncias so chamadas de aletas.

O aumento da taxa de transferncia de calor provocado pela utilizao de aletas est ilustrado na Figura 1.

(a)

(b)

(c)

Figura 1: Aumento do fluxo de calor nas reas cobertas pelas aletas. (a) superfcie original e fluxo de calor (q0) constante; (b) aletas instaladas na superfcie; (c) fluxo de calor modificado devido a presena das aletas.

Na ausncia de aletas, a taxa de transferncia de calor entre a superfcie do slido e o escoamento externo :

q = hA0 (Tb T )
Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

(1) 1

onde AS a rea da superfcie exposta e h o coeficiente de troca de calor por conveco. Vamos admitir que h e (Tb T) so uniformes ao longo da superfcie. Assim, o fluxo de calor q0/A0 est distribudo uniformemente na superfcie (figura 1a). A figura 1c mostra o que acontece com a distribuio do fluxo de calor quando se instalam aletas na superfcie. Por facilidade, vamos admitir que o coeficiente de transferncia de calor nas aletas o mesmo que aquele referente a superfcie original. Nas aplicaes reais, o coeficiente de transferncia de calor por conveco nas aletas tende a ser maior do que o relativo a superfcie original. A utilizao de altas leva ao crescimento da rea total de contato entre o slido e o fluido porque a soma da rea de todas as aletas com a rea que sobrou da superfcie original maior do que a rea original A0. Ns detectamos um aumento da taxa de transferncia de calor, isto , q > q0 quando as aletas so fabricadas com materiais que apresentam condutibilidades trmicas suficientemente altas. Nestes casos, as temperaturas superficiais das aletas so comparveis a temperatura de suas bases (Tb) e o fluxo de calor que transferido para o fluido, pela superfcie lateral das aletas, comparvel com aquele que atravessa a configurao original (q0/A0). Como a taxa de transferncia de calor total para o fluido proporcional a superfcie molhada (superfcie exposta ao fluido) torna-se claro que a presena das aletas aumenta a distribuio do fluxo de calor nas regies relativas as bases das aletas.

A nova distribuio do fluxo de calor, q/A0, pode ser construda a partir da distribuio referente a condio original, q0/A0, levando-se em conta os picos provocados pela presena das aletas. Note que cada pico est localizado na regio ocupada pela base da aleta instalada. O comportamento da adio das aletas sobre a taxa de transferncia de calor entre a superfcie slida e o fluido pode ser avaliado pela efetividade total da superfcie que definida por:

0 =

q q = q 0 hA0 (Tb T )

(2) 2

Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

A utilizao de superfcie aletadas indicada nos casos onde 0 >> 1 pois a construo das superfcies aletadas relativamente trabalhosa. O problema bsico no projeto trmico das superfcies aletadas a determinao da taxa de transferncia de calor q, ou da efetividade global 0 , em funo do arranjo utilizado para a superfcie de transferncia de calor, da diferena entre as temperaturas superficial e do fluido, do coeficiente de transferncia de calor por conveco e da condutibilidade trmica do material das aletas.

Modelagem Matemtica

Para iniciarmos a modelagem deste problema interessante notar que a rea da superfcie original igual a soma da rea das bases das aletas com rea no aletada restante.
A0 = A0, f + A0,u

(3)

A transferncia de calor total na superfcie pode ser calculada a partir da soma da transferncia de calor na poro aletada com a poro no aletada restante. Assim, tem-se:
" q = q b A0, f + hA0,u (Tb T )

(4)

" O termo q b representa o fluxo de calor mdio na base de uma aleta. Note que

necessrio determinar este fluxo para calcularmos a transferncia de calor total numa superfcie aletada. A metodologia para calcular o fluxo de calor na base das aletas ser apresentada a seguir.

Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

Aleta com rea da Seo Transversal Constante

A aleta mais simples de analisar aquela em que a rea da seo transversal AC independente da posio longitudinal x. A figura 2 mostra duas aletas, uma de seo quadrada e outra circular. A hiptese bsica para este tipo de anlise que a temperatura na aleta funo nica de x. assim, admitimos que o calor conduzido longitudinalmente na aleta apesar de reconhecermos que o calor transferido ao fluido pela superfcie lateral exposta a aleta. O benefcio imediato desta aproximao que o fluxo de calor na base da aleta, nossa principal incgnita, torna-se independente de y.

" qb = k

dT dx

(5)
x =0

Para resolver a equao (5) necessrio conhecer a distribuio de T(x) na aleta. Para isto, ns no podemos utilizar a equao geral da conduo de calor unidimensional em coordenadas cartesianas, porque as superfcies da barra slida esto isoladas e as superfcies laterais da aleta transferem calor para o fluido. Universidade Paulista UNIP 4
Transmisso de Calor Prof. Damiani

Supondo que o regime seja permanente, a aplicao da 1 Lei da Termodinmica para um sistema composto pela fatia da aleta com espessura x resulta em,
q " AC q x + x AC ( px ) h(T T ) = 0 x

(6)

onde p o permetro da aleta. O ltimo termo desta equao representa a taxa de transferncia de calor por conveco da fatia com espessura x para o fluido. Admitindo que a condutibilidade trmica da aleta seja constante, a aplicao da lei de Fourier nos termos referentes a conduo longitudinal na aleta, os dois primeiros termos da equao (6), fornece
dq " d 2T dT d x x = Ac k x = kAC x dx dx dx dx 2

AC (q " q " + x ) = AC x x

(7)

Combinando as equaes (6) e (7) e dividindo a equao resultante por x, ns obtemos a equao para a aleta de seo transversal constante:

kAC

d 2T hp (T T ) = 0 dx 2

(8)

Esta equao mostra que a taxa lquida de transferncia de calor por conduo na fatia da aleta igual a taxa de transferncia de calor por conveco para o fluido da superfcie lateral da fatia considerada.

Para simplificar a forma dessa equao, transformamos a varivel dependente definindo o excesso de temperatura como:

( x) T ( x) T
onde, uma vez que T uma constante, d / dx = dT / dx
Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

(9)

Substituindo a equao (9) na equao (8) tem-se que:


d 2 m 2 = 0 dx 2

(10)

Onde

m2

hp kAC

(11)

A equao (10) uma equao diferencial linear e homognea de segunda ordem com coeficientes constantes. Sua soluo geral da forma:

( x) = C1 e mx + C 2 e mx

(12)

Para avaliar as constantes C1 e C2 da equao (12), necessrio especificar condies de contorno apropriadas, o que ser visto adiante. Uma dessas condies pode ser especificada em termos da temperatura da base da aleta (x = 0), ou seja, a temperatura na base da aleta igual a temperatura da superfcie onde esto montadas as aletas. Sendo assim,

x = 0 (0) = Tb T b

(13)

A segunda condio especificada na extremidade da aleta (x = L) pode corresponder a uma das quatro situaes fsicas diferentes. A primeira condio, Caso A, considera a transferncia de calor por conveco a partir da extremidade da aleta. Aplicando o balano de energia a uma superfcie de controle ao redor da extremidade, obtemos:

hAC [T ( L) T ] = kAC

dT dx

(14)
x=L

Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

Ou
d dx

h ( L) = kAC

(15)
x=L

Ou seja, a taxa na qual a energia transferida para o fluido por conveco a partir da extremidade deve ser igual taxa na qual a energia alcana a extremidade por conduo atravs da aleta.

Substituindo a equao (12) nas equaes (14) e (15) e resolvendo para C1 e C2 temse a distribuio de temperatura na aleta, dada por:

cosh [m( L x)] + (h / mk ) senh[m( L x)] = b cosh mL + (h / mk ) senh(mL)

(16)

Estamos particularmente interessados no calor total transferido a partir de toda a aleta. Aplicando a lei de Fourier na base da aleta, tem-se:
d dx

q a = q b = kAC

dT dx

= kAC
x =0

(17)
x =0

Logo, conhecendo a distribuio de temperatura, (x), qa pode ser avaliada pela expresso,
senh(mL) + (h / mk ) cosh(mL) cosh(mL) + (h / mk ) senh(mL)

q a = b hpkAC

(18)

A segunda condio para a extremidade da aleta, Caso B corresponde considerao de que a perda de calor por conveco a partir da extremidade da aleta desprezvel. Nesse caso, a extremidade pode ser considerada adiabtica e

Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

d dx

=0
x= L

(19)

Substituindo na equao (12) e dividindo por m, obtemos

C1 e mL C 2 e mL = 0

(20)

Utilizando as condies de contorno e resolvendo para C1 e C2, tem-se a distribuio de temperatura na aleta,

cosh [m( L x)] = b cosh mL

(21)

Utilizando essa distribuio de temperatura com a equao (17), a taxa de transferncia de calor da aleta ento
q a = b hpkAC tanh(mL)

(22)

Da mesma forma, podemos obter a distribuio de temperatura da aleta e a taxa de transferncia de calor para o Caso C, onde a temperatura dada na extremidade da aleta. Ou seja, a segunda condio de contorno (L)=L, e as expresses resultantes so da forma,

( L / b ) senh(mx) + senh[m( L x)] = b senh(mL)


cosh(mL) ( L / b ) senh(mL)

(23)

q a = b hpkAC

(24)

Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

Uma aleta infinitamente longa, Caso D, uma extenso interessante desses resultados. Em particular, conforme L e L 0 facilmente verificado que

= e mx b
Os resultados so resumidos na tabela abaixo

(25)

Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

Caso A

Condio da Extremidade (x = L) Transferncia de Calor por conveco: d h ( L ) = k dx x = L Adiabtica: d =0 dx x = L Temperatura conhecida: ( L) = L Aleta Infinita (L ) ( L) = 0

Distribuio de Temperatura /b
cosh m( L x) + (h / mk ) senh m( L x) cosh mL + (h / mk ) senh mL cosh m( L x) cosh mL ( L / b ) senh mx + senh m( L x) senh mL

Taxa de Transferncia de Calor da Aleta qa


M senh mL + (h / mk ) cosh mL cosh mL + (h / mk ) senh mL

M tanh mL
(cosh mL L / b ) senh mL

C D

e mx

Onde:

= T T b = (0) = Tb T
m2 = hP kAC

M = b hPkAC

Fonte: Incropera e DeWitt, Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa, 5 Edio, 2003

Universidade Paulista UNIP Transmisso de Calor Prof. Damiani

10

You might also like