You are on page 1of 4

Memria descritiva

comportamento trmico

7) COMPORTAMENTO TRMICO Todos os edifcios devem ser dimensionados de forma a garantir no seu interior condies ambientais satisfatrias do ponto de vista do conforto trmico. O isolamento trmico um dos factores mais importantes para alcanar esse conforto trmico, tendo em vista a melhoria da eficincia energtica do edifcio.

Para analisar o comportamento trmico de um edifcio, dever ser avaliado o coeficiente de transmisso trmica da soluo, valor este que determina a permeabilidade de um elemento passagem de calor. O coeficiente de transmisso trmica no mais do que a medida da quantidade de calor por unidade de tempo, que atravessa uma superfcie de rea da envolvente, por unidade de diferena de temperatura entre os ambientes que esta separa. Este coeficiente inversamente proporcional soma das resistncias trmicas das diversas camadas de elementos que constituem a soluo, ou seja, quanto maior for a resistncia trmica de uma soluo, menor ser a permeabilidade dessa envolvente passagem de calor (U).

Nas solues construtivas adoptadas para construo dos apartamentos, foram tidos em conta todos estes factores, de modo a garantir um adequado conforto trmico no interior da estrutura que se pretende executar.

Brasil Maro 2010

Memria descritiva
EXT. INT.
1 2 3 4 5 4 3 6

comportamento trmico
D e

SOLUO A

1 - Argamassa acrlica assente em rede de fibra de vidro com 3,5 cm; 2 - Placa de madeira cimento com 1,2 cm; 3 - Caixa de ar com 2,5 cm; 4 - Isolamento trmico - l de rocha com 2,5 cm; 5 - Chapa de ao ondulada com 5 cm; 6 - Placa de gesso cartonado com 1,5 cm.

m o d o

De modo a melhor avaliar a eficincia da soluo preconizada, consideremos outras trs solues, normalmente correntes em edifcios de habitao.

EXT.

INT.

SOLUO B
7 8 9

7 - Revestimento exterior aderente - reboco com 2 cm; 8 - Pano de alvenaria - tijolo com 20 cm; 9 - Revestimento interior aderente - reboco com 2 cm;

Brasil Maro 2010

Memria descritiva
EXT. INT.

comportamento trmico

SOLUO C

7 10 11 9

7 - Revestimento exterior aderente - reboco com 2 cm; 10 - Isolamento trmico - EPS com 4 cm; 11 - Parede de beto com 20 cm; 9 - Revestimento interior aderente - reboco com 2 cm;

SOLUO D
EXT. INT.

7 - Revestimento exterior aderente - reboco com 2 cm;


7 12 13 10 12 9

12 - Pano de alvenaria - tijolo com 11 cm; 13 - Caixa de ar com 2 cm; 10 - Isolamento trmico - EPS com 4 cm; 12 - Pano de alvenaria - tijolo com 11 cm; 9 - Revestimento interior aderente - reboco com 2 cm;

Para as diferentes solues apresentadas, obtiveram-se os seguintes valores de espessuras das envolventes, resistncias trmicas e respectivos coeficientes de transmisso trmica:

Brasil Maro 2010

Memria descritiva
Tipo de Soluo Espessura Total (m) (m2.C/W)

comportamento trmico
Resistncia Trmica coeficiente de Transmisso Trmica (W/m2.C) 0,52 1,39 0,78 0,52

Soluo A Soluo B Soluo C Soluo D

0,21 0,24 0,28 0,32

1,92 0,72 1,29 1,92

Analisando a soluo preconizada (Soluo A) comparativamente com as solues B e C, verifica-se que a mesma apresenta uma resistncia trmica bastante superior face a estas solues mais correntes. Com uma espessura total inferior, a envolvente da soluo A garante uma menor permeabilidade passagem de calor por unidade de tempo, face s restantes solues.

Para alcanar os valores obtidos pela soluo A, ser necessrio considerar uma soluo do tipo D, tambm ela corrente, mas com um significativo aumento da espessura da envolvente, resultando numa perda de rea til na habitao.

Os vos envidraados exteriores so constitudos por caixilharia metlica (alumnio) com corte trmico e uma permeabilidade ao ar de classe 4, vidro duplo colorido na massa + incolor (6+16+4), de baixa emissividade, soluo caracterizada por uma eficincia trmica de 2,7 W/m2.C, valor considerado excelente para envolvente envidraada de edifcios. Brasil Maro 2010

You might also like