You are on page 1of 4

GENKI English + TPR A formula na medida certa para o aprendizado da lngua inglesa Metodologia de ensino: Genki uma palavra

a de origem japonesa que denota um sentido de algo cheio de vida , alegre, empolgante. O material foi adotado pela escola em 2010, devido a utilizar-se das mesmas ferramentas na aproximao do aluno ao conhecimento da lngua alvo, no caso o ingls. A escola utiliza-se do mtodo TPR ( Total Physical Response Total Resposta Fsica, James Asher) que prima por movimentao em sala de aula a fim de envolver o aluno nas atividades propostas de forma completa. Como j diria o antigo ditado chins: Conte-me e eu me esqueo. Mostre-me e eu me lembro. Evolva-me e eu compreendo. Em sala de aula o aluno exposto a uma linguagem imediata na lngua inglesa, possibilitando assim um aprofundamento e um despertar no interesse em compreender a linguagem falada a fim de realizar os comandos propostos. Juntamente com TPR so ministradas aulas usando o GENKI. Os alunos recebero comandos e tambm trabalharo as atividades nesse material. Veja em alguns simples passos como funciona o GENKI: 1 Apresentao do tema a ser trabalhado: Aluno chamado a ateno para o tema da aula e estimulado a participar. 2 Words; Apresentao da nova linguagem: Aluno conduzido pelo professor a associar a nova linguagem atravs da atividade corporal gestos, mmicas, comandos, jogos estimulando assim o interesse do mesmo. 3 Mini Lesson: Nela o aluno poder ver a outros alunos interagindo com o professor como numa aula normal. Essa ferramenta utilizada para reviso do contedo estudado na sala de aula em casa.

4 Song: Desde o momento em que o aluno entra em contato l no primeiro passo ele j comea a cantar aquilo que ele aprendeu. Isso significa que atravs da musica ele vai por em prtica implicitamente e com muita diverso aquilo que ele aprendeu. Nesse momento todos os alunos se envolvem formando assim um grande coral para o aprendizado da lngua inglesa. 5 Classroom Games: Temos um vasto banco de dados para desenvolvermos dinmicas educativas para os alunos. Todas as aulas so acompanhadas de jogos competitivos, formao de equipes, cooperao e interao entre os alunos, alm da criao de um ambiente agradvel e propcio ao aprendizado do aluno. 6 Game: O material acompanha um jogo educativo/avaliativo. Isso porque aluno estimulado a compreender aqui o que ouve e ento o associar uma das figuras apresentadas. Nesse estgio o professor poder avaliar o desempenho do aluno atravs dos acertos no jogo. essa tambm a ferramenta usada para mostrar aos pais qual est sendo o desempenho aluno. No curso o pai receber uma tabela que mostrar a aula que foi ministrada e quando foi ministrada, para que assim o aluno faa aquele jogo mostrando para o pai que entendeu aquele novo conhecimento que foi passado. O pai assina a ficha e devolve ao professor que por sua vez faz a avaliao final do aluno a respeito daquele novo conhecimento da lngua que foi adquirido. 7 Karaoke: Aqui o aluno poder juntamente com os colegas de classe cantar a nova musica que foi aprendida e se divertir. 8 Atividades escritas: Nesse estgio no h muito da escrita no que diz respeito a construo de frases. O que mais se faz a verdadeira aquisio do vocabulrio internamente. No entanto j se faz uso de atividades para estimular a produo de algo escrito em ingls tais como: 8.1 Imagination Worksheets: Essas tarefas requerem do aluno que ele pense no tema dado e ento elabora uma pequena histria usando o conhecimento que j foi aprendido.

8.2 Escrita das novas palavras de TPR: Durante as aulas de TPR o professor no escreve nenhuma das palavras que esto sendo aprendidas no quadro. Apenas as pronuncia, desenha, usa mmica e outras expresses corporais. Apenas no final daquela lio o aluno tem a oportunidade de escreve as novas palavras que foram aprendidas. Isso importante porque o aluno primeiramente tem o contato com a palavra pronunciada e ento v como ela se escreve, evitando assim a pronuncia incorreta. Nota: Para os alunos de 4 6 anos as tarefas escritas so resumidas, uma vez que os mesmos ainda no conseguem desenvolver com fluncia a sua lngua materna. Possumos materiais especficos para, como na escola regular, trabalharmos a escrita e a pronuncia das letras em ingls enquanto fonemas. E muito mais. Os alunos participaro de apresentaes peridicas aos pais juntamente com outros alunos para poderem conhecer mais colegas que esto estudando a lngua inglesa, criando assim laos, vnculos com os demais alunos da nossa escola. Os alunos tambm tero contato com nativo da lngua inglesa. Constantemente recebemos a visita de americanos, ingleses e pessoas de vrios pases em nossas salas de aula. Alm de contar com professores nosso que so nativos, incluindo o proprietrio de nossa instituio de ensino o Sr. David Arthur Bailey Jr.

Dentro de sala de aula os alunos so convidados a montar um verdadeiro cenrio para o aprendizado. No exemplo da figura os alunos trouxeram frutas e foi realizada uma aula no assunto para fixao das frutas que eles gostariam de saber o nome em ingls. Ao final tivemos uma deliciosa salada de frutas. Projetos assim so meios utilizados por nossa escola para estimular o interesse pelas aulas e pelo idioma.

Dentre essas e muitas outras razes que no caberiam aqui nesse folheto a XOK English a melhor escola de ingls do Brasil e aquela em que seus filhos realmente tero um contato direto com o idioma potencializando o aprendizado dos mesmos.

You might also like