You are on page 1of 56

ACADEMIA DE VANGUARDA DE LISBOA

Notas do sr. Otto

(...) A vanguarda nega as origens e nisso fica numa posio de vantagem provisria mas tambm sabe que ela origina algo. Ignora porm os seus nexos acadmicos com o passado, que existem sempre, com gregos e troianos mistura. a prpria Ilada que apresenta o espetculo dilacerante das vanguardas como modelo de uma hybris considervel e de um hlito ousadamente combativo. O modelo terico das vanguardas redescobre o seu tom na clera de Aquiles e na demncia de jax. No se trata, como alguns filsofos podem fazer crer, numa pura mquina de fabricar intolerncia. a dimenso pica e desesperada que as excita, assim como a nobreza dos caracteres. E tambm uma fatalidade extrema. Ao contrrio das seitas fanticas, no h uma esperana ilimitada em nada de especifico, e muito menos num alm. O triunfo a que as vanguardas parecem retrospectivamente ou antecipadamente condenadas (tanto faz!) sempre amargo e os saques da resultantes convidam nostalgia, quer do que atravs dela perece, quer do faminto estado de guerra. 16 O sombrio tambm a complicao da vanguarda e das suas resistncias ao que parece deixar para trs (mas no deixa) a vanguarda a adaptao complexidade progressivamente ruidosa do mundo uma adaptao do corpo-conscincia a uma artephysis naturalmente excessiva, mistura dxica do ser e do que nele se nega e lhe resiste s propenses de sossego e de auto-imolao. A nossa vanguarda

distingue-se das antigas vanguardas como uma espcie de movimento refutativo vivo e algo feliz de quem tem vontade de se superar e de fazer com que o mundo se adapte a este superar-se continuo. A vanguarda o que solicita (ou atrai) o upgrade de todas as outras coisas. A vanguarda a abertura obsolescncia vertiginosa, mas sem clemncia para os espectros do kitsch. 17 Desde h muito tempo que a vanguarda se encontra com a sua sombria entropia. As runas da vanguarda esto a como algo pitoresco e sinistro porque se degradam de uma forma muito poltica e urbana. A degradao rpida a vontade de participar nas correntes vertiginosas da artephysis. Em certos casos as vanguardas j nascem com esse ruidoso suplemento de runa, como se este enriquecesse ou vitaminasse a dinmica estrepitosa dos fluxos vanguardistas. 18 Podemos pensar no moderno como adeso ansiosa ao fluxo do presente, e na vanguarda como o aspecto temvel de uma milcia negra pronta a fazer explodir ou implodir as coisas no sentido demente do xtase revolucionrio no entanto a guerra, se de guerra podemos falar precisamente, no sentido de um xtase que nos desembarace para sempre dos clichs viciantes das antigas vanguardas a haver algo de dispensvel a a comicheira auto-destrutiva no seu estado de mxima seriedade. A vanguarda , em ltima instncia, a persistncia do riso num corpo aberto e em fecunda interaco com o desmedido environment ( que cada vez mais uma mistura das inclemncias ditas biolgicas, ecolgicas ou climatricas, e as trepidao selvagens das ondas e microndas que nos atravessam em imperceptveis dissonncias e em busca de um indestinado apogeu).

Manifesto Prembulo

Isto no uma Vanguarda Acadmica nem um Academismo Vanguardista! Uma Academia de Vanguarda ope-se burocratizao dos funcionamentos artsticos: um lugar de interaco de artes e artistas. Mais convivialidade, mais criatividade, mais vigor, mais sexy-mediatism e menos pr-requisitos. (Lisboa uma cidade que se habituou a assistir incomunicabilidade de sucessivas geraes de artistas depois de emergncias fulgurantes. As nossas Vanguardas morrem para dentro, dissolvendo-se numa impossibilidade de se continuarem a multiplicar comunicacionalmente. H uma especificidade heteronmia e derrotista que corresponde a uma frustrao resultante de um vcuo comunicacional).

As vanguardas modernistas foram momentos de luta para dentro, de forma a fazer implodir a (por vezes deliciosa e outras vezes srdida) moleza burguesa da arte do sculo XIX, e das tradies ocidentais que nela desaguavam h uma espcie de endocanibalismo, que oscila entre um esteticismo elitista renovado e uma pseudo-proletarizao, pelo menos na retrica. Havia um desejo de imolamento sacrificial e de imploso generalizada que funcionava como clima guerreiro trata-se da verso artstica da 1 Guerra Mundial, no qual o futurismo d o tom guerreiro e incendirio, o dadasmo o do pacifismo anrquico e apocalptico, e o construtivismo a adaptao conformista s necessidades produtivas da sociedade bolchevique. A ideia de uma vanguarda hoje de um suplemento combativo forte e crtico no se limita a um pastiche do ambiente das vanguardas de h 100 anos (com as suas recordaes, memorials, etc.), nem cai na tentao destrutiva/construtiva/anrquica dos modernistas de abolir o passado de uma forma simplista sem cairmos num pntano reaccionrio, sabemos que do passado que vm os files de conhecimentos e sries que desaguam naquilo que somos, sejam esses passados exaltaes de um jadis, sejam as diversas tentativas de tabula rasa que ocorreram em diversas civilizaes, sejam os renascimentos mltiplos que aguardam serialmente debaixo dos tapetes da memria. A arte procurou auto-destruir-se como comodidade de consumo dos grandes capitais (para usar uma linguagem de vanguardismo estereotipada) a um prazer masoquista nos grandes coleccionadores privados em armazenar coisas que os criticam e que levam a ideia de arte a formas mais abjectas. Os conceitos de vanguarda eram parasitrios de um convite a serem mumificados, atravs de rapidssimas territorializaes pela histria e cenas adjacentes. A vanguarda seria paradoxalmente a vontade de rpida e prestigiante obsolescncia.

Podamos repetir com A. Lapa que a vanguarda mesmo um conceito de Museu, isto , uma refinada, legitimada, protegida e vigiada antiguidade. Mas hoje possvel retom-la, talvez com ironia, como um conceito de Museu que no seja exactamente um Museu (um Museu sem Museu?) nesse sentido podemos falar de uma vanguarda revisionista, de um upgrade dos files (e das feridas) abertos, e a abrir, nos momentos do esplendor do combate (na relva ou fora dela). As vanguardas no podem ser refundadas, mas podem ser refundidas. Outros diro, com ambiguidade: as vanguardas so fodidas! A no-refundao das vanguardas, esse seu upgrade, exige uma fundao, isto , algo que mantenha o nimo vanguardista vivo, uma certa energia (muito fsica), uma vivacidade performativa, e uma certa adequao crtica atmosfera politicocultural. Uma fundao que no necessariamente para arquivar, salvaguardar ou divulgar obras, mas para pr ao dispor diversos modus operandi criativos. Estamos hoje a passar de uma noo de globanalizao para a de uma espcie, bastante mais lquida, de nettribalismo. certo que as velhas noes de global e local, assim como de glocal, se mantm vivas, com os respectivos cosmopolitismos, regionalismos, vizinhanas e outras singularidades louras. O nettribalismo das redes sociais da net, produz uma ciberphilia cada um tem a capacidade de ir constituindo e filtrando e gerindo o seu espao de nettribalismo, assumindo causas, propagandeando as suas singularidades e entrando em dilogo. As rpidas solidariedades desaparecem rapidamente na conjuntura de interesses moles e mveis na verdade vivemos mais numa sopa, num estado lquido algo denso. A ciberphilia, sendo um espao predominantemente afectivo A alterne-modernidade para os alter-nativos (os outros nativos). O artista no precisa tanto de viajar, uma vez que partilha, posta, comenta, traduz, adapta, singulariza, etc. Interessa-lhe menos a atopia, o no estar posicionalmente localizvel, mas mais a politopia, ou os intervalos entre as oscilaes culturais.

Deixamos a era do turismo (da falsa viagem), com vistas para conferncias, museus e outras atraces em que raramente experimentamos a vida dos visitados (podemos conhec-los superficialmente), para querermos algo que mais fruto da interaco entre nativos de diferentes paisagens um pouco como um interseccionismo de mltiplas vistas. A era das tradues simultneas tem vindo a coexistir com a de uma crescente neologizao todos os dias nascem palavras hbridas. Estamos a criar polilinguas, num exuberante joycians, com os seus regionalismos nettribais. Mas as lnguas ditas maternas no morrem por causa disso, com as suas sintaxes e camadas histricas. O crescente criolismo lingustico reabsorvido pelas lnguas mes e apropriado pelos idiomas tradutores. As lnguas aproximam-se umas das outras babelizando-se. Estamos a tornar-nos mais poliglotas, certo, mas queremos ser muito mais poliglotas e saborear quer as lnguas mortas quer as lnguas a emergir. Exaltao das excepes o antigo conceito anti-estruturalista de gnio. Aquele que no apenas fruto das condies da poca (como Shakespeare) mas que se torna determinante, graas sua autoria, nas mudanas politicas ou culturais A Doxa (a atmosfera cultural) no muda atravs da simulao, mas da entropia e dos equvocos resultantes da replicao mimtica . Por exemplo, as patologias psicolgicas (sobretudo as americanas mas as chinesas chegaro depressa!) locais so cada vez mais exportveis, no entanto vo acabar, no meio disso, por gerar novas patologias psicolgicas.

A vanguarda caracterizada por uma enorme vontade combativa e refutativa. A vanguarda constitui-se contra, mas a contrariedade no ressentimento, mas sim furor ofensivo. o entusiasmo pico que se mantm como aura na patine histrica das vanguardas. No se trata de avanar atravs do negativo. certo que a auto-destruio faz parte do processo "em curso". Porqu? Porque o absoluto absolve, isto , a predao - uma fome animal p'elo absoluto. A vanguarda aposta em algo de que a arte esteve desligada (ou qual esteve menos ligada) - o Absoluto, ou a sua manifestao atravs da negao: as tnebras ou o vazio - ou se quizermos algo com o zero e o infinito. A vanguarda ou turbilho ou montagem - em ambos os casos h deslocao, devir, substituio. Ao ser devir ope-se a qualquer ideia de totalidade ou totalitarismo efectivo. Os espectros de Hegel e Schopenhauer espelham as suas sombras, mas Stirner e Nietszche que colhem o favor das vanguardas, juntamente com Marx.

Academia de Vanguarda

Montagem (aparncia alegrica) como o principal mtodo vanguardista - entre o "programa" e a indeterminao Desmontagem (desaparecimento dos fluxos alegricos) - na alegoria trabalha a contra-alegoria, que no fundo mantm resduos alegricos aos quais retira qualquer hiptese de sentido. Estes resistem . no combate entre a alegoria e anti-alegoria que se forma uma potica que nos autobiografiza. A montagem a interface entre os corpos e o environment - como a cidade - uma multiplicidade, uma acumulao de palimpsestos (a "velha cidade-campo", a glocalidade, etc.) A vanguarda falhou na tentativa de se auto-suprimir enquanto arte e de cumprir a certido de bito de Hegel e tantos outros, mas deixou o seu programa como algo a retomar interminvelmente como algo impossvel e delirantemente academizvel A vanguarda motivada por ideias fortes e de fora, distintas da post-modernidade que aposta em algo doce, frgil, enfraquecido (enamorando-se da desmotivao) A fora da vanguarda a atraco por coisas como o Absoluto, a Revoluo, ou as suas variantes negativas, o Vazio e a Dissoluo - mas o desgnio forosamente anti-Totalitrio (apesar de Pound, Benn, Celine, etc.) A vanguarda no uma obrigao como a modernidade, mas uma vocao (ou, como diziam nos anos 70, uma provocao), uma glorificao. As vanguardas histricas procuraram e conseguiram (espordicamente?de um

modo falso?) suprimir as barreiras entre a arte e a vida - a praxis dos marxistas convertendo-a em algo (por vezes) poltico - h que transformar os aspectos reactivos da poltica em funcionamentos mais democrticos, mais regenerativos e mais homeostticos - isto , apostar na epicultura em vez de numa expanso econmica acfala A pulso vanguardista no apenas no sentido de uma meta-arte desincarnada e predominantemente verbal ( como a arte conceptual), mas de uma super-arte que no desperdia a sua materialidade e a sua tendncia para mais imanncia A vanguarda no pretende acabar ou criticar destrutivamente a autoria e o sujeito, mas prefere prticas inter-autorais ou heteronmicas (ou pseudonmicas) A vanguarda no acha a abstraco como algo antinatural ou de estranhamento, mas antes considera os tomos artsticos, os artomos (P.Portugal), como partculas particularmente poderosas e eficazes (um pouco como os yantra e os mantra do tantrismo) A Vanguarda quer menos estado, menos burocracia, mais democracia, mais autarquia, mais anarquia, mais cultura, mais privacidade, mais ecologia e mais qualidade de vida

Damsio considera a arte como resultado de impulsos homeostticos - no fala do puro jogo (da conscincia enamorada do prazer que suscitam os seus jogos) depois dos homeostticos o primeiro a assinalar a enorme importncia da homeostse na arte (um quarto de sculo depois) aborda tambm o mimetismo na formao da conscincia, mas no o chama pelo nome. O prazer, o caracter viciante (the adiction) e o entusiasmo so situaes fundamentais na arte para alm de uma necessidade de autocompensao, de

auto-reglao ou de algum funcionamento correctivo ou no - trata-se de exacerbar a conscincia sensorial e emocional - e a surge o Vortex (o apelo vanguardista pelo mximo de fora) "No que ao crebro diz respeito, menos mais, apenas quando desejamos comunicar a essncia de um fenmeno. Caso contrrio, mais sempre melhor." (pag. 118)

A vanguarda como pico de conscincia que acelera a propenso das coisas para acontecerem - uma funo parecida com o orculo (e neste sentido o futurismo foi assertivo e consciente), no sentido em que mostra possibilidades de emergncia que de outro modo no se tornariam conscientes. D-se aquilo que, socorrendonos de Plato, algo como "ajudar a parir em beleza".

"Vanguarda"? Em meados dos anos 70 a noo de Vanguarda era profundamente ridcula - a vulgarizao e um certo estatuto fcil e pretencioso justificavam-no. H um belo texto do lvaro Lapa sobre "essa" vanguarda. E depois veio o post-modernismo com as pseudo-vanguardas de todo o gnero (e os post-modernismos de todo o tipo podemos encontrar um denominador comum de prticas de "citao" (distantes, enamoradas, frias, trans-gnero, cultas, atrasadas-mentais) dos mais "reaccionrios" aos que chamam reaccionrios aos reaccionrios. J em Duchamp, cone da "dissoluo" da arte (ou pseudo-abandono da mesma), a burocratizao e o comrcio de atitudes extremas praticada conscientemente quando comea a fazer mltiplos das suas obras antigas (a malinha!) e as retrospectivas e a sacralizao dos seus objectos passam a ser um dado adquirido. Duchamp trai o que parecia um abandono exemplar da arte. No entanto quando falamos de vanguarda, mesmo depois disto (ser a vanguarda algo impossvel?), e da reedio ainda mais institucional (com as habituais exposies em latrinas!) dos anos 90, estamos apenas a pensar na atitude extrema de quem d um passo em frente, de quem quer "ir para a frente" de uma forma exposta. Falamos tambm de uma resistncia burocratizao e institucionalizao, que certamente naif e tem o seu preo (sobretudo no mercado). Assim como uma desconfiana perante as essencializaes "filosficas" ou o purio funcionamento de alguma sociologia. A vanguarda a imanncia de obras, de artistas e de uma "entourage", maisd do que de classificaes e conceitos. Os conceitos existem como um suplemento, uma excitabilidade ou mesmno um trompe-l'oeil... mmmm... (isto criticvel!) Por outro lado parece-nos idiota uma vanguarda enamorada da sua dissoluo, numa espcie de ressentimento babado quanto ao que a antecede - a vanguarda no feita contra as retaguardas, mas oferece-se a ela mesma e s vanguardas que ho-de vir. Pode no entanto estar em polmica (guerra crtica) com variadssimas coisas, porque a polmica a espuma comichosa das vanguardas.

Por isso mesmo a Academia de Vanguarda um convite a essas touradas de criticismo dentro e fora das obras. Finalmente a funo de vanguarda a de superao pela intensidade, complexidade, eficcia, caracter libertador e etc., das obras que a motivaram, sobretudo as grandes obras de uma determinada (inter)disciplina. um modo extremo (o mais possvel) de ligao ao que a precede.

Lisboa, a cidade da Academia de Vanguarda

A Academia de Vanguarda emergiu em Lisboa, a mais sexy das cidades que eu conheo - certo que podia ter surgido num recanto obscuro do planeta, ou mesmo na aldeia menos sexy do mundo. Tambm desejavel que as Academias de Vanguardas pululem e pulem como coelhinhos face da terra.

o fim quase antes do principio A Academia de Vanguarda, quanto estava em gestao, foi prticamente abortada, seno abortada mesmo. A Academia de Vanguarda sobreviveu ao aborto de si prpria. Transcrevo, com carinho acadmico, o mail que em meados de Agosto de 2009 recebi:

Caras (os) Como diz o camarada Brito estamos no "pick shift" (pico de viragem ou dobra) da possibilidade de fazer. Mais algum disse que possivel que os bons tambm tm que fazer uma coisa boa agora, em vez dos mediocres produzirem a quantidade e continuidade que no conjunto d uma coisa mdia e avaliada no futuro com uma coisa boa do passado.

Assim, com desistncia e tristeza que me despeo do programa Academia de Vanguarda, que nos permitiria uma base de artificialidade artstica que nos colocaria instantneamente no previsto futuro sem futuro, onde, como sabemos, tudo se passa sem correspondncia com as nossas expectativas e onde tudo parece j ter sido feito. Vossa Aca von Lis

Before the upgrade

No difcil as vanguardas tornarem-se rpidamente acadmicas ( mesmo fcil!) mas exige um esforo continuo a uma academia para que esta seja perptuamente vanguardista (no sentido caricato de quem est sempre frente do trendy). O trendy a verso degradada do mpeto deslaado de quem vai frente. A Academia de Vanguarda no se limita a fazer um upgrade conservador, irnico ou propagandistico do acto conscncioso ou tresloucado de quem se atira para o abismo vital da vanguarda - cada vez mais rpida e obsoleta, se que ainda existem, depois de todos os modernismos e seus pastiches post-modernos, vanguardas nesse sentido moderno to antigo - mas , atravs de uma partilha critica de todas as vanguardas conservadas, a mam prenhe das vanguardas vindouras.

PROJECTO

1.

A Academia de vanguarda um organizao que tem como funo preservar, restaurar e reactivar as expresses e prticas de vanguarda.

2.

A Academia de Vanguarda ir fazer a cartografia dinmica e artistica das vanguardas histricas, assim como das neo-vanguardas e das pseudo-vanguardas.

3.

Sempre foi bvio que o destino das vanguardas seria a sua rpida academizao e que o seu suposto dio aos museus e academias pressuponha um desejo de neles entrar, tornando-os mais vivos e revolucionrios.

4.

A academia de vanguarda pretende traduzir e publicar de um modo exaustivo os textos dos criadores das vanguardas artsticas em todos os domnios artsticos e literrios.

5.

A academia de vanguarda pretende reactualizar de uma forma crtica e criativa alguns aspectos pertinentes dos programas das vanguardas.

6.

A academia de vanguarda far todos os esforos tornar viva a prtica pedaggica num espirito vanguardista.

7.

A Academia de vanguarda tenciona promover investigaes vanguardistas e experimentais nos vrios domnios creativos, socorrendo-se quer das antigas ferramentas, quer das tecnologias emergentes.

8.

A Academia de Vanguarda de Lisboa, em colaborao com a World Avant-garde

Foundation ir promover o intercambio entre organizaes de tipo semelhante espalhadas pelo mundo, quer a nvel de partilha de informao, quer ao nvel de actvidades artsticas e pedaggicas.

(tudo sincretismo de sincretismo disfarando um sincretismo impuro e a baba sincera do espantado espectador)

Ou miscigenao de miscigenao, ou hbrido de hbrido A evanescncia hardcore da obsolescncia Um cantinho ruidoso para comear a pensar mais e talvez melhor Uma POST-FACTORY altamente produtiva. Deixamos a era do turismo (da falsa viagem), com vistas para conferncias, museus e outras atraces em que raramente experimentamos a vida dos visitados (podemos conhec-los superficialmente) A VANGUARDA EM QUE APOSTAMOS O PROGRESSO MEGACRTICO DA HIPERCOMPLEXIDADE ( um combate ao mesmo tempo duramente crtico no exame que faz das coisas, mas pragmaticamente tolerante, doce e acessvel) sobretudo ao nvel das competncias do corpo e na sua interaco com a artphysis e os gagets tecnoinformticos. claro que para progredirmos na complexidade mimtica temos que fazer ajustes e simplificaes, sobretudo nos processos criativos, o que nos obriga a ter uma conscincia acutilante das articulaes e ligamentos.

MARGE D. NIRO NOTAS As multiplas vias gostam de abrir muitas portas. Quem procura s uma acaba por deixar todas as outras fechadas. A maior parte dos pensadores importantes foi uma fraude - Freud foi fraude, como Heidegger, Wittgenstein, Lacan, Braudillard, Foucault, etc. (para no falar de Plato, Aristteles, Nagarjuna, Lao-Ts, etc.) O mesmo se pode dizer de polticos como Lenine, Mao, Gandhi ou Trotsky. Basta v-los num filme para que isso seja evidente. O que no sacrifica a relevncia de uma parte sobrevivente dos seus enunciados. Os melhoramentos so sempre qualitativas. A qualidade consiste em desembaraar-se da hamartia resultante da acumulao, recorrendo a uma conscincia que reorganiza atravs de redes e instrumentos mais eficazes. A qualidade no uma consequncia de uma diviso, mas a presena simblica da diviso.

as proposies contm as suas prprias resistncias, impedimentos e designam futuras aporias

Olho por no-olho, mente por no-mente: j no h anti-modernos como "actualmente". Os tiranos julgam que a multiplicao uma operao eterna, mas ignoram que o seu caracter explosivo acabar por destru-los.

A fome revolucionria das coisas acabar por tornar as ideias mais intensas. Temos que opor ideia quantitativa de crescimento econmico a ideia qualitativa de uma economia somtica de reorganizao do environment. Estamos condenados a recomear o que nunca saberemos ou sobemos acabar. Todas as teorias se dissolvem em paradoxos para mais tarde regressarem como opinies na linguagem corrente. H que ligar a Doxa Vanguarda sem esquecer a Homoeostse. Nenhum tempo ser suficiente maduro, uma vez que estamos sempre verdes. a imaturidade a maior vantagem de uma civilizao. A humanidade gosta de decifrar as mensagens da realidade. A eminencia de surpreendentes emergncias anda a fazer buracos no caminho. As crises ultrapassam-se de lado. No se trata de arranjar solues para problemas que se iro tornar obsoletos, mas de arranjar problemas novos que sejam mais apropriados e excitantes que os antigos. A vanguarda no negvel numa tirada de linguagem. O que nela cultura superior nunca desaparece, e voltar a tornar-se pertinente como um questionamento aguerrido do que degradante. O futuro inscreve-se como uma poli-auto-biografia a desejar-se cumprir desde o momento em que se faz enunciado.

MAIS NOTAS DE MARGE D. NIRO CASOS DE CRISES sintomas A conscincia est ensandwichada nas emoes do imediato e lenta a processar as sensaes. A globalisao provoca o desinteresse pela localidade e reduz a pertinncia dos feed-backs assim como o decrscimo dos entusiasmos. O saber tornou-se um aperu de possveis ligaes que no tm tempo de serem desfrutadas. A (post)Modernidade desleixou-se numa sopa opinativa que se alimenta demasiado tempo da sua falsa liquidao. A crises aparecem como a msica politonal, cheias de um Angst crepuscular que apenas o efeito normal de uma politonalidade civilizacional. solues Ginasticar as capacidades e os conhecimentios de modo a criar uma cultura de tipos de respostas plurais aos estmulos Fortalecer os laos com os mecanismos da globalidade normativos, mas opor-lhes a possibilidade de cooperao entre as vangardas perifericas alternativas, onde emergem culturas de diferenciao e resistncia. Tornar as ligaes mais criativas e mais intensas, em vez de andino local de passagem. Fazer de cada link uma experincia enriquecedora e inesquecvel, uma tapa de tremendo prazer esttico. A vanguada deixou de ter os seus inimigos quer fora quer dentro, quer na destruio do alheio, quer no enamoramento por uma morte da arte de preferncia violenta ou srdida. A vanguarda deve aceitar academizar-se, restaurando o seu entusiasmo e tentanto cumprir com mais persistncia e sentido crtico as suas promessas. na cooperao da multiplicidade de promessas da vanguarda que se

abrem novidades insuspeitas. No basta a denuncia ou a renncia. necessrio repensar e refazer radicalmente a exercitao das aces do dia a dia. No necessrio recar num ambiente modal, mas podemos contar com a montagem de micro-tonalidades, do determinado e o indeterminado, do cmico e do lrico, do rudo, do silncio e da melodia para varrer quer o espectro do velho Angst, quer a popizao normativa. Retomar o erxperimental como algo consolidado, capaz de herdar os picos da epicultura, sem sacrificar as diferentes emoes do corpo e sua sede de fices em deterimento de jogos andinos e da atomizao lingustica. Tudo espera a sua Vanguarda para que esta d maiores competncias metamorficas, transformando a educao em algo que se oriente por objectivos de experimentao e excelncia desde a base. Teremos que reformular a economia, no luz de um consumo crescente e superficial, mas atravs da aposta na qualidade somtica-emocional-teortica e do desfrutar das trocas criativas. Teremos que no temer ousar dar passos em zonas desconhecidas - o que mais fcil em pases pequenos e em crise. As novas vanguardas aliceram-se na vertigem desse antiqussimo apetite pelo novo, e pelo que de antigo nunca deixou de inovar, reintrozindo-se como uma pulso de "crescimento" e "qualidade" nas predaes da cultura.

WAF - World Avantgarde Foundation

The unending upgrade of the late, the old and the next avant-garde becoming in progress

A VANGUARDA COMEA NA SUMRIA (mega-manifesto)? O nomadismo mental introduz-se no sedentarismo - a vontade dilacerante do novo processa-se na neurose civilizadora. Doena? Sade? Vocao? Variao? O rudo um problema "mental" dos deuses sumrios. O rudo o emblema do trabalho e da vanguarda. O que a vanguarda deseja um cio rudoso. Enlil quewr ir ao pito a Ninlil A babelizao, a multiplicao das linguas e das personalidades resultantes das linguas a forma vanguardista suprema. Os homens utilizaro as runas de Babel para fazerem algumas casas. A colagem do fragmentrio um problema postbablico A Vanguarda inicia-se como uma oposio ilcita ao informe da natureza: fria simplificadora, vontade sistmica. Ordem com entusiasmo. Regularidade com creatividade

O UNI-PLURI-MULTI-DI-VERSO variaes caosmogenticas: re-des-organizao El utopista de autopista informtica Ordens & Desordens & organnizao & desorganizao possveis e impossveis A Grande Noite Revolucionria O Inoriginante As co-demiugias

A entre-autoria e as espumas heteronmicas O pseudo-anonimato (ex-nihilo? logognese? auto-gnese?) O efeito rede e o acaso - "GLOCALLEA" (global que enterlaa imprevisvelmente tudo o que se gera nas localidades, localidades que singularizam os eventos aleatorios que o "glocal" suscita) A escala desmesurada do "mundo" que conhecemos, e a escala terrquea como excessivamente familiar Partcipao vanguardista nas coisas eco-politico-artsticas

A ECO-HISTRIA recicla a histria que recicla as interpretaes dos factos como modus operandi reciclante No que diz respeito a passado documentvel a histria forja interpretaes documentais a partir da reciclagem de informaes diversas. A histria natural no cessa de escrever, por mais incertas que sejam as dataes. As restituies das lacunas metamrficas. A astro-fsica prope que algo no mundo possa enunciar a sua histria, isto , uma autobiografia do estado do grande tempo. A vontade de halucinao como redefenio do environment - o homem torna-se sbio, fabricante e brico. na medida que quer diferir do seu eco-sistema, e em que se expe a tcnicas "alterantes"do corpo, experincias de txicidade, isto , que se coloca numa propenso para a alteridade e o absoluto (extase). Sobreposies, frivolidade, pornoecologias. A arte parte do processo alucinatrio e projectivo, tenta vislumbrar imagens onde existiam manchas. A mitologia surge como a vontade de contar histrias a partir dos desiquilibrios e requilibrios (homeostase) dos extados de exposio exttica e imagtica. A sedentarizao, a vontade de regularidade, o regramento, a repetio, permitiram a que os estados excepcionais se regulassem, a violncia fosse controlada e se introduzisse o ritmo como elemento alucionognio mais eficaz. So as civilizaes ritmicas e polirrtmicas que permitem controlar os estados possessivos de uma forma

segura, sociabilizante, festiva. o ritmo que gera o tempo, e consequentementa a histria. Os deuses caprichosos vo sendo substitudos por deuses burocratas, verdadeiros legisladores. Com a inveno da escrita o caracter legislativo permite o caminho para os monotesmos. A prece, os gritos de guerra, os mantras, as palavras mgicas, o conhecimento sistemtico das drogas, permitem aumentar as experincias e dar a entender que h solidariedades ambientais que so inseparveis de um conhecimento somtico, e que a prpria medecina uma espcie de body art. O belo, o sexualmente atractivo, as estratgias de inveno e cura, so inseparveis. "Dos gritos pnicos aos nomes das coisas". Cria-se a eficcia tretotrica da magia: a possibilidade de certas formas, sons ou actos terem eficcia sobre as foras que organizam a natureza. Tcnicas de manipulao do environment

A VANGUARDA COMEA NO SAQUE? A guerra, a histria, a escrite, as migraes de povos excitados pelo sangue e pelo saque, vo determinar os primeiros tempos da arte como dialtica entre civilizaes estticas, vigilantes quanto ao estado dos deuses e dos mortos, e as civilizaes dinmicas, obececadas com a embrieguez da violncia, o prazer destrutivo, o entusiasmo pico, a violao, etc. o thymos do furor iconoclasta que cria o estado vanguardista, o turbilho que semeia a destruio. Quer os povos semitas, quer os ditos indoeuropeus no so ferteis em imagens. Tero que se misturar para recuperar o prazer da imobilidade e da contabilidade. As primeiras experincias de escrita, e toda uma mutao nas tcnicas de memria, permite alicerar "textos" mais longos e coerentes. O ritmo torna-se cerebral, a interiorizao gera estados de auto-hipnose, e as tcnicas do corpo afastam-se da dana em proveito da imobilidade. Do extase entase. Dos saltos bquicos "meditao". O microcosmos identifica-se ao macrocosmos. A sensao de singularidade identifica-se com a hiptese de uma harmonia mais vasta que abarca

"tudo". A experincia mental tende a tornar-se terica, a condensar o saber em resumos e analogias, a hierarquizar analogias e a dar-lhes um caracter jurdico e regulador.

PERFORMANCE/HAPENNING a desmuseologizao do espectador o espectador foi-se tornando um ready-made medocre que se julga criador de readymades excepcionais - a performance a traio a qualquer pressuposto de espectador encenando-se a si mesmo afinal o estado da interaco dos nossos corpos que determina o juzo final. Por outro lado a conscincia, e as suas vibraes cenogrficas, que dita a receptividade crtica, para alm de um voyeurismo com apetncias pelo sublime. Talvez no haja uma diferena entre o fazer acontecer e o deixar acontecer, entre a performance, como vista geral de uma programao performativa, e o happening, como abertura para o fluxo de actos indeterminados sobretudo no detalhe.

ARQUITECTURA

1. A expanso da barraca, a sublimao do tmulo ou a dissimulao do templo? 2. As cidades movedias (tradio B. Fuller) por um urbanismo ainda mais anrquico? Ou por um implacvel despotismo urbano esclarecidssimo? 3. A casa uma arma ou a vtima perfeita da guerrilha urbanstica generalizada? 4. O regresso tenda? Ao acampamento? Acampamentos de luxo? 5. a casa um prolongamento da anatomia no environment? 6. Entropia interna e externa da cidade, apodrecimento e lixo, resolvida em neguentropia artstica, informao, fazer palcios a partir de escombros, do que est profundamente degradado 7. A multiplicidade de certas cidades como expresso de vontade de mais heteronomia do sujeito. A cidade pessoana como aquela que quer ser todas as cidades de todas as maneiras. 8. A vanguarda multitnica - ex: o construtivismo tntrico aplicado arquitectura (yantras revolucionrios) 9. A arquitectura complicadista - uma arquitectura que contraria funcionalidades, que est em perptua mudana, que se refaz como questionamento quotidiano das maneiras de habitar. 10. Arquitectura como jogo de foras, rede de conceitos, modos de co-habitar 11. A arquitectura explicadista (a arquitectura que se explica a si mesma nas guerrilhas da co-habitao) 12. Uma Merzbaum para cada famlia, transformando os cidados em artstasbricoleurs hipermodernos 13. Monumentos colossais, monumentalidade zigurtica-tatlinesca 14. A proliferao cada vez mais avassaladora de cidades virtuais-utpicas

15. A cidade agressividade, a agressividade no-consumada resolve-se em depresso - so as cidades cada vez mais buracos (multi)depressivos? E o "campo" no se urbanizou com a tecnologia? 16. A cidade o que nos torna excessivamente expostos a todas as formas de vcios. Antes de sermos vciados em algo especfico, somos vciados em stress urbano e tecnoambiente. Vontade de mais tecnologia e de mais vcios. Cidade-stress-anseoltico-zero-infinito. 17. Uma casa que no seja uma masmorra, mais aberta ao exterior, comunidade, casa-esplanada-oficina-jardim.

CONFERNCIAS-COMBATES

O conferencista no ring. Combates de conferencistas. Wrestling ideolgico. Theory as bull-fighting (as touradas da teorias com pegas e tudo). A ausncia de debate combativo no campo cultural o seu maior cancro. Que eco de uma tendncia internacional a substituir a inutilidade "terica", por mquinas de guerra de influncia. A suprema forma de arte vanguardista as discusses, as refutaes, as batalhas de teorias de arte e as obras e biografias que desaguam nesses combates de "feitiaria".

WORKSHOPS The newcoming gurus (the latest enfant-terribles) buscam inocentes discipulos depois disso pum! pum!

Working on the upgrade of emptiness Co-working on the dowload for recreating everything The unending cut-up The environment becomes an omnivorous workshop

The nostalgia of futuromania - o grande mix hioer-joyciano, e a vontade de mais mix, mais organizao e desorganizao, mais arcasmo, mais momentos civilizacionais, mais angst, mais jubilao carnavalesca transmissvel como? montagem, no-dito, environment, silncio ruminando o rudo, rudo reciclando as tentativas de silncio desconversa,

pornochachada transmissvel missil do intransmissvel

MSICA

Consonncia e dissonncia Pandemia - o caracter viral e anti-viral da msica O casamento da indeterminao com modos "abertos" e fechados de determinao. Expresso-climax-stasis-silncio. Electrnico-programvel, catico, natural, performativo, pindrico, sofisticado. a melodia como cume a melodia como regenerante da vanguarda e da complexidade A msica a arte onde o jogo, a organizao, e as interfaces com o performativo so mais claras, rigorosas e profundas. a empatia da msica, o seu caracter zoolgico, a capacidade de reactivar entusiasmos, a capacidade de canalizar o furor o ritmo, seja lento ou rpido, conduz os ouvintes s suas pulsaes, manipula os ouvintes no serntido de aderirem a modos outros de pulsar, apaziguao ou ao extase. a poliritmia d a entender que a confluncia de ritmos diversos omnipresente, e que a conscincia um subpruduto da interface entre ritmos paralelos

A msica mais pattica que as artes visuais - h mais envolvimento ertico (auditivo, olfactivo, manducativo, tactil). As artes visuais ou literrias do-se como distncia, ou intelectualizao (desmaterializao?) A msica na carne sem ter que ser carne - parafrenlia auricular, escuta risomtica, semi-surdez que esverdeia em redor. O som fremente nas epidermes.

FILOSOFIA 1. A homeofilosofia (a filosofia que no filosofia mas que em tudo se parece e confunde com esta) 2. a FILOSOFIA A MUDANA CRITICA (GRAAS A UM FORTE MPETO TERICO) DO LIFE-STYLE. Ou uma pseudo-mudana (carta de intenes) 3. Operaes plsticas ao pensamento 4. Mudana sexuante de paradigma (chega de misria sexual) 5. A filosofia apenas o entusiasmo da tagarelice (o dilogo pseudo-erstico) 6. A filosofia como modo de transio/transcrio/transposio para uma "pragmtica potica" 7. A descaracterizao da prosa filosfica atravs do slogan potico ou o diagrama multiplicando-se 8. A filosofia como gestao de conceitos que no se querem solidificar em conceitos 9. Opertico (tornarmo-nos operas fabulosas). Interldios entre o ser operado e operar-se. Para uma ecologia dos sistemas operticos-operativos. 10. A homeofilosofia a ironia da sua semelhana com um corpus que no chega bem a existir. A filosofia parece-se com a sua falsificao, mas falsifica essa falsificao, e refaz o corpus como um despudorado pastiche que larga a sua pele durante o extase. 11. A filosofia uma potica que teme ser potica porque ama palavras excessivamente vagas e modos incrivelmente excntricos de viver na apetncia pelo supostamente absoluto

DESENHO

Representar coisas (como as crianas) ou dilacerar-se na itinerncia presentativa do encenar riscos? O desenho vanguardista - pulso-exploso-imploso-forma-conteno-confusofalta-de-atenso O desenho anti-epitfio: unready-(re)making (becoming-masking again & again)

CULINRIA

Artephysis devoring artephysis The art of becoming a neo-radical eater tnico, multitnico ou fuso? Pseudo-canibalismo. A museologia da digesto.

A MODA

Tudo o que evita com adereos pornogrficos (por vezes aparentemente puritanos) a inocente nudez A moda, tal como a natureza, tende para exageros pornoecolgicos a puta puritana A moda a vanguarda na grandiloquncia, exagero, urgncia, propaganda, superficialidade, combate A moda combina a agressividade militar com a porneia, o excesso sexual: orgia pica sublimando-se em vesturio. A moda a expresso voluptuosa da desordem urbana, mesmo quando reabsorve, parodia e se refere ao "tnico". Complexo-pandemia.

CRTICA Comcios de criticismo com estrelas especialmente convidadas. Hard (Core?) Criticism (inimigos de coisas consensuais), low budget conferences. Artigos estilo romance policial srie B. Dilogos menipeicos como desenfreado cume do "falar sobre". No , Bob? O criticismo o elemento panfletrio da VANGUARDA ACADEMIZANTE. O criticismo a mquina pandemica que espalha as doxas e passa as mos pelas cochas . Co-agit-prop. Popist intimacy. tambm a sua exuberncia acadmica e a sua espuma de conceitos? Criticismo polifnico, falsamente intolerante no tom, polmico nos argumentos, mas enamorado das coisas? A crtica o espelho negativo das obras de arte onde estas se contemplam como equvoco. No didtico. preferncialmente romanesco. Sentimentalismo de gangster, estilo "( )": no, muchas gracias! A crtica que artsticamente denigre (que nega a pertinncia solipsista dos objectos) para amar secretamente. A critica que se masturba diante do seu objecto para se aliviar. Devoo ertica ao acto crtico. Prtica en passant. Golpes baixos com argumentos sofisticados. Golpes altos com palavras de ordem brbaras. Reconciliao com os objectos "suspeitos"? O criticismo exigente que descarta a bagagem criticista de universidade : contra reduo do artista a um anexo delirante do "criticista".

O que se diz, com ganas, de um modo clandestino. Escrever "sobre" para nunca publicar, como intil exercitao. Atitude anti-evangelizadora, anti-mercantil, anti-legimitimizadora. Cretino-criticista ou antes, e pelo contrrio, a boa tradio, vivaz, do crtico-frique, com verdadeira tusa vanguardista pela matria quente da arte?

CINEMA

A camera olho-do-c. Um olhar porco sobre as coisas talvez bonitas. Um olhar bonito sobre coisas ditas nojentas. Tudo menos histrinhas sentimentais de fazer chorar. Cinema abstracto - carnaval geomtrico. Des-montagem, des-colagem, re-montagem, vertigem, incoerncia. Contraponto dialgico dos corpos-mentes do bestial-intelectual comichante conscincia. Experimentalismo neo-neo-maneirista. Levar Tintoretto e Pontormo ao extremo do hibrdismo - sprezzatura entre o modernista-minimalista com dilviais cenas barrocas de contrapicados e picados. Bacoco, patusco, sublime - muito, muito pictrico.

TEORIA

A teoria depois da fraude terica e suas adjacncias. A estagnao escolstica da transgresso. Slow-theory. Superfast-theory. Slogan-essays. Index-manifestos (Haikai avant-garde) Footnotes-samadhi. A teoria como efevrescncia diagramtica. Shaking pastiches. Interminvel dialtica vomitando o negativo. Teoria-trica. Metateoria truca-truca.

TEATRO

O teatro como misinterpretation (no h textos teatrais, mas textos em estado de perptuo misreading teatral) Teatro tipogrfico o actor como o que se integra tipograficamente no palacio como num lay-out Os progresso do net-teatro: do skype global network comedy (blog-rede-social-e-o-que-quer-que-venha).

POESIA/ROMANCE

No existe diferena entre a poesia e a prosa. As coisas dispe-se na pgina ou na voz segundo os ritmos e os espaos que conseguem gerar A poesia a resistncia s suas gloriosas tentativas de autodissoluo uma guerrilha infame do Kavod quer contra as vanguardas masoquistas, quer contra os aclitos da bela acdia nos quotidianos. Tipocinetismo. A pgina explodindo com as velocidades da leitura e a leitura implodindo no pathos da paginao da pgina A poesia animaliza-nos, desdomestica as intencionalidades, torna inconstantes os conceitos, incita autoria contra a burocracia os leitores vo-se destinando aos poemas, com uma impassividade, com um desejo de os lerem com os orgos internos o poder da poesia no genricamente social, mas -o na medida em que a sua singularidade contagiante como uma epidemia a literatura emerge naturalmente da artephysis, como uma ecloso desvairada, que continua o que o animal, o mineral e a planta, no conseguem continuar o escritor retira as rivalidades do mundo e com o mundo numa auto-hetero-retratao

substituindo-as por vrias rivalidades consigo

os escritores co-habitam num palcio, mas esto sempre a enganar-se nos quartos, esto sempre a desviar a memria para coisas que os outros acabam por memorizar ritmos mltiplos-simultneos, silncios internos na frase silncios no interior da palavra, silncios que tornam as palavras mais consistentes mais inteiras dentro do furor sinttico a sintaxe a ironia dos espaos vazios: as guerras fingem morrer nela a sintaxe a parte inflamvel do vazio que articula a vitalidade do discurso a sintaxe sexualiza, mesmo que seja combativa, mesmo nos interstcios tanticos poemas-fora explicadistas: os esquemas geram vidas como foras deambulantes que pseudo-cristalizam em mapeamentos diagramas yantras

a sensibilidade que nos vem da literatura entrega-nos aos nossos equvocos alegricos e anti-alegricos trata-se da reproduo pessoal de uma palpitao cinematogrfica e apercebemo-nos que qualquer sucesso de palavras involuntriaente narrativa poemas hipersimultaneos: assistimos extenso do fluxo das montagens/desmontagens ns confundimos as lutas entre a montagem e a desmontagem com a multiplicidade de memrias alternativas e de biografias divergentes:

uma confuso deveras til no nos deslargamos da prosa porque no nos livramos de algo porque no nos livramos ininterrupto e fremente da inclinao dos mitos

nem do contgio das magias nem das imagens das letras nem das memrias que se associam a grupos de palavras pode ser que tudo seja apenas mais um lamento paradisaco de quem est em estado de queda num paraso ainda mais cromtico mais rudo mais tipografia em fria narrativa e anti-narrativa mais banda desenhada (auto-destrutiva-desconstrutiva) a literatura faz a reciclagem das impotncias cinematogrfias as metforas florescem com uma naturalidade primaveril e as inclemncias do mundo regressam com os deuses antigos e com as musas que alinham em iluses vanguardistas o programa da modernidade seria inverter o sabor da morte que sentia em redor substituindo a memria destinada por uma memria conquistada nas trincheiras da produo potica retorno do experimentalismo melhorado, mais maduro, para alm da verborreia, da intencionalidade reintegrao da ilustrao e da pintura

o palimpsesto das pontuaes falsifica os subtextos rehabitar as margens da pgina (descentramento e vazio central) sem abandonar as infames continentalidades (povoamento borbulhante) integrar ritmos no interior da linha seja atravs de espaos, pontuaes ou objectos grficos o que em John Cage era horror produo de sentido regressa como contra-sintaxe que se integra em fluxos de sentido diversificantes a conjugao de todo um arsenal retrico com a suavidade do aleatrio que h muito deixou de irritar porque os adjectivos regressam como uma fora que se fortalece porque os verbos aceleram ou desaceleram os percursos da viso porque os nomes das coisas so faixas de energia importantes entre as tentativas de escutar o silncio e as hipotticas novidades que oferece o rudo temos que nos desembaraar de certas inpcias vanguardistas e de provocaes rotineiras a gramtica uma qumica que a literatura torna espontnea exagerar nos dispositivos retricos da imagem (bales, onomatopeias, sinais de pontuao)

experincias complicadistas avacalhadas Romances-vidas-tipogrficos-performativos-filosficos-cinematogrficos. a semelhana como tema nasce na Odisseia, porque se torna uma incmoda vizinhana para a Ilada no sentido em que Homero se refaz ou alguem refaz Homero como semelhana de Homero a Odisseia faz com que a Ilada se refaa enquanto plataforma vanguardista o que parece aparato burgus na Odisseia a pardia de sucessivas pardias que surge dispersamente como uma anti-pardia letal e que repe o real como semelhana de multiplas dissimulaes a Bblia, complementarmente, prope a lucidez do compromisso e do protesto, e inventa o manifesto sob a forma radical do Declogo que apela imanncia dos ritmos e importncia do Sabath o Sabath a possibilidade da literatura se ler um quase silncio que sumariza a criao e a necessidade de cio o retemperar de foras para a criatividade como combate a literatura a reciclagem das literaturas que a antecedem tambm a sua auto-reciclagem problemtica

inverte as roturas dos ready-mades tornando-os coisas por fazer, processos, tradues involuntrias porque a unica fidelidade a um texto a sua reinveno em explendor fazendo que todos os textos altos caminhem para dentro uns dos outros e para fora de si mesmos: manantes

Ilustrao/tipografia/artes grficas/banda-desenhada

O local onde a montagem/des-montagem/re-montagem torna mais evidentes os seus recursos retricos. Letras complexas, classisismo neo-punk. Narrativas narradamente surreo-cubistas (com caniche no beliche) - ver Gertrude Stein, Lus Sousa Costa e bl-bl-bl. H algo ferveroso no domnio literrio que pede malgr-soi, mais imagens: continuao da predao dos grandes deuses por imagens ou histrias podemos referir o Gnesis ou as metamorfoses de Ovdio como vulces vanguardistas que as academias reciclam o mythos como pulso ilustrativa, algo infantil como as histrias para adormecer a recusa do ilustrativo a recusa da apetncia mais natural e potica dos homens por histrias e imagens

O DESIGN O design com exuberante/rigorosa disfuno das funcionalidades e funcionalizao das disfuncionalidades o leit-motiv do design a criao de gags-objectos que se satisfazem na melancolia solipsista dos seus conceitos? O design como monumentalizao dos objectos? Design is the plan of the party. a orgia das boas-intenes. Digenes desclassifica o design como necessidade porque o design do corpo satisfaz todas as necessidades bsicas. O design seria assim, como disse Karl Kraus da psicanlise, a prpria doena que tenta curar. A inveno de necessidades uma iluso, a resoluo dessas necessidades uma complicao. Em Sade o design triunfa sobre o sadismo.

FOTOGRAFIA

A fotografia a arte de todos, mesmo da prima e quase do co carregar no boto ou no carregar no boto? Fingir que se v coisas que a esto A fotografia a democracia do no-talento, o glamour banal dos casamentos, o desastre explosivo, as mentiras do foto-jornalismo, a multiplicidade do real regressando em fora nas singularidades. A fotografia integra a simulao como desvio simulante. Regresso aos contrapicadinhos, s perspectivas estranhas, ao sentimento de inquietao, jubilao revolucionria, sobreposio, ao "objecto geomtrico". Simultaneidade, abstraco, vigor, energia, vertigem, cor (excessiva). Inclinava-se na fotografia como se se quisesse atirar para uma falsia autobiogrfica. Recusa da Morte. Every photo is an anti-epitaph make it newer, make it fresh, make it juicy

PINTURA (1)

Uma resistncia elitista ou burguesa ao crescente analfabetismo manual? Ou uma nostalgia canibal de uma tradio h bastante tempo morta? A pintura como combate crtico aos conformismos telemticos e dilacerao digital Pintura como hbrido semi-conceptual, feita de contrassensos explosivos. Radical no revisionismo. Vanguardista nos sincretismos. Complexa no inter-texto. Rigor espontaneo. Afinal a desordem regressa sempre. Cspide oracular e lamento proteico? O que mentalmente sombrio a apetncia para a animalizao da cr. A pintura a exercitao da conscincia das cores, das formas, das texturas atravs de uma demncia potica que refaz e recicla as imagens frementes.

A PINTURA COMO SOFSTICA

Inveno do corpo homrico? Revisionismo via homero (e muitos outros) ao corpo post-proteico? O platonismo nunca existiu seno como degradao dos vislumbres da Doxa. Eco da pertinncia das coisas, nostalgia que agudiza a dor como mtodo de pseudo-transcendncia. No prncipio o ritmo, corpo, imagem, combate, emotividade, partes que contm o todo, todo que se reinventa como resistncia e cumplicidade com as partes. Todo como triturador das partes? Partes com cumplices inconscintes? A sofstica o que se parece com a filosofia e que antecede a filosofia: o que se parece antes de o ser

Sexo Poligamia, Poliandria, Poliginandria (tudo documentado como funcional em termos sociais) Multigender (after after trans-transgender, ou multissexualidade transicional) regresso aos gneros complexos como variantes do masculino e femenino: graus de masculinidade, femeninidade e neutralidade (o assexuante) Polissexualizao de tudo (polimorfo perverso) Assexualizao (tantica) como intervalo no pansexual A dessexualizao atravs do ostensivamente sexual (Sade) A sexualizao preversa atravs da sexualidade (vida monstica, Gandhi)

You might also like