You are on page 1of 3

Maximiano (1997), sugere que "a administrao o processo de tomar e colocar em prtica decises sobre objetivos e utilizao de recursos".

. Sob esta tica, vrias pessoas esto envolvidas na administrao de uma organizao do terceiro setor, mesmo que, primeira vista, no se percebam como tal. A administrao se caracteriza como uma atividade meio; no um fim em si mesma. Administrar diz respeito ao desempenho da organizao como um todo, em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, est relacionado aos conceitos de eficcia, eficincia e efetividade. Eficcia a capacidade de realizar objetivos, eficincia utilizar produtivamente os recursos, efetividade realizar a coisa certa para transformar a situao existente. Portanto, os conceitos e tcnicas de administrao devem servir para que as organizaes alcancem o desempenho que desejam. Sinteticamente, estas funes podem ser descritas da seguinte maneira: Planejamento diz respeito s decises sobre objetivos, aes futuras e recursos necessrios para realizar objetivos. Organizao compreende as decises sobre a diviso de poder, traduzido em autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e na diviso de recursos para realizar as tarefas. Direo ou coordenao trata de ativar as pessoas para atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de misso, na expresso de Peter Drucker. Controle abrange as decises sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcanados.

Administrao. Conceito. Funes (planejamento, organizao, direo e controle)


Conceito Administrao uma cincia pertencente famlia das cincias humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade de olhar holstico, buscando integrao entre pessoas, estrutura e recursos. uma cincia que estuda os principais problemas da instituio, buscando aperfeioar o desempenho atravs de tcnicas de planejamento, organizao, direo e controle. Segundo Chiavenato, Administrao a aplicao de tcnicas com intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizaes a fim de que se obtenham resultados que satisfaam as necessidades de seus clientes assim como s suas prprias. Para Maximiano administrar o processo que tem como finalidade garantir a eficincia e eficcia de um sistema. Funes (Planejamento, Organizao, Direo e Controle) Planejamento Uma funo do administrador Quero comear esta parte do artigo falando sobre planejamento. Na verdade, planejamento algo que precisava estar no teu vocabulrio desde que voc decidiu participar deste concurso. Sem planejamento dificilmente consegue-se alcanar algum objetivo. Comece a planejar os teus estudos at a data da prova, faa um planejamento de horrios, cuide para que toda matria seja estudada e revisada, no esquea dos exerccios de provas anteriores. (mesmo que no seja desta banca) Entrando no assunto, planejamento uma funo do administrador, seno a principal funo do administrador. Ela compe o ciclo administrativo: Planejar Organizar Dirigir Controlar

O processo administrativo inicia-se com o planejamento, passando pela organizao e direo. Finalmente, o controle tem a funo de subsidiar um novo planejamento, que reiniciar o ciclo administrativo. Na prtica esta seqencia transcende o conceito de ciclo, pois as funes trabalham de forma integrada e concomitantemente. Importante esclarecer que essas funes administrativas so assim chamadas quando utilizadas ou mencionadas de forma isoladas, pois quando esto integradas e interagindo, elas so tratadas como Processo Administrativo. Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e aes, e que seus atos sejam baseados em algum mtodo, plano ou lgica e no em palpites. O planejamento, como funo bsica do administrador, define os objetivos a serem atingidos pela organizao (seja pblica ou privada), alm de determinar a maneira (como) alcan-los. Planos so as linhas mestras das quais: 1. A organizao obtm e aplica os recursos necessrio ao alcance dos seus objetivos; 2. Os membros da organizao realizam atividades consistentes com os objetivos e procedimentos escolhidos; 3. O progresso na direo dos objetivos monitorado e medido, de modo que possam ser tomadas atitudes corretivas caso ela no seja satisfatria. Resumindo, quando se efetua o planejamento, anseia-se determinar onde, se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqencia. Isso planejamento! IMPORTANTE: Em concursos, vrios termos podem ter conceitos diferentes em cada disciplina. Para quem j estudou Direito Administrativo, no confundam esse processo administrativo da administrao com esse mesmo termo no Direito Administrativo. Organizao o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organizao de modo que eles possam alcanar eficientemente os objetivos da mesma. A organizao ento o resultado da combinao de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. Segundo Maximiano (1992)1 "uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos coletivos. Por meio de uma organizao torna-se possvel perseguir e alcanar objetivos que seriam inatingveis para uma pessoa.". A organizao ento o resultado da combinao de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade o resultado de um trabalho de organizao. Direo Significa liderar, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduziro aos objetivos. De nada adianta um bom planejamento e uma boa organizao se as pessoas trabalham sem orientao e coordenao adequadas. Os meios de direo so: a emisso de ordens; instrues; comunicao; motivao; liderana e coordenao.

O processo de deciso segue a seguinte forma: Reconhecer o problema; Elaborar alternativas; Avaliar alternativas; Escolher e implantar a alternativa; Avaliar os resultados.

Controle o processo de assegurar a realizao dos objetivos e de identificar a necessidade de modific-los. acompanhar se o que foi planejado foi executado e se o que foi executado foi planejado, propondo melhorias onde tiver ocorrido desvios ou melhores prticas. Envolve os seguintes elementos: Estabelecer padres de desenvolvimento; Medir o desempenho atual; Comparar o desempenho atual com os padres estabelecidos; Caso sejam detectados desvios, executar aes corretivas. Alguns requisitos para um controle eficiente: - Deve refletir as necessidades da atividade; - Deve imediatamente mostrar os desvios; - Deve ser flexvel nas mudanas de planos; - Deve refletir o padro de eficcia da organizao; - Deve ser econmico; - Deve ser de fcil entendimento; - Deve trazer como resultado uma ao corretiva.

You might also like