You are on page 1of 12

1

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

MANUAL DE ELABORAO DE TRABALHO ACADMICO CIENTFICO

2009

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

1 Trabalhos acadmicos
1.1 Trabalhos disciplinares e interdisciplinares 1.2 Artigos 1.3 Trabalho de concluso de curso (TCC) 1.4 Projeto de pesquisa 1.5 Dissertao e Tese
1.5.1 Partes de uma dissertao ou tese 1.5.2 Texto da dissertao ou tese 1.5.2.1 Regras gerais 1.5.2.2 Introduo 1.5.2.3 Referencial terico 1.5.2.4 Metodologia 1.5.2.5 Apresentao e anlise dos resultados 1.5.2.6 Sntese e concluses 1.5.2.7 Referncias

03 03 03 04 04 05 06 08 08 08 09 10 11 11 12

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

1 TRABALHOS ACADMICOS
1.1 Trabalhos disciplinares e interdisciplinares
Trabalhos disciplinares so os que apresentam resultados de pesquisa que foram desenvolvidas numa determinada disciplina de curso, sob a orientao de professor responsvel. Os trabalhos interdisciplinares buscam superar as limitaes da disciplina, integrando-a com conceitos desenvolvidos em outras disciplinas, no sentido de propiciar uma formao mais integrada, segundo os objetivos do curso. Nesses trabalhos, focaliza-se um tema ou problema, que tenha interface com vrias disciplinas, como efetivamente ocorre no mundo real, para que o aluno possa exercitar uma viso mais global na abordagem do tema e seu equacionamento. Neste caso, pode haver a orientao de mais de um professor, para que cada um possa orientar adequadamente o encaminhamento do tema/soluo do problema. De forma geral, o projeto disciplinar ou interdisciplinar deve ser realizado nos mesmos moldes que um trabalho monogrfico, embora com menor profundidade tericometodolgica. Sua concepo, alm do necessrio cuidado com o vernculo, deve incluir os seguintes itens: 1. Capa/Folha de rosto; 2. Sumrio; 3. Introduo / Referencial terico 5. Mtodo/Desenvolvimento 6. Concluses/Consideraes Finais 7. Referncias Alm dos itens citados, outros tpicos podem compor o trabalho, dependendo das exigncias do professor-orientador. Observao: na rea da sade, os elementos textuais se iniciam por uma Introduo, que inclui o problema de pesquisa, o referencial terico e a parte da Apresentao e Anlise dos Resultados conhecida como Resultados e Discusses.

1.2 Artigos
O artigo cientfico representa um texto resumido de algum resultado de pesquisa realizada. Sua estruturao pode apresentar variaes, segundo as normas metodolgicas aceitas nas diferentes reas do conhecimento. De modo geral, se inicia com um problema, hipteses ou questes bsicas, que se pretende responder, especifica a forma metodolgica que foi utilizada para a busca das informaes, apresenta e analisa os resultados obtidos e culmina com as concluses e consideraes finais, que envolvem a verificao das hipteses e as respostas s questes propostas. De um modo geral, o artigo o meio pelo qual os novos conhecimentos so disseminados e divulgados, para, posteriormente, uma vez consolidados, se transformarem em textos mais formais, como o caso dos livros.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 1.3 Trabalho de concluso de curso (TCC)


o corolrio das atividades discentes de determinados cursos. Assim, o aluno, ao final de seu curso de graduao e de alguns cursos lato sensu, deve realizar um trabalho ou um estudo cientfico, que seja resultado de uma pesquisa individual, que demonstre que ele capaz de delimitar determinado tema e pesquisar sobre ele, evidenciando os conhecimentos adquiridos durante seu curso. Este trabalho, que desenvolvido sob a orientao de um docente, uma atividade preparatria para as tarefas que faro parte do cotidiano de sua rea de profissionalizao. Em alguns cursos, notadamente na rea de Cincias Humanas, o TCC assume o formato de uma MONOGRAFIA. Isto , uma discusso ou explicao expositiva, ou argumentativa, sobre um determinado tema, que faz parte das disciplinas de determinada formao, na qual so apresentados e discutidos os principais autores sobre o assunto ou, ainda, por meio de uma pesquisa de campo, que procura avaliar os resultados empricos que venham a ratificar ou no o referencial terico utilizado. O termo monografia representa um trabalho que reduz sua abordagem a um nico assunto, a um nico problema, com um tratamento especificado. Outra forma de trabalho de concluso o chamado PROJETO EXPERIMENTAL, que compreende a produo de um trabalho especfico, relacionado com uma rea de especializao, que deve ser desenvolvido, sob orientao docente, nos laboratrios da Instituio ou terceirizados.

1.4 Projeto de Pesquisa


O projeto de pesquisa uma espcie de carta de inteno, que busca sintetizar a idia do que se pretende pesquisar e deve conter os seguintes itens: a) Ttulo: expressa o tema, objeto do estudo que se pretende desenvolver. Pode ser alterado em funo de mudanas ditadas pela evoluo dos estudos iniciais. b) Problema de pesquisa: explicita o problema a ser investigado, bem como os objetivos pretendidos pelo estudo, as questes fundamentais a serem respondidas, os motivos da escolha e a contribuio que a pesquisa trar para a rea de conhecimento em questo. c) Referncias preliminares: contm pesquisa inicial sobre o assunto a ser pesquisado e seus principais autores, que iro formar o arcabouo terico que nortear a escolha das principais variveis independentes, que devero ser analisadas ao longo do trabalho. Como a pesquisa ainda se encontra em fase embrionria, o projeto no deve apresentar uma pesquisa exaustiva sobre referencial terico. d) Metodologia: ainda que de uma maneira no definitiva, o projeto explicita de que forma sero obtidas as informaes que pretendem responder s questes de pesquisa identificadas. Por exemplo, detalhes sobre populao-alvo e amostra, instrumentos da coleta: questionrios, entrevistas e outros devem ser apresentados. Esboos de questionrios e roteiros de entrevistas, que buscam informaes sobre as variveis mais significativas so desejveis, embora no obrigatrios. e) Cronograma: especifica a previso do tempo a ser despendido na realizao de cada uma das etapas da pesquisa, bem como da data de concluso e entrega do trabalho.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

D U R A O Descrio das etapas Meses -1- -2- -3- -4- -5- -6- -7- -8- -9X X X X X X X X X X X X X X X X X

Referencial terico Coleta de dados Entrevistas Apurao (dados) Anlise dos dados Primeira redao Relatrio final

Obs: O projeto de pesquisa no deve ser muito longo. Sugere-se em torno de 20 laudas datilografadas para sua consecuo.

1.5 Dissertao e Tese


As dissertaes e as teses representam o trabalho final das pesquisas desenvolvidas, respectivamente, nos Programas de Mestrado e Doutorado, que integram a Ps-Graduao stricto sensu. Embora ambas reflitam resultados de investigao e anlise, a diferena fundamental entre a dissertao e a tese pode ser explicada considerando que, no Mestrado, se espera que o aluno seja capaz determinar um problema de pesquisa e saiba pesquisar sobre ele. No Doutorado, a expectativa a de que o trabalho apresente algum grau de originalidade, seja na soluo do problema de pesquisa, na metodologia, na forma de abordagem etc., e que contenha um maior rigor metodolgico e o tema seja abordado com maior profundidade terica. A dissertao, na especificao da ABNT (2005, p.2), :
Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato. feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando a obteno do ttulo de mestre.

E a tese, ainda na especificao da ABNT (2005, p.3) :


Documento que representa o resultado de um trabalho experimental

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa a obteno do ttulo de doutor, ou similar.

Em suma, de uma dissertao se espera domnio dos procedimentos da pesquisa cientfica e a apresentao consistente da reviso bibliogrfica no mbito do tema da pesquisa. Para a tese, as exigncias so maiores. Alm de revelar compreenso e domnio do estado da arte da produo cientfica da rea da pesquisa, h que se demonstrar compreenso e domnio do arcabouo terico, que sustenta a tese ou de teorias que sero por ela refutadas, complementadas, etc., alm da adequao metodolgica (capacidade de manejo dos procedimentos metodolgicos formais e materiais de pesquisa), e conter originalidade. A tese deve representar um avano na rea de conhecimento (descoberta inovadora, inveno conceitual ou inovao metodolgica).

1.5.1 Partes de uma dissertao ou tese


De uma forma geral, uma dissertao ou tese deve conter trs partes principais, a saber: a. Elementos Pr-textuais b. Elementos Textuais c. Elementos Ps-textuais

a) Elementos Pr-Textuais
-Capa (obrigatrio) -Lombada (opcional) -Folha de rosto (obrigatrio) -Errata (opcional) -Folha de aprovao (obrigatrio) -Dedicatria (opcional) -Agradecimentos (opcional) -Resumo (obrigatrio) -Abstract (obrigatrio) -Lista de Ilustraes (opcional) -Lista de tabelas (opcional) -Lista de abreviaturas e siglas (opcional) -Lista de smbolos (opcional) -Sumrio (obrigatrio)

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) b) Elementos Textuais


-Introduo -descrio geral do campo da pesquisa -definio do problema de pesquisa e motivos da escolha -objetivo geral e objetivos especficos -hipteses bsicas -perguntas bsicas a serem respondidas -contribuies do trabalho -Referencial Terico -reviso bibliogrfica sobre o assunto -pesquisas anteriores -Metodologia da pesquisa -definies operacionais -operacionalizao -tipo de pesquisa: quantitativa/qualitativa -caracterizao do estudo: -exploratrio -descritivo -experimental -populao-alvo -amostra -instrumentos da coleta -pr-teste -anlises a serem feitas -limitaes -Apresentao e anlise dos resultados - Sntese e Concluses -resumo -principais resultados -verificao das hipteses -respostas s questes bsicas -recomendaes -proposies para futuras pesquisas -consideraes finais

c) Elementos Ps-Textuais
-referncias (obrigatrio) -glossrio (opcional) -apndice (opcional) -anexo (opcional) -ndice (opcional)

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 1.5.2 Texto da Dissertao ou Tese 1.5.2.1 Regras Gerais
Escreva um texto fcil de ser lido. No tente demonstrar erudio por meio de textos complicados e com a ordem natural das frases invertidas, nem procure ser sucinto demais na elaborao de seu trabalho. O texto deve ser objetivo. Muitos acreditam, erroneamente, que as monografias devem ter muitas pginas para demonstrar um trabalho de impacto. Todavia, limite-se a escrever o que for essencial para a compreenso de seu trabalho e que contribua para a questo de pesquisa que pretende esclarecer. Certifique-se que seu portugus est correto. Caso no tenha muita habilidade no domnio do vernculo, arrume ajuda para esta tarefa. Os vrios captulos da dissertao ou tese devem se articular, isto , devem possuir uma seqncia lgica e apresentar consistncia entre si.

1.5.2.2 Introduo
A introduo deve ambientar o leitor com o contexto do trabalho. Deve conter a descrio geral do campo em que a pesquisa ser realizada, buscando mostrar o cenrio aonde se localiza a questo a ser investigada. Assim, contextualizado, definimos o problema que ser pesquisado, os motivos da escolha, os objetivos, as hipteses ou questes bsicas e as contribuies que o trabalho pode propiciar. Em ltima anlise, a introduo deve fornecer as motivaes contextuais que levaram o autor a conduzir o trabalho. Autores podem ser citados, nesta parte do trabalho, mas no se trata de uma reviso bibliogrfica, apenas devem ser citados trabalhos de significativa relevncia para a caracterizao do contexto e do problema de pesquisa. Usualmente, este tpico deve ter por volta de 10 a 12 pginas e uma proposta de estruturao poderia ser: Introduo Problema de pesquisa e motivos da escolha Objetivo Geral Objetivos Especficos Hipteses bsicas Questes bsicas a serem respondidas Contribuies do trabalho Obs: a) na parte relativa ao problema de pesquisa, o autor deve explicitar o objeto de estudo em foco e o problema a ser investigado, ou seja, precisa delimitar o tema e formular o problema de forma clara, bem delimitado, e que seja possvel sua realizao. b) o projeto de pesquisa deve conter hiptese(s) bsica(s) ou questes de pesquisa a serem respondidas. A hiptese uma explicao provisria do problema, uma resposta antecipada, a qual ser testada ou verificada no processo de investigao. Pode ser refutada ou comprovada pelos resultados da investigao. A formulao prvia de hiptese(s) mais

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


rigorosa na pesquisa quantitativa do que na qualitativa. Na pesquisa qualitativa as hipteses so mais flexveis. Permite-se que sejam aperfeioadas ou construdas no processo de investigao, dependendo dos paradigmas subjacentes. Dependendo do objeto de pesquisa, mais especificamente em alguns tipos de pesquisas descritivas e exploratrias, as hipteses podem ser substitudas por questes de pesquisa. As questes de pesquisa so perguntas norteadoras ou dvidas relativas ao problema e que ajudam a orientar a investigao. Tanto as hipteses como as questes de pesquisa sempre derivam do problema e se vinculam aos objetivos de uma pesquisa. c) os objetivos explicitam o que se quer saber por meio da pesquisa. Os objetivos so apresentados globalmente em objetivo geral e expostos de maneira mais precisa e detalhada nos objetivos especficos. Assim, os objetivos especficos so um desdobramento do objetivo geral e focalizam de forma especfica aquilo que se pretende esclarecer. d) os motivos da escolha do tema devem ser justificados. A escolha do tema / objeto da pesquisa tem relevncia? original? Que contribuies a pesquisa poder trazer, tanto de ordem terica (contribuies para o avano da rea do conhecimento), quanto de ordem prtica (aplicabilidade dos resultados na sociedade).

1.5.2.3 Referencial terico


Este tpico pode ser chamado de reviso bibliogrfica ou fundamentao terica. Para tanto, devem ser apresentadas as diferentes correntes de pesquisadores estudadas, que constituiro a base terica necessria ao desenvolvimento da pesquisa. Este referencial no pode ser transformado em uma resenha ou sntese de trabalhos, apresentados de forma cronolgica. Na reviso bibliogrfica fundamental apresentar os autores clssicos que se posicionaram sobre o assunto, bem como situar o ESTADO DA ARTE em relao ao que est sendo discutido, no esquecendo considerar as pesquisas realizadas anteriormente sobre o tema estudado. Na verdade, a reviso bibliogrfica o estudo do que j foi escrito sobre o assunto e sobre a base terica que fundamenta a realizao da pesquisa. dessa forma que se apresenta o tpico de referencial terico, ou seja, entender e explicitar o conhecimento disponvel, para depois, se possvel, apresentar uma nova contribuio. O texto deve ser fluido e seus pargrafos devem possuir uma articulao entre si, isto , eles no devem ser uma simples meno de resultados de pesquisa, mas deve apresentar idias que evoluem do pargrafo anterior e que preparam para o texto subseqente. Na dvida, se determinado texto deve ou no ser includo no referencial, verifique se o mesmo agrega valor para esclarecimento dos conceitos e das questes de pesquisa. Se a resposta for positiva, inclua o texto e caso contrrio, se for meramente complementar ou acessrio, no o inclua. Evite a disperso do assunto de pesquisa, fazendo apenas volume.

10

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Aqui vo algumas dicas para fazer o referencial terico: FIZEMOS UMA REVISO ADEQUADA DAS INFORMAES DISPONVEIS? -Recorremos a um banco de dados, seja por consulta manual ou computador? -Neste banco de dados buscamos referncias de pelo menos cinco anos atrs? -Procuramos em diretrios, mecanismos de busca e sites na Internet? (Google, Proquest, EBSCO etc.) -Consultamos revistas cientficas que normalmente publicam artigos sobre o tema da pesquisa? -Consultamos, no mnimo, as edies de cinco anos atrs? -Procuramos informaes sobre trabalhos, artigos, dissertaes e teses sobre o tema da pesquisa? (USP, UNIFESP, Mackenzie, Univ. Federais etc) -Buscamos informaes sobre o tema da pesquisa em BOAS BIBLIOTECAS fsicas ou virtuais? -Consultamos pessoas especializadas (consultores, pesquisadores, tcnicos, professores, executivos etc.) no tema da pesquisa? NO CASO DE EXISTIREM TEORIAS OU GENERALIZAES EMPRICAS SOBRE O TEMA DA PESQUISA, IDENTIFICAR: -Quem so os autores mais importantes na rea do tema da pesquisa? -Quais os aspectos e as variveis consideradas mais significativas pelos autores ao abordar essa temtica? -Quais foram as pesquisas anteriores que tenham estudado ou tenham relao com o problema de pesquisa?

1.5.2.4 Metodologia:
Nesta parte o pesquisador deve descrever detalhadamente como vai proceder para obter as informaes que lhe propiciaro as condies para responder as questes de pesquisa, explicitando os mtodos, os procedimentos metodolgicos, as tcnicas e os instrumentos de coleta de dados a serem empregados. Todo procedimento adotado deve estar baseado nos procedimentos metodolgicos propostos pelos autores da rea de Metodologia da Pesquisa, que devem referendar os procedimentos adotados. Uma forma interessante de organizar este tpico a seguinte: a) caracterizar o tipo de pesquisa utilizado (qualitativa/quantitativa ou um mix de ambas) b) identificar entre os principais tipos de estudo (exploratrio, descritivo ou experimental) qual ser usado para atender os objetivos do trabalho. c) definir o mtodo a ser utilizado (censo/amostragem aleatria ou no aleatria) d) explicar a operacionalizao (como ser realizado o trabalho de campo) -de acordo com o mtodo podem ser necessrias informaes sobre:

No caso de levantamento ou survey:

11

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


-instrumentos da coleta: observao/questionrio/entrevista -pr-teste -populao-alvo e amostra -procedimento de campo -anlises estatsticas a serem feitas OU No caso de Estudo de casos: -casos selecionados -critrios de escolha -protocolo e base de dados -pesquisa piloto -outros documentos utilizados -anlises a serem realizadas No caso de pesquisa-ao -especificar participantes -explicar a operacionalizao

OU

OU

No caso de discusso em grupo (focus-group) -especificar participantes -explicar a operacionalizao ............ E ASSIM POR DIANTE EM FUNO DO MTODO A SER EMPREGADO (Pesquisa participante/ anlise de contedo/ histria de vida etc)

A explicao dos procedimentos metodolgicos deve ser feita em consonncia com os objetivos da pesquisa e as questes que se pretende elucidar. Para tanto, devem ser utilizadas obras que se reportam s formas adequadas de se conseguir informaes usando determinado mtodo (os autores clssicos da rea de Metodologia da Pesquisa).

1.5.2.5 Apresentao e Anlise dos Resultados


Esta seo deve apresentar de forma objetiva os dados obtidos no trabalho de campo, segundo os procedimentos expostos no tpico de Metodologia. Se for o caso, os resultados podem ser expostos em forma de texto e tabelas. recomendvel, quando pertinente, a utilizao de grficos, quadros e figuras para ilustrar os resultados. importante elucidar as anlises, os cruzamentos, as inferncias etc., que foram feitas com os dados obtidos, discutindo seus resultados e relacionando-os com os objetivos e coma as questes ou hipteses bsicas da pesquisa. Se forem utilizados procedimentos estatsticos, eles devem ser convenientemente explicados e, em caso de gerarem uma grande quantidade de folhas de resultados, devero ser colocados como Apndices, limitando-se neste tpico a exposio dos principais resultados.

12

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 1.5.2.6 Sntese e concluses


conveniente fazer uma apresentao resumida do trabalho e uma sntese das principais concluses que foram obtidas por meio da anlise dos resultados. Se for possvel construa um quadro que sintetize estas constataes. Aqui, se deve concatenar objetivos e concluses do trabalho buscando responder a questes bsicas da pesquisa ou concluir sobre as hipteses bsicas que foram estabelecidas. Isto deve ser feito, sempre que possvel, enfatizando o constructo terico utilizado, no sentido de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da rea em que se situa o problema da pesquisa. importante que as concluses sejam apresentadas sempre de forma relativa e no absoluta. Assim, deve-se evitar a redao do tipo os dados indicam que no h influncia da propaganda nos...... e dar preferncia para textos como no foi possvel demonstrar a influncia da propaganda nos..... Deve-se assegurar que no tenham sido feitas concluses sobre aspectos que no constam dos objetivos do trabalho. Eventualmente e quando for o caso pode-se escrever algo como apesar de no ter sido objetivo deste trabalho, os resultados indicaram que..... Uma sugesto para a formatao desta seo a seguinte: a) b) c) d) e) f) sntese dos captulos; principais resultados; anlise das questes/hipteses bsicas; recomendaes gerais; proposies para futuras pesquisas; consideraes finais.

1.5.2.7 Referncias
Listagem das obras e demais fontes referenciadas no trabalho, bibliogrficas ou eletrnicas, que deve ser feita segundo as normas de estruturao de trabalhos para a rea da pesquisa (ABNT, Vancouver ou APA). As obras que foram consultadas durante o desenvolvimento do trabalho, mas que no foram citadas, no devem ser includas nas referncias.

You might also like