You are on page 1of 24

A crnica: uma leitura textual-discursiva

Leonor Lopes Fvero Mrcia A. G. Molina

CONSIDERAES INICIAIS

objetivo do trabalho refletir sobre o gnero crnica luz da Anlise da Conversao, da Sociolingstica Interacional e da Histria Cultural, pois como diz Braudel (1989, p. 53), em referncia a esta ltima: ... no h civilizao atual que seja verdadeiramente compreensvel sem um conhecimento de itinerrios j percorridos, de valores antigos, de experincias vividas. importante frisar que proceder anlise da crnica , antes de tudo, fazer uma reflexo, de um lado sobre a materialidade da lngua, que apresenta regularidades passveis de serem analisadas e, de outro, sobre a utilizao dessa mesma lngua pelo homem e pela sociedade. Ou seja, a observao de uma dada regularidade lingstica revela a maneira pela qual o sujeito, inserido numa sociedade, interpreta e expressa aquele momento histrico. Partindo-se da crnica de Lima Barreto, do incio do sculo XX, Quase doutor, e fazendo uso de uma crnica de Carlos Eduardo Novaes, do ltimo quartel do mesmo sculo, Regreo da Redasso, para estabelecer o contraponto, mostrar-se- que, embora sejam os mesmos, o tema e o enfoque do autor, infiltrados no texto, a forma de tratamento desse tema diferente, em virtude do contexto social e poltico em que foram produzidas.

Coleo Mestrado em Lingstica

A CRNICA Crnica, do grego chronos designava, em seu sentido primrio, registro do passado em seqncia cronolgica, passando depois, possivelmente no sculo XX, a ter seu objeto no cotidiano construdo pelo cronista atravs da seleo que leva a registrar alguns aspectos e a abandonar outros (NEVES, 1992, p. 5). No Brasil, teria surgido com Pedro lvares Cabral que, ao retratar ao rei, subjetivamente, a terra e seus habitantes, apresentava a viso no de historiador, mas de cronista. Tal como a conhecemos, nasceu a crnica brasileira no sculo XIX o primeiro cronista parece ter sido Francisco Otaviano, que a iniciou no Jornal do Comrcio, no Rio, em dezembro de 1852, ocupando a seo denominada Folhetim, isto , um artigo de rodap sobre as questes do dia polticas, sociais, artsticas, literrias. Ou, como nos diz Machado de Assis:
No posso dizer positivamente em que ano nasceu a crnica, mas h toda a probabilidade de crer que foi coetnea das primeiras duas vizinhas. Essas vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se porta para debicar os sucessos do dia. Provavelmente comearam a lastimar-se do calor. Uma dizia que no pudera comer ao jantar, outra que tinha a camisa mais ensopada do que as ervas que comera. Passar das ervas s plantaes do morador fronteiro, e logo s tropelias amatrias do dito morador, e ao resto, era coisa mais fcil, natural e possvel do mundo. Eis a origem da crnica (Histria de quinze dias. 1/11/1877).

Se inicialmente ocupava quase metade da pgina de um jornal, versando sobre vrios assuntos ao mesmo tempo, foi encurtando, passando a comentar um s, um flash do fato, obrigando o cronista a explorar seu espao do modo mais rpido e conciso possvel, estabelecendo uma corrente de simpatia, de identificao entre leitor e autor, convertendo este ltimo numa espcie de confidente ou cmplice do primeiro (LETRIA, 2000, p. 51).
72

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

Nesse sentido, mencionamos o trabalho de Arrigucci Jr. (1987) sobre a histria da crnica, sobretudo no Brasil, e do qual destacamos (p. 51):
So vrios os significados da palavra crnica. Todos, porm, implicam a noo de tempo, presente no prprio termo, que procede do grego chronos. Um leitor atual pode no se dar conta desse vnculo de origem que faz dela uma forma do tempo e da memria, um meio de representao temporal dos eventos passados, um registro da vida escoada. Mas a crnica sempre tece a continuidade do gesto humano na tela do tempo (...) trata-se de um relato em permanente relao com o tempo, de onde tira, como memria escrita, sua matria principal, o que fica do vivido uma definio que se poderia aplicar igualmente ao discurso da Histria, a que um dia ela deu lugar. Assim, a princpio ela foi crnica histrica, como a medieval: uma narrao de fatos histricos segundo uma ordem cronolgica, conforme dizem os dicionrios, e por essa via se tornou uma precursora da historiografia moderna. Tal gnero supe uma sociedade para a qual importa a experincia progressiva do tempo, um passado que se possa concatenar significativamente, a Histria, enfim, e no apenas um tempo cclico ou repetitivo, implicando noutra forma de narrativa o mito (...) a crnica pode constituir o testemunho de uma vida, o documento de toda uma poca ou um de se inscrever a Histria no texto.

O GNERO CRNICA A questo dos gneros textuais e/ou discursivos tem sido objeto de estudo de excelentes pesquisadores, razo pela qual no se far aqui um estudo, resumido sequer, das discusses tericas que tm ocupado espao nos estudos lingsticos e o tema ser abordado de forma bastante ampla. Pensamos como Machado (2004, p. 11) que os gneros so tantos
73

Coleo Mestrado em Lingstica

quantos forem os usos linguageiros, mais ou menos padronizados, exigidos pela comunicao na vida em sociedade. Em outras palavras, podemos dizer que:
Os gneros so famlias de textos associadas a prticas discursivas historicamente determinadas, a exemplo do conjunto de textos que so cognitiva e socialmente interpretados e /ou reconhecidos como representativos de um editorial de jornal, de uma propaganda eleitoral, de uma carta, de uma entrevista, de uma parbola, de uma crnica, de um conto, de uma novela, de um romance etc. Esta dimenso de materializao dos gneros representa de um lado um conjunto de restries relativas s condies de produo e de interpretao de textos; de outro lado, um horizonte de possibilidades para a atualizao de estratgias discursivas pelos sujeitos atravs da enunciao (MENDES, 2004, p. 120).

No caso da crnica, comum defini-la como um gnero hbrido, que oscila entre a subjetividade da literatura e a objetividade do jornalismo, com propriedades intertextuais intergneros, como salienta Fix (1997, p. 97, apud MARCUSCHI, 2003, p. 31), resultado da viso pessoal do cronista ante um fato qualquer, mas, diferentemente do reprter, o fato um meio e no um fim. Se o reprter o romancista da atualidade que tem compromisso com a verdade, o cronista ser o prosador do cotidiano que tem compromisso com as contradies de seu tempo(REZENDE E CAMPOS, 2005, p. 187). Nela h a opo pelo coloquialismo que atrai o leitor, com a inteno de divertir, informar, ilustrar, utilizando-se de uma linguagem direcionada aos leitores apressados do jornal, veculo de informao diria, e cuja elaborao tem como caracterstica primordial a urgncia, pois os acontecimentos so extremamente rpidos, e o cronista precisa de um ritmo gil para poder acompanh-los. Por isso sua sintaxe lembra alguma coisa desestruturada, solta, mais prxima da conversa entre dois amigos do que propriamente do texto escrito (S, 2002, p. 10). Fingindo-se descompromissado, o cronista (e, portanto a crnica) est inserido num momento histrico, imprimindo em seu texto mar74

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

cas de seu tempo, de sua sociedade, revelando sua tica de ver e sentir o mundo; e ele historia no s esse momento como a prpria lngua, instrumento do qual se vale (FVERO, 2005, p. 327). Talvez por isso seja considerada por alguns crticos um gnero menor, embora no seja dessa forma que os cronistas a vejam:
Escrever prosa uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; no a prosa de um ficcionista, na qual este levado meio a tapas pelas personagens e situaes que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fica mais fina (VINICIUS DE MORAES, 1982).

E na opinio de Antonio Candido (1980, p. 5):


A crnica no um gnero maior (...) Graas a Deus seria o caso de dizer , porque, sendo assim, ela fica perto de ns (...). Por meio dos assuntos, da composio aparentemente solta, do ar de coisa sem necessidade que costuma assumir, ela se ajusta sensibilidade de todo o dia. Principalmente porque elabora uma linguagem que fala de perto ao nosso modo de ser mais natural. Na sua despretenso, humaniza; e esta humanizao lhe permite, como compensao sorrateira, recuperar com a outra mo uma certa profundidade de significado e um certo acabamento de forma, que de repente podem fazer dela uma inesperada, embora discreta, candidata perfeio.

Caractersticas das modalidades falada e escrita nela convivem e criam um efeito de realidade e atualidade, fato j constatado por Fargoni (1993, p. 238) que, ao analisar crnicas publicadas na srie Para gostar de ler, verifica que esses textos contm ndices de oralidade, explicitados tanto em elementos verbais como nos no verbais que envolvem a conversao por ela simulada e esses vo constituindo sua textualidade. Isso se observa tanto em crnicas do incio do sculo como nas de Lima Barreto, quanto nas crnicas atuais, recentes como nas de Carlos Eduardo Novaes, nascidas hoje para sarem nos jornais ainda hoje, revelando seu vnculo com a histria, como se ver a seguir.
75

Coleo Mestrado em Lingstica

A CRNICA E O VNCULO COM A HISTRIA Essa busca de aproximao com o leitor por meio da linguagem e da discusso do fato hodierno faz com que a crnica deixe de ser entendida apenas como superestrutura, passando a ser concebida como uma rede de relaes que une a produo de um sujeito, num certo espao socioeconmico-cultural, num tempo determinado (CHEVALIER, 1976). Ou seja, a observao dessa dada regularidade lingstica revela a maneira pela qual o sujeito, inserido numa sociedade, interpreta e expressa aquele momento histrico. Nesse sentido, podemos dizer que o cronista, como sujeito-autor, tambm um elemento do discurso, favorecendo que se olhe para sua narrativa e se lhe atribua uma funo classificatria, isto , dizendo-se o nome do autor temos revelado um certo modo de ser do seu discurso (FOUCAULT, 1979). Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) foi, de acordo com Morais (1983, p. 12) uma personalidade de fronteira. Algum que habitou o limiar de realidade e mundos diferentes e, por esta razo, obrigou em si uma cota incomum de contradies e conflitos. Nasce pobre e mulato, numa sociedade marcada pelo preconceito racial. Recebe esmerada educao, freqenta excelentes escolas, chegando Politcnica, contudo no se forma engenheiro em virtude de cinco reprovaes consecutivas em Mecnica Racional. nesse ambiente que se inicia no jornalismo universitrio. Desiludido, em virtude de no conseguir satisfazer a vontade paterna de ser doutor, ingressa no servio pblico e quase ao mesmo tempo comea a escrever em jornais e revistas de grande circulao e a publicar seus romances, expressando neles uma perplexidade dolorida ante um tempo de vcios legitimados e injustias estruturais da sociedade (ibid., p. 57). Dono de uma personalidade introspectiva, com jeito meio taciturno e desconfiado, vale-se da literatura para fazer acusaes e crticas quele momento de inmeras transformaes no cenrio sociocultural brasileiro. Suas crnicas, cujo temrio inclui relaes sociais, transformaes
76

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

sociais, polticas e econmicas do pas, o cotidiano urbano e suburbano, apresentam uma vasta galeria de personagens burgueses, melindrosas, aristocratas, militares, populares, caixeiros, mendigos, vivas, loucos, mascates, adlteros etc. , que est de alguma forma tambm presente nas crnicas de hoje. Muitos acontecimentos da Repblica Velha esto a revisados e retratados: a primeira grande guerra, as greves operrias, a construo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a propalada instalao da Universidade, o excesso de bacharis, o feminismo etc. Tanto quanto Lima Barreto, Carlos Eduardo Novaes foi um ser de fronteira. Algum que transitou pelo limiar da realidade e da fantasia em mundos diferentes at se encontrar no e pelo jornalismo e literatura. Nasceu no Rio de Janeiro e, muito cedo, resolveu deixar a Cidade Maravilhosa mudando-se para a Bahia, onde fez de tudo um pouco: cuidou de um museu, abriu e administrou uma empresa de dedetizao e foi dono, inclusive, de uma fbrica de sorvetes, chegando a formar-se em Direito pela Universidade Federal. Como nada lhe satisfazia, resolveu voltar ao Rio de Janeiro. e comeou a dedicar-se ao jornalismo, escrevendo, primeiramente, sobre poltica internacional. Depois, passou para o esporte, quando, ao produzir textos sobre a loteria esportiva, viu revelada sua veia humorstica. Surgia, ento, um novo cronista. Sua experincia nos jornais favoreceu-lhe a escritura de livros, roteiros de cinema, peas de teatro e at novelas de televiso. Dentre suas experincias profissionais, somam-se ainda, a de funcionrio pblico e de Secretrio de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, embora sua paixo seja mesmo a literatura. A TEXTUALIDADE DA CRNICA A crnica Quase doutor, escrita nas primeiras dcadas do sculo XX, tem como enredo uma conversa entre trs pessoas numa confeitaria: o cronista-narrador, o Senhor Serfico Falcote, estudante quase
77

Coleo Mestrado em Lingstica

formado, e Cunungunde, amigo de ambos. O momento de escritura da obra foi muito peculiar, na sociedade brasileira, de consolidao do regime republicano, e de muitas contradies no cenrio mundial. na interao e por causa dela que se cria um processo de gerao de sentidos: Um ato de linguagem uma interao pelo fato de fundar-se no olhar avaliativo dos parceiros, isto , daqueles que participam desse ato com ateno profundamente voltada para todos os aspectos que, de alguma forma, interferem nesse evento (BRAIT, 1993, p. 200). Na modalidade escrita temos, no dizer de Marcuschi (2000), uma interao abstrata, isto , os interlocutores esto separados no tempo e no espao, o que no significa dizer que o texto escrito seja monolgico, j que:
O dilogo, no sentido estrito do termo, no constitui, claro, seno uma das formas, verdade que das mais importantes, da interao verbal. Mas pode-se compreender a palavra dilogo num sentido amplo, isto , no apenas como a comunicao em voz alta, de pessoas colocadas face a face, mas toda comunicao verbal, de qualquer tipo que seja (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1974, p. 123).

O desenrolar do dilogo permite ao cronista-narrador criar um determinado efeito de sentido: criticar a instruo pblica da poca, alvo das reformas dos vrios ministros que passaram pelo Ministrio Pblico da Educao, Correios e Telgrafos na Primeira Repblica, especialmente nos primeiros vinte anos do sculo, tais como: a de Benjamin Constant (1890), a de Epitcio Pessoa (1901), a de Rivadvia Correa (1911) e a de Carlos Maximiliano (1915). A narrao em primeira pessoa d mais verossimilhana ao texto e objetiva descrever a surpresa que o envolveu nessa conversa com um desconhecido de seus vinte e poucos anos, bem posto em roupas, anis, gravatas, bengalas, etc. Enquanto protagonista de um evento interacional apanhado de improviso pelo cronista cuja fala lhe permite constatar imediatamente, considerando o conjunto de valores pressupostos pelo meio sociocultural em que se d a interao, tratar-se de uma situao
78

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

no mnimo exdrxula esse moo foi criado na roa, por isso adquiriu esse modo feio de falar. No dizer de Goffman (174, p. 46):
Un acte soumis une rgle de conduite constitue une forme de communication, car il reprsente une confirmation du moi, aussi bien de celui pour qui la rgle est une obligation que de celui pour qui elle correspond une attente. Lacte qui refuse de se conformer est galement une forme de communication, et souvent plus intense, car l infraction est toujours rvlatrice du moi des participants.

Moiss (1997) menciona que a impessoalidade rejeitada pelos cronistas uma vez que sua viso de mundo, a veracidade do fato, sua carga emocional, que lhes interessa transmitir ao leitor. Na crnica de Lima Barreto, por meio da subjetividade, semelhante da poesia lrica, o cronista-narrador ancora o fato no real e, ao mesmo tempo que utiliza a referencialidade da prosa jornalstica, explora a polissemia da metfora: O estudante era alemo dos quatro costados. As falas de Serfico Falcote acabam satirizando o sistema educacional brasileiro naquele incio do sculo, pois visam demonstrao de que ter conhecimento no necessariamente falar bem, ou melhor, no necessariamente utilizar a modalidade culta da lngua nem algo prximo dela, pois tal personagem no a domina, mas possui um vasto conhecimento de mundo, um estudante beira de diplomar-se e provavelmente sabe escrever j que passou nos exames e espera tir a medaia, mas no se desvencilhou dos traos da variante falada no meio em que foi criado: Qu ele t i ns no arranja nada. Quando escrevo aquela certeza. De boca, no se cava... O vio ia, ia e d o fora. Na fala de Serfico Falcote, verifica-se tambm uma tentativa de reproduo mais aproximada da fala real de um sertanejo: Caxero, traz a quarqu cosa de beb e com, No sabe Cunungunde: o vio t . Entretanto, a fala da outra personagem (o amigo comum) marcada pela variante culta, por uma linguagem bem cuidada, conservadora, seguindo a norma portuguesa, com a utilizao da segunda pessoa do singular, talvez numa crtica ao purismo ortodoxo que vigorou at
79

Coleo Mestrado em Lingstica

1922 e que provocou tantas polmicas: Deves ento andar bem de dinheiros, Quando te formas?, Tens tido boas notas? Na tentativa de criar o dialogismo fala/escrita, o cronista-narrador procura reproduzir a fala das personagens tal qual ela ocorre como se fosse uma transcrio, porm faz uma seleo estratgica das seqncias, escolhendo-as de acordo com sua relevncia. H um limite bem demarcado entre a transcrio do texto oral e o dilogo literrio, imaginado pelo escritor: No sabe Cunungunde: o vio t . No h, no texto, atendendo aos postulados de Grice a partir da mxima No diga o bvio, apenas uma gesto dos turnos, instaurada pelos interlocutores como numa conversao espontnea real, em que o processo colaborativo depende dos falantes e o princpio fala um de cada vez nem sempre ocorre, com freqentes sobreposies, assaltos ao turno, etc., revelando, por exemplo, as estruturas de poder que governam a conversao. Contrariamente, os turnos so obedecidos, e o assunto dos tpicos, relevantes para a transio. Tem-se aqui um dilogo assimtrico, pois, alm de narrar o texto, o cronista-narrador pouco fala e, quando o faz, seu turno no tem valor referencial. A outra personagem, amigo comum, tambm pouca informao acrescenta ao dilogo. Quanto organizao global, sobressai, na organizao dos tpicos e subtpicos, a figura do cronista-narrador e a forma como conduz a narrativa, fundamental para a interpretabilidade do texto. Como j dissemos, ele estabelece uma seleo das seqncias das falas das personagens, por meio de pares adjacentes, elemento bsico da interao e intimamente relacionado ao tpico, podendo, dentre outras funes, introduzi-lo, dar-lhe continuidade, redirecion-lo etc. No texto, todas as seqncias esto em consonncia com o supertpico a calamitosa situao do ensino na poca, garantindo sua coeso e coerncia. A utilizao da fala de um narrador (mesmo sendo um cronistanarrador) extrapola a modalidade oral: trata-se de um recurso de escrita, devido necessidade, nessa modalidade, de se construrem os cenrios em que o episdio transcorre. Deve-se ressaltar que so aqui
80

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

examinadas marcas da oralidade, mas as da modalidade escrita esto fortemente presentes como os pargrafos, sua estruturao, a transio de um para outro, etc. e isso se deve ao bvio: mesmo simulando a fala, a crnica no deixa de ser um gnero escrito. De forma paralela, a Regreo da Redasso, de Carlos Eduardo Novaes, possivelmente escrita na dcada de 70, tem como enredo a conversa entre duas pessoas: uma senhora e o prprio cronista-narrador, cujo objetivo tambm criticar a instruo pblica, reestruturada na poca pela Lei de Diretrizes e Bases 5.692/71 que, dentre outras coisas, instaurara a qualificao para o trabalho, exigindo uma edunstaurara qualificao cao mais tcnica. Relativamente lngua portuguesa, definira seus objetivos: No ensino de primeiro e segundo graus, dar-se- especial relevo ao ensino da lngua nacional, como instrumento de comunicao e como expresso da cultura brasileira. Somando-se questo da qualificao para o trabalho, vemos que, com essa lei, o ensino preocupou-se mais com a prtica, em prejuzo, talvez, do aprendizado terico-cultural, o que pode ter ocasionado o declnio no processo ensino-aprendizagem da lngua portuguesa (e que vemos acentuar-se cada vez mais...). Esse fato, mesmo que de forma geral, parece ser compartilhado pelos interlocutores, pois a interao se estabelece a partir de um telefonema dado: Semana passada recebi um telefonema de uma senhora que me deixou surpreso. Pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever, quando se cria todo o processo de gerao de sentidos do texto. A crnica um gnero dialgico no s porque utiliza fala e escrita, mas tambm devido ao fato de nela sempre existir um dilogo. Moiss (op. cit: 255, p. 6) afirma:
Fletido ao mesmo tempo para o cotidiano e para suas ressonncias do eu, o cronista est em dilogo virtual com um interlocutor mudo, mas sem o qual sua (ex)incurso se torna impossvel. Na verdade, trata-se de um procedimento dicotmico, uma vez que o dilogo somente o pelo leitor implcito: monlogo enquanto auto-reflexo, dilogo enquanto projeo (...).

81

Coleo Mestrado em Lingstica

Esse fato ocorre ou com as personagens inseridas no texto ou, de outra forma, com o cronista dialogando com seu leitor. Para denunciar o mau exerccio de uma das principais funes da escola: ensinar a escrever, o cronista-narrador usa repetidas vezes as seqncias no sabe escrever, ensinar a escrever.
Comentei o fato com um professor, meu amigo, que me respondeu: Voc no deve se assustar, o estudante brasileiro no sabe escrever. E voc sabe por que essa gerao no sabe escrever ? No sabe escrever porque... A elite no sabe escrever, a elite chama a secretria e dita. No h dvidas, o estudante brasileiro no sabe escrever.

Introduzido o tema logo no incio, sua progresso d-se por coeso recorrencial que, de acordo com Fvero (1999, p. 26): se d quando, apesar de haver retomada de estruturas, itens, ou sentenas, o fluxo informacional caminha, progride; tem, ento, por funo, levar adiante o discurso. O texto inicia-se com uma seqncia que propicia a quebra de um frame do leitor: o trabalho de ensinar a escrever , como sabemos, dever do professor que, teoricamente, deveria ter adquirido habilidades suficientes para bem exercer seu papel: (...) uma senhora (...) pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever. Mas, minha senhora desculpei-me, eu no sou professor. O cronista-narrador um jornalista e, embora tenha competncia escrita, no tendo formao adequada, pode no saber ensinar. O bom exerccio desse papel pelos professores questionado em seguida pela seqncia: Eu sei. Por isso mesmo. Os professores no tm conseguido muito. Agora, assumindo o papel de autor e, nesse sentido, no querendo delegar a essa classe o problema de que trataria, j que, se assim o fizesse, poderia perder um nmero considervel de seus leitores, atribui, ento, a culpa por essa deficincia ao ensino de modo geral:
82

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

A culpa no deles. A falha do ensino. Como simula um texto oral, em Regreo da redasso temos: a) pares adjacentes, elementos bsicos da interao cuja funo dar continuidade ao tpico; b) formas como: pra, ta, colocadas na voz dos locutores, ou na prpria narrativa, j que o cronista-narrador tambm instaura ali um dilogo como o seu leitor; c) marcadores conversacionais, especialmente os de incio de turno, como: Mas, minha senhora desculpei-me, eu no sou professor; e d) repeties (...) A senhora precisa ver o trabalho que dou ao revisor; No faz mal insistiu, o senhor vem e traz um revisor. Quanto organizao global, o texto apresenta a superestrutura do texto argumentativo: Tese/ Premissas (argumentao)/ Concluso (ou tese). Charolles (s/d, p. 74) assevera: Bien qu il semble possible thoriquement de diffrencier nettement cex deux types de discours (narratives e argumentatives), dans la pratique leurs frontires restent souvent assez floues (...). Nesta crnica temos por tese: a escola no est cumprindo o seu papel/ Premissa: jovens no sabem escrever/Argumentao (a prpria narrao)/ Concluso (ou tese) (Implcita); portanto, podemos dizer que em Regreo da redasso temos uma argumentao implcita (MOIRAND, s/d), uma vez que o autor discute o papel da escola implicitamente, fazendo uso da narrao para tecer sua argumentao:
Dautre part le D.A 1. est souvent elliptique et les categories super structurelles que lon vient de definer ne sont pas forcment toutes explicitement prsentes dans le texte: souvent la these antrieure nest pas exprime mais il se peut aussi que lorateur laisse sous entendues des prmisses que tout le monde connait ou qu il n nonce pas le conclusions de son argumentation, l implicite jouant dans ce case um rle darguments: ce que le destinataire du D.A. peut dduire s impose lui comme une vidence (MOIRAND, s/d, p. 77).

Para assegurar sua argumentao, a seqncia no sabe escrever


1 Discours Argumentatif. 83

Coleo Mestrado em Lingstica

colocada primeiramente na voz de um professor: Voc no deve se assustar, o estudante brasileiro no sabe escrever; depois, na de um educador: O estudante brasileiro no sabe escrever; e finalmente na de um diretor de faculdade: O estudante brasileiro escreve muito mal, isto , por meio dessa progresso, o cronista-narrador refora seu dizer e o do cidado comum, no caso representado pela senhora. Outra prtica comum e estreitamente imbricada ao ato de escrever, a da leitura, revisada pelo cronista-narrador: (...) No sabe escrever porque est perdendo o hbito de leitura. E quando o perder completamente, voc vai escrever para quem? A subjetividade, como j dissemos, outra caracterstica da crnica (REZENDE, 2005), percebida frente preocupao manifestada pelo cronista-narrador, ao responder: Ta um dado novo que eu no havia considerado. Imediatamente pensei quais as utilidades teria um jornal no futuro: embrulhar carne? E vai, quase que profeticamente, imaginando um futuro em que no se leriam mais livros, mas se ouviriam as obras ou se entraria em contato com elas por meio de resumos....
E a senhorita no quer ler? O senhor s tem escrito? Ento no quero E o senhor, vai ? Leva trs e paga um. Deixa eu ver o tamanho pediu ele. (...) O qu? Tudo isso? O senhor est pensando que eu sou vagabundo? Que tenho tempo pra ler tudo isso? No d pra resumir tudo em cinco linhas?

Outro aspecto digno de nota a questo da intertextualidade. Adam (1991, p. 119) afirma que la production littraire doit tre envisage autant dans la relative clture de sa cohsion et de sa cohrence que dans le jeu des relations intertextuelles que la lecture parvient construire. Para Brando (2000, p. 76), h dois tipos de intertextualidade: uma interna, na qual um

84

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

discurso se define por sua relao com o discurso do mesmo campo, podendo divergir ou apresentar enunciados semanticamente vizinhos aos que autoriza sua formao discursiva; e uma externa, na qual o discurso define uma certa relao com outros campos.

Nas crnicas aqui analisadas, o jogo intertextual se faz tanto de forma interna, pois ambas apresentam caractersticas observadas na maioria dos textos da mesma espcie, quanto externa, j que dialogam com reformas educacionais e com dizeres da coletividade: A escola no cumpre mais o seu papel. Na crnica de Novaes outros dizeres so introduzidos explicitamente no texto: a voz de alunos, diretores e colegas do cronistanarrador: Que lngua essa?, perguntou um aluno, O Diretor do Departamento de Letras da PUC ficou impressionado, Quer dizer disse a um amigo enquanto amos pela rua que o estudante brasileiro no sabe escrever?, que so inseridas no fio da narrativa para assegurar e dar credibilidade argumentao. Alm disso, Novaes cita uma personagem j utilizada anteriormente em uma outra crnica relativa escola, Juvenal Ourio: Outro dia, durante uma visita que fiz casa de Juvenal Ourio, um dos seus cinco filhos aproximou-se e veio me mostrar uma redao que fez para a escola. Peguei a folha. (Para gostar de ler Volume 7, p. 78 a 83). Essa a personagem da crnica Volta s aulas (Um retorno cada vez mais caro), que se matricula numa pr-escola, Escolinha A Toca da Raposa, com o intuito de aprender para ensinar aos filhos, economizando, portanto:
(....) Tia Lcia no conseguiu esconder sua curiosidade e perguntou: O que o senhor est fazendo aqui na escola? O senhor j no sabe de tudo isso? Sei, mas meus filhos no sabem. E o senhor tem filhos? Tenho, cinco, pequenos. E por que no os coloca na escola?

85

Coleo Mestrado em Lingstica

Porque eu teria que abrir falncia. Achei que seria melhor assim: ao invs de mand-los, eu venho e noite quando chego em casa conto pra eles tudo o que aprendi. E d resultado? Pode no dar. Mas sai muito mais barato. (Idem)

Ao dialogar com essa crnica, pelo menos mais duas crticas ficam estabelecidas: primeiramente, ao preo altssimo cobrado por muitas instituies particulares e, mesmo assim, no se observar o aprendizado da escrita; depois, ao fato de no se estar ensinando satisfatoriamente nem mesmo o ato mecnico de escrever.
(...) de papel e, com ele ao meu lado, li atentamente. Ao terminar, ficou me olhando, como que pedindo minha opinio. Fui franco. Disse-lhe: No gostei. No me admiro disse ele , o senhor leu de cabea para baixo. Dei um pigarro, disfarcei, coloquei a folha na posio correta e comecei novamente. No entendia uma s palavra. Que diabo isso? berrei A professora mandou produzir uma mensagem cifrada? No senhor. s um dever. Um dever ? E est escrito em portugus? Claro. Claro, no. Pra mim isto parece escrita cuneiforme.

A crtica aos professores sublinear, no o a de que os estudantes nunca tiveram o hbito de leitura: S no estou muito certo quanto perda do hbito de leitura. Para mim, os estudantes no perderam o hbito de leitura. E sabe por qu? Porque nunca o tiveram. Para ele, esse problema ficou mais grave com o advento da televiso: E agora, com essa gerao que cresceu sob o signo da televiso, dificilmente o hbito ser implantado.

86

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

Na seqncia abaixo, a crtica ao ensino fica mais acentuada ainda:


Alguns afirmam que todo o ensino de lngua portuguesa deficiente (...) Nos Estados Unidos (...) de um total de quase 12 mil minutos de aulas semanais, cerca de 4600 so dedicados ao ingls (....) Na Frana acontece o mesmo. Ento aqui disse um professor dentro da sala de aula precisamos tambm aumentar o nmero de horas dedicadas lngua verncula. Que lngua essa? perguntou um aluno ao colega. No tenho a menor idia. Acho que uma lngua falada pelos rabes.

A discusso a respeito da escola, ou seja, do ensino, fica ainda mais reforada pelo uso da linguagem literria. A plurissignificncia, caracterstica desse tipo de texto, pode ser observada em passagens como: A redao sofreu nas escolas uma queda de nvel acentuada. E s no foi mais acentuada porque foram retirados vrios acentos da lngua portuguesa; Neste dia ento a palavra escrever ganhar uma nova grafia: ex-crever. Alm de auxiliar a argumentao, essa plurissignificncia auxilia na instaurao da ironia e do humor, outro elemento freqentemente observado neste gnero, como veremos a seguir. IRONIA E HUMOR NAS CRNICAS Nas crnicas sob anlise, observa-se esse outro aspecto relevante, o humor, a comicidade, favorecendo a aproximao do leitor, por meio de uma linguagem simples prxima da pardia. Bergson (1947, p. 2) apresenta trs caractersticas moins sur le comique lui-mme que sur la place o il faut le chercher. A primeira seu carter humano: il ny a pas de comique em dehors de ce qui est proprement humain (p. 2). Uma paisagem, um animal no sero risveis, quando rimos deles fazemo-lo por semelhana com o homem ou pelo uso que o homem faz deles. A segunda a insensibilidade, isto , o maior inimigo do riso a
87

Coleo Mestrado em Lingstica

emoo e a identificao, le comique exige donc enfin, pour produire tout son effet, quelque chose comme une anesthsie momentane du coeur (p. 4). A terceira caracterstica: o riso sempre o riso de um grupo, o que significa dizer que os participantes devem compartilhar o mesmo conhecimento de mundo por isso o cmico se torna dificilmente traduzvel, j que, para ser compreendido, impe a grupos sociais que faam a mesma leitura de mundo e que por isso podem captar nuances cmicas, s vezes, imperceptveis (LAURITI, 1990, p. 78). Portanto h no riso uma funo social, ele um gesto social. No incio do sculo XX, debates sobre a lngua portuguesa eram vistos diariamente nos jornais. A sociedade exigia que os homens cultos falassem e escrevessem rigorosamente de acordo com a norma, sob o risco de serem ferozmente atacados. Na crnica Quase doutor, a falta de previsibilidade dessa situao, ou seja, um quase doutor usando um lxico to popular, ocasionou uma quebra na expectativa de todo um grupo, tanto no cronista-narrador quanto nos leitores em geral, j que inusitado o fato de um quase formado falar como a personagem.
Continuei estuporado e o meu migo, ou antes, o nosso amigo parecia no ter qualquer surpresa com to famigerado estudante. Ca das nuvens. Este homem j tinha passado tantos exames e falava daquela forma e tinha to firmes conhecimentos!

Bergson (op. cit.) afirma tambm que o que provoca o riso uma atitude, uma frase, um gesto, uma palavra, estabelecendo uma oposio entre o cmico expresso pela linguagem e o criado por ela. Nesse sentido, a escolha lexical, por exemplo, dos qualificativos, permite-lhe completar informaes que no esto presentes nos enunciados e explicitar sua reao, produzindo os desejados efeitos de humor e ironia:
surpresas admirveis continuei estuporado
88

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

famigerado estudante esse estudante era a coisa mais preciosa como era ilustrado tinha finos conhecimentos

Alm disso, o irnico ttulo da crnica, Quase doutor, cria uma expectativa no leitor que desviada durante a leitura do texto, ou seja, ocorre uma dissonncia entre o que dito e o que mostrado. O mesmo desvio possvel de ser percebido quando o cronistanarrador assevera: Esse estudante era a coisa mais preciosa que tinha encontrado na minha vida. Como era ilustrado! Como falava bem! Que magnfico deputado no iria dar? Um figuro para o partido da Rapadura. Devemos salientar aqui que o uso das exclamaes no marca apenas o final das frases. Ao contrrio, sua repetio revela o modo como o cronista percebe os fatos por ele retratados, momento de sua subjetivao (ADAM, 1991. p. 175), auxiliando a instaurao da ironia. Brait (1996, p. 107) afirma que essas formas assim irnicas no assumem funo de erudio, no sentido de invocao de autoridade e muito menos de simples ornamento. Ao contrrio, so formas de contestao da autoridade, de subverso de valores estabelecidos (...) e isso mesmo que nos parece ter feito Lima Barreto durante toda a sua vida e sua histria: contestou autoridades e subverteu valores preestabelecidos. Por outro lado, no ttulo da crnica Regreo da redasso, o cronista-narrador deixa claro para seu leitor o que pretendia abordar. Por meio do uso de um spooneirismo2, ou seja, da troca das ltimas slabas das palavras, instaura humor e antecipa a crtica que viria a seguir. Para o leitor, o ttulo tem sempre uma funo catafrica. Neste caso, ao mesmo tempo que exerce papel catafrico, tem tambm papel
2 O nome desse fenmeno lingstico vem de W. A. Spooner (18441930), reverendo britnico que ficou conhecido por fazer essas inverses. 89

Coleo Mestrado em Lingstica

anafrico, pois faz com que o leitor recorra ao seu conhecimento de mundo, permitindo-lhe hipotetizar o assunto a ser abordado no texto a m qualidade do ensino. Escrita no final da dcada de 70 do sculo XX, a questo a ser relevada no era mais a competncia oral de um cidado quase formado. Ao contrrio, produzida durante o perodo de ditadura militar, a proposta parece ser a de satirizar o sistema escolar e suas deficincias no ensino da produo escrita, j que o papel delegado educao na poca era sua utilidade prtica. Quando a senhora pede ao cronista-narrador que ensine seu filho a escrever, faz com que tanto ele quanto os leitores pensem que ela esteja se referindo a uma criana. A j citada lei 5.692/71, dentre duas determinaes, tambm exigia que a educao em oito anos fosse obrigatria e gratuita a todos em idade escolar, a partir de sete anos. Quando fala: E quem falou em crianas? Meu filho tem 17 anos, faz com que o frame que temos a respeito da idade ideal para aprendizagem da escrita seja rompido, introduzindo um outro elemento instaurador da ironia. O fato que para haver ironia deve haver a opacificao do discurso, ou seja, o enunciador deve produzir um enunciado de tal forma a chamar a ateno no apenas para o que est dito, mas para a forma de dizer e para as contradies existentes entre as duas dimenses (BRAIT, 1996, p. 106). Lembremo-nos de que a poca da escritura dessa crnica era de cerceamento de liberdade e chamar a ateno para o que est dito, sem dizer, ou o fazer de forma opaca, era no s importante, como fundamental para que o autor conseguisse a publicao de seus textos. CONSIDERAES FINAIS Como dissemos, embora sejam os mesmos o tema e o enfoque do autor, as crnicas diferem na forma de tratamento desse tema, em virtude do contexto social-poltico em que foram criadas, pois, como
90

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

diz Benjamin (1985, p. 229), a histria objeto de uma construo cujo lugar no o tempo homogneo e vazio, mas um tempo saturado de agoras. Na ocasio da escritura de Quase doutor, esperava-se que os homens da elite, os doutos, ou quase, fossem os detentores do saber, cabendo escola fornecer subsdios para isso. As inmeras reformas sofridas por ela, desde a Proclamao da Repblica, no sculo XIX, at a poca possvel da escritura do texto, instauravam seguidas mudanas, dificilmente acompanhadas at pelos professores, quanto mais pelos alunos. Alm disso, como a Lingstica ainda engatinhava e da Sociolingstica nem sequer havia notcias, variantes lingsticas na oralidade como a apresentada pela personagem eram sumariamente abominadas, por isso restar-lhe-ia uma vaga no partido da Rapadura: Esse estudante (...) Como era ilustrado! Como falava bem! Que magnfico deputado no iria dar? Um figuro para o partido da Rapadura. Em compensao, em Regreo da redasso, os doutos j esto desmistificados, no sendo mais considerados os detentores do saber, pelo contrrio, nela os mestres citados esto alarmados com esses candidatos que se encaminham para ocupar cargos importantes na sociedade brasileira: Fico preocupado disse o diretor imaginando como ser a nossa elite de amanh. No se preocupe no, diretor. A elite de amanh ser a mesma de hoje. A elite nunca escreveu. A elite chama a secretria e dita. O que se questiona nesta crnica a produo escrita de um jovem de dezessete anos, sua oralidade nem cogitada, diferentemente do que acontece na crnica Quase doutor. Importa especificar que nos setenta anos que distam os textos, muitos foram os avanos nos estudos da linguagem, talvez por isso, a variante coloquial tenha sido bastante utilizada em Regreo da redasso, at mesmo pelo cronistanarrador. A crtica tecida instituio escolar fica ainda mais rigorosa, quando o cronista-narrador assegura, fazendo uso do humor:
91

Coleo Mestrado em Lingstica

(...) os estudantes no escrevem, no lem, no falam, no pensam. Tudo isso me faz pensar que estamos muito mais perto do que imaginava da Idade da Pedra. A prosseguir nessa regresso, ou a regredir nessa progresso, no demora muito estaremos todos de tacape na mo reinventado hierglifos.(...)

Finalizando, podemos dizer que a anlise dessas crnicas, produzidas com um hiato considervel no tempo, permite verificar como cada cronista-narrador, a seu modo, rel sua sociedade no tocante ao papel da escola e como os autores, preocupados com sua sociedade, produzem seus textos de forma a possibilitar que o leitor faa parte na construo dos sentidos, vindo a refletir e emitir sua opinio sobre o fato em questo, sendo um participante desse jogo textual e emissor de opinies quando do momento da leitura (...), ficando estabelecido um contrato dentro de um contexto predeterminado (REZENDE E CAMPOS, 2005, p. 203), to essencial para a compreenso desse tipo de texto. REFERNCIAS ADAM, J-M. Langue et littrature - analyses pragmatiques et textuelles. Paris: Hachette F.L.E, 1991. ARRIGUCCI Jr., D. Enigma e comentrio. Ensaios sobre literatura e experincia. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. BAKHTIN, M. (V.) Marxismo e filosofia da linguagem. Traduo de M. Lahud e Yara F. Vieira. So Paulo: Hucitec, 1979. BENJAMIN, W. Magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1985. BERGSON, H. Le rire. Paris: Presses Universitaries de France, 1947. BRAIT, B. O processo interacional. In: PRETI, D. (Org.). Anlise de textos orais. So Paulo: Humanitas, 1993 p. 189-214. . Ironia em perspectiva polifnica. Campinas: Editora Unicamp, 1996.
92

Processos Enunciativos em Diferentes Linguagens

BRANDO, H. N. Texto, gneros do discurso e ensino. In: Gneros do discurso na escola. So Paulo: Cortez, 2000. p. 17-45.

BRAUDEL, F. Gramtica das civilizaes. So Paulo: Martins Fontes, 1989. CANDIDO, A. A vida ao rs-do-cho. In: Campinas: Unicamp, 1992. p. 13-22. . et al. A crnica.

CHAROLLES-SPRENGER, L. Le resum de texte. Paris: Argon Diffusion. Action Potique. (s/d). CHEVALIER, J. C. A lngua (lingstica e histria). In: LE GOFF, J. e NORA, P. Histria: novos objetos. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1976. . FVERO, L. L; ANDRADE, M. L. O. e AQUINO, Z. G. O. de. Perguntas e respostas como mecanismos de coeso e coerncia no texto falado. In: CASTILHO, A. T. de e BASLIO, M. Gramtica do portugus falado. vol. IV, Campinas: Editora da Unicamp, 2002. p. 465-501. FVERO, L. L. Coeso e coerncia textuais. So Paulo: tica, 1999. . A crnica em Lima Barreto: dialogismo fala/escrita. In: PRETI, D. Dilogos na fala e na escrita. So Paulo: Humanitas, 2005. FARGONI, A. M. S. L. A manifestao da oralidade na escrita. 1993. f. Dissetrao (Mestrado em) - Universidade Estadual Jlio de Mesquita Filho, Araraquara. FOUCAULT, M. Whats an author?. In: HARARI, J. V. (ed.). Textual strategies. Cambridge: Harvard University Press, 1979. GOFFMAN, E. Les rites d interaction. Paris: Minuit,1974. LAURITI, N. C. O discurso humorstico: mecanismos lingsticos do modus ridens. 1993. f. Dissertao (Mestrado em ) - Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo. LETRIA, J. Pequeno brevirio jornalstico. 2. ed. Lisboa: Notcias Editorial, 2000.

93

Coleo Mestrado em Lingstica

MACHADO, I. L. Apresentao. In: MACHADO, I.L. e MELLO, R. de (Org). Gneros: reflexes em anlise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita. So Paulo: Cortez, 2000. . Referenciao e progresso tpica: aspectos cognitivos e textuais. GELNE. XVII. Fortaleza: Universidade Federal do Cear, 1999. MOIRAND, S. Le rle anaphorique de la nominalisation dans la presse crite. Paris: Universit de Paris, Langage, 28. (s/d) MOISS, M. A criao literria. So Paulo: Cultrix, 1997 MORAIS, R. Lima Barreto. So Paulo: Siciliano, 1983. NEVES, M. S. Uma escrita do tempo: memria, ordem e progresso nas crnicas cariocas. In: CANDIDO, A. et al. A crnica. Campinas: Unicamp, 1992. p. 75-92. REZENDE, V. L. A. & CAMPOS, E. N. Estratgias textuais nas crnicas esportivas de Luis Fernando Verssimo In: MELLO, R. Anlise do discurso & literatura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. S, J. A crnica. So Paulo: tica, 1985. FONTES LIMA BARRETO, A. H. A Careta, Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1985. NOVAES, C. E. A cadeira do dentista e outras crnicas. So Paulo: tica, 1995. (Coleo Para gostar de ler volume 15). . Volta s aulas (Um retorno cada vez mais caro). So Paulo: tica, 1995. (Coleo Para gostar de ler volume 7).

94

You might also like