You are on page 1of 2

Disco rgido com tecnologia SCSI

SCSI (pronuncia-se "sczi"), sigla de Small Computer System Interface, uma tecnologia que permite ao usurio conectar uma larga gama de perifricos, tais como discos rgidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners. Caractersticas fsicas e eltricas de uma interface de entrada e sada (E/S) projetadas para se conectarem e se comunicarem com dispositivos perifricos so definidas pelo SCSI.

Padres SCSI
Existe uma grande variedade de padres de dispositivos SCSI, sendo que estes inicialmente usavam interfaces paralelas. Alguns exemplos: SCSI-1 (barramento de 8 bits, clock de 5 MHz e taxa de transferncia de 5 MB/s), Fast SCSI (barramento de 8 bits, clock de 10 MHz e taxa de transferncia de 10 MB/s), Ultra SCSI (barramento de 8 bits, clock de 20 MHz e taxa de transferncia de 20 MB/s), Ultra2 Wide SCSI (barramento de 16 bits, clock de 40 MHz e taxa de transferncia de 80 MB/s) e Ultra-320 SCSI (barramento de 16 bits, clock de 80 MHz DDR e taxa de transferncia de 320 MB/s). SCSI mais comumente usado em discos rgidos e unidades de fita, mas tambm pode ser conectado em uma grande gama de dispositivos, incluindo scanners e drivers de CD. Posteriormente foram tambm criadas interfaces seriais, como a SSA (Serial Storage Architecture), com taxa de transferncia de 40 MB/s e SAS (Serial Attached SCSI) de 300 MB/s, tambm chamado de SASCSI. [editar]Histria A sigla SCSI tem origem em "SASI" ("Shugart Associates System Interface"). Um controlador SASI providenciava uma ponte entre a interface do driver do disco rgido e o computador hospedeiro, porem era necessrio ler blocos de data. Os controladores SASI tinham geralmente o tamanho de um driver de disco rigido e eram fsicamente posicionadas no chassis do mesmo. Larry Boucher considerado o "pai" do SCSI e SASI graas ao seu pioneiro trabalho primeiramente em Shugart Associates e ento em Adaptec. Desde sua padronizao em 1986, SCSI foi comumente usado em computadores com sistema operacional como Amiga, Apple Macintosh e Sun Microsystems. Apple Macintoshdecidiu abandonar a verso on-board do SCSI completamente com o Power Mac G3 em 1993. Sun Microsystems mudou vrios de seus modelos para a tecnologia de transferncia de dados Serial SATA. SCSI nunca foi popular no mundo dos PCs de baixo custo IBM, perdendo para o baixo custo e performance adequada dos modelos ATA de disco rgido. SCSI se tornou comum em produes de vdeo e udio.

Recente verses de SCSI fogem do padro antigo e usam comunicao por transferencia serial. Mesmo que muito da documentao do SCSI fala sobre interface paralela, a maior parte do desenvolvimento atual se concentra em interfaces do tipo serial. A verso serial do SCSI tem muitas vantagens sobre a verso paralela como: transferncia de dados com mais agilidade, Hot swapping e isolao de erros melhorada. [editar]SCSI

desbalanceado e diferencial

O SCSI desbalanceado e o diferencial so eletricamente diferentes: voc no pode conectar dispositivos e terminadores em ambos. Infelizmente, no possvel diferenciar um do outro s olhando. Voc ter que consultar o manual do usurio ou poder tentar achar na pgina Web do fabricante. SCSI desbalanceado, a forma mais comum do SCSI, conduz suas transmisses em um nico fio. A maior desvantagem do SCSI desbalanceado o rudo, sinais eltricos aleatrios gerados por componentes de circuito ou por distrbios naturais que causam corrupo e erro nos dados. O SCSI diferencial conduz sinais em dois fios. O SCSI diferencial detecta sinais medindo a diferena de tenso entre dois fios. A grande vantagem do SCSI diferencial sobre os SCSI desbalanceados a distncia maior e a alta imunidade ao rudo. O comprimento de um barramento diferencial de 25 metros, comparado com os 6 metros do SCSI desbalanceado. Se voc descobrir que tem dispositivos que no se conectam, os Conversores Diferenciais SCSI podem resolver o problema de modo rpido e fcil. O cabo SCSI no pode ter mais de 6 metros de comprimento do perifrico interno at o ltimo perifrico externo. O cabo pode ser de 50, 68 ou de 80 vias. [editar]Funcionamento Para que um dispositivo SCSI funcione em seu computador necessrio ter uma equipamento que realize a interface entre a mquina e o hardware SCSI. Essa interface chamada de Host Adapter. O mximo de conexes permitidas no padro SCSI de 15 dispositivos que so identificados por um cdigo binrio, chamado ID SCSI. S permitida a transmisso entre dois dispositivos de cada vez.

You might also like