You are on page 1of 3

FICHA DE INFORMAO DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ Produto: SULFATO DE ALUMNIO P PRINCIPAIS APLICAES O sulfato de alumnio p aplicado no tratamento

to de gua, como timo coagulante e clarificador; na fabricao de papel, como agente fixador e clarificador da gua de processo; em curtumes, como agentes de tanizao; na indstria txtil, como mordentes; em usinas de acar, como purificador do melao da cana; em indstrias qumicas, como matria prima para obteno de sais de alumnio; na indstria de cimento isolante entre outras utilizaes.

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO Produto SULFATO DE ALUMNIO P 2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES Sinnimos: Almen, Trisulfato de Alumnio Frmula Qumica: Al2 (SO4)3 14 H2 O NR da ONU: No regulamentado NR de Risco: 80 Registro do Chemical Abstract Service (NR CAS): 100043-01-3 Composio / Informao dos Componentes: Componentes NR CAS cido Sulfrico 7664-93-9 Hidrato 1344-28-1 gua 773218-5 Tipo do Produto: Produto qumico utilizado para tratamento de gua potvel, esgoto domstico, efluentes e outras aplicaes, com colorao branco creme. 3. IDENTIFICAO DE PERIGOS Efeitos do Produto: O contato causa alergia na pele e nos olhos. Pode ser nocivo se inalado. Efeitos Ambientais: Txico quando em grande quantidade a vida aqutica. Perigos Fsicos e Qumicos: Em alta temperatura pode produzir gases irritantes 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Inalao: Se inalado, remover a vtima da exposio. Use uma mscara de ar mandado ou dispositivo semelhante para executar respirao artificial (salvamento) se for preciso. Mantenha a vtima aquecida e em repouso. Procurar atendimento mdico. Contato: Em caso de contato, lavar imediatamente os olhos ou pele com muita gua durante 15 a 20 minutos, enquanto se retiram as roupas e sapatos contaminados. Procurar atendimento mdico. Ingesto: Enxaguar a boca da vtima. No induzir ao vmito. Dar bastante gua para beber. Procurar atendimento mdico. Aes a serem evitadas: A substncia decompe-se em fontes de calor e poder produzir gases irritantes.

Proteo do prestador de socorro e/ou notas para o mdico: Luvas de PVC, Neoprene, culos de segurana, vestimenta impermevel. 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio: Proteger contra danos fsicos; Armazenar em local fresco e seco; Manter o recipiente bem fechado em um local bem ventilado. Armazenamento: Armazenar em local seco; Mantenha separado de substncias incompatveis; Em contato com metais pode produzir gs hidrognio; Reage com lcalis e ataca muito metais em presena de gua; Temperatura de armazenamento: Ambiente; Ventilao para o transporte: Aberta; Estabilidade durante o transporte: Estvel Material seguro para embalagem: Embalado em sacos de polipropileno tranado ou polietileno. Pode ser estocado em pilhas de at 15 sacos sem que haja compactao do produto. 8. CONTROLES DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Proteo respiratria: Respirador de filtro para partculas P2 (mdia) Proteo para as mos: Luvas de PVC, Neoprene, Nitrilica. Proteo para os olhos: culos de segurana com proteo lateral. Proteo da pele e do corpo: Vestimenta impermevel de proteo contra respingos qumicos (Viton, PVC, Nitrilica, Neoprene, Polietileno de borracha.) Precaues especiais: No transportar o produto em conjunto com alimentos Medidas de Higiene: Evite o contato com o produto. 9. PROPRIEDADES FISICO-QUMICAS Estado Fsico: Slido Forma: P. Cor: Branco Creme Odor: caracterstico pH: 1,9 a 2,0 (soluo a 10%) Temperaturas Especficas: Ponto de Ebulio: 101 C Ponto de Fuso: Acima 110 C Ponto de congelamento: -15 C Densidade: Varia de 0,35 a 1,20 t/m3 Solubilidade: 53 % a 25 C Presso de vapor: Presso atmosfrica Densidade de vapor: produto no voltil. 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Instabilidade: Produto estvel. O Produto no decompe nem polimeriza, em temperaturas abaixo de 710C Reaes perigosas: Em reaes com neutralizantes (base alcalina). H formao de Al (OH)3 e sal alcalino.

O produto compatvel com gua e ar. Em alta diluio em gua ( soluo a 1%) o produto tende a hidrolizar com formao de Al (OH)3 insolvel. 11. INFORMAES TOXICOLGICAS Subcutaneous Mouse Lowest Published Data: 27371 mg/kg ( 30 DMALE) = REP Oral Mouse Lethal Dose 50% Kill = 6207 mg/kg Intraperituneal Mouse 50% Kill = 1735 mg/kg 12. INFORMAES ECOLGICAS O Sulfato de Alumnio um produto no perigoso. O Impacto sobre o meio ambiente apenas local, atingindo somente a rea prxima ao derramamento. Se em contato com o rio ou lago pode abaixar o pH pela caracterstica cida. Avisar as pessoas envolvidas. 13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO Este produto no passvel de ser descartado em aterros sanitrios, esgoto, drenos, pequenos cursos de gua ou rios. A incinerao dever ser feita de acordo com a legislao municipal, estadual e federal vigentes e de acordo com as normas dos rgos ambientais locais. Restos de produtos: No descartar sobras do produto indevidamente aps o seu uso. Manter as eventuais sobras com validade expirada em suas embalagens originais adequadamente fechadas. Embalagem usada: proibida ao usurio a reutilizao das embalagens vazias. No cortar ou perfurar a embalagem ou soldar nas suas proximidades. No remover os rtulos at que o produto seja completamente removido e a embalagem limpa. Dispor adequadamente como resduo ou enviar para recuperao em empresas credenciadas. 14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE No classificado como perigoso.

You might also like