You are on page 1of 10

C

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Conhecimentos de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto I itens de 1 a 7 e de 13 a 15 Texto II itens de 8 a 15

Autobiografia desautorizada
1

Papiloscopista quer esclarecer profisso


1

10

13

16

19

Ol! Meu nome no Fidalgo. Fidalgo meu sobrenome. O nome Luiz Antonio Alves. Minhas atividades como cidado comum... no sei se isso interessa, mas... vai l: sou funcionrio pblico. Trabalho (e como trabalho) com anlise de impresses digitais, ou seja, sou um papiloscopista (nesse momento o computador fez aquele serrilhadinho vermelho embaixo da palavra papiloscopista). Tudo bem, a palavra ainda no consta no dicionrio interno do man. Bom, com base nas minhas atividades artsticas, pode-se dizer que eu sou um poeta curitibano. No fui eu quem disse isso. Vejam bem, existe um livro intitulado Antologia de Poetas Contemporneos do Paran, II C oncurso Helena Kolody. Pois eu estou nesse livro, juntamente com trs poemas que, por causa do tamanho diminuto, lembram um hai-kai. Pois , fechada essa questo de eu j poder ser tratado como um poeta curitibano, quero dizer que agora estou estreando como contista, digo microcontista, uma vez que se trata de um livro com miniestrias chamadas por mim (talvez exageradamente) de microcontos.
Luiz Antonio A. Fidalgo. Autobiografia desautorizada. Internet: <www.curitiba.pr.gov.br> (com adaptaes).

10

13

16

O Sindicato dos Profissionais da Cincia da Papiloscopia realiza amanh palestras de conscientizao sobre o trabalho desses profissionais, que comemoram em cinco de fevereiro o seu dia. De acordo com a presidente do sindicato, Lucicleide do Esprito Santo Moraes, apesar de desenvolver atividades essenciais nas reas civil e criminal, o papiloscopista no um profissional reconhecido pela populao. A maioria das pessoas no sabe, diz ela, que o profissional da papiloscopia realiza desde a expedio da carteira de identidade e atestado de antecedentes, at percias para a identificao da autoria de delitos e tambm dos cadveres que so levados ao Instituto Mdico Legal. o papiloscopista que busca e pesquisa as impresses digitais que so fundamentais para desvendar crimes. A populao necessita diariamente desse servio, mas em geral ela desconhece o profissional que o realiza, observa Lucicleide Moraes.
Internet: <www.diariodecuiaba.com.br> (com adaptaes).

Com referncia aos aspectos semnticos e gramaticais do texto II, julgue os itens que se seguem. 8 Segundo o texto, o fato de a populao desconhecer o profissional que presta servios de papiloscopia justifica a realizao de palestra de conscientizao. A palavra Cincia acentuada pelo mesmo motivo que a palavra percias. A expresso De acordo com ( R.5) est sendo empregada com o mesmo sentido de Conforme. Haveria erro de concordncia nominal caso se substitusse a expresso nas reas civil e criminal ( R.7) por na rea civil e na criminal. A palavra delitos deve ser interpretada como transgresses, desrespeito s leis e pode ser tomada como sinnima de crimes.

Julgue os itens a seguir, referentes ao texto I. 1 2 3 As expresses Ol! ( R.1) e Vejam bem ( R.12) indicam que o autor est se dirigindo ao leitor. A palavra Autobiografia, no ttulo do texto, indica que o autor est falando a respeito da vida de uma terceira pessoa. A palavra Fidalgo ( R.1) formada a partir da expresso filho de algo e costuma ser usada no portugus como sinnima de nobre. O termo man ( R.9) faz referncia aos cidados comuns de que trata o texto. Em vez de No fui eu quem disse isso ( R.11-12), estaria igualmente correto escrever No fui eu aquele que disse isso. A partir da leitura do texto, possvel concluir que um hai-kai ( R.16) um tipo de poema que se caracteriza pelo tamanho pequeno. A palavra microcontista ( R.19) tambm poderia ter sido grafada corretamente com hfen (micro-contista).

9 10 11

12

4 5

Julgue os itens seguintes, referentes aos textos I e II. 13 Entre as atribuies dos papiloscopistas, est a de escrever textos literrios (poemas ou contos). Essa atribuio, mencionada no texto I, ignorada pelo autor do texto II. As aspas foram empregadas com a mesma finalidade no primeiro pargrafo do texto I e no ltimo pargrafo do texto II. Com relao estrutura dos textos, correto afirmar que o texto I se aproxima dos textos literrios, enquanto o texto II tem carter jornalstico.

14

15

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

Julgue os itens seguintes, relacionados a tecnologia de informtica. 16 A interface UDP uma tecnologia implantada na placa-me que permite a conexo de diversos tipos de perifricos de forma rpida e segura. O sistema operacional um conjunto de programas que fazem a interface entre o usurio e o hardware, fazendo o gerenciamento dos perifricos. A velocidade dos microprocessadores atuais normalmente medida em gigabytes. Criptografia a tcnica de converter uma mensagem ou mesmo um arquivo utilizando um cdigo secreto. Com o propsito de segurana, as informaes submetidas a essa tcnica no podem ser utilizadas ou lidas at serem decodificadas. Para se fazer o backup de um arquivo de dados com 500 Mb suficiente utilizar um CD comercial padro. O recurso de Plug and Play permite a realizao de backup automtico dos arquivos armazenados no computador.

17

18 19

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do aplicativo W ord 2003 com um documento em edio, julgue os seguintes itens. 26 O sublinhado do ttulo foi adicionado utilizando-se a ferramenta 27 28 .

20 21

O arquivo pode ser salvo como modelo com extenso .dot. A ferramenta permite aumentar o recuo do texto.

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do navegador Internet Explorer 6 com parte da pgina da Secretaria de Administrao de Tocantins, julgue os itens que se seguem. 22 A pgina possivelmente permite acesso intranet da SECAD, j que apresenta links de acesso restrito. Ao se clicar a ferramenta , a navegao ser paralisada.

Considerando a figura acima, que mostra parte de uma planilha em edio no Excel 2003, julgue os itens subseqentes. 29 Considerando que o nmero de armrios 30% do nmero de mesas, a frmula para o clculo desse percentual
=30%+B4.

23 24

Observando-se a figura, correto afirmar que a pgina segura, uma vez que o smbolo apresentado.

30 25 Ao se clicar a ferramenta , o stio ser adicionado lista de stios favoritos do usurio.

A ferramenta variadas.

usada para realar as clulas com cores

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

A Amaznia est sufocando e parte da floresta corre o risco de se transformar em um imenso cerrado. este o alerta emitido pelos cientistas do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudana do Clima, estabelecido pela Organizao das Naes Unidas (ONU). O texto, assinado por pesquisadores de vrios pases incluindo brasileiros , informa que a temperatura do planeta est subindo mais rpido do que o previsto, assim como o nvel dos oceanos. As calotas polares e as geleiras vm derretendo mais rapidamente. As tempestades tornam-se mais fortes e mais freqentes. O relatrio confirma: as causas da reviravolta climtica so humanas.
Jornal do Brasil. Editorial, 20/11/2007, p. A10 (com adaptaes).

38

A vegetao predominante no estado do Tocantins a da floresta tropical, tpica da Amaznia.

39

No Tocantins, encontram-se reas propcias explorao de um importante segmento do turismo contemporneo, o ecoturismo, como o caso do Parque Estadual do Jalapo.

40

A bacia Tocantins-Araguaia no se estende para outros pases, razo pela qual reconhecida como a maior bacia hidrogrfica totalmente brasileira.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem. 31 Uma crtica que se faz ONU, na atualidade, a sua insistncia em tratar com exclusividade dos assuntos relativos segurana e que possam colocar em risco a paz mundial. 32 Inexiste relao possvel entre o derretimento de calotas polares e de geleiras e a elevao dos nveis dos mares. 33 Por ser um pas ainda emergente, o Brasil tem poucos cientistas e nenhuma participao nos estudos mundiais relativos ao meio ambiente. 34 Segundo o relatrio citado no texto, as aes conduzidas pelos seres humanos so responsveis pelas alteraes climticas que, nos dias de hoje, interferem perigosamente na vida do planeta. 35 Desenvolvimento sustentvel pode ser entendido como uma srie de posicionamentos, individuais e coletivos, e de polticas governamentais em prol do bem-estar dos homens e do planeta, conjuntamente. Localizado no centro geodsico do pas, o estado do Tocantins possui uma rea de quase 280.000 km e faz divisa com seis estados: Par, Maranho, Piau, Bahia, Mato Grosso e Gois. Situado em uma rea de transio, apresenta caractersticas climticas e fsicas da regio amaznica e do Centro-Oeste. O cerrado cobre quase 88% da rea do estado. A maior bacia hidrogrfica totalmente brasileira, a do Tocantins-Araguaia, est localizada no estado, que tambm conta com a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal, localizada na regio sudoeste do estado. A partir dessas informaes e considerando a realidade histrico-geogrfica do estado do Tocantins, julgue os itens seguintes. 36 O Tocantins faz fronteira com estados brasileiros situados nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Por sua localizao geogrfica, o Tocantins o mais setentrional estado brasileiro. Uma proposio uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa. Um argumento considerado vlido se, sendo sua hiptese verdadeira, a sua concluso tambm verdadeira. Considerando essas informaes e a figura acima, em que esto colocadas algumas figuras geomtricas conhecidas quadrados, tringulos e pentgonos (5 lados) dispostas em uma grade, julgue os itens seguintes. 41 A proposio Se A um tringulo pequeno, ento A est atrs de C verdadeira. 42 A afirmativa Existe um pentgono grande e todos os tringulos so pequenos uma proposio falsa. 43 Considere que sejam verdadeiras as seguintes proposies. Se B um quadrado pequeno ento E um pentgono grande. B no um quadrado pequeno. Nessa situao, correto concluir que verdadeira a proposio E no um pentgono grande.

37

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

Cada um dos itens subseqentes contm uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada. 44 Um policial civil possui uma vestimenta na cor preta destinada s solenidades festivas, uma vestimenta com estampa de camuflagem, para operaes nas florestas. Para o dia-a-dia, ele possui uma cala na cor preta, uma cala na cor cinza, uma camisa amarela, uma camisa branca e uma camisa preta. Nessa situao, se as vestimentas de ocasies festivas, de camuflagem e do dia-a-dia no podem ser misturadas de forma alguma, ento esse policial possui exatamente 7 maneiras diferentes de combinar suas roupas. 45 Uma empresa fornecedora de armas possui 6 modelos adequados para operaes policiais e 2 modelos inadequados. Nesse caso, se a pessoa encarregada da compra de armas para uma unidade da polcia ignorar essa adequao e solicitar ao acaso a compra de uma das armas, ento a probabilidade de ser adquirida uma arma inadequada inferior a .

RA SC U N H O

Com relao ao Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins, Lei Estadual n. 1.654/2006, julgue os seguintes itens. 46 Para os efeitos da referida lei, o agente de polcia, o escrivo de polcia, o papiloscopista e o auxiliar de autpsia so considerados policiais civis. 47 Ao entrar em exerccio, como condio essencial para obter estabilidade, o policial civil est sujeito ao estgio probatrio pelo perodo de trs anos. Se, durante esse perodo, o policial civil entrar em licena para tratamento da prpria sade por um perodo de 60 a 90 dias, a contagem do prazo do estgio probatrio ser suspenso. 48 O regime de trabalho dos policiais civis de 40 horas semanais. Dessa forma, mesmo que ele seja ocupante de cargo comissionado ou funo de confiana, nada h que o impea de ser, por exemplo, motorista regularmente contratado de uma empresa de txi, nas horas de folga de seu cargo efetivo. 49 Por ocasio das frias, de o policial civil um recebe,

independentemente

solicitao,

adicional

correspondente a um tero do subsdio do perodo das frias. Esse adicional incide tambm sobre o subsdio dos cargos em comisso ou da funo de confiana. 50 O auxlio-natalidade devido ao policial civil por motivo de nascimento de filho. O valor desse auxlio corresponde a um doze avos da remunerao mensal do policial e no h qualquer acrscimo no caso de nascimento de gmeos.

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A organizao poltico-administrativa brasileira foi assunto tratado com especial ateno pela Assemblia Nacional Constituinte de 1988, respeitando-se sempre o pacto federativo. Julgue os itens a seguir, acerca da organizao 61 Em regra, o servidor pblico tem direito a um perodo de 30 dias de frias por ano trabalhado, sendo admitida a da Repblica acumulao desse perodo somente por necessidade da administrao, jamais por interesse pessoal. 62 Considere que determinado escrivo de polcia no comparea habitualmente delegacia onde est lotado, embora observe o horrio de trabalho quando se faz presente. Nessa situao, esse escrivo descumpre o dever funcional da assiduidade. 63 A administrao pblica, em atendimento s disposies constitucionais, passa por um processo de renovao constante de seus quadros visando melhor atender aos anseios da sociedade. Julgue os itens que se seguem, a respeito desse assunto. 54 Dependendo da natureza do cargo para o qual se realiza concurso pblico, o governador do estado tem poderes para determinar a reserva de vagas para portadores de necessidades especiais. 55 Segundo a Constituio, cargo em comisso aquele que o chefe do Poder Executivo escolhe para ser de livre nomeao e exonerao. 56 A ocupao de cargo pblico em decorrncia de aprovao em concurso pblico somente confere estabilidade ao servidor depois de trs anos de exerccio em carter efetivo. Todo trabalhador, independentemente do regime a que se vincula, tem direitos mas tambm est sujeito a obrigaes. Julgue os itens seguintes, que dizem respeito aos servidores pblicos. 57 O servidor sempre ser remunerado pelo exerccio de dois cargos pblicos, desde que tenha ingressado em ambos mediante concurso. 58 Vencimento, remunerao e proventos so sinnimos, nos termos da Lei n. 8.112/1990. 59 Caso um servidor seja injustamente demitido e a justia determine o seu retorno, esse retorno caracterizar um caso de reintegrao. 60 A vitaliciedade e a inamovibilidade so prerrogativas de algumas carreiras especficas e, por isso, no se encontram entre os direitos dos servidores pblicos relacionados na Lei n. 8.112/1990, que a norma geral. 68 67 Em regra, a emenda Constituio promulgada pelas mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal e submetida sano presidencial se tiver sido proposta pelo presidente da Repblica. A matria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada s pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa mediante iniciativa da maioria absoluta dos membros de qualquer das casas do Congresso Nacional. Julgue os itens a seguir, relativos ao exerccio do poder de reforma constitucional. 66 A Constituio Federal no pode ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio, salvo se houver prvia anuncia dos lderes partidrios e da mesa do Congresso Nacional. 65 64 A reduo do desperdcio de dinheiro pblico enquadra-se na definio do princpio da poupana dos recursos do Estado. Um princpio que ganhou destaque na Constituio de 1988 o da administrao compartilhada de recursos humanos. O servidor pblico, conforme a natureza da infrao que cometer no exerccio do cargo, pode responder perante a administrao pblica e(ou) perante o Poder Judicirio. A Constituio Federal traz, em seu texto, vrios princpios a serem observados pelo administrador pblico. Acerca desses princpios, julgue os itens que se seguem. poltico-administrativa brasileira. 51 A organizao poltico-administrativa Julgue os seguintes itens, a respeito dos direitos e obrigaes do servidor pblico previstos no Regime Jurdico nico.

Federativa do Brasil abrange apenas a Unio, os estados e os municpios, todos gozando de autonomia. 52 O governador do estado do Tocantins eleito para um mandato de quatro anos e, ao tomar posse no cargo, indica o seu substituto legal, o vice-governador. 53 A administrao pblica brasileira est dividida em direta e indireta, no existindo a forma mista.

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

Considere-se que o presidente da Repblica tenha vetado integralmente um projeto de lei, que retornou ao Congresso Nacional, com as razes do veto. Nessa situao, correto dizer que, 69 se o veto for apreciado pelo Congresso Nacional no prazo de quinze dias a contar de seu recebimento, ele s poder ser rejeitado pelo voto de dois teros dos deputados e senadores. 70 se o veto no for mantido, o projeto de lei ser enviado, para promulgao, ao presidente da Repblica, que, nesse caso, no poder mais optar por sancion-lo ou novamente vet-lo. 71 se o veto for mantido, o projeto de lei ser arquivado, no havendo possibilidade de esse mesmo veto ser reanalisado por parte do Poder Legislativo. Tendo em vista a classificao das constituies, julgue os itens subseqentes. 72 Constituio em sentido formal a que trata de temas e matrias de ndole constitucional, legitimando o poder transferido pela sociedade ao Estado. 73 Constituio em sentido material a que trata de matria tipicamente constitucional, compreendendo as normas que dizem respeito estrutura mnima e essencial do Estado. A respeito dos direitos fundamentais, julgue os itens a seguir. 74 O preso tem o direito de saber os motivos de sua priso e a identificao das autoridades ou agentes que a esto efetuando, para que eventuais ilegalidades e abusos sejam apontados. 75 Ao disciplinar o direito de propriedade, a Constituio estabelece, como regra geral, que a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, se dar mediante prvia indenizao em dinheiro. Considerando aspectos referentes disciplina constitucional sobre os direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens. 76 O ordenamento constitucional brasileiro veda a cassao de direitos polticos, razo pela qual s admite a suspenso, mas no a perda, desses direitos.

79

O direito ao contraditrio e ampla defesa assegurado aos litigantes em processo judicial, mas no em processo administrativo, pois, no caso deste, o administrado sempre ter garantida a possibilidade de recorrer instncia judicial.

80

As normas que compem o art. 5. da Constituio Federal, por consagrarem direitos e deveres individuais e coletivos, no podem ser consideradas normas constitucionais apenas em sentido formal, mas sim normas que integram a denominada Constituio material.

Quanto ao processo penal, seus princpios e procedimentos, julgue os itens a seguir. 81 Sendo o inqurito policial um procedimento realizado pela polcia judiciria cujo destinatrio o juiz, so aplicveis em sua elaborao e tramitao todos os princpios processuais inerentes instruo criminal, entre os quais o contraditrio e a ampla defesa. 82 Para os efeitos da Lei dos Juizados Especiais Criminais, so considerados crimes de menor potencial ofensivo o desacato, o furto simples e a ameaa, entre outros. 83 Considere a seguinte situao hipottica. A autoridade policial de determinado municpio, por fora de auto de priso em flagrante, instaurou inqurito policial contra Joaquim, que foi indiciado pela prtica de estelionato. Nessa situao, o prazo para a concluso do inqurito policial, estando Joaquim preso, ser de 10 dias, contados a partir do dia em que se executou a ordem. 84 A priso preventiva e a priso temporria, exemplos de priso cautelar, antecipam o reconhecimento de culpa com a conseqente privao da liberdade do indivduo, pois o juzo que se faz, ao decret-las, de culpabilidade.

77

perda

de

nacionalidade

ocorrer,

em

qualquer 85 Considere que policiais em servio de ronda noturna perceberam que, em determinada casa, um homem

circunstncia, se o brasileiro vier a adquirir outra nacionalidade. 78 Qualquer indivduo que figure como objeto de

apunhalava uma mulher, a qual, por sua vez, gritava desesperadamente por socorro. Nessa situao, os policiais, mesmo que em horrio noturno, podero adentrar a residncia sem o consentimento dos moradores e realizar a priso do agressor.

procedimentos investigatrios policiais ou que ostente, em juzo penal, a condio jurdica de imputado, tem o direito de permanecer em silncio, incluindo-se a, por implicitude, a prerrogativa processual de o acusado negar, ainda que falsamente, perante a autoridade policial ou judiciria, a prtica da infrao penal.

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

Acerca dos temas de direito penal, julgue os prximos itens. 86 A responsabilidade penal de um adolescente de 17 anos de idade que comete um crime grave deve ser aferida em exame psicolgico e psicotcnico, pois, restando demonstrado em laudo pericial que este tinha plena capacidade de entendimento poca do delito, dever responder

No que tange legislao especial, julgue os itens subseqentes. 93 So crimes hediondos relacionados na legislao especfica: o homicdio, quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, o roubo simples, a extorso mediante seqestro, entre outros. 94 Considere que determinado crime foi praticado por um adolescente, em detrimento de bens e servios da Unio. Nesse caso, tratando-se de menor de 18 anos de idade, inimputvel, caber conhecer do ato infracional o juiz da infncia e da juventude, ou o juiz que exercer essa funo, na esfera estadual. 95 Considere que uma autoridade policial, no decorrer das investigaes de um crime de furto e sem o competente mandado judicial, ordenou aos seus agentes que

criminalmente, ficando merc dos dispositivos do Cdigo Penal brasileiro. 87 Considere a seguinte situao hipottica. Lcio, funcionrio pblico, por indulgncia, deixou de responsabilizar subordinado que cometera infrao

administrativa no exerccio do cargo, no levando o fato ao conhecimento da autoridade competente. Nessa situao, Lcio praticou, em tese, o crime descrito como condescendncia criminosa. 88 Considere que um boxeador profissional, durante uma luta

arrombassem a porta de uma residncia e vistoriassem o local, onde provavelmente estariam os objetos furtados. No interior da residncia foi encontrada a maior parte dos bens

normal, desenvolvida dentro dos limites das regras esportivas, cause ferimentos que resultem na morte do adversrio. Nessa situao, o boxeador dever responder por homicdio doloso, com atenuao de eventual pena, em face das circunstncias do evento morte. 89 O roubo difere do furto pelo uso de grave ameaa (violncia psquica) ou violncia, ou de qualquer outro meio que reduza a possibilidade de resistncia da vtima. 90 O aborto, o homicdio e a violao de domiclio so considerados crimes contra a pessoa. 91 Considere a seguinte situao hipottica. Antnia foi vtima de injria praticada por M argarida no dia 10/10/2007, tendo, por intermdio de advogado, requerido a instaurao do competente inqurito policial no dia 15/10/2007 e oferecido queixa-crime no dia 31/10/2007. Nessa situao, agiu corretamente o advogado de Antnia, pois o crime de injria de ao privada, e s ser admitida a queixa se oferecida no prazo de seis meses a contar do dia em que o ofendido veio a saber quem o autor do delito. 92 O trfico ilcito de entorpecentes e a tortura, considerados crimes hediondos, so insuscetveis de fiana ou anistia. 97 96

subtrados. Nessa situao, a autoridade policial e seus agentes agiram dentro da legalidade, pois a conduta policial oportunizou a recuperao dos objetos. Considere que o autor de inmeros furtos de pequeno valor, no decorrer da atividade criminosa, passou a converter o produto da venda dos objetos subtrados em aplicaes financeiras de origem lcita, de modo a ocultar a origem de seu patrimnio. Nessa situao, a conduta descrita caracteriza o crime de lavagem de dinheiro com

enquadramento penal constante na lei pertinente. Considere a seguinte situao hipottica. No momento de seu interrogatrio policial, Joo, acusado por trfico de entorpecentes, foi submetido pelos policiais responsveis pelo procedimento a choques eltricos e asfixia parcial, visando obteno de informaes sobre o endereo utilizado pelo suposto traficante como depsito da droga. Joo, aps as agresses, comunicou o fato autoridade policial de planto, a qual, apesar de no ter participado da prtica delituosa, no adotou nenhuma providncia no sentido de apurar a notcia de tortura. Nessa situao, a autoridade policial responder por sua omisso, conforme previso expressa na Lei de Tortura.

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

No que concerne parte geral do Cdigo Penal, aos princpios processuais penais e efetiva aplicao da legislao especial, julgue os itens a seguir.

105 A garantia constitucional do contraditrio, que assegura a ampla defesa do acusado, no se aplica ao inqurito policial, que no , em sentido estrito, instruo criminal, mas

98

O enunciado segundo o qual no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal traz insculpidos os princpios da reserva legal ou legalidade e da anterioridade.

colheita de elementos que possibilitem a instaurao do processo. 106 A prtica de um crime definido como abuso de autoridade sujeitar o seu autor sano administrativa, civil e penal, aplicadas, cumulativamente, pelo juiz que presidiu o processo de natureza criminal. 107 Considere que um policial civil tenha em sua casa uma arma de fogo de uso permitido sem registro do rgo competente, a qual foi encontrada, por acaso, pela autoridade policial hierarquicamente superior ao servidor, no interior de um guarda-roupa, em condies de ser disparada. Nessa situao, a autoridade policial dever apreender o

99

Considere a seguinte situao hipottica. Clio, penalmente imputvel, praticou um crime para o qual a lei comina pena de deteno de 6 meses a 2 anos e multa e, aps a sentena penal condenatria recorrvel, nova lei foi editada, impondo para a mesma conduta a pena de recluso de 1 a 4 anos e multa. Nessa situao, a nova legislao no poder ser aplicada em decorrncia do princpio da irretroatividade da lei mais severa.

100 A ao penal pblica pode ser incondicionada ou condicionada, sendo certo que, no caso dos crimes de leses corporais dolosas de natureza leve e de leses corporais culposas, a ao pblica condicionada representao. 101 Considere a seguinte situao hipottica. Maria, maior de 18 anos de idade, praticou um crime, e, no decorrer da ao penal, foi demonstrado, por meio do competente laudo, que esta, ao tempo do crime, era inimputvel em decorrncia de doena mental. Nessa hiptese, Maria ser absolvida tendo como

armamento e responsabilizar o policial pela posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 108 Os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional so punidos com penas de recluso ou recluso e multa, e todas as infraes descritas na legislao especfica so inafianveis e imprescritveis. 109 A identificao criminal de pessoas envolvidas com a ao praticada por organizaes criminosas ser realizada independentemente da identificao civil, no constituindo constrangimento ilegal a coleta de impresses digitais e a fotografia do acusado. 110 Considere a seguinte situao hipottica. Carlos, aps a prtica de atos eficientes para causar intenso sofrimento fsico e mental em Jos, visando obteno de informaes sigilosas, matou-o para que sua conduta no fosse descoberta. Nesse caso, Carlos responder pelo crime de tortura simples em concurso material, com o delito de homicdio.

fundamento a inexistncia de ilicitude da conduta, embora presente a culpabilidade. 102 As normas penais puramente processuais tero aplicao no mesmo dia em que entrarem em vigor, entretanto os atos processuais realizados na vigncia da lei anterior tero de ser revalidados e adaptados ao novo procedimento. 103 Prev a Constituio Federal o princpio de que ningum ser considerado culpado seno aps o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. No processo penal, a aplicao desse princpio absoluta, pois busca-se a verdade real. 104 Considere que um promotor de justia tenha recebido, por escrito, informaes referentes a um fato delituoso e sua autoria, de modo a subsidiar a ao penal com os elementos necessrios ao oferecimento da denncia. Nessa situao, dever o promotor de justia enviar as peas autoridade policial competente para a instaurao do inqurito policial.

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

Considerando o direito penal, o processo penal e a legislao especial, julgue os itens a seguir.

117 Considere a seguinte situao hipottica. Durante a realizao de um assalto a um posto de gasolina, Jos atirou no frentista que tinha consigo o dinheiro das vendas realizadas naquele dia. Aps o disparo, Jos fugiu, sem efetivar a subtrao pretendida. O frentista faleceu em decorrncia da leso sofrida. Nessa situao, mesmo que no tenha realizado a subtrao do dinheiro, Jos responder pela prtica do crime de latrocnio consumado. 118 Considere que um delegado de polcia, visando a completa apurao dos crimes e o reconhecimento por parte das vtimas, prendeu um cidado suspeito de praticar vrios delitos de estelionato. A priso, efetuada apenas para averiguaes, no foi feita em razo de flagrante delito; tambm no havia mandado de priso expedido. Nessa situao, a priso ser legal se ficar provado que o referido cidado o autor dos crimes. 119 Considere a seguinte situao hipottica. Manoel, penalmente responsvel, fazendo-se passar por policial, convenceu um cidado idoso a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro, sob o argumento de que submeteria as notas a exame de autenticidade. Nessa situao, Manoel responder pelo crime de

111 No decorrer da instruo criminal, o acusado pode dispensar a presena de advogado no seu interrogatrio, em face da disponibilidade da defesa tcnica nos atos processuais. 112 Considere que a autoridade policial de determinado municpio tenha concludo o inqurito policial e o tenha remetido ao Poder Judicirio no prazo legal. Considere, ainda, que a autoridade judiciria tenha determinado o arquivamento do feito por falta de elementos para a instaurao da ao penal. Nessa situao, a autoridade policial, em hiptese alguma, poder retomar o curso das investigaes, sob pena de constrangimento ilegal s pessoas investigadas. 113 No curso da ao penal, o juiz pode determinar de ofcio a produo de provas, com objetivo de obter maiores elementos para formar seu convencimento. 114 Um adolescente de 16 anos de idade que esteja cumprindo medida socioeducativa de semiliberdade e que pratique novo ato infracional de natureza grave poder ser punido com medida de internao, devido reiterao no cometimento de infraes graves. 115 Segundo a lei que dispe sobre sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, possvel a responsabilizao penal da pessoa jurdica. 116 Considere que determinado cidado guardasse, em sua residncia, cerca de 21 kg de cocana, em depsito, para fins de mercancia e que, durante uma busca realizada por ordem

estelionato, uma vez que a vtima entregou-lhe o dinheiro de forma livre e espontnea, ainda que por meio de fraude. 120 Considere a seguinte situao hipottica. Jonas, aceitando desafio de Gabriel, ofendeu, no decorrer do

judicial em sua casa, a droga tenha sido encontrada e os fatos tenham sido imediatamente apresentados autoridade policial competente. Nessa situao, esse cidado no pode ser preso em flagrante, pois, no momento da abordagem, ele no praticava nenhum ato tpico da traficncia. duelo, a integridade fsica de seu desafeto, causando-lhe leses corporais graves. Nessa situao, Jonas agiu em legtima defesa, pois tinha o propsito de se defender de eventuais agresses.

U nB /C E S P E S E C A D /T O

C aderno A

Cargo 1: Agente de Polcia Civil

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like