You are on page 1of 4

MTODO KLAPP

Rudolph Klapp, pediatra alemo, estudou os animais e observou que os quadrpedes no apresentavam escoliose, ento quis adotar essa posio nos humanos e pediu que todos andassem de "quatro". Observou tambm os desvios da coluna nos planos frontal e sagital e que na posio bpede os humanos podem apresentar escoliose pela ao da gravidade. Os seus exerccios se baseiam no : treinamento e fortalecimento da musculatura do tronco na posio de "gatas" e joelhos. As extremidades, coxo-femurais e escpulo-umerais no so imobilizados (mobiliza para atuar na coluna) pelo Fisioterapeuta. So utilizados para amplos movimentos (a coluna fica fixa). * Princpios bsicos : 1) Relaxamento dentro da posio inicial; 2) Sucesso de fases : mobilizao, alongamento, fortalecimento, correo (deslocamento dinmico); 3) Movimento brao-mo precede, em geral, o deslocamento do joelho; 4) Limite do equilbrio (dentro de uma posio/deslocamento possvel); 5) Coxa de sustentao (mais prxima da vertical para manter a retroverso do quadril); 6) Ponta do p (desliza sobre o cho); 7) Equilbrio entre a trao cervical e retroverso; 8) Pequenos grupos; 9) Comando de voz (muito importante); 10) As cinturas voltam obrigatoriamente horizontal. * Fundamentos da tcnica : 1) Movimentos em linha reta; 2) Material para proteger as articulaes; 3) Roupas adequadas e que exponham melhor o corpo; 4) Intercalar exerccio respiratrio e relaxamento; 5) Posio inicial : * Apoio sobre os joelhos e mos * Braos estendidos * Dedos das mos para frente * Mos apoiadas em distncia biacromial * Cabea em extenso axial * ngulo reto entre coxa e perna * Ponta dos ps em contato com o solo * Contra-indicaes : - Limitao de movimento, hiperfrouxido ligamentar, quadro lgico aumentado, cervicalgia aguda, etc. * Exerccios : 1) Engatinhar ou marcha em 4 apoios - posio inicial : 4 apoios; - deslocamento feito em marcha cruzada em avano alternando mo e joelho do lado oposto; - ao avanar, o joelho dever estar inteiramente ao lado da mo; - os joelhos deslizam sem deixar o cho; - os cotovelos permanecem estendidos; - a cabea segue a movimentao lateral do tronco; - olhar em direo ao joelho avanado; - o brao impulsionado descreve um semi-crculo com a curva para fora razante ao cho; - dedos voltados para frente.

2) Deslizar - posio inicial : 4 apoios; - o tronco inclinado em posio baixa; - cotovelos estendidos para frente; - mos deslizam para frente sobre o solo ficando bem afastadas do tronco; - as coxas permanecem verticais durante todo o movimento. 3) Deslizar com movimento de cobra - Idem "deslizar", s que no deslocamento a marcha cruzada. 4)Pulo do coelho - Posio inicial : 4 apoios; - Levantar o tronco at a vertical mantendo os braos elevados ficando de joelhos; - Abaixar o tronco mantendo os cotovelos no mesmo plano e estendidos at tocar as mos no cho; - Pular para frente : os joelhos so trazidos para frente por u salto contraindo os msculos abdominais, indo para trs das mos; - Voltar posio inicial com deslizamento simtrico ou no das mos frente. 5) Virar o brao - posio inicial : 4 apoios; - com os braos alongados para frente sem apoio dos cotovelos; - estender um dos braos levando-o para trs e para o alto (mantendo o cotovelo estendido), olhando para ele; - abaixar o brao; - olhar para frente; - realizar o pulo. 6) Arco grande - posio inicial : 4 apoios; - alongar o brao direito diagonal frente (para a esquerda); - o joelho esquerdo d um passo frente enquanto que o cotovelo esquerdo flete a 90 e fica ao lado do joelho esquerdo; - estender a perna direita levando a ponta do p direito para trs da perna esquerda; - fazer a rotao externa da coxofemural direita; - o tronco permanece bem inclinado; - ombros em linha horizontal; - cabea erguida olha a mo esquerda; - levar a mo esquerda para frente; - a perna estendida (direita) d um passo; - o brao direito volta para direo do joelho direito. 7) Engatinhar perto do cho ou marcha em 4 apoios baixos com mergulho e extenso - posio inicial : 4 apoios com cotovelos fletidos 90, dedos das mos para frente; - cabea erguida; - "pular" para frente com as mos; - um dos joelhos faz um pequeno passo; - cifose total do tronco que se desloca para trs; - aproximao do nariz ao joelho avanado; - estender progressivamente o tronco bem perto do cho. 8) Grande curva - posio inicial : 4 apoios; - levar com um impulso para trs e cima o brao direito at a posio vertical; - manter a palma da mo direita voltada para dentro;

- dar um passo diante com o joelho esquerdo indo at a mo esquerda; - neste momento, a mo esquerda fica apoiada sobre os dedos; - a cabea vira para mo que est no cho; - fletir o cotovelo esquerdo; - descer o brao direito para o lado esquerdo mantendo o cotovelo estendido; - o brao direito volta para o lado direito numa meia volta sem levar junto o tronco. 9) Marcha em 4 apoios com lanamento do brao frente e extenso da perna - posio inicial : 4 apoios; - passo com o joelho esquerdo junto mo esquerda; - brao direito estendido ao longo do tronco mantendo a palma da mo para fora; - com um impulso, levar o brao direito para frente e estender simultaneamente a perna direita; - a cabea para a mo que est no cho. 10) Andar de joelhos com extenso - posio inicial : ajoelha com braos abertos horizontalmente; - flexionar o tronco at a posio horizontal; - um dos joelhos d o passo; - braos so lanados para frente ao longo da cabea e do tronco; - "mergulhar" o tronco ( a cabea vai em direo ao joelho avanado) estendendo simultaneamente os braos; - voltar a posio inicial.

METODO DE MAKENZIE Robin Mackenzie, fisioterapeuta, desenvolveu um sistema de diagnstico baseado nos mecanismos de produo da dor. Seu mtodo composto de movimentos repetidos em amplitude mxima, posies sustentadas e mobilizaes. Enfoca a hrnia discal posterior, ao contrrio de Paul Williams, fortalece os extensores para voltar posio normal. Ele identificou 3 sndromes mecnicas : postural, disfuno e degenerao. 1) Sndrome postural manuteno de certas posturas ou posies, que produzem dor por um aumento da solicitao dos tecidos moles (Ex : ficar sentado por longo tempo); 2) Sndrome da disfuno perda do movimento em certa direo, com dor intermitente, antes de completar o arco de movimento; 3) Sndrome da degenerao distrbio na posio de repouso de 2 vrtebras, inclusive do disco, provocando dor constante e perda parcial de movimento.

os.exerccios
1) Paciente em decbito ventral, braos abduzidos e fletidos, testa encostada no cho, na inspirao fazer uma hiperextenso da cabea e volta. Para promover o alongamento, sustente o movimento. 2) Na mesma posio, eleva o tronco sem retirar os cotovelos do cho (sempre levantar na inspirao e voltar na expirao) e volta. 3) Ainda na mesma posio, elevar o tronco transferindo o peso para as mos. 4) Paciente em p, mos fechadas em direo da articulao coxofemural, fazer a extenso do tronco. Quando utilizar o arco completo de movimento, o olhar potencializa.

METODO DE WILLIAMS
Os exerccios em geral visam o fortalecimento dos msculos abdominais, glteos e o alongamento de parte da cadeia posterior. Williams acredita que a coluna lombar deve ser retificada, diminuindo a lordose lombar, fortalecendo glteos, msculos abdominais e alongando parte da cadeia posterior. Todos os exerccios de Williams so acompanhados de flexo do quadril, gerando trao dos msculos squio-tibiais que levam a retroverso plvica. Este movimento conhecido por contra-nutao. O movimento de flexo limitado pela tenso exercida sobre as estruturas do arco posterior (cpsula e ligamentos da articulao interapofisria, ligamentos amarelo, interespinhoso, supraespinhoso e o ligamento vertebral comum posterior). Williams tem contradies prprias em seu mtodo. Por exemplo, em um dos seus exerccio bsicos, o indivduo toca o p com as mos. Ao mesmo tempo ele condena a flexo do corpo em p para tocar o cho.

METODO DE FELDENKRAIS

You might also like