You are on page 1of 11

RECICLAGEM DOS RESDUOS SLIDOS DA CONSTRUO CIVIL

Antonio Marcel Nascimento Gradin1 Paulo Srgio Nunes Costa2

Resumo: A produo e disposio de Resduos da Construo e Demolio - RCD na


Construo Civil muitas vezes acontece de forma crescente e desordenada, causando poluio nos centros urbanos. A reciclagem e reaproveitamento dos resduos slidos podem trazer benefcios econmicos, sociais e ambientais. Este artigo objetiva descrever o cenrio brasileiro quanto aos mtodos de disposio e reaproveitamento destes resduos slidos, analisando a reciclagem e produo de tais resduos na construo civil. O processo de reciclagem e reaproveitamento dos resduos slidos da construo civil no Brasil vem se ampliando lentamente, entretanto em algumas cidades brasileiras j so tomadas providncias necessrias para diminuir o impacto ambiental e econmico causado pelo despejo irregular de resduos. De acordo com os autores pesquisados observou-se a falta de conscientizao e aes efetivas do poder pblico, empresas da construo civil e da sociedade no intuito de garantir a sustentabilidade no processo de crescimento urbano.

Palavras-chave: reciclagem; resduos slidos; RCD.

INTRODUO Atualmente o crescimento desordenado da populao do planeta, e as altas densidades demogrficas nos centros urbanos junto ao desenvolvimento econmico mundial esto entre os principais fatores que contribuem para o aumento da gerao de resduos slidos provenientes da construo civil. O aumento do nmero de edificaes resultado da crescente demanda do mercado imobilirio. Para garantir sustentabilidade e preservao do meio ambiente fazem-se necessrias medidas que regulamentem o descarte do entulho produzido na construo civil. Segundo Morais (2006) no cenrio mundial no existia uma grande preocupao com a preservao ambiental at a dcada de 70, hoje, entretanto, virou uma preocupao das sociedades, Estados e Iniciativas Privadas. A construo civil, uma das maiores responsveis pela gerao de resduos slidos nas cidades, vem buscando solues eficientes para minimizar os danos ambientais, porm essa prtica ainda no um consenso entre todas as empresas de engenharia.
Antonio Marcel Nascimento Gradin graduando em Engenharia Civil pela UCSal Universidade Catlica do Salvador; e-mail: marcelgradin@hotmail.com. 2 Professor Edlson Machado de Assis graduado em Engenharia Civil pela UCSal Universidade Catlica do Salvador, mestre em Engenharia da Produo pela UFBa Universidade Federal da Bahia, doutorando em Engenharia Industrial pela UFBa Universidade Federal da Bahia/PEI Programa de Engenharia Industrial e professor da Escola de Engenharia/UCSal; e-mail: edilsonassis@gmail.com.
1

Segundo Filho et al (2007) o despejo desapropriado dos resduos slidos nas cidades contribui para a destruio de mata ciliar nas margens de rios e crregos, poluio visual, proliferao de vetores causadores de doenas, como tambm possveis contaminaes de lenis freticos. A Resoluo nmero 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 5 de julho de 2002 (Brasil, 2002). Dispe sobre a gesto dos resduos da construo civil, determina que os resduos gerados devero ser destinados das seguintes formas:
I - Classe A: devero ser reutilizados ou reciclados na forma de agregados, ou encaminhados a reas de aterro de resduos da construo civil, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilizao ou reciclagem futura; II - Classe B: devero ser reutilizados, reciclados ou encaminhados a reas de armazenamento temporrio, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilizao ou reciclagem futura; III - Classe C: devero ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com as normas tcnicas especificas; IV - Classe D: devero ser armazenados, transportados, reutilizados e destinados em conformidade com as normas tcnicas especificas. (BRASIL, 2002)

No cenrio mundial, a Holanda se destaca com aumento importante da reciclagem dos RCD ao decorrer do tempo, chegando a 95% da reciclagem dos resduos slidos na construo civil (Filho et al, 2007; Schneider e Philippi Jr, 2003). Filho et al (2007) afirma que na Holanda h mais de quarenta usinas de reciclagem de entulho, conforme dados extrados pelos mesmos autores de Swedish Building and Demolition Waste Project. Copenhague; 1995. John e Agopyan (2000) afirmam que atualmente a reciclagem de RCD praticada amplamente na Europa, especialmente na Holanda. Esses autores deixam evidente a soberania da Holanda nesse setor. Por outro lado, a China considerada uma potncia mundial sendo a maior produtora de resduos do planeta, em decorrncia do seu desenfreado crescimento industrial, no aplica medidas adequadas para preservao ambiental conforme as normas internacionais (Silva, 2006). Segundo Filho et al (2007) apesar dos resduos slidos da construo civil serem de baixa periculosidade, geram um grave problema de acmulo no pas, devido ao grande volume produzido e depositado de forma inadequada. A construo civil tem sido alvo de muitas crticas em relao a desperdcios de materiais, a tecnologia possibilita a reutilizao e reciclagem desses resduos. Segundo Silva (2006) praticamente todos os setores da construo civil so geradoras de resduos slidos, sendo que o grande nmero de entulho gerado pela construo civil decorrente de perdas no setor, torno de 50% dos entulhos gerados decorrente dos desperdcios em materiais na construo, mostrando que um bom gerenciamento e planejamento das construtoras podero ser de fundamental importncia para o menor desperdcio de materiais.

A resoluo do CONAMA nmero 307, criada em julho de 2002 (Brasil, 2002), entrou em vigor em dois de janeiro de 2003 e tem como objetivo estabelecer diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil. a principal lei existente no pas, atribuindo s construtoras e prefeituras a obrigatoriedade de se adaptar dentro dos prazos estipulados para atender s exigncias estabelecidas pela lei.

PRODUO, DESCARTE E REAPROVEITAMENTO DOS RESDUOS SLIDOS NA CONSTRUO CIVIL Foram pesquisados os problemas ocasionados pelo mau gerenciamento das autoridades responsveis e empresas ligadas construo civil, e os mtodos de reaproveitamento e reciclagem dos RCD. Mostrou-se a necessidade de implementao de planos de gesto que levem em considerao a sustentabilidade econmica e ambiental na Construo Civil. Uma anlise dos aspectos econmicos, sociais e ambientais importante para definir os mtodos de disposio e reaproveitamento mais adequado e quais os mais utilizados no Brasil. Problemas gerados pelos resduos slidos na construo civil A construo civil a maior geradora de resduos em toda sociedade. responsvel por 61% dos entulhos gerados nos centros urbanos brasileiros de acordo com Noronha et al. (2005). Pinto (1999) ratifica esses dados com o achado de 41% a 70% em sua pesquisa. John e Agopyan (2003) ressaltam que a gerao de RCD nos municpios brasileiros, no ano de 1999. O resultado pesquisado por Pinto (1999) foi de 0,51 ton/hab.ano, considerando o ano tpico com 300 dias teis, e dados populacionais do IBGE em 1996. Estudos realizados pela Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) na cidade de So Paulo adotaram um ndice de 0,50 ton/hab.ano de RCD na zona Urbana, tendo como base um ano de 313 dias teis (Filho et al, 2007). A margem de erro foi de 2% das estimativas anteriores. Dados adquiridos por John (2000) atravs de estudos realizados pela Europian Union em 1999 mostraram um ndice de 0,32 ton/hab.ano e 0,40 ton/hab.ano em Portugal e Sucia respectivamente. A estimativa de entulhos em Kg/hab.ano varia no apenas de uma cidade para outra, mas tambm pela estimativa dos autores que incluem a remoo de solos no quantitativo, enquanto que outros no. Podendo apresentar diferentes estimativas por diversas fontes (John e Agopyan, 2003). A demanda de construes nas cidades crescente, quanto maior a cidade mais problemtica a questo de RCD na construo civil e o no reaproveitamento do mesmo leva a falta de locais apropriados para seu descarte (John e Agopyan, 2003). Sua reciclagem traria benefcios ao meio ambiente por no desmatar ou poluir novas reas, reduziria o custo com matria prima, alm da criao de empregos na rea de reciclagem (Silva, 2006; Pinto, 1999). O resduo gerado em diversas circunstncias do ciclo de vida das construes, so elas: na fase de construo (canteiro), fase de manuteno e reformas e na demolio de edifcios (John; Agopyan, 2003).

O CONAMA nmero 307 (Brasil, 2002) define RCD como resduos provenientes de construes, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, e os resultantes da preparao e da escavao de terrenos (...), comumente chamados de entulhos de obras, calia ou metralha (Brasil, 2002). Esses resduos podem ser classificados de acordo com a sua possibilidade de reaproveitamento:
a) Classe A resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como solos de terraplanagem, tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto, tubos, meios-fios, etc; Classe B resduos reciclveis para outras destinaes, tais como plsticos, papel/papelo, metais, vidros, madeiras etc; Classe C resduos ainda sem tecnologia ou aplicaes economicamente viveis para a sua reciclagem/recuperao, tais como os produtos oriundos do gesso. Classe D resduos perigosos, tais como tintas, solventes, leos e outros ou aqueles contaminados (BRASIL, 2002).

b) c) d)

Pinto (1999) estimou que o RCD gerado em atividades de reformas, manuteno e demolio variam entre 42% e 80% do total gerado em obras, dependendo das caractersticas de cada cidade brasileira. De acordo com Souza et al (2004) os RCD representam um excesso de consumo de materiais nos canteiros das obras, quando se compara a quantidade realmente utilizada com a quantidade teoricamente necessria. Silva (2006) achou o ndice de 50% de desperdcio. Estudos da Associao Brasileira de Empresas de Limpeza Pblicas e Resduos Especiais Abelpre (2003, apud Lima, 2005) o grande volume de RCD, explicado pelo desperdcio que ocorre desde a extrao da matria prima, transporte e a utilizao inadequada no canteiro de obra, ficando a responsabilidade da sociedade custear a remoo e o tratamento do entulho, alm do aumento no custo final das construes. Segundo Souza et al (2004) a gerao de entulhos na etapa de produo na construo civil classificada em quatro critrios: a) Segundo suas formas de manifestao que podem citar a argamassa saindo por rasgos na embalagem; sacos de cimento empedrados; areia carreada do estoque pela chuva; pontas de ao no reaproveitveis; argamassa endurecida ao p da parede revestida; gesso endurecido na caixa de manuseio etc; b) Segundo sua etapa de produo poder ser observada por meio de materiais recebidos e inspecionados, estocados, processados e, por fim, aplicados, sendo transportados entre cada etapa; c) Segundo suas causas podem ter o transporte inadequado desse material, isso de ferramentas imprprias, desmoronamento de um estoque por choque com um equipamento de transporte, entre outros; d) Segundo sua origem, com a falta de coordenao modular entre as dimenses das paredes e dos blocos, que relativa etapa de projeto, ou no disponibilizao de equipamentos adequados, associada etapa de Produo.

Ao entulho sempre foi dispensado o mesmo tratamento dado ao lixo. Algo que se deve vender se houver algum disposto a pagar por ele, ou em caso contrrio, paga-se a algum para lev-lo, sem se preocupar sobre o destino que lhe ser dado. Isto sempre foi facilmente resolvido pelos transportadores de resduos que acabam jogando o material em locais nem sempre permitido (Zordan, 1997 apud Bardella e Camarini, 2006). Schneider e Philippi Jr. (2004) ressaltam que as transportadoras privadas so as principais causadoras de deposio irregular desses resduos. Depositam irregularmente em logradouros pblicos prximos aos locais onde foram gerados com a finalidade de baratear os custos. Assim garantem preos mais acessveis para as empresas que as contratam e uma maior margem de lucro, transferindo o custo para a sociedade em geral. De acordo com Pinto (1999) a distncia das obras em relao aos locais de despejo apropriados um fator de fundamental importncia, pois o alto custo com o transporte desse material leva deposio em lugares irregulares. A deposio irregular de RCD no Brasil para cinco cidades mdias variam entre 10% e 47% do total. Lima (2005) em sua pesquisa com responsveis das construtoras constatou que no contrato de empresas transportadoras a maior preocupao de cunho financeiro, sem levar em considerao as mesmas possuem licenciamento ambiental. Esses resduos muitas vezes so levados para locais desconhecidos pelos contratantes. Segundo dados do Departamento de Limpeza Urbana (LIMPURB), das 559 empresas cadastradas entre 1999 e 2003, apenas 363 empresas, com 13.163 caambas, estavam com o cadastro vlido em janeiro de 2003 na cidade de So Paulo (Departamento de Limpeza Urbana, 2003 apud Schneider e Philippi jr, 2004). No cenrio brasileiro as prefeituras, junto s empresas geradoras de resduos so responsveis pelos despejos adequados dos seus Resduos Slidos da Construo Civil. Filho et al (2007) critica a situao da cidade de So Paulo, em relao falta de comunicao e de integrao entre os responsveis pela produo e transporte de resduos da construo e demolio, ocasionando cenas como esquinas e terrenos baldios da periferia com montes de entulho, no existindo uma poltica pblica efetiva que se preocupe com esses danos e sim em amenizar problemas em sua ponta, como limpezas dos logradouros, sem estabelecer normas que estabelea a organizao de sua produo, seleo, transporte e disposio dos RCD. Na cidade de Salvador, segundo Azevedo, Kiperstok e Moraes (2006) a situao tambm alarmante, foram encontrados 220 pontos de descarte clandestino em terrenos baldios, crregos, encostas, praias, valas, tendo como consequncia criao de pontos de lixos, ocasionando doenas, inundaes, insegurana no trnsito, deslizamento, proliferaes de insetos e a obstruo do sistema de drenagem da capital baiana (Salvador, 1997). No Distrito Federal no h nenhum tipo de incentivo por parte governo na reciclagem ou despejo adequado do RCD da construo civil. Grande parte do lixo das obras na Capital brasileira encaminhada para o aterro da Qualix Servios ambientais, local destinado ao lixo domestico da cidade. (Silva, 2006).

Segundo Azevedo, Kiperstok e Moraes (2006) e John e Agoypan (2003) o cenrio de degradao ambiental e de utilizao descontrolada de recursos naturais que deveriam ser preservados para as prximas geraes, vem sendo explorada de forma alarmante pela construo civil, sendo responsvel por 14% a 50% dos recursos naturais do planeta. Esse quadro impe a busca de solues rpidas e eficazes nas gestes das obras por meio da elaborao de programas especficos, que visem minimizao desses impactos. (Filho et al, 2007) Reaproveitamento e reciclagem dos RCD Segundo Silva (2006) vm se criando solues para o emprego dos RCD reciclados no Brasil. Sendo estes utilizados para: a) Pavimentaes que so empregadas nas reutilizaes de resduos reciclados como base, sub-base, revestimento primrio, na forma de brita corrida ou em mistura de resduo com o solo; b) Agregado para concreto no estrutural que so resduos processados pelas usinas de reciclagem podendo ser utilizados a partir da substituio dos agregados convencionais (areia e brita); c) Agregado para confeco de argamassa que so originados aps o processado por equipamentos denominados argamasseiras, que moem o entulho na prpria obra, em granulometrias semelhantes as da areia, ele pode ser utilizado como agregado para argamassas de assentamento e revestimento. Havendo outros usos como, cascalhamento de estradas, preenchimento de vazios em construes, preenchimento de valas de instalaes e reforos de aterros (gabies). A utilizao da estruturas pr-moldadas contribui para racionalizao de custos na etapa da construo de edificaes, decorrente da agilidade na construo e diminuio na quantidade de entulhos gerados. (Bardella e Camarini, 2006) A introduo macia de gesso na forma de revestimento ou placas no Brasil pode ser um fator complicado para a reciclagem dos RCD (ngulo, Zordan e John, 2006), j que o gesso caracterizado pelo CONAMA nmero 307 como resduos para quais no foram desenvolvidos tecnologias ou aplicaes economicamente viveis. John e Agopyan (2003) afirmam que a anlise dos resduos slidos a serem reciclados importante para minimizar a reutilizao de um material contaminado. A maioria dos RCD so classificados como no inertes de acordo com o seu pH e dureza da gua absorvida. A minoria pode conter contaminaes importantes que podero afetar a qualidade tcnica do produto reciclado. Praticamente todas as polticas adotadas com intuito de diminuir o impacto ambiental acarretam a reduo na gerao de matrias primas. Conseqentemente reduz a utilizao de aterros, o despejo em depsitos irregulares e o excesso de consumo dos recursos naturais no renovveis (Pinto, 1999).

Belo Horizonte (Minas Gerais), Socorro (So Paulo) e Piracicaba (So Paulo) esto se destacando no cenrio nacional como exemplo de reutilizao ou reciclagem dos RCD na construo Civil. Na capital mineira com 40% dos resduos coletados advm da Construo Civil, destes 25% reciclado em duas usinas operantes, Pampulha e Estoril. Em Socorro a iniciativa de um microempresrio que apesar da disposio de poucos recursos conseguiu comercializar agregados produzidos a partir de reciclagem de entulho, produz argamassa para assentamento de alvenaria para vedaes comuns, com o custo 56% mais baixo que o agregado natural. Piracicaba possui uma capacidade de reciclagem de 620m/dia, tendo como principais produtos os agregados grados de predominncia cermica utilizado em obras de pavimentao, agregados midos de predominncia tambm cermica comercializado a populao para assentamento de alvenarias. Havendo um beneficio econmico quando comparado a agregados naturais. (Filho et al, 2007). Para minimizar os efeitos econmicos e ambientais da produo e descarte irregular do RCD a Prefeitura Municipal de So Paulo criou o Plano de Gesto Sustentvel, sendo utilizado o termo gesto sustentvel porque esse plano pressupe uma menor presso sobre os recursos naturais fornecedores de matrias-primas para materiais de construo civil e, por outro lado, prev a gerao e aproveitamento de RCD, como sendo ento um novo insumo na cadeia produtiva . Este plano constitudo de trs diretrizes: A facilitao do descarte de RCD, havendo locais apropriados para o procedimento; o treinamento para rgos e pessoas representantes da administrao pblica tendo como objetivo a fiscalizao e controle da atividade produtora de RCD; incentivo de reciclagem para aparecimento de pessoas e empresas empreendedoras interessadas no reaproveitamento e reciclagem dos entulhos (Filho et al, 2007). Azevedo, Kiperstok e Moraes (2006) propem solues possveis para a diminuio dos RCD nos centro Urbanos brasileiro, colocando em destaque: a capacitao de recursos humanos; utilizao de ferramentas adequadas; melhoria da condio de estoque e transporte; melhor gesto de processos; incentivo para que os proprietrios realizem modificaes nas edificaes e no demolies; taxao sobre a gerao de resduos; medidas de controle de disposio; campanhas educativas. Para viabilizar economicamente a reduo mxima de produo de resduos na Construo Civil, empresas devem implantar estratgias gerenciais e logsticas. Isso inclui qualificao de mo-de-obra, pesquisa e implantao de tcnicas construtivas menos impactantes do ponto de vista ambiental, e aprimoramento de processos de transporte e estocagem. Tendo a sociedade o papel de exigir, fiscalizar e cumprir os mtodos adequados da disposio adequada dos resduos (Luz, Pulter e Tamura, 2008)

AS PRINCIPAIS NORMAS E LEIS ENCONTRADAS NO BRASIL

A gesto ambiental brasileira no prev uma poltica federal para o setor dos resduos slidos. No h uma abordagem geral e estruturada relativa questo dos resduos slidos, apenas normas pontuais diferentemente do tratamento dado s questes ligadas poluio das guas e do ar. Dentre os instrumentos legais que tentam proteger os espaos urbanos dos impactos causados pelos resduos slidos. (Blumenschein, 2007).

A seguir tem-se apresentada listagem com as principais legislaes e normas ambientais brasileiras, que tratam direta ou indiretamente da questo dos resduos slidos: A Resoluo CONAMA n 307, de 5 de julho de 2002 (Brasil, 2002) que entrou vigor em 2 de janeiro de 2003 estabelecendo prazos para o enquadramento de municpios e de geradores de RCD prev:
a) O Programa Municipal de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil ser elaborado, implementado e coordenado pelos municpios e pelo Distrito Federal, e dever estabelecer diretrizes tcnicas e procedimentos para o exerccio das responsabilidades dos pequenos geradores, em conformidade com os critrios tcnicos do sistema de limpeza urbana local. b) Os Projetos de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil sero elaborados e implementados pelos geradores no enquadrados no artigo anterior e tero como objetivo estabelecer os procedimentos necessrios para o manejo e destinao ambientalmente adequados dos resduos. c) O Projeto de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil, de empreendimentos e atividades no enquadrados na legislao como objeto de licenciamento ambiental, dever ser apresentado juntamente com o projeto do empreendimento para anlise pelo rgo competente do poder pblico municipal, em conformidade com o Programa Municipal de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil. d) O Projeto de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil de atividades e empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental dever ser analisado dentro do processo de licenciamento, junto ao rgo ambiental competente. e) Os Projetos de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil devero contemplar as seguintes etapas: caracterizao: nesta etapa o erador dever identificar e quantificar os resduos; triagem: dever ser realizada, preferencialmente, pelo gerador na origem, ou ser realizada nas reas de destinao licenciadas para essa finalidade, respeitadas as classes de resduos estabelecidas no art. 3 desta Resoluo; acondicionamento: o gerador deve garantir o confinamento dos resduos aps a gerao at a etapa de transporte, assegurando em todos os casos em que seja possvel, as condies de reutilizao e de reciclagem; transporte: dever ser realizado em conformidade com as etapas anteriores e de acordo com as normas tcnicas vigentes para o transporte de resduos; destinao: dever ser prevista de acordo com estabelecido nesta Resoluo (Brasil, 2002)

Ainda: a) Ficou estabelecido o prazo mximo at janeiro de 2004 para que os municpios e o Distrito Federal elaborem seus Planos Integrados de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil, contemplando os Programas Municipais de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil oriundos de geradores de pequenos volumes, e o prazo mximo de dezoito meses para sua implementao.

b) Ficou estabelecido o prazo mximo de janeiro de 2005 para que os geradores incluam os Projetos de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil nos projetos de obras a serem submetidos aprovao ou ao licenciamento dos rgos competentes c) Ficou estabelecido o prazo at junho de 2004 que os Municpios e o Distrito Federal devero cessar a disposio de resduos de construo civil em aterros de resduos domiciliares e em reas de "bota fora". (Brasil, 2002) A agenda 21 resultado da Conferncia das Naes Unidas sobre o meio ambiente (CNUMAD), tambm conhecida como Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992. Trata-se de um documento consensual para o qual contriburam governos e instituies da sociedade civil de 179 pases para cooperar no estudo de solues para os problemas scio-ambientais. Na agenda 21 das Cidades Sustentveis h a preocupao de promover mudanas nos padres de produo e de consumo da cidade, reduzindo custos e desperdcios e fomentando o desenvolvimento de tecnologias urbanas sustentveis visando a reduo de desperdcios de matrias-primas, assim como, na gesto adequada de resduos. A agenda 21 de Gesto de Recursos Naturais tem como objetivo a proteo do uso do solo tanto na extrao de matrias-primas da construo, como na disposio de txicos e poluentes em sua superfcie. A lei n 6938/81, denominada de Poltica Nacional do Meio Ambiente, tem como objetividade a busca a preservao, melhora e recuperao do meio ambiente nacional, tendo institudo, para tanto, o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que representa o conjunto de rgos, entidades e normas de todos os entes federativos Unio, estados, distrito federal e municpios, responsveis pela gesto ambiental, assim como princpios e conceitos fundamentais para a proteo ambiental, estabelecendo ainda objetivos e instrumentos at ento inexistentes na legislao ptria. Segundo a NBR-10004 tem como Objetivo classificar os resduos slidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio o ambiente e a sade pblica, para que estes resduos possam ter manuseio e destinao adequados.

CONSIDERAES FINAIS Embora a Resoluo CONAMA 307 em (Brasil, 2002), que vigora desde dois de janeiro de 2003, ainda existe despejo irregular do RCD no Brasil. O cumprimento dessa resoluo seria o primeiro passo no combate ao desequilbrio ambiental ocasionado pela construo civil. No Brasil, o processo de reciclagem e reaproveitamento dos RCD vem se ampliando lentamente, ainda no atendendo s necessidades do setor. preciso uma maior fiscalizao e participao dos rgos Pblicos, Sociedade e Empresas da Construo civil no que diz respeito ao destino dado aos RCD, com intuito de evitar os despejos em locais inapropriados, garantir acessibilidade a locais adequados para sua disposio e reciclar e/ou reaproveitar esses resduos.

Para tanto, a implementao de um Plano de Gesto Sustentvel, como o proposto no municpio de So Paulo, regularizando a ao de empresas da construo civil reduziria a gerao dos entulhos nos canteiros de obras e sua correta disposio, reduzindo assim o impacto ambiental e econmico gerado pelo excedente destes resduos nos centros urbanos. Este Plano de Gesto prev a conscientizao de empresas ligadas ao setor quanto a qualificao de funcionrios, prticas de reciclagem, e deposio dos resduos em locais apropriados, visando garantir qualidade de vida para as prximas geraes. O grande desafio para a preservao do meio ambiente ser uma converso no modo de pensar do ser humano, atravs do ensino e campanhas educativas com intuito de melhorias, visando um desenvolvimento ecolgico na sociedade atual e futura.

REFERNCIAS ABNT/NBR 10004/04 Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Resduos slidos Classificao. NGULO, S. C.; ZORDAN, S. E.; JOHN, V. M. Desenvolvimento sustentvel e a reciclagem de resduos na construo civil. 2006. Disponvel em: <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ftp/artigo%20IV_CT206_2001.pdf>. Acesso em 30 Maro 2009. AZEVEDO, G. O. D.; KIPERSTOK, A.; MORAES, L. R. S resduos da construo civil em salvador: os caminhos para uma gesto sustentvel. 2006. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/esa/v11n1/29139.pdf>. Acesso em: 27 Maro 2009. BARDELA, P. S.; CAMARINI, G. Desenvolvimento sustentvel na construo civil. 2006. Disponvel em: <http://www.cori.unicamp.br/CT2006/trabalhos/DESENVOLVIMENTO%20SUSTEN TaVEL%20NA%20CONSTRUcaO%20CIVIL.doc>. Acesso em: 08 Abril 2009. BLUMENSCHEIN, R. N. Gesto de Resduos Slidos em Canteiros de Obras - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnolgico Dossi Tcnico. 2007. Disponvel em: < http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ftp/artigo%20IV_CT206_2001.pdf>. Acesso em: 02 Abril 2009. BRASIL. Lei n 6938 de 31 agosto de 1981. Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Resoluo n 307, 5 de Julho de 2002. Diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil. CONAMA Conselho Nacional do meio Ambiente. DEPARTAMENTO DE LIMPEZA URBANA DA PREFEITURA DE SO PAULO. Cadastro de transportadores de entulho. So Paulo, 2003. FILHO, R. P.; CHIAVINI, P. P. R.; CIMINO, R. J. P.; GUIMARES, S. A. V. Gesto de resduos da construo civil e demolio no municpio de So Paulo e normas

existentes. 2007. Disponvel em: <http://www.ipep.edu.br/portal/publicacoes/revista/rev07_01/art6_gestao.pdf >. Acesso em: 02 Abril 2009. JOHN, V. M.; AGOPYAN, V. Reciclagem de resduos da construo. In: SEMINRIO RECICLAGEM DE RESDUOS SLIDOS DOMSTICOS, 2000, So Paulo. Disponvel em <http://www.recycle.pcc.usp.br/artigos1.htm>. Acesso em 27 maro 2009 JOHN, V. M.; AGOPYAN, V. Reciclagem de resduos da construo. 2003. In: SEMINRIO RECICLAGEM DE RESDUOS DOMICILIARES, So Paulo. LIMA, L. F. C.;RODRIGUES, H. S. Meio Ambiente e Saneamento. Estudo de viabilidade tcnica / econmica para reutilizao dos resduos de demolio e construo no campus da FIOCRUZ- RJ. 2005. Disponvel em: <http://www2.tce.pr.gov.br/xisinaop/Trabalhos/Estudo%20de%20viabilidade%20t%C3 %A9cnica.pdf >. Acesso em: 02 Abril 2009. LUZ, H. R. I.; PULTER, L.; TAMURA, C. O Desenvolvimento da Sociedade e a Gesto de seus Resduos . 2008 . Disponvel em: <http://www.convibra.com.br/2008/artigos/166_0.pdf >. Acesso em: 02 Abril 2009. MORAIS, G. M. D. Diagnstico da deposio clandestina de resduos de construo e demolio em bairros perifricos de Uberlndia: Subsdios para uma gesto sustentvel. 2006. Dissertao (Mestrado em Engenharia Urbana)- Faculdade de Engenharia Civil. Universidade Federal de Uberlndia. NORONHA, L.; GASPARINI, L.; CRISTINA, M. Reciclagem e Reutilizao dos Resduos Slidos da Construo Civil. 2005. Disponvel em: < http://www.fea.fumec.br/biblioteca/artigos/producao/reciclagem.pdf >. Acesso em: 02 Abril 2009. PINTO, T. P. Metodologia para a gesto diferenciada de resduos slidos da construo urbana.So Paulo. 1999. Tese (doutorado) - Escola Politcnica, USP, So Paulo. SCHNEIDER, D. M.; PHILIPPI, JR. A. Deposies irregulares de resduos da construo civil na cidade de So Paulo. Tese defendida em 2003, Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo. So Paulo, 2003. SILVA, J. F. P. Reciclagem de resduos slidos. 2006. Disponvel em: < http://br.monografias.com/trabalhos2/reciclagem-residuos/reciclagem-residuos.shtml >. Acesso em: 02 Abril 2009. SOUZA, U. E. L; PALIARI, J. C.; AGOYPAN, V.; ANDRADE, A. C. 2004. Diagnstico e combate gerao de resduos na produo de obras de construo de edifcios: uma abordagem progressiva. Disponvel em: <http://www.antac.org.br/ambienteconstruido/pdf/revista/artigos/Doc118123.pdf>. Acesso em: 30 maro 2009.

You might also like