You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE TEORIA DOS GRAFOS

GILCEMAR GUIZZO ZANETTE

GRAFO: BASE EM MAPA DE CIDADE

CRICIMA, JUNHO DE 2007.

GILCEMAR GUIZZO ZANETTE

GRAFO: BASE EM MAPA DE CIDADE

Trabalho solicitado pelo Professor Kristian Madeira para a obteno de nota final no Curso de Teoria Dos Grafos da Universidade Do Extremo Sul Catarinense, Unesc.

CRICIMA, JUNHO DE 2007

NDICE

Introduo.....................................................................................................pag 4. 1.0 Subgrafo da Cidade................................................................................pag 5. 1.1 Matriz.......................................................................................................pag 5. 1.2 Lista De Adjacncia................................................................................pag 5. 1.3 Pseudoponteiros......................................................................................pag 6. 1.4 Grafo da Cidade......................................................................................pag 7. 2.0 Uso Do Cabri Gomtre II.....................................................................pag 8. 3.0 Uso Do Ava..............................................................................................pag 9. Concluso......................................................................................................pag 10. Bibliografia....................................................................................................pag 11. Anexos............................................................................................................pag 12.

INTRODUO

O desenvolvimento deste artigo basea-se em torno da construo de grafos, que uma das utilidades poder representar listas em computao e rvores binrias, estes grafos tambm so teis para a descoberta de caminhos mais curtos no caso entre cidades ou bairros. Para desenvolver estes grafos existe uma ferramenta chamada Cabri Gomtre que auxilia a criao de grafos, ajudando muito quando se precisa construir grafos muito complexos. E tambm ser abordado a uso do AVA que uma ferramenta de ligao do acadmico com a universidade, este podendo pegar materiais sobre a matria on-line.

Grafo
1.0 Subgrafo da Cidade 1 2 3 4 5

6 Fig 1.0

1.1 Matriz
1 1 2 3 4 5 6 0 0 1 1 1 0 2 0 0 0 0 1 0 3 1 0 0 1 0 1 4 1 0 1 0 0 0 5 1 1 0 0 0 0 6 0 0 1 0 0 0

1.2 Lista De Adjacncia

1[] > 3[] > 4[] > 5[*] 2[] > 5[*] 3[] > 1[] > 4[] > 6[*] 4[] > 1[] > 3[*] 5[] > 1[] > 2[*] 6[] > 3[*]

1.3 Pseudoponteiros

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 3 4 5 5 4 6 1 1 3 2 3

7 10 11 14 16 17 8 9 0 0 12 13 0 15 0 0 0

1.4 Grafo da Cidade Centro So Cristovo Argentina Vila Rica

Prspera

Braslia

Sta Brbara

Michel

Comercirio

Milanese

Cear

Fabio Silva

So Luiz

Jardim Maristela

N.S. Salete

Recanto Verde

Bosque do Repouso

Ana Maria

Cristo Redentor

Renascer

So Joo

Jardim das Paineiras

Morro Estevo

Bairro Dagostim

Quarta Linha So Domingos

Cabri Gomtre II
2.0 Uso Do Cabri Gomtre II As experincias com o uso do Cabri Gomtre II despertam o interesse dos acadmicos por aprender um pouco mais sobre grafos, o software oferece muitos recursos teis para o desenvolvimento de grafos, desde pontos, retas e formas geomtricas, possibilitando elaboramos qualquer grafo. Outras ferramentas so muito teis, como as de nomenclatura de pontos e arcos, ferramentas para medir distncias entre pontos. Um exemplo de grafo feito com o software o da fig. 1.1. Neste grafo que foi originado do da fig1.0, foi possvel reproduzir-lo com perfeiao. O cabri um software interessante e til para quem produz grafos, mas em sala de aula o acadmico se sente mais a vontade com o lpis e papel para desenvolver grafos.

Fig 1.1

AVA
3.0 Uso Do Ava

O AVA no decorrer do curso tem se tornado uma ferramenta no ensino muito importante para ns acadmicos pelos pontos: 1. Os acadmicos tem o cronograma da matria que vo estudar no decorrer do curso ao alcane de um clique, sabendo o que em cada aula ser mistrado. 2. No AVA so disponibilizados materiais relacionados com a matria apresentada no curso, e no precisamos gastar em pilhas de apostilas, com poucos arquivos temos toda a materia. 3. Podemos no AVA colocar os trabalhos feitos em sala de aula, sem a necessidade do professor recolher a produo no fim da aula. 4. Podemos usar o AVA como fosse um forum, onde cada aluno pode tirar dvidas com os outros alunos fora de aula. O AVA uma ferramenta boa, mas a aula deve ser dada mais em sala de aula do que em laboratrio pois os alunos ficam mais dispersos, a utilizao do AVA neste semestre foi correta, pois s fomos para o laboratrio quando tinhamos um conhecimento bom sobre grafos e assim podemos utilizar o AVA com o Cabri Gomtre II.

CONCLUSO

Os grafos so essenciais para o curso de Cincia da Computao, pois ajudam os academicos a visualizar melhor outras matrias como, Estrurura de Dadso II e Anlise de Algoritmos. Eles contribuem para futuras matrias tmbem, como por exemplo Banco de Dados, onde existem as ligaes entre tabelas e hierarquia das tabelas. O uso do Cabri Gomtre II util, mas poderia ter mais opes contidas nele, como a elaborao de tabelas com base nos grafos montados no programa e a construo de grafos a partir de tabelas. O AVA uma excelente ferramenta para o acadmico, mas poderia ser usado para ter nele mais exerccios nele e mais materiais para pesquisa.

BIBLIOGRAFIA

GERSTING, Judih L. Fundamentos Matemticos para a Cincia da Computao. 3 Edio, Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1995. GUIA FCIL, Listas Telefnicas. Cricima e Iara. 6 Ediao, Ano 7, Santa Catarina, 2004.

You might also like