You are on page 1of 3

Definio: Segurana e Sade no Trabalho

http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2011/03/definicao-segura...

Facebook

Orkut

Twitter

Notcias Via-email

Contato

Home

Anuncie Conosco

Assinar Feed

Contato

Cursos On-line

Downloads

Empregos & Estgios

Livros

Parceiros

Voc est em: Home

Artigos e Textos

Definio: Segurana e Sade no Trabalho

1 de 3

20/01/2012 15:47

Definio: Segurana e Sade no Trabalho

http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2011/03/definicao-segura...

Definio: Segurana e Sade no Trabalho


Publicado por: Carpe em 7 de maro de 2011.

Pesquisar

Anncios Google

Segurana

SAUDE

PC Trabalho Note Trabalho

A palavra segurana vem do latim Segurus-Se + Cura. O termo refere-se s medidas destinadas garantia da integridade das pessoas, dos bens e das instituies.

Categorias
Segurana do Trabalho o conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condies inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantao de prticas preventivas e, ainda, o conjunto de atividades relacionadas com a preveno de acidentes e com a eliminao de condies inseguras de trabalho (Chiavenato, 1997, p. 448). Segundo Heimstra (1978, p. 4-7), Existe uma crescente preocupao com a maneira pela qual o ambiente fsico influi no comportamento humano tanto o construdo como o natural, e, determinadas qualidades associadas a um ambiente particular podem ter amplo efeito sobre o comportamento e a personalidade do indivduo e ainda, O ambiente construdo pode ser considerado como um sistema composto de muitos subsistemas. Embora esses subsistemas variem tremendamente em dimenso fsica, funo e quantidade de relacionamento social que neles ocorre, cada um pode ser dividido em elementos que podem afetar o comportamento humano no sistema. Segundo Chiavenato (1994, p. 9), A empresa constitui o ambiente dentro do qual as pessoas trabalham e vivem a maior parte de suas vidas. Nesse contexto as pessoas do algo de si mesmas e esperam algo em troca, seja em curto seja em longo prazo. A maneira pela qual esse ambiente moldado e estruturado influencia poderosamente na qualidade de vida das pessoas. Mais do que isso, influencia o prprio comportamento e os objetivos pessoais de cada ser humano. E isso, conseqentemente, afeta o funcionamento da empresa. A implantao de um programa de segurana e sade do trabalhador deve ser de grande interesse tanto para as Instituies Privadas como Pblicas, por ser menos oneroso o investimento educativo e preventivo do que arcar com os afastamentos e aposentadorias precoces. O profissional deve ter a conscincia de que tambm responsvel pela sua segurana e de sua famlia. A Segurana do Trabalho tem como finalidade estabelecer normas e procedimentos com o objetivo de prevenir a integridade fsica do trabalhador, sua segurana nos locais de trabalho e o controle dos riscos profissionais, bem como a melhoria das condies e do ambiente do trabalho nos diversos setores da empresa, pondo em prtica os recursos possveis para conseguir a preveno de acidentes e controlando os resultados obtidos. Fonte: Mulatinho, Letcia Moura. Anlise do sistema de gesto em segurana e sade no ambiente de trabalho em uma instituio hospitalar / Letcia Moura Mulatinho Joo Pessoa:2001.

Artigos e Textos CAT Check List CIPA CLT Cursos DDS Empregos* EPI Ergonomia FISPQ Incndio Legislao LER / DORT Livros LTCAT Meio Ambiente Notcias NR'S PCMAT PCMSO PPRA Primeiros Socorros Riscos Ambientais Sade

Anncios Google Golden SAUDE Crea SAUDE Pro SAUDE SAUDE Ocular

Sistemas de Gesto
Consultoria ISO 9001, 14001, OHSAS Implantao, Treinamento, Auditoria
www.plinioengenharia.com.br

Veja tambm:

DVD Segurana no Trabalho Filmes de treinamento sobre Preveno de Acidentes no Trabalho


www.LinkQuality.com.br

Software Nexo Gesto PCMSO PPRA PPP FAP NTEP EPI EPC Medicina, Seg. Trab. e Ergonomia
www.nexocs.com.br

Acidentes por animais peonhentos Serpentes

Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estgio (Lei n 11.788/2008)

Vdeo: Condies de Trabalho nas Fundies

Sade Ocupacional Segurana do Trabalho SESMT SIPAT

2 de 3

20/01/2012 15:47

Definio: Segurana e Sade no Trabalho

http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2011/03/definicao-segura...

Comentrios
O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados Nome Email Website Comentrio * * *

Tc. em Segurana do Trabalho Vdeos

Enviar

Cursos On-line
Segurana do Trabalho Primeiros Socorros Qualidade de Vida no Trabalho Noes Gerais de Direito Marketing Pessoal Reciclagem e Energias Renovveis Recolocao Profissional Aprenda a Falar em Pblico Chefia e Liderana Departamento Pessoal Educao Ambiental Mais Cursos.

Vagas de Emprego
Tcnico em Segurana do Trabalho Outros - Cursos Tcnicos Engenheiro de Segurana do Trabalho Mdico do Trabalho Auxiliar de Enfermagem Enfermeiro(a) Bombeiro Civil rea - Departamento Pessoal rea - Qualidade rea - Manuteno rea - Recursos Humanos Outras reas.

Vagas de Estgio
Tcnico em Segurana do Trabalho Outras reas.

Servios
Contato Publicidade Publicaes Via-email Modelos de Documentos Adicionar aos Favoritos

Livros
Ergonomia Riscos Ambientais Direito do Trabalho Segurana do Trabalho Primeiros Socorros Sade Ocupacional Higiene e Segurana do Trabalho Mais Livros.

Redes Sociais
Twitter Facebook Orkut diHITT

Home Anuncie Conosco Contato Poltica de Parceria Parceiros Poltica de Privacidade


Copyright 2012 - Blog Segurana do Trabalho Desenvolvido por: Carpe Web.

3 de 3

20/01/2012 15:47

You might also like