You are on page 1of 12

CINCIA DA ESPECIAL |NUTRIO | 935 SPECIAL

A cincia da nutrio em trnsito: da nutrio e diettica nutrigenmica

The science of nutrition in transit: from nutrition and dietetics to nutrigenomics

Francisco de Assis Guedes de VASCONCELOS 1

RESUMO
No cenrio mundial, a emergncia do campo da Nutrio foi um fenmeno caracterstico do incio do sculo XX. No Brasil, a emergncia da Nutrio localizou-se na rea das Cincias da Sade (ou Cincias da Vida), caracterizando-se, primeira vista, como uma cincia de natureza biolgica. Este artigo tem por objetivo analisar a trajetria do processo de produo do conhecimento cientfico que garantiu especificidade ao campo da Nutrio no Brasil, da emergncia aos dias atuais. Os pressupostos tericos que norteiam o artigo so: o conceito de campo cientfico, desenvolvido por Pierre Bourdieu e os conceitos de paradigma e comunidade cientfica, introduzidos por Thomas Samuel Kuhn. A anlise histrica evidencia que desde o seu nascimento, alm da natureza biolgica, a Nutrio brasileira assumiu dimenses sociais e ambientais, caracterizando-se como um campo de conhecimento multidisciplinar, constitudo a partir da integrao de Cincias Biolgicas, Cincias Sociais e Cincias dos Alimentos e Nutrio. Nas ltimas dcadas, com o intenso desenvolvimento da comunicao e informtica, da gentica e das teorias sobre a sustentabilidade ecolgica do planeta Terra, importantes mudanas paradigmticas tm ocorrido no campo da Nutrio. Portanto, pode-se afirmar que a Nutrio estaria vivenciando a era ps-genmica, constituindo-se uma cincia multidisciplinar, caracterizada pela integrao das dimenses biolgica, social e ambiental. Termos de indexao: Campo cientfico. Cincia da nutrio. Nutrio e diettica. Nutrigenmica. Paradigma.

ABSTRACT
In the world scenario, the emergence of nutrition science was a phenomenon characteristic of the early Twentieth Century. In Brazil, its emergence occurred in the health sciences area (or life sciences) and was characterized, at first, as a science of biological nature. This article aims to analyze the trajectory of the process of producing scientific knowledge which ensured specificity to the field of nutrition in Brazil, from its emergence to the present. The theoretical assumptions that guide the article are: the concept of scientific field, developed by
1

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Cincias da Sade, Departamento de Nutrio. Campus Universitrio. Trindade, 88040-970, Florianpolis, SC, Brasil. E-mail: <fguedes@floripa.com.br>.

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

Revista de Nutrio

936

F.A.G. VASCONCELOS

Pierre Bourdieu, and the concepts of paradigm and scientific community, introduced by Thomas Samuel Kuhn. Historical analysis shows that, from birth and in addition to its biological nature, Brazilian nutrition assumed social and environmental dimensions, being characterized as a multidisciplinary field of knowledge formed from the integration of the biological sciences, social sciences and food and nutrition sciences. In the last decades, with the intensive development of communication and information technology, genetics and sustainability theories, major paradigmatic changes have occurred in the field of nutrition. Therefore, one can say that nutrition is experiencing a post-genomic era and becoming a multidisciplinary science, characterized by the integration of the biological, social and environmental dimensions. Indexing terms: Scientific field. Nutrition science. Nutrition and dietetics. Nutrigenomics. Paradigm.

INTRODUO Nas ltimas trs dcadas, a historicidade do processo de emergncia e consolidao do campo da Nutrio no Brasil foi objeto de distintas investigaes1-6. Na literatura investigada observa-se um consenso em afirmar que, no cenrio mundial, a emergncia deste campo do saber cientfico foi um fenmeno caracterstico do incio do sculo XX. Tambm se identifica consenso nas afirmaes de que as condies histricas para a constituio deste campo cientfico foram acumuladas ao longo da histria da humanidade, estimuladas com a revoluo industrial no sculo XVIII, e desencadeadas entre 1914 e 1945, perodo entre as duas Guerras Mundiais. No obstante, o consenso observado na literatura parece ser abalado, quando se trata da periodicidade de eventos relacionados constituio deste campo cientfico6,7. Costa8 argumenta que o estatuto de cincia da Nutrio foi alcanado ao longo do desenvolvimento de trs fases histricas consecutivas, por ele denominadas de perodos arcaico, pr-cientfico e cientfico, respectivamente. O perodo arcaico caracterizou-se pelo predomnio dos conhecimentos empricos. O perodo pr-cientfico caracterizou-se pelo predomnio da Qumica, teria comeado com as descobertas cientficas do qumico francs Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) e terminado, nos fins do sculo XIX, com as pesquisas do mdico fisiologista alemo Carl Von Voit (1831-1908) e do qumico norte-americano Wilbur Olin Atwater (1844-1907). O perodo cientfico caracterizou-se, inicialmente, por uma fase com predomnio da Fisiologia, a qual

teria comeado por volta de 1880, a partir dos estudos de calorimetria, e se prolongado at a Primeira Guerra Mundial. Na sequncia, at a poca da publicao do referido trabalho, transcorria uma fase ou perodo com predomnio de interesse econmico-social. Chaves9, por sua vez, faz referncia periodizao que divide a histria da Nutrio em trs eras, denominadas de naturalstica, qumico-analtica e biolgica. A era naturalstica, circunscrita ao perodo de 400 a.C. at 1750 d.C., teria sido caracterizada pelo empirismo ou observao popular. A era qumico-analtica, delimitada entre 1750 a 1900, caracterizou-se pelas grandes descobertas cientficas, particularmente aquelas associadas a Lavoisier, considerado o pai da cincia da Nutrio. Por ltimo, a era biolgica, iniciada por volta de 1900 e que vigorava at a publicao do referido estudo, caracterizava-se pelas descobertas cientficas relacionadas aos nutrientes, ao metabolismo e fisiopatologia nutricional. Nos dias atuais, conforme alguns estudos sobre essa temtica, a Nutrio estaria vivenciando a era ou fase ps-genmica, constituindo-se uma cincia multidisciplinar, caracterizada pela integrao de trs dimenses: biolgica, social e ambiental10-12. Esse artigo tem por objetivo analisar a trajetria histrica do processo de produo do corpo de conhecimentos cientficos que garantiu especificidade ao campo da Nutrio no Brasil, da emergncia aos dias atuais. Cabe explicitar que partimos de uma determinada concepo terica que concebe campo cientfico como um espao de luta pelo mono-

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

CINCIA DA NUTRIO | 937

plio da competncia cientfica que socialmente reconhecida a um agente determinado, ou seja, a capacidade tcnica e o poder social de falar e intervir legitimamente em matria de cincia13 (p.131). Ressaltamos ainda que, embora reconhecendo a dissonncia entre a perspectiva sociolgica reflexiva de Pierre Bourdieu (1930-2002) e a perspectiva filosfica idealista de Thomas Samuel Kuhn (1922-1996), preciso explicitar a influncia que tambm sofremos dos conceitos de paradigma e comunidade cientfica introduzidos por Kuhn14. Sendo assim, nesse artigo a utilizao do termo paradigma feita dentro do seu sentido kuhniano como realizaes cientficas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e solues modelares para uma comunidade de praticantes de uma cincia14 (p.13). Ou ainda, conforme esclarece o prprio autor ao abordar a circularidade dos conceitos de paradigma e comunidade cientfica: um paradigma aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade cientfica consiste em homens que partilham um paradigma14 (p.219). Na sequncia, Kuhn apresenta sua concepo de como, em linhas gerais, ocorre a organizao e o funcionamento da comunidade cientfica:
Uma comunidade cientfica formada pelos praticantes de uma especialidade cientfica. Estes foram submetidos a uma iniciao profissional e a uma educao similares, numa extenso sem paralelos na maioria das outras disciplinas. Neste processo absorveram a mesma literatura tcnica e dela retiraram muitas das mesmas lies. Normalmente as fronteiras dessa literatura-padro marcam os limites de um objeto de estudo cientfico e em geral cada comunidade possui um objeto de estudo prprio14 (p.220).

autnoma e autorreprodutora, onde os cientistas cooperariam de forma neutra e desinteressada em nome do progresso cientfico, Kuhn14 acrescenta que para compreender o conhecimento cientfico como propriedade intrnseca de uma determinada comunidade cientfica, torna-se necessrio conhecer as caractersticas essenciais dessas unidades que o criam e o utilizam. Bourdieu13,15, por sua vez, ao introduzir o seu conceito de campo cientfico, expressa claramente seu distanciamento da noo kuhniana de comunidade cientfica. Para ele, o campo cientfico constitui um mercado particular caracterizado pela luta concorrencial travada entre cientistas e/ou instituies cientficas em torno da posse do capital cientfico - uma espcie de capital simblico, no monetrio, e que se transforma em autoridade/competncia cientfica para os praticantes da cincia.

A EMERGNCIA DA NUTRIO E DIETTICA Como vimos anteriormente, no cenrio mundial, o perodo compreendido entre 1914 a 1918 tem sido apontado como o contexto de emergncia de cincia da Nutrio. A partir de ento, os novos conhecimentos cientficos sobre a alimentao humana propagaram-se entre diversos pases, onde foram criados os primeiros centros de estudos e pesquisas, os primeiros cursos para formao de especialistas e as primeiras agncias condutoras de medidas de interveno em Nutrio1,2. Na Amrica Latina, a emergncia da cincia da Nutrio ocorreu na dcada de 1920, sendo fortemente influenciada pelo mdico argentino Pedro Escudero (1877-1963), criador do Instituto Nacional de Nutrio, da Escola Nacional de Dietistas e do Curso de Mdicos Dietlogos da Universidade de Buenos Aires. As concepes de Escudero sobre este campo do saber, bem como sobre as caractersticas do processo de formao e atuao dos especialistas em Nutrio, foram difundidas em toda a Amrica Latina, em funo

Complementando sua concepo idealista de comunidade cientfica como uma estrutura

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

Revista de Nutrio

938

F.A.G. VASCONCELOS

da concesso anual, a cada pas latino-americano, de bolsas de estudos para a realizao de Cursos de Diettica no Instituto Nacional de Nutrio da Argentina1,2,4,16. No Brasil, a emergncia do campo da Nutrio tem sido identificada ao longo das dcadas de 1930 e 1940, contexto histrico que delimitou a implantao das bases para a consolidao de uma sociedade capitalista urbano-industrial no Pas1-3, 6. Entretanto, desde a segunda metade do sculo XIX, o saber sobre a alimentao da populao brasileira comeou a despontar de forma mais sistematizada, a partir de teses apresentadas s duas faculdades de Medicina (Bahia e Rio de Janeiro) existentes at ento no Pas6,7. Nos primeiros anos da dcada de 1930, duas correntes do saber mdico brasileiro confluram-se para a constituio de um novo campo do saber - a Nutrio. Por um lado, aqueles que eram partidrios da perspectiva biolgica, preocupados essencialmente com aspectos clnico-fisiolgicos relacionados ao consumo e utilizao biolgica dos nutrientes e influenciados por concepes das Escolas de Nutrio e Diettica norte-americana e de centros europeus, surgidas no decorrer da Primeira Guerra mundial. Por outro lado, aqueles que compartilhavam das ideias da perspectiva social, preocupados particularmente com aspectos relacionados produo, distribuio e ao consumo de alimentos pela populao e influenciados, particularmente, pelas concepes de Pedro Escudero. Ressalta-se que, naquela poca, o termo Nutrologia foi a denominao mais utilizada para este novo campo do saber, derivado do campo da Medicina. Ao mesmo tempo, o termo nutrlogo foi a denominao mais utilizada para o especialista mdico deste campo1,2,6,17. A partir da dcada de 1940, a perspectiva biolgica deu origem a duas especializaes dentro da Nutrio: Dietoterapia (Nutrio Clnica) e Nutrio Bsica e Experimental. A Dietoterapia caracterizou-se por ser um campo de conhecimento voltado ao desenvolvimento de aes, de carter individual, centradas no alimento como

agente de tratamento. Enquanto a Nutrio Bsica e Experimental caracterizou-se por ser um conjunto de conhecimentos voltados ao desenvolvimento de pesquisas bsicas de carter experimental e laboratorial relacionadas alimentao humana3. A perspectiva social, a partir da dcada de 1940, tambm deu origem a duas especializaes dentro da Nutrio: Alimentao Institucional (ou Alimentao Coletiva) e Nutrio em Sade Pblica (ou Nutrio em Sade Coletiva). A Alimentao Institucional caracterizou-se como uma especializao voltada administrao, no sentido de racionalizao, da alimentao de coletividades sadias e enfermas. Enquanto a Nutrio em Sade Pblica caracterizou-se por um conjunto de conhecimentos voltados ao desenvolvimento de aes de carter coletivo, no sentido de contribuir para garantir que a produo e distribuio de alimentos seja adequada e acessvel a todos os indivduos da sociedade3. Assim, procurando garantir especificidade e legitimidade para este campo do saber cientfico que se constitua no Pas, os primeiros nutrlogos brasileiros, logo no incio dos anos 1930, iniciaram o processo de produo e difuso de estudos e pesquisas sobre composio qumica e valor nutricional de alimentos nacionais, consumo, hbitos alimentares e estado nutricional da populao brasileira. Da mesma forma, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1930, passaram a evidenciar certa organicidade intelectual com o Estado Nacional Populista, contribuindo na formulao das primeiras medidas de Poltica Social de Alimentao e Nutrio. Simultaneamente, trataram de criar os espaos institucionais necessrios formao dos novos agentes, seja por meio de estgios, viagens de estudos ou cursos realizados no exterior (Argentina, Europa Ocidental e EUA), seja a partir da criao dos primeiros cursos para formao de profissionais em Nutrio (nutrlogos, nutricionistas/dietistas, auxiliares de alimentao, economistas domsticas etc.). Com isso, procuraram estabelecer a demarcao das fronteiras definidoras dos limites de competncia, de

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

CINCIA DA NUTRIO | 939

autonomia e de poder entre as distintas especialidades profissionais conformadoras do complexo e multidisciplinar campo da Nutrio que se constitua1,2,6. Em relao ao processo de formao do nutricionista brasileiro, idealizado pela primeira gerao de mdicos nutrlogos, o mesmo teve seu incio na dcada de 1940, quando foram criados os quatro primeiros cursos do Pas. As poucas anlises realizadas sobre este processo de formao do nutricionista no Brasil apontam caractersticas histricas bastante especficas, apesar das influncias externas sofridas, tanto das escolas norte-americana e europeias, como principalmente da escola argentina de Pedro Escudero. Conforme apontam alguns estudos, no Brasil o profissional surge (tanto) dentro do setor sade, tendo como objeto de trabalho a alimentao do homem no seu plano individual ou coletivo (caracterstica comum sua origem nos demais pases), como no setor de administrao de servios de alimentao do trabalhador (nos restaurantes populares do Servio de Alimentao da Previdncia Social - SAPS), por vontade governamental, em momento de busca de legitimao social, constituindo-se em instrumento de alvio de tenses sociais3 (p.21). Outra caracterstica especfica deste incio do processo de formao profissional foi quanto adoo da terminologia nutricionista. A anlise dos documentos de criao dos primeiros Cursos de Nutrio evidencia que o termo nutricionista era utilizado no Brasil desde 1939, conforme decreto de criao do Curso do Instituto de Higiene de So Paulo e documentos dos Cursos de Nutricionistas do SAPS e do Instituto de Nutrio da Universidade do Brasil4,6. Entretanto, no interior do campo de disputas estabelecidas no processo de constituio da Nutrio, o termo nutricionista tambm foi usado como designao das primeiras geraes de mdicos nutrlogos brasileiros 6. Ressalta-se ainda que, em sua fase inicial, o nutricionista era formado dentro de curso tcnico de nvel mdio e chamado de dietista, a exemplo do que se verificava nos pases da Europa, EUA e

Canad. Aos poucos, os cursos brasileiros foram alterando estas caractersticas, aproximando-se das caractersticas do curso do Instituto Nacional de Nutrio da Argentina, formando um profissional de nvel universitrio, com conhecimentos especficos de nutrio, com funes e responsabilidades prprias de ateno diettica ao indivduo sadio ou enfermo, de forma individual ou coletiva16 (p.53). Neste sentido, para alguns autores, no Brasil, rejeitou-se a utilizao do termo dietista, que corresponde a um tcnico de nvel mdio ou Auxiliar de Nutrio, optando-se pela denominao de nutricionista3. Entretanto, s em 1966, esta deciso foi oficializada internacionalmente, no decorrer da I Conferncia sobre Adestramento de Nutricionistas-Dietistas de Sade Pblica, realizada em Caracas, na Venezuela (p.24). Em sntese, no caso especfico do Brasil, a emergncia da Nutrio localizou-se na rea das Cincias da Sade (ou Cincias da Vida), caracterizando-se, primeira vista, como uma cincia de natureza biolgica. Entretanto, dada a complexidade que permeia o estudo das relaes entre homens-natureza-alimento no interior das distintas sociedades humanas18, desde o seu nascimento a Nutrio brasileira assumiu outras dimenses de natureza scio-cultural e ambiental, caracterizando-se como um campo de conhecimento multidisciplinar, constitudo a partir da integrao de Cincias Biolgicas (Anatomia, Biologia, Fisiologia, Ecologia, Morfologia, Patologia etc.), Cincias Sociais (Administrao, Antropologia, Economia, Geografia, Pedagogia, Psicologia, Sociologia etc.) e Cincias dos Alimentos e Nutrio (Bromatologia, Tecnologia de Alimentos, Higiene dos Alimentos, Tcnica Diettica e Culinria, Dietoterapia, Administrao dos Servios de Alimentao, Nutrio Aplicada etc.)19. Neste sentido, no Brasil, esse complexo e multidisciplinar objeto de estudo da cincia da Nutrio foi inicialmente (com)partilhado entre distintos campos de conhecimentos e profissionais: Medicina (Nutrologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Pediatria), Enfermagem, Farmcia

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

Revista de Nutrio

940

F.A.G. VASCONCELOS

e Bioqumica, Agronomia, Administrao, Economia, Antropologia, Sociologia etc. Nas dcadas de 1970 e 1980, com a intensificao do desenvolvimento cientfico-tecnolgico da indstria de alimentos, o campo da Nutrio brasileira passou a manter interface com mais dois outros campos de conhecimento: a Tecnologia e a Engenharia de Alimentos.

NOVOS PARADIGMAS NUTRICIONAIS NO INCIO DO S C U L O X X I: A E M E R G N C I A DA NUTRIGENMICA A partir de meados da dcada de 1980, com a crise do chamado socialismo real, caracterizada, sobretudo pela queda do muro de Berlim e pela perestroika sovitica, verificou-se o retorno sociedade de mercado nos pases socialistas. Teve fim a chamada guerra fria entre o bloco de pases capitalistas centrais, liderados pelos Estados Unidos da Amrica, e o bloco de pases socialistas, liderados pela ento Unio Sovitica. No contexto internacional, comea a ser estabelecida uma nova ordem econmica caracterizada pelo avano de princpios do neoliberalismo, com nfase nos conceitos de indivduo, mercado, equilbrio espontneo, produtividade, desestatizao da economia, desregulamentao das relaes de troca, estado mnimo, terceirizao e globalizao econmica18. As duas ltimas dcadas do sculo XX tambm foram palco de outros importantes fenmenos, tais como o intenso desenvolvimento cientfico-tecnolgico nos campos da comunicao e informtica, da gentica (mapeamento do genoma humano) e das teorias sobre a sustentabilidade ecolgica do planeta Terra10-12,20. Neste contexto, se instalou o que se chamou de crise paradigmtica, de busca de novos paradigmas21,22. No campo da Nutrio brasileira, nas duas ltimas dcadas do sculo XX, tambm foram observadas importantes mudanas paradigmticas. Observou-se que ao perfil epidemiolgico nutricional que caracterizou a sociedade brasileira

no perodo 1930-1980, constitudo, sobretudo pelas doenas carenciais (desnutrio energtico protica, deficincia de vitamina A, pelagra, anemia ferropriva, deficincia de iodo etc.), sobrepuseram-se as doenas nutricionais crnico no transmissveis (obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertenso, certos tipos de cncer etc.), caracterizando o chamado fenmeno de transio nutricional e imprimindo a necessidade de construo de novos enfoques explicativos e intervencionais6,7. Neste aspecto, tm sido identificados distintos pontos de vista sobre este paradoxo nutricional brasileiro, tais como aqueles centrados no enfoque da transio epidemiolgica nutricional23, na anlise ecolgica da obesidade e outras doenas no transmissveis24, na concepo holstica da Nutrio25, na abordagem fenomenolgica da fome26, na viso sobre o direito humano alimentao e nutrio27, no conceito e dimenses de espao social alimentar28, nas representaes sociais do consumo e das prticas alimentares29 e mesmo na teoria da determinao social da doena30. Simultaneamente, observou-se intensa ampliao do nmero de cursos e de nutricionistas no Brasil. De acordo com dados elaborados por Calado31, at maio de 2009, existiam 383 Cursos de Graduao em Nutrio no Brasil. Conforme dados do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)32, at 31 de maro de 2009, existia um contingente de 58.465 nutricionistas no Brasil, perfazendo cerca de um nutricionista para cada 3.725 habitantes. Portanto, com base em estudo anterior, entre 1989, quando existia um contingente de 11.898 nutricionistas, e 2008, observou-se um aumento de 491,4% no nmero de nutricionistas no Brasil33. Como consequncia do processo de intensa elevao do nmero de cursos e profissionais, nas ltimas dcadas tambm se observou intensa diversificao e ampliao das reas de atuao do nutricionista no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pelo CFN, em 2005, os nutricionistas brasileiros distribuam-se em seis grandes reas de atuao profissional com a seguinte preva-

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

CINCIA DA NUTRIO | 941

lncia: Nutrio Clnica (41,7%), Alimentao Coletiva (32,2%), Sade Coletiva (8,8%), Ensino e Educao (9,4%), Nutrio Esportiva (4,1%) e Indstria de Alimentos (3,7%)34. Atualmente, o Conselho Federal de Nutricionistas reconhece a existncia de sete grandes reas de atuao profissional do nutricionista: Nutrio Clnica, Alimentao Coletiva, Sade Coletiva, Ensino e Educao, Nutrio Esportiva, Indstria de Alimentos e Marketing na rea de Alimentao e Nutrio35. Entretanto, observa-se que dentro de cada uma dessas grandes reas de atuao profissional vai ocorrendo um amplo processo de diviso/ especializao dos seus objetos especficos de estudo e trabalho. Neste aspecto, na rea de Nutrio Clnica, por exemplo, observam-se subreas de atuao por patologias, grupos etrios ou outras especializaes, tais como a atuao do nutricionista em Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Diabetes, Transtornos Alimentares, Obesidade, Pediatria, Geriatria, Personal Diet, Consultrios e Clnicas, Hospitalizao domiciliar etc. Na rea de Alimentao Coletiva observa-se a expanso da atuao do nutricionista para setores especficos como Restaurantes comerciais, Fast food e similares, Assessoria em Supermercados e Padarias, Hotelaria, SPA, Controle de Qualidade e Vigilncia Sanitria etc. A Nutrio em Sade Coletiva, por sua vez, consolida e amplia a rea de atuao do nutricionista no campo das polticas pblicas, tais como no Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE), no Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT), na Estratgia Sade da Famlia, a partir da criao dos Ncleos de Ateno Sade da Famlia (NASF) etc. De forma semelhante, a recente rea de atuao profissional do nutricionista - Nutrio Esportiva - ocupa os espaos das academias e de distintas modalidades esportivas no pas (futebol, vlei, natao, atletismo etc.)36. Nos dias atuais, o objeto de estudo da Nutrio tem sido (com)partilhado por distintas cincias e profissionais, denotando cada vez mais a ampliao do seu carter multidisciplinar. Entre os novos campos disciplinares que a partir dos

anos 1990 passaram a fazer interfaces com a Nutrio, destacam-se a Gastronomia, a Nutracutica e a Nutrigenmica. Os cursos superiores de Gastronomia surgiram no Brasil a partir do final da dcada de 1990, tendo sua expanso nos primeiros anos 2000. Entre fevereiro de 1999, ms de criao do primeiro curso at abril de 2008, foram identificados 36 Cursos de Gastronomia em funcionamento no Pas. A maioria desses cursos caracteriza-se por ser uma graduao tecnolgica com rea profissional focalizada em turismo e hotelaria (hospitalidade)37. A Nutracutica, termo introduzido em 1989 por Stephen DeFelice a partir da conjuno dos conceitos de Nutrio e Farmacutica, se constitui em um novo campo cientfico cujo objeto de estudo a investigao dos componentes fitoqumicos presentes nos alimentos e plantas medicinais e sua influncia na promoo da sade, preveno e tratamento de doenas38. Simultaneamente, tambm tem sido difundido o conceito de alimento funcional, o qual definido pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), rgo do Ministrio da Sade, como O alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais ou de sade pode, alm de funes nutricionais bsicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metablicos e ou fisiolgicos e ou efeitos benficos sade, devendo ser seguro para consumo sem superviso mdica39. A Nutrigenmica, por sua vez, tem sido considerada um novo campo cientfico que comeou a se constituir no interior da Nutrio a partir dos avanos cientficos verificados no campo da gentica e do mapeamento do genoma humano, anunciado nos meios de comunicao em junho de 2000. No Brasil, observa-se tambm a utilizao de um termo variante - Nutrognomica. Embora no se tenha investigado as origens histricas e etimolgicas dos dois termos, pressupe-se que a expresso Nutrigenmica represente a conjuno dos conceitos de Nutrio e Genmica, enquanto Nutrogenmica represente a conjuno dos conceitos de Nutrologia e Genmica.

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

Revista de Nutrio

942

F.A.G. VASCONCELOS

A Nutrigennica tem sido definida como a cincia que estuda a interao entre os nutrientes e os genes humanos. Ou seja, estuda a forma pela qual o DNA e o cdigo gentico influenciam a determinao das necessidades nutricionais e o metabolismo de nutrientes de cada indivduo. Portanto, parte da premissa de que os distintos nutrientes constituintes da dieta desempenham diferentes papis ou funes nutricionais em cada indivduo, conforme sua herana ou cdigo gentico. Sendo assim, com o avano da Nutrigenmica abre-se a perspectiva de prescrio e elaborao de dietas personalizadas de acordo com a composio gentica individual, ampliando-se as estratgias disponveis no sistema de promoo da sade e de preveno e tratamento de doenas como diabetes mellitus tipo 2, obesidade, cardiovasculares e certos tipos de cncer12,40-42. Enfim, diante da globalizao da Nutrio e/ou das doenas nutricionais, onde a produo, a circulao e o consumo da mercadoria alimento permanecem atrelados s necessidades de acumulao do capital e no s necessidades nutricionais humanas, novos dilemas nos so colocados nestas primeiras dcadas do Sculo XXI6. Um destes dilemas, por um lado, diz respeito ao fenmeno chamado de McDonaldizao dos hbitos alimentares43 que, grosso modo, pode ser concebido como uma possvel tendncia uniformizao planetria de hbitos e prticas alimentares, sobretudo a partir da adoo da chamada dieta ocidental ou da ocidentalizao do padro de consumo alimentar. Padro este, particularmente caracterizado por uma dieta rica em gorduras (sobretudo, as de origem animal) e em carboidratos simples (acar e alimentos refinados) e pobre em carboidratos complexos e fibras. Este fenmeno de ocidentalizao do consumo alimentar, aliado a outros fatores do estilo de vida ocidental, tais como o sedentarismo, tm sido associados ao aumento da prevalncia da obesidade e demais doenas no transmissveis23. Por outro lado, tambm diz respeito ao chamado movimento Slow Food. O movimento Slow Food

surge, em meados dos anos 1980, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frentico da vida atual; ao desaparecimento das tradies culinrias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentao, na procedncia e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o planeta44. Simultaneamente, tambm diz respeito s tentativas de difuso ou de transposio de modelos de dietas consideradas como responsveis pelos elevados padres de vida longa e saudvel de determinadas populaes, tais como as chamadas dieta mediterrnea e dieta asitica ou oriental45. Vale ressaltar que a partir de 2002 a OMS desencadeou o processo para a construo da Estratgia Global sobre Alimentao Saudvel, Atividade Fsica e Sade, tendo por objetivo a preveno e controle das doenas crnicas no transmissveis, a qual foi aprovada em sua 57 Assemblia Mundial de Sade46. A partir de ento, o conceito de Alimentao Saudvel passou a ser um dos novos paradigmas do campo da Nutrio nestes primrdios do sculo XXI. No Brasil, as estratgias para a adoo de uma Alimentao Saudvel foram imediatamente incorporadas pelo Ministrio da Sade e esto sendo difundidas a partir de diversas publicaes e outros mecanismos de divulgao47. Outro dilema da atualidade diz respeito ao paradigma da segurana/insegurana alimentar, o qual est intimamente relacionado s teorias da (in)sustentabilidade ecolgica do planeta e ao princpio do direito humano alimentao11,20,27. A controvertida crise mundial dos alimentos, divulgada nos meios de comunicao nos primeiros meses de 200848,49, traz novamente tona o debate sobre velhos fantasmas da humanidade: crescimento populacional versus produo e consumo de alimentos; uso irracional dos recursos finitos da natureza versus poluio e degradao ambiental; elevao dos nveis de aquecimento global versus estratgias para reduo da emisso de gs carbnico; interesses

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

CINCIA DA NUTRIO | 943

poltico-econmicos versus direitos humanos. Portanto, assumindo o princpio da corresponsabilidade social, torna-se imperante para a Cincia e os cientistas da Nutrio a nossa incorporao luta pela adoo de um modelo de desenvolvimento econmico mundial sustentvel, ou seja, aquele que dever ocorrer em harmonia com as limitaes ecolgicas do planeta, sendo capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes50.

REFERNCIAS
1. Coimbra M, Meira JFP, Starling MBL. Comer e aprender: uma histria da alimentao escolar no Brasil. Braslia: Ministrio da Educao e Cultura; 1982. 2. LAbbate S. As polticas de alimentao e nutrio no Brasil. I. Perodo de 1940 a 1964. Rev Nutr. 1988; 1(2):87-138. 3. Ypiranga L, Gil MF. Formao profissional do nutricionista: por que mudar? In: Cunha DTO, Ypiranga L, Gil MF, organizadores. Anais do II Seminrio Nacional sobre o Ensino de Nutrio. Goinia: Federao Brasileira de Nutrio; 1989. 4. Associao Brasileira de Nutrio. Histrico do nutricionista no Brasil - 1939 a 1989: coletnea de depoimentos e documentos. So Paulo: Atheneu; 1991. 5. Costa NMSC. Revisitando os estudos e eventos sobre a formao do nutricionista no Brasil. Rev Nutr. 1999; 12(1):5-19. doi: 10.1590/S1415-527 31999000100001. 6. Vasconcelos FAG. O nutricionista no Brasil: uma anlise histrica. Rev Nutr. 2002; 15(2):127-138. doi: 10.1590/S1415-52732002000200001. 7. Vasconcelos FAG. Tendncias histricas dos estudos dietticos no Brasil. Hist Cinc Sade - Manguinhos. 2007; 14(1):197-219. 8. Costa D. A Importncia do ensino da nutrio: o seu desenvolvimento no Brasil. Rev Bras Med. 1953; 10(9):645-50. 9. Chaves N. Histria da nutrio e da alimentao. In: Chaves N. Nutrio bsica e aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1978. 10. Cannon G, Leitzmann C. The new nutrition science project. Public Health Nutr. 2005; 8(6A):673-94. 11. McMichael AJ. Integrating nutrition with ecology: balancing the health of humans and biosphere. Public Health Nutr. 2005; 8(6A):706-15. 12. Afman L, Mller M. Nutrigenomics: from molecular nutrition to prevention of disease. J Am Diet Assoc. 2006; 106:569-76. 13. Bourdieu P. El campo cientfico. Rev Estud Sociales Cienc. 1994; 1(2):131-60. 14. Kuhn TS. A estrutura das revolues cientficas. 5 ed. So Paulo: Perspectiva; 1997. 15. Bourdieu P. O poder simblico. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 1998. 16. Icaza SJ. Evolucin histrica de la formacin del nutricionista-dietista en Amrica Latina. Memoria

CONCLUSO Diante de tais dilemas, cumpre-nos o papel de no apenas procurar identificar e respaldar um padro diettico que garanta uma vida digna e saudvel para todos os brasileiros, mas que busque a preservao da nossa diversidade bio-etnocultural e a garantia da identidade nacional. Neste sentido, vale a pena propor uma reflexo coletiva sobre algumas questes inerentes ao processo de formao acadmica e, por consequncia, prtica profissional do nutricionista no Brasil: o atual processo de formao profissional possibilita ao nutricionista o desenvolvimento das habilidades e competncias necessrias ao exerccio de uma cincia da Nutrio ps-genmica, multidisciplinar e caracterizada pela integrao de dimenses biolgicas, sociais e ambientais? Os contedos das diretrizes curriculares dos Cursos de Nutrio implantados dentro dos projetos pedaggicos, idealizados a partir da instituio da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Brasileira de 1996, conseguem abordar as habilidades e competncias para atuao qualificada nas distintas reas de atuao profissional? Enfim, a reflexo coletiva proposta exige a participao compartilhada e corresponsvel de nutricionistas, estudantes de Nutrio, professores de Nutrio, coordenadores de cursos de graduao e ps-graduao em Nutrio e suas entidades representativas (conselhos, associaes cientfico-culturais, sindicatos etc.).

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

Revista de Nutrio

944

F.A.G. VASCONCELOS

da Reunin de CEPANDAL, 4, Memria. San Juan, Puerto Rico: OPAS: INCAP; 17 a 20 de septiembre de 1991. 17. Maurcio HV. Evoluo da nutrio e do seu ensino no Brasil. Arq Bras Nutr. 1964; 20(2):117-34. 18. Vasconcelos FAG. Avaliao nutricional de coletividades. 4 ed. Florianpolis: Editora da UFSC; 2007. 19. Brasil. Ministrio da Educao e Cultura. Os cursos de nutrio no Brasil: evoluo, corpo docente e currculo. Braslia; 1983. Srie de Cadernos de Cincias da Sade, 6. 20. Food and Agriculture Organization. The state of food insecurity in the world. Rome: FAO; 2004. 21. Souza Santos B. Um discurso sobre as cincias. 7 ed. Porto: Afrontamento; 1995. 22. Singer P. tica prtica. So Paulo: Martins Fontes; 1994. 23. Monteiro CA, Mondini L, Souza ALM, Popkin BM. Da desnutrio para a obesidade: a transio nutricional no Brasil. In: Monteiro CA, organizador. Velhos e novos males da sade no Brasil: a evoluo do pas e de suas doenas. 2 ed. So Paulo: Hucitec; 2000. 24. Sichieri R, Everhart JE, Mendona GAS. Diet and mortality from common cancers in Brazil: an ecological study. Cad Sade Pblica. 1996; 12(1):53-9. 25. Bosi MLM. A Nutrio na concepo cientfica moderna: em busca de um novo paradigma. Rev Nutr. 1994; 7(1):32-47. 26. Freitas MCS. Uma abordagem fenomenolgica da fome. Rev Nutr. 2002; 15(1):53-69. doi: 10.1590/S14 15-52732002000100007. 27. Valente FLS, organizador. Do direito humano alimentao: desafios e conquistas. So Paulo: Cortez; 2002. 28. Poulain JP, Proena RPC. O espao social alimentar: um instrumento para o estudo dos modelos alimentares. Rev Nutr. 2003; 16(3):245-56. doi: 10.1590/S 1415-52732003000300002. 29. Garcia RWD. Representaes sobre consumo alimentar e suas implicaes em inquritos alimentares: estudo qualitativo em sujeitos submetidos prescrio diettica. Rev Nutr. 2004; 17(1):15-28. doi: 10.1590/S1415-52732004000100002. 30. Escoda MSQ. Para a crtica da transio nutricional. Cien Sade Coletiva. 2002; 7(2):219-26. 31. Calado CLA. Relao de endereos dos cursos de nutrio no Brasil: maio 2009 [acesso 2009 jul. 10]. Disponvel em: <http://www.cfn.org.br/novo site/ arquivos/cursos_nutricao_maio_2009.pdf>.

32. Brasil. Conselho Federal de Nutricionistas. Estatsticas: quadro estatstico do 1 trimestre/2009 (1/ 01/2009 a 31/03/2009). [acesso 2009 jul 23]. Disponvel em: <http://www.cfn.org.br/novosite/ arquivos/ESTATISTICO-1-TRIMESTRE-2009.pdf>. 33. Vasconcelos FAG, Rossi CE, Costa M. Evoluo histrica do nutricionista em Santa Catarina (1980-2003). Rev Cien Sade. 2005; 24(1/2):28-35. 34. Brasil. Conselho Federal de Nutricionistas. Insero profissional dos nutricionistas no Brasil. Braslia: CFN; 2006. 35. Brasil. Conselho Federal de Nutricionistas. Resoluo CFN n 380/2005. Dispe sobre a definio das reas de atuao do nutricionista e suas atribuies, estabelece parmetros numricos de referncia por rea de atuao e d outras providncias [acesso 2009 jul 20]. Disponvel em: <http://www. cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005/ res380.pdf>. 36. Brasil. Conselho Federal de Nutricionistas. Profisso de nutricionista completa 40 anos de regulamentao. Revista do CFN. 2007; 5(21):8-9. 37. Associao Brasileira da Alta Gastronomia. Cursos de gastronomia no Brasil. [acesso 2008 maio 2]. Disponvel em: <http://www.abaga.com.br/ modules.php?name=Sections&sop=viewarticle &artid=4406>. 38. Kalra E. Nutraceutical: definition and introduction. AAPS PharmSci. 2003; 5(3): 1-2. [cited 2008 May 3]. Available from: <http://www.aapspharmsci.org/ articles/ps0503/ps050325/ps050325.pdf>. 39. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo n 18, de 30 de abril de 1999. Aprova o Regulamento Tcnico que estabelece as diretrizes bsicas para anlise e comprovao de propriedades funcionais e ou de sade alegadas em rotulagem de alimentos. [acesso 2008 maio 3]. Disponvel em: http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/ showAct.php?id=109>. 40. Kaput J, Noble J, Hatipoglu B, Kohrs K, Dawson K, Bartholomew A. Application of nutrigenomic concepts to Type 2 diabetes Mellitus. Nutr Metab Cardiovasc Dis. 2007; 17:89-103. 41. Simopoulos AP. Genetic variation and dietary response: nutrigenetics/nutrigenomics. Asia Pacific J Clin Nutr. 2002; 11(S6):S117-S28. 42. Fialho E, Moreno, FS, Ong TP. Nutrio no ps-genoma: fundamentos e aplicaes de ferramentas micas. Rev Nutr. 2008; 21(6):757-66. doi: 10. 1590/S1415-52732008000600014. 43. Fischler C. A McDonaldizao dos costumes. In: Flandrin JL, Montanari M. Histria da alimentao. So Paulo: Estao Liberdade; 1998.

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

CINCIA DA NUTRIO | 945

44. Slow Food Brasil. Bem-vindo ao Slow Food Brasil! [acesso 2008 maio 3]. Disponvel em: <http://www. slowfoodbrasil.com/component/option.com_ frontpage/Itemid,1/>. 45. Garcia RWD. Dieta mediterrnea: inconsistncias ao se preconizar modelos de dieta. Cad de Debate, 2001; 8:28-36. 46. World Health Organization. Global strategy on diet, physical activity and health. Geneva: WHO; 2004 [cited 2008 May 2]. Available from: <http://www. who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA57/A57_R17en.pdf>. 47. Brasil. Ministrio da Sade. Guia alimentar para a populao brasileira: promovendo a alimentao saudvel. Braslia: MS; 2006 [acesso 2008 maio 2]. Disponvel em: <http://dtr2004.saude.gov.br/

nutricao/documentos/guia_alimentar_conteudo. pdf>. 48. Guimares L. Entenda a crise mundial dos alimentos. [acesso 2008 maio 5]. Disponvel em: <http:// www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3? action=ler&id=37837>. 49. Biodieselbr. Os biocombustveis vo produzir escassez de alimentos? [acesso 2008 maio 5]. Disponvel em: <http://www.biodieselbr.com/ noticias/biodiesel/r1-biocombustiveis-escassezalimentos-21-04-08.htm>. 50. Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas; 1991.
Recebido em: 8/6/2010 Aprovado em: 12/8/2010

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

Revista de Nutrio

946

F.A.G. VASCONCELOS

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 23(6):935-945, nov./dez., 2010

You might also like