You are on page 1of 13

LIDIANE COUTINHO Legislao do MPU Artigo n 02- Mdulo I e II.

Ol aluno(a) do Euvoupassar: Segue abaixo o material do MODULO I e II. Ele ser usado at a vdeo-aula n 20. Um grande abrao, tenha f em Deus e boa sorte na sua caminhada! Lidiane Coutinho. lidianecoutinho@euvoupassar.com.br

MDULO I E II O MINISTRIO PBLICO NA CONSTITUIO FEDERAL/88.

O MINISTRIO PBLICO
PERFIL CONSTITUCIONAL
CONSTITUIO FEDERAL

EXECUTIVO

LEGISLATIVO

JUDICIRIO

FUNES ESSENCIAIS JUSTIA

MINISTRIO PBLICO

ADVOCACIA

DEFENSORIA PBLICA

1) O que o Ministrio Pblico? uma instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 2) O MP integra algum dos Poderes da Repblica (Executivo, Legislativo, Judicirio)? No. O Ministrio Pblico uma instituio independente, essencial funo jurisdicional do Estado. Antes da Constituio de 1988, integrou o Poder Judicirio (Constituio de 1967) e o Poder Executivo (Constituio de 1969). 3) O Ministrio Pblico igual aos demais ministrios? No. Os ministrios so rgos do Poder Executivo da Unio. Podem ser criados, extintos e ter sua estrutura modificada. O Ministrio Pblico, por outro lado, alm de no pertencer a qualquer dos trs Poderes, tem a garantia constitucional de no ser extinto nem ter suas atribuies repassadas a outras instituies. 4) Como a estrutura do Ministrio Pblico no Brasil? O MPU e os ministrios pblicos estaduais formam o Ministrio Pblico brasileiro (MP). O Ministrio Pblico da Unio (MPU) compreende o Ministrio Pblico Federal (MPF), o Ministrio Pblico do Trabalho (MPT), o Ministrio Pblico Militar (MPM) e o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios (MPDFT).

1 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

MINISTRIO PBLICO

Ministrio Pblico da Unio

Ministrio Pblico dos Estados

MPF

MPT

MPM

MP do DF e Territrios

ESTRUTURA DO MINISTRIO PUBLICO

2 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

CARACTERSTICAS DO MINISTRIO PBLICO PRINCIPIOS INSTITUCIONAIS AUTONOMIA De onde se entende a capacidade Ao Ministrio Pblico dos membros do Ministrio assegurada autonomia Pblico de constiturem um s funcional e administrativa corpo, uma s vontade, de tal Administrativa podendo, observado o Unidade forma que a manifestao de disposto no art. 169, qualquer deles valer sempre, na propor ao Poder oportunidade, como a Legislativo a criao e manifestao de todo o rgo. extino de seus cargos e servios auxiliares, Caracteriza-se pelo fato que os provendo-os por membros da instituio podem Funcional concurso pblico de Indivisibilidade substituir-se reciprocamente sem provas ou de provas e que haja prejuzo para o exerccio ttulos, a poltica do ministrio comum. remuneratria e os planos de carreira Significa que os membros do O Ministrio Pblico Ministrio Pblico no devem elaborar sua proposta Independncia subordinao intelectual a oramentria dentro dos funcional quem quer que seja, nem mesmo limites estabelecidos na lei a superior hierrquico. Eles agem Financeira de diretrizes no nome da instituio, de acordo oramentrias. 3 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

com a lei e a sua conscincia.

Se o Ministrio Pblico no encaminhar a respectiva proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do 3 do art. 127, CF. Se a proposta oramentria de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do 3, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. Durante a execuo oramentria do exerccio, no poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de crditos suplementares ou especiais.

CONSTITUIO FEDERAL Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindolhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. 2 Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os 4 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 3 - O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. 4 Se o Ministrio Pblico no encaminhar a respectiva proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do 3. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 5 Se a proposta oramentria de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do 3, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 6 Durante a execuo oramentria do exerccio, no poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de crditos suplementares ou especiais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

FUNES INSTITUCIONAIS DO MINISTRIO PBLICO So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; VI - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas.

CONSTITUIO FEDERAL: Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; VI - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; 5 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei. 2 As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) DOS MEMBROS DO MINISTRIO PBLICO GARANTIAS aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa. VEDAES a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia; c) participar de sociedade comercial, na forma da lei; d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) exercer atividade poltico-partidria; f) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei.

1) VITALICIEDADE

2) INAMOVIBILIDADE

fixado na forma do art. 3)IRREDUTIBILIDADE 39, 4, e ressalvado o DE SUBSDIO disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, 2, I.

ART. 128, CF/88: 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos ProcuradoresGerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: I - as seguintes garantias: a) vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) c) irredutibilidade de subsdio, fixado na forma do art. 39, 4, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, 2, I; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - as seguintes vedaes: a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia; 6 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

c) participar de sociedade comercial, na forma da lei; d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) exercer atividade poltico-partidria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) f) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei. (Includa pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 6 Aplica-se aos membros do Ministrio Pblico o disposto no art. 95, pargrafo nico, V. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) O CONSELHO NACIONAL DO MINISTRIO PBLICO (CNMP) O Conselho Nacional do Ministrio Pblico foi institudo pela Emenda Constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004, com atribuio de controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. O CNMP composto por quatorze membros, incluindo-se o Procurador-Geral da Repblica, que o preside, quatro membros do Ministrio Pblico da Unio, trs membros do Ministrio Pblico dos Estados, dois juzes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justia, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. Entre as competncias do CNMP, conforme artigo 130-A, 2, da Constituio Federal, esto: - zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministrio Pblico, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias; - zelar pela observncia do art. 37 da Constituio Federal e apreciar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados; - receber reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados, inclusive contra seus servios auxiliares, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa; - rever os processos disciplinares de membros do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados julgados h menos de um ano; - elaborar relatrio anual, propondo as providncias que julgar necessrias sobre a situao do Ministrio Pblico no Pas e as atividades do Conselho. Qualquer cidado ou entidade pode se dirigir ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico para fazer reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico, inclusive contra seus servios auxiliares.

DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTRIO PBLICO Da Composio Da Competncia Da Corregedoria Compe-se de quatorze - Compete ao Conselho Nacional membros nomeados pelo do Ministrio Pblico o controle da - O Conselho escolher, em Presidente da Repblica, depois atuao administrativa e financeira votao secreta, um Corregedor de aprovada a escolha pela maioria do Ministrio Pblico e do nacional, dentre os membros do absoluta do Senado Federal, para cumprimento dos deveres Ministrio Pblico que o integram, um mandato de dois anos, funcionais de seus membros, vedada a reconduo, competindoadmitida uma reconduo, cabendo-lhe: lhe, alm das atribuies que lhe sendo: I zelar pela autonomia funcional e forem conferidas pela lei, as I o Procurador-Geral da Repblica, administrativa do Ministrio seguintes: que o preside; Pblico, podendo expedir atos I receber reclamaes e denncias, II quatro membros do Ministrio regulamentares, no mbito de sua de qualquer interessado, relativas Pblico da Unio, assegurada a competncia, ou recomendar aos membros do Ministrio Pblico representao de cada uma de suas providncias; 7 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

carreiras; III trs membros do Ministrio Pblico dos Estados; IV dois juzes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justia; V dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VI dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. - Os membros do Conselho oriundos do Ministrio Pblico sero indicados pelos respectivos Ministrios Pblicos, na forma da lei.

II zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, podendo desconstitu-los, rev-los ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia dos Tribunais de Contas; III receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados, inclusive contra seus servios auxiliares, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa; IV rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de membros do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados julgados h menos de um ano; V elaborar relatrio anual, propondo as providncias que julgar necessrias sobre a situao do Ministrio Pblico no Pas e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI.

e dos seus servios auxiliares; II exercer funes executivas do Conselho, de inspeo e correio geral; III requisitar e designar membros do Ministrio Pblico, delegandolhes atribuies, e requisitar servidores de rgos do Ministrio Pblico.

Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo, sendo: (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) I o Procurador-Geral da Repblica, que o preside; II quatro membros do Ministrio Pblico da Unio, assegurada a representao de cada uma de suas carreiras; III trs membros do Ministrio Pblico dos Estados; IV dois juzes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justia; V dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VI dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. 1 Os membros do Conselho oriundos do Ministrio Pblico sero indicados pelos respectivos Ministrios Pblicos, na forma da lei. 8 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

2 Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendo-lhe: I zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministrio Pblico, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias; II zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, podendo desconstitu-los, rev-los ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia dos Tribunais de Contas; III receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados, inclusive contra seus servios auxiliares, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa; IV rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de membros do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados julgados h menos de um ano; V elaborar relatrio anual, propondo as providncias que julgar necessrias sobre a situao do Ministrio Pblico no Pas e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI. 3 O Conselho escolher, em votao secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministrio Pblico que o integram, vedada a reconduo, competindo-lhe, alm das atribuies que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes: I receber reclamaes e denncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do Ministrio Pblico e dos seus servios auxiliares; II exercer funes executivas do Conselho, de inspeo e correio geral; III requisitar e designar membros do Ministrio Pblico, delegando-lhes atribuies, e requisitar servidores de rgos do Ministrio Pblico. 4 O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiar junto ao Conselho. 5 Leis da Unio e dos Estados criaro ouvidorias do Ministrio Pblico, competentes para receber reclamaes e denncias de qualquer interessado contra membros ou rgos do Ministrio Pblico, inclusive contra seus servios auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico.

MATERIAL COMPLEMENTAR:
LEGISLAO CF/88- ADCT- ART. 29. Art. 29. Enquanto no aprovadas as leis complementares relativas ao Ministrio Pblico e Advocacia-Geral da Unio, o Ministrio Pblico Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, as Consultorias Jurdicas dos Ministrios, as Procuradorias e Departamentos Jurdicos de autarquias federais com representao prpria e os membros das Procuradorias das Universidades fundacionais pblicas continuaro a exercer suas atividades na rea das respectivas atribuies. 2 - Aos atuais Procuradores da Repblica, nos termos da lei complementar, ser facultada a opo, de forma irretratvel, entre as carreiras do Ministrio Pblico Federal e da Advocacia-Geral da Unio. 3 - Poder optar pelo regime anterior, no que respeita s garantias e vantagens, o membro do Ministrio Pblico admitido antes da promulgao da Constituio, observando-se, quanto s vedaes, a situao jurdica na data desta. JURISPRUDNCIA - STF

9 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

ADI 1371 / DF - DISTRITO FEDERAL AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Relator(a): Min. NRI DA SILVEIRA Julgamento: 03/06/1998 rgo Julgador: Tribunal Pleno Publicao DJ 03-10-2003 PP-00009 EMENT VOL-02126-01 PP-00026 Parte(s) REQTE. : PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA REQDO. : PRESIDENTE DA REPBLICA REQDO. : CONGRESSO NACIONAL Ementa EMENTA: - Ao direta de inconstitucionalidade. 2. Artigo 80 e a expresso "ressalvada a filiao", constante do inciso V, do art. 237, da Lei Complementar n 75, de 25 de maio de 1993. 3. Dispositivos que permitem a filiao de membros do Ministrio Pblico a partido poltico. 4. Alegao de incompatibilidade das normas aludidas, quanto filiao partidria, com o art. 128, 5, inciso II, letra e, da Constituio. 5. Ao julgada procedente, em parte, para, sem reduo de texto, dar a) ao art. 237, inciso V, da Lei Complementar federal n 75/93, de 20/5/93, interpretao conforme a Constituio, no sentido de que a filiao partidria de membro do Ministrio Pblico da Unio somente pode efetivarse nas hipteses de afastamento de suas funes institucionais, mediante licena, nos termos da lei, e b) ao art. 80 da Lei Complementar federal n 75/93, interpretao conforme Constituio, para fixar como nica exegese constitucionalmente possvel aquela que apenas admite a filiao partidria, se o membro do Ministrio Pblico estiver afastado de suas funes institucionais, devendo cancelar sua filiao partidria, antes de reassumir essas funes, no podendo, ainda, desempenhar funes pertinentes ao Ministrio Pblico Eleitoral seno dois anos aps o cancelamento da filiao polticopartidria STF- INFORMATIVO N 549(01 A 05 DE JUNHO/2009). Promotor: Exerccio de Atividade Poltico-Partidria e Reeleio aps a EC 45/2004 - 1 O Tribunal, por maioria, deu provimento a recurso extraordinrio interposto contra acrdo do Tribunal Superior Eleitoral - TSE que, dando provimento a recursos especiais eleitorais, indeferira o registro da candidatura da ora recorrente ao cargo de Prefeita, ao fundamento de ser ela inelegvel, em razo de pertencer a Ministrio Pblico estadual, estando dele licenciada, mas no afastada definitivamente. Alegava a recorrente ofensa aos artigos 5, XXXVI, 14, 5, e 128, 5, II, e, da CF. Sustentava, em sntese, que os membros do Ministrio Pblico que ingressaram na carreira aps 1988 e que j estavam no exerccio de mandato eletivo quando do advento da EC 45/2004 possuiriam direito adquirido reeleio, e que referida emenda, ao estabelecer limitaes atividade poltico-partidria de membros do Ministrio Pblico, no poderia comprometer esse direito adquirido. Na espcie, a ora recorrente ingressara na carreira do Ministrio Pblico em 14.8.90. Tendo se licenciado do cargo para concorrer s eleies de 2004, exercera o mandato de Prefeita no perodo de 2005 a 2008. Em 2008, concorrera reeleio ao cargo, ainda vinculada ao Ministrio Pblico, saindo-se vencedora. O registro da candidatura fora deferido perante o juzo eleitoral e mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE, tendo o TSE cassado essas decises. RE 597994/PA, rel. orig. Min. Ellen Gracie, rel. p/ o acrdo Min. Eros Grau, 4.6.2009. (RE-597994) Promotor: Exerccio de Atividade Poltico-Partidria e Reeleio aps a EC 45/2004 - 2 Preliminarmente, por votao majoritria, reconheceu-se a repercusso geral da matria debatida. Asseverou-se haver uma questo constitucional evidente, j que tudo teria sido decidido com base em normas constitucionais, que repercutiria para alm dos direitos subjetivos questionados. Considerou-se que no s poderia haver repetio em outros casos, como que, na situao dos autos, cuidar-se-ia, tambm, do direito de eleitores que exerceram seu direito/dever de votar, acreditando no sistema ento vigente. Vencidos, no ponto, a Min. Ellen 10 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

Gracie, relatora, e os Ministros Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Cezar Peluso, que no vislumbravam a existncia dessa repercusso geral e, salientando tratar-se de hiptese excepcionalssima e irreproduzvel, reputavam que a anlise do direito adquirido questionado estaria limitada pelo aspecto temporal, no sendo aplicvel a eleies posteriores citada emenda constitucional. Quanto ao mrito, entendeu-se estar-se diante de uma situao especial, ante a ausncia de regras de transio para disciplinar a situao ftica em questo, no abrangida pelo novo regime jurdico institudo pela EC 45/2004. Tendo em conta que a recorrente estava licenciada, filiada a partido poltico, j tendo sido eleita para exercer o cargo de Prefeita na data da publicao dessa emenda, concluiu-se que ela teria direito, no adquirido, mas atual recandidatura, nos termos do 5 do art. 14 da CF (O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente.). Vencidos, no mrito, a Min. Ellen Gracie, relatora, e os Ministros Joaquim Barbosa, Cezar Peluso e Celso de Mello, que negavam provimento ao recurso. Ressaltaram que, antes da EC 45/2004, admitia-se que, licenciado, o membro do parquet podia se filiar e concorrer, mas que, aps tal emenda, em face da absoluta proibio da atividade poltico-partidria por membros do Ministrio Pblico, prevista no art. 128, 5, II, e, da CF, de aplicao imediata e linear, se desejasse exercer atividade poltico-partidria, deveria exonerar-se ou aposentar-se, no havendo se falar em direito adquirido ao regime anterior emenda, para beneficiar a recorrente, nem em direito dela ou do eleitorado assegurado pela norma viabilizadora da reeleio. Aduziram que, a cada eleio, para requerer o registro de sua candidatura, o postulante a cargo eletivo deveria demonstrar a satisfao das condies de elegibilidade, o que no se dera no caso. RE 597994/PA, rel. orig. Min. Ellen Gracie, rel. p/ o acrdo Min. Eros Grau, 4.6.2009. (RE-597994) STF- INFORMATIVO N 581 (05 A 09 DE ABRIL DE 2010) Mandado de Segurana: Resoluo do CNMP e Vedao do Exerccio de outra Funo Pblica - 1 Os membros do Ministrio Pblico, especialmente aqueles que ingressaram na instituio aps a promulgao da vigente Constituio, no podem exercer cargos ou funes em rgos estranhos organizao do Ministrio Pblico, somente podendo titulariz-los, se e quando se tratar de cargos em comisso ou de funes de confiana em rgos situados na prpria estrutura administrativa do Ministrio Pblico. Com base nesse entendimento, o Tribunal indeferiu mandado de segurana impetrado por promotor de justia contra ato do Presidente do Conselho Nacional do Ministrio Pblico - CNMP, consubstanciado na Resoluo 5/2006, que disciplina o exerccio de atividade poltico-partidria e de cargos pblicos por membros do Ministrio Pblico. Na espcie, o impetrante, promotor de justia desde 1994, teria sido convidado, em 30.4.2007, pela ento Ministra de Estado do Meio Ambiente, a assumir o cargo de Diretor de Planejamento, Administrao e Logstica do IBAMA. Preliminarmente, a Corte, por maioria, conheceu do writ, na linha do que decidido no MS 26325/DF (DJU de 1.2.2007) por entender que, em razo de a resoluo dirigir expressa proibio aos membros do parquet, teria efeitos concretos, alcanando, de maneira direta e imediata, a posio jurdica do impetrante. Possuiria, portanto, por si s, fora suficiente para impor as vedaes nela contidas, tanto que a aceitao do convite feito ao impetrante sofrera a inibio imediata decorrente da incidncia das clusulas proibitivas dela constantes. Vencidos, no ponto, os Ministros Cezar Peluso, Ricardo Lewandowski e Marco Aurlio, que no o conheciam por reputar estar-se tratando de impetrao contra lei em tese. MS 26595/DF, rel. Min. Crmen Lcia, 7.4.2010. (MS-26595) Mandado de Segurana: Resoluo do CNMP e Vedao do Exerccio de outra Funo Pblica - 2 Quanto ao mrito, asseverou-se que a Resoluo 5/2006 teria sido editada dentro das prerrogativas constitucionalmente atribudas ao CNMP e que a proibio do exerccio de outras funes por membros do Ministrio Pblico estaria expressamente prevista no art. 128, 5, II, d, da CF (Art. 128. ... 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, 11 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: ... II - as seguintes vedaes: ... d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) exercer atividade poltico-partidria;). Observou-se que haveria, ento, apenas duas excees constitucionais: o exerccio de uma funo de magistrio, prevista no j citado dispositivo constitucional, e a hiptese do art. 29, 3, do ADCT, quando o membro do Ministrio Pblico, admitido antes da promulgao da CF/88, tiver feito a opo pelo regime jurdico anterior (Art. 29. Enquanto no aprovadas as leis complementares relativas ao Ministrio Pblico e Advocacia-Geral da Unio, o Ministrio Pblico Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, as Consultorias Jurdicas dos Ministrios, as Procuradorias e Departamentos Jurdicos de autarquias federais com representao prpria e os membros das Procuradorias das Universidades fundacionais pblicas continuaro a exercer suas atividades na rea das respectivas atribuies. ... 3 - Poder optar pelo regime anterior, no que respeita s garantias e vantagens, o membro do Ministrio Pblico admitido antes da promulgao da Constituio, observando-se, quanto s vedaes, a situao jurdica na data desta.). Acrescentou-se que a insero da referida vedao nas leis complementares, reguladoras dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, no seria facultativa e teria sido repetida pelo art. 44, IV, da Lei Orgnica do Ministrio Pblico Nacional. Concluiu-se que o impetrante, desde 1994, no teria direito de assumir qualquer outro cargo pblico fora da administrao do prprio Ministrio Pblico. Outros precedentes citados: RMS 25500/SP (DJU de 18.11.2005); MS 26584/DF (DJU de 1.8.2007). MS 26595/DF, rel. Min. Crmen Lcia, 7.4.2010. (MS-26595) Exerccios de Fixao. ____ 01. (CESPE- Analista Judicirio-TJRJ/2008- adaptada) Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo ele propor ao Poder Legislativo a criao e a extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. ____ 02. (CESPE- Analista Judicirio- TJRJ/2008- adaptada) Aos membros do Ministrio Pblico, ao contrrio do que ocorre com os membros da magistratura, no vedado o exerccio de atividade polticopartidria. ____ 03. (CESPE- Analista Judicirio-TJRJ/2008- adaptada) O Ministrio Pblico abrange o Ministrio Pblico da Unio e os ministrios pblicos estaduais e do DF e territrios. ____04. (CESPE- Analista Advogado- SERPRO/2008) Compete ao presidente da Repblica nomear o chefe do Ministrio Pblico da Unio. ____ 05. (CESPE- Tcnico Judicirio- TRE-MA/2009-adaptada) Apesar de ser assegurada autonomia funcional e administrativa ao MP, a iniciativa legislativa para criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, a poltica remuneratria e os planos de carreira dos seus servidores cabem ao Poder Judicirio. ____ 06. (CESPE- Tcnico Judicirio- TRE-MA/2009-adaptada) A destituio do procurador-geral da Repblica, por iniciativa do presidente da Repblica, prescinde de autorizao do Senado Federal. ____ 07. (CESPE- Tcnico Judicirio- TRE-MA/2009-adaptada) A CF garante, em favor dos membros do MP, a vitaliciedade e a inamovibilidade de forma absoluta. ____ 08. (CESPE- Tcnico Judicirio- TRE-MA/2009-adaptada) Os MPs dos estados e o MPDFT formam lista trplice entre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu procuradorgeral, que nomeado pelo presidente do tribunal de justia, para mandato de trs anos, permitida uma reconduo. 12 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

(CESPE- Agente Administrativo- MPE- AM/2008) No que diz respeito s funes essenciais justia, julgue os itens que se seguem. ____ 09. Um membro do Ministrio Pblico do Estado do Amazonas pode ser nomeado para o cargo de secretrio de justia do estado do Amazonas, cumulando as funes do Ministrio Pblico com as funes de secretrio de estado. ____ 10. Para ingressar na carreira do Ministrio Pblico, o candidato deve ser aprovado em concurso pblico de provas e ttulos, ser bacharel em direito e ter, no mnimo, trs anos de atividade jurdica. 11. (CESPE- Promotor de Justia- MPRN/2009) O Conselho Nacional do Ministrio Pblico a) pode avocar processos disciplinares em curso nos MPs. b) no tem poderes para determinar a remoo de membro do MP. c) tem poderes para demitir membro do MP. d) composto de quatorze membros, entre os quais cinco membros dos MPs dos estados, cada um representando uma regio da Federao. e) deve ser presidido por seu conselheiro mais antigo.
Gabarito: vdeo-aula n 20!

13 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like