You are on page 1of 20

The Global Leadership Summit 2011

As cinco perguntas crticas


Bill Hybels Se tiver como escrever, voc pode pegar material e se preparar? Enquanto voc procura caneta e papel, esta a pergunta que tenho. Vou fazer cinco perguntas cruciais a voc durante esta palestra. Esta a primeira: "Qual o seu nvel de desafio de liderana atual no trabalho?" "Qual o seu nvel de desafio atual no trabalho?" Para pensar sobre isso, talvez ajude desenhar uma linha vertical na folha. Divida-a em trs partes. Daqui a pouco vamos falar sobre isso. "Qual o seu nvel de desafio atual no trabalho?" Esta rea, bem, aqui chamaremos de nvel de desafio apropriado. O nvel de desafio apropriado. Voc acorda e tem uma lista de afazeres. Vai trabalhar e quase a completa. Tem uma sensao de dever cumprido e satisfao no fim do dia. Volta para casa e age normalmente com a famlia e amigos, porque est desafiado num nvel adequado. Mas aqui nesta rea esto as pessoas com desafio abaixo do ideal. Voc no tem uma lista longa. Vai para o trabalho e compra pela Internet. Faz palavras cruzadas. Passeia bastante, visita pessoas, irrita os outros e por a vai. Olha para o relgio e mal pode esperar o fim do expediente. Volta para casa e no se sente to realizado pelo que faz no trabalho. Seu desafio est abaixo do ideal. E tambm h pessoas aqui s quais me refiro como perigosamente desafiadas demais. Perigosamente desafiadas demais. Voc acorda de manh olha para a lista e diz: "Puxa vida! impossvel dar conta de tudo". Vai para o trabalho, e em vez de diminuir, a lista s aumenta. Seu estmago comea a doer no meio da manh, e no de fome... porque percebe: " impossvel conseguir". Voc faz hora extra, e no caminho para casa, sua cabea lateja de dor. Voc no est muito presente com sua famlia, porque sua mente no desliga do trabalho. Ento, como voc est desafiado: abaixo, apropriado ou perigosamente acima do ideal? Eu gostaria que todos os que esto assistindo, colocassem um X nesta linha vertical indicando onde est em relao ao nvel de desafio atual no trabalho. Por favor, marque um X. Quero lembr-lo: Voc est em uma igreja. Seria horrvel comear mentindo nos primeiros minutos do congresso. Ento, coloque um X em algum lugar neste grfico. Em qualquer lugar. Vamos falar sobre como mudar coisas assim. E enquanto faz isso, talvez possamos ter um tempo de confisso durante o congresso. Quantos dizem: "Meu desafio est abaixo". permitido. Pode levantar a mo. Quatro esto envergonhados. Tudo bem. Quantos esto desafiados no nvel adequado? Ou dizem: "Estou adequadamente desafiado". Sim, muitos de vocs.

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Quantos dizem: "Sabe, estou um pouco acima. Talvez perigosamente desafiado demais". Tudo bem, muitos de vocs, hein? Ok. Quero fazer agora a prxima pergunta, ainda mais interessante. Onde voc acha que faz seu melhor trabalho como lder? Nesta linha vertical, onde voc faz seu melhor trabalho? Onde voc pensa melhor? Onde faz suas melhores oraes? Onde voc tem ideias inovadoras? Onde e quando voc o melhor de si num esboo como esse? Na verdade existem toneladas de pesquisas que do a resposta para a pergunta que vou fazer. No aqui. Voc no d o melhor de si embaixo. Voc no faz o seu melhor aqui em cima ou aqui. Sabe onde voc d o seu melhor? Bem aqui, s um pouco acima do nvel de desafio apropriado, exatamente aqui. E quando voc sente que est fazendo o seu melhor, talvez possa usar a analogia de um msculo. Imagine que eu tenha um bceps. Desculpe. Voc sabe que para desenvolver um msculo precisa for-lo um pouco. Se no for trabalhado, nunca se desenvolver. Se voc trabalhar um msculo apenas adequadamente, ele permanecer do jeito que est. Se voc trabalh-lo do jeito certo, ele vai crescer. Se voc for-lo demais, vai machuc-lo. H muitas analogias aqui. No ltimo ano aqui nos Estados Unidos e em muitos pases onde tenho treinado lderes, tenho perguntado: "Como voc est desafiado?" "Qual o nvel atual do seu desafio? E tenho feito trs aplicaes deste pequeno exerccio. Ento, me acompanhe nos prximos minutos. A primeira aplicao para lderes seniores em uma organizao. Sabendo que o lder realiza seu melhor trabalho bem aqui, tenho desafiado lderes seniores em todos os ambientes. Se voc estiver aqui embaixo, lder, suba. Acrescente algo equao. Some uma nova iniciativa. Descubra uma forma de exigir mais de voc mesmo. Assuma um novo desafio. Comece algo novo. Se voc no se desafiar mais, sua liderana, dons, talentos e capacidade mental atrofiaro. Alm disso, lder, se voc estiver perigosamente desafiado, se estiver no patamar acima, alm de onde capaz de fazer seu melhor, se voc estiver aqui em cima, como posso dizer? Voc est encrencado. Se continuar acima deste nvel de desafio e chegar nos patamares superiores deste aqui, perigosamente desafiado demais, comear um colapso em seu corpo, mente e esprito. Voc no d o seu melhor aqui em cima. Est comprovado em pesquisas por toda a parte. E se voc continuar aqui tempo o bastante, vai se prejudicar muito e de maneira que voc no quer. No incio da Willow, me lembro disso como se fosse um pesadelo, havia um jovem trabalhando comigo, e todos trabalhavam demais. Estvamos aqui em cima.
2

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Ele me telefonou numa noite, falando coisas sem sentido. Eu perguntei: "O que est acontecendo?" "O que est havendo?" Mais tarde consegui arrancar que ele havia tomado metade de um frasco de remdio para dormir. Ento perguntei: "Onde voc est?" Ele me disse onde ficava seu apartamento. Ento, sa correndo e dirigi feito louco at l. Ele estava quase morto. Peguei-o, desci e coloquei-o no banco traseiro do carro. Corri para o Pronto-socorro. E pela graa de Deus, fizeram uma lavagem estomacal e ele foi salvo. Depois que se recuperou, batemos um papo, e disse-lhe: "Por qu?" Ele me falou: "Estou to sobrecarregado com tudo que voc me pede para fazer. Nunca consigo dar conta ou suportar toda a responsabilidade que voc me d". Eu falei: "Por que voc no me contou?" E ele respondeu: "Porque sei o quanto voc est sobrecarregado. Corremos feito loucos. E eu achei que no podia lhe contar nada a respeito. Quer dizer, voc j tem maior carga do que eu". Sa do hospital pensando comigo enquanto dirigia: "Serei um pssimo exemplo para os meus colegas, para toda a organizao, para esta igreja, se continuar vivendo nessa loucura". Voc se torna um mau exemplo. Voc no o seu melhor quando est aqui em cima. Todo ano, geralmente eu desenho um balde em algum momento no Summit. Adoro desenhar baldes. Nos congressos anteriores falei sobre a disciplina de reabastecer-se. Como os lderes tm o dever de encher o balde do reabastecimento. No importa como voc faz isso, porm... Se for lendo ou se exercitando. Para mim, velejando, andando de barco, etc. No importa o que precise fazer para reabastecer. muito importante. O que estou dizendo agora que se voc continuar nesse nvel acima de perigosamente desafiado demais, como se seu balde de reabastecimento tivesse furos no fundo. No h frias suficientes, no h barcos suficientes, no h leitura suficiente. Nem folgas de trs dias que encham seu balde porque ele est todo furado, e voc precisa descobrir um jeito de sair daqui mais cedo ou mais tarde. Alguns podem dizer: "E se ns tivermos 22 cultos de Natal? Pode haver pocas quando teremos de subir a esse nvel?" Acho que sim, mas devem ser evitadas o mximo possvel. Se vir que elas esto chegando, aguente firme, mas depois livre-se delas assim que puder. Quero fazer outro desenho. Uma pesquisa foi feita no incio do sculo vinte, e esta a linha do desempenho, se voc conseguir ler. Eu mal consigo ler, se no conseguir, esta a linha do desempenho, e esta a linha do tempo quanto ao estresse. Yerkes e Dodson, dois pesquisadores, afirmaram que quando est sob estresse seu desempenho ir na verdade subir. Aqui est seu desempenho. Ele ir subir. Mas se ficar estressado por muito tempo, seu desempenho achata, e depois, quando comea a desabar l atrs, despenca at o poro.
3

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Ento, os que sentem o impulso de uma rpida exploso de energia relacionada ao estresse, verdade, isso vai achatar. E quando voc despencar, vai espatifar-se. Lderes seniores, vocs no vo querer estar aqui. Vocs querem estar aqui, e tambm quero dizer, mais uma vez, vocs no querem nvel de desafio abaixo. Vocs no do o seu melhor quando esto aqui embaixo. Deus os fez para darem o melhor, por isso, precisam estar no nvel apropriado de desafio, ou pouco acima, se quiserem dar o ritmo certo para sua organizao. A segunda aplicao bvia, e seria para seus colegas. No sei quantas vezes em reunies de liderana, um de meus subordinados diretos chega dizendo: "Estamos sangrando e agonizando em nosso departamento". Eu penso: "Srio? Tem sangue no corredor? Posso fazer uma inspeo? A coisa est assim to feia?" Ento, dou a volta e pergunto: "Tem gente sangrando e agonizando?" Eles dizem: "No no meu departamento" E eu digo: "timo". Como lidamos com quem est sobrecarregado na organizao e quem no est? Minha sugesto simplesmente fazer com que todos na liderana faam esse pequeno teste e identifiquem onde esto. E depois faam o teste com o grupo deles, e peam: "Digam-nos". Porque se voc tem um departamento e todos nesse departamento esto dizendo: "Ei, no estamos brincando. Estamos perigosamente desafiados demais e algo ruim vai acontecer se no aliviarem nossa carga". Eu ia querer saber sobre isso antes que acontecesse. Tambm ia querer saber se num departamento de dez pessoas, oito esto desafiados abaixo do ideal. Isso importante. Se voc ainda no aprendeu, vai aprender logo. O que pessoas pouco desafiadas num departamento fazem? Vo embora. Verdade! Voc sabia que a desistncia em call centeres de cerca de 30%? Descobriram por que tanta gente deixa de trabalhar ali. Eles esto pouco desafiados. Bem, quero saber. Tivemos uma jovem lder emergente nesta igreja. Quando soube que ela deixaria a equipe, fiquei muito triste. Perguntei ao supervisor o que tinha acontecido, e ele disse: "Sim, est tudo bem. Tudo certo. Ela vai para outro lugar". Eu no tinha tanta certeza. Marquei um caf com essa jovem emergente, e perguntei: "Por que est saindo?" E ela disse: "Posso falar a verdade?" Eu disse: "Agora, voc pode. No sou mais seu chefe". Ela disse: "Eu estava pouco desafiada". Eu disse: "Est brincando. Na Willow, pouco desafiada?" Ela respondeu que sim. Eu disse: "Voc falou com seu supervisor sobre isso?" Ela disse: "Sim". Eu perguntei: "E o que ele disse?" Ele disse: "Isso tudo que temos para voc". Tivemos uma fantstica jovem talentosa que mandamos para outro lugar, porque um supervisor no percebeu quo instvel e vulnervel uma pessoa importante se estiver pouco motivada por muito tempo. Por isso, repito, minha recomendao que faam este simples teste o mais amplamente que puderem em
4

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels sua organizao. Voc pode salvar pessoas que esto perigosamente desafiadas demais. Voc pode deixar de perder as que esto pouco desafiadas. Mais uma aplicao a respeito disso. Coloco em forma de pergunta. Voc acha que possvel que organizaes estejam perigosamente desafiadas demais, adequadamente desafiadas ou pouco desafiadas? Acha possvel pensar em sua organizao dessa forma? Eu acho. Consigo pensar em momentos na histria da Willow quando "forcei o motor". Eu tinha seis novas iniciativas acontecendo, grandes campanhas, impulso nos membros, e as pessoas entravam ouviam sobre tudo o que estvamos fazendo e promovendo, e espervamos que se envolvessem. E pareciam cachorros no vidro traseiro do carro... Elas pensavam: "Vocs esto nos matando". E eu pensava: "Sim, mas tudo por Jesus", por isso, eu acho que possvel "forar os motores" de uma organizao. Do mesmo modo, bastante possvel desafiar pouco uma organizao e ter uma organizao inteira sonolenta. A organizao inteira est dizendo: "Nunca fazemos nada novo, nada acontece. No h nada empolgante acontecendo". Voc pode at fazer este exerccio com sua organizao inteira e perguntar: "Como estamos enquanto organizao nesta linha do desafio?" E consiga algum retorno sobre o assunto. Isso tem sido muito til para ns. Espero que possa de alguma forma ser til para voc. Ento, vamos para a segunda grande pergunta. Vou coloc-la da seguinte maneira: "Qual o seu plano?" A segunda grande pergunta crucial: "Qual o seu plano para lidar com pessoas desafiadoras em sua organizao?" "Qual o seu plano para lidar com pessoas difceis?" Ou sou o nico que tem de lidar com pessoas difceis de vez em quando? Voc diz: "Bem, como sei de quem voc est falando? Quem seriam as pessoas difceis em minha organizao?" Quer descobrir? Voc diz: "Bem, fazemos avaliaes da equipe duas vezes por ano." Ns tambm. E isso realmente lhe d timas informaes sobre quem so as pessoas difceis. Mas temos desenvolvido um pequeno exerccio aqui na Willow, com todos os lderes, e ainda mais esclarecedor, de certa maneira, do que uma avaliao normal de equipe. E com os incrveis nveis de criatividade que temos por aqui, chamamos este exerccio de exerccio da linha. Sei que "sexy"... E isso que fazemos. Reunimos os nossos supervisores, todos os que lideram pessoas, e aplicamos este exerccio. Ento, dizemos, ok... Esperamos e oramos que isso no acontea, mas se tivermos uma queda de 50% nas entradas no futuro prximo, e formos convidados a dizer adeus a algumas pessoas maravilhosas de nossa equipe? A quem voc diria adeus primeiro?
5

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels E realmente nos sentamos com todos os administradores, e dizemos: "Se voc tem dez pessoas em seu departamento, queremos que coloque o nome das dez pessoas na ordem em que gostaria de mant-las. E na ordem de quem, se voc tivesse, na pior das circunstncias, de perd-las, voc diria adeus primeiro." Isso extremamente difcil. Quando fizemos o exerccio, Colby Burke, meu diretor de RH, e eu, estvamos pensando a respeito, e ento ele disse: "Ok, Bill, voc primeiro". Eu disse: "Mas eu tenho s pessoas fantsticas. Se esto subordinadas a mim, so maravilhosas". E ele disse: "Mas e se perdssemos 50% da renda e alguns de seus subordinados diretos tivessem de ir?" Voc tambm pensaria assim, se voc um lder: Eu no vou comear por esta ponta. Vou comear por esta. Aqui, se eu perdesse esta pessoa, se eu perdesse esta pessoa... Ento, voc comea a pensar "Ok, bem, se perdesse esta pessoa E voc comea a descer, e percebe que h algumas pessoas no fim da linha. Essas pessoas no so necessariamente ruins. So apenas pessoas no fim de sua linha. E a razo por que isso to esclarecedor que quando chega s pessoas que esto na extremidade voc faz algumas perguntas interessantes. Essas pessoas no fim da linha esto realmente carregando o fardo? Eu as coloquei para trabalhar nas reas certas? Esto tendo um desempenho ruim? Esto afastadas da misso? No se encaixam mais? Tenho algumas pessoas difceis sob minha superviso com alguns problemas, mas que no estou considerando, porque no preciso agir agora, porque estamos com o caixa equilibrado, e estou evitando uma conversa difcil por algum motivo. O exerccio da linha traz enorme clareza a essas perguntas. H cerca de trs anos e meio voltei para minha funo operacional. E nada me atingiu tanto quanto a percepo de que o futuro da Willow est quase totalmente ligado qualidade das pessoas que conseguimos atrair e desenvolver. Nesses dias, tenho dito que preciso receber e desenvolver uma equipe de pessoas fantsticas para construir um futuro fantstico para nosso Deus fantstico. Tenho investido mais tempo e energia nessa questo nos ltimos trs anos e meio do que nos 13 anos anteriores aqui na Willow. Estou convencido que a chave do nosso futuro est inquestionavelmente ligada nossa habilidade de atrair e reter pessoas fantsticas. E sei que o nosso futuro est ligado a lidar com pessoas que, por alguma razo, deixaram de ser fantsticas. Pessoas que vieram parar no fim desta linha. Agora, nos prximos momentos, vou sofrer um pouco com vocs, um sofrimento antiquado. No apenas sofrimento de uma dor de cabea, sofrimento de enxaqueca, porque vamos falar sobre pessoas difceis que voc tem que deixar, e voc ter pessoas assim se ainda no teve. Vamos comear com o fantstico Fred. Fred um cara fantstico. S que recentemente ele perdeu sua alegria, e agora vaga pelos corredores de minha
6

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels organizao e da sua com uma atitude ruim. Ele est espalhando essa atitude como uma gripe. E eu lhe pergunto, o que voc vai fazer com Fred? Mais especificamente, quanto tempo voc dar a Fred para mudar de atitude? Quanto tempo permitir que Fred espalhe suas partculas radioativas por toda a organizao? Voc dar a Fred uma semana, um ms, um ano? Quanto tempo deixar Fred fazer isso? Sussurre a resposta uma semana, um ms, um ano, a quem estiver do seu lado, e mostre como voc esperto. Alguns esto dando justificativas completas para isso. Entendo. Sabem, fiz esta pergunta ao redor do mundo. A variao de respostas que obtive foi surpreendente para mim. Sabem, quanto tempo permitiremos que Fred espalhe seu veneno na organizao? Recebi respostas que variam de minutos a meses, at anos. Quando perguntei a um pastor na Irlanda, ele disse: "Ah, eu daria a Fred 60 minutos. Simplesmente no tolero atitudes ruins". Eu disse: "Bem, se eu trabalhasse e me esforasse, desse bons resultados, no poderia ter sequer um dia ruim?" E ele disse: "Bill, seu primeiro dia ruim seria seu ltimo dia". Eu disse: "Bem ficou claro. Entendi". Ento, perguntei a um lder na Frana quanto tempo daria para algum com atitude ruim, e ele disse um ano. Ele falou: "Se eu no tolerar atitudes ruins, ningum trabalhar para mim aqui na Frana". E eu disse: "Bem, c'est la vie", que significa "Como duro ser lder na Frana". Mas... Mas lderes tm que ter um ponto de vista neste tipo de questo. Nosso ponto de vista na Willow que comeamos a conversa sobre atitudes ruins no momento em que vemos esse padro se desenvolvendo. Assim que surge uma atitude evidente, imediatamente ns agimos. E dizemos: "Ei, Fred, o que est acontecendo? Ajude-nos a entender por que est carregando um forcado e espetando as pessoas com ele. H algo que precisamos saber, Fred? Est tudo bem em casa? Por que est tomando plulas para ser desagradvel, enquanto o restante de ns est dando duro para criar uma atitude otimista contagiante em nosso ambiente?" Dizemos: "Fred, queremos saber o que est acontecendo. Queremos saber como ajudar, porque talvez seja algo que estamos fazendo. Queremos saber que podemos ajudar. Mas Fred, voc precisa saber que isso tem de ser resolvido em 30 dias, no mais. Vamos trabalhar nisso por 30 dias". Ento, uma atitude ruim uma conversa de 30 dias, no mais. Voc pode pensar: "Voc realmente no deixaria uma pessoa fantstica ir por causa de uma atitude ruim, deixaria?" Como voc acha que respondemos? Claro que sim. Detestamos, mas deixamos. Porque o dano que algum pode causar quando espalha

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels partculas radioativas na organizao, de tirar o flego o que eles so capazes de fazer. Agora, pense no seu ponto de vista. Talvez voc queira dar 60 dias. Talvez em sua cultura precise de 90 dias. Mas voc e sua equipe precisam ter um ponto de vista e seus funcionrios e voluntrios precisam saber: "Ei, posso ter uma atitude ruim de vez em quando. Vo chamar minha ateno. Vamos ter uma conversa a respeito. E haver um perodo em que a questo ter de ser resolvida, ou haver consequncias". Ok, em segundo lugar, como voc lida com pessoas difceis. Como voc lida com pessoas com baixo desempenho? Pessoas com baixo desempenho. Talvez voc nunca tenha tido algum assim. Eu j tive alguns. Quanto tempo convive com quem no est cumprindo a responsabilidade? Ou como a Bblia diz, que no digno do seu salrio. isso que a Bblia diz, que o trabalhador digno de seu salrio. Se estiverem trabalhando, ento so dignos do salrio. Se no estiverem, se o desempenho for ruim, no so mais dignos do salrio. Quando coloquei isso para lderes ao redor do mundo, novamente as respostas variaram ao longo do mapa, de semanas a anos. No estou brincando. O nosso ponto de vista na Willow que pessoas com desempenho baixo precisam de ateno assim que o padro for identificado. E precisamos iniciar a conversa. E isso, ns dizemos, precisa ser resolvido em trs meses, no mais do que trs meses. Agora, damos um pouco mais de tempo para essa situao, porque as razes para uma queda repentina no desempenho muitas vezes so complicadas e multidimensionais. Elas podem estar confusas sobre suas atribuies. Pode ser falta de recursos. Pode ser m administrao. Mas uma vez iniciada a conversa sobre desempenho, lembramos todo o nosso pessoal que temos de resolver o problema, e temos trs meses para faz-lo, para o bem delas e da equipe, e para o bem de nossa igreja. Elas so colocadas em planos de melhoria no desempenho, acompanhadas de perto e as inspiramos, mas a questo tem de ser resolvida em trs meses. Agora, vamos passar da dor para a agonia. O desafio mais duro na questo "pessoas difceis" com o qual tive de lidar em toda a minha vida, quando um membro da equipe ama a Deus, ama voc, trabalha com afinco, ama a igreja, mas o crescimento da organizao agora exige algum com mais capacidade para aquela funo especfica. J enfrentou esse desafio singular? Isso acaba comigo. Fico acordado durante a noite. Situaes assim me fazem vomitar no estacionamento. Dezenas de vezes, nos 35 anos frente desta igreja, tive de conversar com pessoas sobre o fato de que estavam indo muito bem, mas seus talentos no tinham a elasticidade para continuar na funo, porque nossa organizao havia ultrapassado essa capacidade. E, puxa vida! Como difcil!

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Normalmente se pensa que quando algum rouba a organizao, ou aparece bbado, ou infiel ao cnjuge, que essas so questes duras que o lder tem que confrontar. Para mim so bem fceis. Voc diz: "Ei, Frank, pare de comprar roupas e joias para a esposa com o carto da igreja. Acabou o jogo, Frank. Tchau, Frank". Ningum questiona a deciso de um lder de igreja, se voc demite algum por uma clara violao de valores. Na verdade, voc fica em alta quando demite algum por uma clara violao de valores. Mas quando um lder senta com um membro da equipe de longa data que, repito, ama a Deus, ama a igreja, tem se esforado todos os dias, at mesmo durante dcadas pela igreja, e ento diz: "Ei, Jack, acabo de perceber que voc no tem a elasticidade necessria para expandir e ser efetivo na funo que ser exigida no futuro". Em minha experincia, isso quase sempre gera sofrimento em ambos os lados, e por isso que nessas situaes damos de 6 a 12 meses. Realmente damos. Fazemos as coisas num ritmo mais lento, porque ningum na verdade fez nada de errado. Tentamos mostrar isso pessoa. Tentamos transferi-la para outra funo, se for possvel. Mas se no podemos, fazemos o mximo para honrar o servio que prestaram, recorremos ao cofrinho para pagar uma generosa resciso. Isso o mais difcil de lidar, mas precisamos lidar. Por isso, estou encorajando vocs a fazer este exerccio da linha. Pense em qual ser o seu ponto de vista quando tiver de lidar com atitudes ruins, baixo desempenho, e pessoas cuja capacidade est aqum por causa do crescimento da organizao. Dois rpidos desvios, depois continuaremos. Se voc no confronta pessoas difceis em sua organizao, com atitudes ruins, desempenho baixo, e cuja capacidade ficou aqum, adivinhe o que acontece? Voc desanima e desmotiva quem muito bom. assim que funciona. Pessoas fantsticas no querem ser tragadas para baixo por resmunges e quem tem baixo desempenho. Pessoas fantsticas se nutrem da energia positiva, resultados e da atitude de outras pessoas fantsticas. Grandes lderes fazem o que podem para abordar pessoas difceis, assim que possvel. E sabem da rapidez com que devem lidar com elas. Voc descobrir que pessoas difceis em segundo lugar, descobrir que pessoas difceis l no fundo, na verdade no esto felizes. E 90% das vezes aps voc abordar uma situao difcil, essas pessoas provavelmente encontraro outro emprego e voltaro para dizer que voc uma bno. Bem, a maior parte das vezes. Lembro-me de quando tomei uma deciso muito difcil sobre um membro da equipe, e fiz todo o processo. Movi cus e terra para conseguir... para encontrar outro lugar em nosso quadro. Mas no havia mais nada a fazer. E quando eu disse que era hora de conversar sobre a sada dele, aquela pessoa, um homem adulto, desmoronou em meu escritrio, chorou e disse: "No acredito".
9

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Ele falou todo tipo de maldade contra mim falsamente. Ele parou de levar minha foto na carteira, e tudo o mais. Realmente, ele falou coisas terrveis e deixou nossa igreja muito insatisfeito, ok? Cerca de trs meses depois, no fim de uma exaustiva viagem ministerial pela sia, minha ltima parada foi no Hava. Eu tinha de dar duas palestras numa conferncia. Eu estava acabado, aborrecido. E antes de eu descer para a ltima palestra, o telefone tocou. Eu atendi... e era o homem que eu tinha demitido trs meses antes. Eu pensei: "Ser que ele est me seguindo? Onde est a segurana, quando voc precisa? E ele disse: "Ei, acabei de chegar ao Hava, olhei no jornal e vi que voc est palestrando, e eu gostaria de assistir. A que horas voc fala?" Eu lhe disse o horrio e ele falou: "A propsito, Bill... Cerca de uma semana aps voc ter me demitido, consegui emprego em outra igreja com um salrio melhor. E por voc ter pago uma resciso to generosa, estou praticamente ganhando o dobro, por isso minha esposa e eu estamos num cruzeiro no Hava agora". E eu estava s "no gs", ainda trabalhando por um salrio. Ele disse: "Agradeo por ter feito o que precisava". E eu disse: "Bem, de nada. Tem vaga no seu navio?" Uma ltima coisa antes de prosseguirmos. Quando voltei para minha funo trs anos atrs, tnhamos uma questo interna na Willow. A igreja tinha passado por problemas. Contratamos ento o "The Best Christian Workplace", uma organizao que criou uma avaliao sobre engajamento de equipe, ferramenta que usamos para descobrir o que andava acontecendo conosco. Aplicamos a avaliao pouco depois de eu ter retomado a minha funo. Os resultados decepcionaram um pouco, para ser honesto. Mas o consultor trabalhou e nos orientou a como liderar e administrar para criar uma situao interna melhor. No ms passado fizemos nossa terceira avaliao anual sobre engajamento. A pontuao foi to boa que agora somos reconhecidos oficialmente como um "The Best Christian Workplace". um certificado importante que poucas organizaes crists conseguem por terem as melhores prticas. E foi emocionante para ns conquist-lo. A razo por que estou mencionando isso, que se voc precisar de ajuda, a Best Christian Workplace provavelmente ir ajud-lo. Ok, o bastante para essa pergunta. Agora, a terceira pergunta crucial, seguindo adiante: "Voc tem identificado, enfrentado e resolvido os problemas existentes em sua igreja ou organizao?" "Voc os tem identificado?" Falo para lderes agora. Voc tem a coragem de identificar, enfrentar e resolver os problemas existentes em sua organizao? Agora, esta pergunta toca um ponto muito pessoal e profundo em mim, l do passado, na minha pequena igreja holandesa onde cresci, em Kalamazoo, Michigan.

10

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Essa pequena igreja de 100 a 125 pessoas tinha todo tipo de problemas dos quais todos da congregao tinham conhecimento. Tnhamos um ministrio estudantil falido. Como eu sabia? Nenhum estudante participava. Tnhamos uma pregao pssima, msica pior ainda. No tnhamos diversidade naquela pequena igreja, e com isso no quero dizer que no havia pessoas negras ali. O que nos faltava era um nico indivduo que no fosse holands. Somado a isso, no tnhamos converses ou batismos de adultos havia 20 anos, e a lista continuava. Isso era enlouquecedor para mim, mesmo sendo criana. E o pior era que ningum identificava essas situaes como problema. E por no identific-las, nunca as tratamos e, claro, nunca as resolvemos. E ento, a pequena igreja qual meu pai havia doado o terreno para que o templo fosse construdo, foi ficando mais doente e mais fraca, at que foi colocada uma placa de "Vende-se". No estou brincando, e venderam o terreno e a propriedade. A igreja se dispersou e saiu derrotada. Desistiram e abandonaram tudo. No d para dizer a tamanha desiluso que isso foi para mim. Eu me lembro de algumas vezes em que, ainda menino, ficava olhando essa negao acontecendo naquela pequena igreja. Eu era tentado a me levantar no meio do culto e gritar: "Tem algum lder por aqui? Por que no podemos chamar os problemas de problemas, e fazer tudo para tentar resolv-los? Sabe, Deus pode ajudar. Quer dizer, quem sabe?" Eu nunca fiquei em p e gritei tudo isso, porque sabia que essa atitude seria um problema, e provavelmente eu teria sido expulso dali. Mas para que voc no pense que as igrejas nunca foram boas em enfrentar e resolver problemas, deixe-me lembr-lo de Atos captulos 2 a 4, no Novo Testamento, quando a primeira igreja estava agitando e explodindo de poder, milagres e mudana de vida, surgiu um problema. Voc se lembra? Havia injustias no programa de distribuio de alimentos. Havia preconceito racial que se arrastou at chegar despensa. Era um tipo de questo tnica. As pessoas comearam a ficar magoadas, acusaes surgiram, e tudo o mais que era to bonito naquela igreja primitiva de repente estava ameaado. Mas em Atos, captulo 6, a Bblia diz que os lderes daquela igreja convocaram uma reunio. Chamaram a questo de problema. Decidiram trat-lo. Partiram para a ao. Montaram uma equipe. A equipe tratou e resolveu o problema em pouco tempo. E, ao faz-lo, geraram confiana em toda a igreja. Atos 6, verso 7, diz que depois daquilo, depois que foi resolvido, a igreja crescia rapidamente e at pessoas improvveis se convertiam e se uniam igreja. Disse tudo isso para dizer, oua bem, que ns, como lderes de igreja, temos uma herana de lderes de igreja que chamaram os problemas de problemas e corajosamente tentaram resolv-los. Devemos fazer o mesmo. Como vocs esto se saindo? Seis meses atrs trouxemos algum muito talentoso, de fora, uma pessoa do Grupo Patterson, para passar trs dias com a
11

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels liderana, avaliando as qualidades e os defeitos de nossa igreja. Pensamos: "Quase tudo funciona bem. Estamos bem, mas vamos ver se, talvez, estamos negando alguns problemas srios". Ento, trouxemos esta equipe. Um dos exerccios que esse lder aplicou foi o chamado "Diagrama do Ciclo da Vida". Muitos de vocs o conhecem. Vocs j viram ferramentas semelhantes. Mas a ideia desta que toda iniciativa, todo programa, toda grande ideia que voc lana tem um ciclo de vida. Ela comea e, se for boa, vai acelerar. Vai melhorar e se tornar mais eficaz na organizao. Voc espera que em algum momento, ela comece a se expandir, a agitar, e se torne parte forte da sua organizao. Mas enquanto voc celebra, esteja muito cnscio do fato de que nada agita para sempre. Nada agita para sempre. Nada cresce para sempre. Tudo tem um tempo. Como diz Eclesiastes, h um tempo para tudo. Bem, se h uma grande ideia que est ganhando velocidade, vai alcanar o estgio de crescimento. E cuidado, porque ela pode atingir o pice e comear a desacelerar. E se voc no fizer nada, ela pode na verdade comear a decair. um timo termo, no , decair? E esse consultor disse: "Vamos conversar sobre a Willow". E primeiramente ele perguntou sobre os cultos de fim de semana. "Como so esses cultos na Willow?" Bem, na verdade, nos ltimos anos reinventamos nossa abordagem nos cultos de fim de semana. Fizemos muitos testes e experimentaes. E com toda essa experimentao e reinveno comeando aqui embaixo, vimos a eficcia de nossos cultos subir cada vez mais. Eu a colocaria bem aqui agora. Em 2010 tivemos um crescimento recorde em 20 anos quanto frequncia. Estamos prestes a superar esse recorde em 2011. Ento, falamos: "Isso timo". Isso chegar perto do estgio mximo. Olhamos para os ministrios com estudantes. indiscutvel, pergunte a qualquer membro, nossos ministrios estudantis esto em seu pice. Nossa compaixo e senso de justia por aqui esto bastante elevados, e provavelmente so as coisas que mais crescem aqui na Willow. Sentimo-nos muito bem a respeito disso. Ento algum disse: "Vamos falar sobre voluntariado", que costumava ser uma das principais qualidades de nossa igreja. Fomos bastante honestos, e dissemos: "O voluntariado como um valor e como algo maravilhoso acontecendo na Willow tem desacelerado. As nossas ideias esto se desgastando. A caracterstica contagiante est caindo, no subindo. E todos demos um profundo suspiro e dissemos: "Puxa..." Na verdade, escrevi um livro, "A Revoluo no Voluntariado", e foi quando estava acontecendo isso com nossos valores de voluntariado. No conseguimos mant-lo no pice. Na verdade, deixamos que casse. Aconteceu no meu turno, quando eu estava no leme. Ento, minha responsabilidade.

12

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Ento, dissemos: "E o que dizer sobre mordomia?" E sobre motivar as pessoas a contribuir? Fizemos a mordomia cair ainda mais. Nosso povo generoso, super generoso, mas no temos um material de ensino sobre mordomia novo, inovador. No temos vises novas e empolgantes sobre como encorajar as pessoas a sair da avareza para a generosidade. Ento, nos debruamos naquilo. E o que dizer sobre evangelismo? Bem, voc sabe, pela graa de Deus vamos batizar provavelmente 1.200 ou 1.300 pessoas este ano. Ento, voc diz: " timo. No est aqui?" No, nossas ideias sobre evangelismo ficaram desgastadas com o passar dos anos. Por isso, evangelismo provavelmente est aqui. E assim, conversamos sobre outras coisas da Willow, e algumas esto bem no incio da acelerao, comeando a crescer. Outras esto aqui, outras aqui. Mas tomamos uma deciso que considero bastante corajosa naquele dia. Dissemos: "T vendo isso aqui? No vamos deixar que chegue aqui. Nenhum de ns..." E todos se entreolharam. "Voc vai deixar que isso acontea?" No, teremos equipes de reinveno, vamos formar equipes com lderes de todos os departamentos para dizer que vamos lidar com esses problemas. Estamos chamando de problemas. Vamos lidar com esses problemas. Vamos montar grupos para pensar, equipes interdepartamentais. Vamos trabalhar dia e noite para ter novas ideias e novos programas ou iniciativas que iro trazer esse ciclo de crescimento e entusiasmo de novo. Ento, h poucas semanas, em South Haven, Michigan, Chamei toda a liderana e suas equipes e nos reunimos em nosso pequeno escritrio ali. Sem brincadeira, passamos dois dias, E todos os lderes e suas equipes estavam ali. O resto de nossa liderana se reuniu no pequeno escritrio enquanto toda essa gente nos dava novas ideias, o que pensavam de novo, seus novos e ousados planos. Ento, no fim do segundo dia, no segundo dia, todos demos as mos, e pensamos: "Isso estimulante!" Estamos identificando, tratando e resolvendo problemas. E dava para sentir a ao de Deus naquele lugar, dava para sentir uma empolgao invadindo todo o nosso pessoal. Lderes, quero olhar vocs bem no olho, o melhor que conseguir. Parte de seu trabalho como lder olhar para os problemas bem de frente, e cham-los de problemas, e no ser intimidado por eles. No importa se so enormes. E coloque-os numa curva como essa e pergunte a voc mesmo: Voc vai despencar tanto a ponto de a coisa toda morrer? Ou voc vai prender ideias desgastadas aqui e tentar lev-las a uma nova curva? E para fazer isso, pelo menos, se tiver uma forma sistemtica de tratar os problemas e tentar resolv-los, dar uma injeo de nimo em sua organizao, dar sua organizao a confiana de que podemos resolver os problemas. No somos vtimas de tudo de ruim que est acontecendo. Temos um plano e um Deus que nos ajudar.

13

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Ento, espero que voc leve isso a srio. Se Deus bater em sua cabea, diga: "Obrigado. Poderia bater de novo?" Tudo bem, pergunta crucial nmero quatro. "Quando foi a ltima vez que voc reexaminou o mago?" "Quando foi a ltima vez que voc reexaminou a essncia de sua organizao?" Os melhores lderes sempre se renem com os melhores dentre seu pessoal e fazem perguntas que de incio deixam todos com cara de tdio. Mas os grandes lderes que eu conheo, perguntam ao seu pessoal snior: "Ei, vamos comear tudo de novo. Qual o nosso negcio? Qual nossa principal atividade? Poderamos descrever nosso produto ou servio, ou nossa viso na parte da frente de uma camiseta? Est claro qual o cerne de nossa organizao?" Um amigo meu, dono de uma concessionria, levou seu pessoal snior, h alguns anos, para um retiro da empresa. E nesse retiro ele perguntou a todo seu pessoal snior: "Qual o cerne de nossa atividade?" Ele ficou ao lado de um flip-chart. "Qual o cerne de nossa atividade?" Ento algum disse: "Vendemos carros". E ele disse: Isso muito bom. Sim, sim, bom. Mas alm disso, o que fazemos? Outra pessoa disse: Vendemos carros e vendemos servios. E ele: timo. Isso timo. Vamos mais fundo, pensem em algo diferente. E foi algo muito difcil para todo aquele pessoal. Depois de muitas horas, uma lmpada acendeu, e um funcionrio disse: "Talvez o que realmente fazemos, no fim do dia, seja providenciar solues de transporte. Talvez providenciemos solues de transporte". E um a um, todos concordaram: "Sim, verdade, esse o cerne de nossa atividade". E pensando a respeito, decidiram lanar uma campanha publicitria. Lembrome de ouvi-la no rdio na regio de Chicago: traga seus desafios de transporte para ns, porque somos a empresa que tem a soluo. As pessoas levaram os desafios de transporte, o que levou essa concessionria a no apenas vender e consertar carros, mas a iniciar um plano de leasing e de locao de carros. Quando os clientes levavam o carro para consertar, porque tinham um problema de transporte, a agncia lhes emprestava belos carros porque ela uma empresa de soluo em transporte, e isso est muito claro. Em tudo isso, comecei a me sentir inquieto no ano passado acerca do cerne... se puder acreditar, acerca da essncia da Willow. mais fcil do que voc imagina as igrejas perderem o rumo acerca do que central em sua misso. A Bblia extremamente clara que a atividade da igreja a transformao de vidas. Deus desafia a igreja para ajudar pessoas perdidas a serem encontradas. E pessoas encontradas a crescer. E pessoas solitrias a se integrarem na comunidade. E pessoas entediadas a encontrar uma causa para se entusiasmar. Espera-se que as igrejas transformem pessoas odiosas em amveis. E egostas em servos de outros. Espera-se que transformem pessoas gananciosas em generosas. Preconceituosas em radicalmente inclusivas.
14

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Mas no se engane. A Bblia clara. Nossa atividade a transformao de pessoas. Agora, os lderes de igreja aprendem bastante cedo que h apenas um poder neste planeta com fora suficiente para catalizar a transformao humana. A Bblia chama esse poder de evangelho, o poder da mensagem pura de Jesus. Ou, de forma mais sucinta, o poder das boas novas do cristianismo. E todos ns sabemos que boas novas so essas, no ? No sabemos? No tenha tanta certeza. s vezes, os melhores de ns podem ficar confusos acerca da mesma mensagem que transformou a nossa vida muitos anos atrs. Ficamos confusos acerca do que a mensagem de fato . E eu gostaria de desafiar voc a fazer outro exerccio que tenho desafiado pessoas a fazer. Desenhe um crculo como este, e diga a seus diconos, sua equipe, qualquer que seja o grupo que voc quiser, e diga: "Isso o que eu quero que faam. Em cinco palavras nada de palavras compostas, nem bblicas... estabelea algumas regras bsicas. Em cinco palavras, quero que voc explique ou resuma a mensagem central do cristianismo". Cinco palavras, ok? Alguns de vocs lderes de empresas, quero que vocs pensem em fazer isso na sua organizao tambm. Que cinco palavras descreveriam melhor o produto ou servio que vocs oferecem? Mas me deem apenas alguns minutos, porque h muitos lderes de igreja neste evento. Quais so as cinco palavras que descrevem melhor as boas novas de Jesus Cristo? Agora, quando comecei a fazer isso, achei que seria um exerccio divertido, emocionante. Mas descobri que ele pode gerar brigas. Pode transformar lderes cristos calmos e controlados em verdadeiros pitbulls. Voc est curioso para saber quais so nossas cinco palavras? No posso dizer as da Willow, porque ainda estamos no processo de concordar em quais seriam elas. Mas vou lhes contar parte do que estamos fazendo. No estou falando em nome da igreja toda agora, mas em meu esforo na tentativa de "destilar" essa mensagem de Jesus que transforma vidas, para mim, a primeira palavra tem de ser "amor". Procure qualquer das principais religies mundiais, cite uma das principais religies mundiais, alm do cristianismo bblico, que seja movida pelo amor e no encontrar nenhuma. O islamismo no movido pelo amor. O budismo no movido pelo amor. O confucionismo no movido pelo amor. A Bblia diz em Joo 3.16, o verso mais famoso da f crist, Porque Deus quais as palavras seguintes? amou o mundo de tal maneira. No diz s que Deus amou o mundo, diz que Deus amou de tal maneira, tanto. Foi por ter amado o mundo de tal maneira que ele teve de agir, percebe? Em algum ponto quando voc descrever para algum o que o cristianismo, voc ter de dizer... bem, no comeo de qualquer lista de cinco palavras que criar, tem de estar a palavra amor, porque isso que diferencia o cristianismo de todas as principais religies.

15

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels amou de tal maneira, sabe. Deus o amou no exato momento em que voc comeou a sugar o ar. Deus ama a pessoa que est sentada do seu lado, no importa onde voc esteve, o que fez, o tamanho do buraco que cavou para si. Voc uma mulher to amada. Voc um homem to amado. a mensagem do cristianismo. Outra palavra que deve estar no crculo, eu acho, a palavra "mal". Gostaria que no estivesse. Mas se olhar para as atrocidades na histria da humanidade, como negar a realidade do mal? Olhe para as atrocidades bem recentes. Um cara fica todo enfurecido porque estrangeiros demais esto imigrando para a Noruega. Ento ele atira em 77 pessoas, metade delas com menos de 20 anos. Ele apenas como praticar tiro ao alvo matou criancinhas. Se tiver outra palavra para isso, ento me diga qual . maldade. Est em todo lugar. Tem estado por toda parte. Agora, fcil identificar o mal a fora. Mas sabe o que um pouco mais difcil discernir o mal aqui dentro. Por que depois de eu prometer mil vezes que nunca mais falarei certas palavras, eu as digo? Por que mesmo sabendo que no devo ter certos pensamentos, eles vm minha mente? Por que depois de perder o controle e fazer coisas que causaram consequncias ruins 100 vezes, por que eu fao de novo pela 101 vez? Por que cedo com tanta frequncia s tentaes que eu sei que so autodestrutivas? O mal est por toda a parte e ainda tem algum controle sobre mim. E isso verdade acerca da mensagem da f crist. Voc to amado, e tem esse problema. Ento voc teria que colocar algo assim, sabe, um resgate acontece. Deus diz: "Voc est encrencado por causa do mal que h no mundo e em voc, mas eu virei para resgat-lo. Eu virei com o meu amor, pela obra de meu Filho, e o salvarei. Vou pegar todo o mal que praticou, e coloc-lo nos ombros de Cristo, meu Filho, e por meio de sua obra vicria de expiao tornarei o perdo acessvel a voc como um presente". Cristianismo, central em sua mensagem, a salvao e a redeno disponveis como um presente. incrvel, no ? Um presente. Depois, tem que ter algo sobre escolha. Quer dizer, voc no tem que aceitar essa coisa toda. Voc pode dizer: "Fao parte do plano de aperfeioamento, aperfeioamento pessoal, de autoexpiao. Vou purificar tanto meus atos que serei aceitvel ao Deus santo, um dia". Voc pode fazer essa escolha. Vire as costas para Deus. uma escolha. Ou voc pode dizer: "Tenho tanta maldade dentro de mim que preciso de salvao". Quando voc resgatado, e faz essa escolha, ento eu gosto da palavra restaurao ou restaurar, porque Deus comea sua obra de restaurao interior at atingirmos o ideal de Jesus Cristo. E voc se junta a pessoas que esto tentando restaurar o mundo destrudo. Mas de qualquer maneira, isso o que acontece quando voc tenta entender a essncia de sua igreja. Voc faz isso, e troca as palavras. Voc pode usar palavras diferentes em sua igreja e em sua cultura das que usamos.

16

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Mas quando comeamos a discutir e a nos concentrar mais nisso, sabe qual tem sido o efeito lquido? Ficamos mais orgulhosos dessa mensagem. Somos afetados por ela em nossas prprias vidas, e comeamos a ficar mais confiantes em sua proclamao, no apenas do plpito, mas no assento de um avio, se o vizinho precisa de ajuda. Eu estava dando uma palestra, h alguns meses, e no final era uma palestra para famlias, no final, eu disse s pessoas: "Queria muito que vocs lutassem alguns esto com dificuldades. Lutem pelo seu casamento". Ento pensei nesse tipo de pequeno esboo aqui, e disse: "Aqueles que esto passando por terrveis conflitos conjugais, Deus ama vocs. Deus os ama, mesmo num caos conjugal. Deus ama vocs. fcil deixar o mal penetrar e fazer de voc um esposo e uma esposa amargos, uma pessoa vingativa, irada, desconfiada. Mas voc pode ser resgatado pela obra de Jesus Cristo. Voc pode escolher pedir poder do cu para ajud-lo. E voc pode, pela f, crer que Deus pode restaurar o seu casamento". Depois de entregar a mensagem, um casal se aproximou. Eu cumprimentava pessoas numa longa fila. E os casais estavam todos emocionados. E o casal chegou, e disse: Esta semana amos nos divorciar. amos dar entrada esta semana. Temos trs filhos, somos casados h mais de 20 anos. Estvamos revendo essas informaes aqui. Simplesmente fomos tocados por Deus". E o marido falou algo estranho: "O Esprito me conduziu a colocar o meu brao no descanso de brao entre minha esposa e eu. Pensei que era com certeza estranho, mas obedeci". A esposa disse: "Deus me sussurrou para colocar minha mo no descanso de brao, e eu no sabia que a mo dele estaria ali, e nossas mos se encontraram no ar. Demos as mos, e dissemos: 'Vamos dar mais uma chance'. E oramos depois do culto". Voltei para casa naquela noite, e quando estava deitado, pensei: Adoro a mensagem do cristianismo! Adoro sermos to amados. Adoro que o mal pode ser solucionado, e podemos ser salvos pelo presente da graa. Adoro que h uma escolha. E algumas pessoas a escolhem, e outras a rejeitam. Mas h uma escolha a ser feita. E adoro a obra de restaurao que Deus pode fazer em cada pessoa e no mundo. Faa o exerccio do crculo. Preencha-o. Faa das palavras as suas palavras e veja o que Deus far, ok? Quando voc entende com clareza qual a essncia, no h limites para o que Deus pode fazer quando apresenta essa mensagem. Ok, vou para a quinta pergunta crucial. Ento, vou dizer, para encerrar. a quinta pergunta crucial. E sempre que uso as palavras "para encerrar", os da Willow sabem que no significa absolutamente nada. Ento, s uma brincadeira. Quinta pergunta, mas a ltima: "Sua liderana tem sido tocada ultimamente?" "Sua liderana tem sido tocada ultimamente?" Algum livro de liderana, alguma palestra, experincia com Deus, circunstncia ou alguma crise abalaram o seu mundo de liderana recentemente?
17

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Minha observao no muito boa. que raramente os lderes aprendem algo novo sem terem seu mundo abalado ou terem sido tocados de alguma forma. A maioria de ns do tipo "lder cabea-dura". Precisamos ser tocados. Eu estava em Bancoc, na Tailndia h poucos meses. A populao da Tailndia de 65 milhes de pessoas, 95% so budistas, 4% muulmanos e menos de 1% cristos. Falei num grande encontro num centro de convenes da cidade. Dei uma palestra completamente "esquecvel". Tenho uma pasta cheia de palestras assim, se algum dia quiser que eu fale sua em igreja. Depois que misericordiosamente encerrei o que obriguei outros a escutar, um lder tailands se levantou, e lanou uma viso que jamais esquecerei. Ele disse: "Acredito que todos ns reunidos como igrejas aqui da Tailndia, nos prximos cinco anos, poderemos conduzir um milho de pessoas f em Jesus Cristo. E ele comeou a explicar o plano passo a passo, e fazia sentido. As pessoas, medida que falava, comearam a ficar em p, a gritar e a aplaudir. E no final daquela viso, ele tinha milhares de pessoas naquele centro de convenes em Bancoc, dizendo: "Conte conosco. Cremos em Deus para fazer isso". E eu sentado de lado. Lgrimas escorrendo pelo meu rosto, pensando que j fazia algum tempo que no apresentava uma viso to ousada. "O que est acontecendo comigo?" Voltei para o hotel naquela noite. Aquilo mexeu comigo. Ento, me ajoelhei e disse: "Sabe, Deus, houve um tempo em que eu me levantava corajosamente quando o Senhor me sussurrava uma viso. Eu me levantava e com tamanha confiana e f, apresentava uma viso ousada para a Willow, e trs quartos da congregao ficava em p e chorava: 'Conte comigo'. O outro quarto pensava que eu estava drogado, mas no podiam provar. Eu estava de joelhos, e apenas disse a Deus: "Preciso de minha ousadia de volta. Perdi um pouco de f pelo caminho". E fiz um acordo com Deus naquela noite de como eu estou disposto a mudar, riscos que estou disposto a correr. Eu precisava ser tocado. Talvez alguns de vocs precisem ser tocados logo. Eu me encontrei com a equipe de liderana de um ministrio. E eles lamentaram que o ministrio emperrara e que estava assim havia anos. Mas disseram que se conseguissem mais duas pessoaschave, teriam um futuro completamente novo. Ento, abri meu inestimvel, precioso ba de sabedoria e tirei essa joia: "Ento, s encontr-las e contrat-las". A resposta deles foi: "No temos como pagar". Em minha infinita sabedoria, disse: "Continuem emperrados". Eles falaram: "Mas estamos cansados de ficar assim". E eu disse: "Parece que no esto cansados o bastante, porque se estivessem cansados o bastante, fariam o mximo possvel para conseguir recursos a fim de conseguir as pessoas. Vocs iriam jejuar e orar. Iriam diminuir o salrio de vocs. Venderiam os mveis de casa. Iriam arrumar um segundo ou terceiro emprego. Fariam

18

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels o que fosse necessrio. Se vocs estivessem cansados o bastante, olhariam para o outro lado do problema, a soluo, e partiriam para a ao". Ento eles ficaram quietos e a reunio terminou desconfortvel. At eu posso dizer que terminou desconfortvel. Poucos meses depois, o lder daquele ministrio me telefonou e disse: "A equipe ficou com raiva de voc por vrios dias aps a reunio". Mas depois ele falou o que eu esperava ouvir algum dia. Ele disse: "Deus usou aquela reunio para mexer com a gente. Percebemos que tnhamos cado numa mentalidade derrotista, e comeado a inventar desculpas para estar emperrados, em vez de criar solues novas e ousadas para fazer o ministrio prosseguir". J me peguei fazendo isso de vez em quando, e voc? Arrumando desculpas em vez de trabalhar duro e criar solues novas e ousadas. Detesto quando me pego fazendo isso. Preciso ser tocado quando ajo assim. O meu trabalho e o seu criar um ambiente em que todos acreditem que Deus pode conduzir a solues ousadas mesmo em problemas difceis. Vocs se lembram de como coloquei a questo no ano passado? O trabalho que Deus lhe deu como lder no meramente dirigir algo nem mostrar aos liderados o quanto voc esperto. Seu papel certamente no evitar a morte gradual da organizao. Seu trabalho, com a ajuda de Deus, levar uma organizao daqui para l. No importa o que seja necessrio fazer para a glria Daquele cujo nome voc carrega. E tem que acreditar com o mago de seu ser, que Deus est desejoso e disposto a ajud-lo a mover algo daqui para l. E se voc no acredita mais nisso, afaste-se. Faa um favor a todos. D a vez a outro lder que tenha viso e f suficientes para acreditar que a organizao pode caminhar daqui para l. Isso mexe com voc? Espero que alguns sejam tocados. o que se espera de congressos. Muita coisa est em risco neste mundo cado, sofrido, para que os lderes andem com mentalidade derrotista. Desde o incio da Willow, a cada cinco anos levo os trs casais fundadores a algum lugar para agradecer pelo sacrifcio e fidelidade deles ao longo das dcadas. Eu praticamente devo tudo a essas pessoas. Celebramos o 35 aniversrio como igreja, por isso eu viajei com eles. Na nossa ltima noite juntos com esses casais, ns quatro, os homens, que temos trabalhado juntos h 35 anos, comeamos a apostar se estaramos ou no por aqui no aniversrio de 40 anos da Willow. Quem seria o primeiro a dar baixa, ficar caduco, comear a babar, diminuir o ritmo, se aposentar, qualquer outra coisa. Ento, ficou um silncio na mesa, e um dos homens disse: "Por que os prximos cinco anos no poderiam ser os nossos melhores anos como lderes? Por que no fazemos um pacto entre ns e com Deus, de que os prximos cinco anos, os prximos 60 meses, vamos fazer nossa liderana crescer? Talvez possamos ler mais sobre liderana do que jamais lemos. Talvez usar nossos dons de liderana e seguir pela f.
19

The Global Leadership Summit 2011


As cinco perguntas crticas
Bill Hybels Talvez possamos nos humilhar, nos purificar, nos apresentar a Deus de maneira mais usvel do que antes. Que tal?" E comeamos a nos desafiar mutuamente. Isso provocou uma boa discusso. Antes que a noite acabasse, colocamos nossas mos juntas no meio daquela mesa, e oramos fervorosamente para que nossos prximos cinco anos sejam nossos melhores cinco anos de liderana. E no nos esquecemos daquela noite. Um deles mandou fazer camisetas, que usamos orgulhosamente. Fico pensando se Deus no quer nos tocar hoje ou em algum momento neste congresso. Diga por que os seus prximos cinco anos no poderiam ser os seus melhores. O cu estaria na torcida. Seus colegas estariam na torcida. As pessoas lideradas por voc merecem isso. Tudo realmente depende de voc, no ? Tudo depende se voc quer ou no dar a Deus, a seus colegas e causa que voc lidera a melhor liderana que voc capaz de dar a ele pelos prximos 60 meses. Para alguns que esto se aproximando da linha de chegada, minha pergunta : "Por que terminar com lamria? Quer dizer, por que manquejar no final? Como voc termina como sempre ser lembrado, sabe? Por que no cruzar a linha de chegada a toda velocidade? Depois pode cair no cho e vomitar, mas o meu desafio a voc : no termine com lamria. E quem est comeando na liderana, pode tomar uma deciso hoje. Que os seus primeiros cinco anos sejam maravilhosos em vez de apenas medianos. Mas tudo se resume a querer ou no que os prximos cinco anos sejam os seus melhores. Vou lhes dar agora um minuto, enquanto curvamos a cabea, e vou convid-los a tomar uma deciso. isso que lderes fazem. Desafiamos as pessoas a tomar decises. E vou lhes pedir, diante de Deus e diante das pessoas que esto sua volta neste lugar e em todos os auditrios ao redor do mundo, que assumam o compromisso que os prximos cinco anos sero os seus melhores. Querem juntar-se a mim num momento de compromisso e orao? Deus, em seu beneplcito, ou bom humor, s vezes no sabemos bem qual dos dois, nos tornou lderes. O Senhor nos confiou dons e talentos. Deu-nos oportunidades de mobilizar pessoas, causas e companhias, e para edificar igrejas. "Deus, o nosso mundo necessita desesperadamente de melhores lderes, e ns queremos ser dignos da liderana que nos confiaste. Queremos liderar bem. Sabemos que os riscos esto aumentando a cada ms. Por isso, Deus, toca-nos. Damos a ti permisso. Toca-nos, hoje. Aja profundamente em cada lder no Summit. Sacuda convices para fazermos melhor no futuro o que fizemos no passado. E Deus, neste exato momento, no ntimo de nossa mente e corao, peo que cada lder neste encontro diga a ti: Deus, quero que os prximos cinco anos sejam os meus melhores para ti, Deus, para os meus colegas, para os meus seguidores, para a causa, para a empresa, para a igreja, a esperana do mundo'." Oramos em nome de Jesus, e todos dizem amm. Obrigado a todos.
20

You might also like