You are on page 1of 85

Glossrio de Termos Relacionados Gesto de Recursos Hdricos

Publicao especfica para a I Oficina do Sistema Estadual de Informaes sobre Recursos Hdricos

Junho 2008

Secretario Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel SEMAD Jos Carlos Carvalho Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gesto das guas Igam Cleide Izabel Pedrosa de Melo Diretora de Gesto de Recursos Hdricos Luiza de Marillac Moreira Camargos Gerente de Tecnologia de Informao em Recursos Hdricos Joselaine Aparecida Ribeiro Filgueiras Equipe Tcnica Andr Lus Arajo GTIRH Bruno Nogueira Alves Motta GTIRH Emiliane Carvalho Vidigal GTIRH Paulo Moreno Campos Freitas GTIRH Colaborao Tcnica e Agradecimentos Breno Esteves Lasmar - Procurador do Igam Carlos Alexandrino dos Santos SEFHIDRO Clia Maria Brando Fres - Gerente da GPARH Fernanda Cristieli Laiso Ribeiro - GDRH Maria Eugnia F Carneiro - GEARA Maria Luiza Ramos - Gerente da GDRH Maricene Menezes de Oliveira Mattos Paixo - Gerente da GEARA Marsia Guimares Pereira Rodrigues - Gerente da GFISC Renata Maria de Arajo - GECOB Srgio Gustavo Rezende Leal - Gerente da GECOB Valdete Oliveira Mattos - Coordenadora do NACBH Zenilde das Graas Guimares Viola - Gerente da GEMOG Capa Maria Betnia Francisca de Barros SEFHIDRO

APRESENTAO
O Instituto Mineiro de Gesto das guas Igam, rgo gestor estadual de recursos hdricos, responsvel por planejar e promover aes direcionadas preservao da quantidade e da qualidade das guas de Minas Gerais, cria o Glossrio de Termos Relacionados Gesto de Recursos Hdricos. O objetivo desse glossrio apresentar o significado de termos usualmente utilizados na Gesto de Recursos Hdricos, de forma a tornar-se uma ferramenta til e de apoio na busca do entendimento de termos referentes ou relacionados gesto e gerenciamento dos recursos hdricos. Esse glossrio destina-se aos atores integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hdricos SEGRH-MG, bem como os cidados usurios de recursos hdricos, proporcionando o nivelamento de conhecimentos. Um glossrio pode ser entendido como um conjunto de palavras e suas respectivas definies no contexto de situaes especficas. Funciona tambm como um guia que facilita nossas vidas quando nos deparamos com alguma palavra estranha e precisamos compreender rapidamente seu significado. Muitas vezes a busca pela definio dessas palavras pode se tornar uma tarefa difcil e desanimadora, mas se contarmos com essa ferramenta, tudo fica facilitado. Assim, acreditamos que esse glossrio ser um instrumento fundamental para todos aqueles que atuam na Gesto de Recursos Hdricos e que buscam a cada dia mais conhecimentos para melhor tratamento dos recursos hdricos. Compartilhar esses conhecimentos torna-se importante para o avano da Gesto de Recursos Hdricos em Minas Gerais. CLEIDE IZABEL PEDROSA DE MELO Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gesto das guas

A
Lago formado pelo barramento de uma nascente ou curso dgua, em geral para fins de irrigao, dessedentao etc. Denomina-se aude o conjunto constitudo pela estrutura de barramento e o respectivo reservatrio ou lago formado. Veja tambm as definies de BARRAMENTO, IRRIGAO, DESSEDENTAO e RESERVATRIO DE GUA.

AUDE

ADUTORA
So os condutos destinados a ligar as fontes de abastecimento de gua bruta s estaes de tratamento de gua, situadas alm das imediaes dessas fontes, ou os condutos ligando estaes de tratamento, situadas nas proximidades dessas fontes, a reservatrios distantes que alimentam as redes de distribuio. Veja tambm as definies de GUA BRUTA e RESERVATRIO DE GUA.

AFLUENTE
Nome dado ao curso d'gua que desgua ou desemboca em um rio maior ou em um lago. Sinnimo: TRIBUTRIO.

AGNCIA DE BACIA

Entidade com personalidade jurdica prpria, autonomia financeira e administrativa, criada mediante autorizao legislativa, cujos objetivos so dar suporte administrativo, tcnico e financeiro aos Comits de Bacia Hidrogrfica, sendo condies essenciais para sua criao: a existncia prvia do Comit e sua viabilidade financeira, garantida pela cobrana pelo uso da gua. Veja tambm as definies de COMIT DE BACIA HIDROGRFICA e COBRANA PELO USO DA GUA.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS


Veja ANA.

GUA
Fisicamente um lquido transparente, incolor e inodoro, porm, com um matiz azulado quando visto em grande massa. A gua pura no tem sabor (inspida). Apresenta-se na natureza nos trs estados fsicos: slido, lquido e gasoso. A solidificao, ou seja, a passagem do estado lquido para o estado slido ocorre a 0C. Enquanto para a vaporizao, ou seja, a passagem do estado lquido para o estado gasoso acontece quando a gua atinge o ponto de ebulio a 100C. Quimicamente, a gua um composto formado por dois elementos gasosos em estado livre, o hidrognio e o oxignio, que juntos formam a molcula H2O. Veja tambm a definio de RECURSOS HDRICOS.

GUA BRUTA

aquela encontrada naturalmente nos rios, riachos, lagos, lagoas, audes e aqferos, que no passou por nenhum processo de tratamento. Esta gua pode ser tambm classificada em potvel ou no potvel. Veja tambm as definies de GUA POTVEL e GUA NO POTVEL.

GUA CONTAMINADA

a que contm substncias txicas ou microorganismos capazes de causar doenas. A contaminao pode ser invisvel aos nossos olhos ou imperceptvel ao paladar. Veja tambm a definio de CONTAMINAO.

GUA DOCE

aquela encontrada naturalmente com baixa concentrao de sais ou considerada adequada para produzir gua potvel. Veja tambm as definies de GUA POTVEL, GUA SALOBRA e GUA SALGADA.

GUA DURA

gua com grande presena de sais de clcio e magnsio, advindos do contato com certas rochas como o calcrio e o dolomito. Quando em contato com o sabo, a gua dura no faz espuma. Ela tambm provoca formao de crostas brancas nas banheiras e vasilhas de ferver gua nas regies onde ocorre.

GUA MINERAL

Segundo o Cdigo das guas Minerais (Decreto-Lei n 7.841 de 1945), guas minerais naturais "so aquelas provenientes de fontes naturais

ou de fontes artificialmente captadas, que possuam composio qumica ou propriedades fsicas ou fsico-qumicas distintas das guas comuns, com caractersticas que lhes confiram uma ao medicamentosa". So classificadas segundo suas caractersticas permanentes (composio qumica) e segundo as caractersticas inerentes s fontes (gases presentes e temperatura).

GUA POLUDA
aquela que contm substncias no naturais das guas, como resduos industriais txicos, detergentes, plsticos e matria orgnica que provm dos esgotos. Esses elementos vo se acumulando nos rios, audes e lagos, diminuindo a quantidade de oxignio disponvel nas guas, prejudicando a biota aqutica. A gua se torna turva ou tem alterada sua cor, odor ou sabor, impossibilitando o seu uso. Veja tambm as definies de POLUIO e ESGOTO DOMSTICO.

GUA POTVEL
gua limpa, apropriada para o consumo humano e animal, prpria para beber e cozinhar, sem riscos sade. fundamental para a vida humana e obtida, em geral, atravs de tratamentos da gua bruta que eliminam qualquer impureza. A gua, para ser considerada potvel, tem que atender aos chamados padres de potabilidade, que so padres fsicos (cor, turbidez, odor e sabor), qumicos (presena de substncias qumicas) e bacteriolgicos (presena de microrganismos vivos), cujos limites de tolerncia na gua devem garantir-lhe as caractersticas de gua potvel. Veja tambm a definio de GUA BRUTA.

GUA NO POTVEL
aquela que no atende os padres de potabilidade, imprpria para consumo, sendo necessrio o tratamento para que se torne potvel.

GUAS SERVIDAS

guas de abastecimento rejeitadas aps variadas utilizaes. Em geral, so os esgotos. Podem resultar tambm da mistura de resduos ou despejos domsticos com guas urbanas pluviais ou subterrneas. Veja tambm as definies de ESGOTO DOMSTICO e RESERVATRIO DE GUA.

GUA SALGADA
gua com alta concentrao de sais (mais de 10.000 mg/l), como a gua do mar. Veja tambm as definies de GUA SALOBRA e GUA DOCE.

GUA SALOBRA

gua com concentrao de sais significativamente menor que a gua do mar (entre 1.000 e 10.000 mg/l). Veja tambm as definies de GUA DOCE e GUA SALGADA.

GUAS

Termo usado quando se trata das guas em geral, incluindo aquelas que no devem ser usadas pelo homem por questes ambientais. Veja tambm a definio de RECURSOS HDRICOS.

GUAS DE DOMNIO ESTADUAL

So de domnio do Estado s guas superficiais quando nascem e desguam dentro do mesmo Estado (no mar ou em outro curso dgua) e todas as guas subterrneas. Existem as excees: as guas acumuladas (represas, lagos, barragens etc.) por obra da Unio, os trechos de rios que atravessam reas protegidas nacionais (parques, reservas biolgicas etc.) e as reservas indgenas.

GUAS DE DOMNIO FEDERAL

So guas de domnio da Unio os rios e lagos (portanto, guas superficiais) em reas de seu domnio, que banhem mais de um estado, que so fronteiras com outros estados ou pases, ou guas acumuladas em audes decorrentes de obras da Unio. Em Minas Gerais, so alguns exemplos de guas de domnio federal o rio So Francisco, que passa por oito Estados brasileiros; o rio Grande, cuja parte do seu curso fronteira natural entre Minas Gerais e So Paulo; o rio Doce, cujas guas nascem em Minas e desguam no Esprito Santo; o rio Paranaba, fronteira natural entre Minas e Gois; o rio Paraba do Sul, que percorre trs estados: So Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Veja tambm a definio de FRONTEIRA NATURAL.

GUAS RESIDUAIS

guas de consumo que contm resduos slidos ou lquidos, rejeitadas como inteis aps diversos usos. Pode tambm tratar-se do conjunto dessas guas, tanto superficiais quanto subterrneas, com resduos urbanos (domsticos, industriais e guas de chuva). Sinnimo: GUAS RESIDURIAS.

GUAS RESIDURIAS

Veja GUAS RESIDUAIS.

GUAS SUBTERRNEAS

So as guas que se infiltraram no solo e que penetraram, por gravidade, em camadas profundas do subsolo, atingindo a zona de saturao. A zona de saturao aquela em que os poros e interstcios do subsolo esto completamente ocupados pela gua.

GUAS SUPERFICIAIS

So as guas que escoam ou acumulam na superfcie terrestre, como os rios, riachos, lagos, lagoas, veredas, brejos etc. Veja tambm as definies de VEREDA e BREJO.

ALERTA DE CHEIA
Divulgao de aviso diante da possibilidade de ocorrncia de cheia em um curto espao de tempo em determinada rea de curso dgua ou bacia hidrogrfica. Atualmente o Igam opera sistemas de alerta de cheia em duas bacias hidrogrficas: do rio Itajub, no sul de Minas, e do rio Doce, no leste do estado. Veja tambm a definio de CHEIA.

ALTERAO DE OUTORGA
Ato administrativo mediante o qual o Igam, a pedido do requerente ou por interesse da administrao, poder alterar as condies estabelecidas no ato de outorga, no mesmo corpo d'gua. Veja tambm as definies de REQUERENTE e OUTORGA DE USO DE RECURSO HDRICO.

LVEO

Superfcie coberta ou por onde correm as guas permanentemente. Durante as cheias os rios deixam seu curso normal e extravasam, inundando a rea chamada de leito maior. Sinnimo: LEITO MENOR.

ANA

Agncia Nacional de guas. Autarquia vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente MMA criada em 2000. responsvel por regular o uso da gua em rios e lagos de domnio da Unio e pela implementao dos instrumentos de gesto da Poltica Nacional de Recursos Hdricos.

ANLISE BACTERIOLGICA DA GUA

o exame das condies da gua para ser consumida. O elemento determinante a presena ou no de coliformes, principalmente os fecais, que no devem existir nas guas potveis.

ANLISE FSICO-QUMICA DA GUA

O exame fsico determina as caractersticas fsicas da gua como a cor, turbidez, sabor, odor, temperatura, entre outros. As caractersticas qumicas da gua so determinadas pela presena de substncias qumicas oriundas dos terrenos por onde ela passou ou que recebeu de contribuio, como por exemplo, o clcio, o ferro, compostos qumicos, metais pesados etc. Veja tambm a definio de TURBIDEZ.

APP

rea de preservao permanente. So reas legalmente protegidas, cobertas ou no de vegetao, que possuem funes ambientais, tais como: atenuar a eroso; preservar os rios, nascentes e lagos, contribuindo para qualidade das guas e sua manuteno. S podem sofrer interveno com autorizao dos rgos competentes, que no caso de Minas Gerais so o IEF e o IBAMA. So exemplos de APP: margens de rios, ao redor de lagos, topos de morros etc. Veja tambm as definies de EROSO, IEF e IBAMA.

APROVEITAMENTO HIDRELTRICO OU HIDROENERGTICO

o aproveitamento de um curso d'gua para produo de energia eltrica, podendo ser feito com ou sem acumulao de gua. No primeiro caso, executa-se o represamento com capacidade para acumular, durante a poca de chuvas, um volume de gua suficiente para que seja atravessado o perodo de seca. No segundo caso, no existe a interrupo do escoamento natural do curso d'gua, que passa pelas turbinas e vertedouro, denominando-se aproveitamento hidreltrico a fio d'gua. Veja tambm as definies de REPRESAMENTO, SECA e ESCOAMENTO.

AQEDUTO

Canal aberto que transporta gua por gravidade.

AQICULTURA

Uso de recurso hdrico para a criao, engorda e comrcio de espcies aquticas, utilizando-se de tanques e viveiros.

10

AQFERO
Formao geolgica que contm gua e permite que quantidades significativas dessa gua se movimentem no seu interior, em condies naturais. Constitui-se em um reservatrio de gua subterrnea, suscetvel extrao e utilizao. Veja tambm as definies de RESERVA EXPLOTVEL DO AQFERO, RESERVA RENOVVEL DO AQFERO e RESERVA DE GUA SUBTERRNEA.

AQFERO ARTESIANO

aquele cuja gua atinge a superfcie pela prpria presso natural da gua no aqfero. Veja tambm a definio de AQFERO.

REA DE DRENAGEM

Refere-se rea da bacia hidrogrfica compreendida entre os limites dos seus divisores topogrficos ou divisores de gua. expressa geralmente em km ou em hectares. Veja tambm a definio de DIVISORES DE GUA.

REA DE PRESERVAO PERMANENTE


Veja APP.

REA DEGRADADA

rea onde h ocorrncia de degradao ambiental, com alteraes negativas das suas propriedades fsicas, tais como alterao da estrutura do solo, perda de massa devido eroso e a alterao de caractersticas qumicas, devido a processos como a salinizao, lixiviao, deposio cida e a introduo de poluentes. Veja tambm as definies de DEGRADAO AMBIENTAL, EROSO, LIXIVIAO e SALINIZAO.

REAS PROTEGIDAS

reas de terra e/ou mar especialmente destinadas proteo e manuteno da diversidade biolgica e de seus recursos naturais e culturais associados, administradas por meio de instrumentos legais ou outros meios. Veja tambm a definio de UNIDADES DE CONSERVAO.

ART
Anotao de Responsabilidade Tcnica. o documento emitido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) indispensvel para todos os engenheiros, arquitetos, agrnomos e

11

demais profissionais vinculados ao CREA e significa uma garantia de que eventuais obras ou servios contratados sero executados por empresas ou profissionais com habilitao tcnica e legal.

ASSOREAMENTO

Deposio de sedimentos (areia, detritos etc.) originados de processos erosivos, transportados pela chuva ou pelo vento para os cursos dgua e fundos de vale. Provoca a reduo da profundidade e da correnteza dos rios, dificultando a navegao e diminuindo a massa de gua superficial. Veja tambm as definies de SEDIMENTAO e EROSO.

AUTO DE FISCALIZAO

Documento lavrado em formulrio prprio durante as vistorias de fiscalizao do cumprimento das normas da Poltica Estadual de Recursos Hdricos. obrigatria sua gerao em todas as vistorias, sendo constatada ou no alguma irregularidade. produzido em trs vias, destinando-se a primeira ao autuado, a segunda formao do processo administrativo e a terceira fica no bloco. Veja tambm as definies de FISCALIZAO e POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS.

AUTO DE INFRAO

Documento produzido durante a ao de fiscalizao, alm do auto de fiscalizao, quando se constata irregularidade. produzido em trs vias, destinando-se a primeira ao autuado, a segunda formao do processo administrativo e a terceira fica no bloco. Veja tambm as definies de FISCALIZAO e AUTO DE FISCALIZAO.

12

B
a unidade territorial de planejamento e gerenciamento das guas. Constitui-se no conjunto de terras delimitadas pelos divisores de gua e drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia hidrogrfica evidencia a hierarquizao dos rios, ou seja, a organizao natural por ordem de menor volume (nascentes e crregos) para os mais caudalosos (rios), escoando dos pontos mais altos para os mais baixos. Veja tambm as definies de DIVISORES DE GUA e AFLUENTES.

BACIA HIDROGRFICA

BALANO HDRICO

Estimativa detalhada da diferena entre a disponibilidade de gua e a demanda pela gua dentro de um sistema, por exemplo, uma bacia hidrogrfica, um empreendimento etc.

BARRAGEM

Veja BARRAMENTO.

BARRAGEM DE INFILTRAO BARRAGEM DE NVEL

Veja BARRAGINHA DE INFILTRAO.

Estrutura geralmente de concreto, objetivando a elevao do nvel de gua a montante a uma cota pr-determinada, tendo como principal finalidade a garantia de nveis mnimos, para as estruturas de captao instaladas. Sinnimos: DIQUES; SOLEIRAS.

BARRAGEM DE REGULARIZAO

Estrutura construda para evitar grandes variaes do nvel de um curso de gua, para controle de inundaes ou para melhoria das condies de navegabilidade. Veja tambm a definio de BARRAGEM.

13

BARRAGEM SUBTERRNEA
o armazenamento das guas no perfil do solo, de forma a permitir a criao ou a elevao do lenol fretico existente. uma tecnologia alternativa adaptada s condies semi-ridas, possibilitando a explorao de uma agricultura de vazanteou uma subirrigao, a partir do aproveitamento das guas de chuva, evitando-se que escoem na superfcie do solo, onde podem causar eroso, alm de no poderem ser utilizadas posteriormente. Veja tambm a definio de LENOL FRETICO.

BARRAGINHA DE INFILTRAO
Espcie de mini-aude que armazena a gua da chuva, criado para permitir a infiltrao lenta, o aumento da taxa de infiltrao da gua no solo e reduo da ao negativa do escoamento da gua em reas com problemas de eroso. Sinnimo: BARRAGEM DE INFILTRAO. Veja tambm as definies de INFILTRAO, ESCOAMENTO e EROSO.

BARRAMENTO

Estrutura construda em um curso dgua transversalmente direo de escoamento de suas guas, alterando as suas condies de escoamento natural, objetivando a formao de um reservatrio a montante, tendo como principal finalidade a regularizao das vazes liberadas jusante, por meio de estruturas controladoras de descargas. O reservatrio de acumulao pode atender a uma ou a diversas finalidades como abastecimento de gua para cidades ou indstrias, aproveitamento hidreltrico, irrigao, controle de enchentes, regularizao de curso de gua etc. Sinnimo: BARRAGEM.

BATERIA DE POOS
Conjunto de poos tubulares. A denominao de bateria de poos a partir de dois poos tubulares ou mais. Veja tambm a definio de POO TUBULAR PROFUNDO.

BATIMETRIA

a medio das profundidades do fundo dos lagos, mares e rios, criando uma espcie de mapa do fundo do leito do corpo hdrico. utilizada, por exemplo, para auxiliar a definio de trechos navegveis de um rio. Veja tambm a definio de LEITO DE RIO.

14

BENS DE DOMNIO PBLICO


So os bens de domnio nacional pertencentes Unio, estados e municpios, classificados em bens de uso comum (mares, rios, estradas, ruas e praas), bens de uso especial (edifcios e terrenos) e bens dominicais (o patrimnio propriamente).

BOCA DO RIO
Veja FOZ.

BOOROCA BREJO

Veja VOOROCA.

Terreno molhado ou saturado de gua, alagvel de tempos em tempos, coberto com vegetao natural prpria, na qual predominam arbustos e gramneas, com ocorrncia de algumas espcies arbreas.

15

16

C
o conjunto de registros de pessoas fsicas e jurdicas, usurias de gua bruta superficial ou subterrnea para conhecimento do Instituto Mineiro de Gesto das guas Igam e da Agncia Nacional de guas - ANA. Permite regular e ordenar os usos da gua para cada bacia, bem como a quantidade utilizada por cada setor, elemento fundamental para a implementao dos instrumentos de gesto dos recursos hdricos e de polticas pblicas voltadas para melhoria da qualidade e da quantidade da gua. Veja tambm as definies de GUA BRUTA, IGAM e ANA.

CADASTRO DE USURIO DE RECURSOS HDRICOS

CMARAS ESPECIALIZADAS
Veja CMARAS TCNICAS.

So rgos tcnicos especializados, deliberativos e normativos, que integram o COPAM e o CERH-MG e os Comits de Bacias, encarregados de analisar e compatibilizar planos, projetos e atividades de proteo ambiental com a legislao especfica, no mbito de sua competncia. So trs as cmaras tcnicas no CERHMG: Cmara Tcnica Institucional e Legal de Minas Gerais CTIL-MG, Cmara Tcnica de Instrumento de Gesto CTIG-MG, e Cmara Tcnica de Planos de Recursos Hdricos do Conselho Estadual de Recursos Hdricos de Minas Gerais CTPLAN-MG. Sinnimo: CMARAS ESPECIALIZADAS. Veja tambm as definies de COPAMMG e CERH-MG.

CMARAS TCNICAS

CANALIZAO

toda obra ou servio que tenha por objetivo dar forma geomtrica definida para a seo transversal do curso d'gua, ou trecho deste, com ou sem revestimento de qualquer espcie nas margens ou no fundo.

17

CAPTAO
Estrutura construda junto a um corpo dgua, que permite o desvio, controlado ou no, de um certo volume, com a finalidade de atender a um ou mais usos da gua. Veja tambm as definies de CAPTAO DE GUA e CAPTAO A FIO DGUA.

CAPTAO A FIO DGUA

Captao feita atravs de pequena barragem, desconsiderando-se o volume do reservatrio criado, onde a vazo captada menor ou igual descarga mnima do rio ou riacho, portanto, havendo descargas pelo vertedouro na quase totalidade do tempo. Veja tambm as definies de CAPTAO, CAPTAO DE GUA e VERTEDOURO.

CAPTAO DE GUA CARREAMENTO

Veja DERIVAO DE GUA.

Transporte de partculas slidas (areia, lama, solo, partes de rocha etc.) de um local para outro pela gua.

CAUDAL

Veja VAZO.

CAVA ALUVIONAR

Cavidade formada pela retirada do minrio de aluvio, que aquele formado nos sedimentos depositados pelos rios.

CBH

Comit de Bacia Hidrogrfica. rgo colegiado com atribuies normativas e deliberativas o foro principal para o debate de problemas, o planejamento e a tomada de deciso sobre os usos mltiplos dos recursos hdricos no mbito da bacia hidrogrfica de sua jurisdio. So competncias legais dos Comits: promover o debate das questes relacionadas a recursos hdricos e articular a atuao das entidades intervenientes, bem como arbitrar, em primeira instncia administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hdricos; aprovar o Plano de Recursos Hdricos da bacia; acompanhar sua execuo e sugerir as providncias necessrias ao cumprimento de suas metas; propor ao CERH-MG as acumulaes, as derivaes, as captaes e os lanamentos de pouca expresso, para efeito de iseno da obrigatoriedade de outorga, bem como

18

estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e ainda estabelecer critrios de rateio de custo das obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo. Veja tambm a definio de CERH-MG.

CERH-MG
Conselho Estadual de Recursos Hdricos de Minas Gerais. rgo mximo na hierarquia do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hdricos SEGRH-MG, constitudo de forma colegiada, de carter normativo e deliberativo, atuando como a instncia administrativa mais importante do Sistema. composto pelos poderes pblicos estadual e municipal, representantes de usurios e da sociedade civil ligada a recursos hdricos. Veja tambm as definies de SEGRH-MG e CNRH.

CHEIA

Veja ENCHENTE.

CHORUME

Lquido poluente de cor escura e forte odor, originado de processos biolgicos, qumicos e fsicos da decomposio de resduos orgnicos.

a contnua circulao da gua em nosso planeta, que inclui os fenmenos de evaporao, precipitao, transporte, escoamento superficial, infiltrao, reteno e percolao da gua. Simplificadamente tem incio com a evaporao da gua dos oceanos, rios, lagos e vegetao. O vapor resultante transportado pelo movimento das massas de ar. Sob determinadas condies, o vapor condensado, formando as nuvens, que por sua vez podem resultar em precipitao (chuva, neve etc.). A precipitao que ocorre sobre a terra dispersa de vrias formas. Parte da gua escoa sobre a superfcie ou atravs do solo para formar os rios. A parte que infiltra, penetrando profundamente o solo, vai alimentar as reservas subterrneas de gua. Boa parte fica temporariamente retida no solo e retorna atmosfera por evapotranspirao para constituir o ciclo novamente. Sinnimo: CICLO DAS GUAS. Veja tambm as definies de PRECIPITAO, ESCOAMENTO SUPERFICIAL, PERCOLAO, INFILTRAO e EVAPOTRANSPIRAO.

CICLO HIDROLGICO

19

CISTERNA
Poo de captao de gua subterrnea, escavados manualmente e de grande dimetro (superior a 0,5 m meio metro).

CLASSES DE CORPOS DGUA

a classificao das guas doces, salobras e salinas que existem na natureza, com base nos usos preponderantes, atuais e futuros, e relevncia econmica, social e ambiental em um determinado trecho de corpo hdrico. As classes dos corpos d'gua so determinadas pelos rgos do meio ambiente. De acordo com a Resoluo CONAMA n 20/86, foram estabelecidas nove classes de gua, sendo cinco para as guas doces, duas para as salinas e duas para as salobras.

CNRH

Conselho Nacional de Recursos Hdricos. rgo mximo na hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos SINGREH, constituindo-se num sistema colegiado, de carter normativo e deliberativo. composto pelo poder pblico federal, representantes dos conselhos estaduais de recursos hdricos e organizaes civis de recursos hdricos. Veja tambm as definies de CERH-MG e SINGREH.

COBRANA PELO USO DOS RECURSOS HDRICOS

um dos instrumentos de gesto de recursos hdricos, essencial para criar as condies de equilbrio entre as foras da oferta (disponibilidade de gua) e da demanda, promovendo, em conseqncia, a harmonia entre os usurios competidores, ao mesmo tempo em que tambm promove a redistribuio dos custos sociais, a melhoria da qualidade dos efluentes lanados, alm de oportunizar a formao de fundos financeiros para as obras, programas e intervenes para melhoria das condies ambientais da bacia. Veja tambm definio de INSTRUMENTOS DE GESTO.

CODEVASF

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do So Francisco e do Parnaba. Vinculada ao Ministrio da Integrao Nacional, a CODEVASF foi criada em 1974, com o objetivo de promover o desenvolvimento do rio So Francisco e seus afluentes. Por meio da Lei n 9.954 de 2000, passou tambm a atuar no vale do rio Parnaba. Atualmente, as aes da Companhia abrangem os estados do

20

Alagoas, Bahia, Gois, Minas Gerais, Maranho, Piau e parte do Distrito Federal.

Pernambuco,

Sergipe,

COMPENSAO FINANCEIRA

So recursos financeiros a crdito do Estado e dos municpios em decorrncia da rea alagada pelos aproveitamentos hidroenergticos realizados em seu territrio. O valor pago em funo dos danos causados e da restrio do uso do solo provocado pelo aproveitamento hidroenergtico de 0,75% do valor da energia gerada pelas concessionrias e empresas autorizadas a produzir energia. O fundo FHIDRO formado em parte por recursos da compensao financeira. Veja tambm definio de FHIDRO.

CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS


Veja CERH-MG.

CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS


Veja CNRH.

CONSERVAO

a utilizao dos bens fornecidos pela natureza, conseguindo o mximo benefcio para o maior grupo humano e pelo maior tempo possvel. Conservar os recursos naturais, como a gua, no significa guardar, mas obter o mximo aproveitamento no predatrio. Veja tambm as definies de PRESERVAO e PROTEO.

CONTAMINAO

Introduo de organismos patognicos, substncias txicas ou outros elementos no presentes normalmente, que tornam a gua imprpria para a sua utilidade prevista ou uso pretendido. um tipo particular de poluio. Veja tambm a definio de POLUIO.

CONTRIBUIO UNITRIA
Veja VAZO ESPECFICA.

COPAM-MG

Conselho Estadual de Poltica Ambiental. rgo mximo no Estado de Minas Gerais responsvel pela gesto e gerenciamento ambiental. Com suas cmaras especializadas (cmara de atividades minerarias, industriais, agrossilvipastoris etc.) exerce papel normativo, autorizativo e deliberativo em mbito estadual.

21

COPASA
Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Concessionria estadual que responde pelo abastecimento de 586 dos 853 municpios mineiros e pela operao de esgotamento sanitrio de 101 municpios.

CORPO D'GUA

Denominao genrica para qualquer manancial hdrico; curso d'gua, trecho de rio, reservatrio artificial ou natural, lago, lagoa ou aqfero subterrneo. Sinnimo: CORPO HDRICO.

CORPO HDRICO CURSO D'GUA

Veja CORPO D'GUA.

Denominao geral para os fluxos de gua em canal natural de drenagem de uma bacia, tais como rio, riacho, ribeiro, crrego etc.

CURVA DE RENDIMENTO
Veja VAZO ESPECFICA.

CUSTOS E EMOLUMENTOS DA OUTORGA

So os custos pagos pelo requerente de outorga, necessrios para cobrir os custos operacionais inerentes ao seu processamento e os custos referentes vistoria, bem como de publicao da Portaria de Outorga no Dirio Oficial do Estado. Veja tambm a definio de REQUERENTE.

22

D
DBO
Demanda Bioqumica de Oxignio. A DBO a quantidade de oxignio necessria para oxidar a matria orgnica por decomposio microbiana aerbia para uma forma inorgnica estvel. A DBO normalmente considerada como a quantidade de oxignio consumido durante um determinado perodo de tempo, numa temperatura de incubao especfica. Um perodo de tempo de 5 dias numa temperatura de incubao de 20oC freqentemente usado e referido como DBO5,20. a forma mais utilizada para se medir a quantidade de matria orgnica presente em um corpo d'gua, ou seja, mede-se a quantidade de oxignio necessrio para estabilizar a matria orgnica com a cooperao de bactrias aerbias. Quanto maior o grau de poluio orgnica, maior ser a DBO. A presena de um alto teor de matria orgnica pode induzir completa extino do oxignio na gua, provocando o desaparecimento de peixes e outras formas de vida aqutica. Um elevado valor da DBO pode indicar um incremento da microflora presente e interferir no equilbrio da vida aqutica, alm de produzir sabores e odores desagradveis e ainda, pode obstruir os filtros de areia utilizados nas estaes de tratamento de gua.

DEFESA

No aspecto jurdico, a exposio dos fatos e produo de provas em favor de um ru.

DFICIT DE GUA

quando a demanda por gua maior que a disponibilidade hdrica. Pode ocorrer por conseqncia de fatores climticos como a falta de chuva, por exemplo, ou por aes antrpicas (aterramento de nascentes para uso do solo no meio rural). Veja tambm as definies de DEMANDA DE GUA, DISPONIBILIDADE HDRICA e NASCENTE.

23

DEFLVIO
a somatria da gua que chega aos cursos de gua de uma bacia, aps ter escoado superficialmente e subterraneamente.

DEGRADAO AMBIENTAL

Alterao adversa da qualidade ambiental, resultante de atividades humanas que direta ou indiretamente: prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente. Veja tambm as definies de REA DEGRADADA e POLUIO.

DEMANDA DE GUA

Quantidade de gua necessria para atender aos usos existentes em determinada bacia hidrogrfica, baseada em elementos de tempo e de quantidade e relacionada com um ponto especfico da bacia. Considera-se tambm como demanda de gua a requisio ou ordem das necessidades totais ou quantidades especificadas de gua em uma bacia hidrogrfica.

DEPURAO NATURAL

Purificao de um corpo hdrico por processo biolgico natural, eliminando os poluentes orgnicos do meio aqutico. Depende dos microorganismos presentes (bactrias, algas, fungos, protozorios), da oxigenao e reoxigenao na gua, da atmosfera e da luz (fotossntese). Resulta em reduo bacteriana, satisfao da Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), estabilizao dos constituintes orgnicos, renovao do oxignio dissolvido (OD) consumido e o retorno s caractersticas normais do corpo d'gua em relao biota. Sinnimo: AUTODEPURAO. Veja tambm as definies de DEMANDA BIOQUMICA DE OXIGNIO e OXIGNIO DISSOLVIDO.

DERIVAO DE GUA

toda retirada, recolhimento ou aproveitamento de gua proveniente de qualquer corpo hdrico, ou seja, toda gua captada ou desviada do seu curso natural destinada a qualquer fim, como abastecimento domstico, irrigao, uso industrial etc. Veja tambm as definies de CAPTAO e CAPTAO DE GUA.

24

DESASSOREAMENTO
a retirada de sedimentos, cascalho, rocha etc. do fundo do leito do rio, com o objetivo de aumentar a profundidade do leito, geralmente com o objetivo de permitir a navegao do curso dgua.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Termo criado em 1987, definido no Relatrio Nosso Futuro Comum da Comisso Brundtland (Comisso Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento) como "desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de satisfazer as suas prprias necessidades".

DESMATAMENTO

a retirada das matas e florestas naturais para o aproveitamento da madeira ou para a utilizao do solo em atividades diversas como agricultura ou pecuria. O desmatamento nas nascentes dos rios ou riachos provoca o progressivo desaparecimento do manancial, e nas margens dos rios, riachos, lagos e audes, provoca problemas como o assoreamento e facilita o transporte (carreamento) de materiais de todo tamanho e espcie para o interior dos corpos d'gua, inclusive os agrotxicos. O desmatamento s no ilegal quando feito com autorizao do rgo competente (IEF ou IBAMA). Veja tambm as definies de ASSOREAMENTO, IEF e IBAMA.

DESPEJOS DOMSTICOS

Despejos decorrentes do uso de gua para fins higinicos, excludas as guas pluviais (guas de chuva).

DESPERDCIO

o esbanjamento devido ao desconhecimento ou falta de orientao ou de sensibilizao das pessoas quanto quantidade de gua perdida pelo mau uso dos aparelhos e equipamentos hidrulicos, bem como vazamentos nas instalaes. So atos de desperdcio de gua: deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes ou faz a barba; enquanto se usa o sabonete no banho; enquanto se ensaboa a loua ao lav-la; lavar carro ou caladas com mangueira; aguar o jardim quando o sol j est alto; torneiras pingando ou vasos sanitrios vazando etc.

25

DESVIO EM CORPO DE GUA


Alterao do percurso natural do corpo de gua para fins diversos. O desvio em corpo de gua pode ser parcial ou total. O desvio parcial consiste na preservao em parte do curso original e gerao de novos cursos de gua artificiais com vazes inferiores ao do curso original. O desvio total consiste em desviar o leito natural totalmente.

DESSEDENTAO

Satisfao da sede, seja humana ou animal.

DIA MUNDIAL DA GUA

o dia 22 de maro de cada ano, adotado pela Assemblia Geral das Naes Unidas, de acordo com as recomendaes da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, contidas no captulo 18 da Agenda 21, que trata sobre os recursos hdricos.

DIQUE

Veja BARRAGEM DE NVEL.

DIREITO DE USO DE RECURSOS HDRICOS

Direito legalmente assegurado aos titulares de outorga aproveitamento da gua conforme a destinao desejada.

de

DISPONIBILIDADE HDRICA

a quantidade de gua disponvel em um ponto do corpo hdrico definida a partir das caractersticas hidrolgicas do curso dgua e o volume outorgado na bacia correspondente. Considera-se tambm disponibilidade como sendo a diferena entre o volume outorgvel e o volume outorgado. Veja tambm as definies de CORPO HDRICO, VOLUME OUTORGADO e VOLUME OUTORGVEL.

Linha que separa as guas de precipitaes de chuva, dividindo as guas que escoam para bacias vizinhas e as que contribuem para o escoamento superficial da mesma. Geralmente, pensa-se em divisores formados por altas montanhas. No entanto, h alguns divisores muitas vezes imperceptveis Sinnimos: DIVISOR TOPOGRFICO; LINHA DE CUMEADA.

DIVISOR DE GUA

26

DOENAS DE VEICULAO HDRICA

So as doenas causadas por substncias presentes acidentalmente na gua, como, por exemplo, a contaminao por chumbo, cianetos, mercrio, defensivos agrcolas etc., ou ento pelos microorganismos patognicos como os vrus, bactrias, protozorios, fungos e helmintos, que no fazem parte da fauna e flora naturais da gua e que causam doenas infecciosas, direta ou indiretamente, como por exemplo, febre tifide, clera, amebase, disenteria bacilar, hepatite infecciosa, leptospirose, giardase, dengue, febre amarela, malria, filariose, ancilostomase, ascaridase, salmonelose, escabiose, pediculose, tracoma, conjuntivite, esquistossomose etc.

DQO

Demanda Qumica de Oxignio. Medida da capacidade de consumo de oxignio por oxidao qumica pela matria orgnica presente na gua ou gua residuria. A DQO no diferencia a matria orgnica estvel e assim no pode ser necessariamente correlacionada com a demanda bioqumica de oxignio (DBO). O teste de DQO utilizado para medir a quantidade de matria orgnica das guas naturais e dos esgotos. Tambm usado para medir a quantidade de matria orgnica em esgotos que contm substncias txicas. Em geral, a DQO maior que a DBO. Veja tambm a definio de DBO.

DRAGAGEM

Retirada de areia ou lodo do fundo dos rios e portos com utilizao de draga.

DURAO DA PRECIPITAO

Intervalo de tempo decorrido entre o incio e o trmino de uma precipitao, medida em minuto ou hora. Veja tambm a definio de PRECIPITAO.

27

28

E
ECOLOGIA
a cincia que estuda as relaes dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. Um dos seus objetivos a anlise dos ecossistemas: a forma como os fatores fsicos ou abiticos (clima, solo, gua) interagem com a parcela viva da natureza ou bitica (flora, fauna e microorganismos), criando um sistema estvel.

ECLUSA

uma espcie de elevador de gua utilizado para a navegao em cursos dgua com desnvel. Consiste em um corredor fechado nas duas extremidades por comportas, que so enormes e pesadas para suportar a fora e a presso das guas do rio. Quando a embarcao est dentro do corredor, a gua entra por tubos embaixo do leito do rio e comea a erguer a embarcao. Quando o nvel da gua dentro da eclusa chega ao nvel da represa do rio acima, a comporta de sada aberta e o navio segue seu destino. Sinnimo: TRANSPOSIO DE NVEL.

EDUCAO AMBIENTAL

Entende-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum de todos, essencial qualidade de vida e sua sustentabilidade. Para uma sustentabilidade eqitativa, a educao ambiental um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida.

EFLUENTE

Substncia lquida com predominncia de gua produzida pelas atividades humanas (esgotos domsticos, resduos lquidos e gasosos das indstrias etc.) lanada rede de esgotos ou nas guas receptoras (cursos d'gua, lago ou aqfero), com ou sem tratamento e com a finalidade de utilizar essas guas receptoras no seu transporte e diluio.

29

EIA-RIMA
Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental. O Estudo de Impacto Ambiental composto por estudos tcnicos e cientficos, constituindo em um procedimento administrativo de preveno e de monitoramento dos danos ambientais, com duas grandes orientaes: deve oferecer alternativa e apontar as razes de confiabilidade da soluo a ser adotada. O Relatrio de Impacto Ambiental o documento que apresenta os resultados dos estudos e deve esclarecer todos os elementos do projeto, de modo compreensvel a todos, para que possam ser divulgados e apreciados pelos grupos sociais e instituies envolvidas.

EMPREENDIMENTO
o conjunto de obras, instalaes e operaes com a finalidade de produzir bens, de proporcionar meios e/ou facilidades ao desenvolvimento e ao bem-estar social. Define-se tambm como toda implantao de atividade ou atividade desenvolvida, realizada ou efetivada por uma organizao, pessoa fsica ou jurdica, que oferea bens e/ou servios, com vista, em geral, obteno de lucros.

ENCHENTE
o transbordamento das guas do leito natural de um crrego, rio, lagoa, mar etc. Provocado pela ocorrncia de vazes relativamente grandes de escoamento superficial, ocasionados comumente por chuvas intensas e contnuas. Sinnimo: CHEIA. Veja tambm as definies de INUNDAO, VAZO e ESCOAMENTO SUPERFICIAL.

ENQUADRAMENTO DE CORPOS DE SEGUNDO OS USOS PREPONDERANTES

GUA

EM

CLASSES,

o estabelecimento do nvel de qualidade (classe) a ser alcanado e/ou mantido em um trecho de corpo dgua ao longo do tempo. um dos instrumentos de gesto de recursos hdricos que objetiva assegurar s guas qualidade compatvel com os usos mais exigentes a que forem destinadas, bem como diminuir os custos de combate poluio das guas mediante aes preventivas permanentes.

EROSO

o processo de desagregao e transporte das partculas slidas do solo, subsolo e rocha pela ao das guas dos rios (eroso fluvial),

30

das guas de chuva (eroso pluvial), dos ventos (eroso elica), do degelo (eroso glacial) ou das correntes e ondas do mar (eroso marinha). A ao humana pode acelerar, direta ou indiretamente, o processo natural de eroso, que depende, sobretudo, das propriedades do solo, clima, vegetao, topografia e outras condies. A cobertura vegetal influencia as taxas de escoamento superficial e eroso mais do que qualquer outro fator fsico individual. Veja tambm a definio de ESCOAMENTO SUPERFICIAL.

ESCASSEZ DE GUA

Falta ou insuficincia de gua resultante do consumo cada vez maior da gua; do seu mau uso, do desmatamento, da poluio e do desperdcio.

ESCOAMENTO

o modo como flui uma corrente de gua (sua vazo, sua velocidade etc.).

ESCOAMENTO SUPERFICIAL

a fase do ciclo hidrolgico que se refere ao deslocamento do conjunto das guas que, por efeito da gravidade, se desloca na superfcie da terra.

ESCOAMENTO SUBTERRNEO

Refere-se ao fluxo, distribuio e deslocamento de todas as guas existentes sob a superfcie da terra.

ESGOTO DOMSTICO

aquele que provm principalmente de residncias, estabelecimentos comerciais, instituies ou quaisquer edificaes que dispem de instalaes de banheiros, lavanderias e cozinhas. Compe-se essencialmente de gua de banho, excretas (fezes humanas e urina), papel higinico, restos de comida, sabo, detergentes e guas de lavagem.

ESPELHO DGUA
a superfcie contnua de gua, exposta atmosfera e visveis de uma determinada altitude, relacionadas com lagos, lagoas, rios e reservatrios de barragens e audes.

31

EUTROFIZAO
o crescimento excessivo no corpo hdrico de algas e plantas aquticas planctnicas e fixas, tanto microscpicas quanto de tamanhos maiores, provocado pelo recebimento excessivo de nutrientes (nitrognio e fsforo). Esses nutrientes advm principalmente dos efluentes industriais e esgotos. O processo de eutrofizao mais comum em lagos e represas, mas pode ocorrer tambm em rios, embora seja menos freqente, devido s condies ambientais serem mais desfavorveis para o crescimento de algas e outras plantas, como turbidez e velocidades elevadas. Tambm pode ser um processo natural de envelhecimento do corpo hdrico atravs de sedimentos advindos da bacia hidrogrfica que aumentam a quantidade de nutrientes. Veja tambm as definies de CORPO HDRICO e TURBIDEZ.

EVAPORAO POTENCIAL

Quantidade de gua que seria evaporada por uma extensa superfcie de gua pura, livremente exposta s condies atmosfricas reinantes no local.

EVAPOTRANSPIRAO
Processo natural de transferncia de gua para a atmosfera por meio da evaporao de gua das superfcies e transpirao das plantas, proporcionando o aumento da umidade do ar. A evapotranspirao processo de grande importncia para o ciclo hidrolgico. Veja tambm a definio de CICLO HIDROLGICO.

EVENTO HIDROLGICO CRTICO

So os extremos de enchente e de seca, em que ocorrem chuvas torrenciais que ultrapassam a capacidade dos cursos d'gua provocando inundaes, ou quando as chuvas e o escoamento superficial cessam por longos perodos. So fenmenos naturais que podem ser agravados pela interveno humana no meio ambiente.

EXPLOTAO

Retirada da natureza de um recurso natural, como recursos hdricos, recursos minerais, madeira etc., para utilizao. Sinnimo: EXPLORAO.

EXUTRIO
Veja FOZ.

32

F
Formulrio Integrado de Caracterizao do Empreendimento. o primeiro documento que o requerente de outorga e/ou licenciamento ambiental deve preencher e encaminhar aos rgos ambientais.

FCEI

FEAM

Fundao Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais. rgo estadual criado em 1987, vinculado Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel, responsvel por executar, no mbito do Estado, a poltica de proteo, conservao e melhoria da qualidade ambiental no que concerne preveno, correo da poluio ou da degradao ambiental provocada pelas atividades industriais, minerrias e de infra-estrutura, bem como promover e realizar estudos e pesquisas sobre a poluio e qualidade do ar, da gua e do solo.

FHIDRO

Fundo de Recuperao, Proteo e Desenvolvimento Sustentvel das Bacias Hidrogrficas do Estado de Minas Gerais. Criado legalmente em 1999 e em funcionamento desde 2006, o fundo visa dar apoio financeiro a programas e projetos que promovam a racionalizao do uso e a melhoria, nos aspectos quantitativo e qualitativo, dos recursos hdricos no estado.

FISCALIZAO

o acompanhamento efetivo e sistemtico do cumprimento da lei, decretos, normas e disposies sobre os recursos hdricos.

FLUXO DE BASE

o caudal de um curso dgua que alimentado unicamente por gua subterrnea. Geralmente esta situao provocada por longos perodos sem a ocorrncia de precipitao. Veja tambm a definio de CAUDAL e PRECIPITAO.

33

FREQNCIA
o nmero de ocorrncias de uma determinada vazo (Q) em um intervalo de tempo (T).

FOBI

Formulrio de Orientao Bsica Integrado. Emitido pelo rgo ambiental. Contm as orientaes e exigncias (documentao e estudos tcnicos) para prosseguimento do processo de outorga e/ou licenciamento.

FONTE HDRICA

Lugar onde brota ou nascem guas. A fonte um manancial de gua, subterrneo ou superficial, que resulta da infiltrao das guas nas camadas permeveis. Poos artificiais, cavados ou perfurados, atingindo o lenol ou o aqfero e disponibilizados em bicas ou chafarizes, tambm so, eventualmente, chamados de fontes. Veja tambm as definies de MANANCIAL HDRICO, SURGNCIA, NASCENTE e OLHO DGUA.

FONTE POLUIDORA

Toda instalao de pessoa, fsica ou jurdica, de cuja atividade resulta a emisso de poluentes.

FRONTEIRA NATURAL

Limite entre estados ou regies formadas por elementos naturais (rios, montes, lagos).

FOZ
Local onde o rio desgua podendo ser em outro rio, lago, lagoa ou no mar. A Foz pode ser de dois tipos: esturio onde o rio toma a forma afunilada; ou a foz em delta, em que o rio forma varias ilhas ou canais. Sinnimos: BOCA DO RIO; EXUTRIO.

34

G
GERENCIAMENTO
a produo de informaes, o acompanhamento e a tomada de decises que tm por objetivo final promover o uso, o controle e a proteo dos recursos ambientais.

GESTO DAS GUAS

Veja GESTO DE RECURSOS HDRICOS.

GESTO DE RECURSOS HDRICOS

a utilizao e a administrao racional, democrtica e participativa dos recursos hdricos. A gesto das guas tambm pode ser definida como uma atividade analtica e criativa voltada formulao de princpios e diretrizes (Poltica das guas), ao preparo de documentos orientadores e normativos, estruturao de sistemas gerenciais e tomada de decises (modelo de gerenciamento) que tm por objetivo final promover o inventrio, uso, controle e proteo dos recursos hdricos (planejamento). Sinnimo: GESTO DAS GUAS.

GESTO COMPARTILHADA

Constitui-se em uma forma de gesto em que cabem aos Poderes Pblicos Municipais e Estaduais, Usurios, Sociedade Civil Organizada, s ONG e outros agentes interessados, atravs dos mecanismos estabelecidos, tomarem parte e assumir seu papel na gesto dos recursos hdricos.

GESTO DESCENTRALIZADA

Trata-se de um dos princpios da gesto de recursos hdricos, no qual se prioriza a tomada de decises envolvendo todos os nveis hierrquicos e entidades, atingindo o mbito dos municpios, dos comits de bacia hidrogrfica e mesmo o mbito local.

GESTO PARTICIPATIVA
Constitui-se na forma de gesto em que h espao para a participao democrtica dos usurios, da sociedade civil

35

organizada e outros agentes interessados, exercendo suas influncias no processo de tomada de deciso, defendendo seus pontos de vista sobre investimentos e outras formas de interveno na bacia hidrogrfica e na administrao dos recursos hdricos locais.

36

HI
HIDRULICA
o estudo do comportamento da gua e de outros lquidos quer em repouso, quer em movimento. Veja tambm as definies de HIDROGEOLOGIA, HIDROGRAFIA e HIDROLOGIA.

HIDROGEOLOGIA

A hidrogeologia estuda as formas de interao entre a gua e o sistema geolgico. a parte da geologia que estuda as rochas, suas formas de ocorrncia e sua capacidade de armazenamento de gua. Veja tambm as definies de HIDROGRAFIA e HIDROLOGIA.

HIDROGRAFIA

o estudo e mapeamento das guas continentais e ocenicas da superfcie terrestre, com foco na medida e descrio das caractersticas fsicas como a profundidade das guas, a velocidade e a direo das correntes dos oceanos, mares, lagos, e rios. Veja tambm as definies de HIDROGEOLOGIA, HIDROLOGIA e HIDRULICA.

HIDROLOGIA

a cincia que trata das guas da Terra, sua ocorrncia, circulao e distribuio, suas propriedades fsicas e qumicas, e suas reaes com o meio ambiente, inclusive suas relaes com a vida.

HIDRMETRO

o aparelho destinado a medir e indicar o volume de gua que o atravessa, ou seja, o consumo de gua, popularmente conhecido como contador de gua em ligaes domiciliares ou prediais.

HIDROSFERA

a esfera das guas, compreendendo os rios, lagos, mares, guas subterrneas etc. A hidrosfera distribuda de forma descontinua a superfcie da Terra.

37

IBAMA
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. rgo federal criado em 1989. A partir da fuso de quatro entidades brasileiras que atuavam na rea ambiental: Secretaria do Meio Ambiente SEMA; Superintendncia da Borracha SUDHEVEA; Superintendncia da Pesca SUDEPE e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF. As autoridades brasileiras, preocupadas com a repercusso internacional das questes discutidas na Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente, a ECO92, determinaram, no mesmo ano, a criao do Ministrio do Meio Ambiente - MMA, ao qual o IBAMA ficou vinculado. Sua finalidade executar as atribuies federais permanentes referentes poltica nacional de meio ambiente, preservao e conservao, uso sustentvel dos recursos ambientais e sua fiscalizao e controle.

IEF

Instituto Estadual de Florestas. rgo estadual criado em 1962, atualmente vinculado Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (SEMAD), responsvel pela preservao e conservao da vegetao do Estado, proteger a biodiversidade, regular a pesca e administrar as unidades de conservao (parques, reservas biolgicas, reas de preservao ambiental etc.) estaduais. Veja tambm as definies de SEMAD, SISEMA e UNIDADE DE CONSERVAO.

IGAM

Instituto Mineiro de Gesto das guas. rgo estadual criado em 1997, vinculado Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel, responsvel por: preservar a qualidade e a quantidade das guas em Minas Gerais; coordenar, orientar e incentivar a criao dos comits de bacias hidrogrficas; fiscalizar os usos de recursos hdricos no estado e implantar os instrumentos de gesto definidos na Poltica Estadual de Recursos Hdricos. Veja tambm as definies de SEMAD, SISEMA, COMITS DE BACIAS, INSTRUMENTOS DE GESTO e POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS.

IMPACTO AMBIENTAL

qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, podem afetar: a sade, a segurana e o bem-estar

38

da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

IN NATURA

Condio do esgoto que lanado nos cursos dgua sem nenhum tratamento.

INFILTRAO

o fenmeno de absoro, penetrao e movimentao subterrnea de precipitao da gua no solo e subsolo, sob a ao da gravidade, at a regio de saturao de gua do solo. Veja tambm as definies de NVEL FRETICO e PRECIPITAO.

INSTRUMENTOS DE GESTO

So meios, mecanismos e processos legais, econmicos e tcnicos previstos em lei que so colocados em prtica por meio do aparato tcnico-organizacional do Estado e pela mobilizao social, que permitem a execuo da Poltica Estadual de Recursos Hdricos e o gerenciamento dos recursos hdricos. So os seguintes instrumentos de gesto de recursos hdricos: o Plano Estadual de Recursos Hdricos; os Planos Diretores de Recursos Hdricos de Bacias Hidrogrficas; o Sistema Estadual de Informaes sobre Recursos Hdricos; o enquadramento dos corpos dgua em classes, segundo seus usos preponderantes; a outorga dos direitos de usos de recursos hdricos; a cobrana pelo uso de recursos hdricos; a compensao a municpios pela explotao e restrio de uso de recursos hdricos; o rateio de custos de obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo e as penalidades.

INTENSIDADE DA PRECIPITAO

Quantidade de gua precipitada em determinado tempo, medida em mm/h, mm/min, l/s/ha. Veja tambm a definio de PRECIPITAO.

INTERCEPTORES DE ESGOTO

So estruturas de engenharia instaladas juntos aos cursos dgua que recebem esgotos. Os interceptadores tm a funo de receber os esgotos que seriam despejados nos cursos dgua e conduzi-los para a rede prpria de esgotamento sanitrio e para as estaes de tratamento.

39

INTERFERNCIA NOS RECURSOS HDRICOS


Toda e qualquer atividade, obra ou empreendimento que altere as condies de escoamento das guas, criando obstculo, produzindo modificaes ou alterando o fluxo dessas guas.

INTERFLVIO

rea elevada (topo de morro, montanha, chapada) que delimita a bacia hidrogrfica, a partir de onde a gua da chuva que cai escoa em diversas direes, seguindo o sentido dos cursos dgua. Sinnimo: DIVISOR DE GUA.

INTERMITENTE

So os cursos d'gua que, em geral, escoam durante as estaes de chuvas e secam na estiagem. Nessa poca, o nvel fretico inferior ao nvel do leito do rio, o escoamento superficial cessa ou ocorre somente durante ou imediatamente aps as chuvas torrenciais. Sinnimo: TEMPORRIO. Veja tambm as definies de NVEL FRETICO, LEITO DO RIO e ESCOAMENTO SUPERFICIAL.

INUNDAO

o fenmeno em que o volume de gua de uma enchente transborda do canal natural do rio. Podem ter duas causas: o excesso de chuvas, de tal forma que o canal do rio no suporta a vazo da enchente; ou a existncia, a jusante da rea inundada, de qualquer obstruo que impede a passagem da vazo de enchente, como por exemplo, um bueiro mal dimensionado ou entupido. Veja tambm as definies de ENCHENTE, VAZO e JUSANTE.

IQA

ndice de Qualidade da gua. Metodologia utilizada para caracterizar a qualidade da gua, utilizando-se parmetros que representam as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas da gua. Por meio desse ndice, possvel estabelecer nveis e padres de qualidade que possibilita o enquadramento dos cursos dgua em classes ou nveis de qualidade. A qualidade da gua no se restringe pureza da mesma, mas s suas caractersticas desejadas para os seus diversos usos. Veja tambm a definio de PARMETROS.

40

IRRIGAO
Operao agrcola que tem como objetivo suprir artificialmente a necessidade de gua da planta, envolvendo a implantao de equipamentos e/ou estruturas e/ou execuo de obras, dependendo do mtodo de irrigao.

41

42

JKL
JUSANTE LAGO
Em direo foz. Qualitativo de uma rea que fica abaixo de outra. Denominao genrica para qualquer poro de guas represadas, circundada por terras, de ocorrncia natural ou resultante da execuo de obras, como barragens em curso de gua ou escavao do terreno. Pequenos lagos so denominados de lagoas ou ainda de lagunas.

LANAMENTO

Toda emisso ou despejo de resduos lquidos ou gasosos em corpos d'gua aps o uso das guas em qualquer atividade ou empreendimento.

LEITO DE RIO

Canal escavado na parte mais baixa do vale, modelado pelo escoamento da gua, ao longo da qual se deslocam, em perodos normais, as guas e os sedimentos do rio. Veja tambm a definio de ESCOAMENTO.

LEITO MENOR
Veja LVEO.

LENOL FRETICO

Zona do subsolo que limita a zona saturada, que aquela onde os poros do solo ou da rocha esto totalmente preenchidos por gua subterrnea. Acima do lenol fretico h chamada a zona de aerao, que a zona abaixo da superfcie do solo onde os poros esto preenchidos por ar e tambm por um pouco de gua, na forma de umidade. A zona de aerao do solo importante na purificao das guas que percolam, atuando como filtro, como zona de oxidao de matria orgnica e de reteno de uma quantidade variada de metais pesados. A profundidade do lenol fretico depende de vrios fatores. Ela tende a acompanhar o

43

relevo e oscila ao longo do ano, sendo rebaixado com o escoamento para nascentes ou elevado com a incorporao de gua infiltrada da chuva. De um modo geral, podemos afirmar que o lenol fretico mais raso (atinge mais rpido a gua) nos fundos de vale. O lenol fretico que alimenta os rios perenes, garantindo a presena da gua no rio ao longo de todo o ano. Sinnimo: NVEL FRETICO. Veja tambm as definies de PERCOLAO, VALE e RIO PERENE.

LICENA PRVIA LP

Documento emitido pelo SISEMA, visando estabelecer as condies para que o interessado possa iniciar e prosseguir, com segurana, a elaborao preliminar de planos e estudos para a implantao de atividades que resulte em lanamento de efluentes com carga poluidora e outros impactos ambientais, com conhecimento superficial do processo industrial a ser adotado. Corresponde fase em que h um comprometimento mtuo por parte do interessado e do Estado, atravs do SISEMA, de que determinado empreendimento ser vivel, se observados certos pr-requisitos especficos e inerentes proteo ambiental. Vencida esta etapa, seguem as LI e LO.

LICENA DE INSTALAO LI

Documento emitido pelo SISEMA, aps a anlise do projeto executivo em que se apresenta o detalhamento dos dispositivos de proteo ambiental, permitindo, mediante exigncias por parte do rgo, a montagem, instalao dos equipamentos ou construo de unidades produtivas da atividade poluidora ou potencialmente poluidora. Veja determinao SISEMA.

LICENA DE OPERAO LO

Documento emitido pelo SISEMA, atendidas todas as exigncias por ocasio da emisso da Licena de Instalao, permitindo a entrada em operao de qualquer atividade poluidora ou potencialmente poluidora. Veja tambm as definies de LI e SISEMA.

LIXIVIAO
Processo de lavagem das rochas e dos solos pelas guas das chuvas decompondo as rochas, lavando os solos e carregando os minerais para outras reas, extraindo, dessa forma, nutrientes e tornando o solo mais pobre. A lixiviao tambm ocorre em vazadouros e aterros de resduos, dissolvendo e carreando certos poluentes ali presentes para os corpos d'gua superficiais e subterrneos.

44

M
MACRFITAS AQUTICAS
As macrfitas aquticas so plantas herbceas que crescem na gua, em solos cobertos por gua ou em solos saturados. Podem viver livres, enraizadas ou flutuantes. As macrfitas influenciam significativamente a vida aqutica, fornecendo alimento (frutos, folhas e sementes) e abrigo, principalmente para os peixes e mamferos aquticos. Estes, em troca, realizam a disperso de sementes, contribuindo para a regenerao da vegetao da vrzea.

MANANCIAL

Refere-se a qualquer local que contenha gua, superficial ou subterrnea, que possa ser retirada para atender s mais diversas finalidades (abastecimento domstico, comercial, industrial e outros fins). Veja tambm a definio de FONTE HDRICA.

MANANCIAL SUBTERRNEO

todo aquele cuja gua se encontra totalmente abaixo da superfcie terrestre, podendo aflorar superfcie (fontes, bicas de gua, minadouros) ou ser elevada artificialmente atravs de conjuntos motor-bomba (poos rasos, poos profundos, galerias de infiltrao). O aproveitamento de guas subterrneas da-se, normalmente, pelas seguintes razes: qualidade satisfatria, captao prxima ao ponto ou rea de utilizao, no requer tratamento completo, custo de obteno relativamente baixo, entre outros. Veja tambm a definio de MANANCIAL.

MANANCIAL SUPERFICIAL

aquele constitudo pelos crregos, rios, riachos, lagos, represas, audes, barramentos etc. que, como o prprio nome indica, escoa na superfcie terrestre. Veja tambm a definio de MANANCIAL e MANANCIAL SUBTERRNEO.

45

MARGEM DE CORPO HDRICO


Terra que ladeia um rio ou corrente de gua. Essa rea marginal constitui-se em rea de preservao permanente. Dessa forma, necessria autorizao especfica para interveno nessa rea. Veja tambm a definio de REA DE PROTEO PERMANENTE.

MATA CILIAR

Vegetao que margeia os cursos d'gua ou que contorna os lagos, nascentes e audes, situando-se em solos midos ou at mesmo encharcados e sujeitos a inundaes peridicas. Consideradas reas de preservao permanente, as matas ciliares permitem a conservao da flora e fauna tpicas e atuam na regularizao dos fluxos de gua e de sedimentos, na manuteno da qualidade da gua e, atravs do sistema de razes e da copa das rvores e plantas, constituem a proteo mais eficiente dos solos que revestem. Veja tambm a definio de REA DE PROTEO PERMANENTE.

MEANDRO

Curva do rio; sinuosidade do leito do rio, formando amplos semicrculos em zonas de terrenos planos ou curvas fechadas onde as margens so altas e o vale profundamente escovado.

MEIO AMBIENTE

o conjunto dos fatores (condies, leis, influncias, interaes e elementos) fsicos, qumicos e biolgicos, naturais e artificiais, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e so necessrios sobrevivncia das espcies. O meio ambiente formado pelos elementos produzidos pela prpria natureza (gua, solo, vegetao, rios, relevo, clima etc.) e pelos elementos produzidos pelo homem (habitaes, fbricas, campos cultivados etc.).

MICROBACIA

Sob o aspecto fsico, a microbacia no se diferencia da definio de bacia hidrogrfica, podendo at ser classificada como uma pequena bacia. Esse conceito surgiu pela dificuldade de se planejar a interveno em bacias hidrogrficas, com toda a sua complexidade e infinitas variveis socioeconmicas e ambientais. Assim, a microbacia adotada para a realizao de programas e estudos, se contrapondo ao gigantismo da bacia. Veja tambm a definio de BACIA HIDROGRFICA.

46

MONITORAMENTO
Medio contnua ou peridica das caractersticas de um meio.

MONTANTE

Em direo cabeceira do rio; em direo rio acima. Qualitativo de uma rea que fica acima de outra.

47

48

NO
NASCENTE
Local onde se inicia o curso de gua; onde o rio nasce. Sinnimo: OLHO DGUA. Veja tambm a definio de FONTE HDRICA.

NAVEGAO

Uso de recurso hdrico para transporte fluvial, necessitando que sejam mantidas as vazes mnimas nos cursos d'gua.

NVEL FRETICO NMP

Veja LENOL FRETICO.

Nmero Mais Provvel de coliformes por 100 ml de amostra de gua. A densidade de coliformes na gua bruta usada como um critrio para julgar as necessidades de tratamento da gua. A determinao da qualidade da gua "in natura" e da eficincia do tratamento deve ser condicionada aos padres de potabilidade que fixam os limites de tolerncia das impurezas. A contaminao bacteriolgica medida em NMP.

OSIS
rea mida e frtil em meio a uma vasta extenso de terras ridas. A origem dos osis se relaciona presena de poos ou nascentes, que afloram dos lenis de gua subterrnea.

OBRA HIDRULICA

Qualquer obra permanente ou temporria capaz de alterar o regime natural das guas superficiais ou subterrneas, includas as condies qualitativas e quantitativas.

OD

Oxignio Dissolvido. a quantidade de oxignio livremente disponvel na gua e necessrio para a vida aqutica e a oxidao da matria orgnica. Os nveis de OD tm papel determinante na capacidade de um corpo d'gua natural manter a vida aqutica. Uma

49

adequada proviso de oxignio dissolvido essencial para a manuteno dos processos naturais de autodepurao em sistemas aquticos e estaes de tratamento de esgotos. Atravs de medio do teor de OD podem ser avaliados os efeitos dos resduos oxidveis sobre as guas receptoras e sobre a eficincia do tratamento dos esgotos, durante o processo de oxidao bioqumica.

OLHO DGUA
Veja NASCENTE.

a instituio integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hdricos que tem como competncia realizar a implementao da Poltica de Recursos Hdricos. De acordo com a lei, o rgo gestor dos recursos hdricos no Estado de Minas Gerais o Igam. Em nvel federal, o rgo gestor a Agncia Nacional de guas ANA. Veja tambm a definio de POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS, IGAM, ANA, SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS e SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS.

RGO GESTOR

um dos instrumentos de gesto de recursos hdricos. um ato administrativo de autorizao (licena), mediante o qual o Igam concede ao usurio o direito de uso da gua de uma determinada fonte hdrica, com finalidade especfica, por prazo determinado, nos termos e nas condies expressas no respectivo instrumento. Veja tambm a definio de FONTE HDRICA e IGAM.

OUTORGA

OUTORGA COLETIVA

Mecanismo utilizado para a concesso de outorga dos direitos de uso dos recursos hdricos visando a alocao de gua para uma coletividade, ou seja, para um grupo de usurios, de uma bacia hidrogrfica (utilizada somente para irrigao, consumo humano e dessedentao).

OUTORGADO

o titular do direito de uso de recursos hdricos que responde legalmente por todas as obrigaes decorrentes do ato de outorga.

50

OUTORGANTE

a autoridade responsvel pela emisso da outorga de direito de uso de recurso hdrico. Em rios de domnio da Unio, o outorgante a ANA. Em Minas Gerais o rgo outorgante Igam. Veja tambm as definies de ANA e IGAM.

51

52

P
PARMETRO
Cada uma das caractersticas monitoradas que, pelas suas propriedades e pela sua variao, permite analisar o comportamento de determinado objeto. Por exemplo, a anlise dos parmetros de qualidade da gua possibilita saber qual a situao da gua. Sinnimo: VARIVEL.

PERCOLAO

"Movimento de penetrao da gua atravs dos poros e fissuras no solo e subsolo. Este movimento geralmente lento e a gua penetrada manter ao lenol fretico sob presso hidrodinmica, exceto quando o movimento ocorre atravs de aberturas amplas, tais como covas" (Guerra, 1978). Veja tambm a definio de LENOL FRETICO.

PERENE

So os cursos d'gua que contm gua durante todo o ano. O nvel subterrneo de gua mantm uma alimentao contnua e no desce nunca abaixo do nvel do leito do rio, mesmo durante as secas mais severas, quando a vazo diminui, mas o rio no chega a secar. Sinnimo: PERMANENTE. Veja tambm as definies de VAZO, LEITO DO RIO e SECA.

PERODO DE RETORNO

Tempo para que uma determinada vazo ocorra novamente, ou seja, significa que em um tempo (T), a vazo (Q) ocorrer no mximo uma vez. Sinnimo: RECORRNCIA.

PERCIA TCNICA

Exame de carter tcnico feito por pessoa entendida, nomeada pelo juiz, de um fato, estado ou valor de um objeto litigioso.

PERMANENTE
Veja PERENE.

53

pH

Potencial Hidrogeninico. uma escala em logaritmo que varia de 0 a 14, indicando se uma determinada substncia cida ou alcalina. Valores abaixo de 7 so cidos e acima so alcalinos. O valor 7 neutro. O aumento da acidez inversamente proporcional ao valor do pH, isto , uma diminuio do valor pH significa um aumento da acidez, em forma logartmica. pH igual a 4,0 10 vezes mais cido do que um pH igual a 5,0 e 100 vezes mais cido do que um pH igual a 6,0. Alguns exemplos de valores aproximados de pH: limo = 2,3; vinagre = 2,9; vinho tinto = 3,8; gua de chuva = 5,0 a 5,6; leite = 6,8; gua destilada = 7,0; sangue = 7,3; amonaco = 12,0; soda custica = 14,0. As guas subterrneas possuem pH que varia de 5,5 a 8,3. Este parmetro importante, por definir o carter cido, bsico ou neutro de uma soluo, pois os organismos aquticos esto geralmente adaptados s condies de neutralidade e, em conseqncia, alteraes bruscas do pH de uma gua podem acarretar o desaparecimento dos seres nela presentes. A gua de baixo pH, isto , cida, corrosiva. Ocorrendo num sistema de abastecimento, interfere na extrao do ferro, cobre, chumbo, zinco e cdmio, dificultando a descontaminao das guas. guas de pH elevado, isto , alcalinas, so incrustativas.

PISCICULTURA

a atividade com o uso de recurso hdrico para a criao e comrcio de peixes, utilizando-se de tanques, viveiros ou audes.

PIV
um sistema de irrigao agrcola com movimentao circular, movido a energia hidrulica ou eltrica. constitudo, em geral, de uma linha com vrios aspersores, de 200 a 800 metros de comprimento, com tubos de ao, suportada por torres dotadas de rodas, imprimindo linha um movimento de rotao, em torno do ponto piv, que lhe serve de ancoragem e de tomada de gua.

PLANO DE RECURSOS HDRICOS

Estudo que busca adequar o uso, o controle e o grau de proteo dos recursos hdricos s aspiraes sociais e/ou governamentais expressas formal ou informalmente na poltica de recursos hdricos, atravs de programas a serem desenvolvidos, aes prioritrias e projetos de intervenes a serem implantados para a bacia hidrogrfica. Os Planos de Recursos Hdricos so planos diretores das

54

bacias hidrogrficas que visam fundamentar e orientar a implementao da poltica de recursos hdricos e o gerenciamento dos recursos hdricos. So planos de longo prazo, com horizonte de planejamento comparvel com o perodo de implantao de seus programas e projetos. Sinnimo: PLANO DIRETOR DE BACIA HIDROGRFICA.

PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS


um dos instrumentos da Poltica Estadual de Recursos Hdricos que visa fundamentar, planejar e orientar a sua implementao e o gerenciamento dos recursos hdricos. Aps a concluso do Plano, a implantao dos programas e aes previstos no Plano assegurada pelo Oramento Anual do Estado.

PLUVIOMETRIA

o estudo da precipitao, incluindo sua natureza (chuva, neve, granizo etc.), distribuio e tcnicas de medio.

POO ARTESIANO

So os poos perfurados em aqferos artesianos ou confinados, podendo ser jorrante ou no. Geralmente as companhias perfuradoras de poos usam erradamente o termo "poo artesiano" para todo e qualquer poo perfurado com uso de mquinas. Assim, o poo tubular profundo no jorrante est se firmando popularmente com o nome de "poo artesiano". O fenmeno do artesianismo uma caracterstica do aqfero e no do poo. Um poo perfurado a mquina, num aqfero livre, deve ser chamado de poo profundo ou poo tubular profundo, para se diferenciar dos poos rasos escavados manualmente. Veja tambm as definies de AQFERO ARTESIANO, POO TUBULAR PROFUNDO e POO MANUAL.

POO MANUAL

Poo escavado, com trado manual ou mecnico, de dimetro inferior a 0,5 (meio) metro e profundidade mxima de 20 (vinte) metros, com revestimento protetor, geralmente de alvenaria de bloco cermico ou tijolinho, contendo orifcios abertos por onde afluem as guas do nvel fretico, bem como pelo fundo do poo.

POO TUBULAR PROFUNDO

Ou simplesmente poo tubular ou poo profundo, um poo circular de dimetro reduzido, perfurado com equipamento especializado formando uma estrutura hidrulica que, bem

55

projetada e construda, permite a extrao econmica de gua de camadas profundas do subsolo constitudas por um ou mais aqferos. De modo geral, o poo revestido internamente com tubos denominados geomecnicos, a fim de evitar a entrada de gua indesejvel e no permitir o desmoronamento de camadas instveis de terreno que foram atravessados, e tambm de tubos com filtros por onde aflui a gua. So sempre outorgveis, independentes da vazo. Veja tambm as definies de POO PROFUNDO e POO TUBULAR.

POLCIA AMBIENTAL
A Polcia Ambiental atua em conjunto com o IEF, o Igam, a FEAM e o IBAMA, com o objetivo de proteger a fauna e a flora, os recursos hdricos, controlar a explorao florestal e a pesca predatria atravs de um trabalho preventivo e de fiscalizaes. Veja tambm as definies de IEF, IGAM, FEAM e IBAMA.

POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS

Conjunto consistente de princpios doutrinrios que conformam as aspiraes sociais e/ou governamentais no que diz respeito regulamentao ou modificao nos usos, controle e proteo de recursos hdricos, garantindo sua utilizao para geraes futuras. Est legalmente estabelecida pela Lei Estadual 13.199 de 1999.

POLUENTE
Toda e qualquer forma de matria ou energia, agente qumico, biolgico ou fsico, guas residuais, despejos industriais ou outras substncias prejudiciais ou indesejveis que, direta ou indiretamente, deterioram a qualidade das guas superficiais ou subterrneas ou causem poluio.

POLUIO

Alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente pelo lanamento de quaisquer substncias slidas, lquidas ou gasosas, que se tornem efetiva ou potencialmente nocivas sade, segurana e ao bem-estar da populao, comprometendo o uso domstico, agrcola, pastoril, recreativo, industrial ou outros fins justificados e teis, bem como causem danos ou prejuzos flora e fauna.

PPB

Parte por bilho; equivale a micrograma por litro (ppb = g/l).

56

PPM

Parte por milho; equivale a miligrama por litro (ppm = mg/l).

PRECIPITAO

Processo pelo qual a gua condensada na atmosfera atinge gravitacionalmente a superfcie terrestre. A precipitao ocorre sob as formas de chuva (precipitao pluviomtrica), de granizo e de neve.

tornar intocveis os recursos naturais e os recursos hdricos, preservando-os para as futuras geraes. No se deve confundir com "proteo" e "conservao", que permitem o uso e aproveitamento racional. Veja tambm as definies de PROTEO e CONSERVAO.

PRESERVAO

PROTEO

o ato de proteger, defender, manter o meio ambiente e os recursos hdricos, utilizando-os racionalmente. Veja tambm as definies de PRESERVAO e CONSERVAO.

57

58

QR
Vazo de referencia que a menor vazo mdia de sete dias consecutivos, com um perodo de retorno (recorrncia) de dez anos. A Q7,10 tem 10% de chance de ocorrer em qualquer ano. o critrio baseado na vazo mnima utilizado pelo Igam para concesso de outorga de uso da gua. Veja tambm as definies de PERODO DE RETORNO, OUTORGA DE USO e VAZO DE REFERNCIA.

Q7,10

a vazo determinada estatisticamente, para um certo perodo de observao num posto fluviomtrico, em que em 90 % daquele perodo de tempo as vazes foram iguais ou superiores a ela. Em outras palavras, pode-se aceitar que existe um nvel de 90% de garantia de que naquela seo do curso d'gua as vazes sejam maiores do que o Q90. Diz-se que a Q90 a vazo com 90% de permanncia no tempo, podendo ser extrapolado para outras sees do curso d'gua, com base na rea da bacia hidrogrfica contribuinte e na quantidade de chuvas da regio.

Q90

Q95
a vazo de referencia determinada estatisticamente, garantida em 95% do perodo de tempo em um ponto do corpo dgua. Veja tambm a definio de VAZO DE REFERNCIA.

RACIONALIZAO

a adoo de medidas com a finalidade de reduzir ou eliminar as perdas e os desperdcios no uso dos recursos hdricos, melhorando a eficincia na captao, conduo e tratamento da gua bruta, bem como na distribuio e no consumo de gua pelos usurios. Veja tambm as definies de USURIO, CAPTAO e DESPERDCIO.

59

RACIONAMENTO
Limitao do consumo dos recursos hdricos a fim de garantir a distribuio eqitativa para todos os usurios outorgados de uma bacia hidrogrfica, bem como para os usos considerados insignificantes, em razo de situao hidrolgica crtica, principalmente de secas prolongadas.

o aprofundamento do nvel de gua no subsolo atravs da implantao de estruturas de bombeamento, drenos, galerias de drenagem etc.; com o objetivo de manter o nvel de gua em uma determinada cota que permita a continuidade das atividades de lavra ou a implantao de estrutura. Sinnimo: REBAIXAMENTO DE NVEL DE GUA SUBTERRNEA.

REBAIXAMENTO DE NVEL

RECARGA

a infiltrao de guas atravs do solo, alimentando a gua subterrnea.

RECORRNCIA

Veja PERODO DE RETORNO.

RECURSO JURDICO

o meio pelo qual a parte vencida em um processo provoca a reviso da deciso judicial ou administrativa que lhe desfavorvel.

RECURSOS HDRICOS

qualquer coleo de gua superficial ou subterrnea disponvel e que pode ser obtida para o uso humano. Segundo a ONU, no passa de um por cento das guas totais do planeta. Veja tambm a definio de GUA.

RECURSOS NATURAIS

o conjunto de riquezas atuais e potenciais existentes na natureza, disposio do homem.

REDE HIDROMETEOROLGICA

o conjunto de postos ou estaes hidrometeorolgicas, formando uma rede de cobertura de todo o territrio de Minas Gerais, equipados com instrumentos de observaes de pluviometria, temperatura, umidade, presso, ventos, evaporao etc. e que tm como objetivo recolher, sistemtica e permanentemente, os

60

elementos necessrios ao conhecimento do tempo e clima da regio abrangida e fornecer os resultados das observaes e informaes para estudos especficos de bacias hidrogrficas.

REGIME

a condio de um curso d'gua ou de seu leito no que se refere sua estabilidade (se temporrio/intermitente ou perene/permanente). tambm o conjunto das variaes na forma de escoamento de um lquido ou no volume deste (curso de gua, represa, chuva etc.). Veja tambm as definies de TEMPORRIO, INTERMITENTE, PERENE, PERMANENTE e ESCOAMENTO.

REGO

Abertura ou sulco num terreno, natural ou artificial, para conduzir gua.

o ato em que o usurio por sua prpria iniciativa, para garantir o uso que est fazendo das guas, ou por exigncia da fiscalizao do rgo responsvel (ANA e Igam), regulariza a situao do seu empreendimento solicitando a respectiva outorga de direito de uso dos recursos hdricos. A regularizao tambm trata de intervenes existentes nos cursos d'gua. Veja tambm as definies de USURIO e OUTORGA DE USO DE RECURSOS HDRICOS.

REGULARIZAO DE USO DOS RECURSOS HDRICOS

REGULARIZAO DE VAZO

a reduo na variao da vazo de determinado curso dgua ao longo do ano, atravs da criao de um ou mais reservatrios no rio. A variao ao longo do ano da precipitao e da vazo dos rios origina situaes de dficit de gua para atender determinado uso. Em outras situaes, h excesso de vazo no rio. Dessa maneira, formam-se reservatrios atravs de barragens implantadas no curso de gua para controlar essa variao de vazo. Veja tambm as definies de RESERVATRIO, PRECIPITAO, VAZO, BARRAGEM e DFICIT DE GUA.

RELATRIO DE VISTORIA

Documento que descreve minuciosamente a fiscalizao de recursos hdricos realizada. feito o relato e a concluso a respeito da fiscalizao, em que o fiscal afirma se foi constatada alguma infrao. O relatrio juntado ao processo administrativo e no entregue ao fiscalizado.

61

Ato administrativo, executado mediante requerimento devidamente justificado, pelo qual o Igam renovar o prazo para o direito de uso de recurso hdrico, anteriormente concedido, mantidas todas as demais condies, desde que sejam atendidas as normas, critrios e prioridades de uso de recursos hdricos em vigor.

RENOVAO DE OUTORGA

REPRESAMENTO REQUERENTE

Veja BARRAMENTO.

Pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, que busca junto ao Igam a outorga de direito de uso de recursos hdricos. Veja tambm a definio de IGAM.

RESERVA DE GUA SUBTERRNEA

a quantidade de gua que pode ser retirada de um aqfero. Veja tambm a definio de AQFERO.

RESERVA EXPLOTVEL DO AQFERO

o volume real de gua que pode ser retirado de um aqfero, considerando o limite da tecnologia atual e da quantidade total existente, sem prejuzo para o meio ambiente. Veja tambm a definio de AQFERO.

RESERVA RENOVVEL DO AQFERO

o volume que se pode retirar do aqfero, sem que ocorra prejuzo ou risco de seu esgotamento. Veja tambm a definio de AQFERO.

RESERVATRIO DE GUA

Toda massa de gua, natural ou artificial, destinado ao armazenamento, regularizao da vazo ou controle dos recursos hdricos. A partir da seo imediatamente a montante de um barramento, todo volume disponvel, cujas as dimenses so a altura atingida pela gua e a rea superficial abrangida (espelho d'gua). Veja tambm as definies de MONTANTE, REGULARIZAO DE VAZO, BARRAMENTO e ESPELHO DGUA.

62

RESERVATRIO DE GUA SUBTERRNEA


Veja AQFERO.

RESDUOS GASOSOS

So substncias gasosas, constitudas de vapores qumicos, petroqumicos, gases poluentes etc., em geral subprodutos de atividade industrial, lanados nos cursos d'gua associados com resduos lquidos. Veja tambm a definio de RESDUOS LQUIDOS.

RESDUOS LQUIDOS

So substncias lquidas, geralmente lanadas nos cursos d'gua, provenientes do uso domstico da gua, resultando em esgotos constitudos de gua de banho, dejetos, sabo, detergentes e guas de lavagem, e aquelas resultantes de atividades industriais como os efluentes qumicos residuais, leos, agrotxicos etc. Veja tambm as definies de ESGOTO DOMSTICO e EFLUENTES.

RESDUOS SLIDOS

So diferentes materiais, resultantes das atividades humanas, chamados geralmente de lixo. Podem ser orgnicos, quando constitudo principalmente por restos vegetais e animais; e inorgnicos quando constitudo por materiais como os vidros, papis, plsticos, metais etc., os quais podem ser parcialmente reutilizados, reaproveitados ou remanufaturados, gerando, entre outros aspectos, proteo sade pblica e economia de recursos naturais. Os resduos slidos na sua quase totalidade so transportados para os lixes ou aterros e constituem srio problema esttico, econmico e principalmente sanitrio, sempre havendo perigo de poluio dos recursos hdricos subterrneos e superficiais.

RETIFICAO

Toda obra ou servio que tenha por objetivo alterar, total ou parcialmente, o traado ou percurso original de um curso d'gua.

RETIFICAO DE OUTORGA
Ato administrativo mediante o qual o Igam, a pedido do requerente ou por interesse da administrao, pode alterar as condies estabelecidas no ato de outorga, no mesmo corpo d'gua.

REUSO
Trata-se de uma alternativa mais racional para satisfazer as demandas menos exigentes de uso da gua em que a gua, aps o

63

uso, utilizada novamente em uma outra atividade, como, por exemplo, utilizar as guas domsticas servidas mais de uma vez aps tratada, realizar o reuso industrial ou o reuso agrcola, liberando as guas de melhor qualidade para usos mais restritivos nobres, como o abastecimento pblico e dessedentao de animais. Veja tambm a definio de REUTILIZAO.

REUTILIZAO
Uso das guas de forma reciclada no processamento industrial, ou seja, o reuso da gua no processo industrial.

REVERSO DE BACIA

Toda gua captada em um determinado curso d'gua de uma bacia hidrogrfica e derivada para outro curso d'gua ou canal artificial pertencente a uma bacia distinta da anterior. Sinnimos: TRANSPOSIO DE BACIA; TRANSFERNCIA DE BACIA.

REVOGAO DE OUTORGA
Ato administrativo mediante o qual o Igam invalida a outorga por motivo de interesse pblico ou pelo cometimento de infrao pelo outorgado.

64

S
SANILIDADE
Concentrao de sais minerais dissolvidos na gua que infiltram no solo, geralmente por meio da irrigao. Veja tambm a definio de SALINIZAO.

SALINIZAO

Processo de desagregao do solo pelo aumento do nvel de salinidade. Veja tambm a definio de SALINIDADE.

SANEAMENTO

o controle dos fatores para obter e garantir a sade pblica, atravs de um conjunto de aes, recursos e tcnicas. dividido em Saneamento Ambiental, Saneamento Bsico e Saneamento Geral. Veja tambm as definies de SANEAMENTO AMBIENTAL, SANEAMENTO BSICO e SANEAMENTO GERAL.

SANEAMENTO AMBIENTAL

a parte do saneamento que se encarrega de conservar e melhorar as condies do meio ambiente em benefcio da sade. Cuida da proteo do ar, do solo e das guas contra a poluio e a contaminao. Veja tambm as definies de SANEAMENTO, SANEAMENTO BSICO e SANEAMENTO GERAL.

SANEAMENTO BSICO
Predominantemente, o uso dos recursos hdricos para o atendimento das primeiras necessidades de higiene e sade pblica para ncleos populacionais, incluindo usos em empreendimentos comerciais, industriais e de prestao de servios. parte do saneamento o planejamento, projeto, construo, operao e manuteno de sistemas de captao, tratamento, aduo e distribuio de gua, bem como a coleta, afastamento, tratamento e disposio final de esgotos. Veja tambm as definies de SANEAMENTO, SANEAMENTO AMBIENTAL e SANEAMENTO GERAL.

65

SANEAMENTO GERAL
a parte do saneamento que abrange providncias, aes, servios e obras consideradas prioritrios para os programas de sade pblica de um modo geral, relativos ao controle de doenas transmitidas por diferentes vetores (ratos, mosquitos, caramujos etc.), limpeza urbana etc. Veja tambm as definies de SANEAMENTO, SANEAMENTO AMBIENTAL e SANEAMENTO BSICO.

SADE PBLICA

A sade, que no apenas a ausncia de doenas, definida como a sensao de completo bem-estar fsico, mental e social do indivduo; a extenso desse conceito de Sade a uma comunidade (vila, povoado, cidade, estado, nao) constitui a Sade Pblica.

SECA

evento hidrolgico critico onde a quantidade de gua disponvel diminui consideravelmente. o oposto da cheia. Veja tambm a definio de CHEIA.

SEDIMENTAO

a deposio pela ao da gravidade de material suspenso (areia, terra, detritos, substncias etc.), levado pela gua, gua residuria ou outros lquidos. A sedimentao ocorre normalmente quando a velocidade do lquido se reduz ao ponto abaixo do qual o liquido consegue transportar o material suspenso, ou seja, quanto menor a velocidade maior a sedimentao. A sedimentao processo que causa o assoreamento dos cursos dguas, que por sua vez provoca o preenchimento ou elevao do leito de um canal ou rio. Veja tambm as definies de ASSOREAMENTO, GUA RESIDURIA e LEITO DE RIO.

SEGRH-MG

Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hdricos. Conjunto de rgos e entidades, governamentais ou no, que tem o objetivo de implementar a poltica de recursos hdricos atravs do modelo de gerenciamento de recursos hdricos adotado e tendo por instrumento o planejamento de recursos hdricos. Visa coordenar a gesto integrada das guas; arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hdricos; implementar a Poltica Estadual de Recursos Hdricos; planejar, regular e controlar o uso, a proteo e a recuperao dos recursos hdricos; e promover a

66

cobrana pelo uso da gua. Veja tambm definio de SINGREHMG.

SEMAD

Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel do Estado de Minas Gerais. Criada em 1995, responsvel pela formulao e coordenao da poltica estadual de proteo e conservao do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hdricos, bem como pela articulao das polticas de gesto dos recursos ambientais, visando ao desenvolvimento sustentvel no estado de Minas Gerais.

Veja SISTEMA HDRICOS.

SEIRH

ESTADUAL

DE

INFORMAES

SOBRE

RECURSOS

SIG

Veja SISTEMA DE INFORMAES GEOGRFICAS.

SINGREH

Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. Criado pela Lei Federal 9.433 de 1997, tem os seguintes objetivos: coordenar a gesto integrada das guas; arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hdricos; implementar a Poltica Nacional de Recursos Hdricos; planejar, regular e controlar o uso, a preservao e a recuperao dos recursos hdricos e promover a cobrana pelo uso de recursos hdricos. Integram o SINGREH o CNRH. Veja tambm definio de SEGRH-MG.

Sistema Estadual do Meio Ambiente. formado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (Semad), pelos conselhos estaduais de Poltica Ambiental (COPAM-MG) e de Recursos Hdricos (CERH-MG) e pelos rgos vinculados: Fundao Estadual do Meio Ambiente (Feam), responsvel pela qualidade ambiental no Estado, no que corresponde Agenda Marrom, Instituto Estadual de Florestas (IEF) responsvel pela Agenda Verde e Instituto Mineiro de Gesto das guas (Igam) que responde pela Agenda Azul. Integra tambm o SISEMA a Polcia Ambiental da Polcia Militar de Minas Gerais. Veja tambm as definies de SEMAD, COPAM-MG, CERH-MG, FEAM, IEF e IGAM.

SISEMA

67

SISTEMA DE ABASTECIMENTO PBLICO DE GUA


o conjunto de obras, instalaes e servios, destinados a produzir e distribuir gua potvel, em quantidade e qualidade compatveis com as necessidades da populao, para fins de consumo domstico, servios pblicos, consumo industrial e outros usos. Destina-se a melhorar as condies de Sade Pblica, tanto do ponto de vista fsico, pela eliminao das doenas de veiculao hdrica, quanto social, pela melhoria das condies de comodidade na obteno e uso da gua. A implantao do sistema pblico de abastecimento de gua competncia do municpio, que o faz atravs do SAAE (Servio Autnomo de gua e Esgoto) ou do DAE (Departamento de gua e Esgoto). No municpio onde no h servio prprio de abastecimento de gua, pode ocorrer uma concesso COPASA (Companhia de Abastecimento de gua de Minas Gerais), que a empresa pblica estadual concessionria de gua e esgoto, que atua nos municpios que no tm sistema prprio.

SISTEMA DE DISPOSIO DE RESDUOS

Mtodo ou processo de utilizao do solo para disposio, tratamento ou estocagem de resduos, tais como aterros industriais e sanitrios, lagoas de evaporao ou infiltrao, reas de disposio de lodo no solo ou de estocagem.

SISTEMA DE INFORMAES GEOGRFICAS (SIG)

um sistema destinado ao tratamento de dados que tenham localizao espacial (georreferenciados). Esse sistema manipula dados de diversas fontes, como mapas, imagens de satlite, cadastro e outros, permitindo recuperar e combinar informaes e efetuar os mais diversos tipos de anlise espacial sobre os dados. muito utilizada a sigla GIS (do ingls Geographic Information System) para se referir ao Sistema de Informaes Geogrficas.

SISTEMA ESTADUAL HDRICOS


Veja SEGRH-MG.

DE

GERENCIAMENTO

DE

RECURSOS

SISTEMA ESTADUAL DE INFORMAES SOBRE RECURSOS HDRICOS

Sistema Estadual de Informaes sobre Recursos Hdricos. um dos instrumentos de gesto de recursos hdricos. Constitui um sistema de coleta, tratamento, armazenamento, recuperao e divulgao de

68

informaes sobre recursos hdricos e fatores intervenientes em sua gesto. Tem a funo de apoiar as aes e atividades de gerenciamento dos recursos hdricos. Veja definio de INSTRUMENTOS DE GESTO.

SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS


Veja SINGREH.

SOLEIRA SOLO

Veja BARRAGEM DE NVEL.

De modo geral, pode ser definido como o material inconsolidado da superfcie terrestre originado do intemperismo das rochas. Para os gelogos e engenheiros, solo usado como sinnimo de regolito e compreende tanto o material superficial como o subsolo formado por rocha em decomposio. Para os agrnomos e gegrafos, mais interessados no solo do ponto de vista de sua capacidade de sustentar vida, principalmente vida vegetal, o solo mais bem definido como o material mineral ou orgnico, inconsolidado, que recobre a superfcie do planeta e serve como o meio natural para o crescimento das plantas terrestres. Entre o solo e o material de onde ele derivado, existem diferenas marcantes do ponto de vista fsico, qumico, biolgico e morfolgico.

Secretaria de Recursos Hdricos. Criada em 1995, parte integrante da estrutura bsica do Ministrio de Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos SINGREH. Compete Secretaria: propor a formulao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, bem como acompanhar e monitorar sua implementao; coordenar a elaborao e auxiliar no acompanhamento da implementao do Plano Nacional de Recursos Hdricos; promover a integrao da gesto de recursos hdricos com a gesto ambiental, coordenar, em sua esfera de competncia, a elaborao de planos, programas e projetos nacionais referentes a guas subterrneas; exercer a funo de Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Recursos Hdricos, entre outras.

SRH

69

SUB-BACIA HIDROGRFICA

Parte de uma bacia hidrogrfica de um rio maior, correspondente a um de seus afluentes ou tributrio. Por exemplo, o rio So Francisco apresenta diversas sub-bacias, como a sub-bacia do rio Verde Grande, sub-bacia do rio Paracatu, sub-bacia do rio das Velhas etc.

SUBSTNCIA MINERAL DE CLASSE II

Os minrios de emprego imediato na construo civil, compreendendo: areias, cascalhos, argilas e calcrio dolomtico. So responsveis pela liberao em grande quantidade de particulados para o ar e de sedimentos para os cursos dgua no seu processo de extrao.

SUPRAMs

Superintendncias Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel. As superintendncias tm sua rea de atuao delimitada trabalhando, assim, por regionais, tendo como objetivo orientar, executar, planejar e supervisionar, as atividades relativas poltica estadual de meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hdricos formuladas e desenvolvidas pela SEMAD.

SUSPENO DA OUTORGA
Ato administrativo mediante o qual o Igam far cessar por tempo determinado os efeitos da outorga quando ocorrer descumprimento de quaisquer condies nela expressa ou na legislao pertinente ou, ainda, na ocorrncia de eventos hidrolgicos crticos ou por interesse pblico.

SURGNCIA

Fonte hdrica natural de gua subterrnea, que brota nos pontos onde o nvel fretico se encontra com a superfcie do terreno. Veja tambm a definio de FONTE HDRICA e NVEL FRETICO.

70

T
TAC
Termo de Ajustamento de Conduta. O termo de ajustamento de conduta um instrumento jurdico que visa conformao das condutas s exigncias da lei vigente quando da ocorrncia da ameaa ou da violao do direito, por meio de soluo diretamente negociada pelos atores e responsveis pela reparao do dano. O TAC tem por objetivo a recuperao do meio ambiente degradado, por meio da fixao de obrigaes e condicionantes tcnicas que devero ser rigorosamente cumpridas por quem se encontra em desconformidade com a legislao ambiental. O TAC se destina aos interessados em estabelecer obrigaes para ajustar sua conduta s exigncias legais, podendo ser tomado no curso da ao ou independente da existncia de qualquer ao judicial relativa ao fato, suspendendo ou no a aplicao das penalidades administrativas. O TAC passou a ser uma atividade significativa no Ministrio Pblico, a partir da publicao da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605 de 1998, que permitiu a criminalizao de condutas lesivas ao meio ambiente.

TALVEGUE

Linha imaginria que percorre a parte mais funda do leito de um curso dgua ou de um vale. O termo significa caminho do vale.

TEMPORRIO

Veja INTERMITENTE.

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA


Veja TAC.

TOMADA D'GUA

uma estrutura construda em concreto, alvenaria ou outro material em um corpo hdrico ou estrutura hidrulica para a captao ou derivao de gua para determinada finalidade.

71

TRAMITAO DE PROCESSO DE OUTORGA

Trata-se das etapas pelas quais passam os autos do processo de outorga dentro do Igam, desde o protocolo de requerimento de outorga at a expedio da Portaria de Outorga e a correspondente publicao no Dirio Oficial do Estado de Minas Gerais.

TRANSFERNCIA DE BACIA
Veja TRANSPOSIO.

TRANSFERNCIA DE OUTORGA
Ato administrativo mediante o qual o outorgado requer ao Igam a transferncia de sua outorga, mantendo-se todas as condies do ato original, inclusive quanto ao prazo, podendo ser deferido ou no.

TRANSPOSIO

Transferncia de gua e/ou efluentes entre mananciais hdricos pertencentes a bacias hidrogrficas distintas. Consiste tambm em conduzir o fluxo de um rio que transborda para terrenos permeveis, a fim de ser incorporado s reservas subterrneas ou a rios com menor vazo de outra bacia. Sinnimos: TRANSFERNCIA DE BACIA; REVERSO DE BACIA.

TRANSPOSIO DE NVEL
Veja ECLUSA.

TRAVESSIA

Qualquer obra de engenharia, area, subaqutica ou subterrnea, cujo eixo principal esteja contido num plano que intercepte um curso d'gua, lago e respectivos terrenos marginais, sem a formao de reservatrio de gua a montante, com o objetivo nico de permitir a passagem de uma margem outra.

Toda travessia situada acima do nvel do lveo, como pontes rodovirias e ferrovirias, passarelas, linhas de transmisso de energia eltrica etc. Sinnimo: TRAVESSIA RODO-FERROVIRIA. Veja tambm a definio de LVEO.

TRAVESSIA AREA

72

TRAVESSIA RODO-FERROVIRIA
Veja TRAVESSIA AREA.

TRAVESSIA SUBMERSA

So aquelas para as quais h necessidade de se atravessar o corpo hdrico, em nvel abaixo da superfcie livre das guas, como os cabos de comunicao e telefonia lanados ao fundo, os condutos de efluentes lquidos e gasosos flutuantes etc.

TRAVESSIA SUBTERRNEA

Toda travessia situada abaixo do nvel do lveo, como os oleodutos, gasodutos, adutoras de sistema de abastecimento de gua, emissrios de esgoto etc. Veja tambm a definio de LVEO.

Segmento de um corpo d'gua onde as caractersticas so consideradas uniformes e/ou onde se aplica o enquadramento de corpos de gua. Veja tambm a definio de ENQUADRAMENTO DE CORPOS DE GUA.

TRECHO DE CORPO HDRICO

TRIBUTRIO TURBIDEZ

Veja AFLUENTE.

Medida da penetrao da luz na gua, que influenciada pela presena de material fino em suspenso e sustncias coloidais. A turbidez alta uma barreira penetrao dos raios solares, prejudicando a biota que realiza fotossntese e conseqentemente diminuindo a taxa de oxignio dissolvido na gua.

73

74

U
UNIDADES DE CONSERVAO
So reas naturais (incluindo seus recursos ambientais e as guas jurisdicionais) legalmente institudas pelo Poder Pblico, com limites definidos e caractersticas relevantes, com objetivos de conservao e sob regime especial de administrao, s quais se aplicam com garantias adequadas de proteo.

UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GESTO DE RECURSOS HDRICOS


Veja UPGRH.

USO CONSULTIVO

Refere-se ao uso que diminui espacial e temporalmente as disponibilidades quantitativa e/ou qualitativa de um corpo hdrico, ou seja, quando h perdas entre o que retirado e o que retorna ao curso natural. Veja tambm a definio de USO NO CONSULTIVO.

Unidade de Planejamento e Gesto de Recursos Hdricos. o espao territorial mineiro formado por uma rea hidrogrfica, bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrogrficas contguas com caractersticas naturais, sociais e econmicas homogneas ou similares, assegurando-lhe uma identidade prpria. Essas Unidades foram definidas com o objetivo de orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hdricos, onde atuam os Comits e so aplicados os instrumentos de gesto da Poltica Estadual de Recursos Hdricos e as aes e programas voltados para a manuteno e recuperao da qualidade e quantidade da gua. O Estado de Minas Gerais encontra-se dividido atualmente em 36 Unidades de Planejamento e Gesto de Recursos Hdricos. Veja tambm as definies de POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS e COMIT DE BACIA HIDROGRFICA.

UPGRH

USO DOS RECURSOS HDRICOS

Toda e qualquer atividade humana que, de qualquer modo, altere as condies naturais das guas.

75

USO E OCUPAO DO SOLO


Trata-se do disciplinamento do uso e ocupao do solo de um determinado municpio, proposto com base em um Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, elaborado de acordo com as normas tcnicas e dispositivos legais, e que entra em vigor mediante Lei Municipal aprovada pela Cmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito. Diz respeito tambm distribuio e caractersticas das atividades humanas desenvolvidas e outros usos e ocupaes da superfcie terrestre, distribudos espacialmente em determinado espao territorial.

USO INDUSTRIAL DA GUA


Constitui o uso dos recursos hdricos como matria-prima de produo e tambm de insumo para o processo produtivo industrial, tais como fonte de energia (vapor), sistemas de refrigerao, combate a incndios, fins sanitrios e outros.

So as derivaes, captaes, lanamentos e acumulaes consideradas insignificantes pelos Comits de Bacia Hidrogrfica ou, na falta destes, pelo Igam, devendo constar no Plano de Recursos Hdricos da respectiva bacia. A Deliberao Normativa n 09 de 2004 do CERH-MG define os usos insignificantes para efeito de outorga de direito de uso de recursos hdricos. Nas UPGRH SF6, SF7, SF8, SF9, SF10, JQ1, JQ2, JQ3, PA1, MU1, rio Jucuruu e rio Itanhm a vazo considerada insignificante de at 0,5 l/s e as acumulaes superficiais so de at 3.000 m3. Nas demais bacias hidrogrficas, a vazo mxima insignificante de 1,0 l/s e as acumulaes superficiais so de at 5.000 m3. Veja tambm a definio de UPGRH.

USO INSIGNIFICANTE

USO NO CONSUNTIVO
Refere-se ao uso que no implica reduo da disponibilidade quantitativa e/ou qualitativa de gua nos corpos hdricos, ou seja, quando no h perdas entre o que retirado e o que retorna ao curso natural, mas podendo haver modificao no seu padro espacial e temporal, por exemplo, com a implantao de grandes represas. Veja tambm a definio de USO CONSULTIVO.

76

USO RURAL DA GUA


o uso do recurso hdrico para as atividades na zona rural, como irrigao, insumo na criao extensiva de animais, em sistema intensivo de confinamento ou ainda para a simples dessedentao animal.

USOS MLTIPLOS DA GUA

um dos princpios da Poltica de Recursos Hdricos, em que se coloca todas as categorias de uso da gua em igualdade de condies em termos de acesso aos recursos hdricos, assegurando a todos os usurios o direito de uso, sem privilegiar um setor especfico.

USOS PREPONDERANTES

o conjunto de usos da gua, atuais e futuros, com relevncia econmica, social e ambiental em um determinado trecho de corpo hdrico. A Resoluo CONAMA 20 de 1986 estabelece dez usos preponderantes, na seguinte ordem: abastecimento domstico, preservao do equilbrio natural das comunidades aquticas, proteo das comunidades aquticas, recreao de contato primrio, irrigao, aqicultura, dessedentao animal, navegao, harmonia paisagstica e usos menos exigentes.

USOS PRIORITRIOS DA GUA

Um dos fundamentos da Poltica de Recursos Hdricos, os usos prioritrios so aqueles em que, em um contexto de escassez, devero ser colocados em primeiro lugar. So considerados como usos prioritrios da gua o consumo humano, a dessedentao de animais, o abastecimento pblico e a manuteno dos ecossistemas.

Toda pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, que faa uso de recursos hdricos, independentemente da necessidade de outorga, nos termos previstos na lei.

USURIO

77

78

VWX
VAZANTE
Perodo ou poca do ano em que ocorre o nvel mais baixo das guas de um rio. o volume de gua que passa por uma seo de um rio ou canal durante uma unidade de tempo. Usualmente dado em litros por segundo (l/s), em metros cbicos por segundo (m3/s) ou em metros cbicos por hora (m3/h). Sinnimo: CAUDAL.

VAZO

a parcela da vazo do corpo receptor necessria para diluir um lanamento de efluentes. A vazo de diluio do corpo receptor deve ser tal que a mistura resultante no ultrapasse a concentrao mxima permitida pelo enquadramento do respectivo trecho. O uso da gua para a diluio de efluentes deve ser outorgado. Em Minas Gerais, a outorga de lanamento de efluentes ainda ser implantada. O uso da gua para diluio de efluentes deve se outorgado. Em Minas Gerais a outorga de lanamento ainda ser implantada. Veja tambm as definies de ENQUADRAMENTO, OUTORGA e TRECHO DE CORPO HDRICO.

VAZO DE DILUIO

a vazo que serve de referncia para definir a vazo mxima instantnea outorgvel em um ponto da bacia. Essa vazo composta para uma parte outorgvel e uma parte que deve ser mantida no rio para fins de usos mltiplos.

VAZO DE REFERNCIA

VAZO ECOLGICA

a vazo mnima necessria em um curso d'gua para garantir a preservao do equilbrio natural e a sustentabilidade dos ecossistemas aquticos.

79

VAZO ESPECFICA
a vazo por unidade de rea, ou seja, a relao entre a vazo em uma seo e a rea da bacia na mesma seo, expressa em l/s/Km2.

um ambiente natural mido, tpico do domnio do Cerrado, que se caracteriza comumente pela presena do Buriti, palmeira que ocorre em meio a agrupamentos de espcies vegetais de porte arbreo e arbustivo. As veredas so encontradas sobre solos hidromrficos, junto a pequenos cursos dgua, e so cercadas por campo limpo. Por lei, a vereda e o cerrado no seu entorno at 50 m da borda da rea mida no devem ser desmatados.

VEREDA

VERTENTE

Declive lateral de uma elevao, pelo qual escoam as guas.

VOOROCA

uma forma de eroso caracterizada por grande buraco no solo, que aumenta pela ao da chuva e das intempries (sol, vento etc.) e se alarga pelo desbarrancamento das bordas. A vooroca considerada uma forma de eroso acelerada, que expe o solo e produz grande quantidade de material (areia, lama, pedra etc.) que carreado pelas enxurradas para os corpos hdricos. Sinnimo: BOOROCA.

VOLUME ALEATRIO

Volume disponvel sazonalmente em um corpo hdrico, sob a forma de varivel aleatria, que assume valor diferente a cada perodo de tempo em funo da natural variabilidade hidrolgica e do manejo dos corpos hdricos.

VOLUME OUTORGADO

Volume indisponvel para novas outorgas em funo de outorgas j efetuadas no prprio corpo hdrico, ou em outros localizados montante. O volume outorgado deve ser sempre igual ou inferior ao volume outorgvel.

VOLUME OUTORGVEL
Mximo volume que pode ser outorgado em um corpo hdrico e cujo total composto pela soma do volume j outorgado com o volume ainda disponvel para outorga.

80

YZ
ZONEAMENTO AMBIENTAL
a integrao sistemtica e interdisciplinar da anlise ambiental no planejamento dos usos do solo, com o objetivo de definir a melhor gesto dos recursos ambientais identificados. Como instituto jurdico, o conceito se restringe destinao administrativa da terra, fixada ou reconhecida, a diversas modalidades de uso humano. um instrumento que orienta o planejamento do territrio, buscando vincular as caractersticas socioambientais com a implantao de atividades econmicas. O Zoneamento Ecolgico-Econmico, tambm conhecido como ZEE, deve ser obrigatoriamente seguido na implantao de planos, obras e atividades pblicas e privadas. Ele estabelece medidas e padres de proteo ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hdricos e do solo e a conservao da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentvel e a melhoria das condies de vida da populao.

ZONEAMENTO ECOLGICO-ECONMICO

ZEE

Veja ZONEAMENTO ECOLGICO-ECONMICO.

81

82

SIGLAS
ABAS - Associao Brasileira de guas Subterrneas ABRH - Associao Brasileira de Recursos Hdricos ANA - Agncia Nacional de guas CBH - Comit de Bacia Hidrogrfica CERH ou CERH/MG - Conselho Estadual de Recursos Hdricos CETEC - Centro Tecnolgico de Minas Gerais CGFAI - Comit Gestor de Fiscalizao Ambiental Integrada CNARH - Cadastro Nacional de Usurios de Recursos Hdricos CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNRH - Conselho Nacional de Recursos Hdricos CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do So Francisco e do Parnaba. COPAM ou COPAM/MG - Conselho Estadual de Poltica Ambiental COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais CPTEC - Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos FEAM - Fundao Estadual de Meio Ambiente FHIDRO Fundo de Recuperao Proteo e Desenvolvimento Sustentvel das Bacias Hidrogrficas do Estado de Minas Gerais

83

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IEF - Instituto Estadual de Florestas IGAM - Instituto Mineiro de Gesto das guas INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais PDRH - Plano Diretor de Recursos Hdricos PERH - Poltica Estadual de Recursos Hdricos PNRH - Poltica Nacional de Recursos Hdricos SEGRH/MG - Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hdricos SEIRH - Sistema Estadual de Informaes sobre Recursos Hdricos SEMAD Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel SEPLAG - Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto de Minas Gerais SIAM - Sistema Integrado de Informao Ambiental SIMGE - Sistema de Monitoramento Hidrometeorolgico de Minas Gerais SINGREH - Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos SISEMA - Sistema Estadual de Meio Ambiente SNIRH - Sistema Nacional de Informaes de Recursos Hdricos SUPRAM - Superintendncia Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel.

84

REFERNCIAS
ALVES, Antnio Leite; AMORIM, Ana Luiza Dolabela; LISBOA, Apolo Heringer; MACHADO, Antnio Thomz Gonzaga da Mata; PINHEIRO, Tarcsio Mrcio Magalhes; POLIGNANO, Marcus Vinicius. Uma viagem ao Projeto Manuelzo e bacia do Rio das Velhas: manuelzo via escola!. Coleo Revitalizar, 2 Edio. Belo Horizonte, 2002. ANA. Agncia Nacional de guas. Disponvel http://www.ana.gov.br. Acessado em: 10 de mar. 2008. em:

BRASIL. Lei n 9.433, de 08/01/1997. Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituio Federal e altera o art. 1 da Lei n 8.001, de 13 de maro de 1990, que modificou a Lei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Braslia: Senado, 1997. GUERRA, Antnio Teixeira; GUERRA, Antnio Jos Teixeira. Novo Dicionrio Geolgico-Geomorfolgico. Bertrand Brasil, 3 edio. Rio de Janeiro, 2003. MAZZINI, Ana Luiza. Dicionrio Educativo de Termos Ambientais, 3 ed., Belo Horizonte, Lutador, 2006. p.1 - 320. MENDONA, Mrley Caetano. Legislao de Recursos Hdricos. Belo Horizonte: Igam, 2002. MINAS GERAIS, Lei n. 13.199 de 29 de janeiro de 1999. Dispe sobre a Poltica Estadual de Recursos Hdricos e d outras providncias. Belo Horizonte: Igam, 2002, 46 p. MINAS GERAIS, Decreto n. 41.578 de 08 de maro de 2001. Regulamenta a Lei n 13.1999, de 29 de janeiro de 1999, que dispe sobre a Poltica Estadual de Recursos Hdricos. Belo Horizonte: Igam, 2002, 29 p. PORTAL AMBIENTE BRASIL. Glossrio. Disponvel em: <http://www.ambientebrasil.com.br>. Acessado em: 20 de mar. 2008.

85

You might also like