You are on page 1of 18

CCT Mvel ABTCP

Parceria:

Cursos / Treinamentos

Centro de Capacitao Tcnica Mvel ABTCP


Levando tecnologia e conhecimento sua empresa

Desde o seu surgimento em 1967, a ABTCP (Associao Brasileira Tcnica de Celulose e Papel) tem se empenhado na busca de novos mtodos para o aperfeioamento constante dos profissionais da rea. Atualmente com mais de 980 associados, uma das mais importantes instituies mundiais do setor. O CCT Mvel resultado da parceria entre a ABTCP e a NSK, uma das principais fabricantes de rolamentos do mundo, que se uniram para que o conhecimento e a tecnologia de manuteno chegassem aos profissionais do segmento de papel e celulose, garantindo melhorias e aumento de produtividade nesta rea. O CCT Mvel uma carreta itinerante com infraestrutura para oferecer aulas tericas e prticas a empresas de vrias cidades do Brasil. Sua misso formar, a cada dia, mais profissionais seguros com as atividades que envolvem a manuteno industrial. Confira nas pginas seguintes os programas de treinamento oferecidos pelo CCT mvel. Sua chance de aprender com a convenincia de no precisar sair de onde est.

CCT Mvel ABTCP

Curso 1:
ESPECIFICAO E MANUTENO DE ROLAMENTOS Descrio: Com o curso de Especificao e Manuteno de Rolamentos o participante ter condies de realizar procedimentos de modo a garantir uma maior confiabilidade e performance levando em considerao fatores como lubrificao, folga, montagem e outros que influenciam na vida do rolamento.

Carga Horria: 8 horas

Escopo: PARTE TERICA: Apresentao; Codificao de rolamentos; Materiais para rolamentos; Tipos de rolamentos, suas caractersticas e aplicaes; Blindagens, vedaes; Lubrificao bsica para rolamentos; Ajustes recomendados, preciso; Manuseio de rolamentos (limpeza, secagem e estocagem); Mtodos de instalao, mtodos de remoo; Anlise de falhas de rolamentos, outros.

CCT Mvel ABTCP

Curso 1:
ESPECIFICAO E MANUTENO DE ROLAMENTOS PARTE PRTICA: Instalao e remoo dos rolamentos fixos de esferas NSK (6309), especificao do ajuste de montagem, clculo da temperatura exata para expanso do furo com utilizao de aquecedor indutivo (EASYHEATER NSK) para aquecimento do rolamento, prensa hidrulica e extrator hidrulico (EAGLE NSK); Instalao e remoo do rolamento autocompensador de rolos esfricos NSK (22316EAK) utilizando: bucha de fixao, bucha de desmontagem, calibre de lminas, relgio comparador, chaves HN, porca hidrulica e extrator hidrulico (EAGLE NSK); Instalao e remoo do rolamento autocompensador de esferas NSK (1316K) utilizando: bucha de fixao, relgio comparador, chaves HN, porca hidrulica e extrator hidrulico (EAGLE NSK).

CCT Mvel ABTCP

Curso 2:
ROLAMENTOS DE PRECISO Descrio: Este curso apresenta aos profissionais os rolamentos de superpreciso, projetados para altssimas performances e finalidades especficas. Aqui o profissional compreender melhor as utilidades e aplicaes dos rolamentos de superpreciso, seus tipos e sua correta manuteno, alm de entender melhor as aplicaes com pr-carga ou em conjuntos e a lubrificao ideal para esse tipo de rolamento.

Carga Horria: 8 horas

Escopo: Rolamentos de superpreciso; Caractersticas que os diferenciam; Especificao de rolamentos de superpreciso; Exemplos de aplicao; Tipos fabricados; Disposio em pares ou conjuntos; Manuteno destes rolamentos; Pr-carga e porque us-la; Lubrificao destes rolamentos.

CCT Mvel ABTCP

Curso 3:
PRODUTOS DE MOVIMENTAO LINEAR E SERVOMOTORES Descrio: No incio dos anos 80, os fabricantes de mquinasferramentas em todo o mundo comearam a substituir os barramentos convencionais por guias lineares de alta preciso, alta rigidez e suavidade de deslocamento. Suas aplicaes so inmeras, tais como centros de usinagem, aplicadores de adesivos, robs, flaps de aeronaves, etc. Neste curso o profissional entender melhor o que so os fusos, guias e servomotores e suas finalidades, aplicaes, ajustes, alm de aprender a instalar e utilizar os produtos de movimentao linear. Carga Horria: 8 horas Escopo: Aplicao de fusos de esferas recirculantes, guias lineares e servomotores; Seleo destes produtos; Codificao; Instalao; Programao; Manuteno; Lubrificao; Folga e pr-carga; Ajustes recomendados; Preciso; Material; Processo de fabricao; Visita linha de montagem de rolamentos; Visita ao laboratrio de ensaios.

CCT Mvel ABTCP

Curso 4:
ELEMENTOS DE MQUINA Descrio: O objetivo deste curso apresentar de forma simples os conceitos bsicos de projetos mecnicos e seus componentes aos profissionais da manuteno e principalmente projetistas. Os objetos de estudo so os acoplamentos, engrenagens, chavetas, eixos e transmisses. A habilidade em lidar com tais elementos facilitar o trabalho do profissional e o ajudar no manuseio de equipamentos complexos, auxiliando no dimensionamento dos elementos e construo de equipamentos. Carga Horria: 8 horas Escopo:
INTRODUO AOS ELEMENTOS DE FIXAO:

Parafusos; Porcas; Arruelas; Anis elsticos; Polias e correias; Correntes; Embreagens; Acoplamentos; Catracas, trinco e freios.

SISTEMAS DE VEDAO:

Gaxetas; Selo mecnico; Travas e vedantes qumicos.

CCT Mvel ABTCP

Curso 5:
LUBRIFICAO DE ROLAMENTOS Descrio: Proporcionar aos participantes capacitao tcnica no campo da lubrificao bsica de rolamentos atravs da anlise terica e prtica de casos encontrados no dia-a-dia das empresas. Carga Horria: 4 horas - bsico 8 horas - avanado (6h de teoria e 2h de parte prtica) Escopo: Tribologia; Engenharia de lubrificao; leos e graxas lubrificantes especiais; Caractersticas fsico-qumicas dos lubrificantes; Composio e fabricao das graxas lubrificantes; Aditivos e espessantes; Miscibilidade dos leos bsicos e dos espessantes; Pastas de montagem; Exemplos de aplicao de lubrificantes especiais para rolamentos; Procedimentos de limpeza; Falhas em rolamentos relacionados lubrificao; Parmetros de seleo dos lubrificantes; Bancos de prova para ensaios de estimativa de vida til de graxa lubrificante - filme explicativo; Quantidade de graxa a ser aplicada na lubrificao e relubrificao de rolamentos; Manuseio e armazenagem de lubrificantes; Exemplo de relao custo-benefcio; Parte prtica, envolvendo os procedimentos de limpeza e de lubrificao de rolamentos (somente curso avanado).

CCT Mvel ABTCP

Curso 6:
VIBRAES APLICADAS MANUTENO Descrio: Este curso vem ao encontro das novas tcnicas de manuteno. Atualmente, a manuteno corretiva vem perdendo espao para a manuteno preditiva e pr-ativa, que compreendem tcnicas que visam prever a falha antecipadamente, reduzindo o nmero de paradas, alm de melhorar o processo produtivo. Assim, a anlise de vibraes se torna importantssima como ferramenta de controle e parmetro de medio na anlise do equipamento. Neste curso o profissional ter contato com a freqncia de vibrao de equipamentos, seus limites, como mensur-los, exemplos de aplicao. Carga Horria: 8 horas Escopo: Fundamentos da vibrao; Representao do movimento vibratrio; Transdutores de vibrao; Instrumentos de medio e anlise de vibrao; Cadastro de equipamentos, preparao e coleta; Identificao da origem das vibraes.

10

CCT Mvel ABTCP

Curso 7:
TCNICAS PREDITIVAS (TERMOGRAFIA E ULTRASSOM) Descrio: A anlise termogrfica uma tcnica importantssima para o controle e parmetro de medio, bem como a anlise de falhas atravs do uso do ultrassom na anlise de condio das tubulaes areas e conexes eltricas. Neste curso o profissional ter contato com a freqncia inaudvel do som provocado por pequenos vazamentos e tambm ver nveis de termografia, entender os benefcios do seu uso, como definir uma imagem trmica, como analis-la, exemplos de aplicao.

Carga Horria: 4 horas (2 horas cada assunto)

Escopo: Fundamentos da termografia; Fundamentos do ultrassom; Benefcios do uso; Definio de uma imagem trmica; Instrumentos de medio e anlise de som; Cadastro de equipamentos, preparao e coleta; Identificao da origem dos vazamentos; Identificao da origem do calor.

11

CCT Mvel ABTCP

Curso 8:
TCNICAS CORRETIVAS (ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO) Descrio: Este curso vem ao encontro das novas tcnicas de manuteno pr-ativa, reduzindo o nmero de paradas, alm de melhorar o processo produtivo. Assim, o alinhamento e balanceamento em campo so tcnicas importantssimas para correo de alguns dos grandes problemas encontrados nas indstrias em geral. Alm de garantir que o equipamento inicie seu trabalho corretamente, o balanceamento corrige as alteraes na massa do equipamento geradas por diversos motivos. J o alinhamento apropriado elimina desgastes prematuros em rolamentos, alojamentos, vedaes e diminui o consumo de energia eltrica, alm de aumentar a vida til do equipamento. Neste curso o profissional entender os benefcios do correto balanceamento e alinhamento, assim como corrigir com rapidez e eficcia o problema. Carga Horria: 4 horas (2 horas cada assunto) Escopo: Causas do desbalanceamento; Benefcios do balanceamento em campo; Definio dos planos de medio e massa; Correo em um plano e multi planos; Fundamentos do alinhamento; Benefcios do uso; Tipos de desalinhamento; Alinhamento a laser e por relgio comparador; Correo.

12

CCT Mvel ABTCP

Curso 9:
CONTROLE DE MEDIDAS Descrio: Este curso apresenta os diferentes sistemas de medidas, familiarizando o aluno com as converses de unidades e com os sistemas mtrico e ingls, alm de proporcionar o uso prtico de equipamentos como o paqumetro, micrmetro, relgio comparador, sbito e relgio apalpador. Muito importante para entendimento de medidas, este curso visa aperfeioar o entendimento dos profissionais de manuteno, projetistas e tambm compradores.

Carga Horria: 8 horas

Escopo: Medidas lineares; Sistema mtrico e ingls; Converses; Medidas angulares; Rgua graduada; Paqumetro; Micrmetro; Gabaritos; Relgio comparador; Tolerncia dimensional.

13

CCT Mvel ABTCP

Curso 10:
BOMBAS CENTRFUGAS Descrio: O objetivo deste curso transmitir de maneira objetiva as particularidades das bombas centrfugas como tipos, classificao, caractersticas e manuseio. Este curso de suma importncia para os que lidam diretamente com tais equipamentos.

Carga Horria: 8 horas

Escopo: Bombas: noes gerais, componentes e suas funes; Instalao, operao e manuteno; Anomalias de funcionamento e causas provveis; Noes sobre curvas caractersticas; Noes gerais sobre cavitao e NPSH.

14

CCT Mvel ABTCP

Curso 11:
MOTORES ELTRICOS Descrio: Este curso visa proporcionar uma viso geral sobre os motores eltricos existentes, suas caractersticas e utilizaes. Detalhes sobre instalao e manuteno mecnica e eltrica, montagem e desmontagem de mancais e rolamentos, lubrificao e acoplamentos. Um curso indispensvel para quem precisa se aprofundar no assunto.

Carga Horria: 8 horas

Escopo: Placa de identificao; Aspectos eltricos; Manuteno eltrica; Manuteno mecnica; Manuteno de motores monofsicos; Motofreio; Tipos de acoplamento; Mtodos de manuteno; Plano de manuteno - Motor de induo trifsico.

15

CCT Mvel ABTCP

Curso 12:
SOLUES EM PROTEO ANTICORROSIVA Descrio: O objetivo do curso proporcionar a troca de informaes com os profissionais da rea de pintura, visando uma ampliao de conhecimentos no que diz respeito a produtos, tratamento de superfcies, sistemas de aplicao, bem como principais problemas e suas correes.

Carga Horria: 8 horas

Escopo: Conceito de corroso; Preparao de superfcies; Caractersticas das tintas; Constituintes das tintas; Formao de pelcula; Mtodos de aplicao; Rendimento; Recomendaes de projeto; Esquemas de pintura; Controle de qualidade; Segurana.

16

CCT Mvel ABTCP

Curso 13:
SOLUES EM COMANDO E PROTEO DE MOTORES Descrio: Permitir aos profissionais envolvidos com especificaes de comando e proteo de motores eltricos em geral, entender e definir o seu funcionamento, escolher e determinar os componentes de partida, comando e proteo, como tambm noes de qualidade de energia com capacitores de correo de fator de potncia.vo deste curso transmitir de maneira objetiva as particularidades das bombas centrfugas como Carga Horria: 8 horas

Escopo: Definio e caractersticas de componentes eltricos de BT; Especificao, Dimensionamento e Aplicao; Solues para partidas de motores; Proteo de circuitos Eltricos; Correo de Fator de Potncia.

17

CCT Mvel ABTCP

Curso 14:
MANUTENO EM REDUTORES DE VELOCIDADE Descrio: O curso Instalao e Manuteno de Redutores e Motorredutores de Velocidade ensina como devem ser instalados e operados os redutores e seus perifricos, evitando assim problemas decorrentes de m utilizao ou operao inadequada. Alm disso, o curso oferece informaes sobre manuteno preventiva e preditiva.

Carga Horria: 8 horas

Escopo: PARTE TERICA: Apresentao; Transmisses Mecnicas; Redutores de Velocidade; Montagem correta de elementos de transmisso; Lubrificao e funcionamento inicial; Desgaste e falhas em engrenagens; Retentores: falhas e montagem; Noes de manuteno preventiva e preditiva; Cuidados adicionais na lubrificao; Cuidados no armazenamento e informaes gerais.

18

Parceria:

www.nsk.com.br

Apoio:

Para mais informaes sobre os cursos e inscries, contate a ABTCP www.abtcp.org.br Fone: 0xx (11) 3874-2719 ou 3874-2709

jun/06

You might also like