You are on page 1of 12

ESCOLA DE AVIAO ASAS DE SOCORRO

DESCRIO DE MANOBRAS
INVA

Descrio das manobras executadas ao longo do curso de instrutor de voo 1

DESCRIO DE MANOBRAS

INSPEO PR-VOO/MANUSEIO O que : a metodologia que tem por objetivo verificar se a aeronave, o homem e o ambiente se encontram em condies de executar o voo. Segundo a F.A.A o pr voo mal feito ou a falta deste est entre as dez principais causas de acidentes.

Como fazer: A inspeo pr-voo tem incio na cabine com a verificao dos seguintes itens: freios de estacionamento (se esto aplicados), documentos e dirio de bordo com as datas de vencimento em dia, intervalos de manuteno baseados no tacmetro, preenchimento do histrico de voo, verificao da ficha de anormalidades para observar se existe algo que impea o voo, validade e carga do extintor, posio da seletora que deve estar em ambos, ajuste do compensador (posio de decolagem), mistura cortada fora, potncia fechada fora, aquecedor do carburador fechado, os interruptores eltricos devem estar desligados com exceo do anti-coliso, remover a trava dos comandos, chave fora da ignio, mster dos rdios desligado, injetora travada, os disjuntores devem estar armados, observar a segurana da rea e acionar o mster da bateria, olhar os indicadores de combustvel pra comparar com a medio externa, estender os flapes por posio, checar as luzes de e posio em caso de voo noturno, mais uma verificao nos disjuntores, desligar o mster da bateria, equipamentos de bordo de acordo com a necessidade dos voo (materiais de voo, kit de primeiros socorros, bolsa de sobrevivncia, bolsa de ferramentas, sacos pra indisposio). A segunda parte do pr-voo d-se na parte externa do avio com a observncia dos seguintes intens: trens de pouso principais onde so verificados os pneus, as linhas hidrulicas e os freios, o combustvel deve ser drenado no primeiro voo do dia ou aps um abastecimento, empenagem dando nfase as superfcies de comando e compensadores, flapes, ailerons, pontas, bordos de ataque e montantes nas asas (na asa esquerda acrescentam-se: tubo de pitot, suspiro do tanque e buzina de estol), quantidade de combustvel (no decolar com menos de 18 gales), quantidade de leo (mx 6 qtd, min 4 qtd), hlice, filtro de ar, correia do alternador, e escapamento na seo do nariz, na trequilha o pneu, fixao do conjunto e a extenso do amortecedor devem ser verificados, porta de inspeo do motor fechada aps verificao, tomada e ar esttico limpa, limpeza do para brisa, retirada dos calos, checar segurana dos objetos no bagageiro e posicionar o avio para a partida.

Por que? Porque a realizao do pr-voo de forma completa e responsvel refletir diretamente na legalidade e segurana do voo. 2

Objetivo: Verificar se a aeronave apresenta falhas, danos ou irregularidades que no permitam a execuo do voo.

Erros mais comus: -pular itens do checlist; -deixar a pressa atrapalhar o bom andamento do pr-voo; -no fechar a tampa de combustvel; -esquecer de retirar os calos antes do acionamento; -deixar o bagageiro destrancado; -com o ganhar de experincia tender a fazer um pr-voo mais relapso; -voar sem estar em boa condio fsica ou emocional;

DECOLAGEM E SUBIDADE O que : o procedimento que baseado em uma configurao que permitir a aeronave sair do solo e ganhar altitude.

Como fazer: Alinha-se o avio com o eixo da pista compensado o vento com o manche, em seguida aplicase toda a potncia lembrando-se do uso do pedal direito. Na sequncia deve-se dar uma rpida olhada na potncia, velocidade e indicadores, sempre mantendo a aeronave no eixo. Quando o avio atinge a velocidade de rolagem cabra-se suavemente buscado a arfagem correta (Vy). Essa configurao proporcionar a melhor razo de subida.

Por que? Porque uma decolagem respeitando os itens citados a cima proporcionar uma manobra segura e eficiente.

Objetivo:

Levar a aeronave a sair do solo e ganhar altitude.

Erro mais comuns: -no travar a potncia; -falta de aplicao de pedal; -perda do eixo da pista; -no compensar o vento; -na subida: perder o eixo; -no manter a proa de correo de vento; -no manter a arfagem que proporcione Vy; -esquecer de realizar o cheque de subida; -esquecer de empobrecer a mistura gradualmente.

NIVELAMENTO

O que : Procedimento que tem por finalidade manter o avio voando estabilizado em determinada altitude estabelecida por regras de voo.

Como fazer: Nessa manobra deve-se observar a transio da fase da subida para o nivelamento. No momento em que o avio atinge a altitude desejada a arfagem deve ser diminuda, em seguida o compensador ser ajustado para aliviar a presso no manche. Aps o avio chegar velocidade desejada a potncia dever ser regulada. Na sequncia o ajuste final da mistura ser feito, lembrando que a operao ocorrer do lado rico do pico. Para finalizar essa fase os demais itens do checlist devero ser feitos: apagar farol, monitorar os indicadores do motor e checar e ajustar frequentemente o giro direcional.

Por que? Porque o piloto deve aprender a fazer a transio da fase de subida para o nivelamento aplicando conceitos tericos na prtica. 4

Objetivo: Transicionar o avio da fase de voo em subida para a fase de voo nivelado realizando a manuteno da altitude e permitindo que a aeronave atinja a velocidade desejada.

Erros mais comuns: -furar a altitude; -ajustar a potncia antes que o avio acelere; -esquecer de ajustar a mistura; -compensao incorreta do estabilizador horizontal; -monitoramento ineficiente dos indicadores do motor; -esquecer de ajustar o DG com a bussola.

DESCIDA

O que : Manobra que tem por objetivo levar a aeronave a perder altitude para um determinado nvel ou para aproximao e pouso.

Como fazer: So trs as configuraes de descidas: descida em rota na qual mantm-se o regime de cruzeiro no ultrapassando 128 KIAS de velocidade; descida de cruzeiro onde se utiliza 2000 RPM com velocidade de 85-90 Kias e uma razo de descida de 500 ps/min e descida de aproximao com potncia de 1500 RPM. Abordaremos de forma mais abrangente a descida de aproximao. Essa descida consiste no na seguinte sequncia: reduo de potncia pra 1500 RPM, (75-80) KIAS de velocidade, razo de descida de 500 ps por minuto, pequena mudana na arfagem (parecida com a arfagem de voo nivelado), compensao do profundor para aliviar a presso no manche, usar o aquecedor do carburador se necessrio para evitar formao de gelo no Venturi do mesmo, enriquecimento da mistura antes de reaplicar a potncia para nivelar e monitorar os indicadores do motor.

Por que? Pelo fato de ser necessrio o piloto saber realizar descidas para mudanas de altitudes e aproximaes para pousar.

Objetivo: Levar o avio a uma descida segura e estabilizada sem variaes na velocidade e razo de descida.

Erros mais comuns: -no tirar potencia suficiente; -arfagem incorreta; -razo de descida maior ou menor que 500 ft por minuto; -velocidade acima ou abaixo de desejada; 65kt; -esquecer de enriquecer a mistura antes de aplicar potncia para o nivelamento; -no monitorar os indicadores do motor.

VOO EM BAIXA VELOCIDADE

O que : A manobra consiste em levar o avio a sua menor velocidade de controle sem flapes (Vs1) e com flapes (Mmc) sem perder ou ganhar altitude mantendo o controle do mesmo.

Como fazer: Inicia-se a manobra com o avio nivelado, em seguida a potncia deve ser reduzida em 100 RPM e a arfagem deve ser aumentada. Esse procedimento seve ser repetido at que o avio atinja 1900 RPM com uma arfagem que possibilite a manuteno da altitude. A manobra de baixa velocidade com flape pode ser iniciada a partir da (Vs1) aplicando-se 10 de flape sem permitir que o nariz desa. Com a aplicao dos flapes o avio tender a perder velocidade o que pode se controlado com o uso de 100 RPM de potncia a mais. Esse procedimento deve ser repetido at a aeronave estar com 40 de flape e potncia mxima ou prxima da mxima. 6

Por que? O piloto deve aprender a controlar o avio em baixa velocidade com configuraes diferentes.

Objetivo: Levar o avio prximo ao limite do voo em baixa velocidade (ngulo crtico), sem exede-lo com configuraes diferentes obedecendo aos limites de variao.

Erros mais comuns: -mudanas constantes na arfagem; -no manuteno da proa; -falta de aplicao do pedal direito; -uso de potncia incorreta para a configurao desejada; -permitir que o nariz do avio suba ao aplicar flapes; -permitir que o nariz do avio desa aos recolher os flapes.

ACIONAMENTO E MANOBRAS NO SOLO

O que : O a acionamento consiste em ligar o avio obedecendo uma sequncia que se encontra no manual ou checlist do mesmo. As manobras no solo nada mais so do que o deslocamento da aeronave no solo.

Como fazer: Aps completar os cheques de pr-acionamento deve-se seguir a seguinte sequncia: a mistura deve se enriquecida e compensada at de acordo com a altitude do aerdromo, a potncia deve ficar fechada e destravada, o aquecedor do carburador permanecer fechado, os interruptores eltricos ficaram desligados com exceo do Anti-coliso, os dijuntores devem ser verificados na posio armado, o mster do rdio deve estar desligado, a injetora permanecer na posio travada e o seu uso ficar a critrio da necessidade, o master da bateria ser ligado aps a segurana da rea ser verificada, em caso de operaes noturnas as luzes de navegao e do painel sero acionadas, em alto e bom som o piloto emitir o grito de 7

LIVRE , a partida de ser dada por no mximo 30 segundos, aps acionado a potncia dever ser mantida abaixo de 1000 RPM, os indicadores do motor sero verificados e por fim os itens do checlist devero ser cumpridos para a realizao do taxi. As manobras no solo devero ser realizadas com bastante ateno, sempre lembrando de compensar o vento, aliviar a trequilha em locais onde o terreno ondulado ou com pedregulhos. Outro aspecto importante manter o avio sobre as linhas de que se encontram nos ptios de manobras e pistas de taxi.

Por que? O acionamento deve ser realizado de forma correta, sem colocar em risco pessoas e o equipamento, assim como o taxi.

Objetivo: Realizar o acionamento de forma segura sem esquecer nenhum item do checlist.

Erros mais comuns: -esquecer de colocar a seletora em ambos; -no cumprir o checlist rigorosamente; -tentar fazer tudo de memria sem consultar o checlist; -manter a ignio por mais de 30 segundos caso o motor no venha a ligar; -esquecer de remover o calo; -dirigir o avio como se fosse um carro; -taxiar com os ps nos freios; -no compensar o vento; -dificuldade em manter o avio sobre as linhas.

CURVAS

O que : Manobra realizada no ar que leva aeronave a mudar de trajetria. 8

Como fazer: So trs os tipos de curvas: curva de pequena inclinao, de mdia inclinao e grande inclinao. Para se aprender a realizar uma curva cinco elementos devem ser aprendidos. O ato de livrar a rea antes de realizar a curva deve ser ensinado no primeiro voo, a rolagem que feita com o movimento lateral do manche, a neutralizao pra evitar que o avio continue rolando at virar de dorso, o nariz ir tender a descer, o que poder ser evitado com a cabragem, e a tendncia do nariz da aeronave ir para o sentido contrrio a curva (guinada a adversa), essa tendncia pode ser corrigida com o uso dos pedais em conjunto com o manche. Portanto para a realizao uma curva coordenada livra-se a rea, inicia-se uma rolagem com o uso do manche e do pedal para evitar a guinada adversa, neutraliza-se os comando, cabra-se para evitar que o nariz desa e no caso de curvas de maior inclinao a mistura ser enriquecida para o uso da potncia e para sair da curva a rea deve ser livrada, o manche e pedal sero aplicados no sentido contrrio at o avio ficar nivelado.

Por que? Porque o piloto precisa aprender a mudar o avio de trajetria de forma segura e confortvel para os passageiros.

Objetivo: Ensinar o piloto a fazer curvas de pequena, media e grande inclinaes se formar coordenada e estvel.

Erros mais comuns: -entrar na curva sem livrar a rea; -no fazer uso correto do manche junto com os pedais causando descordenao; -permitir que o nariz desa; -permitir que a velocidade diminua ao cabrar durante a curva;

ESTIS

O que : Manobra que levar a aeronave a exceder o ngulo critico fazendo com esta perca a sustentao nas asas.

Como fazer: So quatro os tipos de estis que sero descritos abaixo. Dois apectos so de grande importncia nessas manobras: a aplicao do pedal direito no momento da cabragem para que o nariz permanea estvel sem ir para a direita ou esquerda e na reuprao, caso o avio estole uma asa antes da outra o pedal contrrio a asas estolada ser aplicado, pois a leme de direo no se encontra estolado nessa manobra. -estol de decolagem: Inicia-se com a aeronave em voo nivelado, na sequncia a potncia deve ser diminuda para a velocidade chegar em 55Kt (velocidade de rotao), nesse momento o piloto ir comear uma canbragem suave e constante aplicando mxima potncia at o avia atingir e ultrapassar o ngulo crtico, momento em que ocorre o estol (perda de sustentao nas asas). A recuperao consiste em ceder o nariz at cruzar o horizonte, permitir que o avio ganhe velocidade para o ar fluir nas asas e voltar a ter sustentao, iniciar uma cabragem suave pra para a descida e buscar arfagem de Vy(70Kt). -estol de pouso: o avio dever ser colocado na configurao de pouso, ou seja, potncia em 1500 rmp descendo 500 ft/min com 30 ou 40 grus de flapes. Em seguida uma referncia como pista deve ser escolhida e a uma altitude deve ser determinada como limite. Os passas seguintes sero cabrar at estolar, ceder o nariz at cruzar o horizonte para ganhar velocidade, aplicar potncia mxima, recolher os flapes para 20 grus, acelerar a te 60 kt, recolher os flapes para 10 grus e 0 grus na sequncia epor fim buscar Vy(70kt). -estol de sada: uma curva de pequena inclinao da incio a essa manobra que segue com potncia mxima, pois o avio est em subida, cabra-se suavemente mantendo a aeronave em curva at o ngulo crtico ser ultrapassado. Em seguida a arfagem deve ser cedida at o nariz cruzar o horizonte deixando o avio ganhar velocidade, a descida dever ser parada com uma leve cabrada e por fim uma arfagem que proporcione Vy(70kt) ser buscada mantendo o avio em curva. -estol de base: antes de inicar a manobra o piloto ter que escolher um campo a 90 grus da sua proa para a direita ou esquerda para ser usado como referncia de pista de pouso. Esse estol comea com a configurao de aproximao para pouso, ou seja, o avio estar com 1500 rpm de potncia, 20 grus de flapes em descida e curvando apara a proa da suposta pisata. A sequncia semelhante aos demais estis: tira-se a potncia, cabra-se suave e continuamente at o avio estolar, aps o estol a arfagem ser cedida at o nariz cruzar o

10

horizonte para hangar velocidade, aplica-se potncia mxima e travada, para-se a descida, recolhe-se os flapes por estapa e busca-se arfagem de Vy(70kt) na proa da pista.

Por que? Porque o piloto por distrao, descuido ou falta de ateno pode vir a colocar o avio numa situao de estol e ser necessria a disciplina aprendida no curso de pilotagem para tirar o avio dessa situao.

Objetivo: Mastrar ao aluno o ngulo critico de sutentao, o que ocorre quando esse ngulo excedido e a forma correta de recuperar a aeronave dessa situao.

Erros mais comuns -no usar pedal direito suficiente; -usar menos pedal direito do que o necessrio: -estolar descoordendado; -na recuperao do estol descoordenado aplicar o pedal errado; -parar de cabrar antes do avio estolar; -no deixar o avio acelerar; -tentar inicar a subida antes de parar a decida;

MANOBRAS BAIXAS

11

12

You might also like