You are on page 1of 16

Companhia Docas do Estado de So Paulo

Caderno de Provas Objetivas

Concurso Pblico 2010 23/5/2010 - MANH

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO TIPO 1


Ateno!
Voc est recebendo um caderno de provas do tipo 1. Portanto, verifique se sua folha de respostas , tambm, do tipo 1. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providncias.

Informaes gerais
Voc receber do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes objetivas formuladas na prova de tipo 1; b) este caderno de prova tipo 1, com o enunciado das 70 (setenta) questes, sem repetio ou falha. No ser permitida a permanncia de candidato em sala de prova portando aparelhos eletrnicos como pager, telefone celular, relgio do tipo data bank, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, mquina fotogrfica, mquina de calcular e/ou similares. Tal infrao pode acarretar eliminao sumria do candidato. Verifique se o material est em ordem, se seu nome e nmero de inscrio so os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, sua obrigao: a) ler atentamente as instrues de preenchimento da folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do enunciado. Voc dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas, de inteira responsabilidade do candidato, dar-se- mediante utilizao de caneta esferogrfica de cor preta ou azul. Em hiptese alguma haver substituio das folhas de respostas por erro do candidato. O tempo disponvel para esta prova ser de quatro horas. Voc somente poder sair do local de prova 60 (sessenta) minutos aps o seu incio. Voc somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 60 (sessenta) minutos de prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue as folhas de respostas e deixe o local de prova.
TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1
Pgina 1

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 2

LNGUA PORTUGUESA Texto para as questes 1 a 11


frica do Sul: uma importante parceria para o comrcio internacional brasileiro A frica do Sul ocupa 4% do territrio africano e conta com cerca de 47 milhes de habitantes e considerado importante mercado emergente. A moeda oficial o Rand (ZAR), que, de acordo com dados do Banco Central do Brasil, equivale a cerca de 0,21 real. A economia sulafricana varia da agricultura de subsistncia at a moderna atividade industrial e mineral, tornando-a a mais forte economia do continente, com Produto Interno Bruto na ordem de US$ 255 bilhes. De igual modo, detm mais da metade dos carros, telefones, bancos e indstrias da frica. Trata-se de importante produtor mundial de ouro e um dos lderes na extrao de diamantes. No final do sculo XIX, com a descoberta de riqueza mineral, a frica do Sul passou por grandes transformaes que produziram o desenvolvimento, impulsionaram a economia e viabilizaram importantes setores manufatureiros e industriais. A primeira descoberta significativa foi a de diamantes em 1867, e em pouco tempo a frica do Sul j havia triplicado suas exportaes. Com a minerao, surgiu um destacado mercado interno para alimentos e bens manufaturados, o que incentivou o desenvolvimento desses setores. A exportao de ouro correspondeu a 40% das exportaes totais do pas nas dcadas de 1960, 1970 e 1980. Em 1970, a produo de ouro da frica do Sul atingiu mil toneladas, o volume mais alto de toda sua histria, representando naquele ano 60% de toda a produo mundial desse metal. Aps a transformao poltica da frica do Sul num governo democrtico de unidade nacional em 1994, a crise econmica foi superada. O principal programa do governo sul-africano foi o programa denominado Crescimento, Emprego e Redistribuio (Growth, Employment and Redistribution GEAR), que previa especialmente as privatizaes das estatais e a reduo do desnvel entre ricos e pobres. Em 1994, foi criado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econmico e do Trabalho (National Economic Development and Labour Council NEDLAC), cujo principal objetivo consistia em promover a integrao entre governo, empresrios e trabalhadores, tornando as decises econmicas mais abrangentes para promover as

10

15

20

25

30

35

metas do crescimento econmico e da igualdade 50 social. Segundo a Organizao Mundial do Comrcio (OMC), a transferncia de poder, o fim do apartheid e a realizao de eleies multipartidrias em 1994 transformaram politicamente a frica do Sul. 55 O pas tambm membro da Unio Aduaneira da frica Austral (Southern African Customs Union SACU), junto com Botsuana, Lesoto, Nambia e Suazilndia. De acordo com a SACU, os membros aplicam s importaes 60 impostos e taxas antidumping e taxas aduaneiras de salvaguarda; no entanto, cada membro possui sua legislao prpria para restries s importaes. A frica do Sul o pas de maior crescimento econmico do continente africano e 65 representa um importante mercado para o Brasil. Uma expressiva aproximao do Brasil com a frica do Sul ocorreu em 2003 com o estabelecimento do Frum de Dilogo IBAS (Frum de Dilogo ndia-Brasil-frica do Sul). As parcerias 70 visavam trocar experincias em diversos setores, como agricultura, clima, educao, energia, cincia e tecnologia, turismo, transporte e outras reas. Brasil e frica do Sul tm afinidades econmicas e polticas para estabelecer uma parceria dentro de 75 um mundo cada vez mais competitivo. H ainda o interesse comum dos dois pases em constituir parcerias para atuao em mercados africanos, principalmente pelo risco iminente de deslocamento das empresas locais 80 face acirrada concorrncia chinesa, informa o relatrio Oportunidade de Negcios em Servios com a frica do Sul. O governo sul-africano demonstra empolgao com a Copa do Mundo de Futebol que se realizar no pas em 2010, mas o 85 tema dominante das conversas bilaterais so os problemas sociais. Brasil e frica do Sul esto investindo em conjunto e trocando experincias na coordenao de polticas pblicas, com vistas a promover maior 90 intercmbio e cooperao nas reas da cultura e do combate pobreza e desigualdade social.
(Joana Stelzer. www.revistaportuaria.com.br)

40

45

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 3

1
O texto, em relao sua tipologia, deve ser classificado como (A) dissertativo. (B) narrativo. (C) descritivo. (D) epistolar. (E) descritivo-narrativo.

7
Brasil e frica do Sul esto investindo em conjunto e trocando experincias na coordenao de polticas pblicas, com vistas a promover maior intercmbio e cooperao nas reas da cultura e do combate pobreza e desigualdade social. (L.8791) Assinale a alternativa em que o termo desempenhe funo sinttica distinta da dos demais no perodo acima. (A) pblicas (B) maior (C) da cultura (D) pobreza (E) social

2
Para desenvolver suas ideias, o texto s NO se valeu de (A) trajetria histrica. (B) referncia a rgos de credibilidade. (C) dados estatsticos. (D) frases retricas. (E) comparaes.

8
Assinale a alternativa em que a funo dos parnteses no texto seja distinta da dos demais. (A) (Growth, Employment and Redistribution GEAR) (L.38-39) (B) (National Economic Development and Labour Council NEDLAC) (L.44-45) (C) (ZAR) (L.4) (D) (Frum de Dilogo ndia-Brasil-frica do Sul) (L.68-69) (E) (OMC) (L.51)

3
Semanticamente, o adjetivo antidumping (L. 60) refere-se, no texto, a (A) impostos, somente. (B) taxas, somente. (C) impostos e taxas, somente. (D) importaes, impostos e taxas. (E) membros.

4
Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) prximo. (C) insigne. (D) conspcuo. (E) impelente.

9
Aps a transformao poltica da frica do Sul num governo democrtico de unidade nacional em 1994, a crise econmica foi superada. (L.33-35) Assinale a alternativa em que a alterao da estrutura do perodo acima tenha mantido integridade semntica em relao ideia original. (A) A crise econmica foi superada em 1994, aps a transformao poltica da frica do Sul num governo democrtico de unidade nacional. (B) Aps a frica do Sul ter sido transformada politicamente, em 1994, num governo democrtico de unidade nacional, superou-se a crise econmica. (C) Em 1994, aps a transformao poltica da frica do Sul num governo democrtico de unidade nacional, a crise econmica foi superada. (D) Em 1994, a crise econmica foi superada aps a transformao poltica da frica do Sul num governo democrtico de unidade nacional. (E) Aps a crise econmica ter sido superada, transformou-se politicamente a frica do Sul, em 1994, num governo democrtico de unidade nacional.

5
A primeira descoberta significativa foi a de diamantes em 1867, e em pouco tempo a frica do Sul j havia triplicado suas exportaes. (L.20-22) No perodo acima, segundo a norma culta, o emprego da vrgula antes do E (A) est correto, pois o E une oraes de sujeitos diferentes. (B) est correto, pois o E tem valor no aditivo. (C) est incorreto, pois no se usa vrgula antes do E. (D) est incorreto, pois no se separa o adjunto adverbial do predicativo. (E) facultativo, pois s seria obrigatrio se o E tivesse valor exclusivamente aditivo.

6
A economia sul-africana varia da agricultura de subsistncia at a moderna atividade industrial e mineral, tornando-a a mais forte economia do continente, com Produto Interno Bruto na ordem de US$ 255 bilhes. (L.6-10) No perodo acima, h (A) cinco preposies. (B) oito preposies. (C) seis preposies. (D) sete preposies. (E) quatro preposies.

10
A palavra agricultura (L.71) formada pelo mesmo processo que (A) transporte (L.72). (B) desigualdade (L.91). (C) telefones (L.12). (D) exportao (L.26). (E) intercmbio (L.90).

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 4

11
Em 1994, foi criado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econmico e do Trabalho (National Economic Development and Labour Council NEDLAC), cujo principal objetivo consistia em promover a integrao entre governo, empresrios e trabalhadores, tornando as decises econmicas mais abrangentes para promover as metas do crescimento econmico e da igualdade social. (L.42-50) Em relao ao perodo acima, analise as afirmativas a seguir: I. O perodo composto por quatro oraes. II. H duas ocorrncias de predicativo do objeto. III. H um caso de orao subordinada substantiva objetiva direta. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

12
No texto, h casos de palavras acentuadas por regras diferentes. Nas alternativas a seguir, encontram-se exemplos das regras presentes no texto, EXCEO DE UMA. Assinalea. (A) Panam (B) rdio (C) pargrafo (D) sade (E) f

13
No caso da Baixada Santista, os nmeros so amplificados naturalmente devido proximidade com o Porto de Santos, pelo qual empresas e rgos pblicos de cada municpio podem promover despachos e desembaraos de mercadorias, conforme suas necessidades e contando com maior facilidade. (L.21-27) No perodo acima, h quanto verbos em forma nominal? (A) Cinco. (B) Quatro. (C) Dois. (D) Seis. (E) Trs.

Texto para as questes 12 a 17


Comrcio exterior da Baixada Santista atinge US$ 1,6 bilho no 1 trimestre O comrcio exterior das nove cidades da Baixada Santista, a exemplo do brasileiro, deixou para trs a crise econmica que reduziu as trocas internacionais nos ltimos dois anos. No primeiro trimestre do ano, os negcios de importao e exportao fechados na regio somaram US$ 1,668 bilho, montante 37,76% maior do que o registrado no mesmo perodo do ano passado. Na comparao com o primeiro trimestre do ano passado, a variao foi melhor do que a do Pas (30,65%), que somou US$ 77,56 bilhes. As nove cidades da regio metropolitana foram responsveis por 2,15% dos registros de negcio para o mercado internacional. Os dados da balana comercial brasileira foram divulgados ontem pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio (MDIC). Estas informaes so um parmetro para se medir a importncia de cada cidade para o comrcio exterior brasileiro. No caso da Baixada Santista, os nmeros so amplificados naturalmente devido proximidade com o Porto de Santos, pelo qual empresas e rgos pblicos de cada municpio podem promover despachos e desembaraos de mercadorias, conforme suas necessidades e contando com maior facilidade.
(Samuel Rodrigues. A Tribuna. Santos, 16 de abril de 2010)

14
Na comparao com o primeiro trimestre do ano passado, a variao foi melhor do que a do Pas (30,65%), que somou US$ 77,56 bilhes. (L.9-11) As duas ocorrncias da palavra QUE no perodo acima classificam-se, respectivamente, como (A) conjuno e conjuno. (B) pronome relativo e conjuno. (C) pronome relativo e pronome relativo. (D) substantivo e pronome adjetivo. (E) conjuno e pronome relativo.

10

15
correto afirmar, com base na leitura do texto, que (A) os municpios da Baixada Santista tm mais facilidade em se destacar no comrcio exterior por causa da proximidade com o Porto de Santos. (B) o volume das exportaes da Baixada Santista foi menor, proporcionalmente, que a do Pas, comparativamente ao primeiro trimestre de 2009. (C) a participao dos municpios da Baixada Santista no comrcio exterior do Pas irrelevante. (D) a atuao da Baixada Santista foi a responsvel pela superao da crise econmica que assolou o mundo nos ltimos dois anos. (E) as informaes do MDIC restringem-se atuao do Porto de Santos.

15

20

25

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 5

16
Assinale a palavra em que o elemento para- NO tenha o mesmo sentido que o da palavra parmetro (L.18). (A) paramilitar (B) parabns (C) paradigma (D) pargrafo (E) paralelo

20
Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as recomendaes a seguir: I. Na reviso de um expediente, deve-se avaliar se ele ser de fcil compreenso por seu destinatrio. O que nos parece bvio pode ser desconhecido por terceiros. O domnio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrncia de nossa experincia profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre verdade. Explicite, desenvolva, esclarea, precise os termos tcnicos, o significado das siglas e abreviaes e os conceitos especficos que no possam ser dispensados. II. Procure perceber certa hierarquia de ideias que existe em todo texto de alguma complexidade: ideias fundamentais e ideias secundrias. Estas ltimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalh-las, exemplific-las; mas existem tambm ideias secundrias que no acrescentam informao alguma ao texto, nem tm maior relao com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas. III. A conciso antes uma qualidade do que uma caracterstica do texto oficial. Conciso o texto que consegue transmitir um mximo de informaes com um mnimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, fundamental que se tenha, alm de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessrio tempo para revisar o texto depois de pronto. nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundncias ou repeties desnecessrias de ideias. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

17
Em ...devido proximidade com o Porto de Santos... (L.22-23), empregou-se corretamente o acento indicativo do fenmeno da crase. Assinale a alternativa em que isso NO tenha ocorrido. (A) O horrio de trabalho das 8h s 18h, de segunda a sbado. (B) Fomos Santos da modernidade porturia. (C) Estvamos face face com o perigo. (D) Ele sempre compra vista. (E) Preferimos nosso fil Osvaldo Aranha.

18

(Ado Iturrusgarai. Folha de S.Paulo, 30 de abril de 2010)

O pronome isto na tirinha acima tem valor (A) anafrico. (B) catafrico. (C) ditico. (D) expletivo. (E) relativo.

RACIOCNIO LGICO 21
Uma sentena logicamente equivalente a Se o porto bom, ento a carga rpida (A) Se o porto no bom, ento a carga no rpida. (B) Se a carga rpida, ento o porto bom. (C) O porto no bom ou a carga rpida. (D) O porto bom, e a carga rpida. (E) O porto bom, e a carga no rpida.

19
Num dilogo com um deputado federal, o pronome indicado para se dirigir a ele (A) Sua Excelncia. (B) Vossa Excelncia. (C) Ilustrssimo Senhor. (D) Vossa Eminncia. (E) Sua Eminncia.

22
Observe a sequncia de letras a seguir: bcadfeghijkolmunpaq.... Mantida a lei de formao, as duas prximas letras na sequncia sero (A) re. (B) rs. (C) se. (D) rb. (E) es.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 6

23
Andr, Bruno, Carlos e Maria esto em uma festa num grande salo retangular ABCD, de dimenses AB=6m e BC=8m. Andr, Bruno e Carlos esto, respectivamente, nos vrtices A, B e C do salo, enquanto Maria est exatamente no centro do salo. Em determinado momento, Andr, Bruno e Carlos caminham em linha reta at Maria. Sendo a, b e c as distncias percorridas, respectivamente, por Andr, Bruno e Carlos, tem-se que (A) a<b<c. (B) a=c<b. (C) a=b<c. (D) b=c<a. (E) a=b=c.

28
Um comerciante comprou um carro por R$ 18.000,00 e o vendeu por R$ 20.000,00. A seguir, recomprou o mesmo carro por R$ 22.000,00 e o revendeu por R$ 24.000,00. Seu lucro nessas transaes foi, em reais, (A) 2.000,00. (B) 1.000,00. (C) zero. (D) 3.000.00. (E) 4.000,00.

29
Em uma corrida de Frmula 1, sobre os quatro primeiros colocados sabe-se que: uma Ferrari chegou imediatamente atrs de outra Ferrari; um piloto alemo chegou na frente de um piloto espanhol; uma MacLaren chegou na frente de uma Ferrari; um piloto brasileiro chegou imediatamente na frente de um piloto alemo; uma MacLaren chegou atrs de uma Ferrari; e um piloto alemo chegou imediatamente atrs de um piloto espanhol. A respeito dessa corrida tem-se que (A) o primeiro colocado foi um piloto brasileiro da MacLaren. (B) o segundo colocado foi um piloto espanhol da Ferrari. (C) o terceiro colocado foi um piloto espanhol da MacLaren. (D) o quarto colocado foi um piloto alemo da Ferrari. (E) o segundo colocado foi um piloto alemo da MacLaren.

24
H trs guindastes A, B e C, de tipos diferentes, em um porto martimo. H quatro porturios, Fernando, Joo, Manuel e Paulo, capazes de operar guindastes. Entretanto, Fernando e Joo s sabem operar os guindastes A e B, enquanto Manuel e Paulo s sabem operar os guindastes B e C. O nmero de maneiras diferentes possveis de escolher, dentre esses quatro porturios, aqueles que vo operar, respectivamente, os guindastes A, B e C (A) 4. (B) 8. (C) 24. (D) 16. (E) 12.

25
Se x A, ento y B. Se y no B, ento z C. Sabe-se que z no C. Logo, tem-se obrigatoriamente que (A) x A. (B) x no A. (C) y B. (D) y no B. (E) z C.

30
Uma questo de mltipla escolha sobre o valor de um nmero natural n apresenta as seguintes opes: a) n<3; b) 2 n 6; c) n 5; d) 5<n<10; e) 7 n<9. Sabe-se que uma nica opo verdadeira. A opo verdadeira (A) a). (B) c). (C) e). (D) d). (E) b).

26
Maria ganha 60% a mais do que Joo. Logo, Joo ganha x% a menos que Maria. O valor de x (A) 40. (B) 60. (C) 52,5. (D) 37,5. (E) 35.

27
Um continer tipo Dry Box 20 ps tem medidas internas aproximadas de 5,90m x 2,28m x 2,34m. H uma carga com grande quantidade de caixas rgidas, que podem ser empilhadas, com dimenses externas de 1,80m x 1,10m x 1,15m. O nmero mximo dessas caixas que podem ser colocadas em um continer tipo Dry Box 20 ps (A) 11. (B) 12. (C) 15. (D) 14. (E) 13.

ATUALIDADES 31
Pas da Unio Europeia que, em 2009, teve um dficit oramentrio de em mdia 14% do PIB e uma dvida de mais de 115% do PIB, gerando uma crise que pode se espalhar pelo bloco europeu. Trata-se da (A) Srvia. (B) Espanha. (C) Itlia. (D) Grcia. (E) Romnia.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 7

32
O setor porturio no Brasil responde, sozinho, por mais de (A) 90% das exportaes. (B) 80% das exportaes. (C) 70% das exportaes. (D) 50% das exportaes. (E) 60% das exportaes.

37
Em 21 de abril de 2010, comemoraram-se (A) 150 anos de morte de Tiradentes. (B) 22 anos da Constituio Brasileira. (C) 68 anos de Revoluo Constitucionalista. (D) 40 anos de fim da ditadura militar. (E) 50 anos da fundao de Braslia.

33
O porto brasileiro integrante do Sistema Porturio Nacional que lidera o ranking de movimentao de contineres em 2009 se situa (A) no Rio de Janeiro. (B) em Santos. (C) em Paranagu. (D) em Recife. (E) em Itaja.

38
Recentemente, os jornais do Brasil e do mundo noticiaram discusses que envolvem Celso Amorim, Hillary Clinton e Ahmadinejad. Esse debate gira em torno (A) das exportaes brasileiras para o Iraque, que ameaam a soberania comercial norte-americana. (B) da explorao de petrleo na Turquia, comandada pela Petrobras. (C) da proliferao de armas qumicas no Afeganisto, que mantm sob domnio norte-americano. (D) da crtica do presidente Lula s sanes comerciais feitas por Israel Palestina. (E) do programa de enriquecimento de urnio no Ir, motivo de novas sanes propostas pelos Estados Unidos.

34
Para que as instalaes do terminal de passageiros do Porto de Santos possam ser utilizadas durante a Copa do Mundo de 2014, necessrio investimento na modernidade do porto. Os recursos para a concretizao do projeto sero passados por meio (A) do Conselho Nacional de Turismo. (B) da Codesp. (C) do Programa de Acelerao do Crescimento. (D) do Ministrio dos Transportes. (E) da Fifa.

39
A respeito da construo da hidreltrica de Belo Monte, analise as afirmativas a seguir: I. O Greenpeace, contrrio construo, fez manifestao jogando um caminho de esterco de vaca em frente Aneel. II. A hidreltrica seria construda no rio Amazonas, na parte que cruza o Estado do Par. III. As manifestaes contrrias construo se espalharam pelo pas. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

35
O megavazamento de leo que se iniciou em abril de 2010 no Golfo do Mxico foi causado por (A) naufrgio de um petroleiro. (B) exploso em uma plataforma. (C) rompimento de duto submarino devido a abalos ssmicos. (D) erro na perfurao submarina para prospeco de petrleo. (E) ao de um tornado na costa da Louisiana.

36
A respeito da Lei da Anistia, questionada recentemente no STF por meio de ao da OAB, analise as afirmativas a seguir: I. O STF deu provimento ao da OAB. II. O pedido de reviso da lei, feito pela OAB, inclui a possibilidade de punir militares que praticaram atos de tortura durante o governo militar. III. Mesmo com a deciso do STF, a lei ainda pode ser analisada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

40
O vulco em erupo que provocou recentemente um caos areo na Europa se localiza na (A) Irlanda. (B) Groenlndia. (C) Dinamarca. (D) Islndia. (E) Esccia.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 8

NOES DE INFORMTICA 41
A Central de Segurana ajuda a gerenciar as configuraes de segurana do Windows. Considerando o Windows XP Service Pack 3 em portugus, assinale a alternativa que contempla os trs elementos bsicos listados na Central de Segurana do Windows. (A) Firewall, Atualizaes automticas, Proteo contra vrus. (B) Alertas de segurana, Proteo contra worms, Atualizaes automticas. (C) Firewall, Controle de contas de usurios, Atualizaes automticas. (D) Firewall, Proteo contra vrus, Proteo contra worms. (E) Alertas de segurana, Controle de contas de usurios, Proteo contra vrus.

43
A figura a seguir mostra uma parte da tela de uma planilha Excel, em que, na clula A1, est escrito o nmero 1,3553459.

Com base nessas informaes, assinale a alternativa correta. (A) O resultado da frmula =TEXTO(1000*ARRED(A1;2);"#.##0,000") 1.355,340. (B) O resultado da frmula =TEXTO(1000*ARRED(A1;3);"#.##0,000") 1.355,346. (C) O resultado da frmula =TEXTO(1000*ARRED($A1;3);"#0,000") $55,000. (D) O resultado da frmula =TEXTO(INT(1000*A1);"#.##0,000") 1.000,000. (E) O resultado da frmula =TEXTO(1000*INT(A1);"#0,000") 1000,000.

42
A Barra de Ferramentas do Internet Explorer a parte mais usada do browser. Fica localizada no topo da janela e composta por alguns cones. Com base nos seus conhecimentos acerca do Internet Explorer, analise as afirmativas a seguir: I. O boto abre uma coluna, na parte direita da tela, que mostra uma lista de endereos WWW, includos na lista de favoritos ou no diretrio criado pelo usurio. II. A barra Histrico exibida, contendo links para sites da Web. Armazena as pginas visitadas em dias e semanas anteriores, formando uma lista que pode ser exibida por data, por site, por mais visitados, por menos visitados e pela ordem de visita de hoje. III. Ao clicar em , ser iniciado o procedimento de carregamento da pgina exibida anteriormente. IV. O boto interrompe a transmisso de dados, ou seja, o carregamento de uma pgina Web, exceto daquela que foi predefinida como inicial no Internet Explorer, tambm chamada de incio da sesso. Assinale (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se apenas uma afirmativa estiver correta. (C) se apenas duas afirmativas estiverem corretas. (D) se apenas trs afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

44
A figura a seguir mostra uma parte da tela de uma planilha Excel. A clula A1 est formatada como Data. Na clula A3, digitou-se a frmula =1+DIA(A1)+MS(A1)+ANO(A1).

Assinale a alternativa correta sobre o valor que aparecer na clula A3. (A) Se a clula A3 estiver formatada como Geral, o resultado ser 101052010. (B) Se a clula A3 estiver formatada como Geral, o resultado ser 2016. (C) Se a clula A3 estiver formatada como Geral, o resultado ser 2017. (D) Se a clula A3 estiver formatada como Data, o resultado ser 02/05/2010. (E) Se a clula A3 estiver formatada como Data, o resultado ser 01/05/2011.

45
A respeito do site de buscas Google, correto afirmar que (A) as buscas por Brasil, BRASIL e brasil encontraro pginas diferentes. (B) as buscas por Concurso Pblico e Concurso Publico encontraro pginas diferentes. (C) a busca por Brasil Braslia encontrar pginas que tenham a palavra Brasil seguida da palavra Braslia. (D) a pesquisa avanada de imagens permite que se encontrem, por exemplo, apenas imagens relacionadas seleo brasileira de futebol que tenham rostos. (E) clicar em um link Em cache na pgina de resultados de uma pesquisa leva configurao atual da pgina encontrada pelo Google.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 9

46
A expresso vrus de computador tornou-se comum no vocabulrio dos usurios de computador. Acerca desse tema, julgue as afirmativas abaixo: I. Vrus de macro, tambm conhecido como vrus polimorfo, aquele que pode mudar seu padro de bytes quando se duplica, evitando assim a deteco por meio de tcnicas de verificao de macro. II. Worm um programa malicioso autoprogramvel que faz cpias de si mesmo, ou seja, um tipo de malware que usa a rede para se espalhar infectando em pouco tempo um grande nmero de computadores, usando anexos de email e forjando e-mails aparentemente legtimos. III. Malware um software que tem objetivos maliciosos incluindo todos os trojans, vrus e spywares. IV. Spywares so softwares de computador que coletam e transmitem dados e informaes pessoais armazenadas na mquina do usurio. V. Retrovrus um vrus de computador que ataca os programas antivrus na tentativa de evitar sua deteco. Assinale (A) se apenas uma afirmativa estiver correta. (B) se apenas quatro afirmativas estiverem corretas. (C) se apenas duas afirmativas estiverem corretas. (D) se apenas trs afirmativas estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

48
Com relao figura abaixo, que mostra a barra de ferramentas do programa Word 2003 (dividida em duas linhas para melhor visualizao nesta questo), assinale a alternativa correta.

(A) Ao clicarmos no cone ferramentas de desenho. (B) Ao clicarmos no cone , possvel visualizarmos a impresso do documento. Para copiar um arquivo, devemos clicar no cone , ser exibida a barra de

(C)

ou clicar no menu Editar, opo Salvar (D) como. Para inserir um hiperlink, basta clicarmos duas vezes na palavra desejada e em seguida clicar no cone . Para inserirmos uma tabela, basta clicar no cone

47
Para excluir permanentemente um item selecionado, sem coloc-lo na Lixeira, o usurio poder realizar um dos procedimentos a seguir, EXCEO DE UM. Assinale-o. (A) Aps selecionar o arquivo ou a pasta, pressionar e manter pressionada a tecla Shift no menu Arquivo, clicar em Excluir; na caixa de dilogo resultante, confirmar. (B) Clicar com o boto direito do mouse sobre o arquivo ou a pasta, pressionar e manter pressionada a tecla Shift, clicar em Excluir; na caixa de dilogo resultante, confirmar. (C) Aps selecionar o arquivo ou a pasta, teclar simultaneamente Shift + Del, clicar no cone Excluir da Barra de Ferramentas; na caixa e dilogo resultante, confirmar. (D) Pressionar e manter pressionada a tecla Shift e clicar e arrastar o arquivo ou a pasta para a Lixeira. (E) Aps selecionar o arquivo ou a pasta, teclar simultaneamente Shift + Del; na caixa de dilogo resultante, confirmar. (E)

49
Sobre o Word 2003, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) possvel criar um ndice analtico num documento Word quando este estiver usando formatos de nvel de estrutura de tpicos ou estilos de ttulos internos. (B) Para inserir um ndice de ilustraes em um documento Word, basta clicar no menu Inserir, escolher a opo Referncia, opo ndices..., clicar na guia ndice de ilustraes e finalmente escolher o nome de legendas a incluir no ndice. (C) O Word permite criar ndices de ilustraes, equaes, tabelas ou qualquer outro tipo de rtulo que tenha sido criado no documento. (D) Para criar, em um documento Word, uma referncia cruzada para um item contido em outro documento, primeiro necessrio combinar os dois documentos em um documento mestre. (E) Para atualizar um ndice analtico, podemos clicar esquerda do ndice e pressionar F9, escolhendo posteriormente dentre as opes Atualizar apenas os nmeros das pginas ou Atualizar o ndice inteiro.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 10

50

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 51
No ano de 2009, uma instalao porturia possuiu o seguinte nmero de trabalhadores: Trabalhadores Trabalhadores Dias com vnculo avulsos trabalhados empregatcio
JAN 200 200 200 200 300 300 300 300 400 400 400 400 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20

A figura acima mostra parcialmente um documento Word 2003. Com base nessa figura e em seus conhecimentos acerca do Word 2003, analise as afirmativas abaixo: I. A palavra intermdio, na segunda linha do documento, ser apagada se realizarmos a seguinte sequncia de aes: clicar imediatamente direita da palavra intermdio; pressionar simultaneamente as teclas Shift e Alt e, mantendo-as pressionadas, teclar ; liberar as teclas Shift e Alt; pressionar a tecla Delete. II. O sublinhado ondulado observado na palavra Codesp, na primeira linha do documento, indica um possvel erro de ortografia nessa palavra. Esses tipos de erro podem ser ocultados. Para isso, deve-se aplicar um clique simples com o boto esquerdo do mouse no cone da barra de status, localizada na parte inferior da tela de trabalho e selecionar ambas as opes Ocultar erros de ortografia e Ocultar erros gramaticais. III. Para incluir nmeros de pgina no documento, pode-se clicar no menu Inserir, clicar na opo Nmeros de pginas, definir posio e alinhamento e clicar em OK. IV. Para inserir uma marca de pargrafo aps a palavra permanente, na quarta linha do documento, basta clicar no boto Padro. , localizado na barra de ferramentas

FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Dimensionamento Mnimo do SESSTP Nmero de Trabalhadores 202517502001>3500 250 750 2000 3500 Adicionar Nmero de 3 tcnicos Tcnicos para cada de grupo de 1 2 4 11 Segurana 2000 ou do frao Trabalho acima de 500 Assinale a alternativa que representa a quantidade necessria de tcnicos de segurana no ano de 2010, para o dimensionamento do SESSTP. (A) 2 (B) 1 (C) 4 (D) 14 (E) 11

A quantidade de afirmativas corretas (A) 0. (B) 3. (C) 4. (D) 1. (E) 2.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 11

52
A Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) um formulrio que garante ao trabalhador acidentado os seus direitos previdencirios. Com relao CAT, assinale a alternativa correta. (A) S quem preenche a CAT o departamento de pessoal da empresa ou o mdico responsvel da empresa. (B) O trabalhador no pode preencher a CAT. (C) A CAT deve ser preenchida apenas nos casos de acidentes de trabalho com afastamento por mais de 15 dias. (D) Quem preenche a CAT o departamento de pessoal da empresa. Se a empresa no preencher a CAT, o prprio trabalhador ou seus dependentes, o mdico que o atendeu, o sindicato, ou qualquer autoridade pblica podem preencher o formulrio. (E) Em caso de doena do trabalho, deve ser preenchida a Notificao de Anlise de Acidente do Trabalho (NAT).

55
Quanto aos Equipamentos de Proteo Individual, cabe ao empregador: I. ditar as normas para sua confeco; II. exigir o seu uso; III. adquirir o equipamento adequado para cada atividade; IV. responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; V. orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao. Analise os itens acima e assinale (A) se somente os itens I e II estiverem corretos. (B) se somente os itens II, III e IV estiverem corretos. (C) se somente os itens II, III, IV e V estiverem corretos. (D) se somente os itens III e IV estiverem corretos. (E) se somente os itens I, II e V estiverem corretos.

56
Sobre os documentos indispensveis dos vasos de presso, a serem mantidos no estabelecimento para fins de fiscalizao, destacam-se os seguintes itens: I. pronturio do vaso de presso; II. registro de segurana; III. projeto de instalao; IV. relatrios de inspeo e projetos de instalao ou reparo. Analise os itens acima e assinale (A) se somente os itens I e II estiverem corretos. (B) se somente os itens II e III estiverem corretos. (C) se somente os itens II, III e IV estiverem corretos. (D) se somente os itens I, II e III estiverem corretos. (E) se todos os itens estiverem corretos.

53
Com base na Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio (CPATP), assinale a afirmativa INCORRETA. (A) A durao do mandato de dois anos, sendo permitida uma reeleio. (B) Deve ser registrada no rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) em at dez dias aps a eleio e o requerimento deve estar acompanhado das respectivas atas e contendo o calendrio de reunies e respectivos dados. (C) O vice-presidente assumir a funo de presidente no segundo ano de mandato. (D) Todos os membros devero participar de curso de preveno de acidentes de trabalho, higiene e sade ocupacional, com carga horria mnima de vinte e quatro horas. (E) No havendo consenso nas decises, poder ser solicitado em at cinco dias, pelo presidente ou vicepresidente, a mediao do rgo regional do MTE.

57
Analise as afirmativas abaixo: I. O extintor tipo espuma usado nos fogos de Classe A e B. II. O extintor tipo p qumico usado nos fogos de Classe A e C. III. O extintor tipo gua pressurizada ou gua-gs usado no fogo Classe A. Assinale (A) se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. (B) se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras. (C) se somente a afirmativa I for verdadeira. (D) se somente a afirmativa II for verdadeira. (E) se somente as afirmativas I e III forem verdadeiras.

54
Quais so as principais causas dos acidentes de trabalho? (A) Atos inseguros e condies inseguras. (B) Inexistncia da CIPA e do PPRA. (C) Atos inseguros e inexistncia do Tcnico de Segurana. (D) Atos inseguros e inexistncia do Engenheiro de Segurana. (E) Condies inseguras e inexistncia da CIPA e PPRA.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 12

58
Quanto instalao e segurana em servios de eletricidade, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) de responsabilidade dos trabalhadores se informar sobre os riscos a que esto expostos e quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos eltricos a serem adotados. (B) Os servios em instalaes energizadas ou em suas proximidades devem ser suspensos de imediato na iminncia de ocorrncia que possa colocar os trabalhadores em perigo. (C) O responsvel pela execuo do servio deve suspender as atividades quando verificar situao ou condio de risco no prevista, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel. (D) Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a manusear e operar equipamentos de preveno e combate a incndio existente nas instalaes eltricas. (E) A capacitao s ter validade para a empresa que o capacitou e nas condies estabelecidas pelo profissional habilitado e autorizado responsvel pela capacitao.

61
Considere os dados apresentados a seguir: Nvel Mximo Permissvel 85 dB(A) 90 dB(A) 95 dB (A)

Tempo 8 horas 4 horas 2 horas

59
Ao analisar o reconhecimento de agentes de riscos do PPRA, o tcnico de segurana do trabalho constatou que as amostras (medies de agentes fsicos e qumicos) devem ser coletadas por grupo homogneo de exposio (GHE), mas o documento no informava o nmero de amostras por GHE. Qual o nmero de amostras que o tcnico deve realizar? (A) Depende do nmero de trabalhadores do GHE, de acordo com uma tabela que existe no manual do NIOSH de estratgia de amostragem. (B) Basta uma amostra de cada grupo homogneo. (C) O nmero de amostras deve ser definido segundo critrio do profissional. (D) Deve realizar uma amostra por indivduo do grupo homogneo. (E) Deve realizar trs amostras e calcular o valor mdio.

Se um trabalhador fica exposto durante seis horas a 85 dB(A), qual o mximo de tempo que ele pode ficar exposto a 95 dB(A), para que, ao final de uma jornada de oito horas de trabalho, o limite de tolerncia (dose de rudo) no seja ultrapassado? (A) Uma hora a 95 dB(A) e, na uma hora restante que complementa as oito horas da jornada, a nveis inferiores a 85 dB(A). (B) O limite de tolerncia ser ultrapassado, independentemente do tempo de exposio a 95 dB(A). (C) Duas horas a 95 dB(A). (D) 30 minutos a 95 dB(A) e, nos noventa minutos restantes que complementam as oito horas da jornada, a nveis inferiores a 85 dB(A). (E) No possvel efetuar o clculo solicitado, devido falta de dados.

62
Fumos metlicos so (A) partculas slidas, produzidas por ruptura mecnica de slidos. (B) partculas slidas, produzidas por condensao ou oxidao de vapores de substncias que so slidas na temperatura usual. (C) partculas lquidas, produzidas por condensao ou oxidao de vapores de substncias que so lquidas temperatura usual. (D) partculas lquidas, produzidas por ruptura mecnica de lquidos. (E) partculas gasosas.

60
Considerando que um trabalhador fica exposto a uma determinada situao trmica por apenas trs minutos, quanto tempo deve durar a medio para determinar o IBUTG dessa situao trmica? (A) Trs minutos. (B) O tempo que for necessrio para a estabilizao das leituras. (C) Neste caso, suficiente medir apenas a temperatura do ar. (D) No possvel avaliar essa situao trmica. (E) Quinze minutos.

63
Ao vistoriar um armazm para a elaborao do Mapa de Riscos Ambientais conforme a NR-5, foram encontradas as seguintes situaes: I. estocagem de gasolina; II. gerador ligado; III. resduo hospitalar; IV. iluminao precria; V. caixas de madeira espalhadas. Tomando como base as situaes descritas e os riscos associados, assinale a sequncia de cores correta, de cima para baixo. (A) vermelho, marrom, amarelo, verde e azul (B) verde, amarelo, azul, marrom e vermelho (C) vermelho, verde, marrom, amarelo e azul (D) azul, verde, marrom, verde e amarelo (E) vermelho, azul, marrom, verde e amarelo

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 13

64
Como se classifica um lquido inflamvel? (A) Ponto de fulgor inferior a 37,7C. (B) Flash point superior a 90C. (C) Ponto de autoignio superior a 100C. (D) Taxa de evaporao superior a 20. (E) Sem ponto de congelamento.

68
De acordo com a NR-29, no que diz respeito a equipamentos de movimentao de carga, assinale a alternativa correta. (A) A capacidade mxima de carga no importa se se estiver usando dois equipamentos. (B) A capacidade mxima de carga pode ser ultrapassada, desde que o operador do equipamento seja habilitado e devidamente identificado. (C) A capacidade mxima de carga pode ser ultrapassada, pois todo equipamento suporta mais 10% de sua carga, desde que tenha operador devidamente habilitado e identificado. (D) A capacidade mxima no pode ser ultrapassada de forma alguma, mesmo que tenha autorizao por escrito. (E) A capacidade mxima de carga pode ser ultrapassada, utilizando dois equipamentos que superem o peso da carga a ser transportada, isso com prvio planejamento tcnico, acompanhada pelo SESSTP ou SESMT.

65
Em um estudo ergonmico, um dos itens a ser contemplado a avaliao de iluminncia dos postos de trabalho, conforme a NBR 5413. Para essa avaliao, devem ser levados em conta alguns fatores, como: (A) idade do indivduo, velocidade do ar, refletncia e nvel de iluminncia. (B) nvel de iluminncia, refletncia e velocidade e preciso da tarefa. (C) idade do posto de trabalho, nvel de iluminncia e velocidade e preciso. (D) classe de tarefa, umidade relativa, refletncia e nvel de iluminncia. (E) nvel de iluminncia, temperatura efetiva e refletncia.

69
O rudo de fundo definido como o rudo (A) existente no ambiente com a fonte objeto de estudo desligada. (B) existente no ambiente com a fonte objeto de estudo ligada. (C) existente no ambiente longe da fonte objeto de estudo. (D) existente no ambiente na regio posterior da fonte objeto de estudo. (E) em outra frequncia.

66
Com base na NR-29, assinale a alternativa correta. (A) Rampas de cais por fora motriz no so consideradas aparelhos de iar. (B) O servio especializado em Segurana e Sade do Trabalho Porturio (SESSTP) dimensionado com base na mdia aritmtica dos dois anos anteriores. (C) O enfermeiro do trabalho passa a compor a equipe do SESSTP, em tempo parcial a partir de 751 trabalhadores. (D) O custeio de SESSTP ser dividido proporcionalmente de acordo com o nmero de trabalhadores utilizados pelos operadores porturios, empregadores, tomadores de servio e pela administrao de porto. (E) O uso de escadas do tipo quebra-peito restrito aos pores de navios e devem possuir, no mnimo, 80cm de largura.

70
Tratando-se de um agente qumico, o nmero CAS que aparece associado ao nome qumico significa (A) o nmero da substncia na ONU (o mesmo usado pelo Ministrio dos Transportes). (B) o nmero da substncia na lista dos TLV da ACGIH . (C) o nmero do registro no Chemical Abstract (identificador). (D) o nmero de vezes que a substncia foi estudada para determinar o TLV . (E) o nmero do Certificado de Aprovao de Substncia.

67
De acordo com a NR-29, as passarelas, plataformas, beiras de cobertas abertas, bocas de celas de contineres e grandes vos entre cargas, com diferena de nvel superior a dois metros, devem possuir guarda-corpo com (A) 1,00m. (B) 1,10m. (C) 1,20m. (D) 1,25m. (E) 1,15m.

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 14

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO - TIPO 1


Pgina 15

You might also like