You are on page 1of 74

Captulo 3 Esgotamento sanitrio

3.1. Consideraes gerais


Os dejetos humanos podem ser veculos de germes patognicos de vrias doenas, entre as quais febre tifide e paratifide, diarrias infecciosas, amebase, ancilostomase, esquistossomose, tenase, ascaridase, etc. Por isso, torna-se indispensvel afastar as possibilidades de seu contato com: homem; guas de abastecimento; vetores (moscas, baratas); alimentos. Observa-se que, em virtude da falta de medidas prticas de saneamento e de educao sanitria, grande parte da populao tende a lanar os dejetos diretamente sobre o solo, criando, desse modo, situaes favorveis a transmisso de doenas. A soluo recomendada a construo de privadas com veiculao hdrica, ligadas a um sistema pblico de esgotos, com adequado destino final. Essa soluo , contudo, impraticvel no meio rural e s vezes difcil, por razes principalmente econmicas, em muitas comunidades urbanas e suburbanas. Nesses casos so indicadas solues individuais para cada domiclio.

3.1.1. Importncia sanitria Sob o aspecto sanitrio, o destino adequado dos dejetos humanos visa, fundamentalmente, ao controle e preveno de doenas a eles relacionadas. As solues a serem adotadas tero os seguintes objetivos: evitar a poluio do solo e dos mananciais de abastecimento de gua; evitar o contato de vetores com as fezes; propiciar a promoo de novos hbitos higinicos na populao; promover o conforto e atender ao senso esttico.

3.1.2. Importncia econmica A ocorrncia de doenas, principalmente as doenas infecciosas e parasitrias ocasionadas pela falta de condies adequadas de destino dos dejetos, podem levar o homem a inatividade ou reduzir sua potencialidade para o trabalho. Assim sendo, so considerados os seguintes aspectos: aumento da vida mdia do homem, pela reduo da mortalidade em conseqncia da reduo dos casos de doenas; diminuio das despesas com o tratamento de doenas evitveis; reduo do custo do tratamento da gua de abastecimento, pela preveno da poluio dos mananciais; controle da poluio das praias e dos locais de recreao com o objetivo de promover o turismo; preservao da fauna aqutica, especialmente os criadouros de peixes.

3.2. Esgotos domsticos


3.2.1. Conceito O esgoto domstico aquele que provem principalmente de residncias, estabelecimentos comerciais, instituies ou quaisquer edificaes que dispe de instalaes de banheiros, lavanderias e cozinhas. Compem-se essencialmente da gua de banho, excretas, papel higinico, restos de comida, sabo, detergentes e guas de lavagem.

3.2.2. Caractersticas dos excretas As fezes humanas compem-se de restos alimentares ou dos prprios alimentos no transformados pela digesto, integrando-se as albuminas, as gorduras, os hidratos de carbono e as protenas. Os sais e uma infinidade de microorganismos tambm esto presentes. Na urina so eliminadas algumas substncias, como a uria, resultantes das transformaes qumicas (metabolismo) de compostos nitrogenados (protenas). As fezes e principalmente a urina contm grande percentagem de gua, alm de matria orgnica e inorgnica. Nas fezes est cerca de 20% de matria orgnica, enquanto na urina 2,5%. Os microorganismos eliminados nas fezes humanas so de diversos tipos, sendo que os coliformes (Escherichia coli, Aerobacter aerogenes e o Aerobacter cloacae) esto presentes em grande quantidade, podendo atingir um bilho por grama de fezes.

154

Fundao Nacional de Sade

3.2.3. Caractersticas dos esgotos

3.2.3.1. Caractersticas fsicas As principais caractersticas fsicas ligadas aos esgotos domsticos so: matria slida, temperatura, odor, cor e turbidez e variao de vazo. a) matria slida: os esgotos domsticos contm aproximadamente 99,9% de gua, e apenas 0,1% de slidos. devido a esse percentual de 0,1% de slidos que ocorrem os problemas de poluio das guas, trazendo a necessidade de se tratar os esgotos; b) temperatura: a temperatura do esgoto , em geral, pouco superior das guas de abastecimento. A velocidade de decomposio do esgoto proporcional ao aumento da temperatura; c) odor: os odores caractersticos do esgoto so causados pelos gases formados no processo de decomposio, assim o odor de mofo, tpico do esgoto fresco razoavelmente suportvel e o odor de ovo podre, insuportvel, tpico do esgoto velho ou sptico, em virtude da presena de gs sulfdrico; d) cor e turbidez: a cor e turbidez indicam de imediato o estado de decomposio do esgoto. A tonalidade acinzentada acompanhada de alguma turbidez tpica do esgoto fresco e a cor preta tpica do esgoto velho; e) variao de vazo: a variao de vazo do efluente de um sistema de esgoto domstico em funo dos costumes dos habitantes. A vazo domstica do esgoto calculada em funo do consumo mdio dirio de gua de um indivduo. Estimase que para cada 100 litros de gua consumida, so lanados aproximadamente 80 litros de esgoto na rede coletora, ou seja 80%.

3.2.3.2. Caractersticas qumicas As principais caractersticas qumicas dos esgotos domsticos so: matria orgnica e matria inorgnica. a) matria orgnica: cerca de 70% dos slidos no esgoto so de origem orgnica, geralmente esses compostos orgnicos so uma combinao de carbono, hidrognio e oxignio, e algumas vezes com nitrognio. Os grupos de substncias orgnicas nos esgotos so constitudos por: - compostos de: protenas (40% a 60%), carboidratos (25% a 50%), gorduras e leos (10%) e uria, sulfatans, fenis, etc. - as protenas: so produtoras de nitrognio e contm carbono, hidrognio, oxignio, algumas vezes fsforos, enxofre e ferro. As protenas so o principal constituinte de organismo animal, mas ocorrem tambm em plantas. O gs

Manual de Saneamento pag.

155

sulfdrico presente nos esgotos proveniente do enxofre fornecido pelas protenas; - os Carboidratos: contm carbono, hidrognio e oxignio. So as principais substncias a serem destrudas pelas bactrias, com a produo de cidos orgnicos, (por esta razo os esgotos velhos apresentam maior acidez); - gordura: o mesmo que matria graxa e leos, provem geralmente do esgoto domstico graas ao uso de manteiga, leos vegetais, da carne, etc; - os sulfatans; so constitudos por molculas orgnicas com a propriedade de formar espuma no corpo receptor ou na estao de tratamento de esgoto; - os Fenis: so compostos orgnicos originados em despejos industriais. b) matria inorgnica Nos esgotos formada principalmente pela presena de areia e de substncias minerais dissolvidas.

3.2.3.3. Caractersticas biolgicas As principais caractersticas biolgicas do esgoto domstico so: microorganismos de guas residuais e indicadores de poluio. a) microorganismos de guas residuais Os principais organismos encontrados nos esgotos so: as bactrias, os fungos, os protozorios, os vrus e as algas. Deste grupo as bactrias so as mais importantes, pois so responsveis pela decomposio e estabilizao da matria orgnica, tanto na natureza como nas estaes de tratamento. b) indicadores de poluio H vrios organismos cuja presena num corpo dgua indica uma forma qualquer de poluio. Para indicar no entanto a poluio de origem humana usa-se adotar os organismos do grupo coliforme como indicadores. As bactrias coliformes so tpicas do intestino do homem e de outros animais de sangue quente (mamferos) e por estarem presentes nas fezes humanas (100 a 400 bilhes de coliformes/hab.dia) e de simples determinao, so adotadas como referncia para indicar e medir a grandeza da poluio. Seria por demais trabalhoso e antieconmico se realizar anlises para determinar a presena de patognicos no esgoto; ao invs disto se determina a presena de coliformes e, por segurana, se age como se os patognicos tambm estivessem presentes.

156

Fundao Nacional de Sade

3.2.4. Produo de esgoto em funo da oferta de gua

3.2.4.1. Pouca oferta de gua Nessas condies a gua utilizada para consumo, geralmente obtida em torneiras pblicas ou fontes distantes acarretando um grande esforo fsico para o transporte at os domiclios. O esgoto produzido nessa condio praticamente formado por excretas que normalmente podem ser lanados em fossas secas, estanque ou de fermentao.

3.2.4.2. Muita oferta de gua A presena de gua em abundncia aumenta a produo de esgoto. Nessa condio os esgotos produzidos necessitam de uma destinao mais adequada onde deve ser levado em conta: a vazo, tipo de solo, nvel do lenol, tipo de tratamento (primrio, secundrio ou tercerio), etc.

3.2.5. Bactria aerbica e anaerbica O oxignio essencial a todo ser vivo para a sua sobrevivncia. Na atmosfera encontramos o oxignio necessrio aos organismos terrestres e o oxignio para os organismos aquticos se encontram dissolvidos na gua. Por maior que seja a poluio atmosfrica, o teor de oxignio no ar (21%) no ser to afetado, j havendo poluio orgnica (esgoto) na gua o oxignio dissolvido pode at desaparecer, trazendo grandes prejuzos vida aqutica. Como qualquer ser vivo, as bactrias tambm precisam de oxignio. As bactrias aerbias utilizam-se do oxignio livre na atmosfera ou dissolvidos na gua, porm as bactrias anaerbias para obt-lo tero que desdobrar (abrir) substncias compostas. Tambm existe as bactrias facultativas, que podem viver do oxignio livre ou combinado. Esses trs tipos de bactrias encontram-se normalmente no solo e podem ser patognicos ou saprfitas que vivem exclusivamente s custas de matria orgnica morta.

3.2.6. Demanda bioqumica de oxignio (DBO) a forma mais utilizada para se medir a quantidade de matria orgnica presente no esgoto ou em outras palavras; medir a quantidade de oxignio necessrio para estabilizar a matria orgnica com a cooperao de bactrias aerbias. Quanto maior o grau de poluio orgnica maior ser a DBO. A DBO vai reduzindo-se gradativamente durante o processo aerbio at anular-se, quando ento a matria orgnica estar totalmente estabilizada. Normalmente a uma temperatura de 20C, e aps 20 dias, possvel estabilizar 99,0% da matria orgnica dissolvida ou em estado coloidal. Em geral a DBO dos esgotos

Manual de Saneamento pag.

157

domsticos varia entre 100mg/L e 300mg/L, em outras palavras o nmero em mg indica a quantidade de oxignio necessria para estabilizar bioquimicamente a matria orgnica presente no esgoto.

3.3. Conceito de contaminao


Introduo, no meio, de elementos em concentraes nocivas sade dos seres humanos, tais como: organismos patognicos, substncias txicas ou radioativas. Fluxo de contaminao fecal Figura 74 Modo de propagao de doena por excretas humanos

Fonte: Adaptado Dacach, 1990.

3.4. Sobrevivncia das bactrias


A sobrevivncia das bactrias, no solo, varia bastante; assim, o bacilo tifodico resiste sete dias no esterco, 22 dias em cadveres enterrados, 15 a 30 dias em fezes, 70 dias em solo mido e 15 dias em solo seco; o bacilo disentrico, oito dias em fezes slidas, 70 dias em solo mido e 15 dias em solo seco.

158

Fundao Nacional de Sade

3.4.1. Disseminao de bactrias no solo A Disseminao horizontal quase nula chegando a 1m de raio; a vertical atinge, no mximo, a 3m em terreno sem fenda. Figura 75 Disseminao das bactrias no solo

3.4.2. Disseminao de bactrias em guas subterrneas Como regra geral, imprevisvel. Poder, entretanto, ser determinada no local, por meio do teste de fluorescena. A gua subterrnea com um fluxo de 1m a 3m por dia pode resultar no arrastamento de bactrias a uma distncia de 11m no sentido do fluxo.

Manual de Saneamento pag.

159

A prpria natureza encarrega-se de um processo dito de autodepurao. Contudo, o aumento da densidade humana dificulta a autodepurao e obriga o homem a sanear o ambiente onde vive, para acelerar a destruio dos germes patognicos e precaver-se contra doenas. Figura 76 - Disseminao das bactrias em guas subterrneas

3.5. Estabilizao dos excretas


Os excretas humanos possuem matria orgnica, instvel, constituda de poucas substncias simples como hidrognio (H), oxignio (O), azoto (Az), Carbono (C), enxofre (S) e fsforo (P), que combinadas de diversas maneiras e propores formam a imensa variedade de compostos orgnicos em estado slido, lquido e gasoso.

160

Fundao Nacional de Sade

Os excretas lanados no solo, sofrem ao de natureza bioqumica, pela presena de bactrias saprfitas, at sua mineralizao. A decomposio aerbia (oxidao) acontece quando a matria orgnica est em ntimo contato com o oxignio livre. Quando a massa orgnica colocada em contato com o ar for muito espessa, a oxidao s acontecer na superfcie livre e conseqentemente o seu interior sofrer decomposio anaerbia (reduo) devido a falta de oxignio. Entretanto, se a mesma massa for diluda em grande volume de gua contendo oxignio dissolvido, a decomposio pode ser totalmente aerbia, porque essas condies propiciam um ntimo contato das substncias orgnicas tanto com o oxignio como com as bactrias aerbias. Alm da decomposio aerbia no produzir maus odores, processa-se em perodo de tempo menor que a anaerbia. A decomposio anaerbia, para total estabilizao da matria orgnica, requer vrias semanas e at meses, enquanto a aerbia pode efetivar-se em termos de horas. Como a decomposio anaerbia produz gases ftidos (gs sulfdrico, mercaptano, etc.), costuma-se dizer que a matria est em putrefao ou estado sptico. A matria orgnica depois de estabilizada pode ser assimilada pelas plantas e estas ingeridas como alimentos pelo homem e pelos animais, cujas excrees so novamente desdobradas e finalmente estabilizadas, fechando-se o ciclo que se repete indefinidamente. O ciclo da decomposio (ciclo da vida e da morte) pode ser representado pelos principais componentes da matria orgnica (Carbono, Nitrognio e Enxofre).

3.5.1. Ciclo do nitrognio O solo contm uma flora bacteriana abundante, sendo quase toda composta de bactrias saprfitas. Ele oferece, geralmente, condies desfavorveis multiplicao dos germes patognicos e at mesmo sua existncia por muito tempo. A matria orgnica, uma vez no solo, sofre transformaes regulares, conhecidas como ciclo da matria orgnica. Exemplo tpico o ciclo do nitrognio, que apresentado esquematicamente na figura 77, tomando as protenas animais ou vegetais como fonte de nitrognio: pela morte do animal ou do vegetal, os resduos orgnicos (dejetos) sofrem sua primeira transformao; a seguir, pela ao das bactrias de putrefao sobre o cadver ou os excretas, so produzidos gases como nitrognio amoniacal (NH3 - amnia); pela ao de bactrias aerbias (oxidantes ou nitrificantes), presentes no solo, so produzidos, sucessivamente, nitritos e nitratos; fechando o ciclo, h absoro dos nitratos pelas razes dos vegetais e destes pelos animais, recomeando o ciclo.

Manual de Saneamento pag.

161

Figura 77 Ciclo do nitrognio

Fonte: Dacach, 1990.

3.5.2. Ciclo do carbono A matria orgnica, carbonatada dos excretas ou de animais e vegetais mortos, decompe produzindo gs carbnico ou carbonatos. Durante o dia, pela presena dos raios solares, a clorofila entra em ao e o dixido de carbono assimilado formando carboidratos, que se transformaro em gorduras e protenas. noite as plantas , durante o seu processo de respirao, absorvem o oxignio (O2) e liberam o gs carbnico (CO2). Os animais, se alimentando de produtos vegetais, transformam a matria orgnica vegetal em animal, produzindo resduos. Quando morrem, fecha-se o ciclo da vida e da morte em relao ao carbono (C). Figura 78 Ciclo do carbono

Fonte: Dacach, 1990.

162

Fundao Nacional de Sade

Figura 79 Ciclo do enxofre

Fonte: Dacach, 1990.

3.5.3. Ciclo do enxofre Com a morte dos vegetais e animais, ou pelos excretas, as protenas do origem a compostos de enxofre, como o gs sulfdrico, que depois de sofrerem oxidao, formam os sulfatos. A oxidao do gs sulfdrico possvel pela presena de certas bactrias (Beggiatoa e a Thiothrix) que necessitam do mesmo para sobreviver.

3.6. Doenas relacionadas com os esgotos


grande o nmero de doenas cujo controle est relacionado com o destino inadequado dos dejetos humanos. Citaremos entre as principais: ancilostomase, ascaridase, amebase, clera, diarria infecciosa, disenteria bacilar, esquistossomose, estrongiloidase, febre tifide, febre paratifide, salmonelose, tenase e cisticercose.

3.6.1. Modos de transmisso a) pelo contato direto da pele com o solo contaminado por larvas de helmintos, provenientes de fezes de portadores de parasitoses: as fezes do homem doente, portador de ancilostomose e estrongiloidose contm ovos dos parasitas que, uma vez no solo, eclodem, libertando as larvas; estas aguardam a oportunidade de penetrar na pele de outra pessoa, vindo localizar-se no seu intestino depois de longo trajeto por vrios rgos;

Manual de Saneamento pag.

163

Exemplo de medidas de controle: uso de privadas evitando a contaminao da superfcie do solo. b) pelo contato direto da pele com colees de gua contaminada por cercrias: Exemplo de medidas de controle: uso de privada evitando a contaminao das guas de superfcie (lagoas, crregos, etc.). Evitar o banho em crregos e lagos, nas regies onde houver prevalncia de esquistossomose; c) pela ingesto de alimentos e gua contaminados diretamente pelos dejetos: o modo de transmisso da ascaridase, da amebase, das febres tifide e paratifide e de outras doenas. Exemplo de medidas de controle: lavar frutas e verduras em gua potvel; evitar a contaminao por fezes das guas de irrigao; desinfeco da gua para consumo humano; proteger mananciais e fontes de gua destinados ao consumo humano; d) pela ingesto de alimentos contaminados por vetores: entre as doenas veiculadas pelos vetores, citam-se: diarrias infecciosas, febre tifide e paratifide. Exemplo de medidas de controle: proteger os alimentos e eliminar os focos de proliferao de vetores; e) pela ingesto de alimentos diretamente contaminados pela mo de homem, por falta de higiene pessoal: o principal modo de transmisso das diarrias infecciosas, que so as grandes responsveis pela alta mortalidade infantil. Exemplo de medida de controle: lavar as mos, aps o uso da privada e troca de fraldas das crianas, antes de lidar com alimentos e antes das refeies; f) pela ingesto de carnes sunas e bovinas contaminadas com cisticercos viveis: a Taenia solium (do porco) e a Taenia saginata (do boi) enquista-se nos tecidos dos mesmos, sob a forma de larvas (cisticercos). Uma vez ingerida pelo homem a carne crua ou mal cozida, contaminada com cistecercos, este adquire a tenase. A Taenia solium ou saginata fixa-se pelo esclex mucosa do tero mdio do intestino delgado, dispondo o restante do corpo ao longo da luz intestinal. Desenvolvendo o verme adulto, expulsando diariamente de quatro a oito proglotes (anis) contendo em mdia 50 a 80 mil ovos, em cada proglotes. A cistecercose humana se d pela ingesto de ovos de T.Solium presentes em mos, gua e alimentos contaminados da mesma forma que a suna, havendo no entanto, uma predileo pelo sistema nervoso central.

164

Fundao Nacional de Sade

Exemplo de medidas de controle: uso de privadas, evitando a contaminao das pastagens e impedindo a ingesto de fezes pelos porcos; cozinhar bem as carnes fornecidas em localidades onde o abate de animais feito sem inspeo sanitria. Quadro 10 Riscos relacionados por contaminao de fezes
Doenas
Bactria Febre tifide e paratifide Clera Diarria aguda

Agente patognico
Salmonella typhi e paratyphi

Transmisso

Medidas
Abastecimento de gua (implantao e/ou ampliao de sistema)

Vibrio cholerae O1 e O139 Shigella sp. Escherichia coli, Campylobacter e Yersinia enterocolitica Vrus da hepatite A Vrus da poliomielite Vrus Norwalk Rotavrus Astrovirus Adenovrus Calicivirus Entamoeba histolytica Giardia lamblia Cryptosporidium spp. Balantidium coli Toxoplasma gondi Ascaris lumbricoides Trichuris trichiura Ancylostoma duodenale Schistosoma mansoni Taenia solium Taenia saginata Taenia solium Contato da pele com gua contaminada Ingesto de carne mal cozida Fecal-oral, em relao a gua e alimentos contaminados Higiene dos alimentos Fecal-oral em relao ao solo (geohelmintose) Esgotamento sanitrio (implantao e/ou ampliao de sistema) Instalaes sanitrias (implantao e manuteno) Imunizao Fecal-oral em relao Qualidade da gua/desinfeco a gua

Vrus Hepatite A e E Poliomielite Diarria aguda

Protozorio Diarria aguda

Toxoplasmose Helmintos Ascaridase Tricurase Ancilostomase Esquistossomose Tenase

Cistecercose

Fonte: Adaptado Barros, 1995.

Manual de Saneamento pag.

165

3.7. Capacidade de absoro do solo


3.7.1. Caractersticas do solo Os componentes do solo so areia, silte e argila. O tamanho das partculas governa o tamanho dos poros do solo, os quais, por sua vez, determinam o movimento da gua atravs do mesmo. Quanto maiores as partculas constituintes do solo, maiores os poros e mais rpida ser a absoro.

3.7.2. Teste de absoro do solo Sua finalidade fornecer o coeficiente de percolao do solo, o qual indispensvel para o dimensionamento de fossas absorventes e campos de absoro. Figura 80 Teste de percolao

a) execuo do teste: cavar um buraco de 30cm x 30cm cuja profundidade deve ser a do fundo da vala, no caso do campo de absoro ou a profundidade mdia, em caso de fossa absorvente; colocar cerca de 5cm de brita mida no fundo do buraco; encher o buraco de gua e esperar que seja absorvida;

166

Fundao Nacional de Sade

repetir a operao por vrias vezes, at que o abaixamento do nvel da gua se torne o mais lento possvel; medir, com um relgio e uma escala graduada em cm, o tempo gasto, em minutos, para um abaixamento de 1cm. Este tempo (t) , por definio, o tempo de percolao (tempo medido profundidade mdia); de posse do tempo (t), pode-se determinar o coeficiente de percolao. Figura 81 Grfico para determinar coeficiente de percolao

3.7.2.1. Coeficiente de infiltrao (Ci) Por definio, o coeficiente de infiltrao representa o nmero de litros que 1m2 de rea de infiltrao do solo capaz de absorver em um dia. O coeficiente (Ci) fornecido pelo grfico acima ou pela seguinte frmula: 490 Ci = t + 2,5 a) exemplos para achar o coeficiente de infiltrao: 1. O teste de infiltrao de um terreno indicou o tempo (t) igual a quatro minutos para o abaixamento de 1cm na escala graduada. Qual o coeficiente de infiltrao do terreno? 490 490 490 Ci = = = = 75,4 litros/m2/dia t+2,5 4+2,5 6,5

Manual de Saneamento pag.

167

O coeficiente de infiltrao varia de acordo com os tipos de solo, conforme indicado na tabela 11: Tabela 11 Absoro relativa do solo Tipos de solos Coeficiente de Absoro relativa infiltrao litros/ m2 x Dia maior que 90 Rpida

Areia bem selecionada e limpa, variando a areia grossa com cascalho. Areia fina ou silte argiloso ou solo arenoso com humos e turfas variando a solos constitudos predominantemente de areia e silte. Argila arenosa e/ou siltosa, variando a areia argilosa ou silte argiloso de cor amarela, vermelha ou marrom. Argila de cor amarela, vermelha ou marrom medianamente compacta, variando a argila pouco siltosa e/ou arenosa. Rocha, argila compacta de cor branca, cinza ou preta, variando a rocha alterada e argila medianamente compacta de cor avermelhada.
Fonte: ABNT - NBR-7229/93.

60 a 90

Mdia

40 a 60

Vagarosa

20 a 40

Semi-impermevel

Menor que 20

Impermevel

b) exemplo de clculo para dimensionamento de sumidouro: uma casa com oito pessoas contribui com 1.200 litros de efluente por dia. Calcular a rea necessria das paredes do sumidouro, sabendo-se que o coeficiente de infiltrao (Ci) do terreno de 75,4 litros/m2/dia. Ve 1.200 Af = = = 15,9m2 Ci 75,4

calcular a profundidade do sumidouro de forma cilndrica com 1,50m de dimetro. Af = .D.h f 15,9 . . h = = = 3,37m . D 3,14 . 1,50

168

Fundao Nacional de Sade

Tabela 12 reas laterais dos sumidouros


Profundidade til em metros
0.80 1.256 1.507 1.78 2.009 2.261 2.512 2.763 3.014 3.265 3.517 3.768 4.019 4.270 4.522 4.773 5.024 5.652 6.280 6.908 7.536 8.478 9.420 10.362 11.304 12.250 13.190 7.771 8.635 9.498 10.362 11.225 12.089 7.065 7.850 8.635 9.420 10.205 10.990 11.775 12.952 14.130 6.358 7.065 7.772 8.478 9.185 9.891 10.597 5.652 6.280 6.908 7.536 8.164 8.792 9.420 10.048 11.304 12.560 13.816 15.070 5.369 5.966 6.563 7.159 7.756 8.352 8.949 9.546 5.087 5.652 6.217 6.782 7.348 7.913 8.478 9.043 9.608 10.142 10.676 12.010 13.345 14.679 16.010 4.804 5.338 5.872 6.406 6.939 7.473 8.007 8.541 9.075 4.522 5.024 5.526 6.029 6.531 7.034 7.536 8.038 8.541 9.043 9.608 10.174 10.739 11.304 12.717 14.130 15.543 16.960 4.239 4.710 5.181 5.652 6.123 6.594 7.065 7.536 8.007 8.478 3.956 4.396 4.836 5.275 5.715 6.154 6.594 7.034 7.473 7.913 8.352 8.949 9.546 10.142 10.739 11.335 11.932 13.423 14.915 16.406 17.900 3.674 4.082 4.490 4.898 5.307 5.715 6.123 6.531 6.939 7.348 7.756 3.391 3.768 4.145 4.522 4.898 5.275 5.652 6.029 6.406 6.782 7.159 3.108 3.454 3.799 4.145 4.490 4.836 5.181 5.526 5.872 6.217 6.563 6.908 7.536 8.164 8.792 9.420 10.048 10.676 11.304 11.932 12.560 14.130 15.700 17.270 18.840 2.862 3.140 3.454 3.768 4.082 4.396 4.710 5.024 5.338 5.652 5.966 6.280 2.543 2.826 3.108 3.391 3.674 3.956 4.239 4.521 4.804 5.087 5.369 5.652 6.358 7.065 7.772 8.478 9.184 9.891 10.597 11.304 12.010 12.717 13.423 14.130 15.896 17.662 19.429 21.190 2.261 2.512 2.763 3.014 3.265 3.517 3.768 4.019 4.270 4.521 4.773 5.024 5.652 1.978 2.198 2.418 2.637 2.857 3.077 3.297 3.517 3.737 3.956 4.176 4.396 4.945 5.495 6.280 7.065 7.850 8.635 9.420 10.205 10.990 11.775 12.560 13.345 14.130 14.915 15.700 17.663 19.625 21.587 23.550 1.696 1.884 2.072 2.260 2.449 2.637 2.826 3.014 3.203 3.391 3.579 3.678 4.239 4.710 1.413 1.570 1.727 1.884 2.041 2.198 2.355 2.512 2.669 2.826 2.983 3.140 3.535 3.925 4.317 5.181 6.045 6.908 7.772 8.635 9.498 10.362 11.225 12.089 12.953 13.816 14.679 15.543 16.406 17.270 19.429 21.587 23.746 25.900 0.90 1.00 1.10 1.20 1.30 1.40 1.50 1.60 1.70 1.80 1.90 2.00 2.25 2.50 2.75 3.00 4.710 5.652 6.594 7.536 8.478 9.423 10.362 11.304 12.246 13.188 14.130 15.072 16.014 16.956 17.898 18.840 21.195 23.550 25.905 28.260

Dimetro em metros

0.50

0.60

0.70

0.50

0.785

0.942

1.099

0.60

0.942

1.130

1.319

0.70

1.099

1.319

1.539

0.80

1.256

1.507

1.758

0.90

1.413

1.696

1.978

1.00

1.570

1.884

2.198

1.10

1.727

2.072

2.418

1.20

1.884

2.261

2.637

1.30

2.041

2.449

2.857

1.40

2.198

2.637

3.077

1.50

2.355

2.826

3.297

1.60

2.512

3.014

3.517

1.70

2.669

3.203

3.737

1.80

2.826

3.391

3.956

1.90

2.983

3.580

4.176

2.00

3.140

3.768

4.396

2.25

3.532

4.239

4.945

2.50

3.925

4.710

5.495

2.75

4.317

5.181

6.044

Manual de Saneamento pag.

3.00

4.710

5.652

6.594

169

3.8. Solues individuais para tratamento e destinao final dos esgotos domsticos
3.8.1. Onde no existe gua encanada

3.8.1.1. privada com fossa seca

3.8.1.1.1. Definio A privada de fossa seca compreende a casinha e a fossa seca escavada no solo, destinada a receber somente os excretas, ou seja, no dispe de veiculao hdrica. As fezes retida no interior se decompe ao longo do tempo pelo processo de digesto anaerbia. Figura 82 Privada convencional com fossa seca Figura 83 Privada com fossa seca ventilada

170

Fundao Nacional de Sade

3.8.1.1.2. Localizao Lugares livres de enchentes e acessveis aos usurios. Distante de poos e fontes e em cota inferior a esses mananciais, a fim de evitar a contaminao dos mesmos. A distncia varia com o tipo de solo e deve ser determinada localmente. Adotar uma distncia mnima de segurana, estimada em 15 metros. Figura 84 Localizao da fossa seca

Figura 85 Localizao da fossa seca

POO

Manual de Saneamento pag.

171

3.8.1.1.3. Dimensionamento Para dimensionamento da fossa seca dever ser levado em considerao o tempo de vida til da mesma e as tcnicas de construo. As dimenses indicadas para a maioria das reas rurais so as seguintes: abertura circular com 90cm de dimetro, ou quadrada com 80cm de lado; a profundidade varia com as caractersticas do solo, o nvel de gua do lenol fretico, etc, recomendando-se valores em torno de 2,50m. Figura 86 Escavao da fossa

172

Fundao Nacional de Sade

3.8.1.1.4. Detalhes construtivos a) revestimento da fossa Em terreno pouco consistente, a fossa ser revestida com manilhes de concreto armado, tijolos, madeiras, etc.; b) assentamento da base O material para a base poder ser: tijolos, madeira, concreto armado, blocos de concreto, etc. A finalidade da base fazer a distribuio uniforme do peso da casinha sobre o terreno, servir de apoio ao piso e proteger a fossa, impedindo a entrada de pequenos animais (barata, roedores, etc.). A base deve elevar-se cerca de 20cm da superfcie do solo. Figura 87 Base de tijolo e base pr-fabricada de concreto para privada

c) piso (laje da privada) Deve ser assentado horizontalmente sobre a base, fazendo a cobertura da fossa. A fim de suportar o peso do usurio, deve ser construdo de material resistente, como concreto armado ou madeira de boa qualidade.

Manual de Saneamento pag.

173

O piso dispe de uma abertura destinada passagem dos dejetos para dentro da fossa; por motivos de higiene, prefervel no instalar assento sobre a mesma. Entretanto, deve-se atender, neste particular, aos hbitos e costumes da populao. Figura 88 Base e piso de madeira para privada

Figura 89 Laje de concreto para piso de privada

174

Fundao Nacional de Sade

d) aterro de proteo (montculo) Aproveitando a prpria terra retirada na escavao da fossa, fazer um aterro compactado at a altura da base, formando uma plataforma, em torno da privada. Sua finalidade proteger a base, desviar as guas de chuva e dificultar a penetrao de roedores. Para maior durabilidade, aconselhvel gramar o montculo. e) casinha A finalidade da casinha abrigar o usurio e completar a proteo da fossa. conveniente que o recinto seja mantido em penumbra para evitar a presena de moscas. Por isso, a porta dever permanecer fechada e a ventilao ser feita atravs de pequenas aberturas no topo das paredes. Se, por um lado, as dimenses esto condicionadas ao custo mnimo, por outro devem oferecer conforto ao usurio. A rea recomendada para o piso de 1,00m2 e a altura das paredes, 2,00m na frente e 1,75m atrs. Quanto cobertura, dever ter um beiral de 0,30m, a fim de proteger as paredes. Existe uma grande variedade de materiais empregados na confeco da casinha. Entretanto, a preferncia ser dada queles de maior disponibilidade, menor custo e maior resistncia: para as paredes: tijolos, madeira, adobe, taipa, blocos de concreto, placas de cimento armado, etc.; para o telhado: telhas francesa e colonial, chapas onduladas de cimento amianto, zinco e alumnio, placas de cimento armado, etc. A porta geralmente construda de madeira. Por uma questo de comodidade, deve ser instalada abrindo para fora: contudo, para ficar melhor protegida e ter maior durabilidade, poder abrir para dentro. f) casinha pr-fabricada de placas de cimento Possui paredes e cobertura confeccionadas com placas de cimento armado de 2,5cm de espessura. Em algumas regies do Brasil, de custo menor que as casinhas comuns de alvenaria de tijolos; apresentam ainda como vantagens a construo em srie, a montagem rpida, a boa resistncia intemprie e o melhor aspecto. A armao feita com arame no 8 ou 10, arame farpado, vergalho 3/16 ou ainda tela de arame. A frente constituda de trs placas, sendo uma superior e duas laterais; em uma dessas placas laterais adaptado um sarrafo ou uma ripa de madeira destinado montagem da porta. A cobertura compe-se de duas placas, e as paredes laterais e traseiras, duas ou trs placas cada uma. Durante a montagem, as placas sero unidas com arame ou argola e gancho (fundidos na prpria placa). O rejuntamento das placas deve ser feito com argamassa de cimento, tomando internamente a forma de bisel.

Manual de Saneamento pag.

175

Figura 90 Casinha pr-fabricada em placas de cimento

g) tampa da privada A abertura do piso deve ser mantida fechada quando a privada no estiver em uso, a fim de evitar a proliferao de moscas e mosquitos. h) ventilao O acmulo de gases do interior da fossa resulta no seu desprendimento abrupto, no momento em que o usurio retirar a tampa do buraco do piso. A fim de evitar essa condio

176

Fundao Nacional de Sade

desconfortvel, recomenda-se instalar tubo de ventilao da fossa, localizando-o na parte interna da casinha, junto parede, com a extremidade superior acima do telhado.

3.8.1.1.5. Manuteno Sendo fossa seca contra-indicado o lanamento de gua no seu interior; sero lanados apenas os dejetos e o papel higinico (papel de limpeza). Entretanto, se ocorrer mau cheiro, recomenda-se empregar pequenas pores de sais alcalinizantes, como sais de sdio, clcio e potssio, sendo comum o uso de cal ou cinza. Justifica-se essa medida pelo mau cheiro que o excreta desprende em fase da digesto cida (sptica). No incio da digesto, h tendncia para o desenvolvimento de bactrias prprias do meio cido, responsveis pela produo de compostos volteis mal cheirosos como cido sulfdrico, mercaptanas, escatol, cido caprlico, butrico e outros. Entretanto, com pH elevado, haver o desenvolvimento de bactrias responsveis pela produo de gases inodoros, como metana e gs carbnico. A porta da casinha deve estar sempre fechada e o buraco tampado quando a fossa estiver fora de uso.

3.8.1.1.6. Vantagens e desvantagens a) vantagens baixo custo; simples operao e manuteno; no consome gua; risco mnimo sade; recomendada p/ reas de baixa e mdia densidade aplicvel a tipos variados de terrenos; permite o uso de diversos materiais de construo. b) desvantagens imprpria para reas de alta densidade; podem poluir o subsolo; requer soluo para outras guas servidas.

Manual de Saneamento pag.

177

3.8.1.2. Privada com fossa estanque

3.8.1.2.1. Definio Consta de um tanque destinado a receber os dejetos, diretamente, sem descarga de gua, em condies idnticas a privada de fossa seca. Figura 91 Privada com fossa estanque

3.8.1.2.2. Indicao a) esta soluo adotada geralmente em: zonas de lenol muito superficial; zonas rochosas ou terrenos muito duros; terrenos facilmente desmoronveis; lotes de pequenas propores, onde h perigo de poluio de poos de suprimento de gua.

178

Fundao Nacional de Sade

3.8.1.2.3. Dimensionamento O tanque da fossa estanque dever ter capacidade para armazenar at 1.000 litros de excretas.

3.8.1.2.4. Detalhes construtivos O tanque deve ser construdo de concreto ou alvenaria, e totalmente impermeabilizado. 3.8.1.2.5. Manuteno Para uma famlia de cinco pessoas, um tanque de 1.000 litros ficar cheio aps o perodo de um ano. Nessa ocasio o tanque ser esvaziado por uma tampa atrs da casinha; o material retirado ser imediatamente enterrado, no se prestando para adubo.

3.8.1.2.6. Vantagens e desvantagens a) vantagens baixo custo; fcil construo; simples operao e manuteno; no consome gua; mnimo risco sade; no polui o solo; v a soluo poder ser definitiva. b) desvantagens imprpria para reas de alta densidade; requer solues para as outras guas servidas. 3.8.1.3. Privada com fossa de fermentao (tipo Cynamon)

3.8.1.3.1. Definio Consta essencialmente de duas cmaras (tanques) contguas e independentes destinadas a receber os dejetos, tal qual nas privadas de fossa seca.

Manual de Saneamento pag.

179

Figura 92 Privada com fossa de fermentao enterrada (tipo Cynamon)

Medidas em cm

Figura 93 Privada com fossa de fermentao apoiada na superfcie do solo (tipo Cynamon)

Medidas em cm 180
Fundao Nacional de Sade

3.8.1.3.2. Indicao Apropriada para outros tipos de terrenos desfavorveis construo de privada de fossa seca.

3.8.1.3.3. Funcionamento Para facilitar a compreenso do seu funcionamento, chama-se de I e II as duas cmaras: isolar a cmara II, vedando a respectiva tampa no interior da casinha; usar a cmara I, at esgotar a sua capacidade. Para uma famlia de seis pessoas, a cmara ficar cheia em um ano, aproximadamente; isolar a cmara I, vedando a respectiva tampa. O material acumulado sofrer fermentao natural; usar a cmara II, at esgotar a sua capacidade. Durante o perodo de uso, o material da cmara I ter sido mineralizado; retirar o material da cmara I, removendo as respectivas tampas externas recolocandoas aps. Por ocasio da limpeza, necessrio deixar pequena poro de material j fermentado, a fim de auxiliar o reincio da fermentao; isolar a cmara II e usar a cmara I, como anteriormente. 3.8.1.3.4. Detalhes construtivos De acordo com o tipo de solo, as privadas de fermentao podero ter tanques enterrados, semi-enterrados, ou totalmente construdos na superfcie do terreno, cujas dimenses mais usuais esto representadas nas figuras 92 e 93. O revestimento das cmaras em funo das caractersticas do solo e da rea de locao da privada. Entretanto, considerando que este tipo de privada constitui uma soluo muito durvel (praticamente definitiva), ser conveniente fazer o revestimento em quaisquer circunstncias, inclusive em terrenos firmes, onde seria dispensvel. Em terrenos encharcados e em lugares onde haja riscos de contaminao de poos, as paredes e o fundo sero necessariamente construdos de concreto ou de tijolos e impermeabilizados com argamassa de cimento. As cmaras compem-se de um corpo principal (I e II) e de um apndice (1 e 2), que se comunica com o interior da casinha para receber os dejetos. A escavao das fossas deve comear pelo corpo principal, seguindo-se a escavao dos apndices. A casinha construda sobre este apndice de tal forma que o corpo principal das cmaras fique atrs da parede dos fundos.

Manual de Saneamento pag.

181

As cmaras so providas, cada uma, de tampas removveis, subdivididas para facilitar a remoo. A fim de evitar a entrada de guas de chuva, as tampas devero ficar bem unidas e rejuntadas com argamassa pobre de cal e cimento. Para evitar o alagamento nas pocas de chuva, a privada ser circundada com aterro bem compactado. No caso de ser construda em encosta de morro, deve ter valetas para desvio de enxurradas. A estrutura da casinha semelhante da privada de fossa seca, podendo-se empregar os mais diversos tipos de materiais.

3.8.1.3.5. Vantagens e desvantagens a) vantagens pode ser adotada em todas as situaes idnticas quelas em que se aplica a fossa seca; pode ser aplicada em locais de lenol de gua mais prximo da superfcie, porque a profundidade das cmaras de apenas 1,00m. Em casos mais difceis, a privada poder ser elevada do solo; tambm pode ser aplicada em terrenos rochosos em que a escavao poder ser mais rasa, ficando as cmaras semi-enterradas; tem durao maior que a fossa seca. A soluo praticamente definitiva; encarecimento relativamente pequeno em relao fossa executada em terrenos de idnticas condies; apenas o custo da casinha ser um pouco maior; volume de terra a ser escavado o mesmo; a escavao mais fcil, j que as cmaras so mais rasas; em igualdade de condies de terreno, a quantidade de material usado no revestimento e o trabalho requerido o mesmo. b) desvantagens imprpria para reas de alta densidade populacional; - requer soluo para outras guas servidas.

3.8.1.4. Privada qumica

3.8.1.4.1. Definio constituda de um tanque cilndrico , de ao inoxidvel, contendo soluo de soda custica (NaOH), destinado a receber os dejetos procedentes de uma bacia sanitria comum. Esse tanque removvel.

182

Fundao Nacional de Sade

3.8.1.4.2. Indicao Devido ao seu custo elevado, s aplicvel em circunstncias especiais: acampamentos, colnias de frias, nibus, avies, etc.

3.8.1.4.3. Funcionamento A soda custica no interior do cilindro, liquefaz o material slido e destri as bactrias, os ovos de helmintos e outros microorganismos. A dosagem recomendada de 10kg de soda custica para 50 litros de gua. Periodicamente, o tanque esvaziado e reabastecido com nova poro de soluo qumica. A OMS recomenda cuidados especiais nos pontos de recepo e esvaziamento, objetivando a sade coletiva e a dos manipuladores. Devem os locais ter gua quente e fria e o esvaziamento ser auxiliado por dispositivos mecnicos evitando o manuseio direto.

3.8.2. Onde existe gua encanada

3.8.2.1. Privada com vaso sanitrio

3.8.2.1.1. Definio Consta de uma bacia especialmente construda para recolher os dejetos e permitir seu afastamento por um sistema de transporte hdrico. A bacia dotada de sifo, o qual estabelece um fecho hidrulico que impede o refluxo de gases provenientes da rede de esgotos ou de outras instalaes de destino final. A maioria das bacias tem forma especial com assento. O tipo denominado bacia turca possui pisadores onde o usurio apoia os ps ficando de ccoras. O vaso sanitrio geralmente construdo de loua ou cermica esmaltada. Este material o mais recomendado por ser de fcil limpeza e conservao. Desde que sejam asseguradas boas condies de resistncia e facilidade de limpeza, pode-se instalar vasos sanitrios rsticos, feitos de cimento e tijolos, barro vidrado ou cimento polido. O uso da privada de vaso sanitrio exige a instalao de dispositivos para a descarga de gua. A soluo recomendada a caixa de descarga, a qual implica na existncia de gua encanada, tolervel, nesse caso, dispor de depsito de gua dentro da casinha da privada. Haver sempre mo uma vasilha, para que com ela a gua seja jogada dentro do vaso. Em alguns casos esse dispositivo poder ser utilizado para que a casinha possa tambm servir como local de banho.

Manual de Saneamento pag.

183

3.8.2.1.2. Destino do esgoto domstico O esgoto domstico (gua residuria de atividade higinica e/ou de limpeza), deve ser conduzido, preferencialmente, rede pblica de esgoto, quando houver dispositivos de tratamento no final da rede. No havendo rede pblica, o esgoto domstico poder ser levado a um tanque sptico ou tanque Imhoff e o efluente, desses tanques, poder ser conduzido a sumidouro, vala de infiltrao ou vala de filtrao. Em condies especiais, o esgoto domstico poder ser ligado diretamente a um sumidouro ou poo absorvente.

3.9. Solues coletivas para tratamento e destinao final dos esgotos


medida que as comunidades e a concentrao humana tornam-se maiores, as solues individuais para remoo e destino do esgoto domstico devem dar lugar s solues de carter coletivo denominadas sistema de esgotos.

3.9.1. Tipos de esgotos a) esgotos domsticos: incluem as guas contendo matria fecal e as guas servidas, resultantes de banho e de lavagem de utenslios e roupas; b) esgotos industriais: compreendem os resduos orgnicos, de indstria de alimentos, matadouros, etc; as guas residurias agressivas, procedentes de indstrias de metais, etc; as guas residurias procedentes de indstrias de cermica, gua de refrigerao, etc; c) guas pluviais: so as guas procedentes das chuvas; d) gua de infiltrao: so as guas do subsolo que se introduzem na rede. 3.9.2. Tipos de sistemas a) sistema unitrio Consiste na coleta de guas pluviais, dos esgotos domsticos e dos despejos industriais em um nico coletor. Alm da vantagem de permitir a implantao de um nico sistema, vantajoso quando for previsto o lanamento do esgoto bruto, sem inconveniente em um corpo receptor prximo. No dimensionamento do sistema deve ser previstas as precipitaes mximas com perodo de recorrncia geralmente entre cinco e dez anos. Como desvantagem, apresenta custo de implantao elevado e problemas de deposies de material nos coletores por ocasio da estiagem.

184

Fundao Nacional de Sade

Quanto ao tratamento, o custo de implantao tambm elevado tendo em vista que a estao deve ser projetada com capacidade mxima que, no sistema unitrio, ocorre durante as chuvas. Outrossim, a operao prejudicada pela brusca variao da vazo na poca das chuvas, afetando do mesmo modo a qualidade do efluente. b) sistema separador absoluto Neste sistema, o esgoto domstico e o industrial ficam completamente separados do esgoto pluvial. o sistema adotado no Brasil. O custo de implantao menor que o do sistema anterior, em virtude das seguintes razes: as guas pluviais no oferecem o mesmo perigo que o esgoto domstico, podendo ser encaminhadas aos corpos receptores (rios, lagos, etc.) sem tratamento; este ser projetado apenas para o esgoto domstico; nem todas as ruas de uma cidade necessitam de rede de esgotamento pluvial. De acordo com a declividade das ruas, a prpria sarjeta se encarregar do escoamento, reduzindo assim, a extenso da rede pluvial; esgoto domstico deve ter prioridade, por representar um problema de sade pblica. O dimetro dos coletores mais reduzido; nem todo esgoto industrial pode ser encaminhado diretamente ao esgoto sanitrio. Dependendo de sua natureza e das exigncias regulamentares, ter que passar por tratamento prvio ou ser encaminhado rede prpria. Sistema misto A rede projetada para receber o esgoto sanitrio e mais uma parcela das guas pluviais. A coleta dessa parcela varia de um pas para outro. Em alguns pases colhe-se apenas as guas dos telhados; em outros, um dispositivo colocado nas bocas de lobo recolhe as guas das chuvas mnimas e limita a contribuio das chuvas de grande intensidade.

3.9.3. Sistema pblico convencional

3.9.3.1. Partes constitutivas do sistema a) ramal predial: so os ramais que transportam os esgotos das casas at a rede pblica de coleta; b) coletor de esgoto: recebem os esgotos das casas e outras edificaes, transportandoos aos coletores tronco; c) coletor tronco: tubulao da rede coletora que recebe apenas contribuio de esgoto de outros coletores; d) interceptor: os interceptores correm nos fundos de vale margeando cursos dgua ou canais. So responsveis pelo transporte dos esgotos gerados na sub-bacia,

Manual de Saneamento pag.

185

evitando que os mesmos sejam lanados nos corpos dgua. Geralmente possuem dimetro maiores que o coletor tronco em funo de maior vazo; e) emissrio: so similares aos interceptores, diferenciando apenas por no receber contribuio ao longo do percurso; f) poos de visita (PV): so cmaras cuja finalidade permitir a inspeo e limpeza da rede. Os locais mais indicados para sua instalao so: incio da rede; nas mudanas de: (direo, declividade, dimetro ou material), nas junes e em trechos longos. Nos trechos longos a distncia entre PVs deve ser limitada pelo alcance dos equipamentos de desobstruo. Figura 94 Poo de visita

g) elevatria: quando as profundidades das tubulaes tornam-se demasiadamente elevadas, quer devido baixa declividade do terreno, quer devido necessidade de se transpor uma elevao, torna-se necessrio bombear os esgotos para um nvel mais elevado. A partir desse ponto, os esgotos podem voltar a fluir por gravidade. h) estao de Tratamento de Esgotos (ETE): a finalidade da ETE a de remover os poluentes dos esgotos, os quais viriam causar uma deteriorao da qualidade dos

186

Fundao Nacional de Sade

cursos dgua. Um sistema de esgotamento sanitrio s pode ser considerado completo se incluir a etapa de tratamento. A Estao de Tratamento de Esgoto (ETE), pode dispor de alguns dos seguintes itens, ou todos eles: grade; desarenador; sedimentao primria; estabilizao aerbica; filtro biolgico ou de percolao; lodos ativados; sedimentao secundria; digestor de lodo; secagem de lodo; desinfeco do efluente. i) disposio final: aps o tratamento, os esgotos podem ser lanados ao corpo dgua receptor ou, eventualmente, aplicados no solo. Em ambos os casos, h que se levar em conta os poluentes eventualmente ainda presentes nos esgotos tratados, especialmente organismos patognicos e metais pesados. As tubulaes que transportam estes esgotos so tambm denominadas emissrio. Figura 95 Partes constitutivas do sistema convencional

Fonte: Adaptado Barros, 1995.

Manual de Saneamento pag.

187

3.9.4. Sistema condominial O sistema condominial de esgotos uma soluo eficiente e econmica para esgotamento sanitrio desenvolvida no Brasil na dcada de 1980. Este modelo se apia, fundamentalmente, na combinao da participao comunitria com a tecnologia apropriada. Esse sistema proporciona uma economia de at 65% em relao ao sistema convencional de esgotamento, graas s menores extenso e profundidade da rede coletora e concepo de microssistemas descentralizados de tratamento. O nome Sistema Condominial em funo de se agregar o quarteiro urbano com a participao comunitria, formando o condomnio, semelhante ao que ocorre num edifcio de apartamentos (vertical); dele se distingue, todavia, por ser informal quanto sua organizao e por ser horizontal do ponto de vista fsico. Desse modo, a rede coletora bsica ou pblica apenas tangncia o quarteirocondomnio ao invs de circund-lo como no sistema convencional. As edificaes so conectadas a essa rede pblica por meio de ligao coletiva ao nvel do condomnio (Ramal condominial), cuja localizao, manuteno e, s vezes, a execuo so acordadas coletivamente, no mbito de cada condomnio e com o prestador do servio, a partir de um esquema de diviso de responsabilidade entre a comunidade interessada e o poder pblico.

3.9.4.1. Partes constitutivas do sistema a) ramal condominial: rede coletora que rene os efluentes das casas que compem um condomnio e pode ser: de passeio: quando o ramal condominial passa fora do lote, no passeio em frente a este a aproximadamente 0,70m de distncia do muro; de fundo de Lote: quando o ramal condominial passa por dentro do lote, no fundo deste. Esta a alternativa de menor custo pois desta maneira possvel esgotar todas as faces de um conjunto com o mesmo ramal; de jardim: quando o ramal condominial passar dentro do lote, porm na frente do mesmo.

188

Fundao Nacional de Sade

Figura 96 Tipos mais comuns de ramal condominial

Fonte: Caesb, 1997.

b) rede Bsica: rede coletora que rene os efluentes da ltima caixa de inspeo de cada condomnio, passando pelo passeio ou pela rua; Unidade de Tratamento: a cada microssistema corresponde uma estao para tratamento dos esgotos, que pode ser o tanque sptico com filtro anaerbio. 3.9.4.2. Fases de elaborao do projeto do ramal condominial a) croqui A primeira fase do processo de execuo do ramal condominial a elaborao do croqui do conjunto, assinalando a posio das casas e fossas de cada lote. De posse do croqui, definir a melhor opo que atende o conjunto, considerando os seguintes aspectos: face mais baixa dos lotes (topografia); localizao do maior nmero de fossas; disponibilidade de rea livre para passagem do ramal nos lotes. b) reunio com a comunidade De posse do pr-lanamento dos ramais nos croquis, so realizadas reunies com os moradores de cada conjunto, onde so apresentadas as possveis opes para o atendimento do mesmo, sendo, dos moradores a deciso final sobre o tipo de ramal a ser implantado.

Manual de Saneamento pag.

189

c) topografia Com a opo definida, inicia-se o levantamento topogrfico, o que feito por conjunto e por tipo de ramal, onde a unidade considerada o lote. Esse levantamento executado com mangueira de nvel e deve definir: profundidade da ligao predial de cada lote; um RN (referencial) para cada inspeo (geralmente marcado num poste); uma caixa de inspeo (CI) para cada lote; cota do terreno de todas as CIs e Ts; CI no incio do ramal de passeio; CI externa, na sada dos ramais para ligao com PV (poo de visita), quando necessrio; lanamento das CIs externas o mais prximo possvel dos muros garantindo que fiquem protegidas, ao mximo, de trfego de veculos; demarcao dos ramais a aproximadamente 0,70m do muro dos lotes; localizao de CI na direo da ligao predial do morador; desviar as CIs das entradas de garagens ou no mnimo da faixa de passagem dos pneus do carro para evitar quebra das mesmas. d) projeto do ramal condominial Na elaborao do projeto executivo, deve-se garantir que o morador seja atendido pelo ramal e que este tenha lanamento favorvel em pelo menos um ponto da rede bsica ou pblica. Para tanto deve ser previsto: profundidade mnima da CI abaixo da cota da ligao predial do morador; profundidade e declividade mnima do ramal em funo do item anterior e nunca menor que 0,5%; evitar desvio do ramal; ligao da CI ao ramal de passeio atravs de um T; CIs intermedirias para o ramal de passeio a cada 50m; lanamento do ramal condominial na almofada do PV, formando uma canaleta de seo mnima de 50% da tubulao; sempre que possvel ser eliminada a ltima CI dos ramais, sendo estes, ligados direto rede bsica ou pblica. Nos casos em que no esto previstos CIs para ligao do ramal o mesmo ser ligado ltima CI do outro ramal, evitando uma entrada a mais na CI da rede pblica, j que esta ter nmero limitado de entradas. a ltima CI do ramal ser de dimetro de 0,60m somente quando a profundidade for maior que 0,90m e quando houver interligao de mais de um ramal;

190

Fundao Nacional de Sade

Figura 97 Ligao de dois ramais de conjuntos diferentes numa mesma CI

Fonte: Caesb, 1997.

todas as ligaes dos ramais rede pblica sero em CIs ou PVs e em sentido do fluxo; a profundidade da ltima CI quando houver interligao entre ramais, com corte de pista, ser de 1 metro; as redes no passeio, inclusive a ligao rede pblica, ser de PVC. e) consideraes para projeto Na realidade a rede pblica uma rede convencional do ponto de vista hidrulico, portanto deveria ser dimensionada em conformidade com as recomendaes tcnicas usuais. f) dimetro mnimo As redes coletoras do sistema convencional adotavam o dimetro mnimo de 150mm apesar das normas vigentes no colocarem nenhuma restrio quanto utilizao do dimetro de 100mm, desde que atenda ao dimensionamento hidrulico.

Quadro 11 Dimetro mnimo Tipo de rede Ramal condominial Rede bsica ou pblica g) recobrimento mnimo No sistema convencional, usualmente as redes coletoras localizam-se no tero mdio mais baixo das ruas. J no sistema condominial este procedimento evitado e procura-se sempre que possvel lanar as redes no passeio, fora das ruas pavimentadas onde h trfego de veculos. Com isso permitido reduzirmos o recobrimento das tubulaes sem contudo oferecer riscos de rompimento das mesmas e tambm sem ferir as recomendaes das normas vigentes que so:
Manual de Saneamento pag.

Dimetro mnimo 100mm 100mm

191

Quadro 12 Recobrimento mnimo Localizao do coletor No leito de via de trfego No passeio h) profundidade mnima A profundidade mnima da tubulao deve ser tal que permita receber os efluentes por gravidade e proteger a tubulao contra trfego de veculos e outros impactos. No caso do ramal condominial, a profundidade mnima ser aquela que esteja abaixo da cota de ligao predial do morador, garantindo que este seja atendido. De forma a se obter o menor volume de escavao, deve-se adotar sempre que possvel a declividade da tubulao igual do terreno e a profundidade da rede ser mantida igual mnima sempre que a declividade do terreno for superior declividade mnima. Recobrimento mnimo 0,90m 0,65m

Quadro 13 Profundidade mnima adotada Tipo de rede Ramal condominial de passeio Ramal condominial de jardim Ramal condominial de fundo de lote Rede pblica no passeio Rede pblica na rua i) elementos de inspeo Tem como objetivo permitir o acesso de homens ou equipamentos s redes, para proceder limpeza e desobstruo. No sistema condominial os elementos utilizados so: caixa de inspeo com dimetro ou largura de 0,40m: - uma dentro de cada lote para efetuar a ligao predial quando a profundidade do coletor for at 0,90m; no ramal condominial para mudana de direo; - no ramal de passeio poder substituir o dimetro da caixa de 0,60m quando a profundidade da mesma for at 0,90m. caixa de inspeo com dimetro ou largura de 0,60m: - na rede bsica ou pblica em substituio aos PVs sempre que a profundidade do coletor for at 1,20m e estiver no passeio; 192
Fundao Nacional de Sade

Profundidade mnima 0,70m 0,40m 0,40m 0,80m 1,00m

- nos ramais condominiais de passeio a cada 50m ou frao, quando a profundidade do coletor for de 0,90m at 1,20m; - no final de cada conjunto residencial antes de interligar o ramal condominial interno rede bsica, sempre que houver interseo de ramais; - dentro de cada lote substituindo as CIs de 0,40m, quando a profundidade for de 0,90m at 1,20m; - nos ramais condominiais de passeio para mudana de direo, quando a profundidade do coletor for de 0,90m at 1,20m; - uma no meio de cada conjunto, nos ramais condominiais de passeio, quando a profundidade do coletor for de 0,90m at 1,20m. poos de visita com dimetro ou largura de 1,00m: - na reunio de dois ou mais trechos de coletores pblicos; - em locais de mudana de direo e de declividade do coletor; - ao longo da rede pblica a cada 80m ou frao; - no incio da rede. caixa de inspeo As medidas da caixa de inspeo podem ser de dimetro ou largura de 40cm ou 60cm. Figura 98 Caixa de inspeo largura de 40cm ou 60cm

3.9.5. Tratamento dos esgotos

3.9.5.1. Tanque sptico

Manual de Saneamento pag.

193

3.9.5.1.1. Histrico Os registros de carter histricos apontam como inventor do tanque sptico Jean Louis Mouras que, em 1860, construiu, na Frana, um tanque de alvenaria, onde passava os esgotos, restos de comida e guas pluviais, antes de ir para o sumidouro. Este tanque, fora aberto 12 anos mais tarde e no apresentava acumulada a quantidade de slidos que foi previamente estimada em funo da reduo apresentada no efluente lquido do tanque.

3.9.5.1.2. Definio Os tanques spticos so cmaras fechadas com a finalidade de deter os despejos domsticos, por um perodo de tempo estabelecido, de modo a permitir a decantao dos slidos e reteno do material graxo contido nos esgotos transformando-os bioquimicamente, em substncias e compostos mais simples e estveis. Supondo-se uma vazo do esgoto de 150 l/dia o tanque sptico poder ser empregado para tratamento a nvel primrio de at, um mximo de 500 habitantes. Economicamente o tanque sptico recomendado para at 100 habitantes. Esse sistema requer que as residncias disponham de suprimento de gua.

3.9.5.1.3. Funcionamento a) reteno: o esgoto detido na fossa por um perodo racionalmente estabelecido, que pode variar de 12 a 24 horas, dependendo das contribuies afluentes, (tabela 13); b) decantao: simultaneamente fase de reteno, processa-se uma sedimentao de 60% a 70% dos slidos em suspenso contidos nos esgotos, formando-se o lodo. Parte dos slidos no decantados, formados por leos, graxas, gorduras e outros Figura 99 Funcionamento geral de um tanque sptico

Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

194

Fundao Nacional de Sade

materiais misturados com gases retida na superfcie livre do lquido, no interior do tanque sptico, denominados de escuma; c) digesto: tanto o lodo como a escuma so atacados por bactrias anaerbias, provocando uma destruio total ou parcial de organismos patognicos; d) reduo de volume: da digesto, resultam gases, lquidos e acentuada reduo de volume dos slidos retidos e digeridos, que adquirem caractersticas estveis capazes de permitir que o efluente lquido do tanque sptico possa ser lanado em melhores condies de segurana do que as do esgoto bruto. 3.9.5.1.4. Afluentes do tanque sptico O tanque sptico projetado para receber todos os despejos domsticos (de cozinhas, lavanderias domiciliares, lavatrios, vasos sanitrios, bids, banheiros, chuveiros, mictrios, ralos de piso de compartimento interior, etc.). recomendada a instalao de caixa de gordura na canalizao que conduz despejos das cozinhas para o tanque sptico. So vetados os lanamentos de qualquer despejo que possam causar condies adversas ao bom funcionamento dos tanques spticos ou que apresentam um elevado ndice de contaminao. a) caixa de gordura As guas servidas, destinadas aos tanques spticos e ramais condominiais, devem passar por uma caixa especialmente construda com a finalidade de reter as gorduras. Essa medida tem por objetivo prevenir a colmatao dos sumidouros e obstruo dos ramais condominiais. Figura 100 Caixa de gordura

Manual de Saneamento pag.

195

3.9.5.1.5. Dimensionamento (ABNT - NBR n 7.229/1993) a) frmula para tanque sptico de uma cmara V = 1000 + N (C.T + K.Lf) V = Volume til, em litros N = Nmero de pessoas ou unidades de contribuio C = Contribuio de despejos, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (tabela 13) T = Perodo de deteno, em dias (tabela 14) K = Taxa de acumulao de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulao de lodo fresco (tabela15) Lf = Contribuio de lodo fresco, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia ou em litro/unidade x dia (tabela 13) Tabela 13 Contribuio diria de esgoto (C) e de lodo fresco (Lf) por tipo de prdio e de ocupante
Prdio 1 . Ocupantes permanentes Residncia: - Padro alto; - Padro mdio; - Padro baixo; - Alojamento provisrio. 2. Ocupantes temporrios Fbrica em geral; - Escritrio; - Edifcios pblicos ou comerciais; - Escola (externatos) e locais de longa permanncia; - Bares; - Restaurantes e similares; - Cinema teatros e locais de curta permanncia; Sanitrios pblicos*.
Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

Unidade

Contribuio Contribuio de de esgoto (C) lodo fresco (Lf)

pessoa/litros pessoa/litros pessoa/litros pessoa/litros pessoa/litros pessoa/litros pessoa/litros pessoa/litros pessoa/litros refeies lugar vaso

160 130 100 80 70 50 50 50 6 25 2 480

1 1 1 1 0,3 0,2 0,2 0,2 0,1 0,1 0,02 4

(*) Apenas de acesso aberto ao pblico (estao rodoviria, ferroviria, logradouro pblico, estdio, etc.).

196

Fundao Nacional de Sade

Tabela 14 Perodo de deteno (T) dos despejos, por faixa de contribuio diria Contribuio Diria ( L ) At 1.500 De 1.501 a 3.000 De 3.001 a 4.500 De 4.501 a 6.000 De 6.001 a 7.500 De 7.501 a 9.000 Mais que 9.000
Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

Tempo de Deteno (T) Dias Horas 1,00 24 0,92 22 0,83 20 0,75 18 0,67 16 0,58 14 0,5 12

Tabela 15 Taxa de acumulao total de lodo (K), em dias, por Intervalo entre limpezas e temperatura do ms mais frio Intervalo entre limpezas (Anos ) 1 2 3 4 5 Valores de K por faixa de temperatura ambiente (t), em oC t 10 10 t 20 t > 20 94 65 57 134 105 97 174 145 137 214 185 177 254 225 217

Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

Tabela 16 Profundidade til mnima e mxima por faixa de volume til Volume til (m3) At 6,0 De 6,0 a 10,0 Mais de 10,0
Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

Profundidade til Mnima (m) 1,20 1,50 1,80

Profundidade til Mxima (m) 2,20 2,50 2,80

Manual de Saneamento pag.

197

Figura 101 Tanque sptico prismtico

3.9.5.1.6. Disposio do efluente lquido dos tanques spticos O efluente lquido potencialmente contaminado, com odores e aspectos desagradveis, exigindo, por estas razes, uma soluo eficiente de sua disposio. Entre os processos eficientes e econmicos de disposio do efluente lquido das fossas tm sido adotados os seguintes tipos: diluio (corpos dgua receptores): para o tanque sptico a proporo de 1:300; sumidouro; vala de infiltrao e filtrao; filtro de areia; filtro anaerbio.

198

Fundao Nacional de Sade

A escolha do processo a ser adotado deve considerar os seguintes fatores: natureza e utilizao do solo; profundidade do lenol fretico; grau de permeabilidade do solo; utilizao e localizao da fonte de gua de subsolo utilizada para consumo humano; volume e taxa de renovao das gua de superfcie.

3.9.5.1.7. Disposio do lodo e escuma A parte slida retida nas fossas spticas (lodo) dever ser renovada periodicamente, de acordo com o perodo de armazenamento estabelecido no clculo destas unidades. A falta de limpeza no perodo fixado acarretar diminuio acentuada da sua eficincia. Pequeno nmero de tanques spticos instalados e de pouca capacidade no apresentam problemas para a disposio do lodo. Nestes casos, o lanamento no solo, a uma profundidade mnima de 0,60m, poder ser uma soluo, desde que o local escolhido no crie um problema sanitrio. Quando o nmero de tanque sptico for bastante grande ou a unidade utilizada de grande capacidade, o lodo no poder ser lanado no solo, mas sim encaminhado para um leito de secagem. No admissvel, o lanamento de lodo e escuma removidos dos tanques spticos, nos corpos de gua ou galerias de guas pluviais.

3.9.5.1.8. Eficincia A eficincia do tanque sptico normalmente expressa em funo dos parmetros comumente adotados nos diversos processos de tratamento. Os mais usados so: slidos em suspenso e Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO). As quantidades de cloretos, nitrognio amoniacal, material graxo e outras substncias podem interessar em casos particulares, quadro 14. a) slidos em suspenso O tanque sptico, projetado e operado racionalmente, poder obter reduo de slidos em suspenso em torno de 60%. b) demanda bioqumica de Oxignio (DBO) A remoo de DBO poder ser da ordem de: vazo em torno de 2.000l/dia - 35% a 61%; vazo em torno de 1.000l/dia - 49% a 60%.

Manual de Saneamento pag.

199

c) influncia de outras substncias Os esgotos contendo sabes nas propores normalmente utilizadas, de 20mg/l a 25mg/l, no prejudicam o sistema. No entanto, sob nenhum propsito dever ser lanado, nos tanques, solues de soda custica, que alm da interferncia em sua eficincia, provocar a colmatao dos solos argilosos. Estudos realizados demonstraram no haver qualquer evidncia de que os detergentes usualmente utilizados nas residncias, nas propores em que normalmente encontradas nos esgotos, possam ser nocivos para o funcionamento dos tanque spticos.

Quadro 14 Eficincia das unidades de tratamento Unidades de tratamento tanque sptico de cmara nica ou de cmaras sobrepostas. tanque sptico de cmaras em srie. valas de filtrao. filtro anaerbio. 3.9.5.1.9. Operao e manuteno para que ocorra um bom funcionamento, o tanque sptico, antes de entrar em operao, deve ser enchido com gua a fim de detectar possveis vazamentos; a remoo do lodo deve ocorrer de forma rpida e sem contato do mesmo com o operador. Para isso recomenda-se a introduo de um mangote, pela tampa de inspeo, para suco por bombas; as valas de filtrao ou de infiltrao e os sumidouros devem ser inspecionados semestralmente; havendo a reduo da capacidade de absoro das valas de filtrao, infiltrao e sumidouros, novas unidades devero ser construdas; tanto o tanque sptico como o sumidouro, quando abandonados, devero ser enchidos com terra ou pedra. a) procedimentos prticos para a manuteno para a limpeza do tanque sptico, escolher dias e horas em que o mesmo no recebe despejos; abrir a tampa de inspeo e deixar ventilar bem. No acender fsforo ou cigarro, pois o gs acumulado no interior do tanque sptico explosivo; levar para o local, onde o tanque sptico est instalado, um carrinho sobre o qual est montada uma bomba diafragma, para fludos, de dimetro de 75mm a 100mm na suco, manual ou eltrica; 200
Fundao Nacional de Sade

Eficincia na remoo de DBO 30% a 50% 35% a 65% 75% a 95% 70% a 90%

mangote ser introduzido diretamente na caixa de inspeo ou tubo de limpeza quando existir; lodo retirado progressivamente do tanque sptico ser encaminhado para um leito de secagem ou para um carro-tanque especial que dar o destino sanitariamente adequado; se o lodo do tanque sptico ficar endurecido, adicionar gua e agitar com agitador apropriado; deixar cerca de 10% do lodo (ativado) para facilitar o reinicio do processo, aps a limpeza; no fim dessa operao, fazer a higienizao do local e equipamentos utilizados.

3.9.5.2. Filtro anaerbio

3.9.5.2.1. Histrico Aparentemente nova, a soluo considerada uma das mais antigas e surgiu simultaneamente evoluo dos filtros biolgicos convencionais. importante no entanto informar que a aplicao racional dos filtros anaerbios teve maior divulgao a partir das experincias realizados nos Estados Unidos da Amrica , por Perry L. Mc Carty em 1963, 1966 e 1969. No Brasil a escola de engenharia de So Carlos, da Universidade de So Paulo, confirmou em 1977 a eficincia do filtro, j obtida por Mc Carty, realizando experincias em unidades pilotos.

3.9.5.2.2. Definio O filtro anaerbio (formado por um leito de brita n 4 ou n 5) est contido em um tanque de forma cilndrica ou retangular, que pode ser com fundo falso para permitir o escoamento ascendente de efluente do tanque sptico ou sem fundo falso, mas totalmente cheio de britas.

3.9.5.2.3. Processo O filtro anaerbio um processo de tratamento apropriado para o efluente do tanque sptico, por apresentar resduos de carga orgnica relativamente baixa e concentrao pequena de slidos em suspenso. As britas n 4 ou n 5, retero em sua superfcie as bactrias anaerbias (criando um campo de microorganismo), responsveis pelo processo biolgico, reduzindo a Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) quadro 14.

Manual de Saneamento pag.

201

3.9.5.2.4. Dimensionamento A NBR n 13.969/1997, preconiza para dimensionamento as seguintes frmulas: Volume til (V) onde: V = 1,60 . N.C.T V = Volume til do leito filtrante em litros; N = Nmero de contribuintes; C = Contribuio de despejos, em litros x pessoa/dia (tabela 13); T = Tempo de deteno hidrulica, em dias (tabela 14); seo horizontal (S) onde: V S = 1,80 V = Volume til calculado em m3; S = rea da seo horizontal em m2; a) aspectos a serem observados na construo do filtro anaerbio o tanque tem que ter forma cilndrica ou retangular; leito filtrante composto de britas (n 4 ou n 5). A altura do leito filtrante, j incluindo a altura do fundo falso, deve ser limitada a 1,20m; a altura do fundo falso deve ser limitada a 0,60m, j incluindo a espessura da laje; o volume til mnimo do leito filtrante deve ser de 1.000 litros.; a carga hidrosttica mnima no filtro de 1kPa (0,10m); portanto, o nvel da sada do efluente do filtro deve estar 0,10m abaixo do nvel de sada do tanque sptico; fundo falso deve ter aberturas de 2,5cm, a cada 15cm. O somatrio da rea dos furos deve corresponder a 5% da rea do fundo falso; A altura total do filtro anaerbio, em metros, obtida pela equao H=h+h1+h2, onde: H a altura total interna do filtro anaerbio, h a altura total do leito, h1 a altura da calha coletora ou lmina livre e h2 a altura sobressalente ou do vo livre (varivel).

202

Fundao Nacional de Sade

Figura 102 Filtro anaerbio cilndrico e detalhe do fundo falso.

Fonte: ABNT-NBR n 13.969/1997.

3.9.5.2.5. Eficincia A ABNT considera que os filtros anaerbios de fluxo ascendente so capazes de remover do efluente do tanque sptico de 70% a 90% da DBO (quadro 14). A eficincia dos filtros s poder ser constatada trs meses aps o incio da operao que o tempo necessrio para o bom funcionamento do mesmo.

Manual de Saneamento pag.

203

3.9.5.2.6. Operao e manuteno Para a limpeza do filtro deve ser utilizada uma bomba de recalque, introduzindo-se o mangote de suco pelo tubo guia; Quando a operao com bomba de recalque no for suficiente para a retirada do lodo, deve ser lanado gua sobre a superfcie do leito filtrante, drenando-o novamente. A lavagem completa do filtro no recomendada, pois retarda o incio da operao do filtro, neste caso, deixe uma pequena parcela do lodo diludo.

3.9.5.3. Destino do efluente do tanque sptico e do filtro anaerbio

3.9.5.3.1. Sumidouro a) histrico O lanamento dos esgotos domsticos no subsolo uma prtica to natural e lgica, tendo pesquisas arqueolgicas registrado que h cerca de 6.000 anos os habitantes de Sumere (regio Sul do antigo imprio Caldeu) descarregavam seus esgotos em covas, cujas profundidades variavam de 12 a 15 metros. Em um dos ltimos livros da Bblia, Deuteronmio, Moiss ordenava que os despejos humanos fossem enterrados fora da rea do acampamento. Esta prtica, extremamente antiga, demonstrou a sua aplicabilidade, no exemplo clssico do Estado de West Virgnia (EUA), quando se adotou como soluo para o combate s febres tifide e paratifide a implantao de um programa de construo de 282.148 unidades de privadas. b) definio Os sumidouros tambm conhecidos como poos absorventes ou fossas absorventes, so escavaes feitas no terreno para disposio final do efluente de tanque sptico, que se infiltram no solo pela rea vertical (parede). Segundo a ABNT, NBR n 13.969/1997 seu uso favorvel somente nas reas onde o aqfero profundo, onde possa garantir a distncia mnima de 1,50m (exceto areia) entre o seu fundo e o nvel aqfero mximo. c) dimensionamento As dimenses dos sumidouros so determinadas em funo da capacidade de absoro do terreno (tabela 11). Como segurana, a rea do fundo no dever ser considerada, pois o fundo logo se colmata.

204

Fundao Nacional de Sade

- a rea de infiltrao necessria em m2 para o sumidouro calculada pela frmula: V A = Ci onde: A = rea de infiltrao em m2 (superfcie lateral); V = Volume de contribuio diria em litros/dia, que resulta da multiplicao do nmero de contribuintes (N) pela contribuio unitria de esgotos (C), conforme tabela 13; Ci = Coeficiente de infiltrao ou percolao (litros/m2 x dia) obtido no grfico da figura 81. frmula para calcular a profundidade do sumidouro cilndrico: A = . D . h onde: h = Profundidade necessria em metros; A = rea necessria em m2; = Constante 3,14; D = Dimetro adotado. d) detalhes construtivos Os sumidouros devem ser construdos com paredes de alvenaria de tijolos, assentes com juntas livres, ou de anis (ou placas) pr-moldados de concreto, convenientemente furados. Devem ter no fundo, enchimento de cascalho, coque ou brita no 3 ou 4, com altura igual ou maior que 0,50m. As lajes de cobertura dos sumidouros devem ficar ao nvel do terreno, construdas em concreto armado e dotados de abertura de inspeo de fechamento hermtico, cuja menor dimenso ser de 0,60m. Na construo do sumidouro, manter a distncia mnima de 1,50m entre o fundo do poo e o nvel do lenol fretico. Havendo necessidade de reduo da altura til do sumidouro em funo da proximidade do nvel do lenol fretico, poder reduzir a altura do mesmo, aumentando o nmero destes, a fim de atender a rea vertical (parede), inicialmente calculada. Quando for necessria a construo de dois ou mais sumidouros, a distribuio do esgoto dever ser feita atravs de caixa de distribuio. Os sumidouros devem ficar afastado entre si a uma distncia mnima de 1,50m. A h = D

Manual de Saneamento pag.

205

Figura 103 Sumidouro cilndrico

Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993. Notas: a) Distncia mxima na horizontal e vertical entre furos de 0,20m; b) Dimetro mnimo dos furos de 0,015m. c) Considerara como rea de infiltrao rea lateral at a altura (h) e ao fundo. d) A distncia (D) entre os sumidouros deve ser maior que 3 vezes o dimetro dos mesmos e nunca menor que 6 metros.

3.9.5.3.2. Vala de infiltrao a) definio O sistema de vala de infiltrao consiste em um conjunto de canalizaes assentado a uma profundidade determinada, em um solo cujas caractersticas permitam a absoro do esgoto efluente do tanque sptico. A percolao do lquido atravs do solo permitir a mineralizao dos esgotos, antes que os mesmos se transformem em fonte de contaminao 206
Fundao Nacional de Sade

das guas subterrneas e de superfcie. A rea por onde so assentadas as canalizaes de infiltrao tambm so chamados de campo de nitrificao.

b) dimensionamento Para determinao da rea de infiltrao do solo, utiliza-se a mesma frmula do sumidouro, ou seja: A = V/Ci. Para efeito de dimensionamento da vala de infiltrao, a rea encontrada se refere apenas ao fundo da vala. No dimensionamento tem que se levar em conta as seguintes orientaes: - em valas escavadas em terreno, com profundidade entre 0,60m e 1,00m, largura mnima de 0,50m e mxima de 1,00m, devem ser assentados em tubos de drenagem de no mnimo 100mm de dimetro; - a tubulao deve ser envolvida em material filtrante apropriado e recomendvel para cada tipo de tubo de drenagem empregado, sendo que sua geratriz deve estar a 0,30m acima da soleira das valas de 0,50m de largura ou at 0,60m, para valas de 1,00m de largura. Sobre a cmara filtrante deve ser colocado papelo alcatroado, laminado de plstico, filme de termoplstico ou similar, antes de ser efetuado o enchimento restante da vala com terra; - a declividade da tubulao deve ser de 1:300 a 1:500; - deve haver pelo menos duas valas de infiltrao para disposio do efluente de um tanque sptico; - comprimento mximo de cada vala de infiltrao de 30m; - espaamento mnimo entre as laterais de duas valas de infiltrao de 1,00m; - a tubulao de efluente entre o tanque sptico e os tubos instalados nas valas de infiltrao deve ter juntas tomadas; - comprimento total das valas de infiltrao determinado em funo da capacidade de absoro do terreno, calculada segundo a formula A=V/Ci; - esquema de instalao do tanque sptico e valas de infiltrao deve ser executado conforme figura 104. exemplos de clculo para dimensionamento de campos de absoro (galeria de infiltrao): - o efluente dirio de um tanque sptico de 2.100 litros e o coeficiente de infiltrao do terreno de 68 litros/m2/dia. Dimensionar o campo de absoro. V 2100 A = = = 30,9m2 Ci 68

Manual de Saneamento pag.

207

- o comprimento do campo de absoro para uma vala com largura de 0,60m e considerando a rea encontrada acima, logo, 30,9m2 = 51,5m de comprimento total 0,6m

- este comprimento poder ser subdividido em trs ramais de 17,2m cada um. 51,5 = 17,2m 3 c) esquema de instalao de tanque sptico e valas de infiltrao Figura 104 Esquema de instalao de tanque sptico e valas de infiltrao

Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

208

Fundao Nacional de Sade

Figura 105 Vala de infiltrao

Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

Manual de Saneamento pag.

209

3.9.5.3.3. Vala de filtrao a) definio Os sistemas de valas de filtraes so constitudos de duas canalizaes superpostas, com a camada entre as mesmas ocupada com areia figura, 106. O sistema deve ser empregado quando o tempo de infiltrao do solo no permite adotar outro sistema mais econmico (vala de infiltrao) e/ou quando a poluio do lenol fretico deve ser evitada.

b) dimensionamento No dimensionamento das valas de filtrao devero ser consideradas as seguintes recomendaes: a profundidade da vala de 1,20m a 1,50m e a largura na soleira de 0,50m; uma tubulao receptora, com DN 100 do tipo de drenagem, deve ser assentada no fundo da vala; a canalizao receptora envolvida por uma camada de brita n 1, vindo em seguida a aplicao da camada de areia grossa de espessura no inferior a 0,50m, que se constitui no leito filtrante; uma tubulao de distribuio do efluente do tanque sptico, com DN 100mm do tipo de drenagem, deve ser assentada sobre a camada de areia; uma camada de cascalho, pedra britada ou escria de coque, colocada sobre a tubulao de distribuio, recoberta em toda a extenso da vala com papel alcatroado ou similar; uma camada de terra deve completar o enchimento da vala; nos terminais das valas de filtrao devem ser instaladas caixas de inspeo; efluente do tanque sptico conduzido a vala de filtrao de tubulao, com no mnimo DN 100mm, assente com juntas tomadas, dotadas de caixas de inspeo nas deflexes; a declividade das tubulaes deve ser de 1:300 a 1:500. efluente do tanque sptico distribudo equivalentemente pelas valas de filtrao, atravs de caixa de distribuio; as valas de filtrao devem ter a extenso mnima de 6m por pessoa, ou equivalente, no sendo admissvel menos de duas valas para o atendimento de um tanque sptico; quando o solo for arenoso e o nvel do lenol estiver muito prximo da superfcie, as valas de filtrao podem ser construdas conforme a figura 107, sendo que a distncia horizontal entre a tubulao de distribuio e a tubulao de drenagem deve variar entre 1,00m e 1,50m e a diferena de cota entre as mesmas deve ser de no mnimo 0,20m.

210

Fundao Nacional de Sade

c) detalhes construtivos
Figura 106 Vala de filtrao

Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

Manual de Saneamento pag.

211

Figura 107 Vala de filtrao em terreno arenoso

Fonte: ABNT-NBR n 7.229/1993.

212

Fundao Nacional de Sade

3.9.5.4. Estao de Tratamento de Esgoto (ETE) para pequenas localidades a) processo de tratamento O esgoto chega a ETE, passando pelo gradeamento e caixa de areia, onde se d o tratamento preliminar, retendo os slidos grosseiros e a remoo do lodo. Em seguida ter incio o tratamento primrio no tanque de sedimentao ocorrendo a decantao e a digesto do lodo. Finalmente o efluente passa pelo filtro biolgico onde ocorre o tratamento secundrio, aps o que o efluente lanado num corpo receptor. Freqentemente, dever ser feita limpeza na caixa de areia, com a remoo dos slidos grosseiros da grade, bem como a retirada da areia depositada. Ao final de cada ano de operao dever ser feito descarga de fundo dos elementos anteriormente citados para o poo de lodo. Este lodo aps a descarga dever ser retirado mecanicamente ou no dependendo das condies topogrficas e encaminhado a um leito de secagem. b) mtodo construtivo As unidades, sero construdas com tijolos macios, argamassa 1:4 de cimento e areia ou concreto armado ambos os mtodos com revestimento trao 1:3 de cimento e areia e impermeabilizao trao 1:10. A pintura interna dever ser feita com tinta anticorrosiva na cor preta. A tubulao utilizada no tanque de sedimentao e filtro biolgico, para o poo de lodo dever ser de ferro fundido com dimetro 150mm. Nas demais tubulaes poder ser utilizada manilha de barro vitrificada ou tubos de PVC para esgoto no dimetro 150mm.

Figura 108 Planta baixa de uma ETE

Manual de Saneamento pag.

213

Figura 109 Perfil da ETE

Tabela 17 Dimenses de uma caixa de areia em relao ao nmero de habitantes


Hab. A 500 1.000 1.500 B C D Indicao no desenho (unidade em metros) E F G H I J K L M N O 6.00 0.55 0.55 2.50 1.30 0.50 0.45 0.30 0.60 1.70 1.00 0.75 1.30 0.35 1.70 6.00 0.55 0.55 2.50 1.30 0.50 0.45 0.30 0.60 1.70 1.00 0.75 1.30 0.35 1.70 7.00 0.55 0.55 3.50 1.30 0.50 0.45 0.30 0.60 1.70 1.00 0.75 1.30 0.35 1.70

Tabela 18 Dimenses de um tanque de sedimentao em relao ao nmero de habitantes


Hab. 500 Indicao no desenho (unidade em metros) A 1.80 B C D E F G H I 4.00 0.30 0.30 0.20 0.50 2.00 0.30 0.10 5.00 0.30 0.40 0.20 0.50 2.00 0.30 0.10 6.00 0.40 0.40 0.20 1.00 2.50 0.30 0.10

1.000 2.50 1.500 2.80

Tabela 19 Dimenses de um poo de lodo em relao ao nmero de habitantes


Hab. 500 1.000 1.500 Indicao no desenho (unidade em metros) A B 1.50 1.80 1.50 2.60 1.50 2.90

Tabela 20 Dimenses de um filtro anaerbio em relao ao nmero de habitantes


Hab. 500 1.000 1.500 Indicao no desenho (unidade em metros) A 2.00 3.20 3.95 B 0.25 0.25 0.25 C 0.80 1.30 1.30 D 1.57 1.75 1.95 E F G 1.92 2.10 2.40 0.35 0.30 0.35 0.50 0.35 0.50

214

Fundao Nacional de Sade

3.9.5.5. Leito de secagem Os leitos de secagem so unidades de tratamento, geralmente em forma de tanques retangulares, projetados e construdos de modo a receber o lodo dos digestores, ou unidades de oxidao total, onde se processa a reduo da unidade com a drenagem e evaporao da gua liberada durante o perodo de secagem. Podem ser caracterizados pelas seguintes partes: tanques de armazenamento; camada drenante; cobertura. Os leitos de secagem podem ser construdos ao ar livre ou cobertos. Nos pases tropicais no se justifica o uso de cobertura nos mesmos. Esta concepo torna o processo bastante oneroso. Quando os leitos de secagem so cobertos geralmente nos pases com grande precipitao de neve adota-se telhas transparentes, idnticas s utilizadas em estufas de plantas.

3.9.5.5.1. Funcionamento dos leitos de secagem O funcionamento dos leitos de secagem um processo natural de perda de umidade que se desenvolve devido aos seguintes fenmenos: liberao dos gases dissolvidos ao serem transferidos do digesto (presso elevada) e submetidos presso atmosfrica nos leitos de secagem; liquefao graas diferena de peso especfico aparente do lodo digerido e da gua; evaporao natural da gua em virtude de contato ntimo com a atmosfera; evaporao em virtude do poder calorfico do lodo. O lodo em condies normais de secagem poder ser removido do leito de secagem depois de um perodo, que varia de 20 a 40 dias, cuja umidade atinge valores de 60% a 70%. Em experincias realizadas na estao e tratamento de esgoto da Penha, RJ, o lodo lanado no leito de secagem com umidade mdia de 95% atinge valores de 50% depois de 20 dias de secagem em condies timas. Na ETE - Cabanga (Recife-PE), valores em torno de 15 dias foram bastante frequentes.

Manual de Saneamento pag.

215

Figura 110 Planta do leito de secagem

Figura 111 Corte do leito de secagem


COMPORTA DE MADEIRA - 15 cm x 15 cm

.15 .05 .05 .05 .07

TIJOLO AREIO 1/4" a 1/16" 3/4" a 1/4"


Brita 2" a 3/4"

.15 .05 .05 .05 .07

.30

CORTE BB

3.9.5.6. Outros tipos de tratamento

3.9.5.6.1. Tanque Imhoff e OMS Compreende os tanques spticos de cmaras superpostas. Os tanques Imhoff e OMS destinam-se ao tratamento primrio do esgoto, semelhana dos tanques spticos comuns. Compem-se de uma cmara superior de sedimentao e outra inferior de digesto. A comunicao entre os dois compartimentos feita unicamente por uma fenda que d passagem aos lodos. A nica diferena entre a fossa OMS e o tanque Imhoff est no detalhe da construo da cmara de decantao. Na OMS, esta cmara vedada por cima, impedindo qualquer comunicao de gases entre os dois compartimentos. 216
Fundao Nacional de Sade

.67

a) funcionamento Os dispositivos de entrada e sada do esgoto no tanque so semelhantes aos dos tanques comuns. O esgoto penetra na cmara de decantao onde esta se processa; a parte sedimentvel precipita-se na cmara de digesto atravs de uma abertura (fenda), com 15cm de largura e comprimento igual cmara de decantao. Apresenta as seguintes vantagens sobre o tanque sptico: menor tempo de reteno, que poder ser reduzido at duas horas, tornando-o mais econmico; melhor digesto, pois com a ausncia de correntes ascendentes e descendentes, o processo de digesto no perturbado, obtendo-se maior eficincia; melhor efluente, uma vez que graas eficincia dos processos, de decantao e digesto, o lquido efluente praticamente livre de partculas slidas e tem a qualidade bacteriolgica bastante melhorada; atendimento a populaes maiores, pois se aplicam economicamente para atender at cerca de 5.000 pessoas. Figura 112 Tanque Imhoff

Manual de Saneamento pag.

217

b) dimensionamento A determinao do volume til do tanque Imhoff obtida seguindo o processo de clculo abaixo: V = V1 + V2+ V3 Sendo: V1 - Volume da cmara de decantao (mnimo 500 litros): V1 = N x C x T V2 - Volume decorrente do perodo de armazenamento do lodo: V2 = R1 x N x Lf x Ta V3- Volume correspondente ao lodo em digesto V3 = R2 x N x Lf x Td Onde: N = nmero de contribuintes; C = contribuio de despejos em litro/pessoa/dia (tabela 13); T = perodo de reteno em dias (2 horas = 1/12 dia); Ta = perodo de armazenamento de lodo em dias. Prevendo-se a limpeza anual do tanque. Ta = 360 - Td = 300 dias; Td = perodo de digesto de lodo em dias. Aproximadamente 60 dias; Lf = contribuio de lodos frescos p/ pessoa/dia (tabela 13); R1 = 0,25 - coeficiente de reduo do lodo digerido; R2 = 0,50 - coeficiente de reduo do lodo em digesto. c) dimenses internas: Tanques prismticos - largura mnima: 1,00m; - altura til mnima: 1,20m; - inclinao para as abas inferiores da cmara de decantao: 1,2:1 - sendo 1 na horizontal; - espaamento mnimo para a fenda de sada da cmara de decantao: 0,10m; 218
Fundao Nacional de Sade

- superposio das abas inclinadas inferiores na cmara de decantao, de tal maneira que impeam a penetrao de gases e partculas de lodo. Aproximadamente 25cm. tanques cilndricos - dimetro mnimo: 1,10m; - altura til mnima: 1,20m. Tabela 21 Clculo de pequenos tanques imhoff de seco circular* Populao servida por tanque (P) 250 500 750 1.000 1.500 2.000 2.500
* Segundo Azevedo Neto.

Dimetro (M) 2,5 - 3,5 3,0 - 4,0 3,5 - 4,5 4,0 - 5,0 5,0 - 6,0 6,0 - 7,0 7,0 - 8,0

Figura 113 Tanque imhoff circular

Manual de Saneamento pag.

219

As dimenses do tanque podero ser determinadas: - largura da cmara de sedimentao ............................. b = 0,6 D; - altura da parte de seco triangular .............................. h2 = 0, 625 b; - volume da cmara de sedimentao, em m ................. vs = 0,02 P. Volume da parte superior: V1 = VS - V2 Volume da parte inferior: (b + 0,72) V2 = (h2 - 0,45) 2 Altura da parte de seo retangular: VS - V2 h1 = bD Volume da cmara de digesto: No caso de tratamento primrio: Vd = 0,05 P No caso de tratamento biolgico: VP = 0,07 P Altura do cone inferior D h3 = 4 Volume da parte cnica: D3 V = 48

220

Fundao Nacional de Sade

Volume da parte cilndrica: V4 = Vd - V3 Altura da parte cilndrica: 4V4 h4 = D2 Altura total: H = 0,95 + h1 + h2 + h3 + h4 destino do efluente lquido do tanque Imhoff Ver orientaes no item 3.9.5.1.6 (disposio do efluente lquido dos tanques spticos).

3. 9.5.6.2. Lagoas de estabilizao a) generalidades As lagoas de estabilizao so o mais simples mtodo de tratamento de esgotos existentes. So construdas atravs de escavao no terreno natural, cercado de taludes de terra ou revestido com placas de concreto. Geralmente tm a forma retangular ou quadrada. Podem ser classificadas em quatro diferentes tipos: lagoas anaerbias Tm a finalidade de oxidar compostos orgnicos complexos antes do tratamento com lagoas facultativas ou aeradas. As lagoas anaerbias no dependem da ao fotossinttica das algas, podendo assim ser construdas com profundidades maiores do que as outras, variando de 2.0m a 5,0m. So projetadas sempre que possvel associada a lagoas facultativas ou aeradas. lagoas facultativas O seu funcionamento por intermdio da ao de algas e bactrias sob a influncia da luz solar (fotossntese). A matria orgnica contida nos despejos estabilizada, parte transformando-se em matria mais estvel na forma de clulas de algas e parte em produtos inorgnicos finais que saem com efluente. Estas lagoas so chamadas de facultativas graas

Manual de Saneamento pag.

221

s condies aerbias mantidas na superfcie liberando oxignio e s anaerbias mantidas na parte inferior onde a matria orgnica sedimentada. Tm profundidade variando de 1,0m a 2,5m e reas relativamente grandes. lagoas de maturao A sua principal finalidade a reduo de coliformes fecais, contido nos despejos de esgotos. So construdas sempre, depois do tratamento completo de uma lagoa facultativa ou outro tipo de tratamento convencional. Com adequado dimensionamento, pode-se conseguir ndices elevados de remoo de coliformes, garantindo assim uma eficincia muito boa. As profundidades normalmente adotadas, so iguais as das lagoas facultativas. lagoas aerbias ou de alta taxa Tm como principal aplicao a cultura colheita de algas. So projetadas para o tratamento de guas residurias decantadas. Constituem um poderoso mtodo para produo de protenas, sendo de 100 a 1.000 vezes mais produtivas que a agricultura convencional. aconselhvel o seu uso, para tratamento de esgoto, quando houver a viabilidade do reaproveitamento da produo das algas. A sua operao exige pessoal capaz e o seu uso restrito. A profundidade mdia de 0,3m a 0,5m.

3.9.5.6.3. Lagoas aeradas mecanicamente. a) generalidades As lagoas aeradas mecanicamente so idnticas s lagoas de estabilizao, com uma nica diferena, so providas de aeradores mecnicos de superfcie instalados em colunas de concreto ou do tipo flutuantes e tambm de difusores. A profundidade varia de 3,0m a 5,0m. O esgoto bruto lanado diretamente na lagoa depois de passar pr um tratamento preliminar (caixa de areia). Funcionam como um tanque de aerao no qual os aeradores artificiais substituem a oxidao atravs das algas nas lagoas de estabilizao. A rea para construo inferior s das lagoas de estabilizao em virtude da profundidade e do tempo de deteno para a estabilizao da matria orgnica, que tambm menor. H necessidade de energia eltrica para funcionamento desses aeradores. Podem ser classificadas em trs diferentes tipos: - aerbia com mistura completa; - aerada facultativa; - aerada com aerao prolongada. As mais usadas, so as duas primeiras em funo de ter menor custo e menor sofisticao em sua operao.

222

Fundao Nacional de Sade

b) caixa de areia As caixas de areia ou desarenadores, so unidades destinadas a reter areia e outros minerais inertes e pesados que se encontram nas guas de esgoto (entulhos, seixo, partculas de metal, carvo, etc.). Esses materiais provm de lavagem, enxurradas, infiltraes, guas residurias das indstrias, etc. Tm como seu principal emprego a proteo dos conjuntos elevatrios evitando abrases, sedimentos incrustveis nas canalizaes e em partes componentes das ETEs, como, decantadores, digestores, filtros, tanques de aerao, etc.

3.9.5.6.4. Lodos ativados. Ainda que apresentem variaes em certos detalhes, os processos de lodos ativados consistem essencialmente da agitao de uma mistura de guas residurias com um certo volume de lodo biologicamente ativo, mantido em suspenso por uma aerao adequada e durante um tempo necessrio para converter uma poro biodegradvel daqueles resduos ao estado inorgnico, enquanto que o remanescente convertido em lodo adicional. Tal lodo separado por uma decantao secundria e em grande parte, retornado ao processo sendo que a quantidade em excesso disposta pelos meios usuais (digesto). Os lodos ativados consistem de agregados floculentos de microorganismos, materiais orgnicos e inorgnicos. Os microorganismos considerados incluem bactrias, fungos, protozorios e metazorios como rotferos, larvas de insetos e certos vermes. Todos eles se relacionam por uma cadeia de alimentao: bactrias e fungos decompem o material orgnico complexo e por essa atividade se multiplicam servindo de alimento aos protozorios, os quais, por sua vez, so consumidos pelos metazorios que tambm podem se alimentar diretamente de bactrias, fungos e mesmo de fragmentos maiores dos flocos de lodos ativados. O processo envolve ento um estgio de aerao seguida por uma separao de slidos da qual o lodo obtido recirculado para se misturar com o esgoto. Na etapa de aerao ocorre uma rpida adsoro e floculao dos materiais orgnicos dissolvidos e em suspenso coloidal. Ocorre ainda uma oxidao progressiva e uma sntese dos compostos orgnicos adsorvidos e daqueles que so continuamente removidos da soluo. Finalmente, oxidao e disperso das partculas de lodo com o prosseguimento da aerao. O processo dos lodos ativados o mais verstil dos processos biolgicos de tratamento. Pode produzir um efluente com concentrao de matria orgnica variando de muito alta a muito baixa. Historicamente, foi desenvolvido a partir de 1913 na Inglaterra e permaneceu sem sofrer grandes alteraes por quase trinta anos. Quando comearam as mudanas elas foram provocadas mais pelos operadores das estaes , ao tentarem solucionar problemas especiais, do que propriamente por engenheiros envolvidos em projetos ou pesquisas. Com o avano da tecnologia, entretanto, comearam os grupos de pesquisa a trazer sua contribuio em termos de modificaes bsicas no processo.

Manual de Saneamento pag.

223

Muitas modificaes do processo de lodos ativados tm sido desenvolvidas nos ltimos anos, mas apenas duas variaes bsicas devem ser consideradas: - sistema convencional, no qual absoro, floculao e sntese so alcanadas em um estgio; - sistema de estabilizao por contato, no qual a oxidao e a sntese do material orgnico removido ocorrem em um tanque de aerao separado.

3.9.5.6.5. Sistema Uasb biofiltro aerado (segundo Profo Ricardo Franci Gonalves - Ufes) a) fluxograma de tratamento As seguintes unidades compem o fluxograma de tratamento da ETE: - pr-tratamento: grade mdia (limpeza manual,situada na estao elevatria); - tratamento primrio: reator anaerbio de fluxo ascendente (Uasb); - tratamento secundrio: biofiltros aerados submersos; - desidratao do lodo: leitos de secagem; - bombeamento. b) estao elevatria de esgoto e de lodo do BF (biofiltro) O esgoto gradeado encaminhado para a estao de recalque, onde ser bombeado para o reator Uasb. A estao elevatria tambm receber o lodo de lavagem dos biofiltros aerados submersos, na ocasio em que estes reatores forem submetidos a lavagem do meio granular. O lodo ser bombeado para o reator Uasb, juntamente com o esgoto pr-tratado. c) desarenador O desarenador objetiva evitar o acmulo de material inerte nos reatores biolgicos. Ser instalado um desarenador do tipo canal com limpeza manual, situado no alto do reator Uasb. Vertedores triangulares sero instalados na sada do desarenador, objetivando o controle de nvel dgua e a distribuio vazes para alimentao do reator Uasb. A areia ser removida periodicamente do desarenador, sendo acondicionada em caambas e encaminhadas para aterro sanitrio. d) reator anaerbio com manta de lodo e fluxo ascendente (Uasb) O reator Uasb consiste de um fluxo ascendente de esgotos atravs de um leito de lodo biolgico denso e de elevada atividade metablica anaerbia. O perfil de slidos no reator varia de muito denso e com partculas granulares de elevada capacidade de sedimentao prximas ao fundo (leito de lodo), at um lodo mais disperso e leve, prximo ao topo do reator (manta de lodo). Um dos princpios fundamentais do processo a sua capacidade em desenvolver uma biomassa de grande atividade no reator. Essa biomassa pode se apresentar em flocos ou em grnulos (1mm a 5mm de tamanho).

224

Fundao Nacional de Sade

O cultivo de um lodo anaerbio de boa qualidade conseguido por meio de um processo cuidadoso de partida, durante o qual a seleo da biomassa imposta, permitindo que o lodo mais leve, de m qualidade, seja arrastado para fora do sistema, ao mesmo tempo que o lodo de boa qualidade retido. O lodo mais denso, normalmente, se desenvolve junto ao fundo do reator e apresenta uma concentrao de slidos totais da ordem de 40g a 100g SST/l. Usualmente, no se utiliza qualquer dispositivo mecnico de mistura, uma vez que estes parecem ter um efeito adverso na agregao do lodo, e, conseqentemente, na formao de grnulos. As eficincias de remoo da matria orgnica costumam se situar na faixa de 70% a 80% (DBO5), o que, em alguns casos, pode inviabilizar o lanamento direto dos efluentes tratados no corpo receptor. Por este motivo, embora o Uasb seja um reator que inclua amplas vantagens, principalmente no que diz respeito a requisitos de rea, simplicidade de operao, projeto e manuteno e reduo mdia de matria orgnica, bastante importante que seja includa uma etapa de ps-tratamento para este processo. Portanto, na ETE o reator Uasb realizar o tratamento primrio, sendo inserido no circuito de tratamento logo aps o pr-tratamento. O Uasb ser construdo em ao carbono protegido contra a corroso. A digesto do lodo de lavagem dos biofiltros ser realizada nesta unidade. e) descrio dos biofiltros aerados submersos Os BFs so reatores biolgicos base de culturas de microorganismos fixas sobre camada suporte imvel. Na prtica, um BF constitudo por um tanque preenchido com um material poroso, atravs do qual gua residuria e ar fluem permanentemente. Na quase totalidade dos processos existentes, o meio poroso mantido sob total imerso pelo fluxo hidrulico, caracterizando os BFs como reatores trifsicos compostos por: - fase slida: constituda pelo meio suporte e pelas colnias de microorganismos que nele se desenvolvem sob a forma de um filme biolgico (biofilme); - fase lquida: composta pelo lquido em permanente escoamento atravs do meio poroso; - fase gasosa: formada pela aerao artifical e, em reduzida escala, pelos gases subprodutos da atividade biolgica no reator. A caracterstica principal do processo a sua capacidade de realizar, no mesmo reator, a remoo de compostos orgnicos solveis e de partculas em suspenso presentes no esgoto. A fase slida, alm de servir de meio suporte para as colnias bacterianas depuradoras, constitui-se num eficaz meio filtrante. Lavagens peridicas so necessrias para eliminar o excesso de biomassa acumulada, mantendo as perdas de carga hidrulica atravs do meio poroso em nveis aceitveis . A lavagem do BF uma operao compreendendo a interrupo total da alimentao com esgoto e diversas descargas hidrulicas seqenciais de ar e gua de lavagem (retro-lavagem). A funo dos BFs ser a de garantir o polimento do efluente anaerbio dos Uasb. Este processo de tratamento capaz de produzir um efluente de excelente qualidade, sem a necessidade de uma etapa complementar de clarificao. A DBO5 e uma frao do nitro-

Manual de Saneamento pag.

225

gnio amoniacal remanescentes dos Uasb sero oxidadas atravs da grande atividade do biofilme aerbio. Em conseqncia da grande concentrao de biomassa ativa, os reatores sero extremamente compactos. Os BFs tambm sero construdos em ao carbono.

3.10. Referncias bibliogrficas


ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Projeto, construo e operao de sistema de tanques spticos - NBR 7229. Rio de Janeiro, 1993. _____ . Tanques spticos - Unidades de tratamento complementar e disposio final dos efluentes lquidos - Projeto, construo e operao - NBR 13969. Rio de Janeiro, 1997. ASSEMAE. Como fazer saneamento no seu Municpio. Braslia, 1997. AZEVEDO NETO, J. M., AMARAL e SILVA, C. C. Sistemas de Esgotos Sanitrios. So Paulo : CETESB, 1982. BARROS, R. T. V. et al. Saneamento. Belo Horizonte : Escola de Engenharia da UFMG, 1995. 221 p. ( Manual de Saneamento e Proteo Ambiental para os Municpios, 2). BRASIL. Fundao Nacional de Sade. Projeto para o controle do complexo tenase/ cisticercose no Brasil. Braslia, 1996. 53 p. CAESB. Relatrio tcnico/97 : padronizao de projetos para sistemas condominiais de esgotamento sanitrio. Braslia, 1997. CETESB. Fossa sptica. So Paulo, 1990. _____ . Opes para tratamento de esgotos de pequenas comunidades. So Paulo, 1990. DACACH, N.G. Saneamento bsico. 3. ed. Rio de Janeiro : Editora Didtica e Cientfica, 1990. FEEMA. Manual do meio ambiente : sistema de licenciamento de atividades poluidoras. Rio de Janeiro, 1983. GONALVES, R. F. G. Sistema Uasb biofiltro aerado. Vitria : Universidade Federal do Esprito Santo, 1998. MENDONA, S. R. Tpicos avanados em sistemas de esgoto sanitrio. [S.l. : s.n.], 1991. NISKIER, J., MACINTYRE, J. Instalaes hidrulicas prediais e industriais. Rio de Janeiro, 1984. NETO, C. Apostila do Curso de esgotos com nfase no sistema condominial. Mimeo. PESSOA, C., JORDO, E. P. Tratamento de esgotos domsticos - vol. 1. 2. ed. Rio de Janeiro, 1982. SISTEMA DE DISPOSIO LOCAL DE ESGOTOS SANITRIOS. Rio de Janeiro : SUPET : SOSP, 1997.

226

Fundao Nacional de Sade

You might also like