You are on page 1of 4

ALINHAMENTO DE ANTENA

Vamos hoje falar um pouco do alinhamento da antena, tema que frequentemente levanta algumas dvidas, e que certamente no ficaro todas aqui dissipadas. Costumamos dizer que, qualquer que seja a instalao que se vai fazer, a primeira coisa a atender ler as instrues que, normamlmente, acompanham o material que vamos usar.

Para muitos, alinhar uma antena e ver os primeiros canais via satelite, o passo mais excitante de um iniciado nestas andanas! Podemos dividir este servio em duas partes: ajuste e afinaes na antena e acompanhamento visual dentro de casa, sempre preferivel ao acompanhamento junto da antena, uma vez que, por vezes, temos problemas com os cabos que a no so detectados. Para este ultimo passo a utilizao de uns walkie-takies ser til. Claro que, ao contario da utilizao de um monitor junto da antena que permite que apenas uma pessoa possa fazer o servio, aqui tero que ser duas... Na maioria dos casos so utilizadas apenas antenas fixas e direccionadas para um satelite, o que torna mais simples o seu alinhamento. Os angulos de elevao e azimute podero ser facilmente encontrados num simples programa DishPointer que se encontra na net e que nos d os valores certos em conformidade com o local onde estamos.

Devemos testar sempre o material que vamos usar para verificar que se encontra em boas condies, e ter sempre a preocupao de desligar os

aparelhos da corrente elctrica quando se ligam ou desligam cabos a eles conectados. Como hoje em dia todos (ou quase todos) os receptores tem um indicador de fora de sinal, esta informao ser preciosa para sabermos exactamente a posio da antena/lnb que melhor signal obtm. De salientar que devemos, nestes casos, testar sempre canais de polarizao vertical e horizontal, bem como altas e baixas frequncias, para conseguirmos o melhor compromisso da posio da antena e do lnb. Com uma montagem de antena rotativa pretende-se ter acesso a todos os satlites colocados na chamada Cintura de Belt (Clarke Belt), a cerca de 36.000 quilometros da Terra, que possam ser captados do local onde nos encontramos, pelo movimento giratrio da antena. Isto exige um posicionador e um brao actuador ligado antena.

De salientar que esta ligao do brao actuador ou motor, poder ser feita quer atacando a antena no sentido este/oeste, quer oeste/este, dependendo essa fixao, normalmente, se pretendemos alcanar mais satelites a Este ou a Oeste. A instalao da base que segura a antena, bem fixa e perfeitamente perpendicular e o pr-ajustar dos dois ngulos fundamentais ao bom desempenho e ganho da antena, so os passos mais importantes. O ngulo principal da linha central, tem uma escala de movimento de, aproximadamente, 90 graus. A antena gira lateralmente em torno desta linha central. A forma mais simples de se conseguirem os valores correctos dos angulos ser usar o Satellite finder com calculador de norte magntico, azimute e elevao. Neste caso basta a introduo dos valores da posio do satelite, latitude e longitude para se conseguir todos

os dados necessarios. Devo dizer que, na minha opinio pessoal, mesmo com estes valores, ser conveniente fazer ligeiras correces, uma vez que normalmente existem pequenos desvios na ordem de 1 ou 2 graus. As pequenas incorreces mais frequentes so: angulo de elevao demasiado baixo, ou demasiado alto, alinhamento norte/sul demasiado a este ou oeste, ou a conjugao destes erros. Principalmente os reajustamentos norte/sul devero ser feitas em pequenos passos de movimento, 1 ou 2 milimetros, de rotao da antena em relao coluna de suporte, o que se consegue mais facilmente com um ligeiro alivio dos parafusos de fixao e empurrando ligeiramente a aba da antena, de um ou outro lado. Puxar a antena est contra indicado, quer por no permitir movimentos to precisos, quer por ser mais fcil danificar a antena. Vamos finalmente colocar a antena a girar e fazer os ultimos reajustamentos, chamados de sintonia fina. Colocamos, por exemplo, num determinado canal do Hispasat (30W) e, com um medidor de sinal ou com a informao da fora de sinal dada pelo receptor, anotamos essa informao.

Vamos fazer girar a antena para este, por exemplo Astra2/Eurobird (28,2E), e a procedemos de igual modo, escolhemos um canal e anotamos a fora de sinal. Regressamos ao ponto de partida e conferimos se mantivemos o mesmo ganho de sinal. Voltamos aos 28,2E e repetimos a operao. Caso os valores se mantenham, significa que o arco est correcto e a antena bem afinada. Quanto maior for a distncia entre os satlites considerados para teste, mais fcil ser esta afinao final. Em alguns casos apenas se necessita de pequenssimos ajustes no referido angulo de alinhamento norte/sul, e muito raramente tambm no ngulo de declinao. Se em qualquer destes satelites, a fora de sinal aumentar pelo

simples facto de empurrarmos ligeiramente a antena para cima ou para baixo, isto significa que o arco ainda no est perfeitamente correcto. Aqui chegados, espera-nos a aventura, o desconhecido, a procura dos satlites, novos, velhos, j em rbita inclinada, e os milhares de novos canais que se nos deparam pela primeira vez. O Mundo nas nossas mos! este o fantstico mundo satlico!

You might also like