You are on page 1of 16

Universidade Aberta do Nordeste e Ensino a Distncia so marcas registradas da Fundao Demcrito Rocha. proibida a duplicao ou reproduo deste fascculo.

. Cpia no autorizada Crime.

Paulo Srgio Lobo, Pedro Fernandes, Rivaldo Coelho e Sousa Nunes

Interpretao, Literatura, Redao, Ingls e Espanhol

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

11

Caro Estudante

liteo dos textos literrios e no os continuidade ao estud , estudando o hipertexto, e suas Tecnologias, darem digital agens, Cdigos , viajaremos pelo mundo Neste fascculo de Lingu uma produo textual . Nas mltiplas linguagens os o elemento principal de das funes da linguagem ra rrios por meio redao, apresentarem nte, na Lngua Estrangei iverso das redes sociais. Na -argumentativo e, finalme os gneros digitais e o un de um texto dissertativo etao Textual. de Interpr m: o desenvolvimento s aprimorando o processo sob a perspectiva do Ene meio de textos moderno imularemos a leitura por Moderna (LEM), est Bons Estudos!

Objeto do Conhecimento

As funes da linguagem
Caro estudante, nesta seo, vamos tratar de uma aspecto importantssimo da teoria da comunicao: as funes da linguagem. O conhecimento desse assunto o ajudar a compreender melhor as mensagens de textos literrios e no literrios, habilitando-o tambm a resolver questes que abordam diretamente esse objeto do conhecimento. Para entendermos com clareza as funes da linguagem, importante conhecermos as etapas da comunicao. Ao contrrio do que muitos pensam, a comunicao no acontece somente quando falamos, estabelecemos um dilogo ou redigimos um texto. Ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos. Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o jornal ou revista que lemos, com os documentos que manuseamos, atravs de nossos gestos, aes, at mesmo atravs de um beijo de boa noite.ara o ato de comunicao, concorrem seis elementos. So eles: I. II. III. IV. V. emissor: aquele que envia a mensagem (pode ser uma nica pessoa ou um grupo de pessoas); mensagem: o contedo (assunto) das informaes transmitidas; receptor: aquele a quem a mensagem endereada (um indivduo ou um grupo), tambm conhecido como destinatrio; canal de comunicao: o meio pelo qual a mensagem transmitida; cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor ir decodificar; contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere. A funo ftica, centrada no canal, tem a preocupao de testar o contato. Exemplo: palavras que reatam conversa, como al, n, heim. A funo metalingustica, centrada no cdigo, remete para outra mensagem, a linguagem objeto. Exemplo: as definies. A funo potica, centrada na organizao mesma da mensagem, trabalha principalmente com os signos, o discurso, independentemente dos objetos. Esta funo no existe apenas na poesia: pode ocorrer na linguagem coloquial, na linguagem publicitria. A funo referencial ou informativa, centrada no contexto ou referente, est em toda parte e em todos os atos de linguagem, pois no existe ato verbal desprovido de informao. Entretanto, considera-se que certos usos da lngua, como o dos noticirios, o da redao das leis, o dos ensaios, so particularmente representativos dessa funo da linguagem.
ELEMENTOS DA COMUNICAO Contexto (referente) Remetente (eu) Mensagem Destinatrio (tu,voc) Contato (canal) Cdigo FUNES DA LINGUAGEM Referencial ou informativa Emotiva ou expressiva Potica Conativa ou apelativa Ftica Metalingustica

VI.

Dependendo da nfase que se d a um desses elementos, surgem as funes da linguagem. A funo emotiva, centrada no emissor, traduz a sua emoo a respeito do que ele fala; corresponde primeira pessoa (Eu). Exemplo: as interjeies, os palavres. A funo conativa, centrada no destinatrio, visa ao, persuaso; corresponde segunda pessoa (Tu). Exemplo: os imperativos, os vocativos. 162

claro que essa diviso dos tipos bsicos de comunicao no ocorre de forma pura, ou seja, o uso de qualquer uma das funes no implica o anulamento de outra(s). Um sermo, por exemplo, de carter predominantemente conativo, desde que busque persuadir os receptores para um determinado comportamento, pode tambm manifestar e despertar emoes, cumprindo ento funo emotiva. Poder ainda incluir referncias, ao narrar, por exemplo, fatos histricos.

As outras funes da linguagem na mensagem literria


Elas se superpem funo potica. Funo expressiva Obra em que domina o eu, a personalidade do autor: confisses, dirios ntimos, memrias, cartas, poemas lricos (leve-se em conta o processo de mascaramento do eu). Exemplos: Kafka (Carta a meu pai), Graciliano Ramos (Memrias do crcere), Pedro Nava (Ba de ossos), Soror Marianu Alfordado (Cartas de amor). Funo conativa Obra em que o destinatrio est implicado de maneira direta: discursos, exortao, sermes, splicas, oraes, teatro poltico e didtico. Exemplos: Brecht (e seu teatro poltico), Oswald de Andrade (teatro), Padre Vieira (Sermes) Gianfrancesco Guarnieri (teatro). Funo referencial Obra em que dominam o ele e o isso, os heris e os acontecimentos: narrativas, epopeia, histria. Exemplos: Homero (Ilada, Odisseia), Cames (Os Lusadas), Machado de Assis (Memrias pstumas de Brs Cubas). Funo metalingustica Obra em que domina o projeto didtico: as narrativas educativas, poemas didticos. Exemplos: As fbulas de La Fontaine, os livros infantis de Monteiro Lobato. Funo ftica Obra em que domina o desejo de comunicar, de tocar o leitor: obras O grito, de Munch ou O sinal, de Paulinho da Viola. No entanto, como distinguir o que expresso pura do que comunicao, o que desejo de se exteriorizar do desejo de tocar? A funo ftica, dificilmente, pode, por si mesma, fundar um gnero literrio. Funo potica Obra em que a funo potica se manifesta em estado puro, por si mesma; poesia pura, poesia de essncia da poesia. Exemplo: poesia parnasiana, poesia concreta.
Usos da linguagem, Frances Vanoye, Editora Martins Fontes.

No estou com vontade de cair na piscina. Mas ela t l... Eu sei, voc j me contou. Agora deixe seu pai fumar um cigarrinho descansando.
V caiu na piscina. In: Carlos Drummond de Andrade.

O fragmento acima, embora no se trate de um dilogo transcrito de um episdio real, ilustra exemplarmente uma situao dialgica comum em que ocorre rudo que frustra a comunicao entre seus interlocutores. Esse rudo foi ocasionado: a) por equvocos gramaticais (solecismos) cometidos pelos interlocutores. b) por problema de coeso textual no discurso de ambos os falantes. c) pelo uso de variante lingustica inadequada situao formal de comunicao. d) pela ambiguidade de uma expresso usada no discurso de um dos falantes. e) pela interferncia do meio na compreenso da mensagem por parte de um dos interlocutores. Soluo comentada: Temos um dilogo entre pai e filho. Na fala de cada personagem, existem pistas que podemos utilizar para visualizar a cena. O pai est acomodado em algum lugar e o filho se aproxima para dar-lhe uma notcia. Ele responde interpelao do filho, mas na sequncia do dilogo fica claro que o menino est tentando dizer-lhe uma coisa e ele est entendendo outra. Todo o equvoco gerado pela ambiguidade (duplicidade de sentido) da expresso cair na piscina: pode ser um mergulho deliberado (interpretao do pai) ou uma queda acidental (informao do menino). As frases do menino revelam que ele est cobrando uma providncia do pai (salvar a av de um possvel afogamento), mas o pai, que atribui expresso cair na piscina outro sentido, revela a inteno de no agir. Desse modo, podemos concluir que o rudo (falha na comunicao) foi ocasionado pela ambiguidade da expresso cair na piscina, usada na fala do menino, mas entendida de outro modo pelo pai.
Resposta correta: d

Para Fixar
|C7-H22| 01. Leia o texto e responda questo. FRANQUEZA DE FINADO Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realo a minha mediocridade: advirta que a franqueza a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinio, o contraste dos interesses, a luta das cobias obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarar os rasges e os remendos, a no estender ao mundo as revelaes que faz conscincia; e o melhor da obrigao quando, fora de embaar os outros, embaa-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que uma sensao penosa e a hipocrisia, que um vcio hediondo. Mas, na morte, que diferena! Que desabafo! Que liberdade! Como a gente pode sacudir fora a capa, deitar ao fosso as lantejoulas, despregar-se, despintar-se, desafeitar-se, confessar lisamente o que foi e o que deixou de ser! Porque, em suma, j no h vizinhos, nem amigos, nem inimigos, nem conhecidos, nem estranhos; no h plateia. O olhar da opinio, esse olhar agudo e judicial, perde a virtude, logo que pisamos o territrio da morte; no digo que ele se no estenda para c, e no nos desanime e julgue; mas a ns que no se nos d do exame nem do julgamento. Senhores vivos, no h nada to incomensurvel como o desdm dos finados.
ASSIS, Machado de. Memrias pstumas de Brs Cubas. In: BAGNO, Marcos. Machado de Assis para principiantes. So Paulo: tica, 2001. (fragmento).

Questo Comentada
|C6-H18| Leia o texto a seguir. Pai, v caiu na piscina. Tudo bem, filho. (...) Escutou o que eu falei, pai? Escutei, e da? Tudo bem. C no vai l?

Universidade Aberta do Nordeste

163

a) b) c) d) e)

O trecho aqui intitulado Franqueza de finado constitui parte de um romance realista e, como tal, espera do leitor a quem se destina uma atitude diferente daquela atribuda ao leitor de textos romnticos. O leitor referido no texto de Machado deve ser capaz de: transformar o percurso do personagem de modo inesperado. assumir seu papel na reconstruo de narrativas com finais abertos. romper com as convenes de tempo-espao na narrativa cientificista. sonhar com as aventuras de um heri representante do bem e do belo. acompanhar as sutilezas de construo do enredo e da narrao.

|C6-H18| 02. Leia o texto para responder a questo.

Como, porm, transmitir a mensagem amorosa em termos vulgares, de toda a gente, se era um poeta concretista e nisto justamente residia (segundo julgava) todo o seu prestgio aos olhos das moas? Tinha que fazer um poema. A moa chamava-se Ema, era fcil. Discou. Assim que ouviu, do outro lado da linha, o al sonolento do objeto amado, foi logo disparando: Ema, Amo. Amas? Como? surpreendeu-se a jovem. Quem fala? Falo. Falas. Falemos. A pequena, julgando-se vtima de um trote, ficou por conta e, como era muito educada (essas meninas de hoje!), desligou violentamente, no antes de perpetrar, sem querer, um precioso haikai concretista: Basta, besta! O poeta ficou fulminado.
MARTINS, Lus. Tragdia concretista. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p.132.

TRAGDIA CONCRETISTA
O poeta concretista acordou inspirado. Sonhara a noite toda com a namorada. E pensou: lbio, lbia. O lbio em que pensou era o da namorada, a lbia era prpria. Em todo caso, na pior das hipteses, j tinha um bom comeo de poema. Todavia, cada vez mais obcecado pela lembrana daqueles lbios, achou que podia aproveitar a sua lbia, e provisoriamente, desinteressado da poesia pura, resolveu telefonar criatura amada, na esperana de maiores intimidades e vantagens. At os poetas concretistas podem ser homens prticos.

a) b) c) d) e)

Os parnteses so usados em dois momentos no texto (segundo julgava) e (essas meninas de hoje!) para: acrescentar uma explicao fundamental para a narrao. acrescentar uma informao no texto narrativo. amenizar o tom trgico da narrao. desfazer um mal-entendido. demonstrar que o autor solidrio com o poeta.

Fique de Olho
O poder da vrgula
1. Vrgula pode ser uma pausa... ou no: No, espere. No espere. Ela pode sumir com seu dinheiro: 23,4. 2,34. Pode criar heris. Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve. Ela pode ser a soluo: Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. A vrgula muda uma opinio: No queremos saber. No, queremos saber. A vrgula pode condenar ou salvar: No tenha clemncia! No, tenha clemncia.
ABI - Associao Brasileira de Imprensa.

dar para a forca. Condoda da sorte do moo, a rainha salvou-o com a simples mudana da vrgula: Perdoar, impossvel mandar para a forca. 3. Uma cidade destruda por causa de uma vrgula. Certo governador, comunicando a revolta de sua cidade ao seu superior, perguntou-lhe: Devo fazer fogo ou poupar a cidade? A resposta foi: Fogo no, poupe a cidade. O telgrafo trocou a vrgula, e a resposta tornou-se: Fogo, no poupe a cidade.

Quando usar
Use a vrgula para: I. marcar intercalao: a) do adjunto adverbial: Eles, finalmente, chegaram. b) da conjuno: Ningum, porm, confirmou o fato. c) das expresses explicativas ou corretivas; Ele ratificou o erro, ou melhor, retificou-o. II. marcar inverso: a) do adjunto adverbial: Na praia, ontem, vimos o arco-ris. b) dos objetos pleonsticos antepostos ao verbo: Aos maus, no lhes queremos mal. c) do nome de lugar anteposto s datas: Fortaleza, 15 de outubro de 2011.

2. Um oficial fora condenado. Seu pedido de perdo recebeu a seguinte sentena do rei: Perdoar impossvel, man-

164

III. separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumerao): Li Machado de Assis, Jorge de Lima, Ceclia Meireles e Murilo Mendes. IV. marcar elipse (omisso) do verbo: Eu adoro literatura; ela, cinema.

V. isolar aposto e vocativo: Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, sempre leitura prazerosa e instrutiva. Professor Sousa Nunes, entendi a lio.

Objeto do Conhecimento

O mundo digital
INTRODUO
A linguagem uma das propriedades cognitivas mais sujeitas s mudanas comportamentais e a responsvel pela propagao das constantes mudanas sociais, polticas, culturais vooz.com.b geradas pela criatividade do homem.Toda essa constatao fundamenta-se na flexibilidade desse fabuloso instrumento da comunicao humana. As inmeras transformaes nas formas e possibilidades de uso da linguagem em geral e da lngua, em especial, so produtos indiscutveis dos avanos tecnolgicos emergentes no mundo nos ltimos 30 anos, quando os equipamentos informticos e as novas tecnologias da informao e da comunicao comearam a fazer parte, de forma mais contundente, da vida das pessoas e do cotidiano das instituies. As novas tecnologias da comunicao reduziram o tempo e comprimiram o espao das relaes humanas. A no localidade e a velocidade das transmisses de informao trazem uma configurao relativa para o espao e o tempo, rompendo as fronteiras por elas estabelecidas. A linguagem digital uma das mais fortes expresses da sociedade contempornea, as tecnologias que a utilizam so consideradas intelectuais, pois, como a oralidade e a escrita, tambm participam ativamente do processo cognitivo, potencializando aes, modificando conceitos, produzindo conhecimento e gerando informao em ritmo de atualizao constante no complexo contexto social do ser humano.
A cantora carioca Marina de la Riva, de 36 anos, descobriu uma maneira eficiente de tirar proveito profissional dos sites de relacionamentos, sem precisar expor sua privacidade. Minha carreira o que hoje graas facilidade com que pude divulgar minha msica no Orkut, no MySpace e no Facebook, diz Marina, que j fez um show s para os amigos virtuais. Ela tem uma regra: jamais falar sobre sua vida pessoal nos sites. Contatos virtuais 4 700 Conhece pessoalmente 100

Vale destacar que o processo de produo de conhecimento e contedo remete cada vez mais s estruturas tecnolgicas digitais e interativas. Nesse sentido, ganham importncia estratgicas redes de comunicao e sistemas de informao que no podem ser tratados somente no plano tecnolgico, pois sua operacionalizao indissocivel da formao de competncias, sempre sujeitas aos determinantes de ordem social e cultural, pois so sistemas construdos no mbito de uma experincia do conhecimento coletivo. A evoluo, portanto, da informao e da sociedade do conhecimento indissocivel do desenvolvimento das Tecnologias da Informao e da Comunicao (TICs) mediadas por redes digitais.

Quando quer desabafar sobre algo que aconteceu no trabalho, o publicitrio Felipe Nakasima, de So Paulo, solta o verbo no Twitter. Alguns colegas que me seguem no site chegam a me alertar para no cutucar certas pessoas, diz ele. Felipe, de 25 anos, gasta duas horas por dia atualizando o perfil em sites como Orkut e Facebook. Contatos virtuais 600 Conhece pessoalmente 60

O HIPERTEXTO
a escrita no sequencial um texto prope vrios caminhos, permitindo que os leitores faam escolhas, e que so melhor lidos numa tela interativa. So concebidos como uma srie de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se d atravs de referncias especficas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, cones grficos ou imagens e tm a funo de interconectar os diversos conjuntos de informao, oferecendo acesso sob demanda s informaes que estendem ou complementam o texto principal. Assim, o hipertexto vem auxiliar o ser humano na questo da aquisio e assimilao do conhecimento.
Universidade Aberta do Nordeste

165

Observe uma pgina que exemplifica o hipertexto.


Webwriting
UNIVERSIDADE CATLICA DE SANTOS - UNISANTOS - CENTRO DE CINCIAS DA COMUNICAO E ARTES - CCA INCIO PROJETO MULTIMDIA EXPEDIENTE OPINE NEWSLETTER

Santos, 15 de setembro de 2008 JORNALISMO TECNOLOGIA SOCIAL CULTURA POLTICA UNIVERSIDADE ESPORTES
EMPREENDEDORES COLABORADORES

VEJA HOJE NO HIPERTEXTO

Augusta das tribos


Por Bruna Chiarioni Nos anos 60, quando a jovem guarda estava em alta, Ronnie Cord fez sucesso quando comps uma msica em homenagem rua. Nos anos 70, a Rua Augusta era apenas um caminho que chegava na atual Avenida Paulista. No entanto, j existiam cinemas e restaurantes que despertavam o convite para o populao mais rica e famosa, de um lado para o outro. Nas caladas, viam-se vitrines e lojas chiques, a cultura tambm era um ponto forte. Leia mais

Frum de discusso um programa que permite que uma pessoa envie mensagens a diversas outras de determinado grupo que discute um assunto pr-determinado. Blog um tipo de dirio virtual pblico que contm informaes especficas sobre determinada pessoa, lugar ou situao. usado para expressar ideias, opinies e posio em face de determinado assunto. Uma caracterstica importante o contedo de links, e ainda a opo de fazer comentrios ou crticas sobre o assunto ou mesmo sobre o autor do blog.

MURAL DIGITAL Cem anos nos ps do mundo Por Ciro Hamen O tnis americano All Star completa o centenrio neste ano e mostra que o bsico muitas vezes o que faz o estilo. Leia mais Cem anos nos ps Culinria nipodo mundo brasileira

MULTIMDIA

AS REDES SOCIAIS
facebook
Procurar

ESTGIO
ACADMICO

Aline Machado Fotografia


Servios profissionais Editar informaes

por formao
Melhor para o jornalismo Melhor para a sociedade
CAMPANHA NACIONAL PELA INFORMAO DE QUALIDADE

Jornalistas

Culinria nipo-brasileira Por Matheus Tag A adaptao da culinria nipnica no Brasil foi algo muito natural. Apesar de no ser consumida diariamente no Japo, para os brasileiros, ela j faz parte do cardpio semanal. Leia mais Crianas precoces Por Las Souza comum crianas agirem como adultos? No difcil v-las com esse tipo de atitude hoje em dia. Isso pode se tornar um problema no futuro. Leia mais Falta de interesse em lutar pelos ideais Por Juliana Villa Real Representatividade de Diretrios Acadmicos cada dia menor, o que reflete falta de interesse dos alunos. Leia mais

aline machado
Crianas precoces Falta de interesse em lutar pelos ideais

fotografia

Mural Compartilhar: Status Foto

Aline Machado Fotografia Mais recentes

Link

Vdeos

Perguntar

Mural
Veja e oua mais JORNAL ENTREVISTA

Publicaes ocultas Informaes Fotos Discusses Editar Sobre Edit Editar

Escreva alguma coisa.

Aline Machado Fotografia Dbora e Rafael no blog, post novo!


aline machado
fotografia

http://www.alinemachado.com.br /?p=2276 www.alinemachado.com.br h 2 horas Curtir Comentar Compartilhar

Fotgrafa de casamentos, casais e famlias

Literatura que vem de bero Por Anna Gabriela Ribeiro A leitura deve ser estimulada desde cedo entre crianas. Psicloga ensina tcnicas para incentivar a leitura e criatividade, atravs de brincadeiras e atividades que envolvam toda a famlia. Leia mais

http://www.facebook.com/alinemachadofoto

Leia a verso digital

www.douglasteixeira.com.br

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO HIPERTEXTO


Intertextualidade; Preciso; Interatividade; Estrutura em rede; Organizao multilinear. Velocidade; Dinamismo; Acessibilidade; Transitoriedade;

As redes sociais so instrumentos de relacionamento social que conectam pessoas e tm por objetivo ampliar seus crculos sociais. Por definio, uma rede social on-line uma pgina na rede em que se pode publicar um perfil pblico de si mesmo com fotos e dados pessoais e montar uma lista de amigos que tambm integram o mesmo site. o espao no qual as pessoas trocam informaes sobre as novidades cotidianas de sua vida, mostram as fotos dos filhos, comentam os vdeos caseiros uns dos outros, compartilham suas msicas preferidas e at descobrem novas oportunidades de trabalho.

TIPOLOGIA DOS GNEROS DIGITAIS


E-mail Refere-se correspondncia, ou correio eletrnico. A principal caracterstica o assincronismo das mensagens e o fato de possibilitar o envio de sons e imagens rapidamente. Chat Bate-papo informal. Permite interao sincrnica e simultnea, em tempo real, possibilitando que muitas pessoas interajam ao mesmo tempo. Possui uma linguagem prpria, repleta de abreviaes, netiquetas, e ainda o uso de emoticons. Lista de discusso Grupos de pessoas com interesses especficos, tambm chamada de comunidades virtuais, que se comunicam de forma assincrnica, via e-mail, mediada por um responsvel que organiza as mensagens e faz triagem. Caracterstica fundamental o uso de uma linguagem mais formal. Videoconferncia Consiste em uma discusso em grupo ou pessoa-pessoa, na qual os participantes esto em lugares diferentes. Permite a interao em tempo real, em udio e vdeo simultaneamente. 166

Veja.net

Obs.: Apesar de bastante usado para perfis pessoais, empresas e assessorias de comunicao j notaram o potencial de comunicao das redes e j investem cada vez mais para divulgar seus produtos, promovendo relacionamento com pessoas comuns. Questo Comentada
|C9-H29| Observe a imagem e leia o texto a seguir.
Criar conta | Entrar artigo discusso ver fonte histria Origem: Wikipdia, a enciclopdia livr livre. Boas-vindas Perguntas frequentes Comunidade Polticas da Wikipdia Doaes Contatos Guia Pergun 12:27 (UTC)) Quinta-feira, 29 de Maro de 2007

visual, o tipo de conexo que o leitor estabelece tambm passa por diversas razes como: critrios lgicos, afetivos, ocasionais, instintivos etc.Tudo nesse universo bastante plural. importante destacar tambm que o hipertexto se organiza de forma fractal. Cada n ou conexo pode revelar toda uma rede de novos ns e conexes e cada novo n pode apresentar um outro universo de conexes, e assim por diante, gerando uma organizao multilinear.
Resposta correta: c

Para Fixar
|C9-H28, H30| 03. Observe a imagem da pgina de determinada rede social.

Bem-vindo(a) Wikipdia, W
a enciclopdia livre que todos p podem editar,

247 064 artigos - Portais - ndice geral Eventos recentes


Segundo o IBGE, o PIB brasileiro em 2006 ultrapassou pela primeira vez a casa de umtrilho de dlares. Inglaterra corta as relaes diplomticas para a libertao dos marinheiros que foram presos pelo Ir. Uma operao master para libertar os soldados pode estar em curso. Portugal inaugura maior planta de energia solar do mundo, que produzir 40% mais que a segunda maior planta, na Alemanha, devendo produzir energia suficiente para 8.000 mil casas e tambm prevenir a emissao de trinta mil toneladas de gases de efeito estufa por ano. O ditador Antnio de Oliveira Salazar foi o vencendor do concurso televisivo Os Grandes Portugueses, garantindo polmica em Portugal.

A enciplopdia livre
navegao gao Pgina principal gina Os melhores artigos entos Eventos atuais gina Pgina aleatria rtais Portais orao colaborao rtal Portal comunitrio udanas Mudanas recentes Ajuda Donativos busca Buenos Aires pouco aps sua fundao, em 1536 Pesquisa Histria da Argentina tem incio com a chegada dos primeiros seres humanos regio, estimadas em 11.000 anos a/C. A regio noroeste de seu atual territrio formava parte do Imprio Inca e as pampas eram dominadas por amerindios nmades. Em

Artigos em destaque destaq

Ir

ferramentas Artigos afluentes Novidades relacionadas Carregar arquivo

O hipertexto est relacionado prpria evoluo da tecnologia computacional quando a interao passa interatividade, em que o computador deixa de ser binrio, rgido e centralizador, para oferecer ao usurio interfaces interativas. Foi no campo da informtica que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto no precisa ser interativo, e sim explorativo. Ao navegar pela Internet, vamos encontrando endereos de sites, palavras sublinhadas, cones piscando e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas. Pois bem, este o chamado efeito hipertextual no ciberespao. Considerando a imagem e a leitura do texto, coerente afirmar que as caractersticas que definem corretamente o hipertexto est na alternativa: a) Homogeneidade estrutural, impreciso informativa e leitura linear. b) Heterogeneidade estrutural, velocidade informativa e leitura linear. c) Intertextualidade, atualizao da informao e estrutura multilinear. d) Permanncia da informao, atualizao demorada e organizao uniforme. e) Uniformidade interativa, velocidade da informao e atualizao constante de dados. Soluo comentada: O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espao, em relao construo textual, flexveis. Esse processo de constante construo e renegociao de sentidos produz um dinamismo no processo de disseminao de informao, na web, fazendo que os prazos de atualizao sejam diminudos. A heterogeneidade outro aspecto relevante, j que as informaes organizadas em determinada seo de um hipertexto e as conexes que se estabelecem entre as diversas partes dele tm um carter extremamente diverso. Os dados so qualitativamente diferentes (imagens, sons, textos); no h uma padronizao

Faa parte da nossa rede de amigos no Orkut e entre em contato conosco e com nossos outros clientes:

I.

As redes sociais, atualmente, limitam-se ao desenvolvimento de relaes interativas entre pessoas que desejam aumentar seu crculo de amizades; II. As ferramentas de redes sociais (Facebook, Twitter, Delicious, Wiki etc.), como a de destaque na imagem do texto, chegaram para facilitar as conexes e as interaes entre as pessoas, sendo uma de suas caractersticas a interatividade; III. Inicialmente pensadas para a construo de crculos de amizade, as redes sociais, com a incorporao de novos aplicativos, passaram a ser exploradas por diferentes empresas para divulgar produtos e desenvolver relaes com pretensos clientes. Est correto o que se diz em: I, apenas. I e II. I, II e III. II e III. I e III.

a) b) c) d) e)

|C9-H29| 04. Leia o texto a seguir. O CHAT E SUA LINGUAGEM VIRTUAL O significado da palavra chat vem do ingls e quer dizer conversa. Essa conversa acontece em tempo real, e, para isso, necessrio que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo, o que chamamos de comunicao sncrona. So muitos os sites que oferecem a opo de bate-papo na Internet, basta escolher a sala que deseja entrar; salas so divididas por assuntos, como educao, cinema, esporte, msica, sexo, entre outros. Para entrar, necessrio escolher um nick, uma espcie de apelido que identificar o participante durante a conversa. Algumas salas

Universidade Aberta do Nordeste

167

restringem a idade, mas no existe nenhum controle para verificar se a idade informada realmente a idade de quem est acessando, facilitando que crianas e adolescentes acessem salas com contedos inadequados para sua faixa etria.
AMARAL, S.F. Internet: Novos valores e novos comportamentos. In: SILVA E. T. (Coord.). A leitura nos oceanos da Internet. So Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).

Segundo o texto, o chat proporciona a ocorrncia de dilogos instantneos com linguagem especfica, uma vez que nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos diferenciados de interao. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de comunicao porque:

a) possibilita que ocorra dilogo sem a exposio da identidade real dos indivduos, que podem recorrer a apelidos fictcios sem comprometer o fluxo da comunicao em tempo real. b) disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pr-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto. c) seleciona previamente contedos adequados faixa etria dos usurios que sero distribudos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta. d) garante a gravao das conversas, o que possibilita que um dilogo permanea aberto, independentemente da disposio de cada participante. e) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir a qualidade e eficincia dos dilogos, evitando mal-entendidos.

Fique de Olho
FOLHA ON-LINE
Os podcasts tambm chamados de podcastings so arquivos de udio transmitidos via Internet. Neles, os internautas oferecem selees de msicas ou falam sobre os mais variados assuntos exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fuso de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmisso via rdio). Alm de possibilitar a divulgao de diversos temas que rdio teria programas para fs de Star Trek ou admiradores de literatura russa? , os podcasts libertam os ouvintes da grade de programao. Os arquivos, baixados em computadores ou tocadores portteis, podem ser ouvidos a qualquer hora. Como ouvir Para receber podcasts em seu computador, o usurio deve instalar um agregador de informao em seu micro. Atualmente, um dos mais populares o software gratuito iTunes, da Apple, que atualiza os programas selecionados pelo usurio. iPodder e Primetime Podcast Receiver tambm esto entre as opes.

Objeto do Conhecimento

A Redao
Continuando os estudos do texto dissertativo-argumentativo para o Enem, abordaremos a parte mais importante e significativa da redao: o desenvolvimento. Lembre-se de que, no fascculo anterior, tratamos da introduo (apresentao do tema e da tese). Hoje, vamos detalhar os procedimentos que se devem tomar para a construo da argumentao no Exame Nacional do Ensino Mdio. A ttulo de recapitulao, vamos sintetizar o que voc j assimilou nos fascculos anteriores, a fim de que possamos apresentar e aprofundar as tcnicas do pargrafo de desenvolvimento. Conforme j vimos, a redao do Enem consiste em trs partes essenciais: uma introduo, em que se apresenta o tema e se formula uma tese (ponto de vista) ligada situao-problema (suscitada pela coletnea de textos motivadores) a ser discutida posteriormente; um desenvolvimento, em que se analisa e discute a situaoproblema, evidenciando suas causas e consequncias mediante uma argumentao bem elaborada; e, finalmente, uma concluso, em que se reafirma a tese ou ponto de vista que se vem sustentando ao longo do texto e apresenta-se uma ou mais solues plausveis para o problema, sempre em harmonia com a tica e os direitos humanos. Essa , em essncia, a estrutura da redao solicitada pelo Enem. Agora, vamos s tcnicas de construo do pargrafo mais importante dessa tarefa. A relevncia do desenvolvimento to grande que essa parte do texto bem mais extensa que as demais. Enquanto a introduo e a concluso se compem de apenas um pargrafo cada uma, o desenvolvimento costuma ter dois pargrafos. No que diz respeito ao contedo dos pargrafos de desenvolvimento, preciso estabelecer duas distines em funo do tipo de texto exigido pelo Enem.

PARGRAFO EXPOSITIVO X PARGRAFO ARGUMENTATIVO


Pargrafo expositivo Esse tipo de pargrafo tem funo meramente informativa, priorizando a exposio de dados referentes ao tema proposto. No caso do Enem, no desenvolvimento do texto, deve-se evitar esse tipo de pargrafo em favor do pargrafo argumentativo.

168

Pargrafo argumentativo Esse o tpico pargrafo que se exige no texto dissertativoargumentativo do Enem. A essncia dele a argumentao, a qual consiste em discutir uma ideia, formar a opinio do leitor e convenc-lo acerca da validade do que se est afirmando ou negando. Argumento , portanto, aquilo que defende uma tese (ponto de vista), a qual deve estar claramente expressa na introduo e na concluso. Um argumento o porqu da tese ou uma prova de sua validade. Observao: um erro apresentar, no desenvolvimento de redaes argumentativas, pargrafos que no sustentam a tese, que apenas se relacionam ao tema de forma expositiva.

Detalhe esses problemas que originam o xodo rural, desdobrando-lhes as causas, especificando-as e discutindo aspectos relevantes delas, destacando fatores a elas relacionados ou elementos diretamente nelas implicados. Alm disso, desenvolva outras estratgias argumentativas, como formulao de hipteses, comparaes, para a perfeita interpretao do problema e encaminhamento de soluo na parte final do texto.

CONSEQUNCIAS
A fim de encontrar uma consequncia para o problema enfocado, faa a seguinte pergunta: O que acontece em razo disso? Uma das possveis respostas seria: Como as cidades se encontram despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condies de subsistncia e de trabalho, o resultado ser misria e violncia social. Proceda da mesma forma como fez em relao s causas. Especifique essas consequncias, avalie as suas propores etc.

ESCREVENDO OS PARGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO


Em busca de causas e consequncias A elaborao desses pargrafos requer a discusso ou anlise das causas e consequncias de um problema social, econmico, cultural, poltico, ambiental ou cientfico implicado na proposta do Enem. Mediante o ponto de vista assumido na introduo, expem-se os argumentos disponveis para fundamentar essa posio assumida (tese) e refutar possveis pontos de vista em contrrio. Para o sucesso dessa tarefa, voc precisa garantir a consistncia argumentativa, valendo-se de informaes corretas, fatos, opinies abalizadas (discurso de autoridade), comparaes, dados estatsticos, exemplos ou fatos noticiosos etc. Lembre-se de que a interdisciplinaridade conta muito nesta parte da redao. Assim, quanto mais voc incorporar e relacionar dados das cincias e de outras reas do conhecimento, interpretando-os sempre em favor de sua tese, mais satisfar a Banca Examinadora. Vamos agora ilustrar esse procedimento tomando como base este importante tema: No Brasil, existe um grande nmero de correntes migratrias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades em busca de melhores condies de vida. Primeiramente, busque uma causa para a situaoproblema apresentada no tema e, em seguida, uma consequncia provocada por ela. Mas, como encontrar a(s) causa(s) e a(s) consequncia(s)?

REDAO MODELO
XODO RURAL E MISRIA No Brasil, h muito tempo, observa-se um grande nmero de grupos migratrios, os quais, provenientes do campo, deslocam-se em direo s cidades, procurando melhores condies de vida. As cidades, no entanto, acham-se despreparadas para receb-los, o que gera graves problemas sociais. Ao examinarem-se algumas das causas desse xodo, verifica-se que a zona rural apresenta inmeros problemas, os quais dificultam a permanncia do homem no campo. Pode-se mencionar, por exemplo, a seca, a m distribuio da terra e a falta de incentivo atividade agrria por parte do governo. Entende-se que esses fatores, por no serem alvos de polticas pblicas eficazes, seno de medidas paliativas ou emergenciais, constituem as principais causas da misria e da sada do homem do campo, o que agrava outros problemas sociais. Em consequncia disso, v-se, a todo instante, a chegada de enorme contingente de trabalhadores rurais ao meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condies de subsistncia. Cresce, portanto, o nmero de pessoas vivendo margem dos benefcios oferecidos por uma metrpole; por falta de opo, dirigem-se para as zonas perifricas e ocasionam a proliferao de comunidades sem as mnimas condies de dignidade humana. claro que esses problemas ensejam outros mais graves, como a violncia, em parte oriunda da desigualdade social e da misria. Muitos, sem qualificao profissional e sem perspectiva de vida, no podendo ingressar no mercado de trabalho, deixam-se influenciar facilmente por traficantes, que os levam a participar do comrcio ilcito de drogas para sobreviver.
Universidade Aberta do Nordeste

CAUSAS
Para encontrar uma causa, pergunte ao tema por qu? Dentre as respostas possveis, voc poder citar o seguinte fato: A zona rural apresenta inmeros problemas que dificultam a permanncia do homem no campo.

169

Por tudo isso, bvio que a existncia do xodo rural somente agrava os problemas do campo e da prpria cidade. Fazem-se, portanto, necessrias algumas medidas, como a realizao da to sonhada reforma agrria e a adoo de polticas pblicas voltadas para incentivar a atividade agrria a fim de garantir a permanncia do homem no campo, dotando-o dos conhecimentos necessrios para o bom desenvolvimento de suas produes agrcolas e de sua cidadania. Assim, os cidados rurais e urbanos deste pas encontraro, com certeza, melhores condies de vida.

portuguesa, sobre o tema Identidade tnica e construo da cidadania, apresentando experincia ou proposta de ao social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Textos motivadores(coletnea) Texto I Quando o cidado descobre que ele o princpio do que existe e pode existir com sua participao, comea a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mos dadas e no existem separadas. Cidadania no individualismo, mas afirmao de cada um em sua relao de solidariedade com os outros. Cidadania e democracia esto baseadas em princpios ticos e tm o infinito como limite. No existe limite para a solidariedade, a liberdade, a igualdade, a participao e a diversidade. A democracia uma obra inesgotvel. (Herbert de Souza. Democracia e cidadania. In: Carla Rodrigues (Org.). Democracia: cinco princpios e um fim. So Paulo: Moderna, 1996, p. 66, com adaptaes.) Texto II No tem como voc estereotipar algum como negro s por causa da cor. No fundo, todo brasileiro meio negro. (Flvio Martins, 19 anos, aluno de Letras, UnB. Correio Braziliense, 10.06.2003.) Texto III A rigor, mesmo as vozes contrrias poltica de cotas admitem que a situao injusta e precisa ser revertida, mas no custa do direito dos outros ou do princpio da igualdade e da isonomia dos brasileiros, independentemente de credo poltico, religioso ou raa. (Revista do Livro Universitrio, mar./abr. 2003, com adaptaes.)

OBSERVAO
Esto em negrito os pargrafos do desenvolvimento. Estude esse modelo como base para suas produes textuais. Lembretes: 1. Analisar um problema consiste em refletir nas suas origens, em remontar s causas e, s vezes, s causas das causas, que so os princpios. 2. Ao elaborar seu texto argumentativo, voc dever seguir critrios que vo do nmero mnimo de linhas elaborao de uma proposta de interveno (soluo) na realidade, considerando o contedo dos textos verbais (escritos) e no verbais (visuais) que compem o enunciado da prova (coletnea de textos motivadores). Soluo: criao de projetos que valorizem os seres humanos e oportunizem condies sociais distintas daquelas em que esto inseridos. Proposta de Redao
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da lngua

Fique de Olho
Vcio de linguagem
O tropeo O atraso no pagamento implicou em multa. O laboratrio fez o exame, e o resultado do mesmo ser enviado ao paciente. Reclame do problema junto a operadora. O momento onde se deu a discusso foi inadequado. Dr. Paulo Marcos, enquanto engenheiro, insupervel. Tipo assim, a nvel de. O correto O atraso no pagamento implicou multa. O laboratrio fez o exame, e o seu resultado ser enviado ao paciente. Reclame do problema operadora. O momento em que se deu a discusso foi inadequado. Dr. Paulo Marcos, como engenheiro, insupervel. Evitar Explicao No sentido de ocasionar ou provocar, o verbo implicar no pede preposio. Mesmo pronome demonstrativo no pessoal. Deve dar lugar a ele ou a outro termo. A locuo adverbial junto a equivale a perto de: no substitui a preposio a. O advrbio ou o pronome onde expressa a ideia de lugar. Ele est onde deve. Em qualquer outro caso, deve ser trocado por em que. A conjuno enquanto deve ser usada quando se deseja indicar noo de temporalidade: Enquanto estudvamos, outros se divertiam. Seu uso caracteriza gria e demonstra linguagem descuidada.
Extrado da Revista Lngua Portuguesa, com adaptaes, ano 2010.

170

Objeto do Conhecimento

A lngua estrangeira moderna no Enem LEM (Ingls)


Nesta seo, examinaremos textos atuais e relevantes. Portanto, lembrem-se daquelas dicas muito importantes que devem ser postas em prtica antes e durante a leitura em uma lngua estrangeira. Estejam atentos: s palavras cognatas e s que se repetem; s marcas tipogrficas, tais como nmeros, siglas, datas, ilustraes etc. Em especial, no deixem de usar sua imaginao para dar sentido ao texto. Questo Comentada
|C2-H5, H6| July 5, 2011. BOTTOM LINES DAILY HEALTH NEWS In this issue... Ready to lose weight without feeling hungry? Discover 4 foods to never eat and 4 foods to put your metabolism on overdrive! Latest (and greatest) heart disease test. Drug-Free treatment reverses even bone-on-bone arthritis... Chocolate: even healthier than you knew. Pick your nos.
Bottom Lines Daily Health News. Latest (and Greatest) Heart Disease Test [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por news@news.bottomlinepublishing.com. Em 05 jul. 2011.

Para Fixar
|C2-H7| 05. Leia o texto a seguir. ITAMAR FRANCO Itamar Franco, who died on July 2 aged 81, served briefly as President of Brazil in the early 1990s, when he was credited with helping to end a period of hyperinflation. When Franco assumed the presidency in 1992, Brazil was widely regarded as an economic basket case. Prices were rising by 5,000 per cent annually; investment was stagnant; millions of Brazilians were living in poverty. After three different finance ministers had proved ineffectual, in 1993 Franco gave the job to Fernando Henrique Cardoso, and on July 1, 1994 the administration was able to introduce its Real Stabilisation Plan; interest rates rose, government spending was frozen, and the new national currency, the Brazilian real, was pegged to the US dollar.
http://www.telegraph.co.uk/news/obituaries/8618837/Itamar-Franco.html. Acesso em: 05 jul. 2011.

a) b) c) d) e)

Ao optar pela leitura da presente edio do Bottoms Lines Daily Health News, tem-se acesso a (): a) um exame grtis completo para detectar as doenas mais recentes que acometem o corao. b) um nmero que permitir concorrer a um exame em uma mquina moderna que detecta doenas do corao. c) informaes sobre como o chocolate pode causar danos sade. d) informaes sobre alguns alimentos importantes para a perda de peso. e) aquisio de algumas drogas vendidas livremente no mercado. Soluo comentada: Ao optar pela leitura do artigo, o leitor ter acesso s seguintes informaes: Ajuda para perder peso atravs do conhecimento de 4 alimentos que nunca se deve comer e 4 que aceleram o metabolismo. Os ltimos e melhores testes do corao. Tratamentos livres de drogas, at mesmo para artrite avanada. O chocolate ainda mais saudvel do que se pensava. Dentre as alternativas apresentadas, a que se ajusta ao anncio a d.
Resposta correta: d

Itamar Franco faleceu no dia 2 de julho de 2011, aos 81 anos de idade. Com relao ao ex-presidente, mencionado no texto que ele: foi o grande responsvel pela hiperinflao no incio da dcada de 90. teve, em seu governo, a competncia de dizimar a inflao astronmica da poca, e igualar o real ao dlar. sucedeu Fernando Henrique Cardoso na presidncia da Repblica. levou o Brasil a um crescimento no PIB que beirou a casa dos 5.000% durante sua gesto em Braslia. foi Ministro da Fazenda de Fernando Henrique antes de assumir a presidncia em 1992.

|C2-H5, H7| 06. Leia o texto a seguir. BRAZILS COALITION SHOWS STRAIN AS MINISTER MOANS ABOUT IDIOTS A new corruption scandal and a top ministers remark that he is surrounded by idiots have added to strains on Brazils ruling coalition. President Dilma Rousseff suspended two aides to Alfredo Nascimento, the Transport Minister, over the weekend. The weekly news magazine Veja alleged that the two were charging a five per cent kickback fee on projects coming through the ministry.

Dilma Rousseffs coalition is showing signs of strain. Photo: AFP/GETTY

Universidade Aberta do Nordeste

171

A statement issued by Ms Rousseffs office said she has confidence in Nascimento and that he was responsible for investigating the problems but the saga could cause more friction within the 10 parties that she relies on to pass legislation.
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/southamerica/brazil/8617167/ Brazils-coalition-shows-strain-as-minister-moans-about-idiots.html. Acesso em: 05 jul. 2011.

O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento ( poca), vai prestar esclarecimentos ao Senado a respeito do esquema de corrupo na pasta que comanda. Com mais esse escndalo, o texto aponta para a possibilidade de:

a) que a Presidente Dilma possa ter dificuldades para aprovaes de projetos junto aos partidos da base aliada. b) o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, ser suspenso nesse final de semana. c) Dilma solicitar ajuda para o Ministro dos Transportes, ainda nesse final de semana. d) o Ministro dos Transportes, juntamente com seus dois ajudantes, pagar uma multa de 5% do valor dos projetos pelos danos causados aos 10 partidos da base aliada. e) presso em cima da Presidente Dilma para que renuncie ao seu cargo.

Fique de Olho
A IDEIA PRINCIPAL DO TEXTO
A ideia principal, normalmente, se encontra nas primeiras linhas de cada pargrafo. Nos testes de compreenso textual, poder haver questes sobre a organizao de ideias no texto. Neste tipo de questo, voc ser solicitado a identificar como uma das ideias de um pargrafo (ou pargrafos) est relacionada s ideias em outro pargrafo (pargrafos). Se o texto possuir mais de um pargrafo, voc deve estudar o incio de cada um para identificar a ideia principal.

Objeto do Conhecimento

A lngua estrangeira moderna no Enem LEM (Espanhol)


O que podemos dizer da compreenso da leitura? O homem tem na escritura um meio seguro para a conservao da cultura. Por isso, apesar do surgimento de outros meios de difuso de grande influncia, como a rdio, o cinema, a televiso e a informtica, o sistema escritural no tem sido desprezado. Isto to certo que o discurso escrito continua mantendo sua importncia e utilidade como elemento impulsor do desenvolvimento cultural. Por essa razo, a leitura uma atividade indispensvel e complementar da escritura, pois permite captar a mensagem escrita, prvia exigncia de uma capacidade para decifrar, interpretar e compreender. Las tareas domsticas se distribuyen en Espaa de manera cada vez ms igualitaria, aunque las mujeres les siguen dedicando casi dos horas y cuarto ms que los hombres cada da. Es una de las conclusiones de la Encuesta de Empleo del Tiempo 2009-2010, que ha sido presentada hoy por el Instituto Nacional de Estadstica (INE). El estudio establece qu actividades realizan cada da las personas residentes en Espaa y cunto tiempo dedican a cada una. Para ello, se recogieron los datos de 19.295 personas de 10 aos o ms de edad, las cuales rellenaron un diario de actividades en un da predeterminado entre el ltimo trimestre de 2009 y el tercero de 2010. Las actividades que anotaron se clasifican luego en una de las 10 categoras que contempla el estudio, desde el cuidado personal hasta la atencin de los medios de comunicacin. De esas diez categoras, son precisamente la que engloba las tareas domsticas (Hogar y Familia) y la de Trabajo remunerado las que muestran mayores diferencias por sexos. Sin embargo, en ambos casos se trata de menores diferencias que las apreciadas en 2003, cuando el INE realiz la anterior encuesta de este tipo. Concretamente, los hombres que realizan tareas domsticas son el 74,7%, casi cinco puntos ms que en 2003. El porcentaje es an muy inferior al de ellas (91,9%), que ha descendido casi un punto en los ltimos siete aos. En cuanto al tiempo empleado, la diferencia entre hombres y mujeres ha pasado de dos horas y 54 minutos (2003) a dos horas y 13 minutos en la actualidad.
http://www.elpais.com/articulo/sociedad/hombres/dedican/vez/tiempo/hogar/ mucho/mujeres/elpepusoc/20110714elpepusoc_6/Tes

Los hombres dedican cada vez ms tiempo al hogar, aunque mucho menos que las mujeres
Segn la ltima encuesta de Empleo del Tiempo, ellas trabajan en casa dos horas y cuarto ms que ellos cada da. La diferencia se ha recortado en 41 minutos desde 2003.

EL PAS | Madrid 14/07/2011

172

Questo Comentada
|C2-H5| Es una de las conclusiones de la Encuesta de Empleo del Tiempo 2009-2010, que ha sido presentada hoy por el Instituto Nacional de Estadstica (INE). Observando que foi publicada a notcia aos dias 14/07/11, numa quinta-feira, como se diz este dia em espanhol? a) Lunes b) Martes c) Mircoles d) Jueves e) Viernes Soluo comentada: Se diz jueves. Os dias da semana em espanhol so: domingo, lunes, martes, mircoles, jueves, viernes e sbado. Os dias da semana so todos palavras masculinas e fazem referncia aos nomes de planetas e astros, exceto sbado e domingo.
Resposta correta: d

Para Fixar
|C2-H6| 07. De acordo com o autor do artigo jornalstico apresentado, podemos afirmar que atualmente, na Espanha: a) homens e mulheres desempenham cada vez mais as mesmas tarefas de limpeza do lar. b) igualitrio o tempo que homens e mulheres dedicam aos afazeres domsticos. c) no h direfena entre o tempo de trabalho gasto em casa entre homens e mulheres. d) as tarefas domsticas se do de forma igualitria, embora as mulheres dediquem ainda mais tempo que os homens. e) os homens, atualmente, gastam muito mais tempo que as mulheres nos trabalhos do lar. |C2-H5| 08. De acordo com a expresso retirada do artigo: aunque las mujeres les siguen dedicando casi dos horas y cuarto ms que los hombres cada da, quanto tempo a mais trabalham as mulheres que os homens em casa? a) Duas horas e trinta minutos. b) Duas horas e treze minutos. c) Duas horas. d) Duas horas e quarenta e cinco minutos. e) Uma hora e quarenta e cinco minutos.

Fique de Olho
VOCABULRIO
I. O que so substantivos terminados na letra D? Em espanhol, boa parte dos substantivos terminados na letra D so substantivos abstratos. Ex.: soledad solido, terquedad teimosia, amistad amizade, sociedad sociedade, fragilidad fragilidade, vanidad vaidade, seguridad segurana etc. II. O que so verbos terminados em D? Verbos terminados em D so verbos no imperativo, conjugados na segunda pessoa do plural. Ex.: amar amad, comer comed, volver volved, partir partid, decir decid, oir oid, ir id, hacer haced, tener tened, venir venid etc.

Exercitando para o Enem


|C1-H2| 01. Alm de elegncia, a vrgula garante preciso ao texto. Estas so duas das mais importantes tarefas desse pequeno sinal. E, embora ele seja pequeno, seu uso incorreto ou fora do lugar pode criar as situaes mais estranhas. Ou at um processo judicial, como se narra a seguir. Conta-se que um jornal norte-americano publicou uma carta destinada a um mdico por um doente. Dizia a carta: Acho-me completamente restabelecido, depois de ter estado quase morte por haver tomado cinco frascos de seu remdio. O mdico moveu uma ao contra o jornal, pois o cliente queria, na realidade, agradecer ao mdico por ter sido curado pelo remdio em questo. O jornal tinha esquecido uma vrgula no texto original, que era: a) Acho-me completamente restabelecido, depois de ter estado, quase morte por haver tomado cinco frascos de seu remdio. b) Acho-me completamente restabelecido, depois de ter estado quase morte por haver tomado cinco frascos, de seu remdio. c) Acho-me, completamente restabelecido, depois de ter estado quase morte por haver tomado cinco frascos de seu remdio. d) Acho-me completamente restabelecido, depois de ter estado quase morte, por haver tomado cinco frascos de seu remdio. e) Acho-me completamente restabelecido, depois de ter estado quase morte por haver tomado, cinco frascos de seu remdio. |C6-H19| 02. Leia o texto para responder a questo.

O CACHORRO E SUA SOMBRA


Um cachorro com um pedao de carne roubada na boca estava atravessando um rio a caminho de casa quando viu sua sombra refletida na gua. Pensando que estava vendo outro cachorro com outro pedao de carne, ele abocanhou o reflexo para se apropriar da outra carne, mas quando abriu a boca deixou cair no rio o pedao que j era dele. Moral: A cobia no leva a nada.
Fbulas de Esopo.

Universidade Aberta do Nordeste

173

a) b) c) d) e)

Nesse texto, a funo predominante da linguagem : emotiva. referencial. metalingustica. potica. apelativa.

|C9-H30| 04. Leia o texto a seguir. A INTERNET QUE VOC FAZ Uma pequena inveno, a Wikipdia, mudou o jeito de lidarmos com informaes na rede. Trata-se de uma enciclopdia virtual colaborativa, que feita e atualizada por qualquer internauta que tenha algo a contribuir. Em resumo: como se voc imprimisse uma nova pgina para a publicao desatualizada que encontrou na biblioteca. Antigamente, quando precisvamos de alguma informao confivel, tnhamos a enciclopdia como fonte segura de pesquisa para trabalhos, estudos e pesquisa em geral. Contudo, a novidade trazida pela Wikipdia nos coloca em uma nova circunstncia, em que no podemos confiar integralmente no que lemos. Por ter como lema principal a escritura coletiva, seus textos trazem informaes que podem ser editadas e reeditadas por pessoas do mundo inteiro. Ou seja, a relevncia da informao no determinada pela tradio cultural, como nas antigas enciclopdias, mas pela dinmica da mdia. Assim, questiona-se a possibilidade de serem encontradas informaes corretas entre sabotagens deliberadas e contribuies erradas.
NO, A. et al. A Internet que voc faz. In: Revista PENSE! Secretaria de Educao do Estado do Cear. Ano 2, n. 3, mar.-abr. 2010 (adaptado).

|C7-H23| 03. Leia o anncio a seguir e o texto-comentrio que o acompanha.

Com atestado recente de bons,antecedentes e demais documentos, nome limpo em todas as reparties.

ARISTEU Sou Evanglico Honesto

FAO LIMPEZA, CONSERTOS E REGULAGEM EM FOGES RESIDENCIAL E INDUSTRIAL DE TODAS AS MARCAS. DESAMAO PANELAS.

Assino Garantia!!!

PINTO PORTES E TUDO O QUE FABRICADO EM FERRO E MADEIRA FAO POLIMENTO EM AUTOMVEIS COM PASTA ESPECIAL E CERA GRANPIX PASSO A NOITE EM FILA,GUARDO NICA VAGA, PEGO SENHA, MARCO CONSULTA, PASSAPORTE MINISTRIO DA FAZENDA, INSS, IPISENGUE. ACEITO TRABALHAR DE MOTORISTA (CATEGORIA AD) COM 30 ANOS DE HABILITAO E EXPERINCIA.

a)

PRETENDO CAZAR COM MULHER TOTALMENTE LIVRE E NO FUMANTE.

b) c) d) e)

OBRIGADO PELA PREFERNCIA!!!

Aristeu Carlos Dias 55 Anos

Na mitologia grega, o mito Aristeu agricultor e criador de abelhas, alm de possuir os dons da profecia e da cura. Em Belo Horizonte (MG), outro Aristeu tambm acumula mltiplas funes. Aristeu Carlos Dias, de 55 anos, se apresenta como evanglico honesto. Aceita qualquer tipo de trabalho, inclusive o de guardar lugar em filas. Se isso no bastasse, ele tambm procura mulher totalmente livre e no fumante para se casar. Ateno: o Aristeu pinta portes e desamassa panelas. ou no um timo partido? Quem enviou o currculo do faz tudo de Minas Gerais foi o Danilo Mata, de Betim (MG). (Extrado do Blog de Marcelo Duarte) Pode-se inferir da leitura do texto-comentrio que, ao comparar Aristeu do anncio ao da mitologia grega, Marcelo Duarte objetivou: diminuir a importncia do anunciante em face da grandeza do mito grego. destacar simplesmente a versatilidade do anunciante. conferir carter lendrio ao autor do anncio. ostentar conhecimento de cultura clssica, enaltecendo a figura do desempregado para ampliar-lhe as possibilidades empregatcias. pr em relevo, atravs do discurso intertextual com a mitologia, a figura do anunciante, a fim de tornar-lhe mais imponente o nome.

As novas Tecnologias de Informao e Comunicao, como a Wikipdia, tm trazido inovaes que impactaram significativamente a sociedade. A respeito desse assunto, o texto apresentado mostra que a falta de confiana na veracidade dos contedos registrados na Wikipdia: acontece pelo fato de sua construo coletiva possibilitar a edio e reedio das informaes por qualquer pessoa no mundo inteiro. limita a disseminao do saber, apesar do crescente nmero de acessos ao site que a abriga, por falta de legitimidade. ocorre pela facilidade de acesso pgina, o que torna a informao vulnervel, ou seja, pela dinmica da mdia. ressalta a crescente busca das enciclopdias impressas para as pesquisas escolares. revela o desconhecimento do usurio, impedindo-o de formar um juzo de valor sobre as informaes.

|C9-H28| 05. Leia a cano de Gilberto Gil Pela Internet. PELA INTERNET
Composio: Gilberto Gil

a) b) c) d) e)

Criar meu website Fazer minha home page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje ...(2x) Que veleje nesse informar Que aproveite a vazante da infomar Que leve um oriki do meu orix Ao porto de um disquete de um micro em Taip Um barco que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomar Que leve meu e-mail at Calcut Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer Eu quero entrar na rede

174

Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut De Connecticut de acessar O chefe da Mac Milcia de Milo Um hacker mafioso acaba de soltar Um vrus para atacar os programas no Japo Eu quero entrar na rede para contatar Os lares do Nepal, os bares do Gabo Que o chefe da polcia carioca avisa pelo celular Que l na praa Onze tem um videopquer para se jogar... A cano de Gilberto Gil destaca uma das principais caractersticas do universo das Tecnologias da Informao e da Comunicao. Trata-se: da rigidez dos processos de interao entre os diferentes povos. da uniformidade de tratamento entre as pessoas de diferentes lugares. da relativizao da noo de tempo e espao. da homogeneidade dos aplicativos das redes sociais. da organizao multilinear das pginas da Internet.

|C9-H28| 07. Leia. FACEBOOK E TWITTER CRESCEM NAS REDES SOCIAIS, MAS ORKUT CONTINUA LDER NO BRASIL As visitas dos internautas brasileiros ao Facebook e ao Twitter aumentaram desde abril de 2009, mas o Orkut segue na liderana de acessos no pas, segundo mostrou pesquisa da Serasa Experian Hitwise, obtida pela Folha. O Facebook cresceu 804% em acessos desde abril de 2009 e o Twitter subiu 768%. Apesar do crescimento, a porcentagem de visitas aos sites segue baixa em comparao ao todo: o Facebook tem 2,35% dos acessos da categoria Redes Sociais e Fruns, e o Twitter tem 1,91%. O Orkut lidera a categoria com folga tem 62,14% dos acessos e quem mais se aproxima dele o YouTube, com 17,23% das visitas. Quando so contados todos os sites mais acessados pelos brasileiros, o Orkut fica em segundo lugar, atrs apenas do Google Brasil (servio de busca). As redes sociais e os fruns s perdem em acesso para os mecanismos de busca. Em seguida, esto servios como portais, servios de e-mail e games. As pginas menos acessadas so as de bancos e instituies financeiras.
Folha de S. Paulo, 28/4/2010.

a) b) c) d) e)

|C9-H28,H30| 06. Observe a imagem e o texto.

Considere as assertivas sobre o texto. I. Entre os sites mais acessados, o Orkut pode ser considerado o de maior popularidade entre os internautas brasileiros adeptos da interao sociovirtual; II. Sites de instituies financeiras ficam atrs de pginas de entretenimento ou de sites de relacionamento no ranking de stios mais acessados; III. Sites de relacionamento, fruns e demais redes sociais que exigem maior interatividade vm perdendo terreno entre as preferncias do internauta brasileiro. Est correto o que se diz em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III. |C2-H7| 08. Leia a tirinha.

UOL.Notcias

GLOBO ON-LINE H alguns meses, milhares de egpcios desafiaram as proibies e fizeram manifestaes pelo fim dos 30 anos de regime do presidente Hosni Mubarak. Em diversas partes do Cairo, manifestantes queimaram pneus e apedrejaram policiais, que por sua vez usaram gs lacrimogneo contra a multido. So cenas inditas no pas, um dos principais aliados dos Estados Unidos no Oriente Mdio, e de certa forma repetem o que aconteceu em outro pas rabe do norte da frica, a Tunsia, onde uma rebelio popular derrubou o presidente Zine al Abidine Ben Ali, aps 23 anos no poder. De acordo com os manifestantes, o suporte da organizao dos protestos foram as redes sociais, como o Twitter e Facebook. O uso dessas tecnologias da comunicao demonstra: a versatilidade das redes sociais e suas diferentes aplicabilidades. a funo nica das redes sociais, a de promover manifestaes populares. um fato que extrapolou o que compete s redes sociais, apenas a interao socioafetiva entre os usurios. uma face das redes sociais, a de promover rebelies ideolgicas. a funo exclusiva de propagar mudanas sociais em funo de sua capacidade de insero social.

http://preacherskidscomics.com/recent% 20strips%205.htm. Acesso em: 05 jul. 2011.

a) b) c) d) e)

Muitas pessoas entram em programas de dieta, quer para ganhar, quer para perder peso. Dentre essas pessoas, muitas ficam ansiosas e mal podem esperar para dar incio ao seu programa de reduo ou ganho de peso que as levaro a uma nova vida. O quadrinho acima demonstra que: a) o pai do garotinho est louco para comear sua dieta na segunda-feira. b) o garotinho acha uma boa ideia o seu pai comear a dieta o quanto antes.

Universidade Aberta do Nordeste

175

c) o pai do garotinho no leva a srio as palavras de sua esposa. d) a me do garotinho comeou a dieta na segunda passada. e) o garotinho tambm quer comear a dieta na segunda. |C2-H5, H7| 09. Leia o texto a seguir e responda.

Leia a charge para responder s questes 10 e 11.

LAGARDE TAKES UP POST AT IMF Former French Finance Minister Christine Lagarde has taken up her post as the new head of the International Monetary Fund (IMF), after countryman Dominique Strauss-Kahn quit in May to fight sexual assault charges.
The first woman to head the worlds key crisis lender, Ms Lagarde, is committed to serve as IMF managing director for five years after three previous directors, all Europeans, left the job early, according to a statement of her terms of appointment. She was given a pay package of $US 467,940 ($ 436,920) in annual salary net of any taxes and $US 83,760 ($ 78,210) in allowances for maintaining a scale of living appropriate to her position. Although not an economist, Ms Lagarde, 55, gained wide respect as Frances point-woman during its leadership of the G20 as well as in European debt talks over the past three years. The divorced mother of two originally trained as a lawyer. After being admitted to the Paris bar in 1981, she joined Baker & McKenzie, specialising in labour and anti-trust issues as well as takeovers. ... In 2007 she became Frances, and the G-8s, first ever female Finance Minister.
http://www.heraldsun.com.au/news/breaking-news/lagarde-takes-up-post-at-imf/ story-e6frf7ko-1226088554822. Acesso em: 05 jul. 2011. Erlich, EL PAS, 14/07/11

|C2-H6| 10. De acordo com a charge de Erlich, pode se afirmar que: a) a vida sedentria hoje uma arma de destruio em massa, por isso deve ser evitada. b) homens so hoje mais sedentrios que mulheres. c) a passividade de uma vida sedentria uma arma de destruio de uma vida saudvel. d) o mundo deve acordar para a realidade de uma vida ameaada pelas armas de destruio em massa. e) o mundo no deve ficar passivo diante da ameaa das armas de destruio. |C2-H6| 11. Qual palavra espanhola pode representar o sentido da charge? a) Suciedad. b) Libertad. c) Opacidad. d) Flojedad. e) Enemistad.

a) b) c) d) e)

Christine Lagarde nasceu em Paris, em 1 de janeiro de 1956, filiada ao partido UMP, e agora assume o cargo mais alto do Fundo Monetrio Internacional FMI, como Diretora-Gerente, o qual ela a primeira mulher a ocupar. Christine Lagarde: ter seu salrio superior aos cinco diretores que a antecederam. advogada e economista. foi a oitava mulher a ocupar o cargo de Ministra das Finanas na Frana. casada e tem dois filhos. alm do salrio, ter uma ajuda de custo compatvel com o seu atual cargo de Diretora-Gerente do FMI.

Para Fixar
01 e 02 b 03 c 04 a 05 b 06 a 07 d 08 b

Exercitando para o Enem


01 d 07 b 02 c 08 c 03 b 09 e 04 a 10 c 05 c 11 d 06 a

Ateno!! Inscreva-se j e tenha acesso a outros materiais sobre o Enem no www.fdr.com.br/enem2011


Expediente
Presidente: Luciana Dummar Coordenao da Universidade Aberta do Nordeste: Srgio Falco Coordenao do Curso: Fernanda Denardin e Marcelo Pena Coordenao Editorial: Sara Rebeca Aguiar Coordenao Acadmico-Administrativa: Ana Paula Costa Salmin Editor de Design: Deglaucy Jorge Teixeira
ISBN 978-85-7529-512-0

Projeto Grfico: Dhara Sena e Suzana Paz Capa: Suzana Paz Editorao Eletrnica: Paulo Henrique do Anjos Ilustraes: Aldenir Barbosa, Caio Menescal e Joo Lima Reviso: Ana Paula Porfrio, Kelly Gurgel, Sara Rebeca Aguiar e Tesoro Hinojosa

Apoio

Parceria

Realizao

Promoo

You might also like