You are on page 1of 5

Sabina Spielrein - do que no se pode falar, do que no se pode saber...

Rossely S. Matheus Peres


psicanlise opera com um impossvel de ser dito, e com um impossvel de saber, pois "todo tudo" escapa psicanlise - o dizer da psicanlise um "meio dizer" e seu saber da ordem de um "no todo". essa falta que torna o dizer e o saber no todo, o homem responde falando, s vezes produzindo uma obra, talvez um escrito sobre o que no pode ser dito (o real de sexo e o da morte). Em 1911, numa das reunies das quartas-feiras, na Bergasse 19, Sabina Spielrein, uma jovem analista russa, ex-analisanda de Jung, apresenta suas idias sobre os componentes destrutivos da pulso sexual. Em 1912 publica seu artigo "A destruio como causa de vir-a-ser", no Jahrbruch fr Psychoanalyse, IV. Passam-se nove anos e ao escrever em "Alm do princpio do prazer" da possibilidade de haver um masoquismo primrio, Freud insere a seguinte nota de rodap: "Uma parte considervel dessas especulaes foi antecipada por Sabina Spielrein (1912) num instrutivo e interessante artigo que, infelizmente, no me inteiramente claro. Nele, descreve ela os componentes sdicos do impulso sexual como "destrutivos".1 uma recusa reconhecida por Freud que declara nove anos mais tarde "Recordo minha prpria resistncia quando a idia da pulso de destruio apareceu pela primeira vez na literatura psicanaltica e quanto tempo tardei em aceit-la".2 Federn, em uma crtica ao artigo de Sabina {InternationalZeistschriftfrArtzliche Psychanalyse, 1,1913), faz objeo a que os processos de destruio e de transformao sejam atribudos a um instinto particular, o que os levaria a serem um alvo perseguido pelo indivduo. Aceita-se, nesse momento, a existncia de processos psquicos de destruio, o que se refuta consider-los da ordem de uma pulso. Sabina foi levada a desenvolver seu tabalho sobre a destruio a partir de uma questo levantada pela sexualidade: "Como possvel que um instinto de procriao possa suscitar paralelamente aos afetos positivos esperados, tambm afetos negativos, tais como a angstia e o asco, que constituem tantos obstculos que o indivduo deve ultrapassar, antes de poderceder a um comportamento adequado?"3

58

LETRA FREUDIANA - Ano XI - a' 10/11/12

Sabina Spielrein

Nas suas experincias com jovens observara que os primeiros desejos sexuais eram precedidos por um sentimento de angstia, angstia muito particular, pois era em si mesmo que o indivduo adivinhara o inimigo - sua prpria "febre amorosa". E deste no h escapatria... O que se pressente o efeito evanescente, a finitude que vem concomitante com o ato sexual. "No h seno esse instante supremo, sem nada alm? Em que o ato sexual mesmo induz no indivduo tal atitude?"4 A partir desse questiomamento Spielrein fundamenta suas idias sobre "A destruio como causa de vir-a-ser" em trs tempos - o biolgico, o psicolgico e o mitolgico.

Consideraes biolgicas
A primeira referncia conjugao da sexualidade e da morte parte da vida dos insetos, aponta a efemrida como exemplo de um inseto que morre no ato da procriao. Relembra que na fecundao animal, durante a unio da clula masculina clula feminina, cada qual destruda em sua unidade, para que dessa destruio possa surgir ento uma vida nova. A prpria sexualidade em ato, leva o sujeito percepo no de uma vitalidade ou regenerao e sim sensao de aniquilamento e prostrao. Atribui esses sentimentos aos componentes destrutivos do instinto sexual. J a se enunciam as primeiras evidncias de como S. Spielrein vai tratar o instinto (pulso) de destruio, como o outro polo do instinto (pulso) de procriao, ou seja, sexual. Dez anos depois Freud estabeleceria a ruptura em sua teoria pulsional; so duas as pulses - Eros e Tnatos - que no entanto se manifestam amalgamadas.

Consideraes psicolgicas
O vivido no presente " a metfora de algum acontecimento original no conhecido por ns e o que busca encontrar no presente um anlago: pode-se dizer que no vivemos nada no instante presente, que no fazemos mais que projetar um certo valor afetivo sobre uma representao presente".5 "Cada contedo de pensamento, representao consciente, acompanhada de seu homlogo inconsciente, h uma transposio da linguagem do inconsciente que resulta em pensamentos conscientes".6 Essas citaes do texto de Spielrein nos deixam pensar. Linguagem inconsciente, o termo metfora repetidamente usado nesse contexto, marcam que o compromisso terico da analisanda de Jung com Freud - o inconsciente tem uma linguagem prpria e uma de suas formas de expresso a metfora. Metfora a figura da retrica que numa simplificao podemos dizer ser a arte do bem falar. Mas sendo uma analisanda de Jung, esse texto est eivado de idias sobre smbolos, mitologia, eu da espcie e outras mais, que vamos deixar de lado, para ocupar-nos
LETRA FREUDIANA -Ano XI - n 10/11/12 59

SabiuSpieireni

daquelas onde Spielrein se anuncia precursora, para apontar o que h de antecipao no reconhecimento de uma pulso de destruio que se realiza num gozo. O contedo psquico que aparece na conscincia sofre uma "diferenciao" que tem base em contedos mais antigos. Pareceu-nos interessante o termo diferenciao, porque na repetio do que se trata da repetio de uma diferena. E disso que est se tratando, de uma repetio do vivido prazeiroso. "Freud tem razo de fazer do princpio da busca do prazer e de evitar o desprazer o fundamento de toda produo psquica. Nessa tica se dir que o prazer reenvia as fontes infantis".7 Mas Spielrein tem uma "convico que o psiquismo do Eu, o inconsciente inclusive, esto submetidos a movimentos cuja causa mais profunda".8 E esse Eu, paradoxalmente, obedecendo a essas "injunes profundas" encontra verdadeiramente prazer com o desprazer e o sofrimento. Assinala que "no fundo do indivduo" algo o leva a buscar o mal para si mesmo retirando disto um prazer. Est a colocada a repetio tambm, como a paradoxal repetio do vivido, mas do vivido sofrido, do vivido desagradvel. dessa repetio que Freud vai tratar em 1920, certamente numa outra dimenso. Sua teorizao parte dos dois princpios: o de autoconservao e o de procriao, conservao da espcie, enfim, o sexual. a dualidade pulsional defendida por Freud em 1912 - pulses sexuais e pulses de autoconservao. O instinto de procriao, ou seja, o instinto sexual, tem dois plos, um negativo e um positivo. Sendo ele responsvel pela conservao da espcie, um instinto dinmico j que tem por fim modificaes do indivduo, bem como, "ressurreio, numa nova forma". O novo s pode advir de uma destruio do anteiror, preciso que o antigo seja destrudo para dar lugar a criao do novo. Reconhecemos ento duas faces antagnicas no instinto sexual, ele tanto um instinto de vida quanto um instinto de destruio. As "tendncias psquicas" correspondentes ao instinto sexual so as de assimilao e dissoluo. Na presena do amor aparece a dissoluo do Eu e sua assimilao no ser amado, ressurgindo esse Eu numa nova vida, na pessoa desse outro, objeto de amor. Selecionamos pela brevidade e seu carter exemplar um trecho de Tristo e Isolda citado por Spielrein. Tristo: "Tu, Tristo - no mais Tristo mas Eu - Isolda". Isolda: "Tu, Isolda - no mais Isolda mas Eu - Tristo". A presena do amor acentua a busca desse ideal de desaparecer para se perder no outro amado. J na ausncia do amor a face destrutiva do instinto sexual se intensifica e o ato sexual s suscita representaes de destruio e morte.

Vida e morte em mitologia


As referncias mitolgicas diversas so empregadas para mostrar que todo vir-a-ser procede da destruio. a morte, pensada como o componente destrutivo do instinto sexual, levando criao do novo.
60 LETRA FREUDIANA - Ano XI - n910/11/12

So inmeros os exemplos, apontados por Spielrein, mas nossa escolha recaiu sobre a tetralogia O anel dos Nibelungos de Wagner. A do que se trata de um roubo. Se h um roubo porque algo falta. O que falta? Falta o poder. Rouba-se o ouro do Reno para se ter o poder. Mas tudo no se pode ter, para se ter o poder h que renunciar ao amor. Esse roubo implica uma maldio - quem quer o poder e o amor, ou at, quem quer o poder ou o amor, vai ao encontro da mais radical das faltas, aquela que nunca falta - a morte. Os 4 termos poder, amor, renncia e morte circulam na tetralogia e se detm como num "ponto de basta" no final do Crepsculo dos Deuses - no h deuses, Deus est morto. Acabara a luta dos deuses contra o Destino... O Crepsculo dos Deuses anuncia o trmino de uma era, era dos deuses, e o advento da nova era, o reino dos homens. O problema agora dos homens. O canto final de Brnhild a apologia do amor - problema dos homens "Nem terras, nem bens Nem esplendor divino Nem casa, nem corte Nem fausto prindpesco Nem tratado mentiroso Nem falso juramento Nem louco rigor O amor s oferece quela que ama Permanecer feliz Na alegria como na dor".9

Spielrein conclui "podemos compreender a significao do anel do Canto dos Neibelungos, smbolo da gerao e da criao nova, smbolo a um s tempo da fora vital e de seu poder de morte".10 Passam-se anos ... Em 1977 encontrado no subsolo do velho Instituto de Psicologia de Genve um dossier contendo cartas de Jung, de Freud, de Sabine e tambm seu dirio dos anos de 1909 1912. Essa descoberta leva o junguiano Aldo Carotenuto a escrever um livro, retomado por Guibal e Nobcourt, dois ex-membros da Escola Freudiana de Paris que preparam a edio francesa Sabina Spielrein entre Freud et Jung. O livro sai em 1980, acrescido das cartas, de trechos do dirio, artigos prprios e artigos de Sabina, entre eles, "A destruio como causa de vir-a-ser". Nesse livro encontramos a significao em diche para o nome Spielrein - toca no justo tom. Na msica, em outras artes e na cincia no basta "tocar no justo tom" - preciso poder ser ouvido. Sabina toca no justo tom, enuncia um saber sobre a pulso de morte articulada repetio, um saber sobre o gozo que implica a destruio. Toca no justo tom, mas talvez no no justo tempo. Em Freud pouco citada e em Lacan, que tanto trabalhou a pulso de morte, nem mencionada. Quem fala de Sabina Spielrein?
LETRA FREUDIANA - A n o XI - n s 10/11/12 61

Sabina Spielrein

Na msica, nas artes, na cincia h um tempo para poder ouvir, poder ver, poder saber. Na msica medieval por longo tempo havia uma nota que no podia ser nomeada. O Si era o inominvel, o som que lhe corresponde teve que esperar at o sculo XVI para ter um nome. Saltanto para o sc. XX, as duas grandes correntes musicais a dodecafnica (pincpio de no repetio) e minimalista (princpio de repetio exaustiva) ainda no reservam prazer esttico para muitos ouvintes. Na psicanlise a temporalidade fundamental, ela marca que h um tempo para se ouvir. O trabalho analtico feito de cortes e seqncias. preciso tempo - h o tempo que deixa a marca, h o tempo que a re-significa, h o aposteriori. Podemos pensar que alm do impossvel de se dizer, esteja o insuportvel de se ouvir. Sabina Spielrein tocou num saber sobre o real do sexo e da morte, deixou uma teoria que foi apagada, mas ficou como trao, ponto de partida em nova teoria. Foi proftica no ttulo "A destruio como causa do vir-a-ser", caiu como terica, mas esteve na causa de um dos conceitos pilares de nosso saber.

Referncias
1. FREUD, S. "Mas all dei principio dei prazer". Obras completas, tomo III, Biblioteca Nueva, Madrid, p. 2536. 2. FREUD, S. "El malestar en Ia culltura ". Obras completas, tomo III, Biblioteca Nueva, Madrid, p. 3051. 3. SPILREIN, Sabina. Entre Freud et Jung. Edition Franaise de Michel Guibal et Jacques Nobcourt, Aubier Montaigne, 1981, p. 213. 4. Id., p. 215. 5. Id., p. 216. 6. Id., p. 217. 7. Id., p. 220. 8. Id., p. 220 9. Id., pp. 246-247. 10. Id., p. 256.

Bibiliografia
REBATEI", L. Une historie de Ia musique. Ed. Robert Lafont, 1973. SPILREIN, Sabina. Entre Freud etJung. Edition Franaise de Micbel Guibal et Jacques Nobrcout, Aubier Montaigne, 1981.

62

LETRA FREUDIANA - Ano XI - n 10/11/12

You might also like